Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
23/Out/2017 - 08h00

Estudante de Direito é eleita ouvidora cidadã da Defensoria Pública Estadual de Brumado

Estudante de Direito é eleita ouvidora cidadã da Defensoria Pública Estadual de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A estudante do curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Maria Aparecida Oliveira dos Santos, foi eleita membro do Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã junto à Defensoria Pública Estadual (DPE), no município de Brumado. A eleição aconteceu na quinta-feira (19), no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac). Participaram da audiência secretários e servidores municipais, além de representantes de instituições e denominações culturais e religiosas da sociedade civil organizada. Antes da votação, foi formada a mesa com as representantes da comissão da ouvidoria da DPE, comandada pela Ouvidora Geral Vilma Reis, que falou sobre as prerrogativas da ouvidoria cidadã e o papel a ser desempenhado por cada membro do grupo operativo em suas cidades sedes. A ouvidora e socióloga destacou em entrevista ao site Achei Sudoeste que o processo eletivo realizado em Brumado está entre os mais participativos do estado. 

Estudante de Direito é eleita ouvidora cidadã da Defensoria Pública Estadual de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A plateia refletiu sobre as palavras da ouvidora com a diversidade presente, tendo como destaque os adeptos das religiões e culturas de matriz africana, além de evangélicos, católicos, leigos, graduados, servidores públicos e empreendedores da iniciativa privada. Reis esclareceu ainda que o pleito atendeu ao edital de convocação proposto nos Diálogos Municipais da Ouvidoria Cidadã, que elege dois membros para representar cada município no Grupo Operativo Estadual. A candidata eleita em Brumado, Maria Aparecida, concorreu com o sacerdote do Centro Cultural Alto do Xangô, Dionata Silva, o popular Dionata de Xangô. Após a apuração, foram computados 51 votos para a estudante universitária, contra 29 do seu oponente. A nova ouvidora cidadã será apresentada em solenidade de posse após a conclusão do processo eletivo, que percorre a cada município onde há comarcas e defensorias estaduais.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo