Achei Sudoeste

01 Jan 2014 - 18:30h

Um homem de prenome Luciano, de aproximadamente 30 anos, desapareceu no Rio do Antônio na tarde desta quarta-feira (1º), na Fazenda Barreiro, em Brumado. Segundo disseram testemunhas ao site Brumado Notícias, o homem entrou no rio e acabou sendo carregado pela força da correnteza. A polícia foi acionada, mas nada pode fazer. Já o Corpo de Bombeiros só vai poder comparecer ao local na manhã de quinta-feira (2) quando começará as buscas na região.

01 Jan 2014 - 18:15h

O ano de 2013 ficou marcado na história de Brumado. Com a força da imprensa local, o município se tornou manchete por diversas vezes nos principais veículos de comunicação do estado e do país. Confira o que o site Brumado Notícias destacou como os principais acontecimentos do ano na capital do minério.


Política


Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 

No primeiro dia de 2013 foram empossados prefeito, vice-prefeito e 13 novos vereadores. A Casa Legislativa ficou lotada de espectadores que acompanharam a solenidade de posse, na qual o novo gestor e os parlamentares fizeram votos de respeitar a lei e buscar melhorias para a população. Em seu segundo mês de mandato, o prefeito foi denunciado por abuso de poder econômico, político e dos meios de comunicação, além de captação ilícita de votos durante a campanha eleitoral de 2012. Outras denúncias da mesma natureza foram feitas e, por duas vezes, o juiz da 90ª Zona Eleitoral, Genivaldo Alves Guimarães, acatou as provas e cassou duas vezes o prefeito e sua vice, mas deixou a decisão final nas mãos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) quanto à destituição dos gestores dos cargos. Um cansativo processo ainda está se arrastando na justiça eleitoral. Além do prefeito eleito, as denúncias também atingiram o antecessor Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que briga na justiça pelos direitos de elegibilidade. 2013 também foi um ano de muitas discussões no legislativo local. As aprovações de projetos polêmicos, que até contrariaram a opinião pública, ofuscaram o incêndio que ocorreu na garagem da Câmara, até hoje não elucidado.

 

Saúde


Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 

Brumado sofreu com uma epidemia de dengue no primeiro trimestre de 2013 quando mais de 1800 casos da doença foram confirmados. Duas pessoas também morreram com a doença ao longo do ano. A população se assustou com o alerta de descoberta da dengue tipo quatro na cidade. No último trimestre uma grande audiência foi realizada na Câmara de Vereadores a fim de conscientizar a população quanto à prevenção contra à proliferação do mosquito transmissor. No evento, um alerta vermelho foi dado: o município poderá ter uma epidemia ainda maior em 2014 por conta das condições favoráveis do clima local. A saúde pública comemorou a inauguração de um novo centro cirúrgico, mas a população ainda cobra melhorias no atendimento nas unidades básicas de saúde e no Hospital Professor Magalhães Neto. Ainda é aguardada a conclusão de uma UTI Neonatal e de uma UTI com dez leitos, mas os vereadores apelam para que o estado ajude no término da obra e na manutenção das unidades avançadas, que terão um elevado custo para o município. Durante o ano que passou foram muitos os flagrantes no HPMN. O baixo contingente médico fez as cobranças aumentarem ainda mais as reclamações, principalmente na ala da pediatria, que segue sem um pediatra para atender as gestantes e as crianças.

 

Segurança


Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 

Brumado registrou em 2013 o ano mais violento de sua história. A mando do tráfico, o tribunal do crime executou 20 pessoas em Brumado e três morreram em confronto com a polícia. O primeiro homicídio foi registrado no segundo dia do ano, porém o que mais assustou a população foram as formas de execução. Duas mulheres foram apedrejadas, um homem morreu a pauladas e uma idosa foi violentada sexualmente antes de ser morta pelos assaltantes em uma comunidade rural. No mês de março houve cinco morte em menos de 24 horas. Pelo derramamento de sangue, o mês ficou conhecido como “março vermelho”. Além dos homicídios, vários assaltos foram registrados no comércio e nas residências. Até mesmo a polícia teve suas viaturas apedrejadas durante algumas operações. Houve também um aumento significativo nos roubos de veículos. Os bandidos se mostraram tão ousados que roubaram na porta da delegacia carne clandestina que havia sido apreendida para não ser comercializada em restaurantes da cidade. Mesmo com as caminhadas pela paz, audiências públicas e debates acalorados no parlamento local, o estado pouco fez para melhorar a segurança no município e as promessas de construção de uma unidade prisional ficaram esbarradas na morosidade das ações da administração do estado. Mesmo com todas as limitações, a polícia conseguiu recuperar muitos carros e motos roubados, apreendeu grandes quantidades de drogas e realizou duas grandes operações, a Malhada Branca, através da qual foram encontradas metralhadoras internacionais no quintal de uma residência na zona rural, e a BR-030, que envolveu denúncias contra a 18ª Ciretran.

 

Educação


Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 

O ano de 2013 começou bem para Brumado no setor de educação com o início das obras do campus da IFBA. A escola técnica profissionalizante renovou as expectativas para os mais jovens que buscam inserção no mercado de trabalho. Além disso, várias escolas foram reinauguradas após amplas reformas. No entanto, a classe docente não ficou satisfeita com a administração que, com o apoio do Sindicato dos Servidores Municipais, protelou as negociações de igualar os salários da categoria ao piso nacional. Por fim, a atual gestão concedeu apenas um aumento de pouco mais de 8% para os professores, que paralisaram as atividades, protestaram nas ruas e na Câmara de Vereadores, promoveram a marcha dos excluídos durante o 7 de setembro, mas não tiveram seus apelos atendidos pela administração. Esta se baseou na lei que rege o limite da folha de pagamento para explicar o percentual. Por outro lado, a gestão dobrou o próprio salário e dos muitos comissionados da prefeitura.

 

Economia


Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 

A seca que castigou a cidade durante oito anos atingiu em cheio a economia local. Plantações e criações morreram de sede e por conta do calor abrasador e o homem do campo migrou para outras cidade ao sul do país em busca de melhores condições de vida. A construção civil manteve o equilíbrio e a crise no município só não foi maior por causa das obra da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) e das obras de construções habitacionais do governo federal, além de diversas reformas espalhadas pela cidade. As festas populares também impulsionaram a economia local, que fechou o ano com lojas lotadas e boas expectativas para este ano.

 

Protestos


Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 

Além dos professores, os alunos também foram as ruas de Brumado protestar em 2013. Seguindo a onda que sacudiu o Brasil no mês de junho, a juventude brumadense pintou a cara e com faixas, cartazes e palavras de ordem promoveram grandes manifestações cobrando melhorias para saúde, educação, segurança e outros mais. Os protestos também ditaram o ritmo na área da saúde. No setor, os agentes de endemias cruzaram os braços cobrando melhores condições de trabalho, salários e respeito a classe. Houve protesto cobrando ações dos agentes financiadores dos produtores rurais e protestos em proteção ao meio ambiente. Também se protestou pelo valor dos combustíveis, que no município são os mais caros da região.

 

Saudades


Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 

Brumado chorou em 2013 a perda de muitos de seus filhos ilustres, entre os quais Agnelo Azevedo, que no dia do padroeiro da cidade, aos 105 anos de idade, deu adeus aos familiares e amigos em um leito de hospital na capital do estado. Já finalizando o ano, mais dois grandes nomes, os empresários Ramalho Machado Cerqueira e José Leal Ivo de Carvalho, deram adeus aos brumadenses. Os lamentos pelos mortos foram registrados também na redes sociais. Muitas vítimas também faleceram em tragédias ocorridas nas rodovias.


Tempo


Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O ano foi de muito calor em Brumado, um dos mais quentes de sua história. Por diversas vezes, os termômetros registraram mais de 40°C. As altas temperaturas e o tempo seco levaram crianças e idosos a precisar de atenção médica. O forte calor também atingiu negativamente as lavouras, que não produziam. Sem produção, o gado começou a morrer em muitas localidades. Após tantos lamentos, o sertanejo voltou a sorrir por conta das fortes chuvas que ocorreram nos meses de novembro e dezembro. Os mananciais se encheram e até o Rio do Antônio, dado como morto, ressuscitou, obrigando a Defesa Civil a buscar alojamento para várias famílias que tiveram suas casas inundadas.

 

Esporte


Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os atletas do ciclismo foram os grandes destaques do esporte local. O município se orgulhou de Jocimar Novais, que consagrou-se campeão baiano do ano. Outros ciclistas também se destacaram durante o ano, finalizando a temporada entre os cinco melhores do estado. O ciclismo movimentou as atividades esportivas em Brumado com a Copa Mosso e a tradicional corrida ecológica Brumado/Rio de Contas. A cidade também levantou troféus em vários torneios estudantis realizados pelo estado. A Ibar consagrou-se campeã nos jogos empresariais do SESI de Futsal. O futsal também teve também grandes momentos com o campeonato sendo decidido em uma final emocionante, em que o Juventude tornou-se o melhor time do ano. Também houve destaques nas corridas de rua e no motocross. Mas nem tudo foi glória, pois por falta de um estádio a seleção de futebol teve que viajar para mandar seu jogos em Tanhaçu durante o Intermunicipal, ficando para trás nas quartas de final. Ainda surgiram muitas cobranças para desmembramento da Secretaria de Esportes, uma promessa de campanha do prefeito eleito. Este só apresentou o projeto no final de 2013, sendo o mesmo aprovado as pressas pela Casa Legislativa. Diante dos muitos atrasos nas obras ficou para o ano da copa a reinauguração do Estádio Gilberto Cardoso e Ginásio Esporte Antônio Alves Ribeiro.

 

Eventos Culturais e Entretenimentos


Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 

Grandes nomes da música nacional passaram por Brumado em 2013 lotando as casas de shows. Começando com Jorge e Mateus e finalizando com o furacão do axé, Ivete Sangalo, que sacudiu a poeira no Parque de Exposições. Dois grandes eventos deixaram de ser realizados durante o ano por conta da seca prolongada na região: a exposição agropecuária teve que ser adiada por duas vezes, sendo por fim cancelada. Em um pronunciamento polêmico, o show de Chiclete com Banana, que seria o primeiro após o anúncio de saída de Bell Marques da banda, foi cancelado, mas a organização voltou atrás e se justificou dizendo que a baixa venda de ingressos teria sido o real motivo do cancelamento do show. Vários eventos culturais foram realizados nas escolas e nas praças públicas, culminando com o Abracadabra na Praça e o FEMP-B II.

 

Expectativas


Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

 

Com as chuvas que ocorreram no final de 2013, a população respirou aliviada e criou esperanças de um 2014 de melhorias na qualidade de vida, principalmente para o homem do campo. A população acredita que, mesmo com os preparativos para a Copa do Mundo e para as eleições, os poderes públicos não se esqueçam das necessidades básicas das áreas que foram mais afetadas no ano. O que se espera dos administradores é respeito com os recursos e direcionamento correto dos mesmos. Que 2014 seja realmente um ano novo para os brumadenses.

CONTINUE LENDO

01 Jan 2014 - 08:35h

O novo salário mínimo de R$ 724 já está em vigor. O valor é 6,78% superior aos R$ 678 do ano passado. O percentual está acima da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo que, segundo a projeção mais recente do boletim Focus, divulgada no início da semana passada pelo Banco Central, deve fechar o ano em 5,72%. O aumento do salário mínimo está previsto na Lei Orçamentária Anual de 2014, e foi aprovado pelo Congresso na semana anterior à do Natal. No dia 23 de dezembro, a presidenta Dilma Rousseff (PT) assinou o decreto com o reajuste e confirmou o novo mínimo. Segundo informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o mínimo injetará R$ 28,4 bilhões na economia em 2014. De acordo com cálculos da entidade, o novo valor permite a compra de 2,23 cestas básicas. Trata-se da maior relação de poder de compra desde 1979. O salário mínimo passou a vigorar no Brasil em 1º de maio de 1940, durante o governo Getúlio Vargas. A Constituição Federal estabelece que o valor deveria ser suficiente para suprir as necessidades básicas do trabalhador e de sua família: alimentação, moradia, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e Previdência Social. As informações são da Agência Brasil.

01 Jan 2014 - 08:25h

O sorteio da Mega-Sena da Virada, realizado na noite desta terça-feira (31) em São Paulo, contemplou um bilhete feito em Teofilândia, cidade do nordeste baiano com 22.873 habitantes. O volante cravou as seis dezenas sorteadas (20 – 30 – 36 – 38 – 47 – 53) e receberá um prêmio de R$ 56.169.465,02, já que outras três apostas de Curitiba (PR), Palotina (PR) e Maceió (AL) também acertaram os números. A Quina premiou 1.147 bilhetes com R$ 38.701,20. Já a Quadra registrou 90.376 apostas vencedoras e cada uma receberá R$ 701,67. O rateio deste ano, no montante de R$ 224.677.860,07, foi o segundo maior desde que a Mega-Sena da Virada foi iniciada, em 2009. De acordo com o Bahia Notícias, a quantia é superior à estimativa inicial, que havia sido de R$ 200 milhões, e o prêmio é o maior do ano sorteado pelas Loterias da Caixa.

31 Dez 2013 - 16:00h

A Madeireira Real faz votos de um feliz 2014 para todos os colaboradores, clientes e amigos. “Que em base sólida possamos construir juntos os nossos sonhos neste ano novo que está nascendo. Nós da família Madeireira Real agradecemos a todos os colaboradores, clientes e amigos por todas as nossas conquistas e desafios vencidos em 2013. Que 2014 seja abençoado, de muita paz e prosperidade, e que tenhamos saúde para continuarmos batalhando em prol dos nossos projetos pessoais e sociais que muito contribuem para o fortalecimento do nosso povo e das futuras gerações”, disse a direção da loja.

31 Dez 2013 - 15:45h

Em entrevista concedida na última segunda-feira (30) ao radialista Alberto Lopes, na rádio 88 FM, o vice-prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Gerardo Júnior (PT), disse que a administração do seu companheiro de chapa, prefeito Paulo César Cardoso Azevedo (PRP), está sem rumo, e que o Partido dos Trabalhadores foi excluído do governo e agora faz oposição ao gestor. O vice-prefeito ainda acusou o seu companheiro de chapa de trair compromissos de campanha, além de promover uma gestão sem transparência e instável, com mudanças constantes no secretariado. As desavenças entre os dois começaram quando Cardoso rompeu o acordo de nomear Júnior como secretário da Saúde. Júnior admitiu ser pré-candidato a deputado estadual, em 2014, além de ter reafirmado a crença na viabilidade técnica da UTI no hospital local e uma unidade hospitalar na Vila de Iguatemi. O petista também defendeu uma administração participativa, o polo de saúde em Livramento e mais investimentos na infraestrutura. Apesar de admitir um choque de gestão, reconhece alguns avanços, como as aberturas viárias na cidade, na área de infraestrutura.

31 Dez 2013 - 15:00h

A rainha do axé, Ivete Sangalo, utilizou o seu Instragram para a agradecer a energia dos brumadenses durante o pré-réveillon realizado no último domingo (29) na cidade. O evento, que ficou marcado na história da capital do minério, também contou com a participação da Banda Sem Limite. Ao postar uma foto de sua apresentação na rede social, cantando e bastante feliz, Ivete diz: “Oia a cara de feliz! Obrigada Brumado, que delicia nossa farra”. Os brumadenses também comemoraram a realização do show nas redes sociais, através das quais publicaram fotos e momentos da festa.

31 Dez 2013 - 14:50h

A Coelba informa que para realizar serviços de melhoramento na rede elétrica o fornecimento de energia será temporariamente interrompido na próxima sexta-feira, dia 03 de janeiro, das 07h às 10h, na Avenida Constantino José dos Santos, Avenida Joaquim Francisco de Oliveira, Anel Rodoviário BR-030, Rua Ituaçu, Rua Narciso Tanan Batista, Rua Nossa Senhora da Ajuda, Rua Pedro Esmeraldo Serra, Rua Rio do Antônio, Rua Santa Madalena, Rua Santa Luzia, Rua Santa Rita de Cássia, Rua Santa Maria das Graças, Rua Santo Expedito, Rua São Judas Tadeu, Rua Sebastião Meira, Rua Sâo Pedro, Travessa Santa Helena, Travessa Santa Madalena, todas localidades do Bairro São Jorge, no município de Brumado. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que os reparos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas.

31 Dez 2013 - 07:30h

O Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (30) traz três decretos voltados para a liquidação de dívidas dos produtores rurais brasileiros. O Decreto 8.177 autoriza a concessão de rebate de até 80% do saldo devedor atualizado para liquidação das operações de crédito rural de investimento e custeio contratadas até dezembro de 2010 no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A norma também autoriza concessão de bônus de adimplência de 50% para os produtores do Norte e Nordeste e de 45% para as demais regiões. Já o Decreto 8.178 autoriza a concessão de rebate de até 65%, limitado a R$ 1,75 mil, sobre o saldo devedor atualizado para liquidação das operações de crédito rural de investimento e custeio no âmbito do Pronaf e do Programa de Geração de Emprego e Renda Rural Familiar (Proger Rural Familiar). A terceira medida, de número 8.179, regulamenta o artigo 8º da Medida Provisória 636, publicada na semana passada para perdoar ou facilitar a liquidação de dívidas de famílias assentadas pela reforma agrária. "Ficam remitidas as operações de crédito rural ao amparo do Programa Especial de Crédito para a Reforma Agrária (Procera), contratadas com recursos do Orçamento Geral da União, repactuadas ou não, cuja soma dos saldos devedores por mutuário, em 27 de dezembro de 2013, seja de até R$ 10 mil", diz o texto. As informações são do  Bahia Notícias.

31 Dez 2013 - 07:20h

A disputa por imóveis não ocupados do Minha Casa, Minha Vida, entregues pela presidente Dilma Rousseff (PT), acabou em morte ontem (30) em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. As casas, apesar de entregues pela presidente em 15 de outubro, estavam vazias e foram invadidas no último final de semana por beneficiários à espera de um imóvel pelo programa federal. Ao menos 49 casas foram ocupadas por invasores, segundo a Caixa Econômica Federal, administradora do Minha Casa, Minha Vida. A vítima, o desempregado Alan Souza Damasceno Lima, 21, tinha invadido um imóvel do condomínio Pau Brasil, segundo informações repassadas pela polícia. O crime ocorreu por volta das 13h30, quando o suposto dono do imóvel ocupado por Lima foi até a residência tentar fazer com que ele saísse. Houve uma discussão, seguida de agressões verbais. O homem sacou uma arma e disparou cinco vezes contra Lima. A vítima ainda tentou fugir, mas acabou morrendo. Ainda segundo a polícia, o criminoso fugiu a pé e depois pegou carona em uma moto. Manifestantes têm protestado contra beneficiários que receberam de Dilma as chaves das casas em outubro, mas não se mudaram. Os manifestantes afirmam que 250 casas do condomínio, que tem 1.750 no total, estão sem morador. Procurada, a Caixa não soube informar o total de imóveis vazios. No último sábado, os ocupantes chegaram a colocar fogo em móveis velhos numa rodovia em frente ao condomínio. Algumas casas foram alvo de vândalos, que levaram pias e outros objetos das casas vazias. As informações são Jornal Folha de S. Paulo.

31 Dez 2013 - 07:10h

O Brumado Notícias deseja a todos os leitores do site um feliz Ano Novo. Que 2014 venha recheado de muitas realizações e novo desafios. Que o ano que se aproxima seja realmente novo: novas esperanças, novas perspectivas, e novas experiências felizes. Toda a equipe do Brumado Notícias deseja um novo ano de muito trabalho e ainda mais reconhecimento dos nossos esforços. Feliz 2014 a todos!

31 Dez 2013 - 07:00h

O vereador e presidente da Câmara de Itabuna, Aldenes Meira (PCdoB), faz votos de um feliz 2014 a todos os conterrâneos. O brumadense acredita na construção de uma cidade melhor, com mais oportunidades para todos. Meira deseja a todos os brumadenses nesse fim de ano que as esperanças sejam renovadas em um futuro melhor. Ele reitera os votos de um 2014 de sonhos realizados.

31 Dez 2013 - 06:45h

Deputados e senadores de diversos estados interromperam o recesso e vieram a Brasília nesta segunda-feira (30) para tentar garantir as últimas verbas deste ano de 2013 para investimentos em suas regiões. Termina nesta terça (31), o prazo para o governo empenhar recursos para as emendas parlamentares, na prática, o ato de reservar dinheiro federal para despesas incluídas por eles no Orçamento de 2013. As verbas devem são repassadas ao longo do ano que vem, na medida em que os projetos são executados pelas prefeituras. Em geral, essas emendas atendem às regiões onde mantêm suas bases eleitorais. Neste ano, o governo prometeu um total de R$ 6 bilhões em emendas, sendo R$ 10 milhões para cada parlamentar, com R$ 2 milhões extras para líderes e membros da Comissão Mista de Orçamento. O valor prometido, contudo, pode ser menor porque depende da aprovação dos projetos apresentados pelos parlamentares. É comum emendas serem rejeitadas pelos ministérios com a justificativa de problemas técnicos nos projetos executivos. Por isso, dezenas de parlamentares vão pessoalmente às pastas nessa época do ano para ajustarem contratos e garantirem a liberação da verba. Segundo estimativas do governo e de parlamentares ouvidos pelo G1, os ministérios mais procurados neste fim de ano foram o das Cidades, da Saúde e da Agricultura, por intermédio da Secretaria de Relações Institucionais.

30 Dez 2013 - 18:30h

No último domingo (29), a Só Legal Produções realizou o Pré-Réveillon com a rainha Ivete Sangalo e a Banda Sem Limite. O mega evento foi um sucesso de público e organização. Realizado com muito esforço e dedicação, a festa foi bastante elogiada por toda sua logística.  Buscando agradecer a todos que contribuíram, direta ou indiretamente, para o grande sucesso do evento, a Só Legal Produções, o promoter Beto Bonelly e Lázaro Brito agradecem pelo grande apoio na realização do Pré-Réveillon, que transcorreu tranquilamente. Ivete Sangalo fez uma apresentação de alto nível, mostrando todo o seu encanto e simpatia, levando os foliões ao delírio com seus maiores sucessos. Após o show, ela voltou a afirmar que a cidade possui o mesmo clima festivo de Salvador. Este dia ficará gravado na memória dos brumadenses e de todos aqueles que compareceram à festa. A Só Legal se orgulha de ter realizado um evento desse porte, e, embora reconheça que houve pequenas falhas, avalia que o resultado final foi positivo. Os organizadores do evento desejam a todos um feliz Ano Novo e que 2014 seja de grandes realizações e vitórias. (Veja Fotos).

30 Dez 2013 - 18:10h

Após receberem doações de alimentos, a Loja Maçônica Aliança Sertaneja distribuiu no último sábado (28) as mercadorias arrecadadas. O site Brumado Notícias acompanhou as entregas, que foram realizadas no Centro Terapêutico Metanóia (CTM) e no Albergue São Sebastião. O CTM abriga dependentes químicos que buscam ajuda para abandonar o vício das drogas. O local é mantido por uma igreja evangélica e por doações de particulares. Todos os internos fizeram questão de agradecer pessoalmente ao gesto de atenção, o que emocionou o monitor Erivaldo Pereira da Silva. “Entrei aqui num estado deplorável, pois já tinha perdido tudo de melhor que tinha na vida: esposa, família, amigos e minha dignidade, mas hoje, após convivência neste local, estou recuperando minha vida. Peço a todos para não nos abandonarem, pois nossa luta é diária e contra essa nossa fraqueza que é a dependência química. Uma ajuda como essa é sempre bem-vinda, é mais do que o alimento da carne, é a força que recebemos de fora para vencermos as fraquezas de dentro. Muito obrigado a todos”, agradeceu Erivaldo. 

Após dois meses se recuperando no CTM, Wallas Pereira, jovem que chorou na delegacia pedindo para ficar preso por conta do vício, retornou ao local, mas dessa vez para ajudar aos que continuam em tratamento. “Cheguei no fundo do poço e pedi ajuda. Digo a qualquer um que não espere chegar onde eu cheguei para pedir ajuda. Não tenha vergonha de ser ajudado, e não se entregue. Vamos nos dar as mãos e lutar contra nós mesmos”, disse Wallas, que está em busca de um emprego. 

Quem também acompanhou a entrega das doações foi Weverton Teixeira, que viveu anos na dependência química e hoje, recuperado e de volta ao convívio social, levou sua doação aos internos, o livro Só Por Hoje, que apresenta mensagens diárias aos dependentes. “Nossa luta é um dia de cada vez. Torço para que eles possam dar a volta por cima para saírem do centro recuperados e prontos para vencerem aqui fora, com a ajuda da família. Sempre digo que a família é indispensável nessa batalha, pois quando nem eu acreditava mais em mim, eles me pegaram no colo e me levaram adiante”, contou Weverton. Já Elias Salomão, membro da Loja Aliança Sertaneja, declarou que as doações representam o espírito de partilha da população. “Somos apenas os intermediadores para entrega dos alimentos. Tudo isso aqui é fruto da consciência da população, que fez as doações solicitadas por nós. Nos orgulhamos de termos uma sociedade solidária pronta para estender a mão a quem necessita”, concluiu Salomão.

30 Dez 2013 - 18:00h

Mesmo com toda a movimentação no Mercado Municipal na manhã desta sexta-feira (27), um guarda teve sua motocicleta roubada enquanto ele estava a serviço no local. O guarda relatou ao site Brumado Notícias que viu o momento em que um elemento suspeito estava sentado na moto forçando o guidão para quebrar a trava de segurança. Porém, ao perceber sua aproximação, o suspeito fugiu e desapareceu no meio das pessoas e barracas. “Fui até a sala da administração pegar um cadeado, mas quando voltei na intenção de trancar a moto a mesma já não estava mais no lugar”, contou o guarda. O bandido voltou ao local, roubou a motocicleta, e fugiu com o veículo. Na fuga, ele bateu no carro de um feirante que estava estacionado. A polícia foi acionada, mas não chegou a tempo de prender o marginal. Há cerca de 15 dias outro guarda municipal também teve sua moto roubada no mercado. Segundo relatado a nossa reportagem, está é a oitava moto roubada no mesmo local em menos de 60 dias. A polícia continua tentando recuperar a moto roubada.

30 Dez 2013 - 17:50h

“Nós da Moto Estrada Suzuki agradecemos a todos os clientes e amigos que participaram do nosso crescimento neste ano que se finda. Fazemos as motocicletas que tem a melhor tecnologia do país na certeza de que a Suzuki tem a moto certa para cada gosto, desde as convencionais até as mais arrojadas. A você que este ano adquiriu sua Suzuki, tenha a certeza de que a Suzuki é realmente a moto feita para durar e estará ainda melhor e com mais novidades no próximo ano. Esperamos que em 2014 continuemos nossa parceria de sucesso e que em duas rodas você possa alcançar novos horizontes. Feliz 2014!”, estes foram os votos de toda a equipe da Moto Estrada Suzuki para todos os clientes e amigos.

30 Dez 2013 - 17:42h

O brumadense Antônio Santos Meira, da Paróquia Bom Jesus, foi ordenado padre no último sábado (28). A Missa de Ordenação, presidida pelo Bispo Dom Ricardo, da Diocese de Caetité, aconteceu no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro. Milhares de fiéis lotaram as dependências do ginásio e, com cantos de louvor e devoção, acompanharam de perto o evento, que contou também com a presença de vários padres das paróquias que compõem a diocese. O Padre Antônio, embora filho de Brumado, tem sua primeira designação para a cidade de Guanambi. Com carinho e admiração, o Padre José Silva deixou uma mensagem ao novo irmão de batina. “Digo para ele procurar em Jesus, o bom pastor, a referência para sua missão recebida e que Deus nosso pai o abençoe em sua jornada de abnegação e pastoreio”, disse o Padre José Silva.

30 Dez 2013 - 15:40h

Os brumadenses estão lotando as casas lotéricas para fazerem suas apostas na mega sena da virada. Neste ano, o prêmio está estimado em R$ 200 milhões. Cada apostador tem um sonho e muitos já planejam o que fazer com a quantia. O mecânico José Medrado pretende, caso seja o ganhador, dar uma melhor estrutura para a família. “Primeiro iria viajar com a família para começar 2014 com o pé direito. Depois nós iríamos sentar pra ver como usar todo esse dinheirinho, ajudar os filhos a ter uma vida melhor. Temos que usar bem a cabeça, pois o prêmio que parece ser muito pode acabar rápido se não for bem administrado”, disse o mecânico. Já a secretária Nájila Flagra pensa em ajudar a família e os amigos e se especializar profissionalmente. “Tentar mudar de vida, comprar uma casa, um carro, me profissionalizar. Eu nem penso no prêmio completo, metade já serviria para pagar minhas continhas e ajudar os familiares e alguns amigos”, contou ela. As apostas poderão ser feitas até às 14h desta terça-feira (31).

30 Dez 2013 - 15:30h

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), através do seu presidente, Gilberto Lima Dias, esteve na comunidade de Pompéia participando de uma reunião com a Associação Comunitária das Comunidades de Pompéia e Furtuoso. O Conselho intermediará uma negociação com o prefeito municipal com relação à inclusão das duas comunidades na coleta regular de lixo do município, que é feita atualmente pela empresa Comar (Comércio de Materiais Recicláveis). Em uma segunda reunião, o CMDS esteve novamente na comunidade de Pompéia para apoiar a realização de um bingo beneficente, com o objetivo de conseguir recursos financeiros para construção da sede própria da Associação Comunitária. Nesta visita, um Abaixo Assinado foi entregue pelo presidente da entidade, Hernane Gomes, ao presidente do Conselho contendo assinaturas das pessoas residentes nas duas comunidades. O documento reforça o desejo dos moradores de que as duas comunidades da zona rural façam parte da coleta regular de lixo do município. Uma reunião com o prefeito será solicitada pelo Conselho durante o mês de janeiro de 2014, no sentido de fazer a entrega formal do abaixo-assinado.