Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "09/2014"

26 Set 2014 - 16:00h

Inaugurado nesta sexta-feira (26), o Centro de Comércio Popular de Vitória da Conquista vai abrigar cerca de 300 comerciantes de produtos populares. O empreendimento, orçado em R$ 6,5 milhões, é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da prefeitura municipal. O novo espaço ocupa uma área de dois mil metros quadrados e tem 302 boxes comerciais, além de áreas de circulação e serviços, sanitários, escadas e rampas de acesso. O projeto também inclui obras de urbanização e requalificação do entorno do shopping, na mesma área onde funcionava o mercado informal conhecido como “Feira do Paraguai”. Além do comércio de eletro-eletrônicos, o equipamento receberá vendedores de roupas e acessórios da Praça da Bandeira, também no centro da cidade. 

26 Set 2014 - 15:30h

Segundo pesquisa Ibope, a presidente Dilma Rousseff (PT) lidera a corrida presidencial na Bahia, onde ela tem 52% das intenções de voto, Marina Silva (PSB) 23% e Aécio Neves 11%. Brancos e nulos somaram 6%. 7% não sabem ou não responderam. Quarto maior colégio eleitoral do país, a Bahia é o segundo estado em que Dilma tem o maior percentual de intenções de votos. O primeiro é Ceará, onde o índice dela é de 61%, contra 19% de Marina e 7% de Aécio. O Ibope entrevistou eleitores em 11 estados (Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grando do Sul, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e no Distrito Federal. A petista lidera o levantamento em sete estados, teve empate técnico com Marina Silva em três estados (Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Pernambuco) e aparece atrás da candidata do PSB em São Paulo e no Distrito Federal. Já Marina perde o segundo lugar para Aécio em Minas Gerais e Santa Catarina. Os dois estão tecnicamente empatados no Rio Grande do Sul, com Marina com 21% das intenções de votos e Aécio com 20%. Na pesquisa com eleitores em todo país, Dilma aparece com 38%, Marina com 29% e Aécio com 19%. O levantamento na Bahia ouviu 1.512 eleitores em 83 municípios da Bahia entre 21 e 23 de setembro. A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 00026/2014. 

26 Set 2014 - 15:00h

Nesta sexta-feira (26), foi publicada no Diário Oficial da União a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que permite a volta da venda de emagrecedores no país. O texto normatiza o assunto depois que o Senado suspendeu, no início do mês, a resolução da agência reguladora que proibia a venda e a prescrição de medicamentos que contêm anfetaminas usadas no controle da obesidade. De acordo com a Agência Brasil, os medicamentos que contém mazindol, femproporex e anfepramona deverão ser novamente registrados pelos fabricantes para que voltem a ser comercializados. A norma prevê ainda que as farmácias só poderão manipular esses medicamentos quando houver algum produto registrado na Anvisa.

26 Set 2014 - 14:30h

Localizada no Bairro São José (antiga Urbis I), a Praça Edmundo Dantas Coelho foi inaugurada pela prefeitura municipal de Brumado. Os moradores do bairro receberam o novo espaço de convivência com grande alegria e satisfação, pois a praça era uma antiga reivindicação dos mesmos. O ato inaugural foi prestigiado por diversas autoridades. O prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) compareceu à inauguração, sendo ovacionado pelas pessoas, que o agradeceram bastante pela construção da praça. 

Os moradores ressaltaram a importância do local, que estava abandonado e por isso atraía desocupados ameaçando a segurança de todos. Em seu discurso, o prefeito disse que continuará trabalhando em prol dos apelos da população. Além das presenças de empresários, secretários municipais e empreiteiros, estiveram na ocasião os familiares do homenageado com a denominação da Praça Edmundo Dantas Coelho. Na oportunidade, o seu filho Jean Nunes Coelho agradeceu em nome da família a homenagem.

26 Set 2014 - 12:30h

Acompanhado do Secretário Municipal de Cultura, Miguel Lima Dias, o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), participou da abertura do III Festival de Música Popular Brumado (FEMP-B), que está sendo realizado na Praça Coronel Zeca Leite. Das dez primeiras canções apresentadas, cinco se classificaram para a grande final de sábado (27). Entre os finalistas, estão os brumadenses Arlindo Polvinthay com a música Rei na Barriga, e Mony Viana com a interpretação de Marca pelo Chão. Os demais classificados da noite foram Ronaldo Tobias, de Montes Claros, Minas Gerais, com a música Incelência ao Sertão; a dupla Igor Murilo e Tereza Raquel, de Vitória da Conquista, cantando Alma Poeta; e Riana Oliveira, de Caruaru, Pernambuco, com a música Nascimento de Matuto. Mais dez composições serão apresentadas na noite desta sexta-feira (26) e os cinco classificados fecharão o grupo que concorrerá a premiação de R$ 10 mil. (Veja Fotos).

26 Set 2014 - 11:30h

Os irmãos mártires cristãos, Cosme e Damião, padroeiros da Medicina e dos farmacêuticos, são festejados no dia 26 de setembro pela igreja Católica e, no dia 27, pelo Candomblé. Porém, por conta dos dias de sessões, a comemoração dos santos na Rotary Clube de Brumado foi realizada na noite da última quinta-feira (25). Na ocasião, a Casa da Amizade homenageou a Dona Dete do Acarajé, que por muitos anos fez a famosa Festa do Caruru oferecida aos santos gêmeos. Acompanhada dos filhos e netos, Dona Dete foi recepcionada pelos rotarianos que ornamentaram o clube ao melhor estilo que remonta as tradicionais Festas de Caruru. Coordenadora da Casa da Amizade, Mariane Silva escolheu a personalidade homenageada. Após um breve relato biográfico da baiana, Dona Dete recebeu a comenda comemorativa. 

Em entrevista ao site Brumado Notícias, Idenor Amorim, atual presidente do Rotary, falou sobre a homenagem. “Para nós é uma homenagem muito importante, pois se trata de uma pessoa muito simpática, uma grande personalidade de nossa comunidade, que só faz somar com seu carisma, simpatia e cultura mantendo viva uma tradição. A Casa da Amizade foi muito feliz na escolha. Dona Dete é uma pessoa humilde e simples, mas acima de tudo de um valor muito grande para a comunidade brumadense”, disse. Mariane também falou sobre a homenageada. “Foi a realização de um sonho poder prestar essa homenagem a Dete, pois ela é um modelo de mulher guerreira que nos enche de orgulho”, completou. Muito emocionada, Dona Dete agradeceu a todos e ofereceu a homenagem a todas as baianas de acarajé da cidade. 

26 Set 2014 - 11:00h

O juiz Genivaldo Alves Guimarães presidiu mais um tribunal de júri no Fórum Dr. Duarte Moniz, em Brumado, na última quinta-feira (25). O júri de ontem foi um dos mais esperados do ano, pois o réu era Wanderson Santos Amorim, o Pedreirinho, acusado de ser o mandante do crime que tirou a vida do adolescente Anderson Lucas Abreu Ferraz, o Luquinha, no dia 1º de março de 2012, no Loteamento Malhada Branca. Na ocasião, Pedreirinho encontrava-se detido, mas ficou sabendo que o estabelecimento comercial de sua tia havia sido roubado e que o autor do assalto teria sido Luquinha. De dentro do presídio, Pedreirinho teria dado a ordem para que um homem chamado Marcos de Lima executasse a vingança. Ele efetuou três disparos de arma de fogo que tirou a vida de Luquinha. Segundo relatório apresentado durante o júri, não há comprovação de que a vítima tenha sido realmente o autor do assalto no comércio da tia do mandante do crime. Marcos de Lima também seria sentenciado, mas acabou morrendo em confronto com a polícia após ter fugido da cadeia de Brumado.

Wanderson, que cumpre pena por tráfico de drogas no Conjunto Penal de Serrinha, chegou a Brumado escoltado por uma guarnição da tropa de choque da polícia militar e acompanhou as teses de defesa e acusação. Após os procedimentos, os jurados responderam afirmativamente ao primeiro, segundo e terceiro quesitos, reconhecendo a materialidade delitiva, o nexo causal entre as lesões e a morte da vítima, bem como a autoria. Ao quarto quesito responderam negativamente, rejeitando o pedido de absolvição. Ao quinto e sexto quesitos responderam negativamente, decotando as qualificadoras relativas ao motivo torpe e ao recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa da vítima. Com isso, o juiz decretou a sentença aplicando-se o agravante prevista no art. 61, I, do Código Penal, tornando a pena definitiva em nove anos e seis meses de reclusão, sem causa de diminuição ou de aumento de pena. Por força de lei, o regime inicial será o fechado. Pedreirinho foi reconduzido ao conjunto penal onde encontra-se em reclusão. 

26 Set 2014 - 10:30h

Na noite de ontem (25), os bancários baianos aderiram à greve nacional e, a partir da próxima terça-feira (30), vão paralisar as atividades por tempo indeterminado. Em assembleia realizada, a categoria aprovou o calendário de mobilizações e um novo encontro foi marcado para a segunda-feira (29). De acordo com o sindicato, a decisão foi tomada após sete rodadas de negociações com a Fenaban sem sucesso. A categoria reivindica 12,5% de reajuste salarial, o que significaria 5,4% de aumento real - considerando o teto inflacionário, porém a contraproposta foi de 7%.

26 Set 2014 - 10:00h

Em Livramento de Nossa Senhora, o empresário João Batista Dourado Silva, de 36 anos, morreu na tarde da última quinta-feira (25) após ter a cabeça imprensada por um caminhão. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ele estava realizando reparos debaixo do veículo quando pediu a um funcionário que ligasse o mesmo. Ao ligar, o carro desengrenou e imprensou a cabeça da vítima, que morreu na hora. O acidente aconteceu no Povoado de Vila Nova, zona rural do município. A polícia técnica periciou o local e emitirá um laudo atestando a morte do empresário, que era bastante conhecido na região.

26 Set 2014 - 09:30h

Segundo pesquisa Vox Populi divulgada na quinta-feira, a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) abriu treze pontos de vantagem frente à candidata Marina Silva (PSB) e está com 38% das intenções de voto - crescimento de dois pontos em relação ao último levantamento. Marina aparece em segundo lugar com 25% - três pontos a menos do que a última pesquisa. Aécio Neves (PSDB) também ganhou dois pontos e soma 17%. Os outros candidatos somam 1% juntos. Brancos e nulos comam 7% e 11% estão indecisos. Em um possível segundo turno, entre Dilma e Marina, elas aparecem tecnicamente empatadas com 42% e 41% respectivamente. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi divulgado pela revista Carta Capital. A pesquisa está registrada sob o protocolo BR-00757/2014, no Tribunal Superior eleitoral (TSE).

26 Set 2014 - 09:00h

O resultado oficial do Plebiscito Popular da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político foi divulgado por representantes da CUT e do MST no último dia 24. No total, foram computados 7.754.436 votos. 97,05% pessoas votaram Sim. Foram abertas mais de 40.000 urnas em todo Brasil, graças à atuação de 450 organizações sociais, que conseguiram criar em todos os estados mais de 2.000 comitês populares para realizar o Plebiscito. Nos dias 14 e 15 de outubro, será realizada uma Plenária Nacional em Brasília com 2.000 pessoas e será feita a entrega do resultado do Plebiscito aos três poderes públicos do Brasil. Em Brumado, o Plebiscito da Constituinte foi conduzido pelo Comitê Popular formado no município, contando com urnas na Associação Divina Providência, Associação dos Aposentados, na Casa do Monsenhor e urnas volantes pela cidade e por comunidades rurais. Na cidade, houve 1.526 votantes, sendo 1.496 votos Sim, 29 votos Não, 1 voto Nulo e nenhum voto em Branco. Esse resultado foi enviado na manhã do dia 8 de setembro à Secretaria Operativa Nacional e ao Comitê Estadual do Plebiscito na Bahia.

26 Set 2014 - 08:30h

Um desfile cívico em comemoração ao 7 de setembro será realizado no próximo sábado (27), às 15h, na Vila Presidente Vargas, em Brumado. Alunos e a fanfarra do Centro Integrado de Educação Maria Sônia e Professor Sá Teles, além de membros de associações de moradores, farão parte do evento. 52 estudantes que já concluíram ou que ainda fazem parte do programa Jovem Aprendiz, uma parceria entre o Senai e a Magnesita Refratários S.A, também integrarão o desfile. O projeto começou em 2013 e formou 30 alunos em sua primeira turma. Oito foram contratados e trabalham atualmente na planta da empresa em Brumado e outros 22 fazem parte da segunda turma de Jovens Aprendizes. O objetivo é ajudar os futuros trabalhadores a encontrar seu primeiro emprego ao formar profissionais qualificados em Manutenção Mecânica e Elétrica com capacidade para atender às demandas do segmento industrial. A duração do programa é de 22 meses, sendo 11 deles dedicados a aulas teóricas no Senai e outros 11 à prática de tudo o que aprenderam na Magnesita. As atividades sempre são realizadas na companhia de um funcionário da empresa que atua como tutor dos alunos.

26 Set 2014 - 08:00h

De acordo com o Guia do Estudante Profissões Vestibular 2014, da Editora Abril, o curso de Enfermagem da Faculdade de Guanambi (FG) foi classificado como um dos melhores do Brasil. A avaliação levou em consideração análises do MEC, sistema de ensino adotado, atividades de extensão, entre outros pontos importantes. O resultado teve repercussão nacional e evidencia um trabalho que vem sendo desenvolvido na instituição no sentido de reestruturar o curso. Segundo a avaliação, o curso oferecido pela FG obteve classificação três estrelas. A FG ficou ao lado de instituições públicas e privadas de tradição nos cursos na área de saúde. A coordenadora do curso de Enfermagem da FG, professora Sinara Ávila, afirmou que é motivo de orgulho esta importante conceituação no Guia do Estudante. “Nos dois últimos anos nós enfrentamos alguns desafios para readequar o curso para as necessidades atuais”, disse. Uma das características do curso é a inserção precoce do aluno no campo de estágio. Segundo a professora Sinara, a FG possui uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o que ​viabiliza os estágios no Programa de Saúde da Família, e no campo das vigilâncias epidemiológica e sanitária, além da parceria com o Hospital Regional de Guanambi.

26 Set 2014 - 00:25h

A ministra Luciana Lóssio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu liminar nesta quinta-feira (25) autorizando o prefeito eleito de Rio do Antônio, Humberto Célio Guimarães (DEM), o Celinho, e seu o vice, Murilo Marcondes Dias Martins (PSB) a reassumirem seus cargos. Os dois tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) no último dia 11 de setembro por compra de votos durante as eleições 2012. Com a decisão da ministra, os efeitos dos acórdãos proferidos pelo TRE ficam suspensos até que os recursos sejam apreciados pela Corte Superior. Além da cassação, o TRE-BA também havia determinado a perda dos direitos políticos do prefeito e vice por oito anos. O presidente da Câmara de Rio do Antônio, Gerson Martins (PP), havia assumido o comando da cidade na última sexta-feira (19). A ação foi ingressada na Justiça Eleitoral pela coligação “A Força do Povo”, do candidato da oposição José Souza Alves (PV), segundo colocado na disputa. 

25 Set 2014 - 21:00h

Cerca de 90 médicos cubanos e uma médica boliviana estiveram presentes nesta quinta-feira (25) no Clube Social de Brumado, onde foi realizado o I Encontro Regional do Sudoeste da Bahia do Programa Mais Médicos. O evento foi iniciado com um café da manhã e, em seguida, foi formada a mesa de debates. Além dos médicos estrangeiros, também estiveram presentes coordenadores das regionais de saúde da Dires de Brumado, Caetité, Guanambi, Boquira e alguns de Vitória da Conquista representando os 42 municípios das regionais. Na mesa, além do coordenador geral da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), também estavam a representante do Ministério da Saúde, Eliana Amorim; do Ministério da Educação e Cultura, Maira das Graças Santos; tutoras do Mais Médico na região sudoeste, a argentina Maria Caputo e Rita Alaíde; o médico Henrique Perez, o secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres, e o diretor da Dires 19, Dante Guedes. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Guedes declarou que o encontro visa avaliar o desenvolvimento do programa, que busca uma via emergencial para atender as comunidades menos assistidas. Maria Caputo comentou que o programa “chegou em boa hora e esta dando conta de fazer justiça ao garantir o direito à saúde e à atenção básica”. 

Já o secretário brumadense destacou a escolha do município para sediar o evento. “Só temos que agradecer a organização do evento pela escolha de Brumado para sediar esse encontro”, disse Feres. O secretário abordou que o município melhorou sua oferta de serviços e infraestrutura, mas está faltando o profissional médico no mercado para suprir a demanda. Falando em nome dos demais médicos, Henrique Perez, o único cubano em Brumado, que atende na unidade Paulo Vargas, no Bairro Dr. Juracy, destacou que para eles a maior dificuldade foi a barreira linguística. Porém, segundo ele, com a colaboração dos pacientes todos têm se adaptado bem e o programa tem sido um sucesso. “Estamos aqui para atender a população carente, e é um prazer para nós podermos contribuir com a saúde do Brasil”, ressaltou o médico. O ponto principal do encontro foi a promoção da assistência nas unidades básicas de saúde nos municípios representados. 

25 Set 2014 - 20:30h

Segundo dados fornecidos pela Câmara de Dirigentes Lojista de Brumado (CDL), o município teve um aumento de 30% nas vendas no comércio local durante o primeiro semestre do ano comparado com o mesmo período de 2013. Os dados podem ter sido reflexo das chuvas do final do último ano, que favoreceram os produtores rurais, e também por conta da copa do mundo de futebol. Apesar do avanço, o índice de inadimplência no mesmo período comparativo cresceu em 9,7%. Segundo apurou o site Brumado Notícias, como causa para aumento do índice, os dirigentes da CDL apontam as demissões em massa na Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), que afetaram diretamente a economia local. A CDL acredita que ao final do ano os números devem aumentar no que se refere às vendas. Também espera-se uma diminuição nos dados da inadimplência.  

25 Set 2014 - 20:00h

Em Brejões, uma agência do Banco do Brasil ficou parcialmente destruída após um grupo de homens armados explodir dois caixas eletrônicos da unidade. O crime aconteceu na madrugada desta quinta-feira (25). Segundo informações da Delegacia Territorial da cidade, os bandidos teriam utilizado dinamite para explodir os caixas e roubar o dinheiro. A quantia levada não foi revelada. O delegado e a equipe de investigadores estão apurando o caso. Segundo balanço do Sindicato dos Bancários da Bahia, até esta quinta-feira foram registrados 119 explosões a caixas eletrônicos.

25 Set 2014 - 18:00h

Candidato à reeleição na Câmara dos Deputados, Arthur Maia (SDD) fará campanha na noite da próxima sexta-feira (26), no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. O bairro tornou-se uma espécie de reduto eleitoral do candidato, que conta com o apoio do presidente da associação de moradores, Jobson Cruz. Maia fará uma caminhada pelas principais ruas da localidade e, em seguida, discursará em palanque na Praça João Romão. 

25 Set 2014 - 17:30h

Na madrugada de hoje (25), um carro com cerca de uma tonelada de maconha foi encontrado em chamas na BR-324. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o veículo estava em um acostamento próximo ao município de Terra Nova, na região metropolitana de Salvador. A PRF informou que dentro do carro, além da droga, foram localizadas 172 munições para pistola. Os entorpecentes foram encaminhados junto com o carro para o Departamento de Polícia Técnica. De acordo com o Correio, o caso será investigado pela Delegacia de Repressão a Tóxicos e Entorpecentes (DTE). Não há informações sobre o dono do veículo.  

25 Set 2014 - 16:45h

De acordo com informações do G1, um acidente ocorrido por volta das 07h de hoje (25), na BR-349, sentido à cidade de Correntina, vitimou um vereador da cidade de Luís Eduardo Magalhães, que é candidato a deputado estadual na Bahia, e mais quatro pessoas. O acidente envolveu uma caminhonete e uma kombi em colisão frontal, segundo a polícia militar. O vereador Ondumar Marabá (PSC) viajava em um veículo acompanhado da mulher e de um pastor, que também morreram no acidente. A polícia informou que ao menos duas pessoas ficaram feridas e equipes do Samu foram deslocadas. As causas serão investigadas. Ondumar era comerciante, pai de três filhos e avô de dois netos, que são recém-nascidos. Ele foi eleito vereador em 2008 e, por dois anos, líder do governo da Câmara Municipal.