Após a sessão legislativa da última sexta-feira (13), a bancada governista do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), na Câmara de Brumado, aguarda pela maioria em plenário para aprovar, mais uma vez, projetos impopulares que não vão beneficiar a população. Segundo o vereador Amarildo Bomfim (PSB), a bancada, juntamente com o assessor jurídico da casa, falhou na estratégia, tendo em vista que não retiraram os projetos da taxa de lixo e do código de obras e urbanismo de pauta, pois não pensaram que poderiam solicitar um requerimento verbal, conforme feito pelo vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão (veja aqui). “Várias vezes já foram solicitados no plenário o requerimento verbal e acatados”, disparou. Bomfim lembrou que o presidente em exercício, Paulo César de Souza Ferreira (PCdoB), só votaria em caso de empate em plenário, o que não ocorreria naquela sessão, visto que a bancada oposicionista estava com maioria. “Estamos sendo obrigados a esperar o dia em que a base governista tiver maioria para que os projetos sejam votados e aprovados”, reforçou. Amarildo ainda chamou de “ditadura legislativa” as manobras que seguem sendo realizadas para, segundo ele, prejudicar a população. “Quando viu que iria perder a votação dos projetos da taxa de lixo e do código de obras e urbanismo, o presidente retirou todos os projetos de pauta. O nome disso é ditadura legislativa! Um absurdo!”. Como a presidente da Câmara, Verimar Meira (PT) está diagnosticada com a Covid-19 e esteve ausente na sessão, a impressão é de que a bancada situacionista aguarda o seu retorno para que, com um empate na votação em plenário, ela aprove os projetos da taxa do lixo e do código de obras e urbanismo com o seu voto de minerva.
Neste domingo, 15 de agosto, o município de Brumado registra 9680 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 4 internações, 194 óbitos, 183 pacientes em tratamento e 9303 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
A ex-secretária de saúde do município de Caetité, Cynthia Lopes Abreu Marques, morreu neste domingo (15) após uma luta contra um câncer no pâncreas. Marques estava em tratamento desde o final do ano passado, quando foi diagnosticada com a doença e estava em tratamento no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Conforme divulgado no site Achei Sudoeste, devido ao seu tratamento na capital paulista, Lopes chegou a ingressar uma ação na justiça contra o município de Caetité, em fevereiro deste ano, para tomar a vacina da Covid-19, após o seu pedido ter sido recusado pela secretaria de saúde local (veja aqui). Com o agravamento de seu quadro clínico nos últimos dias, Abreu precisou ser internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Albert Einstein, onde acabou vindo a óbito. Enfermeira de profissão, Cynthia foi secretária de saúde de Caetité de 2009 a 2021, nas gestões dos ex-prefeitos José Barreira de Alencar Filho (PSB) e Aldo Ricardo Cardoso Gondim (PSD). Ela deixa esposo e um filho. A família ainda não divulgou o horário do sepultamento.
425 metros de fios de energia foram furtados no campo de futebol da Vila Presidente Vargas em Brumado na última semana. A informação foi divulgada pelo secretário de esportes do município, Wagner Moreira. De acordo com ele, dois boletins de ocorrência foram registrados na Delegacia Territorial de Brumado. Segundo o secretário, na última ocorrência, quase toda fiação do campo foi levada, causando prejuízos e comprometendo a retomada das atividades esportivas e de lazer no município. “Queria pedir o apoio da população, caso alguém saiba de algo que possa nos ajudar a recuperar esse material. Nos procurem ou denunciem junto à polícia, o anonimato será garantido. O que queremos é que a população e a administração pública não fiquem no prejuízo com essas ações criminosas”, disse o secretário.
Um incêndio atingiu uma fazenda na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, na sexta-feira (13). Apesar do susto, não há registro de feridos. Segundo testemunhas, o fogo começou durante a tarde e foi controlado a noite pelo Corpo de Bombeiros. Ainda segundo testemunhas, o tempo seco com vento contribuiu para que as chamas se alastrassem. De acordo com o G1, donos de fazendas, que ficam próximas à região, foram até o local para ajudar na retirada de animais do pasto.
A Justiça suspendeu a redução das tarifas de seis praças de pedágio dos trechos baianos das BRs 116 e 324 (veja aqui). Os novos valores seriam praticados no sábado (14). O Ministério da Infraestrutura informou que ainda não foi notificado da decisão, mas que vai recorrer. A suspensão atende um pedido da ViaBahia, concessionária que administra as rodovias. No pedido, a ViaBahia disse que a diminuição das tarifas acarreta em menos investimentos nas vias. O anúncio da diminuição dos valores foi feito pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por considerar que a ViaBahia não estava cumprindo cláusulas do contrato de concessão. Com isso, haveria redução de R$ 0,50 nas praças de P1 e P2, que ficam na BR-324, e de R$ 0,80 nas praças P3 a P7, localizadas na BR-116. Por meio de nota, o ministério informou ainda que a agência da ANTT fortalece a regulação e presta contas à população, que é prejudicada pelo “mau serviço da ViaBahia”.
A cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado, suspendeu neste sábado (14), a campanha de vacinação da Covid-19, o novo coronavírus de 26 anos ou mais. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma pane elétrica no refrigerador científico que armazenava as vacinas do município, pode ter afetado 3014 doses de vacinas, sendo 429 de Covid-19 e 2585 de imunizantes diversos. De acordo com a secretaria de saúde, o refrigerador, que foi doado ao município de Paramirim pela Coelba, conta com relatório diário e a equipe de imunização detectou que o aparelho tinha entrado em modo de segurança. Após notificar o Núcleo Regional de Saúde, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e o Ministério da Saúde, a cidade suspendeu a aplicação das vacinas. A secretaria de saúde local ainda não informou se as doses dos imunizantes foram perdidas. Enquanto isso, a vacinação contra o coronavírus está suspensa e uma data de retorno ainda não foi divulgada.
Neste sábado, 14 de agosto, o município de Brumado registra 9674 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 5 internações, 193 óbitos, 178 pacientes em tratamento e 9303 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado da Bahia (APLB) espalhou diversos outdoors na cidade de Brumado para alertar a população sobre os casos de Covid-19 em professores da rede pública de ensino. Nas peças, o sindicato diz que o retorno das aulas presenciais coloca em risco a vida de estudantes e professores do município. “A pressa é inimiga da prevenção”.
Em recente entrevista ao site Achei Sudoeste, um diretor disse que a APLB acionará o Ministério Público Estadual (MPE), caso a prefeitura descumpra o protocolo diante de casos de Covid-19 (veja aqui). A entidade também quer a suspensão das aulas na capital do minério.
A ex-deputada federal Flordelis foi presa em sua casa, em Niterói, por volta das 18h40 desta sexta-feira (13), pela Polícia Civil do Rio. Ela foi levada para a Delegacia de Homicídios de Niterói, onde chegou por volta das 19h15. De lá, a ex-deputada segue para o Instituto Médico Legal de Niterói, onde passará por um exame de corpo de delito, e depois para Benfica, na Zona Norte do Rio. Ao deixar a sua casa, a ex-deputada carregava uma Bíblia e repetia a seus familiares: “Amo vocês, fé em Deus”. Flordelis é acusada de ser a mandante da morte do então marido, o pastor Anderson, assassinado na porta de casa em 16 de junho de 2019 (veja aqui). Em redes sociais, Flordelis divulgou um vídeo falando que estava indo presa, e pedindo orações. “Olá gente, chegou o dia que ninguém desejaria chegar. Estou indo presa por algo que eu não fiz, por algo que eu não pratiquei. Eu não sei para quê, mas estou indo com força e com a força de vocês. Orem por mim. Orem, orem. Uma corrente de oração na internet. Busquem a deus, está bom? Um beijo, amo vocês”. A prisão preventiva de Flordelis foi decretada pela juíza Nearis dos Santos Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, dois anos e dois meses depois do crime. A decisão se dá 48 horas após a ex-deputada ter o mandato cassado no plenário da Câmara dos Deputados (veja aqui), e depois de dois pedidos de prisão: um feito pelos advogados da família de Anderson, que atuam como assistentes de acusação, outro pelo Ministério Público do Rio, protocolado nesta sexta. Até então, ela tinha imunidade parlamentar.
Dory Abravanel, uma das sobrinhas de Silvio Santos, tranquilizou internautas na noite desta sexta-feira (13) ao afirmar que o tio já está em casa. O apresentador de 90 anos de idade foi internado por precaução após testar positivo para Covid-19 (veja aqui). Além de sobrinha, Dory também trabalha na produção do Programa Silvio Santos, que teve as gravações pausadas por tempo indeterminado até que o apresentador se recupere completamente. Silvio ficou afastado das gravações de seus programas por quase dois anos e voltou ao trabalho no último dia 23 de julho, sendo muito celebrado pelos corredores do SBT. A confirmação de que ele está com Covid-19 veio na tarde desta sexta-feira.
A sessão da câmara de vereadores de Brumado desta sexta-feira (13) foi tumultuada com vereadores de oposição abandonando o plenário e o presidente em exercício, Paulo César de Souza Ferreira (PCdoB) ignorando o regimento interno. Em pauta, o poder legislativo deveria ter votado o código de obras e urbanismo e a criação da taxa de lixo. O site Achei Sudoeste entrevistou o vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão, que demonstrou insatisfação com a quebra do regimento interno do poder legislativo, quando ele solicitou um requerimento verbal para a apreciação das propostas. De acordo com ele, na pauta da próxima sessão, na segunda-feira (16), não constava os referidos projetos da taxa de lixo e do código de obras e urbanismo, já demonstrando a não apreciação dos projetos polêmicos do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). “De acordo com nosso regimento, temos o direito de solicitar o regime simples e eles passaram por cima de tudo”, disparou.
Domingão acusou que os vereadores de oposição não estão conseguindo exercer o seu papel em prol da população por conta das manobras políticas do grupo situacionista. “Estamos todos indignados e vamos acionar a justiça para que tenhamos direito de trabalhar para o nosso povo”. O vereador Beto Bonelly (PSB) disse que a bancada buscará os seus direitos jurídicos para que a comunidade não seja prejudicada. “O que deixa a gente feliz é que estamos com a população do nosso lado e temos que moralizar essa casa legislativa”. Já Amarildo Bomfim (PSB) chamou de “ditadura legislativa” as tentativas de manobras que, segundo ele, visam prejudicar a população local. “Quando você não segue a lei, você se torna ditador e eles não seguiram o regimento legislativo desta casa hoje”. Para os parlamentares, o requerimento não foi aceito por conta de que a bancada de situação estava com a minoria e os projetos seriam rejeitados em plenário. Procurado, o presidente da sessão, Paulo César, não quis comentar e alegou que a imprensa distorceria as suas palavras.
Nesta sexta-feira, 13 de agosto, o município de Brumado registra 9672 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 5 internações, 193 óbitos, 176 pacientes em tratamento e 9303 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
O apresentador Silvio Santos, de 90 anos, testou positivo para o novo coronavírus e está internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo. A informação foi confirmada por Patrícia Abravanel, nesta sexta-feira (13), por meio de seu perfil no Instagram. Segundo Patrícia, o pai está clinicamente bem: “Nosso pai está daquele jeito que a gente ama...brincando com todos, fazendo piadas, curioso, descontraindo o ambiente. Mas testou positivo para a Covid-19 e por conta da idade e necessidade de exames frequentes, os médicos decidiram interna-lo”. “Logo mandaremos mais boas notícias. Obrigada pelo carinho de sempre. Cintia, Silvia, Patrícia, Rebeca e Renata”, completou no comunicado. Devido ao diagnóstico positivo do apresentador, as gravações do “Programa Silvio Santos”, no SBT, estão suspensas.
O Projeto de Lei Complementar para instituir taxa pela utilização efetiva ou potencial do serviço público de manejo de resíduos sólidos urbanos, ou seja, a cobrança da taxa de lixo começa a tramitar na Câmara de Vereadores de Brumado, na sessão desta sexta-feira (13). O site Achei Sudoeste esteve nas ruas para ouvir a opinião da população acerca da proposta. O morador Raimundo de Jesus reprova veementemente a implementação da taxa. “Já pagamos muitos impostos. Já chega! Não dá”, disse. O aposentado Elídio José dos Santos também é contrário à cobrança. Segundo ele, o salário que ganha é muito pouco para pagar tantas despesas. “Tá injusto. É uma brincadeira”, resumiu. Para Danilo Henrique de Jesus, os vereadores devem reprovar o projeto. “Já pagamos muitos impostos. Seria mais um. Não tem necessidade nenhuma de cobrar uma taxa de lixo”, criticou.
Fumantes correm o risco de ter uma resposta imunológica mais baixa que o restante da população após receber a vacina contra a Covid-19. É o que sugere um estudo feito por pesquisadores japoneses do Utsunomiya Hospital e da Jichi Medical University. Em um estudo preliminar com 378 profissionais de saúde, com idades entre 32 e 54 anos, os pesquisadores analisaram os níveis de anticorpos protetores induzidos pela vacina da Pfizer, usando amostras de sangue obtidas cerca de três meses após a aplicação da segunda dose. A primeira constatação do estudo foi que participantes mais velhos tinham menos anticorpos que os mais novos, algo já visto em trabalhos anteriores de outros grupos de estudo. Depois de levar em consideração a idade, os únicos fatores de risco para níveis mais baixos de anticorpos eram sexo masculino e tabagismo. Os pesquisadores especulam que a diferença de sexo não esteja relacionada a fatores biológicos, e, sim, porque as taxas de tabagismo eram duas vezes mais altas nos homens do que nas mulheres: 61% das pessoas do sexo masculino que participaram do estudo fumavam, contra 31% do sexo feminino. “O cigarro não é bom para nada e tem relação com pelo menos 45 doenças. Nós sabemos que existem receptores de nicotina espalhados pelo corpo inteiro, inclusive no baço, órgão importante relacionado ao linfócito T (célula com função imunológica). Acredito que a diminuição de anticorpos tenha a ver com a ação do cigarro nestes órgãos associados ao sistema imunológico”, diz Jaqueline Scholz, cardiologista e diretora do programa de tratamento do tabagismo do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP).
Após a confirmação de casos positivos da Covid-19 entre professores da rede municipal de Brumado, a APLB Sindicato está cobrando da prefeitura a suspensão das aulas (veja aqui), conforme o que preconiza o protocolo de segurança divulgado pelo próprio Município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Paulo Esdras, assessor de comunicação da APLB, disse que o mais adequado nesse momento é suspender as aulas para que seja feito um planejamento com a imunização completa de todos os servidores da educação. “Esse planejamento é importante para retornarmos com segurança e sem riscos para a saúde”, frisou. Em caso de a prefeitura descumprir o protocolo e não suspender as aulas, Esdras sinalizou que a APLB irá acionar o Ministério Público para adotar as medidas cabíveis.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta quinta-feira (12) a abertura de um inquérito sobre a participação do presidente Jair Bolsonaro no vazamento de uma investigação sigilosa da Polícia Federal. DE acordo com o G1, a decisão atende a um pedido feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na segunda-feira (9). A notícia-crime endereçada a Moraes foi assinada por todos os ministros do TSE e traz o relato de suposta conduta criminosa atribuída a Bolsonaro. No último dia 4, o presidente divulgou nas redes sociais a íntegra de um inquérito da Polícia Federal que apura suposto ataque ao sistema interno do TSE em 2018 – e que, conforme o próprio tribunal, não representou qualquer risco às eleições. Moraes determinou a remoção dos links disponibilizados por Bolsonaro com a íntegra da investigação e o afastamento do delegado da PF que era responsável por esse inquérito. O ministro também definiu que Filipe Barros e o delegado deverão prestar depoimentos à Polícia Federal. A decisão não prevê depoimento de Bolsonaro.
Durante a XI Conferência Municipal de Assistência Social (veja aqui), realizada na quinta-feira (12), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que a Constituição do país é paternalista, falando em deveres do cidadão apenas em alguns poucos momentos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor citou que, ao contrário, os deveres do Estado são múltiplos. “Cada dever corresponde a um direito na equidade de justiça e vice-versa. Estranhamente, a nossa Constituição fala só em direitos e os deverem ficam todos com o Estado”, pontuou. Na oportunidade, o prefeito destacou que ao se distribuir conhecimento está se distribuindo riquezas.
Em Brumado, os táxis passarão a contar com taxímetro ainda este ano. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, destacou que, hoje, a frota de táxi é padronizada e os taxistas devidamente orientados com os cursos de capacitação. Além disso, a SMTT está fazendo um amplo trabalho de estruturação dos pontos dos taxistas. Segundo o coordenador, até o início de setembro, a regulamentação para implantação do taxímetro estará concluída. “Vamos ter a bandeira 1, 2 e 3. Esse é o único gargalo que ainda temos da atividade dos taxistas em Brumado. O taxímetro dará uma clareza maior no valor das tarifas. Temos que ter uniformidade nas cobranças”, argumentou.
Sem um carrinho de bebê e precisando sair para trabalhar, a autônoma Raimunda da Costa Raulino, de 33 anos, precisou improvisar uma caixa de papelão para colocar as gêmeas Maiara e Maraísa Raulino Moura, de 1 mês e 10 dias. Raimunda vende doces, guloseimas, cigarros e outros produtos em uma banquinha no bairro Cidade Novo, em Rio Branco, onde mora. É de lá que ela tira o dinheiro para comprar comida e leite para os nove filhos. Mas, sem ter com quem deixar as filhas recém-nascidas e sem um carrinho de bebê, ela as leva e coloca ao lado da barraquinha em uma cama improvisada dentro de uma caixa de papelão enquanto atende os clientes. Ao G1, Raimunda contou que está levando as meninas há duas semanas para o trabalho. “É tipo de uma cama, ficam lá dentro. Preciso de um carrinho, se tivesse era melhor. Se conseguisse um para as gêmeas seria melhor. Cubro elas, ficam cobertas com uma fralda, não ficam no relento. É uma necessidade”, contou Raimunda. As meninas nasceram de um parto prematuro por meio de uma cesariana no dia 2 de julho no Hospital Santa Juliana. Maiara Raulino Moura nasceu pesando 2,1 quilos e medindo 42 centímetros. Já Maraísa Raulino Moura, teve o quadro mais delicado, ficou sete dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) porque pesou apenas 1,8 quilo. O amor pela dupla sertaneja Maiara e Maraísa levou a família das gêmeas a dar o nome das cantoras às pequenas. Além delas, Raimunda é mãe de outros sete filhos, com idades de 1 ano e cinco meses, 6, 8, 11, 12, 14 e 16 anos, idade do filho mais velho, sendo que uma das filhas é especial.
Na última quinta-feira (12), o jovem Vanderson Nunes Santana Teixeira, de 19 anos, morreu em um acidente de moto na BR-030, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. A vítima seguia pela rodovia quando colidiu nos fundos de uma carreta. Com a gravidade do impacto, o jovem faleceu ainda no local. O Samu 192 apenas constatou o óbito da vítima ao chegar à rodovia. A Polícia Militar isolou a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. Vanderson era funcionário do setor de limpeza da Prefeitura Municipal de Caetité.
A dona de um bar foi presa suspeita de agredir uma prostituta com duas garrafas de vidro no rosto após discussão sobre o valor de programas. A agressão provocou cortes na face da mulher, que recebeu 18 pontos. A briga aconteceu em Alto Paraíso de Goiás, na quarta-feira (11). O nome da suspeita não foi divulgado. Por isso, o G1 não localizou a defesa para se manifestar. A delegada Bárbara Buttini, que investiga o caso, disse que a dona do bar era uma espécie de “cafetina” e cobrava de clientes R$ 100 por programa. Ela ficava com R$ 50 e repassava a outra metade para as garotas que trabalhavam no local. Na quarta-feira (11), a suspeita e uma garota de programa discutiram. “Os clientes pagavam para a suspeita pelos programas realizados pelas garotas, que ao final da noite pegavam sua 'parte'. A vítima foi pedir o valor pago pelo cliente para a suspeita, a qual se recusou a dar”, relatou a delegada. A dona do bar alegou em depoimento que tentou se defender da vítima durante a briga, segundo a delegada. Ela confessou à polícia que as garotas faziam programas no local. “O que não é compatível com os fatos porque ela [suspeita] não tem lesões. Além disso, a vítima também apresentava ferimentos de defesa, que são as lesões no antebraço, que as pessoas usam para se defender”, explicou a investigadora. Mesmo após as lesões, a suspeita não deixou a vítima sair do local. Mas ela conseguiu fugir no momento em que a suspeita começou a colocar fogo nas suas roupas, segundo a delegada. Nos fundos do estabelecimento, foram encontrados quartos para a realização dos programas. A delegada informou que 10 mulheres confirmaram que trabalhavam como prostitutas para a suspeita. Vítima e testemunhas relataram que a mulher, reiteradamente, ameaçava e agredia as garotas. A dona do bar pode responder criminalmente por lesão gravíssima, por deformidade permanente e rufianismo qualificado pela violência, crime que consiste em tirar proveito da prostituição alheia, participando diretamente de seus lucros.
O Sindicato da Polícia Civil do Estado da Bahia está buscando uma reparação jurídica do Governo Estadual. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do sindicato, Eustácio Lopes, explicou que a categoria mudou de nível médio para superior e o Governo não promoveu as devidas reparações. Para conseguir a valorização da categoria na esfera estadual e debater o assunto, Lopes disse que está sendo viabilizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Brumado. O objetivo, segundo frisou, é obter o apoio da classe política local em prol do pleito. “Pedimos aos vereadores que nos proporcionem essa audiência pública para sensibilizar, através de uma moção pública, o governador sobre a importância da Polícia Civil para garantir a segurança do cidadão. Os policiais precisam ser valorizados. Estamos apenas pedindo ao governador que cumpra a lei”, salientou. O debate público acontecerá, possivelmente, no início de setembro.
Uma mulher, suspeita de desviar créditos do vale alimentação estudantil, foi alvo de busca e apreensão na quinta-feira (12), em Senhor do Bonfim. Policiais 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior estiveram na residência da suspeita e apreenderam cartões e documentos que devem contribuir com as investigações da fraude. Imagens de câmeras de estabelecimentos comerciais flagraram a suspeita realizando compras e serão usadas nas diligências. Ela poderá pode responder pelo crime de peculato, na modalidade furto, por utilizar-se da condição de servidora pública para cometer os delitos. Segundo o coordenador da 19ª Coorpin/Bonfim, delegado Felipe Neri Neto, a mulher tinha acesso à secretaria escolar, violava os envelopes nos quais estavam guardados os cartões do programa, usava em compras em diversos supermercados e colocava o cartão de volta “de forma grosseira, com intuito de ocultar o crime”. Com o material apreendido, o inquérito será concluído e encaminhado à Justiça.