A Bahia Farm Show, anunciou, nesta terça-feira (26), o cancelamento do evento que aconteceria em 2021, em Luís Eduardo Magalhães, oeste do estado, por causa da pandemia da Covid-19. Apesar do cancelamento no ano que vem, a assessoria do evento informou que as datas para a realização da Bahia Farm Show em 2022 já estão marcadas: 31 de maio a 4 de junho. Em 2019, a Bahia Farm Show, considerada a maior vitrine do agronegócio do Norte e Nordeste do Brasil, movimentou cerca de R$ 1,9 bilhão em volume de negócios e gerou, de forma indireta e direta, três mil empregos, segundo dados divulgados pela Associação de Agricultores e Irrigadores do estado (Aiba), que organiza a feira. A Feira ficou marcada, ainda, pela participação expressiva de lideranças políticas como os governadores da Bahia, Tocantins e Roraima; além da então ministra da Agricultura, Tereza Cristina; e secretários de Estados que fizeram questão de conhecer as novidades apresentadas pelos mais de 260 expositores presentes. A Bahia Farm Show 2019 recebeu um público total de68.197 pessoas, que conferiram em um só espaço as principais inovações em tecnologia do setor agrícola. O visitante, além de conferir as novidades expostas, pôde participar de eventos, palestras e mesas redondas direcionadas à agricultura empresarial e familiar, incluindo o Fórum do Canal Rural, transmitido ao vivo, em rede nacional, cujo tema abordado foi “Plantio direto como vetor da agricultura sustentável”. Para a edição deste ano estavam confirmados 201 expositores dos segmentos de maquinário e equipamentos agrícolas, sementes, defensivos e fertilizantes, aviação, veículos, software, tecnologia de irrigação, entre outros produtos e serviços.
Um idoso de 70 anos foi morto a tiros por homens encapuzados, na segunda-feira (25), no distrito de Monte Gordo, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. A vítima foi identificada como José Benedito dos Santos. Segundo informações da Polícia Civil, José Benedito foi retirado de casa, na localidade de Coqueiros, pelos criminosos e, em seguida, foi baleado. De acordo com o G1, policiais militares da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram acionados para atender a ocorrência. Ao chegarem, o idoso já estava morto. O local foi isolado e a perícia foi chamada. A autoria e as motivações do crime serão investigadas pela 33ª Delegacia Territorial de Monte Gordo (33ª DT/Monte Gordo).
A Secretaria de Saúde de Ituaçu, a 98 km de Brumado, informou ao site Achei Sudoeste, nesta segunda-feira (25), o sétimo óbito em virtude do novo coronavírus. No total, são 664 casos confirmados da Covid-19 no município, 16 ativos, 07 óbitos e 641 pacientes recuperados da doença.
Pelo segundo dia consecutivo, um tremor de terra foi registrado em Jacobina, no norte da Bahia, por volta das 4h46 desta terça-feira (26). Desta vez, o fenômeno atingiu 1,6 pontos de magnitude, de acordo com o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), responsável por monitorar toda atividade sísmica na região Nordeste. Segundo o LabSis, não há informações de que moradores da região tenham escutado ou sentido o tremor de terra desta terça. A informação foi confirmada pela prefeitura do município. Ainda de acordo com a prefeitura, também não houve registro de danos materiais na cidade. Na madrugada da última segunda-feira (25), um tremor de 2,6 pontos de magnitude já havia sido registrado pelo laboratório. Além disso, outros dois tremores aconteceram na cidade há pouco mais de um mês, em 9 de dezembro de 2020. Segundo o LabSis, o primeiro foi de 3,2 e o segundo de 3,0 ponto de magnitude. Na ocasião, diversos moradores relataram medo com o impacto, maior do que o registrado nesta terça-feira.
No boletim epidemiológico publicado na noite desta segunda-feira (25), a Secretaria de Saúde de Caetité, a 100 km de Brumado, informou o nono óbito em decorrência de complicações provocadas pela Covid-19. A prefeitura não divulgou maiores detalhes sobre o paciente. O município também registrou 24 novos casos da doença. 38 pacientes estão com o vírus ativo e 99 pessoas aguardam resultados. 05 pacientes estão internados.
Um caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid-19 foi encontrado em uma estrada que liga as cidades de Correntina e São Desidério, no oeste da Bahia. O caso aconteceu no sábado (23). A prefeitura de Correntina informou que o caixão era transportado em um carro funerário, caiu quando o veículo passava pela estrada, e o motorista do carro funerário não percebeu a situação. O corpo foi encontrado por algumas pessoas que estavam no local. A população pegou o número de telefone da funerária, que estava em um papel preso no caixão, e ligou para o estabelecimento. O corpo tinha identificação por nome, foto e uma etiqueta de identificação do Hospital Geral do Oeste, que fica em Barreiras, a cerca de 166 km de Correntina. Ainda segundo informações da prefeitura de Correntina, a identificação é de Misael Vieira da Silva. O corpo que estava vedado com um plástico tinha uma identificação sobre risco onde estava escrito: “risco biológico classe III Covid-19”. Apesar do aviso, não há confirmação se o homem morreu vítima de complicações do coronavírus. De acordo com o órgão municipal, os funcionários da funerária acionaram a equipe que fazia o transporte, que voltou ao local e pegou o caixão. Em nota enviada ao G1, o Hospital Geral do Oeste confirmou que o corpo do paciente foi retirado da unidade de saúde e informou que questões como contratação de funerária encarregada de realizar o transporte do corpo, velório e sepultamento são de responsabilidade da família.
Mais uma ação de combate ao furto de energia elétrica foi realizada pela Coelba, desta vez, no município de Aracatu, a 36km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, entre os dias 18 e 19 de janeiro, técnicos da concessionária inspecionaram 35 localidades no centro da cidade e na zona rural de Piabinha. No total, foram identificadas seis irregularidades, sendo duas fraudes, fruto de manipulação em medidores. As unidades inspecionadas nesta ação de varredura foram identificadas após análise de softwares próprios da concessionária e de equipamentos inteligentes instalados na rede elétrica. Segundo a Coelba, o furto de energia representa risco de acidentes graves à população, além disso a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia. Vale ressaltar que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro e a pena para o responsável pela prática ilegal pode chegar a oito anos de reclusão. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site www.coelba.com.br, na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.
O município de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, deu início à vacinação dos profissionais de saúde a partir do recebimento das primeiras doses da Coronavac e AstraZeneca. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cleyderson Aguiar Caetano, informou que, assim que todos os profissionais de saúde forem imunizados, os idosos com mais de 65 anos começarão a ser vacinados. Até o momento, o município recebeu 81 doses da Coronavac e 70 doses da AstraZeneca – estas últimas chegaram nesta segunda-feira (25) na cidade. “Já estamos terminando a vacinação dos profissionais de saúde para começar os idosos”, adiantou.
Amigo pessoal de Fausto Silva, o colunista do R7 Flavio Ricco acaba de anunciar que o maior apresentador da TV Globo não renovará contrato, vigente até o fim deste ano, com a emissora. Dessa forma, o Domingão do Faustão encerrará em dezembro, após quase 31 anos no ar ininterruptamente. A marca Domingão pode continuar. A TV Globo ainda analisa o assunto, mas a saída do apresentador é dada como certa por Ricco. O mais surpreendente é que o colunista não associa a saída de Fausto à aposentadoria. Ele afirma que Silva conversará com outras emissoras e examinará propostas – sinal claro de que a decisão foi após um desacordo na renovação. É sabido no mercado que os supersalários de apresentadores de TV foram reduzidos drasticamente ano passado, durante a pandemia e a crise avassaladora das TVs.
Em Brumado, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), 531 pessoas, sendo 504 profissionais da saúde e 27 idosos institucionalizados, já foram vacinados contra a Covid-19. O processo de imunização na cidade foi iniciado na última terça-feira (19). A Bahia contabiliza, até o momento, 84.177 doses aplicadas. Esse número corresponde aos dados enviados por 417 municípios até às 17h de segunda-feira (25). Deste total de imunizados, 74.606 são profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no combate à doença. Outras 4929 doses foram aplicadas em idosos institucionalizados, 4308 em indígenas aldeados e 334 em pessoas com deficiência.
Um motociclista morreu após ser atingido por um carro que trafegava na contramão em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, na noite de domingo (24). O caso aconteceu na Avenida Laura Nunes, no bairro de Boa Vista. De acordo com a polícia, a vítima, que não teve identidade revelada, foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Ainda segundo a polícia, o motorista que causou o acidente fugiu sem prestar socorro à vítima. No entanto, os policiais conseguiram identificar e localizar o suspeito em uma casa no mesmo bairro. Segundo o G1, o suspeito precisou passar pelo teste do bafômetro, que acusou ingestão de álcool. Segundo a polícia, o homem foi preso e confessou que havia ingerido bebida alcoólica pouco antes do acidente. Ele foi encaminhado para o conjunto penal de Vitória da Conquista e à disposição da Justiça.
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) tem orientado as prefeituras e gestores de unidades de saúde da rede privada para que as vacinas sejam aplicadas nos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à covid-19. O secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, diz que “é preciso que cada hospital tenha o cuidado necessário”. Quanto às pessoas que porventura furarem a fila dos grupos prioritários da vacinação, ele afirma que “todos que forem identificados terão os nomes enviados ao Ministério Público e, se forem servidores estaduais, serão alvos de processos administrativos”.
54600 doses da vacina Coronavac chegaram à Bahia no final da tarde desta segunda-feira (25). O secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, acredita que, a partir de agora, o estado tenha uma distribuição regular das doses, mas ainda em quantidade insuficiente para vacinar toda a população. Ele também afirma que a Secretaria da Saúde do Estado fará o monitoramento dos diferentes tipos de vacinas, pois existem características específicas em algumas delas.
A 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) montou uma logística especial para escolta das vacinas que estão chegando à região de Livramento de Nossa Senhora. Ao Achei Sudoeste, a Major Cleise Costa, comandante da companhia, informou que a 46ª CIPM atende a dois polos centrais de saúde, fazendo a escolta do transporte das vacinas para os municípios de abrangência. “Quando as vacinas aterrissam em vias de pouso, começa a nossa operação: que é a de assegurar a recepção, escolta e entrega das vacinas às secretarias municipais de saúde. A operação envolve uma logística grande, inclusive com atuação do setor de inteligência”, afirmou.
O prefeito licenciado de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira, (MDB), de 72 anos segue internado na Ala de Unidade Semi-Intensiva do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sem previsão de alta. A esposa de Herzem, Luci Freire Gusmão acompanha o gestor no hospital. Na manhã deste domingo, 24, durante visita à Vila América, a prefeita em exercício Ana Sheila Lemos Andrade, (DEM), disse que “o prefeito está ótimo!”. “Ontem mesmo eu liguei lá para São Paulo, falei com Dona Luci, eles estão muito otimistas com a evolução e acredita que logo, em breve ele vai estar em Vitória da Conquista para continuar o tratamento aqui”, garantiu.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Malhada de Pedras, Cleyderson Aguiar Caetano, destacou que o município encontra-se com a taxa de contaminação da Covid-19 controlada. “Embora a gente saiba que muitos pacientes não procuram a unidade de referência. Muitos casos são subnotificados. Temos procurado dar o encaminhamento da melhor forma para que todos sejam bem atendidos”, pontuou. Caetano chamou a atenção para o fato de que muitas pessoas ainda não têm ideia da real gravidade do problema e, por isso, não reportam a doença à secretaria. A situação, segundo ele, acaba atrapalhando o acompanhamento real das taxas de contágio da Covid-19 em Malhada de Pedras. “Do ponto de vista das notificações, os casos estão controlados”, reiterou.
O vereador Rubens Araújo (Podemos) solicitou da secretaria de saúde de Brumado a relação dos nomes dos profissionais de saúde vacinados com a primeira dose da Coronavac (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, disse que encarou o pedido com muita tranquilidade. “Trabalhamos com muita transparência e seriedade em tudo que realizamos dentro da secretaria municipal de saúde. Assim que concluirmos, estarei encaminhando essa lista pra ele, com cópia para o Ministério Público (MP). Temos compromisso com a população brumadense”, declarou.
A vacinação dos servidores do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto continua nesta segunda-feira (25). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a diretora da unidade, Lucidalva Bonfim, explicou que como alguns funcionários trabalham em regime de plantão, a vacinação teve de ser dividida em etapas. “Hoje a gente finaliza. Acredito que, com as novas vacinas e pelo volume que falta, dará pra contemplar todo mundo”, afirmou. Bonfim disse que os servidores serão imunizados com as doses da Coronavac e da AstraZeneca, que chegaram ao município através do Governo Federal. “A vacina foi muito esperada e bem recebida. Estamos trabalhando mais tranquilos e com mais segurança. A população também está mais tranquila em nos procurar”, avaliou.
Nesta segunda-feira, 25 de janeiro, o município de Brumado registra 4296 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 12297. Entre os diagnósticos: 3 internações, 47 óbitos, 282 pacientes em tratamento e 3963 recuperados. No momento, 65 ainda aguardam resultado laboratorial e 7306 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Por volta de 16h deste domingo (24), 1600 doses da vacina da Oxford chegaram no aeroporto Sócrates Mariane Bitencourt, em Brumado. Sob escolta da polícia militar, a carga seguiu até a Base Regional de Saúde. Na manhã desta segunda-feira (25), as doses foram distribuídas e encaminhadas para as cidades circunvizinhas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, informou que o município de Brumado recebeu 510 doses. “Vamos seguir o mesmo protocolo realizado anteriormente, sendo priorizada a aplicação em trabalhadores da saúde que têm contato direto com pacientes de Covid-19. Priorizamos o Lacen, o Samu 192, a UPA (Centro de Atendimento Covid), também já fizemos boa parte do Hospital Municipal e da Atenção Básica. Agora vamos concluir e partir para outras instituições, como laboratórios privados que fazem os exames de coronavírus, as clínicas que fazem as tomografias de pacientes infectados. Enfim, seguiremos o protocolo estabelecido pelo Governo Federal e Estadual atendendo as pessoas com maior grau de exposição ao vírus”, salientou.
Um vereador do município de Candeias, André Luiz Ferreira de Araújo, morreu após ser atingido por tiros, na noite desse domingo (24). Júnior CCA (PP), como era mais conhecido, estava em um bar próximo à sua residência, na cidade, quando o crime aconteceu. A prefeitura de Candeias relatou que um grupo de homens já chegou ao local atirando, o que atingiu ainda outras cinco pessoas que estão feridas. Uma delas é a esposa de Júnior. Ainda não se sabe se o vereador era o alvo dos criminosos nem a motivação do crime. Com uma nota de pesar nas redes sociais, a gestão municipal contou que Júnior, vereador de primeiro mandato, tinha apenas 38 anos. “A cidade perde um líder político, que tinha em seu perfil a juventude, o caráter, a coragem e a busca incessante pelo bem estar da população candeense”, diz um trecho do texto. A prefeitura decretou luto oficial de três dias pela morte do vereador.
A 94ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM), de Caetité, a 100 km de Brumado, realizou uma operação policial na noite do último sábado (23), no distrito de Pajeú do Vento, para coibir a utilização de som automotivo em bares e eventos. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, na oportunidade, as guarnições encontraram diversas pessoas e veículos obstruindo uma das ruas da localidade com carros de som e motos. Após abordagem em todos os presentes, foram apreendidos dois carros de som, além de quatro motocicletas, duas delas com chassi adulterado. A ação da PM é o início de um ciclo de intervenções policiais nos distritos rurais da cidade, onde costumam ocorrer eventos dessa natureza.
O delator Mário Seabra Suarez, um dos donos da empreiteira baiana Mendes Pinto Engenharia (MPE), detalhou em depoimento à Justiça Federal, em Curitiba, prestado no final de 2020, a entrega de propina a Carlos Daltro, apontado como o “caixa do Jaques Wagner”, senador do PT que foi ministro da Casa Civil e governador da Bahia. As informações são do Portal Terra. O valor seria parte de um acerto de R$ 9,6 milhões de corrupção, no contrato de construção do prédio sede da Petrobras, em Salvador, assinado no fim do segundo mandato do ex-presidente Lula e véspera da eleição de Dilma Rousseff. O esquema envolveu as empreiteiras OAS e Odebrecht e dirigentes petistas da Petrobras e da Petros (fundo de pensão dos servidores da estatal) e é alvo de uma ação penal da Lava Jato, em fase final. “Os pagamentos ao PT Bahia, eles também não chegaram a ser os R$ 3,2 milhões (acordados), foi bem menos, e esses pagamentos foram feitos a uma pessoa chamada Carlos Daltro, é conhecido como caixa do Jaques Wagner”, afirmou o empresário, ao ser interrogado pelo juiz federal Luiz Antonio Bonat, titular da Operação Lava Jato, em Curitiba. Wagner nega. Suarez detalhou no depoimento prestado por videoconferência ao juiz da Lava Jato, em 25 de novembro de 2020, as entregas de valores feitas ao aliado de Wagner - o petista não é réu nessa ação penal. Seria uma pequena parte de um total de R$ 3,2 milhões, destinados ao “PT da Bahia”. “Eu, pessoalmente, cheguei a entregar duas vezes ao Carlos Daltro o valor de R$ 75 mil cada uma delas, uma delas, ele esteve no meu escritório e outra eu estive no escritório dele levando o dinheiro, R$ 75 mil”. No interrogatório, Suarez diz que os pagamentos ao PT da Bahia eram feitos pelo sócio Paulo Affonso Mendes Pinto, no Edifício Salvador Trade, onde ficava seu escritório. Réu no processo da Lava Jato, que está em fase final, Suarez fez acordo de delação premiada em 2019 e confessou que a Mendes Pinto fraudou a concorrência e foi contratada para gerenciar a construção do prédio, o Edifício Torre Pituba - que foi pago pela Petros e seria alugado para a Petrobras.
Na última sexta-feira (22), um indivíduo foi preso por aplicação de golpes no município de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) ao site Achei Sudoeste, o mesmo se apresentava como policial civil representante da Associação dos Profissionais de Polícia e Bombeiros Militares do Estado da Bahia (Aspol), presidida por um suposto policial militar que se identifica nos documentos da pessoa jurídica e panfletos. Em seguida, ele realizava a venda de um bingo/rifa tendo como prêmios uma motocicleta e um notebook, ainda inexistentes, sendo os valores arrecadados direcionados para crédito, supostamente, dessa mesma associação. Na delegacia de polícia territorial, após consulta, a polícia identificou duas situações de estelionato em seu desfavor, no estado do Piauí. Questionado, o suspeito afirmou não possuir qualquer identificação policial, tampouco houve confirmação de efetiva existência da associação mencionada. O mesmo segue custodiado, à disposição da justiça.