Achei Sudoeste

14 Jan 2022 - 09:00h

O quiropraxista Marco Antônio Kroger está atendendo na cidade de Brumado através da Pax Nacional. Ao site Achei Sudoeste, ele explicou que a quiropraxia é uma área da saúde especializada em fazer a manipulação e ajustes na coluna vertebral. “A sua função é detectar a causa do desalinhamento e subluxação da coluna e, em seguida, fazer essa correção”, disse. Durante a consulta, o médico investiga as causas do problema e a sua correção por meio das sessões de quiropraxia. “O alívio é imediato. O paciente já sai sem dor da consulta”, garantiu. Pessoas com artrite, artrose, escoliose, fibromialgia e dores crônicas e agudas de diversas idades podem fazer o tratamento. “É indicado para todas as idades. A quiropraxia pode ser a cura de várias doenças. Atuamos do alívio à cura”, completou.  O médico atende mensalmente na Pax Nacional. Ligue agora e agende a sua consulta, através do telefone (77) 3441-3028.

14 Jan 2022 - 08:30h

Um jovem de 21 anos foi preso após confessar ter derramado dois litros de gasolina e ateado fogo na ex-companheira, na cidade de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador. O mandado de prisão temporária foi cumprido na quarta-feira (12) por equipes da 22ª Delegacia Territorial (DT/Simões Filho). De acordo com o G1, o crime foi cometido no dia 1° de janeiro 2022. Segundo a Polícia Civil, a vítima está internada com queimaduras graves de até terceiro grau. De acordo com o setor de investigação da unidade, o agressor teria cometido o crime porque não aceitava o término do relacionamento. Ele foi até a casa onde a ex-namorada morava e a agrediu antes de provocar as queimaduras. A mulher foi socorrida para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Simões Filho, mas, devido à gravidade das lesões, precisou ser transferida para um hospital, onde permanece internada. O nome da unidade de saúde não foi divulgada. O suspeito está custodiado na 22ª DT, em cumprimento à determinação judicial da 2ª Vara Crime de Simões Filho, e será encaminhado ao sistema prisional de Salvador.

14 Jan 2022 - 08:00h

Devido às festas de final de ano, a cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, registrou um aumento no número de casos confirmados da Covid-19. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a secretaria municipal de saúde, Ediene Coutinho, disse que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Hospital e a rede do Governo do Estado estão sendo utilizadas pelo Município para prestar assistência à população diante de casos suspeitos e já diagnosticados. Hoje, Caculé possui 66 casos ativos da doença, 2571 casos confirmados e 2487 recuperados. Apesar da escalada de novos casos, a secretária afirmou que a vacina reduziu a agressividade do vírus e o cenário é outro do início da pandemia. Os pacientes contaminados hoje possuem sintomas mais leves, quase assintomáticos, conforme explicou. “O momento é preocupante devido à grande disseminação em curto prazo de tempo, mas estamos quase conseguindo fazer a imunização em massa. E o diferencial frente à pandemia hoje é a vacinação. Temos mais essa segurança nas nossas ações. O cenário é outro”, destacou.

14 Jan 2022 - 07:30h

A barragem Área IX, da Mina da Fábrica, da Vale, localizada em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, subiu de nível 1 de emergência para o nível 2, nesta quinta-feira (13). Neste estágio, recomenda-se a retirada de pessoas vizinhas à estrutura. A mudança ocorre no mesmo dia em que um casarão histórico foi destruído por um deslizamento de terra em Ouro Preto (veja aqui). A cidade está em estado de emergência por causa das chuvas. Segundo documento a que o G1 teve acesso, as chuvas constantes que atingiram a região entre os dias 7 e 12 de janeiro provocaram uma diminuição no fator de segurança. O texto, assinado por um funcionário da Vale, afirma que não há pessoas na área de autossalvamento. Ainda de acordo com o documento, a água na barragem alcançou seu maior nível máximo desde o início do monitoramento. “A barragem segue sendo inspecionada diariamente e monitorada 24 horas por dia, 7 dias por semana, pela Geotecnia Operacional e Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG)”, diz o texto.

14 Jan 2022 - 07:00h

Em razão do aumento de casos de síndromes gripais no município, a Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau) solicitou da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) a reabertura do PA Covid, agora com a denominação de Gripário para atendimento exclusivo de casos suspeitos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário Cláudio Soares Feres explicou que a unidade está pronta, apenas aguardando a autorização da pasta. “A ideia é que a unidade funcione ao lado do Hospital Municipal, na antiga Policlínica. O local está todo preparado”, adiantou. Segundo Feres, o Município também solicitou da pasta a reabertura da UTI Covid, porém agora como UTI convencional, aumentando em mais dez leitos o atendimento de terapia intensiva no Hospital Professor Magalhães Neto.

14 Jan 2022 - 00:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, da cidade de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, esclareceu o decreto de situação de emergência em virtude dos danos causados pelas chuvas no município (veja aqui). De acordo com o gestor, apesar de a oposição ter desdenhado do decreto, a população da zona rural de Malhada de Pedras precisa ser assistida pelo poder público. Ainda de acordo com Beto de Preto Neto, a emergência possibilitará à prefeitura local celebrar convênios com o governo do estado, através da Superintendência de Proteção e Defesa Civil, bem como com o governo federal. “Tem comunidade rural de Malhada de Pedras que está ilhada. Não temos como ter acesso para atender as necessidades do nosso povo”, disse.

Segundo o gestor malhapedrense, recentemente, uma idosa da comunidade de Cubículo, que está ilhada, precisou ser carregada no colo por um familiar para poder acessar à saúde pública. Já em Lagoa da Baixa, alimentos básicos do dia a dia da população são levados a pé por conta da falta de acesso para veículos. “Vamos continuar executando as ações para conceder qualidade de vida e melhores condições para a nossa população”, assegurou. Silva ainda disse que sua gestão, desde o seu início em 2021, fez diversas melhorias em estradas vicinais no interior do município, mas, com as fortes chuvas, um mutirão já está sendo realizado para melhorar a trafegabilidade na zona rural. “A chuva nos trouxe muita alegria, bem como danos em nossas estradas vicinais. Nossa equipe já está trabalhando para poder fazer a recuperação. Neste momento, o decreto nos possibilitará ter o apoio dos governos de esferas superiores”.

O prefeito informou ainda que as comunidades nas quais as máquinas estão conseguindo ter acesso os serviços de manutenção estão sendo realizados. “A emergência não é deste prefeito e sim do povo de Malhada de Pedras. Nosso governo veio para cuidar das pessoas e é isto que estamos e vamos continuar fazendo em toda a cidade”.

13 Jan 2022 - 20:10h

Nesta quinta-feira, 13 de dezembro, o município de Brumado registra 10029 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 1 internação, 197 óbitos, 88 pacientes em tratamento e 9744 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

13 Jan 2022 - 17:00h

Nesta quinta-feira (13), a Operação Força Total foi deflagrada em toda Bahia pela Polícia Militar. O objetivo é implementar ações ostensivas e preventivas para a manutenção da ordem pública e incolumidade das pessoas e do patrimônio, principalmente nesse período do ano em que a alta estação potencializa o turismo e promove o aquecimento das atividades comerciais em todo Estado. Em Brumado, a 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário também participa da operação com abordagens a veículos. Além disso, equipes do Tático Ostensivo Rodoviário atuam de forma móvel nas estradas vicinais.

13 Jan 2022 - 16:30h

Equipes da Companhia Independente da Polícia Militar (Cipe) Central entregaram, nesta quarta-feira (12), móveis e eletrodomésticos para famílias do município de Dário Meira. A doação dos materiais partiu de uma moradora de Jequié, que acionou a Cipe e informou sobre o desejo de contribuir com a campanha ‘Força Solidária II. Ela disponibilizou cinco camas, três televisores, um colchão e 20 cobertores para famílias do município. Conforme o comandante da unidade, major Ricardo Silva, rapidamente os policiais se mobilizaram e foram ao encontro da doadora. “Avaliamos se os equipamentos estavam em perfeito estado, colocamos nas caçambas das viaturas e levamos até a cidade”, disse. Dário Meira foi escolhida para receber os materiais, pois é considerada uma das cidades mais afetadas pelas cheias na região. Os materiais foram levados para o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) responsável pela triagem e acompanhamento das famílias. “Após esse contato, descarregamos os donativos e esperamos que as famílias possam ter um recomeço mais digno. Não posso deixar de agradecer a doadora que, com muita solidariedade, apoiou essas famílias”, concluiu Silva. 

13 Jan 2022 - 16:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, informou que o vírus H3N2 está circulando no município. A confirmação foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), para onde amostras suspeitas haviam sido enviadas para análise. “Temos circulando tanto H3N2 quanto a Covid-19 em nosso município”, disse. Com o aumento do número de casos de síndromes gripais, o secretário pediu a colaboração da comunidade para direcionar o atendimento às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a fim de não superlotar o Hospital Municipal e gerar atrasos em demandas de urgência e emergência. Segundo Feres, desde o dia 20 de dezembro de 2020, a média de atendimentos na unidade chegou a 300. Desse número, cerca de 70% dos atendimentos são de síndromes gripais. “Esses casos podem ser atendidos na Atenção Básica. As unidades estão preparadas com profissionais médicos. Gostaria de pedir a compreensão dos pacientes para evitar procurar o Hospital Municipal. Procurem, primeiro, a Atenção Básica”, pediu.

13 Jan 2022 - 15:30h

As primeiras doses da vacina da Pfizer destinada às crianças de 5 a 11 anos devem chegar na Bahia na madrugada desta sexta-feira (14), por volta de 1h40, no aeroporto de Salvador, de acordo com a previsão do Ministério da Saúde. O voo com o primeiro lote de vacinas chegou ao Brasil no aeroporto de Viracopos, em Campinas, na madrugada desta quinta (13). Os imunizantes em doses pediátricas da Pfizer são os únicos liberados no Brasil até o momento. Após a chegada das doses na Bahia, a Secretaria Estadual de Saúde deve iniciar a distribuição. O cronograma de aplicação deve ser divulgado pelas prefeituras.

13 Jan 2022 - 15:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a secretária de saúde de Caculé, Ediene Coutinho dos Santos Arantes, confirmou o registro de mais 1 óbito em decorrência da Covid-19 na cidade. A morte foi registrada após o fechamento do último boletim epidemiológico, na noite de quarta-feira (12). Segundo Coutinho, a paciente idosa encontrava-se internada na Unidade de Oncologia (Unacon), no município de Caetité. A secretária lamentou a morte de mais um cidadão caculeense para a doença e prestou condolências à família. Hoje, a cidade possui 70 casos ativos e 18 óbitos de Covid-19.

13 Jan 2022 - 14:30h

Um deslizamento de terra destruiu um casarão do século XIX da Prefeitura de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, e um imóvel onde funcionava um depósito, na manhã desta quinta-feira (13). O acidente ocorreu no Morro da Forca, localizado no centro histórico da cidade. Segundo a Defesa Civil Municipal, ninguém se feriu. De acordo com o G1, a prefeitura afirmou que o casarão histórico já estava interditado desde 2012, quando outro deslizamento ocorreu no local. Na época, os técnicos do município concluíram que não havia segurança para a ocupação do imóvel. “Foi um deslizamento de grande proporção. Felizmente os imóveis estavam vazios. O casarão estava fechado justamente por causa do risco”, afirmou o coordenador do órgão, Neri Moutinho.

13 Jan 2022 - 14:00h

A Prefeitura de Igaporã, a 149 km de Brumado, através da Secretaria de Saúde, está trabalhando fortemente para garantir o cumprimento das normas sanitárias e impedir a disseminação da Covid-19. A medida foi adotada após o avanço da doença na cidade e o decreto administrativo que aumentou as restrições sanitárias para conter a disseminação do vírus (veja aqui). Diariamente, equipes da Vigilância Sanitária realizam diligências para esclarecer a população e sinalizar os locais que devem permanecer fechados até o dia 19 de janeiro. Além disso, atuam na sede e zona rural atendendo às denúncias de populares. Os fiscais sanitários contam com o apoio da Polícia Militar. Segundo os agentes da Vigilância, a população está colaborando no cumprimento do Decreto Municipal e, até o momento, não foi registrado nenhum ato de infração.

13 Jan 2022 - 12:00h

Na Rua Dr. Antônio Risério Leite, nos fundos do Sindicato dos Mineradores, há três pontos de esgotos estourados. A situação é crítica no local. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o estofador de sofá, Seu Zé, disse que os moradores colocaram lona para tentar fazer com que o esgoto não forme uma piscina no final da via, tal como estava acontecendo. No entanto, a ideia não deu certo. “Isso está prejudicando a gente”, disse. Segundo ele, os moradores também tentaram consertar os buracos por conta própria, mas o conserto não durou muito. “A gente pisa nessa água e entra pra dentro de casa. Vai contaminar a casa todinha. Meu carro anda cheio de bosta. É um risco”, contou. Assim como em vários pontos da cidade, o prefeito sinalizou os buracos na rua com uma placa informando à população que a responsabilidade é da Embasa. Para Seu Zé, as placas e a carta não resolvem o problema dos moradores. “Pagamos nossos impostos pra isso. Temos que abrir a boca e falar. Só vemos buraco na cidade. É uma pouca vergonha. Viraram as costas pra cidade”, resumiu.

13 Jan 2022 - 11:30h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou nesta quarta-feira, 12, que o terceiro surto do fungo Candida auris no Brasil foi confirmado em um hospital da rede pública de Recife, Pernambuco. A identificação foi confirmada pelo laboratório de referência, que é o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). Segundo a Agência, desde a identificação do caso suspeito, o hospital estabeleceu as medidas de precaução e adotou ações para prevenção e controle do surto. A Anvisa orienta que os laboratórios de microbiologia intensifiquem a vigilância laboratorial para a identificação do fungo Candida auris e que diante de um caso suspeito ou confirmado, informem imediatamente à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do serviço de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, o Candida auris é um fungo emergente que representa uma grave ameaça à saúde global. Foi identificado pela primeira vez como causador de doença em humanos em 2009, no Japão. Quando identifica o fungo, o próprio organismo libera substâncias inflamatórias para combatê-la. Entretanto, a resposta pode ser exagerada e causar danos em diversos órgãos, levando até à morte do paciente. A infecção pelo Candida auris é resistente a medicamentos. Os principais sintomas são febre, alteração da pressão arterial, dificuldade para respirar e aceleração do ritmo cardíaco.

13 Jan 2022 - 11:00h

Na segunda-feira (10), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), acionada pela Polícia Civil, foi informada de que havia um mandado de prisão em desfavor de um indivíduo que foi localizado na rodoviária de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. No terminal, foi realizada a abordagem policial e dada voz de prisão. O indivíduo foi conduzido de forma incólume à delegacia territorial de Livramento de Nossa Senhora para adoção das medidas cabíveis.

13 Jan 2022 - 10:30h

A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 1.610 novos casos da Covid-19, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), nesta quarta-feira (12). Foram contabilizados 12 óbitos e 6.174 casos estão ativos no estado. De acordo com a Sesab, a última vez que a Bahia teve um número de ativos próximo ao desta quarta-feira foi em 31 de julho de 2021, quando havia 6.075. O boletim ainda traz dados da ocupação dos leitos de UTI no estado. Em Salvador, por exemplo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI pediátricos está em 85%. Dos 1.281.737 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.247.935 são considerados recuperados e 27.628 tiveram óbito confirmado. Além disso, 1.705.789 casos foram descartados e 275.672 em investigação. Na Bahia, 53.156 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h de quarta-feira (12).

13 Jan 2022 - 10:00h

Publicado no Diário Oficial de terça-feira (11), o Decreto nº 5.640 atualiza os valores das tabelas de receita para o exercício de 2022 no município de Brumado. Os valores serão atualizados em 10,74% com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado e publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulado no período de dezembro de 2020 a novembro de 2021. O mesmo critério será utilizado para fins de atualização de todos os Preços Públicos e Tarifas de Serviços Públicos, exceto os valores da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP). O decreto é válido até 31 de dezembro de 2022.

13 Jan 2022 - 09:30h

O Bingo Entre Amigos será realizado no dia 30 de janeiro de 2022, às 11h, na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. As cartelas são limitadas e custam R$ 300. Os prêmios incluem: um sítio de 7.537 m², R$ 10 mil e R$ 5 mil. Os valores arrecadados serão revertidos para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais das comunidades de Queimada Grande e L. Redonda. Para adquirir as cartelas, basta entrar em contato com José Roberto (77) 99916-5293.