Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2021
fechar

Facebook anuncia mudança de nome para 'Meta' Foto: Getty Images

O diretor-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou nesta quinta-feira, 28, que o nome da empresa-mãe mudará para “Meta” para representar um futuro para além das atribulações enfrentadas pela gigante rede social. “Aprendemos muito ao enfrentar questões sociais e viver em plataformas fechadas, agora chegou a hora de pegarmos tudo o que aprendemos e ajudar a construir o próximo capítulo”, disse Zuckerberg durante uma conferência anual de desenvolvedores. “Nossos aplicativos e suas marcas não vão mudar”, acrescentou. A mudança não afeta a rede social, que continua como Facebook, mas sim a empresa detentora também de Instagram e WhatsApp. O nome completo será Meta Inc., em substituição ao antigo Facebook Inc.SDRFG. O anúncio ocorre após a mídia internacional revelar que o Facebook sabia que radicalizava seus usuários e que o Instagram é “tóxico” para adolescentes. O caso ganhou os holofotes depois que Frances Haugen, ex-funcionária do Facebook, compartilhou milhares de documentos internos da empresa com jornalistas.

Polícia Militar doa roupas a população carente em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/SSP-BA

Mais de 90 peças de roupas, entre infantis, femininas e masculinas, além de 42 brinquedos foram doados nesta quinta-feira (28), pela Base Comunitária de Segurança Nova Cidade, a famílias em situação de vulnerabilidade social, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Ao todo, 12 kits de roupas masculinas, 18 kits de roupas femininas infantis, 14 kits de roupas para recém-nascidos e 15 kits de roupas femininas foram arrecadados pelos militares através de pais e alunos do Educandário Ideal. Os itens foram entregues aos assistidos pela Patrulha Comunitária nos bairros de Veloso, Nova Cidade, Alto do Panorama, Nova Esperança e Pedrinhas. “Selecionamos famílias compostas por adultos, crianças e idosos, observando as necessidades”, detalhou o comandante da BCS, tenente Marcus Vinicius Sampaio Rodrigues. O oficial contou ainda que o protocolo de distanciamento social e de uso de equipamentos de proteção individual foram seguidos.

TSE cassa deputado que divulgou fake news sobre urnas eletrônicas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quarta-feira (28), por 6 votos a 1, a cassação do deputado estadual Fernando Francischini (PSL-PR), por disseminar fake news sobre a segurança das urnas eletrônicas, durante as eleições de 2018. A decisão é a primeira do tribunal relacionada ao ataque feito por políticos ao sistema eleitoral vigente. De acordo com órgão, o uso indevido dos meios de comunicação pode configurar abuso de poder econômico. Além de perder o mandato, Francischini fica ainda inelegível por oito anos. Em post na rede social, o parlamentar lamentou a decisão e disse que pretende recorrer. Ele informou que vai retomar o cargo de delegado da Polícia Federal no estado. “Lamento demais essa decisão que afeta mandatos conquistados pela vontade do eleitor. Agora, reassumo meu cargo de delegado na Polícia Federal, mas não vou desistir. Nós vamos recorrer e reverter essa decisão”, disse. O relator do caso no TSE, ministro Luís Felipe Salomão, entendeu que a conduta de propagar desinformação pode configurar uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder político. Segundo informações do G1, essa foi a primeira vez que a Corte discutiu essa questão.

Mães acionam MPE para que Brumado cumpra a lei facultativa nas escolas de tempo integral Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um grupo de mães de comunidades rurais de Brumado acionou o Ministério Público Estadual (MPE) para intervir e obrigar o Município a cumprir a lei que torna o tempo integral facultativo nas escolas da rede pública de ensino. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Núbia Gomes Leite, moradora de Furado de Maria Nova, informou que o órgão protocolou a representação e disse que o caso será analisado. “Estamos aguardando uma resposta da Promotoria. Nosso próximo passo é tentar agendar uma audiência pública com o promotor. Também vamos solicitar o uso da tribuna livre na Câmara de Vereadores para reivindicarmos os nossos direitos e exigir que a lei seja cumprida”, cobrou. Gomes esclareceu que não é contrária ao tempo integral, apenas quer ter assegurada a opção de que suas filhas possam ser liberadas às 14h, visto que muitos pais não querem deixar as crianças o dia inteiro nas escolas. “Há muitos relatos de cortar o coração. Pra nós da zona rural é pior ainda porque, mesmo se quisermos tirar nossos filhos à força 12h, não tem como, pois moramos distantes e o transporte não passa na escola nesse horário”, afirmou. Por fim, Núbia contou que o grupo está confiante de que conseguirá, através do MP, fazer com que o Município cumpra a lei no que diz respeito ao tempo integral na rede municipal. “Vamos vencer!”, completou.

Brumado: Mãe implora por direito facultativo a escola em tempo integral para filha fazer curso profissionalizante Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mãe de uma adolescente de 15 anos, Elisabete Rodrigues cobra o direito da filha de não cumprir todo período integral em escola da rede municipal de ensino de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela relatou que a filha gostaria de fazer um curso profissionalizante no turno vespertino, porém está impedida por conta das aulas em tempo integral. Rodrigues disse que já tentou, por diversas vezes, negociar a liberação de sua filha com a diretoria da escola e com a própria Secretaria de Educação, mas sem sucesso. “Eles só liberam a partir de 16h30. Eles não estão nem aí para as crianças. Estão mais preocupados com os horários da escola. O que a gente fala não é levado em consideração”, criticou. Embora tenha apresentado à diretoria da escola de sua filha a lei, aprovada na Câmara Municipal, que torna facultativo o tempo integral na rede pública, Elisabete contou que a resposta é sempre de que o ensino integral é obrigatório. “Esse documento não vale nada pra eles. Estão obrigando os alunos a permanecerem nas escolas até às 16h30 fazendo aula de violão, xadrez, nada de extraordinário. Minha filha tem 15 anos, ela quer fazer um curso profissionalizante pra trabalhar ano que vem como jovem aprendiz, mas eles não levam isso em consideração. Estamos de pés e mãos atadas. Se é lei tem que ser cumprido”, completou.

Embasa pede reajuste de 13,73% na tarifa de água após dois anos sem aumento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Embasa solicitou à Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) o reajuste de 13,73% nas contas de água. As informações são do Bahia Notícias. A empresa justifica que os atuais valores estão defasados, uma vez que ainda são os mesmos que foram praticados em 2019. Em 2020, a Agersa resolveu não reajustar a tarifa, argumentando que, por causa da pandemia, as famílias baianas estavam enfrentando dificuldades decorrentes da retração da atividade econômica. Segundo a Embasa, o reajuste é uma adequação da tarifa à realidade, sendo necessária para manter a empresa funcionando dentro de parâmetros aceitáveis de qualidade, além de preservar sua capacidade de fazer novos investimentos. Ainda de acordo com a empresa, a demanda pela água tratada e pelo esgotamento sanitário é sempre crescente e faz parte da função social da Embasa atender a essa necessidade da população, com a construção de novas adutoras, sistemas de abastecimento e estações de tratamento de esgoto em toda a Bahia.

Malhada de Pedras: PRE apreende 56 mil munições em ônibus interestadual na BR-030 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (28), uma guarnição da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) abordou no município de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, um ônibus interestadual que fazia a linha Caculé/Salvador. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, no bagageiro do veículo foram encontradas várias caixas de papelão contendo munições de diversos calibres. No total, foram apreendidas 56.700 munições. A Nota Fiscal relatava que o transporte era de 250 unidades de chumbinho pardal. O responsável pelo material não foi identificado.Todo material foi recolhido e conduzido à Delegacia Territorial de Brumado para adoção das medidas legais.

 Após 15 anos, caso de raiva em bovino é registrado em cidade do interior da Bahia Foto: Reprodução/G1

Um novo caso de raiva em bovino foi registrado no município de Queimadas, no centro-norte da Bahia. A cidade não tinha registro da doença em animais há 15 anos. O caso foi confirmado após exames realizados pelo Laboratório Central, da Bahia. Depois disso, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) iniciou monitoramento na propriedade onde o animal que está doente foi encontrado, bem como outros locais da região. De acordo com o G1, a ADAB também notificou o Centro de Controle de Zoonoses do município, para iniciar um trabalho educativo e estimular as notificações e a vacinação, que é obrigatória, em animais de outras propriedades de Queimadas. O ser humano pode contrair a doença em caso de contato com o bovino contaminado. O vírus se hospeda na urina, fezes e sangue dos animais infectados. No ano passado, quatro pessoas morreram de raiva em todo país, de acordo com o Ministério da Saúde. Mesmo com a confirmação do caso da doença, a comercialização de carne segue liberada no município porque a maioria dos produtos tem selo de inspeção, conforme a ADAB. No ano de 2020, foram registrados 27 casos da doença na Bahia. Já este ano, são 28, até está quinta-feira (28). Segundo dados do IBGE, o município de Queimadas possui rebanho de 38.217 bovinos.

Servidores de Iuiu visitam Brumado para conhecer modelo das Escolas em Tempo integral Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma equipe da Secretaria de Educação da cidade de Iuiu esteve em Brumado, na última semana, para conhecer de perto o modelo de funcionamento da Escolas em Tempo Integral. Implantando na gestão do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), o modelo se estende hoje a 100% das escolas da rede municipal, sendo considerado um case de sucesso. Na oportunidade, a equipe de Iuiu, composta pela secretária de educação e cultura e diretora do Sertão Produtivo, Elizete Alves de Souza Pereira, pela Coordenadora de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, Valderlúcia Fernandes Rodrigues Noronha, pela Coordenadora de Educação Infantil, Bruna Graciela Barros Lima Batista, e pelo Coordenador de Prestação de Contas, Edicarlos Alves de Oliveira, se reuniu com o prefeito e o secretário municipal de educação, João Nolasco, para discutir detalhes do projeto.

Quatro estudantes de Medicina são suspeitos de fraudar documentos em universidade no oeste da Bahia Foto: Reprodução/G1

Quatro estudantes de Medicina do Centro Universitário Francisco de Barreiras (Unifasb), na região oeste da Bahia, são investigados por uso de documentação falsa para entrar na instituição. A universidade informou que foi notificada do caso pela Polícia Civil. As investigações do caso começaram no estado de Goiás. Ao todo, 19 pessoas são investigadas pelo mesmo crime. Dezessete delas teriam sido presas na cidade de Goianésia, uma em Formosa – ambas cidades goianas –, e a 19ª em Barreiras. Nesta quinta-feira (28), o G1 tentou contato com a delegacia de Barreiras, para saber informações sobre os investigados e se todos serão presos, mas não conseguiu falar. O G1 também procurou a assessoria da Polícia Civil, que não informou sobre prisões no estado. A Unifasb informou que entregou todos os documentos solicitados pela polícia, para investigação. Disse ainda que uma auditoria interna das documentações está sendo feita com as instituições de origem e que, caso seja comprovada a fraude, os estudantes serão expulsos da instituição. Ainda em nota, a universidade disse que segue rigorosamente todas as legislações, e que atua de acordo com as normas e determinações do Ministério da Educação.

Ex-prefeito de Candiba é multado por atraso no repasse ao INSS, diz TCM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) julgaram procedente tomada de contas especial lavrado contra o ex-prefeito de Candiba, Jarbas Henrique Martins Oliveira (PSB), pelo pagamento de R$ 39.005,10 em juros e multas, com danos ao erário, decorrentes do atraso no adimplemento de obrigações previdenciárias junto ao INSS nos exercícios de 2017 e 2018. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o relator do processo, conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, imputou multa de R$ 1,2 mil ao gestor. O processo foi analisado e julgado na sessão desta quinta-feira (28), realizada por meio eletrônico. O conselheiro Fernando Vita apresentou voto divergente, incluindo na decisão a determinação de ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$ 39.005,10 e a formulação de representação ao Ministério Público Estadual (MPE). Mas, por maioria dos votos, foi mantida a decisão do relator. O conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna entende que a irregularidade apontada no termo de ocorrência não deve, necessariamente, conduzir a condenação ao ressarcimento ou mesmo a formulação de representação ao Ministério Público Estadual, “salvo em caso de reincidência”. Ele ressaltou que os débitos, em sua maior parcela, vêm de longa data e criam obrigações e dificuldades para as futuras gestões. Cabe recurso da decisão.

Eleições 2018: Por unanimidade, TSE arquiva cassação da chapa de Bolsonaro Foto: Marcos Corrêa/PR

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (28) por 7 votos a zero arquivar por falta de provas duas ações que pediam a cassação da chapa que elegeu o presidente Jair Bolsonaro e o vice-presidente Hamilton Mourão. Durante a sessão, o TSE também definiu que, nas eleições de 2022, o uso de aplicativos de mensagens instantâneas “para realizar disparos em massa, promovendo desinformação, diretamente por candidato ou em seu benefício e em prejuízo de adversários políticos” pode configurar abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação social. Ainda durante o julgamento, o ministro Alexandre de Morares, que presidirá o TSE nas eleições de 2022, afirmou que a Justiça Eleitoral “não será pega de surpresa” em 2022 como “o Brasil foi pego de surpresa em 2018 por essas milícias digitais”. “Nós já sabemos como são os mecanismos, quais são as provas que devem ser obtidas e como. E não vamos admitir que essas milícias digitais tentem novamente desestabilizar as eleições, as instituições democráticas, a partir de financiamentos espúrios, não declarados, a partir de interesses econômicos também não declarados e que estão sendo investigados. Porque aqueles que auxiliaram depois tiveram uma contrapartida”, declarou o ministro. As ações julgadas pelo TSE acusaram a chapa Bolsonaro-Mourão de ter cometido abuso de poder político e econômico por disparos de mensagens em massa em redes sociais durante a campanha eleitoral de 2018.

Guanambi: Secretaria de Meio Ambiente apreende pássaros silvestres em cativeiro Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (27), fiscais da Secretaria de Meio Ambiente de Guanambi, a 141 km de Brumado, apreenderam pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, no total, 13 exemplares, muitos ainda filhotes, foram encontrados em gaiolas após uma denúncia de crime ambiental. Entre as espécies: pássaros pretos, sofrês, periquitos-manga e maracanã nobre. Os fiscais realizaram um processo de avaliação e triagem e devolveram os animais ao seu habitat natural. O autor responderá na forma da legislação vigente, além de pagar multa.

Brumado: Esgoto a céu aberto gera transtornos à saúde de moradores e polui Rio do Antônio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um esgoto a céu aberto na Rua Saldino Lopes, às margens da BR-030, na Vila Presidente Vargas, em Brumado, tem causado uma série de transtornos aos moradores. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a dona de casa Marta Gomes dos Santos relatou que o mau cheiro que exala do esgoto é tão forte que os moradores sentem ardência no nariz e dor de cabeça. “Temos que trancar tudo e ficar presos dentro de casa. Nem na porta e no quintal podemos ficar mais”, acrescentou. O rio de esgoto, segundo a moradora, prejudicou até mesmo as crianças, que não podem mais brincar na porta de casa. Além dos prejuízos aos moradores, o esgoto também impacta no meio ambiente, visto que deságua no Rio do Antônio. “Tá sendo muito ruim pra nós. Estamos sofrendo”, resumiu. 

Homem que esfaqueou mulher que recusou namoro é preso no interior da Bahia Foto: Reprodução

Um homem de 30 anos teve o mandado de prisão cumprido nesta segunda-feira (25), no município de Capim Grosso, no interior da Bahia. Em julho, ele atacou uma mulher de 20 anos e a deixou gravemente ferida. O motivo da agressão foi a recusa da mulher, que não aceitou namorar com o suspeito. A prisão foi cumprida pela Delegacia Territorial de Capim Grosso. Ele foi encontrado após uma denúncia de que jogaria uma partida de futebol no bairro Planaltino. Ele foi custodiado e segue à disposição da justiça.

Brumado: 'Votar com consciência', diz vereador ao cobrar respostas sobre projeto de hospital particular Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão legislativa da última segunda-feira (25), o vereador Beto Bonelly (PSB) voltou a cobrar da prefeitura esclarecimentos sobre o projeto de lei para doação de um terreno para construção de hospital particular no município de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar esclareceu que não é contrário à doação do bem público, porém a questão precisa ser debatida com cautela. “Como surgiu essa ideia e de quem partiu a iniciativa? Houve a consulta da comunidade médica e dos empresários do município acerca do interesse em participar deste projeto? Qual será a fonte de custeio deste empreendimento? Haverá disponibilidade de verba pública? Por que o Município não abre uma concessão para que as empresas necessárias ofereçam melhores incentivos sociais para atendimento à população?”, questionou. Bonelly enfatizou que a Medical Consult - Serviços Médicos Ltda, empresa que pode receber o terreno avaliado em R$ 5 milhões, possui capital social de apenas R$ 8 mil, o que não condiz com a dimensão do empreendimento. “A empresa não tem nenhuma experiência técnica no ramo de desenvolvimento dos serviços de saúde”, criticou. Por fim, o vereador argumentou que as informações são muito importantes para embasar o seu voto e dos demais colegas. “Quero votar com consciência nesse projeto”, completou. Na oportunidade, Bonelly solicitou a presença do secretário municipal de saúde e do proprietário da referida empresa em sessão legislativa para esclarecer todos os questionamentos suscitados.

Dom Odontologia Premium: As principais vantagens de usar invisalign

O Invisalign é um modelo de aparelho ortodôntico removível confeccionado em material transparente SmartTrack que o ajuda a ter o sorriso que deseja muito mais rápido. O material utilizado é capaz de aplicar uma força ainda mais exata nos dentes que precisam de movimentação para que você tenha o sorriso alinhado que sempre sonhou. As principais vantagens do aparelho invisível Invisalign são: Muito mais conforto para você; tratamento até 2x mais rápido; aparelho totalmente discreto; praticidade garantida; total liberdade dia a dia; menos visitas ao dentista e tratamento com mais eficiência. Agende sua avaliação e transforme sua vida através de um novo sorriso! A Dom Odontologia Premium funciona na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 570 - 1º andar. Os telefones são (77) 3441-0728 e (77) 98108-8430 (WhatsApp).

Motorista que fugiu após atropelar idoso em Guanambi é preso pela Polícia Militar em Igaporã Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (27), uma ação conjunta entre o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Guanambi e a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Caetité promoveu pontos de bloqueio entre as cidades para localizar o motorista de um caminhão baú que atropelou um idoso, em Guanambi e fugiu. Segundo informou a 94ª CIPM ao site Achei Sudoeste, em um desses pontos, na BR-430, próximo à cidade de Igaporã, a 149 km de Brumado, o veículo foi interceptado. “A vítima foi socorrida em estado grave para o Hospital Geral de Guanambi. O motorista do caminhão, de 55 anos, foi localizado e apresentava visíveis sinais de embriaguez”, explicou o comandante da 94ª CIPM, major Osvaldo Vidal. De acordo com o titular da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Guanambi), delegado Clésio Magalhães, o suspeito segue custodiado na Delegacia Territorial (DT/Guanambi), e à disposição da Justiça. “O ciclista está aguardando transferência para uma UTI”, finalizou o delegado.

Revele suas fotos na Criative Fotografia em Brumado

Não deixe suas melhores lembranças apenas na memória. Materialize-as através de revelações. Na Criative Fotografia, as revelações custam a partir de R$ 0,60 centavos. Venha visitar a nossa loja na Rua Oflávio Silveira Torres, nº 27 (ladeira do antigo cinema) ou entre em contato conosco através do WhatsApp (77) 99942- 0844.

Poções: Justiça determina afastamento de chefe de gabinete, que é ex-prefeito da cidade Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O chefe de gabinete da prefeitura de Poções, no Sudoeste baiano, foi afastado pela Justiça. Segundo a TV Sudoeste, o acusado foi identificado Otto Wagner de Magalhães (PCdoB), ex-prefeito da cidade. Ele é marido da atual prefeita Irenilda Cunha de Magalhães (PCdoB), a Dona Nilda. Conforme o Ministério Público do Estado (MP-BA), o homem, que não teve a identidade revelada, é acusado de ter feito despesas não autorizadas por lei em desrespeito às normas financeiras. De acordo com o promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite, autor da ação, o suspeito quando cumpria o mandato de prefeito municipal, entre 2013 e 2016, teria ordenado e efetuado pelo menos 196 vezes despesas não autorizadas por lei. O parquet informou que uma representação do município de Poções revelou que o acionado teria criado um evento na folha de pagamento dos servidores públicos municipais denominado “adicional informado”. O prejuízo gerado foi de R$ 2,9 milhões aos cofres públicos.

Brumado: CDL está comercializando certificado digital para profissionais de saúde

Em Brumado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) está comercializando o “e-Saúde”, certificado digital direcionado para todos os profissionais da área de saúde. Segundo a CDL, o e-Saúde proporciona vantagens de valor, segurança, agilidade e confiabilidade que o certificado e-CPF Plus fornece. Além disso, poderão assinar digitalmente prescrições médicas, atestados digitais e ainda garantir o armazenamento de informações dos pacientes em sistema para os hospitais que possuem PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), dentre outras facilidades. Agende a sua certificação digital SPC pelos telefones (77) 3441-1222 e (77) 99976-2714.

Iramaia: Agricultores recebem equipamentos e insumos Foto: Divulgação/SDR

Os agricultores e agricultoras familiares da Comunidade Novo Acre, no município de Iramaia, na Chapa da Diamantina, receberam, nesta terça-feira (26), do Governo do Estado, equipamentos e insumos, que irão contribuir para assegurar a segurança alimentar e nutricional. Na ação, foram investidos R$ 55 mil, por meio do projeto Bahia Produtiva.  As entregas foram feitas à Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Novo Acre, e incluem caixas d´água, telas sombrite, esterco, pulverizador, regadores manuais e sementes para produção de hortaliças e outros alimentos como milho e feijão.  A Associação foi selecionada no edital Emergencial de Segurança Alimentar e Nutricional, que vem investindo mais de R$ 15 milhões em ações direcionadas para a produção de hortaliças, frutas, raízes e plantas alimentícias não convencionais (PANC). Além dos recursos, os agricultores e agricultoras familiares têm o apoio fundamental das instituições prestadoras de assistência técnica e extensão rural (Ater). A chegada dos investimentos vai diversificar a produção, segundo o assistente territorial da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Pablo Rocha: “É o início de um sonho sendo materializado na comunidade. Ampliando seus quintais, os agricultores poderão ter a soberania alimentar e comercializar o excedente”.  Os contratos de assistência técnica nesse edital foram estabelecidos entre entidade privadas e consórcios públicos com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater). Nesse caso, a prestadora da assistência técnica será o Centro de Formação e Organização Comunitária (Ceforc).

Ortopedista Cláudio Freitas atende na Clínica Exame em Brumado

O Laboratório Exame pensando sempre nos melhores profissionais para ofertar a população Brumadense, inicia a parceria com o profissional Cláudio Freitas, médico ortopedista, graduado em Medicina – Universidade Estadual de Montes Claros (MG), possui Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo hospital Santa Casa de Montes Claros, é membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Cirurgia do Joelho pelo Hospital Ortopédico de MG. Destaca que, Sentir dor não é normal, e da mesma maneira que procuramos um médico quando não nos sentimos bem, seja por febre, desconforto gástrico, tonturas ou feridas na pele, também é preciso procurar um ortopedista quando há dores nos ossos, nos músculos ou nas articulações. Dr. Cláudio ressalta que os tratamentos da ortopedia são destinados para pessoas que apresentam problemas congênitos como malformações ou disfunções. Também atende aos pacientes que desenvolvem essas complicações ao longo da vida ou que as têm como sequela de traumas e acidentes. Confira algumas das condições que um ortopedista costuma tratar: problemas de crescimento; dedo em gatilho; lombalgia; hérnia de disco; síndrome do canal cárpico; tendinite; artrose; bursite; dedo em botoeira, lesões dos meniscos; ruptura de ligamentos; fratura do colo femoral; entorses; joanete; dedo em garra; pé diabético; fasceíte plantar. A Clínica Exame conta com uma equipe de profissionais qualificados e capacitados para lhe atender com toda excelência que você merece! Tudo isso alinhado à um ambiente convidativo e aconchegante, oferecendo valores acessíveis a população. Entre em contato conosco e agende sua consulta pelos telefones: (77) 3441-9286 ou (77) 99991-5757. Estamos Localizados na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 655, no centro de Brumado.

PRF realiza reunião para instalação de posto avançado em Caetité Foto: Divulgação/PRF

O Superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, Virgílio de Paula Tourinho, visitou nesta terça-feira (26) o prefeito da cidade de Caetité, Valtécio Aguiar (PDT). A reunião também contou com a presença do Superintendente Executivo da PRF da Bahia, Sérgio Freitas, o chefe da Delegacia da PRF de Vitória da Conquista, Frederico Leito e do secretário municipal de Serviços Públicos, Francisco Filho. O encontro teve como objetivo discutir a instalação de uma unidade operacional da PRF em trecho rodoviário federal que corta o município. Durante a reunião, o prefeito explanou as peculiaridades da região e manifestou o desejo de receber um posto da PRF, visto que a cidade está localizada em um entroncamento que liga às rodovias BR-030, BR-122 e BR-430, de grande fluxo de veículos, pessoas, bens e mercadorias. Na oportunidade, o superintendente da PRF da Bahia ressaltou que, inicialmente, será instalado um posto avançado de policiamento e fiscalização em Caetité para levantamento estatístico, monitoramento de veículos e pessoas, campanhas educativas de trânsito nas escolas, ações de combate ao crime e de prevenção e redução da gravidade dos acidentes de trânsito. A previsão é que o posto comece a funcionar no início do ano de 2022.

Brumado: Agentes de endemias vão utilizar novo larvicida no combate ao aedes-aegypti Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Atualmente, o município de Brumado está trabalhando com uma nova tecnologia para reforçar as ações de prevenção e controle das arboviroses. Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, o espinosade é um biolarvicida que representa uma alternativa eficiente no controle das larvas do mosquito, pois pode ser adicionado em qualquer lugar que acumule água e tenha potencial para ser um criadouro. Além disso, o espinosade apresenta segurança humana e baixo desenvolvimento de resistência, o que o torna bastante promissor no controle biológico do Aedes aegypti e do Aedes albopictus, vetores da dengue, chikungunya e Zika. A nova tecnologia também garante menor impacto ambiental por se tratar de um produto biológico. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o supervisor de endemias do município, Francislei Alves, disse que o novo larvicida já está sendo utilizado em Brumado. Segundo frisou, a tecnologia colabora para segurança do agente, da população e para eficiência no combate ao mosquito transmissor. 

Arquivo