Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2014
Brumado: Vila Presidente Vargas recebe desfile cívico com participação de Jovens Aprendizes

Um desfile cívico em comemoração ao 7 de setembro será realizado no próximo sábado (27), às 15h, na Vila Presidente Vargas, em Brumado. Alunos e a fanfarra do Centro Integrado de Educação Maria Sônia e Professor Sá Teles, além de membros de associações de moradores, farão parte do evento. 52 estudantes que já concluíram ou que ainda fazem parte do programa Jovem Aprendiz, uma parceria entre o Senai e a Magnesita Refratários S.A, também integrarão o desfile. O projeto começou em 2013 e formou 30 alunos em sua primeira turma. Oito foram contratados e trabalham atualmente na planta da empresa em Brumado e outros 22 fazem parte da segunda turma de Jovens Aprendizes. O objetivo é ajudar os futuros trabalhadores a encontrar seu primeiro emprego ao formar profissionais qualificados em Manutenção Mecânica e Elétrica com capacidade para atender às demandas do segmento industrial. A duração do programa é de 22 meses, sendo 11 deles dedicados a aulas teóricas no Senai e outros 11 à prática de tudo o que aprenderam na Magnesita. As atividades sempre são realizadas na companhia de um funcionário da empresa que atua como tutor dos alunos.

Faculdade de Guanambi: Curso de Enfermagem é classificado como um dos melhores do país Foto: Divulgação

De acordo com o Guia do Estudante Profissões Vestibular 2014, da Editora Abril, o curso de Enfermagem da Faculdade de Guanambi (FG) foi classificado como um dos melhores do Brasil. A avaliação levou em consideração análises do MEC, sistema de ensino adotado, atividades de extensão, entre outros pontos importantes. O resultado teve repercussão nacional e evidencia um trabalho que vem sendo desenvolvido na instituição no sentido de reestruturar o curso. Segundo a avaliação, o curso oferecido pela FG obteve classificação três estrelas. A FG ficou ao lado de instituições públicas e privadas de tradição nos cursos na área de saúde. A coordenadora do curso de Enfermagem da FG, professora Sinara Ávila, afirmou que é motivo de orgulho esta importante conceituação no Guia do Estudante. “Nos dois últimos anos nós enfrentamos alguns desafios para readequar o curso para as necessidades atuais”, disse. Uma das características do curso é a inserção precoce do aluno no campo de estágio. Segundo a professora Sinara, a FG possui uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o que ​viabiliza os estágios no Programa de Saúde da Família, e no campo das vigilâncias epidemiológica e sanitária, além da parceria com o Hospital Regional de Guanambi.

Rio do Antônio: Celinho consegue liminar no TSE e reassume a prefeitura Foto: Reprodução

A ministra Luciana Lóssio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu liminar nesta quinta-feira (25) autorizando o prefeito eleito de Rio do Antônio, Humberto Célio Guimarães (DEM), o Celinho, e seu o vice, Murilo Marcondes Dias Martins (PSB) a reassumirem seus cargos. Os dois tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) no último dia 11 de setembro por compra de votos durante as eleições 2012. Com a decisão da ministra, os efeitos dos acórdãos proferidos pelo TRE ficam suspensos até que os recursos sejam apreciados pela Corte Superior. Além da cassação, o TRE-BA também havia determinado a perda dos direitos políticos do prefeito e vice por oito anos. O presidente da Câmara de Rio do Antônio, Gerson Martins (PP), havia assumido o comando da cidade na última sexta-feira (19). A ação foi ingressada na Justiça Eleitoral pela coligação “A Força do Povo”, do candidato da oposição José Souza Alves (PV), segundo colocado na disputa. 

Brumado sediou I Encontro Regional do Mais Médicos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Cerca de 90 médicos cubanos e uma médica boliviana estiveram presentes nesta quinta-feira (25) no Clube Social de Brumado, onde foi realizado o I Encontro Regional do Sudoeste da Bahia do Programa Mais Médicos. O evento foi iniciado com um café da manhã e, em seguida, foi formada a mesa de debates. Além dos médicos estrangeiros, também estiveram presentes coordenadores das regionais de saúde da Dires de Brumado, Caetité, Guanambi, Boquira e alguns de Vitória da Conquista representando os 42 municípios das regionais. Na mesa, além do coordenador geral da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), também estavam a representante do Ministério da Saúde, Eliana Amorim; do Ministério da Educação e Cultura, Maira das Graças Santos; tutoras do Mais Médico na região sudoeste, a argentina Maria Caputo e Rita Alaíde; o médico Henrique Perez, o secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres, e o diretor da Dires 19, Dante Guedes. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Guedes declarou que o encontro visa avaliar o desenvolvimento do programa, que busca uma via emergencial para atender as comunidades menos assistidas. Maria Caputo comentou que o programa “chegou em boa hora e esta dando conta de fazer justiça ao garantir o direito à saúde e à atenção básica”. 

Brumado sediou I Encontro Regional do Mais Médicos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Já o secretário brumadense destacou a escolha do município para sediar o evento. “Só temos que agradecer a organização do evento pela escolha de Brumado para sediar esse encontro”, disse Feres. O secretário abordou que o município melhorou sua oferta de serviços e infraestrutura, mas está faltando o profissional médico no mercado para suprir a demanda. Falando em nome dos demais médicos, Henrique Perez, o único cubano em Brumado, que atende na unidade Paulo Vargas, no Bairro Dr. Juracy, destacou que para eles a maior dificuldade foi a barreira linguística. Porém, segundo ele, com a colaboração dos pacientes todos têm se adaptado bem e o programa tem sido um sucesso. “Estamos aqui para atender a população carente, e é um prazer para nós podermos contribuir com a saúde do Brasil”, ressaltou o médico. O ponto principal do encontro foi a promoção da assistência nas unidades básicas de saúde nos municípios representados. 

Brumado tem aumento nas vendas e na inadimplência no primeiro semestre do ano Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo dados fornecidos pela Câmara de Dirigentes Lojista de Brumado (CDL), o município teve um aumento de 30% nas vendas no comércio local durante o primeiro semestre do ano comparado com o mesmo período de 2013. Os dados podem ter sido reflexo das chuvas do final do último ano, que favoreceram os produtores rurais, e também por conta da copa do mundo de futebol. Apesar do avanço, o índice de inadimplência no mesmo período comparativo cresceu em 9,7%. Segundo apurou o site Brumado Notícias, como causa para aumento do índice, os dirigentes da CDL apontam as demissões em massa na Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), que afetaram diretamente a economia local. A CDL acredita que ao final do ano os números devem aumentar no que se refere às vendas. Também espera-se uma diminuição nos dados da inadimplência.  

Brejões: Grupo explode dois caixas eletrônicos e agência fica parcialmente destruída Foto: Fabiano dos Santos/Binho Locutor

Em Brejões, uma agência do Banco do Brasil ficou parcialmente destruída após um grupo de homens armados explodir dois caixas eletrônicos da unidade. O crime aconteceu na madrugada desta quinta-feira (25). Segundo informações da Delegacia Territorial da cidade, os bandidos teriam utilizado dinamite para explodir os caixas e roubar o dinheiro. A quantia levada não foi revelada. O delegado e a equipe de investigadores estão apurando o caso. Segundo balanço do Sindicato dos Bancários da Bahia, até esta quinta-feira foram registrados 119 explosões a caixas eletrônicos.

Eleições 2014: Arthur Maia fará caminhada em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Candidato à reeleição na Câmara dos Deputados, Arthur Maia (SDD) fará campanha na noite da próxima sexta-feira (26), no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. O bairro tornou-se uma espécie de reduto eleitoral do candidato, que conta com o apoio do presidente da associação de moradores, Jobson Cruz. Maia fará uma caminhada pelas principais ruas da localidade e, em seguida, discursará em palanque na Praça João Romão. 

Carro com carga de uma tonelada de maconha é encontrado em chamas na BR-324 Foto: Bahia Acontece

Na madrugada de hoje (25), um carro com cerca de uma tonelada de maconha foi encontrado em chamas na BR-324. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o veículo estava em um acostamento próximo ao município de Terra Nova, na região metropolitana de Salvador. A PRF informou que dentro do carro, além da droga, foram localizadas 172 munições para pistola. Os entorpecentes foram encaminhados junto com o carro para o Departamento de Polícia Técnica. De acordo com o Correio, o caso será investigado pela Delegacia de Repressão a Tóxicos e Entorpecentes (DTE). Não há informações sobre o dono do veículo.  

Candidato a deputado estadual pelo PSC e mais quatro morrem em batida no oeste baiano Foto: Sigi Vilares/Blog do Sigi Vilares

De acordo com informações do G1, um acidente ocorrido por volta das 07h de hoje (25), na BR-349, sentido à cidade de Correntina, vitimou um vereador da cidade de Luís Eduardo Magalhães, que é candidato a deputado estadual na Bahia, e mais quatro pessoas. O acidente envolveu uma caminhonete e uma kombi em colisão frontal, segundo a polícia militar. O vereador Ondumar Marabá (PSC) viajava em um veículo acompanhado da mulher e de um pastor, que também morreram no acidente. A polícia informou que ao menos duas pessoas ficaram feridas e equipes do Samu foram deslocadas. As causas serão investigadas. Ondumar era comerciante, pai de três filhos e avô de dois netos, que são recém-nascidos. Ele foi eleito vereador em 2008 e, por dois anos, líder do governo da Câmara Municipal.

Seca não afeta abastecimento da Barragem de Cristalândia para Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com as notícias da seca que castiga a região sudeste do Brasil e mais recentemente a região da nascente do Rio São Francisco, em Minas Gerais, os brumadenses estão em alerta. A cidade vive há mais de 10 anos em estado de emergência e a estiagem afeta as comunidades rurais da região. Quem mora na sede do município é abastecido pela Barragem de Cristalândia e, por conta disso, nos últimos dez anos não sofreram com a estiagem prolongada. Mesmo assim, surgiram rumores de que o nível da barragem estaria abaixo do normal, o que poderia afetar o abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras, inclusive com possibilidade de racionamento até o final do ano.

Seca não afeta abastecimento da Barragem de Cristalândia para Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O site Brumado Notícias manteve contato com um técnico de abastecimento da Embasa e o mesmo descartou a informação. Preferindo não se identificar, o técnico foi enfático ao dizer que a barragem está em sua capacidade normal e que a queda do nível de 1,70 metros está dentro da margem de segurança esperada pela Embasa. Segundo o técnico, o nível da barragem está em 17,9 bilhões de metros cúbicos de água e o consumo anual entre os dois municípios assistidos chega a 3,5 bilhões de metros cúbicos de água. “Temos água para cinco anos de seca”, disse o técnico.

CONTINUE LENDO
Coelba fala sobre atendimento às solicitações em razão da ventania ocorrida em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última segunda-feira (22), uma forte ventania provocou apagões em diversos pontos da cidade de Brumado. A Coelba informou em nota enviada ao site Brumado Notícias que em razão do aumento no número de ocorrências de interrupção no fornecimento de energia em trechos de alguns bairros do município, o tempo médio de atendimento às solicitações também aumentou. Segundo a empresa, a maioria das ocorrências foi causada por galhos de árvore e objetos lançados pelos ventos sobre a rede elétrica. Nesses casos, são priorizados os atendimentos que envolvam a segurança da população e as ocorrências que envolvam um número elevado de consumidores. “Ressaltamos que, desde o início das ocorrências, técnicos da Coelba foram acionados e trabalharam ininterruptamente para regularizar a situação”, declarou a gerência da Coelba.

Eleições 2014: Vereador Weliton Lopes diz que Brumado dará voto de gratidão a Paulo Souto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador Weliton Lopes (SDD) disse que o povo de Brumado vai votar “em massa” no candidato ao governo do estado, Paulo Souto (DEM). De acordo com o parlamentar, Souto construiu a Barragem de Cristalândia e a adutora que trouxe água de boa qualidade para Brumado e Malhada de Pedras. Segundo Lopes, o atual governador, Jaques Wagner (PT), prometeu a construção da segunda etapa da barragem de Cristalândia e a instalação do esgotamento sanitário da cidade, mas até o momento não cumpriu o prometido. A falta de comprometimento dele com o município se reflete no seu candidato à sucessão, Rui Costa (PT), segundo o parlamentar. Para Lopes, na avaliação dos candidatos, por gratidão e reconhecimento aos serviços já prestados na cidade, os brumadenses votarão em Souto.

Polícia fecha feira clandestina de animais em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através de denúncias de moradores da Avenida Mestre Eufrásio, no Bairro das Flores, em Brumado, a polícia militar fechou nesta quinta-feira (25) uma feira de animais que funcionava no município desde a última semana. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Paulo Esdras, presidente da Associação Protetora dos Animais de Brumado, informou que a feira funcionava de forma clandestina, pois não possuía alvará para comercialização de animais e o local não oferecia condições adequadas para abrigar os bichos. Segundo Esdras, foi constatado pelos membros da associação protetora que não havia no local registros de vacinas. 

Polícia fecha feira clandestina de animais em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Além disso, um cão foi encontrado com uma pata quebrada sendo levado pela Ong para tratamento. Também foi apurado que os animais dormiam em cima de papelão. Além de cães, existiam na feira animais exóticos não nativos da região, que deveriam ter liberação ambiental para comercialização. Os moradores da localidade endossaram as informações alegando que o prédio exalava mau cheiro e que, no período da noite, os filhotes faziam muito barulho. 

Polícia fecha feira clandestina de animais em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Esdras disse que um homem que trabalhava no lugar apresentou informações desencontradas quanto à procedência da feira e a polícia está investigando a veracidade dos fatos. Com apoio de outras Ong’s, os representantes da associação se deslocaram até a delegacia acompanhando a polícia e levando alguns filhotes de cachorros recolhidos. No local, prestaram queixa de crime ambiental e maus tratos a animais, além de cobrarem autuação por clandestinidade já que não foi apresentado alvará de licença para comercialização.  

Uneb de Brumado divulga candidatos selecionados para isenção de taxa de inscrição Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Já está disponível a relação de candidatos da comunidade externa selecionados para a isenção no pagamento da taxa de inscrição do vestibular Uneb 2015. Segundo a Universidade, os candidatos selecionados deverão comparecer à Uneb até o dia 26 de setembro, das 08h às 12h ou das 13h às 17h, com originais e cópias do RG e históricos escolares dos Ensinos Fundamental e Médio oriundos de escolas públicas para análise e validação das notas no sistema. Para esclarecimento de eventuais dúvidas, entre em contato com a Coordenação Local do Processo Seletivo/Vestibular 2015 através do telefone (77) 3441-3278/2387.

Taxa de desemprego no Brasil é a menor para agosto desde 2002 Foto: Reprodução

A taxa de desemprego em agosto deste ano ficou em 5%, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), anunciada hoje (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A entidade também divulgou hoje as taxas médias completas de julho (4,9%), junho (4,8%) e maio (4,9%), que haviam sido informadas anteriormente sem os dados de todas as regiões metropolitanas, devido à greve dos servidores do instituto, que terminou em agosto. Normalmente, a PME é feita em seis regiões metropolitanas: Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. No entanto, devido paralisação, os números divulgados em maio, junho e julho não incluíam as taxas de Salvador e Porto Alegre. Sem os dados das seis capitais, o IBGE não pôde divulgar uma média nacional. A taxa de desocupação de 5% é o menor índice para meses de agosto desde o início da série histórica, em 2002. Em agosto do ano passado, a taxa havia sido de 5,3%. Em agosto deste ano, a população desocupada - 1,2 milhão de pessoas, ficou estável nas comparações com julho deste ano e com agosto do ano passado. Já o contingente de ocupados - 23,1 milhões, cresceu 0,8% em relação a julho e manteve-se estável na comparação com agosto de 2013. O número de trabalhadores com carteira assinada (11,8 milhões) ficou estável em ambas as comparações. Entre os grupamentos de atividades, na comparação com julho, apenas o ramo da construção teve aumento da população ocupada (5,1%). Os serviços domésticos tiveram queda (-3,9%) e as demais atividades mantiveram-se estáveis. Já na comparação com agosto do ano passado, os serviços domésticos tiveram queda de 7,2%, enquanto as demais atividades mantiveram-se estáveis. As informações são da Agência Brasil.

Caculé: Profissionais da saúde participam de curso pelo Projeto Caminhos do Cuidado Foto: Divulgação

Parte do projeto Caminhos do Cuidado, um Curso de Formação em Saúde Mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas foi ministrado a agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem das equipes de saúde da família de Caculé. O curso visa transmitir informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas. Segundo a agente comunitária de saúde, Eugênia, o curso é uma ótima estratégia para sair da rotina e adquirir conhecimento e novas experiências através das apresentações abordadas em sala. Já o projeto Caminhos do Cuidado objetiva melhorar a atenção ao usuário e seus familiares por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde. A ação se insere no eixo do cuidado do plano integrado de combate às drogas ‘Crack, é Possível Vencer’, sob responsabilidade do Ministério da Saúde e articulado pela Casa Civil.

Brumado: Praça de estacionamento na área da Cesta do Povo será inaugurada no dia 1º de outubro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em contato com o site Brumado Notícias, o vereador Édio Pereira (PCdoB) informou que a área de estacionamento da Cesta do Povo será entregue à comunidade na próxima quarta-feira, dia 1º de outubro. A urbanização da área foi uma articulação do mandato do parlamentar, que garantiu os recursos da ordem de R$ 630.000,00. A prefeitura municipal elaborou o projeto. Segundo o vereador, o atraso da inauguração ocorreu em função da tentativa de que o governador Jaques Wagner (PT) fizesse a entrega da praça, o que não será possível por falta de agenda. Estarão presentes na inauguração representantes do estado, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), vereadores, e autoridades. “Aproveito para convidar a população brumadense para este grande ato de inauguração, pois esta obra é um presente do nosso mandado para Brumado, especialmente para os legistas, feirantes e comerciantes da região”, finalizou Pereira.

Rio de Contas: Incêndio que atingia Serra das Almas é controlado Foto: Divulgação

Duas brigadas do município de Rio de Contas e voluntários sob a liderança da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do INEMA/APA Serra do Barbado conseguiram controlar o incêndio que atingia a Serra das almas, Estrada Real e o Sítio Bonito, entre as cidades de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, no sudoeste baiano. O fogo atingia a região desde o último dia 13 e já ameaçava se alastrar para as casas vizinhas. 

Rio de Contas: Incêndio que atingia Serra das Almas é controlado Foto: Divulgação

Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a situação se agravou e o Corpo de Bombeiros foi acionado. No total, a operação contou com 20 profissionais, os oficiais e duas aeronaves. A Prefeitura de Rio de Contas, em parceria com o governo estadual, forneceu carro pipa, colchões e outros itens de infraestrutura para acomodação dos bombeiros e apoio aos brigadistas. O secretário municipal de Meio Ambiente disse que estão sendo feitas investigações a fim de apurar as causas do incêndio.

Caetité: PRE apreende material contrabandeado na BR-030 Foto: Divulgação/PRE

A 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPR) informa que na última quarta-feira (24) uma guarnição do T.O.R aprendeu diversos produtos sem nota fiscal. O material estava no porta-malas de um ônibus de uma empresa regular de transporte de passageiros, abordado na BR-030, no trecho entre Caetité e Guanambi, no sudoeste baiano. O motorista, as mercadorias e o veículo foram apresentados na delegacia de polícia civil de Caetité para as providências de praxe. O crime é caracterizado como contrabando.

Piauí: Cidade com 11 mil habitantes licita construção de 38 cemitérios Foto: Gilcilene Araújo/G1

Segundo informações do G1, a prefeitura da cidade de Pimenteiras, no Piauí, abriu uma licitação para construção de 38 cemitérios, gerando um gasto de quase R$ 1 milhão, valor previsto no edital. Levando em consideração os 11,7 mil habitantes, a cidade teria em média um cemitério para cada grupo de 300 pessoas. A capital Teresina, que possui quase 830 mil habitantes, dispõe de apenas 20 cemitérios. A licitação chamou a atenção do Ministério Público, que solicitou a suspensão do processo. De acordo com Sinobilino Pinheiro, promotor de justiça da 2ª promotoria de Valença, responsável por Pimenteiras, a medida é desproporcional e fere o princípio da razoabilidade na administração pública. O secretário de governo e presidente da comissão de Licitação, Alex Lacerda, explicou que os recursos serão utilizados para elevar muros nos cemitérios que já existem na cidade. Entretanto, conforme um levantamento feito pelo G1 no Diário dos Municípios, em nenhum momento a prefeitura menciona a palavra 'muros' no processo licitatório.

Brumado: Sistema de telefonia móvel nas comunidades de Ubiraçaba e Lagoa funda começa ser instalado Foto: Divulgação

Uma antiga reivindicação das comunidades de Ubiraçaba e Lagoa Funda, a instalação do sistema de telefonia móvel, começa a ser concretizada. A conquista só foi possível em razão de solicitações do ex-deputado estadual João Bonfim junto à Secretaria De Ciência e Tecnologia (SECTI). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, nos próximos dias, a empresa responsável pela instalação dos equipamentos estará em Brumado para dar início aos trabalhos. Após a conclusão dos mesmos, o sinal será liberado. O Diretor do Setor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Brumado, Milton Caíres, destacou a importância da parceria entre o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e o ex-deputado João Bonfim, responsáveis pelo atendimento da demanda. O gestor comemorou a notícia e adiantou que em breve as localidades de Itaquaraí e Cristalândia também serão beneficiadas.

Malhada de Pedras: Prefeito garante funcionamento da delegacia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Recentemente, o site Brumado Notícias informou sobre a possibilidade de fechamento da delegacia da cidade de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano. A Assessoria de Comunicação da Polícia Civil da Bahia emitiu nota apontando que tudo não passava de rumores. A nossa reportagem conseguiu contato com o prefeito da cidade, Valdecir Bezerra (PT), o Ceará, e o mesmo confirmou que o proprietário da casa onde atualmente funciona a delegacia solicitou a entrega do imóvel. Ceará conseguiu um prazo de 60 dias até que a prefeitura, responsável pelo pagamento do aluguel e funcionamento da delegacia, possa adquirir um novo local. “Até a mudança, a delegacia continua funcionando normalmente no mesmo lugar”, garantiu o prefeito.

Ibope/TV Bahia: Geddel e Otto têm empate técnico para Senado Foto: Bahia Notícias

Dados da nova pesquisa Ibope/TV Bahia divulgada na noite desta quarta-feira (24) mostram que a disputa pela vaga de senador da Bahia ficou mais acirrada. Geddel Vieira Lima (PMDB) mantém a liderança com 33%, seguido por Otto Alencar (PSD) com 29%. Eliana Calmon (PSB) está em terceiro lugar com 4%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00026/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00763/2014.

Pesquisa Ibope/TV Bahia: Souto, 43%, Rui, 27%; Lídice, 7% Foto: Bahia Notícias

De acordo com os números divulgados na mais recente pesquisa Ibope/TV Bahia, nesta quarta-feira (24), Paulo Souto (DEM), continua na liderança na disputa ao cargo de governador do estado com 43% das intenções de voto. Em seguida aparecem Rui Costa (PT), com 27% e Lídice da Mata (PSB) 7%. Renata Mallet (PSTU) e Marcos Mendes (PSOL) obtiveram 1% cada um. Da Luz (PRTB) que tinha 1%, não pontuou desta vez. Brancos e nulos são de 10%, assim como os indecisos, em 11%. Os que não rejeitaram nenhum dos candidatos foram 13% e os que não souberam ou não opinaram foram 22%. O Ibope também fez uma simulação de segundo turno entre Paulo Souto e Rui Costa e os resultados são favoráveis à Souto, que tem 46%. Rui Costa tem 31%, brancos e nulos, 11%, e os que não sabem ou não responderam são 12%. Além disso, o levantamento indicou que 4% do eleitorado considera o governo de Jaques Wagner como ótimo, enquanto que para 25% é bom. 41% creditam como regular, 12% como ruim e outros 14% como péssimo. 3% não souberam ou não opinaram. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00763/2014.

Arquivo