Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2021
fechar

Brumado vai receber recurso do Ministério da Saúde para custeio dos serviços de Atenção Especializada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por meio de portaria, o Ministério da Saúde habilitou 65 municípios da Bahia a receberem recursos referentes ao custeio dos serviços de Atenção Especializada à Saúde. A portaria, que considerou a Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012, dispõe sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde, além de estabelecer os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde. Segundo o Governo Federal, os recursos de emendas parlamentares destinados à atenção básica em saúde devem ser direcionados especialmente no combate à pandemia de Covid-19. As 65 cidades devem receber ao todo R$ 52,6 milhões. A cidade de Brumado está na lista como um dos municípios contemplados e receberá R$ 700 mil. Além disso, Livramento de Nossa Senhora, Boquira, Presidente Jânio Quadros e Paramirim também serão contemplados com os recursos. O repasse será feito do Fundo Nacional de Saúde para os respectivos fundos municipais, em até seis parcelas.

Bebida alcoólica será proibida no feriado do 2 de julho na Bahia Foto Reprodução

De acordo com decreto publicado no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira (29), estará proibida a venda de bebida alcoólica em todo o estado da Bahia, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h de quinta-feira (1º de julho) até as 5h da segunda-feira (5). A exceção para o cumprimento desta medida será apenas para as regiões de saúde que alcancem a taxa de 75% ou menos de ocupação de leitos de UTI, durante cinco dias consecutivos. Também em toda a Bahia, o toque de recolher, que prevê a restrição da locomoção noturna de pessoas, passará a ser das 22h às 5h, a partir desta terça-feira (29) até o dia 8 de julho. Os meios de transporte metropolitanos ficam suspensos das 22h30 às 5h, de 29 de junho até 8 de julho. A circulação dos ferry boats deverá ser suspensa das 22h30 às 5h de 29 de junho a 8 de julho, ficando vedado o seu funcionamento nos dias 3 e 4 de julho (sábado e domingo). A circulação das lanchinhas também será suspensa das 22h30 às 5h desta terça-feira (29) até o dia 8 de julho, podendo funcionar no final de semana (dias 3 e 4 de julho) com limitação de ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação. Os eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas continuam proibidos, em todo o território da Bahia, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados. Segue suspensa ainda a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, além de atividades esportivas amadoras em todos os municípios baianos, até 8 de julho. O decreto mantém a permissão de eventos profissionais e científicos com até 50 pessoas; além de atos religiosos litúrgicos desde que esses ocorram com 25% da ocupação dos espaços. Academias também podem manter o funcionamento, desde que limitem a 50% da capacidade.

Instalada 2ª Vara Cível da Comarca de Brumado com a presença do presidente do TJ-BA Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã desta terça-feira (29), foi realizada a cerimônia de instalação da 2ª Vara Cível da Comarca de Brumado. Marcaram presença no evento o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Lourival Almeida Trindade, o diretor do Fórum Leonor Abreu, juiz Genivaldo Alves Guimarães, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o prefeito de Malhada de Pedras, Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, o juiz do Juizado Especial de Brumado, Rodrigo Britto, o juiz da 1ª Vara Cível de Brumado, Antônio Carlos Espírito Santo Filho, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Mário Cabral, o presidente a 21ª Subseção da OAB, Kléber Lima Dias, vereadores, advogados, servidores em geral e demais autoridades civis.

Instalada 2ª Vara Cível da Comarca de Brumado com a presença do presidente do TJ-BA Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o desembargador Lourival Trindade disse que se sente regozijado em, na presidência do Tribunal, ampliar a prestação jurisdicional da Comarca de Brumado com a instalação da Segunda Vara. "Essa vara é extremamente necessária porque as relações de consumo, via de regra, deságuam no poder judiciário e é preciso que haja uma justiça rápida e eficiente. É preciso que o jurisdicionário tenha uma resposta imediata", afirmou. Quanto à nomeação do juiz titular da segunda vara, Trindade respondeu que o trâmite obedecerá o devido processo legal e que ainda não há um nome previsto. Na oportunidade, o juiz Genivaldo Alves Guimarães falou da importância da segunda vara para dar celeridade ao andamento dos 8.500 processos que tramitam somente na primeira vara, agilizando a prestação jurisdicional à comunidade dos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras.

Prefeitura de Malhada de Pedras transforma antigo lixão em área ecológica com plantio de mudas nativas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito da cidade de Malhada de Pedras, Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, está transformando o antigo lixão da cidade em um pequeno parque ecológico. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor explicou que a área, de mais de 10 mil metros, onde antes se acumulava lixo, irá ser aterrada e reflorestada. A ideia, segundo Neto, é diminuir os danos ao meio ambiente e atender a um anseio antigo da população. “Já fizemos a planagem toda desse lixo. Agora, estamos marcando um novo mutirão para, com caçambas e máquinas retroescavadeiras, cobrirmos o lixo e plantar mudas de plantas nativas da região”, contou. A estimativa é de que sejam plantadas em torno de 600 mudas no local. Vale lembrar que a cidade já conta com um aterro sanitário controlado para descarte do lixo da cidade, o qual foi viabilizado pela atual gestão (veja aqui).

Curso Superior de Tecnologia em Radiologia é na Unopar de Brumado

Agora você tem a chance de obter o grau de Tecnólogo em Radiologia na Unopar de Brumado. Com o diploma nas mãos, você poderá atuar em vários radiodiagnósticos, como a execução de ressonância magnética, mamografia, tomografia computadorizada, radiologia odontológica e digital, ultrassonografia, além de atividades na área da medicina nuclear e radiologia industrial. A Unopar incentiva a sua carreira com apoio acadêmico, estrutura física e professores qualificados. Procure a unidade localizada na Rua Eugênia Dantas de Araújo, nº 55, no Bairro do Hospital, e faça a sua matrícula. Ligue para o telefone (77) 3441-7979 ou chame no WhatsApp: (77) 99806-8684.

Brumado apela ao Governo Estado por hospital de base ou investimentos no Magalhães Neto Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Na próxima sexta-feira (02), o governador Rui Costa (PT) marcará presença na cerimônia de inauguração da Policlínica Regional de Saúde em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, adiantou que algumas demandas serão tratadas com o governador na oportunidade. Nesse sentido, Feres pontuou que o serviço hospitalar de Brumado atende, hoje, a 21 municípios, totalizando uma população de 440 mil habitantes. “No entanto, não temos nenhuma unidade hospitalar custeada pelo Governo do Estado. A Bahia é dividida em 9 macrorregiões de saúde, uma delas é a sudoeste, onde nosso polo macrorregional é a cidade de Vitória da Conquista. Dentro deste, estamos divididos em 4 microrregiões (Itapetinga, Vitória da Conquista, Brumado e Guanambi”, relatou. O secretário explicou que, em Guanambi, há um hospital 100% custeado pelo Governo do Estado, assim como em Vitória da Conquista há o Hospital de Base, também com recursos estaduais. “A região de Brumado fica esquecida. Existe esse vazio assistencial do Estado”, criticou. Devido à estruturação do município, o secretário salientou que há uma sobrecarga grande no serviço hospitalar local, que é encarado como uma unidade do Estado sem, entretanto, a contrapartida. “Não podemos deixar de cobrar e pedir esse apoio do Estado no sentido de olhar para a área hospitalar. Não faz sentido uma região de mais de 400 mil habitantes não ter o apoio e suporte do Estado. Se o Governo do Estado não quiser construir um hospital para nossa região que custei e dê um incentivo para que a gente monte uma equipe exclusiva para atender a toda região de saúde no hospital municipal”, completou.

Pesquisadores desenvolvem máscara que detecta Covid-19 Foto: Reprodução

A revista Nature Biotechnology divulgou, nesta segunda-feira, 28, o protótipo de uma máscara facial que pode indicar se seu usuário está contaminado com o Sars-Cov-2, O diagnóstico sai em 90 minutos. O trabalho foi desenvolvido por engenheiros da Universidade Harvard e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). No novo teste, biossensores minúsculos são liofilizados, ou seja, desidratados por um método que congela a vácuo e depois retira a água congelada por sublimação (direto do estado sólido para o de vapor). Essa técnica conserva o material estável por muitos meses. Os sensores liofilizados são então incorporados à parte interna de máscaras de papel, para detectar partículas virais em seu hálito e respiração. Quando o usuário está pronto para fazer o teste, ele aciona um botão que libera água no material, reidratando e reativando os biossensores, que são capazes de detectar material genético do coronavírus. O resultado aparece de forma semelhante ao de um teste doméstico de gravidez: uma linha de controle e uma segunda linha que, se estiver preenchida, indica contaminação. Como o resultado só é visível no lado interno da máscara, a privacidade do paciente é resguardada. O teste é tão sensível quanto o padrão ouro, PCR, mas é tão rápido quanto os testes de antígenos, diz um dos líderes do estudo, Peter Nguyen, do Wyss Institute for Biological Inspired Engineering de Harvard. “Essencialmente, reduzimos todo um laboratório de diagnóstico a um pequeno sensor que funciona com qualquer máscara facial e combina alta precisão com velocidade e baixo custo”, afirmou Nguyen. Na máscara de diagnóstico, acontecem três diferentes reações biológicas. A primeira abre a membrana do vírus Sars-CoV-2, se ele estiver presente na respiração do usuário, e expõe seu RNA. A segunda faz várias cópias do gene que codifica a proteína S, usada pelo coronavírus para penetrar nas células. A reação final, usando sensores Sherlock, detecta qualquer fragmento do gene S e, neste caso, corta uma molécula “detectora” em dois pedaços menores que mudam as cores da tira de ensaio. A Agência de Redução de Ameaças de Defesa, do governo americano, foi uma das instituições que financiou a pesquisa, ao lado do setor de inovação da Johnson e Johnson, do Grupo de Fronteiras Paul G. Allen, de institutos e fundações ligados a Harvard e ao MIT.

Brumado: Moradores se mobilizam com vaquinha para roçagem e patrolamento de estradas vicinais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Moradores da região de acesso à comunidade do Arrecife estão se mobilizando para a roçagem do trecho, de aproximadamente 25 km. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Jhonatas Truta disse que o mato está tomando conta das estradas vicinais da região. “Tem trecho que só passa um carro. Se tiver um carro e uma moto já não passa. A gente que é morador e passa ali frequentemente sente essa dificuldade”, afirmou. Devido a essa carência, a comunidade se reuniu e tem somando recursos para realizar a roçagem e patrolamento dessas estradas. “No momento, são 54 pessoas contribuindo com 58 diárias para roçagem do trecho. Cada diária possui o valor de R$ 60. Os trabalhos começaram hoje", relatou. Quem não conseguiu contribuir com a doação de dinheiro, está ajudando com a própria mão de obra. Truta pediu o apoio da comunidade em geral e dos vereadores para viabilizar esta e outras demandas da região do Arrecife. "Não temos nenhum envolvimento político. Só queremos o benefício da comunidade”.

Bahia é o estado do Nordeste com a maior área desmatada em 2020, diz levantamento Foto: Reprodução/TV Subaé

A Bahia é o estado do Nordeste com a maior área desmatada em 2020, segundo dados do sistema SAD Caatinga, que aponta áreas de desmatamento e degradação em parceria com professores e pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Segundo o levantamento, foram 2.549 alertas no ano passado contra 549 em 2019, um aumento de 400% em áreas desmatadas no período. Segundo o professor da Uefs e coordenador do sistema de alertas e desmatamento, Washington Rocha, o sistema SAD Caatinga monitora as áreas de desmatamento via imagens de satélites. “É a primeira iniciativa de mapeamento de monitoramento de alerta de desmatamento para essa região, para a região de mata seca da região Nordeste. Esse desmatamento, nós chamamos alerta porque ele indica os locais onde nós constatamos por Imagem de satélite que ocorreram desmatamento e que esse desmatamento pode ampliar”, afirmou o professor ao G1.

Dom Basílio: Criminosos disfarçados de servidores da Vigilância Sanitária praticam assaltos na zona rural Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Dom Basílio, a 54 km de Brumado, criminosos estão se disfarçando de dedetizadores da Vigilância Sanitária Municipal para praticar assaltos na zona rural. Segundo testemunhas, os criminosos chegam nas comunidades em um carro preto e, uniformizados, se aproximam das vítimas sem levantar suspeitas. Sob o pretexto de dedetizar as residências, os elementos reviram as casas em busca de dinheiro e objetos de valor. Moradores das comunidades de Casa Nova, Itapicuru e Jatobá já foram roubados nesse tipo de ação. A polícia está a par da situação e está investigando para conseguir localizar os indivíduos. Em Brumado, bandidos disfarçados de agentes de serviços públicos também se utilizam do mesmo modus operandi para praticar assaltos e roubos.

Médica quer lei para liberar videochamadas de pacientes internados com Covid-19 e seus familiares Foto: Edilson Dantas

No auge da segunda onda da pandemia no Brasil, a psicóloga Ana Paula dos Santos, de 36 anos, deparou-se com o pai e o irmão mais velho internados com Covid-19 ao mesmo tempo, com quadros de saúde piorando a cada dia. Também contaminada e isolada em sua casa em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, ela esperava diariamente pelos boletins médicos enquanto tentava convencer a equipe de saúde do hospital a conversar com os familiares doentes. No começo de abril, Ana Paula perdeu ambos para o coronavírus em um intervalo de dois dias. Do irmão, Fabio, Ana Paula não pôde se despedir. Para o pai, Claudionor, depois de bastante insistência, ela conseguiu dar o último adeus. “Meu pai faleceu dois dias depois que fizemos uma videochamada com ele. Foi um acalento no coração, porque é muito difícil não ver, não falar, não ouvir a entonação da voz. Foi muito significativo para nós, porque sabíamos que aquela talvez seria a última vez”, contou a psicóloga ao jornal o Globo. Durante a pandemia, as visitas virtuais por videochamadas se tornaram praticamente a única alternativa de contato entre pacientes isolados em leitos hospitalares e seus familiares. Essa conexão, defendem os médicos, pode inclusive ajudar na recuperação dos doentes, abalados pela solidão e pelo medo da morte.

Caetité: Com liminar da justiça, idosa ainda não foi transferida para UTI de cirurgia vascular Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Moradora da cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, Iracema Ramos do Nascimento, 75 anos, está internada na Fundação Hospitalar Senhora Santana desde o dia 22 de junho e precisa ser transferida com urgência para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Diagnosticada com um aneurisma de aorta abdominal, ela precisa ser transferida para uma unidade de referência em cirurgia vascular. A justiça concedeu à família a tutela de urgência contra o Estado da Bahia, que deveria fazer a imediata transferência da paciente para um hospital da rede pública ou particular, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil até o limite de R$ 100 mil. Mesmo com a medida, emitida pelo o juiz o Dr. José Eduardo das Neves Brito no dia 25 de junho, dona Iracema continua internada na Fundação Hospitalar em Caetité, tendo seu estado de saúde agravado.

Brumado: Inauguração da policlínica regional de saúde será na próxima sexta-feira (02) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A inauguração da Policlínica Regional de Saúde de Brumado, prevista para esta terça-feira (28), foi adiada para a próxima sexta-feira, 02 de julho. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, informou que estão sendo feitos os últimos ajustes para a cerimônia de inauguração. “No dia 5 de julho, a policlínica estará em pleno funcionamento, não só para Brumado, como para toda região de saúde”, destacou. No momento, segundo adiantou, o local está sendo limpo e aparelhado.

Brumado: Inauguração da policlínica regional de saúde será na próxima sexta-feira (02) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Quanto à equipe selecionada para atuar no equipamento de saúde, Feres adiantou que os profissionais já estão passando pelo devido treinamento. No total, a policlínica oferecerá 32 especialidades médicas. Vale lembrar que também contará com uma frota de 8 ônibus, com roteiros previamente estabelecidos, para transporte de pacientes. A Policlínica Regional será 40% custeada pelo Governo do Estado e 60% pelos municípios que fazem parte do Consórcio Regional de Saúde. O governador Rui Costa deve marcar presença na cerimônia de inauguração.

Brumado: Juiz fala sobre instalação da 2ª Vara Cível na expectativa de eliminar 8 mil processos acumulados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 2ª Vara Cível será instalada nesta terça-feira (29), na comarca da cidade de Brumado. A solenidade será simbólica, com número limitado de pessoas, em razão da pandemia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o juiz diretor do Fórum Duarte Moniz, juiz Genivaldo Alves Guimarães, disse que a instalação representa uma necessidade antiga da comarca para melhor assistência jurisdicional do povo. “O Tribunal de Justiça, verificando que havia espaço físico no fórum e número de servidores, decidiu instalar a 2ª Vara Cível para que haja uma divisão de tarefas. A 2ª Vara Cível ainda não tem um juiz titular. Estamos aguardando a publicação dos editais de remoção e promoção. Acreditamos que isso não irá demorar”, afirmou. Segundo o magistrado, com a instalação da vara, a expectativa é de sejam eliminados cerca de 8 mil processos acumulados na comarca, que engloba as cidades de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, garantindo assim o princípio da razoável duração do processo. “Existe um número enorme de processos acumulados. Com essa instalação, será viabilizada a melhor assistência da população à justiça para resolução dos conflitos em um prazo razoável”, declarou. 

Consórcio vence licitação de cogestão do presídio de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A empresa Consórcio PAM arrematou, com um lance de R$ 53 milhões, o contrato de cogestão do presídio do município de Brumado, segundo informações do site Olho Público, do jornalista João Mauro Uchôa. A unidade prisional está concluída desde novembro de 2016, ainda não foi inaugurado, e tem capacidade para 531 detentos. A construção do presídio de Brumado custou R$ 21 milhões ao governo da Bahia. O lance ofertado pelo Consórcio PAM ficou abaixo do valor estimado pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (SEAP), que era de R$ 54 milhões, para um contrato de 30 meses. As empresas New Life e Consórcio S&H também participaram da disputa. A demora na licitação do presídio de Brumado é consequência de um impasse envolvendo a tentativa de terceirização da atividade exercida atualmente por policiais penais concursados. Essa questão virou ação ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Decisão de 2019 do Supremo Tribunal Federal (STF) que permitiu a terceirização em caráter temporário, até que seja realizado concurso público para contratação de policiais penais.

280 pessoas continuam em recuperação da Covid-19 em Brumado

Nesta segunda-feira, 28 de junho, o município de Brumado registra 9073 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 20 internações, 181 óbitos, 280 pacientes em tratamento e 8612 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Vitória da Conquista: PRF apreende carga de celulares e eletrônicos avaliada em mais de R$ 620 mil Foto: Divulgação/PRF

Uma carga com celulares e outros equipamentos eletrônicos, avaliada em mais de R$ 620 mil, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, no domingo (27). A ação aconteceu durante abordagem a um ônibus, no km 830 da BR- 116. De acordo com a PRF, o ônibus fazia a linha São Paulo (SP) x Natal (RN). Durante averiguação no bagageiro, foram encontradas duas caixas com 130 itens, entre celulares e eletrônicos (carregadores, fones de ouvido, relógios e mais). Dois passageiros foram identificados como responsáveis pelo transporte das mercadorias. Eles não apresentaram notas fiscais ou qualquer documentação comprobatória e disseram aos policiais que os produtos seriam levados para Aracaju, capital do Sergipe. Segundo a PRF, os homens e todo o material apreendido foram encaminhados para a Secretaria da Receita Federal em Vitória da Conquista.

BR-349: Motorista morre após veículo capotar em Bom Jesus da Lapa Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Um homem morreu após o veículo que ele dirigia capotar várias vezes na BR-349 em Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia. O caso ocorreu na noite de sábado (26). De acordo com o G1, não há informações sobre o que teria causado o capotamento. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista, que não teve a identidade divulgada, foi arremessado para fora do veículo e não resistiu aos ferimentos. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para a ocorrência, contudo, quando chegaram ao local, os militares encontraram a vítima já sem vida e acionaram e Departamento de Polícia Técnica para realizar os demais procedimentos legais.

Motociclista de 40 anos morre após atropelar animal na BA-262 em Anagé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nilson Ferreira da Silva, 40 anos, morreu na noite do último domingo (27), vítima de um acidente de trânsito, na BA-262, em Anagé, a 80 km de Brumado. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). De acordo com a PRE, o fato foi registrado às 21h30 no KM 319. Segundo a polícia, Nilson atropelou um animal e morreu na hora. A causa do acidente ainda é desconhecida. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Silva foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Vitória da Conquista. A Polícia Civil de Anagé instaurou um inquérito e investiga o caso.

Brumado: Amarildo Bomfim convoca população para participação em audiência pública sobre a LDO Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura municipal de Brumado encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 26/2021, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias (LDO) para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2022. O vereador Amarildo Bomfim (PSB) ressaltou a importância da participação popular na análise do projeto. “A convocação da comunidade em geral para audiência pública não é só necessária, como atende ao que está disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal no que tange à transparência da gestão fiscal”, declarou. Na oportunidade, os brumadenses poderão contribuir com sugestões para diversas áreas da cidade que carecem de melhorias e investimentos. “É a oportunidade da nossa população intervir, propor emendas, analisar as metas e prioridades orçamentárias para o município de Brumado no ano de 2022 para juntos, contribuirmos no desenvolvimento de nossa cidade”, ressaltou o vereador. Certamente, a audiência pública ocorrerá na modalidade virtual, como já temos visto em diversos municípios baianos.

Brumado: Banco do Brasil suspende atendimento devido a contaminação de Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As atividades na agência do Banco do Brasil, em Brumado, precisaram ser suspensas desde a última sexta-feira (25) devido à grande quantidade de trabalhadoras e trabalhadores contaminados. Até o momento estão confirmados três casos e mais dois aguardam resultado. De acordo com o delegado Sindical atuante na agência, Gabriel Caires, não há previsão para retorno do atendimento ao público pois existe uma necessidade de controlar o número crescente de casos nos últimos dias. “É de extrema importância e necessidade que os demais funcionários do BB/Brumado, sejam também devidamente afastados e testados, ainda que assintomáticos. Porque, conforme orientação médica, só assim será possível o rastreio de novos quadros, garantindo maior segurança, tanto para os funcionários, como para os clientes do Banco”, destaca. O Sindicato dos Bancários está acompanhando a situação e exigindo que todos os protocolos sanitários sejam respeitados.

Autor de latrocínio que matou homem e deixou filho paraplégico é preso em Barra da Estiva Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quarta-feira (23), a Polícia Civil e a Polícia Militar de Barra da Estiva cumpriram mandado de prisão por homicídio qualificado no Estado do Ceará e por participação em latrocínio na cidade de Barra da Estiva, e prenderam Vandeir da Silva Rocha. No município de Barra da Estiva, o crime aconteceu em 30 de abril de 2019, na região do Paraguaçu, onde Fidelcino José Carvalho, 50 anos, foi morto e o seu filho, Erivelton, foi atingido por disparos de arma de fogo na região lombar após reagirem a um assalto na zona rural (veja aqui). Erivelton ficou paraplégico em razão da gravidade do ferimento. O criminoso foi encaminhado para a delegacia de Brumado, onde a ocorrência foi registrada e as demais medidas cabíveis providenciadas.

Mulher que matou homem que a estuprava é condenada em julgamento na França Foto: AFP

Uma mulher que matou o homem que a submeteu a anos de estupros e abusos foi condenada pelo júri, em julgamento na França, por assassinato premeditado. Mas ela não terá que passar mais tempo na cadeia. O júri do tribunal de Chalon-sur-Saône, região central da França, deliberou por cinco horas na sexta (25) antes de rejeitar o argumento da defesa de Valerie Bacot de que ela não estava mentalmente sã no momento em que matou Daniel Polette. Apesar de condenar Bacot por assassinato, a Justiça aplicou uma pena de prisão que pode ser totalmente abatida do período em que ela ficou provisoriamente presa. Com isso, Bacot deixou o tribunal em liberdade.

Valec e Bamin fazem visita técnica em trecho da Fiol e obras devem ser retomadas em breve Foto: Divulgação/Valec

Durante a última semana, equipes da Valec e da Bamin fizeram uma visita técnica ao trecho ferroviário leiloado em abril deste ano, a Fiol I. A assinatura do contrato está marcada para o final do mês de agosto, mas a equipe técnica da estatal, liderada pelo diretor de Negócios, Jeferson Cheriegate, promoveu a visita para dar início aos trâmites de transferência do ativo à subconcessionária. O trecho ferroviário em questão, denominado Fiol I, vai de Ilhéus a Caetité e foi arrematado pela mineradora Bamin pelo valor de outorga de R$ 32,7 mi. A expectativa é que as obras sejam retomadas em breve, gerando empregos e movimentando de imediato a economia. Para Cheriegate, trata-se de um momento marcante, especialmente para a área de negócios, criada recentemente na Valec. “Após anos trabalhando nesta obra, nossa empresa consegue vislumbrar a concretização deste grande ativo de infraestrutura. Como concessionária, a Valec tem um papel importante não só do ponto de vista contratual, mas na transmissão do conhecimento que adquirimos nesses quase 50 anos de dedicação ao setor ferroviário, e é isso que estamos fazendo aqui”.

Arquivo