Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/Abr/2013 - 06h08

Brumado: Perito de Trânsito recebe notificação e questiona Zonas Amarelas

Brumado: Perito de Trânsito recebe notificação e questiona Zonas Amarelas Para o perito de trânsito, Júlio César, disse que uma faixa amarela não pode indicar proibido estacionar sem a placa de sinalização. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O proprietário de Auto Escola e perito de trânsito, Júlio César Silva Santos, teve seu veículo autuado na tarde da última segunda-feira (01), quando o mesmo estava estacionado ao lado da agência do Bradesco, em Brumado. O local é sinalizado como zona amarela, onde é proibido estacionar. Inconformado, o perito compareceu ao Departamento de Trânsito e apresentou uma queixa. Em entrevista ao Brumado Notícias, Júlio explicou que a sinalização é inválida. “O erro está na falta de sinalização, pois para que o órgão responsável possa autuar tem que primeiro sinalizar a proibição. Uma vez que o veículo esteja bem estacionado, mas não haja nenhuma sinalização de proibição, então não é proibido. O órgão pintou uma faixa amarela na guia da calçada, o que não é sinalização. Se existe ali uma placa sinalizando, então o que deveria ser pintado era a pista de rolamento”, disse, declarando ainda que a demarcação da guia da calçada sem a devida sinalização horizontal fere a Legislação de Trânsito e aponta uma inconstitucionalidade na infração que lhe foi imposta. O perito deixou claro que irá recorrer da autuação. 

Brumado: Perito de Trânsito recebe notificação e questiona Zonas Amarelas O diretor de trânsito da cidade, esclareceu que qualquer um que julgar que a sinalização não está consistente tem todo o direito de se defender. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Alcir Xavier, esclareceu que qualquer um que julgar que a sinalização de trânsito não está consistente tem todo o direito de se defender e, caso haja procedência, a autuação será deferida. Xavier também afirmou que, embora não haja uma placa no local, o sinal semafórico logo à frente aponta que o lugar não está livre para estacionamento. Alcir confirmou que são muitas as queixas que chegam ao departamento, mas que aos poucos a cidade será totalmente zoneada e sinalizada. “Ainda não foi feito todo o mapeamento e zoneamento da cidade por falta de logística, mas estamos fazendo correções paliativas até que possamos recuperar a malha viária. Temos recebido muitas reclamações quanto à sinalização deficitária, mas esta semana receberemos um lote material para sinalização vertical com micro esfera de vidro refletivo. Estamos buscando cada vez mais melhorias na qualidade de sinalização do nosso trânsito”, destacou o diretor.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Samuel Freitas
Concordo com Alcir quando lembra que em aproximação de semáforos ou distância menor que cinco metros da via transversal o estacionamento é proibido conforme estabelece o código de trânsito Brasileiro. É certo que a sinalização de trânsito em Brumado é muito deficiente porém, convém lembrar que a ausência de placas não autoriza o motorista cometer abusos pois ele adquiriu conhecimento de ordenamento no trânsito quando no processo de tirar a carteira. Ressalta-se, no entanto, que as placas de regulamentação, tão escassas na cidade, são imprescindíveis; pois estas determinam, conforme a lei, os pontos que estão sendo regulamentados.

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo