Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
28/Set/2017 - 09h00

Prefeito de Brumado está temeroso com proposta de abastecer Tanhaçu sem ampliação da Barragem de Cristalândia

Prefeito de Brumado está temeroso com proposta de abastecer Tanhaçu sem ampliação da Barragem de Cristalândia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A proposta de construção de uma adutora na Barragem de Cristalândia para abastecer a sede e algumas comunidades rurais do município de Tanhaçu está deixando o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), temeroso. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que sua preocupação se justifica, tendo em vista que não feita a elevação da barragem para aumentar o acúmulo na lagoa. O prefeito criticou o projeto e o deputado federal Waldenor Pereira (PT), seu desafeto político. Do ponto de vista do prefeito, a primeira preocupação do próprio governo do estado deveria ser agilizar a ampliação da barragem, que atualmente armazena 16 milhões de metros cúbicos de água e abastece as sedes dos municípios de Brumado e Malhada de Pedras, além de parte das comunidades rurais. 

Prefeito de Brumado está temeroso com proposta de abastecer Tanhaçu sem ampliação da Barragem de Cristalândia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Isso está fervendo em minha cabeça, essa ideia parte do deputado que quer tirar tudo de Brumado. A ideia em si é boa, o povo de Tanhaçu merece, mas no momento não há condições de fazer isso. Ano passado chegamos perto de ficarmos sem água e agora, com a aprovação dessa solicitação do parlamentar, minha palavra é temeridade. Temo pelos riscos que poderemos sofrer com o abastecimento em nossa região”, ressaltou Vasconcelos. Com as altas temperaturas e o aumento em mais de 30% no consumo de água, bem como as poucas chuvas no segundo semestre de 2016, o nível do volume de água na Barragem de Cristalândia diminuiu cinco metros e o acumulado no leito do manancial ficou um pouco acima dos 10 milhões de metros cúbicos de água. Como medida preventiva para evitar um possível racionamento, a Embasa trancou a descarga ecológica por um período, até a chegada das chuvas.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo