Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2020
fechar

Vitória da Conquista: Mulher é presa com 11 kg de maconha escondida em bagagem Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu uma mulher transportando 11 kg de maconha, na segunda-feira (31). O flagrante aconteceu em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Policiais faziam fiscalização de combate a criminalidade no km 830 da BR-116, em frente ao posto da PRF, quando abordaram um ônibus interestadual da linha São Paulo (SP) / Jequié (BA). Durante a fiscalização no compartimento externo de bagagem, os policiais sentiram odor característico de maconha e decidiram vistoriar às bagagens. Ao abrirem uma mala, cor vermelha, encontraram vários tijolos de maconha, que após pesagem totalizou onze quilos da droga. Foi realizada a checagem dos tíquetes de bagagens sendo encontrado comprovante com numeral correspondente em poder da mulher. Em sua bagagem de mão, ainda foi encontrada uma pequena quantidade de maconha. O impacto financeiro no crime organizado com esta apreensão se aproxima de 11 mil.

Assaltos a bancos e ataques a caixas eletrônicos caem no 1º semestre Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O número de assaltos a bancos e de ataques a caixas eletrônicos caiu no 1º semestre, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (1) pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Nos 6 primeiros meses do ano, ocorreram 36 assaltos e tentativas de assaltos a agências bancárias em todo o país, número 37% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado (57). Já o número de ataques a caixas eletrônicos também caiu de 353 no 1º semestre de 2019 para 253 em 2020, um recuo de 28%. Em todo o ano de 2019, aconteceram 119 ataques a agências e 567 a caixas eletrônicos. Em 2018, foram, respectivamente, 171 ataques a bancos e 1.025 a caixas eletrônicos. O levantamento feito pela Febraban engloba 17 instituições financeiras, que respondem por mais de 90% do mercado bancário. Apesar da queda do número de assaltos e ataques coincidir com o período de pandemia de coronavírus, a Febraban atribuiu o resultado à “investimentos maciços feitos pelo setor em tecnologia e capacitação de pessoal”, além da “contínua interlocução e colaboração com as autoridades policiais de todo o Brasil, com o envio de informações necessárias à prevenção e repressão dos crimes relacionados ao sistema financeiro”.

Brumado: Oscilação no boletim mostra quão imprevisível é o contágio do coronavírus, avalia secretário de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última terça-feira (01), após um período de alta, o boletim epidemiológico registrou 50 casos ativos no município de Brumado. Questionado pelo site Achei Sudoeste sobre a oscilação nos números, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, declarou que a doença é imprevisível e não há respostas concretas no que diz respeito à Covid-19. “Não dá pra dizer que chegamos ao efeito platô. Essas respostas virão com o tempo, no dia a dia. Precisamos acompanhar o número de casos que estão sendo notificados diariamente pela central e o número de pacientes que procuram a UPA com suspeita. É muito cedo pra gente poder fechar qualquer diagnóstico situacional do enfrentamento ao novo coronavírus”, avaliou. Para o secretário, a população deve continuar alerta quanto ao isolamento social, o distanciamento social, o uso da máscara e à lavagem das mãos. “Temos que aprender a conviver com a doença até a chegada das vacinas”, concluiu.

Deltan Dallagnol diz que deixa a Lava Jato por questões familiares Foto: RPC/Reprodução

O procurador da República Deltan Dallagnol, que deixou nesta terça-feira (1º) o comando da Operação Lava Jato em Curitiba, negou que a saída dele tenha ligação com pressões relacionadas à atuação da força-tarefa. Em entrevista à RPC, ele disse que decisão é estritamente familiar. Dallagnol explicou que a filha de 1 ano e 10 meses apresentou sinais de problemas no desenvolvimento e que precisará da dedicação dos pais no tratamento. “Pressões sempre existiram, existem e vão continuar existindo na Lava Jato. Nossa história mostra que sempre encarou essas pressões com coragem, determinação, trabalho, resiliência e pedindo ajuda da sociedade, que a gente sempre teve”, afirmou. De acordo com o procurador, o problema de saúde da filha, que ainda não tem diagnóstico, “atropelou todas as outras questões”. “Temos 14 procuradores da Lava Jato. Agora, pai e mãe da minha filha pequena são só eu e minha esposa. É uma questão da família de dar atenção à saúde dela nesse momento tão importante e precioso pro desenvolvimento dela”, afirmou. Conforme o MPF, o procurador da República no Paraná Alessandro José Fernandes de Oliveira vai assumir as funções de Deltan Dallganol, que, por sua vez, terá as atribuições deixadas por Oliveira.

Vereadores de Contendas do Sincorá aprovam regimento interno da Câmara Municipal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após a aprovação da nova Lei Orgânica em março, a Comissão Especial implantada na Câmara de Vereadores de Contendas do Sincorá aprovou, no dia 28 de agosto, por unanimidade, o novo Regimento Interno. Segundo o presidente da Câmara, vereador Evanildo Isaías Barros Souza (PSD), além de trazer institutos novos para o cotidiano dos trabalhos legislativos, o novo regimento aperfeiçoou e deu mais dinâmica aos existentes. Já o advogado Matheus Souza, especialista na área e responsável pela assessoria técnica jurídica na elaboração desses instrumentos normativos em Contendas, ressaltou que, nos últimos anos, ocorreram inúmeras alterações legislativas em âmbito nacional e estadual, as quais impactam diretamente nos municípios, pelo que os Entes Municipais necessitam acompanhar as mudanças visando resguardar os interesses dos cidadãos.

TRF-1 tranca ação penal que acusava Lula Foto: Divulgação/Instituto Lula

O Tribunal Federal Regional da 1ª Região (TRF-1) trancou a ação penal em que o ex-presidente era acusado de influenciar contratos firmados entre o BNDES e a Odebrecht. Segundo o Ministério Público Federal, em troca de sua atuação, Lula teria recebido propina por meio de seu sobrinho, Taiguara Rodrigues dos Santos. Taiguara fechou contratos entre sua empresa a empreiteira para atuar em Angola no valor de R$ 20 milhões. De acordo com o jornal o Globo, por unanimidade, a Quarta Turma da corte votou pelo trancamento da ação. Os desembargadores avaliaram que o MPF não apresentou elementos que justificassem o prosseguimento do processo. Na sessão desta tarde, o relator, Néviton Guedes, destacou que havia “insuficiência probatória” para seguir com a ação. Com isso, o caso foi encerrado. Em junho, o TRF-1 trancou essa ação penal em relação a Taiguara. Posteriormente, a defesa de Lula pediu que o mesmo entendimento fosse aplicado ao ex-presidente, o que ocorreu nesta terça-feira (1o). O julgamento do habeas corpus solicitando o fim da ação penal demorou dois anos para ser analisado. “O julgamento de hoje reforça que onde Lula foi julgado de forma imparcial as acusações foram rejeitadas. Só houve condenação na Lava-Jato de Curitiba porque elas eram pré-definidas e com objetivos políticos”, afirmou o advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins.

Brumado: Bares precisam voltar a funcionar e nós precisamos redobrar a vigilância, diz secretário de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após reunião da comissão de enfrentamento ao coronavírus na cidade de Brumado, a prefeitura concedeu mais uma semana para funcionamento dos bares (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, explicou que o intuito é saber como a doença vai se comportar com os bares abertos. “Na próxima sexta-feira (04), teremos uma nova reunião para definir um protocolo em conjunto, assim como fizemos desde o início desse retorno de todas as atividades, lá no final de abril/início de maio. Queremos garantir um retorno seguro, não só para o proprietário, mas para toda população, bem como um equilíbrio entre saúde e economia em nosso município”, destacou. Para o secretário, a população deve aprender a conviver com a doença com o comércio aberto e seguindo todas as medidas de segurança necessárias.

Presidente da Câmara de Brumado explica próximos passos do processo de impeachment contra o prefeito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O relatório do processo de impeachment aberto contra o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos foi lido na sessão desta segunda-feira (31), na Câmara de Vereadores de Brumado (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do Legislativo, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (DEM), explicou que, na sessão de ontem, a comissão processante e o plenário votaram pelo prosseguimento do processo de cassação. “Agora, os vereadores já estão se reunindo para fazer as deliberações, ou seja, convocar secretários, o prefeito, se for o caso, empresas, e aquelas pessoas que estão envolvidas na suspeita de um possível ato ilícito. Quero deixar claro que as deliberações da comissão processante são alheias à vontade da presidência da Câmara”, destacou. Segundo o presidente, depois de deliberarem pela cassação ou não do gestor, a decisão também será pautada pelos demais parlamentares. “Se alguém estiver atrapalhando o devido processo legal, seja prefeito, vice ou secretário, poderá sofrer sanções, que vão desde uma advertência até o afastamento”, completou. O rito processual tem prazo final de 90 dias, restando apenas pouco mais de 30.

Prefeitura de Brumado cumpre decisão judicial, diz secretário referente a corte de gratificação dos professores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após ganhar uma liminar no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a prefeitura de Brumado voltou a cortar as gratificações dos professores da rede municipal de ensino (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de administração, João Nolasco, justificou que, desde o dia 19 de março, as aulas presenciais foram suspensas e, por isso, algumas gratificações foram cortadas a partir do mês de abril. “O salário, o quinquênio, o anuênio, pós-graduação, não estamos tirando nada porque isso não é dependente de sala de aula”, argumentou. Nolasco deixou claro que a prefeitura está apenas seguindo uma decisão judicial. “Entendemos que estamos em uma batalha jurídica. Quando as aulas retornarem, a prefeitura vai pagar essas gratificações”, completou. 

Bahia registra tremores de terra pelo 3º dia seguido Foto: Reprodução/TV Bahia

Tremores de terra foram registrados nesta terça-feira (1º), pelo terceiro dia seguido, em cidades da Bahia. Moradores de São Miguel das Matas, cidade que fica na região entre o Vale do Jiquiriçá e o Recôncavo da Bahia, e Amargosa, no recôncavo, relataram novos casos. Há relatos de abalos também nos estados de Sergipe e Alagoas. De acordo com Elizângela de Jesus, que mora no entroncamento de São Miguel das Matas, a terra tremeu três vezes nesta terça: às 2h47 e 3h50 da madrugada, e por volta das 6h30. “O primeiro foi rápido, foi só o tempo de correr e sair de casa. Dormir, aqui ninguém está dormindo. Todo mundo apreensivo, na frente da casa o tempo todo. A gente tem medo que a casa caia em cima, caia uma parede, caia um telhado”, falou. “Domingo ficou a manhã toda tremendo a terra. A parede do quarto de minha irmã rachou de cima a baixo”, acrescentou. Um morador de Amargosa também relatou tremor na cidade, nesta terça-feira, às 6h36. Ainda nesta manhã, foram relatados tremores nas cidades de Laje, Jiquiriçá e Brejões. De acordo com Aderson Nascimento, sismólogo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, os tremores desta terça foram detectados por eles. O sismólogo informou que, em Amargosa, foram detectados dois tremores de terra: um de magnitude de 2.0, às 3h31; e outro de intensidade de 2.4, às 6h36.

Brumado confirma o 10º óbito de Covid-19

Nesta terça-feira, 01 de setembro, o município de Brumado registra 887 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 23,21% do total de 3822 notificações. Entre os diagnósticos: 8 internações, 10 óbitos, 50 pacientes em tratamento e 827 recuperados. No momento, 74 ainda aguardam resultado laboratorial e 1455 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brasil volta à recessão com queda recorde de 9,7% no PIB do 2º trimestre Foto: Marcelo Brandt/G1

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil teve um tombo histórico de 9,7% no 2º trimestre, na comparação com os 3 primeiros meses do ano, devido ao impacto da crise do coronavírus, segundo divulgou nesta terça-feira (1) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, a economia brasileira entra oficialmente em recessão técnica, caracterizada por dois trimestres consecutivos de encolhimento do nível de atividade. Trata-se da queda mais intensa desde que o IBGE iniciou os cálculos do PIB trimestral, em 1996. Até então, o maior tombo já registrado no país tinha ocorrido no 4º trimestre de 2008 (-3,8%). Em relação ao 2º trimestre de 2019, a queda foi ainda maior, de 11,4%. “Ambas as taxas foram as quedas mais intensas da série, iniciada em 1996. No acumulado dos quatro trimestres terminados em junho, houve queda de 2,2% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores”, informou o IBGE no comunicado oficial.

Brumado: Projeto de Lei que trata de abertura de créditos suplementares é aprovado com redução de 40% para 2% Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão desta segunda-feira (31), o Projeto de Lei 018/2020, de autoria do Executivo, foi votado. Através do mesmo, o prefeito solicita a ampliação do limite para abertura de créditos suplementares na execução do orçamento do exercício do ano de 2020. O mote do projeto, que foi apreciado e votado em caráter de urgência urgentíssima, visa dar ao Município 40% do remanejamento do orçamento anual, que gira em torno de R$ 210 milhões. Na oportunidade, a proposta foi aprovada com emenda modificativa, ou seja, foram concedidos 02% de crédito suplementar para o exercício de 2020 do orçamento municipal. Segundo a liderança do prefeito na câmara, o montante de 40% é necessário, especialmente para que a transferência seja feita para a área da saúde. Em contrapartida, os vereadores da oposição recomendaram que o prefeito abra um diálogo com os vereadores e comprove a necessidade desta percentagem no remanejamento. 

Governo anuncia auxílio de R$ 300 por mais 4 meses Foto: Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro informou nesta terça-feira (1º) que o Auxílio Emergencial será de R$ 300 por mais 4 meses. O valor do benefício, criado para anteder trabalhadores informais que perderam renda em razão da pandemia do novo coronavírus, foi anunciado após reunião do presidente com ministros e parlamentares aliados no Palácio da Alvorada. “Agora resolvemos prorrogá-lo [o auxílio] por medida provisória até o final do ano. O valor definido agora há pouco é um pouco superior a 50% do Bolsa Família. R$ 300 reais”, disse o presidente. Bolsonaro disse que o valor é menor que os atuais R$ 600, mas “atende” o que se espera do programa. “O valor como tínhamos dizendo, R$ 600 é muito para quem paga, no caso o Brasil. Podemos dizer que não é um valor suficiente muitas vezes para todas as necessidades. Mas basicamente atende”, completou o presidente. A criação do auxílio, em abril, previa três parcelas de R$ 600, até julho. O auxílio foi prorrogado uma primeira vez por mais duas parcelas de R$ 600 e, nas últimas semanas, as alas política e econômica do governo discutiram o novo valor do benefício.

Brumado: PM prende homem com mandado de prisão em aberto por tentativa de estupro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após compartilhamento de informações entre policiais lotados na 7ª CIPM (Eunápolis) e o oficial coordenador de área da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), chegou-se à denúncia de que um indivíduo acusado de tentativa de estupro, furto qualificado e roubo estaria residindo em Brumado. Ele teve o mandado de prisão preventiva decretado pelo juiz Heitor Awi Machado de Attayde da 2ª Vara Criminal da Comarca de Eunápolis. A guarnição localizou o mesmo próximo a sua residência, localizada no Bairro Malhada Branca, momento em que o referido mandado foi lido. Diante dos fatos, o cidadão foi conduzido para a sede da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde foram tomadas as medidas cabíveis.

AVA Bravo: Sistema de aprendizagem online conta com mais uma atualização importante

Nesta segunda-feira (31), o ambiente virtual de aprendizagem do Sistema de Gestão Educacional - SGE Bravo! passou por mais uma atualização importante. Segundo a equipe técnica do sistema, a nova versão do ambiente conta, agora, com a possibilidade de acesso por parte de monitores e professores de reforço. Isso possibilitará aos alunos o acesso as atividades complementares. “O AVA Bravo! vem sendo aperfeiçoado a cada dia. Desde a sua criação foram várias alterações importantes que visam garantir uma melhor experiência ao usuário. Isso só é possível devido à dedicação constate que a equipe técnica e pedagógica destina ao ambiente. É um trabalho exaustivo, uma vez que é feita uma prototipagem de cada atualização”, comentou Darlan, responsável pela equipe de suporte da empresa WSouza.

Eleições 2020: Justiça Eleitoral nega retirada de vídeos das redes sociais de Fabrício Abrantes em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Acionado judicialmente pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), legenda do prefeito Eduardo ima Vasconcelos, de Brumado, o pré-candidato a prefeito Fabrício Abrantes (DEM) respondeu a peça atribuindo a uma postura típica de regimes autoritários. A representação pede a retirada de vídeos que criticam o governo das redes sociais de Fabrício. “Depois de 16 anos no poder Eduardo acha que é o dono da cidade. Mas não é bem assim. Recentemente ele ingressou com uma ação na justiça eleitoral pedindo que vídeos que denunciam irregularidades e problemas em Brumado fossem retirados das nossas redes sociais. Mas a justiça está sendo feita. Os vídeos foram mantidos por serem verdadeiros e por contarem de maneira nua e crua o que o povo de Brumado vivencia todos os dias na zona rural e na sede”, disse. Abrantes critica a postura do partido que na sua avaliação tenta censurar a pré-campanha. “O tempo da ditadura e do autoritarismo já passou. E com a vontade de mudança que o povo de Brumado mostra nas ruas, o tempo do seu governo Eduardo, também já tá passando. Vamos continuar fazendo uma campanha que fala a verdade e que coloca o povo de Brumado em primeiro lugar. Vamos continuar denunciando os vícios e os problemas da sua administração, mas também apresentando propostas e ideias para mudar a vida de quem mais precisa. E não adianta tentar nos calar, porque a nossa voz está cada vez mais forte”, concluiu.

Polícia fecha o cerco para inibir encontros com paredões de som em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, Polícia Militar e a Polícia Civil se uniram em uma operação para combater os encontros sociais com o uso de paredões de som (veja aqui). Essas aglomerações têm sido cada vez mais comuns em cidades do interior. Ao site Achei Sudoeste, a Major Cleise Costa, comandante da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), relatou que a ação visa inibir a formação de aglomerações que possam disseminar o coronavírus, bem como combater a poluição sonora. “No último sábado (28), pessoas insistiam em se aglomerar, principalmente nos locais de maior frequentação, como, por exemplo, o Posto de Combustíveis Joaquim Neto, na BA-156. É um local mais disperso, mas não distante da proliferação e contaminação de Covid-19 em razão da aglomeração”, destacou. Na oportunidade, os veículos com a aparelhagem de paredão de som foram apreendidos. "Em Livramento, já foram apreendidos no total 6 veículos", informou a Major.

Médicos alertam sobre riscos de álcool em gel respingar nas crianças Foto: Divulgação

Em plena pandemia de Covid-19, autoridades de saúde advertem para um outro problema que vem ocorrendo paralelamente aos esforços para conter a contaminação pelo SARS-Cov-2. Em um alerta emitido nesta segunda-feira (31), elas relatam um aumento no número de casos de crianças diagnosticadas com distúrbios oculares provocados pelo contato de gel hidroalcoólico com os olhos. Por isso, a recomendação é para que os pais tenham muito cuidado para não deixar que crianças pequenas usem os dispensadores de álcool em gel sozinhas, após o relato de cerca de 60 casos de projeções nos olhos “que levaram a problemas oculares”. “Entre 11 de maio e 24 de agosto de 2020, foram registrados nos Centros de Envenenamento 63 casos" de crianças que respingaram gel hidroalcoólico nos olhos e “apresentaram sintomas oculares, com idade média de 4 anos”, alertou o Ministério da Saúde francês em uma nota à imprensa, após levantamento das ocorrências ocorridas em estabelecimentos abertos ao público. Em três quartos dos casos, essas projeções acidentais da sustância ocorreram “em uma loja ou em um shopping center”, onde os distribuidores disponíveis “muitas vezes estão ao nível dos olhos das crianças” e “podem ser percebidos como uma brincadeira”, especialmente quando o dispositivo pode ser operado “por pedal ou automaticamente”, explicam as autoridades. Desses casos, 20% foram tratados em emergências. Na maioria das vezes, os sintomas apresentados eram vermelhidão, dor ou inflamação do olho ou da pálpebra, enquanto “dois casos resultaram em danos na córnea, reversíveis após tratamento dos sintomas”.

Justiça eleitoral convoca voluntários para atuarem como mesários e procura é considerada boa em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Justiça Eleitoral deu início à convocação dos cidadãos que irão atuar como mesários nas próximas eleições municipais. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o chefe do Cartório Eleitoral da 90ª Zona, Ígor Araújo, explicou que embora a convocação de mesários seja compulsória, ou seja, sem possibilidade de recusa, à exceção da justa causa, a Justiça Eleitoral vem realizando, nos últimos anos, campanhas para que as pessoas se voluntariem para exercer a função. “As pessoas devem compreender a importância disso para o processo democrático”, citou. Em Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, Araújo relatou que muitas pessoas têm se voluntariado para desempenhar a função. “Nós reforçamos esse pedido da Justiça Eleitoral: se você não integra o grupo de risco da Covid-19, venha ser um mesário voluntário. A convocação e o treinamento serão virtuais. No dia da eleição, todos os protocolos de segurança serão seguidos”, apelou. 

Vitória da Conquista: Avião apreendido do tráfico é vendido por R$ 800 mil em leilão Foto: Divulgação/SSP-BA

O avião modelo Cessna Aircraft, prefixo PR-OIE, usado por uma facção criminosa para transportar cocaína e apreendido pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) no município de Vitória da Conquista, foi vendido por R$ 800 mil em leilão promovido pela Polícia Civil da Bahia e pelo Ministério da Justiça, na manhã desta segunda-feira (31). Além da aeronave, 22 veículos também apreendidos com facções criminosas, durante operações policiais contra o tráfico de drogas, estão sendo oferecidos no leilão virtual.

Brumado: Trabalhadores da cultura devem se cadastrar para receber auxílio emergencial

A comissão da Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Cultura (Secult), prosseguirá com as ações necessárias para aplicabilidade da Lei Federal nº 14.017/2020, conhecida como Lei Emergencial Aldir Blanc. As ações emergenciais previstas são direcionadas aos trabalhadores da cultura, aos espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias que tiveram suas atividades interrompidas por força da pandemia da Covid-19. Para tanto, o Governo do Estado disponibilizou a plataforma do Cadastro Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Cultura, que servirá de base para o acesso ao Auxílio Emergencial da Lei Aldir Blanc, disponível no site www.cultura.ba.gov.br. Todos os trabalhadores da cultura devem acessar a plataforma para efetivar a sua inscrição. Em breve, será disponibilizado um link às entidades que quiserem se habilitar ao recebimento do subsídio para realizarem o cadastro obrigatório. Através da Lei, será repassado ao município de Brumado o montante de R$ 491.420,96 para ações que compreendem o auxílio emergencial a espaços culturais, lançamento de editais e outros mecanismos de apoio à cadeia econômica da cultura. Segundo o secretário municipal de cultura, João Nolasco, o cadastramento dos espaços culturais é importante para a construção do mapeamento que irá orientar os próximos passos e deliberações em relação aos procedimentos de Lei. 

O Banco Central informou que lançará, às 13h30 da próxima quarta-feira (2), a nova nota de R$ 200. A cédula, com a imagem do lobo-guará, começa a circular no mesmo dia. A imagem da foto, no entanto, permanece sob sigilo. O desenho, a cor e as informações de segurança só serão revelados na quarta-feira, quando a cédula entrará em circulação. Essa será a sétima cédula da família de notas do Real. O Banco Central encomendou à Casa da Moeda a produção, até dezembro, de 450 milhões de cédulas do novo valor. Essa será a primeira cédula de um novo valor da família do real em 18 anos. A última cédula, a de R$ 20, tinha sido lançada em 2002. Um ano antes, em 2001, surgiu a nota de R$ 2. No meio tempo, houve a aposentadoria da nota de R$ 1, em 2005. Em comum, os lançamentos de cédulas têm um mesmo objetivo: diminuir as transações feitas com dinheiro vivo, economizando com impressão de papel moeda. De acordo com o G1, outro motivo apontado é a necessidade de fazer frente ao pagamento do auxílio emergencial – estimado em mais de R$ 160 bilhões considerando as cinco parcelas aprovadas. Boa parte dos beneficiários, sobretudo os de menor renda, preferiu sacar o benefício em espécie. Apenas segundo números da Caixa Econômica Federal, mais de 20 milhões de saques foram feitos até essa quarta-feira.

Brumado: Aberto período das convenções partidárias para escolha dos candidatos aos cargos eletivos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira, 31 de agosto, foi aberto o período de realização das convenções partidárias para que as legendas escolham os seus representantes para disputa de cargos eletivos no próximo pleito. O período de convenções se encerra no dia 16 de setembro. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o chefe do Cartório Eleitoral da 90ª Zona, Ígor Araújo, explicou que, até o momento, o que temos são apenas pré-candidatos. “A candidatura só existe a partir do momento em que ocorre essa escolha em uma convenção partidária e posterior registro perante a justiça eleitoral”, destacou. Segundo Araújo, as duas novidades para as convenções deste ano são: o fim das coligações proporcionais para o cargo de vereador e a possibilidade de realização de convenções na modalidade virtual, em razão da pandemia. Após as convenções, os partidos terão até às 19h do dia 26 de setembro para registrar a candidatura dos seus representantes na Justiça Eleitoral. A partir desta data, será iniciado o calendário eleitoral propriamente dito, com todos os atos de campanha.

Arquivo