Achei Sudoeste

02 Dez 2020 - 00:00h

O Partido dos Trabalhadores (PT) esteve à frente da prefeitura de Vitória da Conquista durante 20 anos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito reeleito em segundo turno, Herzem Gusmão (MDB), que quebrou a hegemonia petista na capital do sudoeste baiano, fez diversas críticas ao modelo de gestão do partido, não só no município, como em diversos outros. “O PT foi banido, varrido do Brasil. A vitória de Bruno Reis em Salvador foi uma das mais acachapantes do país. O recado das urnas foi dado em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Esse modelo do PT se esgotou no Brasil e na Bahia. É inaceitável. A Bahia não é a da propaganda do PT”, argumentou. Segundo Gusmão, a Bahia da realidade é a campeã em miséria. “Chega de PT. Conquista rechaçou o PT, assim como o Brasil tem rechaçado”, concluiu.

01 Dez 2020 - 19:25h

Nesta terça-feira, 01 de dezembro, o município de Brumado registra 2993 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 9422. Entre os diagnósticos: 05 internações, 40 óbitos, 200 pacientes em tratamento e 2753 recuperados. No momento, 236 ainda aguardam resultado laboratorial e 5187 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

01 Dez 2020 - 17:00h

Mais um acidente foi registrado na Avenida Coronel Santos, na entrada da BA-262, em Brumado, na manhã desta terça-feira (1º). O superintendente municipal de trânsito e transportes, João Paulo, estava no local no momento do ocorrido. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele relatou que a imprudência partiu de um motociclista com reboque, que tentou fazer uma ultrapassagem indevida entre dois veículos grandes, um caminhão e um ônibus. A Polícia Militar e o Samu 192 foram acionados para registrar o acidente e prestar o socorro à vítima. “Pedimos à população que tenha cuidado, principalmente nesses trechos”, destacou. 

01 Dez 2020 - 16:30h

Uma bebê de 1 ano e três meses morreu após se afogar em uma piscina, em Barreiras, cidade do oeste da Bahia. A informação foi confirmada pela Polícia Civil, nesta segunda-feira (30). De acordo com o G1, o acidente, no entanto, ocorreu no sábado (28). A criança foi identificada como N.F.S.S. A polícia não detalhou onde fica a piscina onde a menina se afogou. Ainda de acordo com a polícia, a 1ª Delegacia Territorial da cidade expediu guia para o enterro da criança e abriu inquérito policial para apurar o fato. Familiares serão ouvidos na delegacia.

01 Dez 2020 - 16:00h

Cerca de 25 moradores de rua foram beneficiados com alimentos e banho quente, em uma ação promovida pelo Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), na noite da última sexta-feira (27), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Em alusão ao novembro azul, um banheiro móvel foi disponibilizado pelos PMs com ajuda de parceiros. Na ação de solidariedade, os moradores do sexo masculino ganharam kit com sandália, camisas, creme dental, escova de dente, preservativo, máscara e outros itens de higiene pessoal. Além dos materiais, a equipe da Patrulha Solidária também preparou um repertório de voz e violão e orientações sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. As mulheres também foram contempladas com o banho, alimento e roupas. Voluntários dos Projetos Semeando Amor e Ubuntu apoiaram o evento.

01 Dez 2020 - 15:30h

Neste ano, em virtude da pandemia, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado realizará uma campanha diferenciada de final de ano: a Caravana Natal da Esperança. Com uma programação especial, o Papai Noel e sua turma circularão pelas principais ruas do comércio. Confira a programação: 01/12 (saída do ginásio de esportes às 17h): Papai Noel, Olaf, Mickey e Minnie; 08/12 (saída do ginásio de esportes às 17h): Papai Noel , Mamãe Noel, Galinha Pintadinha e Pintinho amarelinho; 19/12 (saída do ginásio de esportes às 9h): Papai Noel, Luccas Neto, Gy e Homem Aranha; e 22/12 (saída do ginásio de esportes às 17h): Papai Noel, Duende, Minions, Patrulha Canina e Pato Donald. “Venha fazer suas compras em nosso comércio, deixe as cartinhas no Noel Móvel e fique na torcida para ver o seu pedido atendido”, convidou a diretoria da CDL.

01 Dez 2020 - 15:00h

Na madrugada da última segunda-feira (30), uma briga foi registrada na Praça Coronel Zeca Leite, no centro da cidade de Brumado. No local, um homem teria agredido um policial lotado na 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, após o mesmo lhe chamar de “negro”. De acordo com o boletim de ocorrência, o próprio agressor chamou a polícia, bem como acionou o Centro Integrado de Comunicações (Cicom). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, de maneira hostil, ele proferiu vários impropérios aos agentes de serviço no Cicom, sendo orientado a aguardar a chegada da guarnição. Ambos foram levados e apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Brumado, onde foram ouvidos pelo Delegado Plantonista.

01 Dez 2020 - 14:30h

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta segunda-feira (30) que haverá cobrança extra na conta de luz dos consumidores a partir desta terça (1º). Em reunião extraordinária, a Aneel decidiu que será cobrada a bandeira vermelha patamar 2, cujo valor é o maior no sistema de bandeiras da agência. Com isso, a cobrança extra será de R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Em 26 maio, a Aneel havia anunciado que não haveria cobrança extra na conta de luz até 31 de dezembro deste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus. Na reunião desta segunda-feira, contudo, a agência decidiu revogar a decisão e aplicar a bandeira vermelha patamar 2.

01 Dez 2020 - 14:00h

Um acidente foi registrado na noite dessa segunda-feira (30), na BA-142, na Ladeira dos Miranda, em Barra da Estiva, a 123 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, um homem conduzia um veículo Ford Fiesta quando, por motivos até então desconhecidos, capotou várias vezes. Ele chegou a ser socorrido, mas já chegou ao Hospital Suzi Zanfretta sem vida. A vítima foi identificada por Antônio Barbosa Gonçalves, de 33 anos, popularmente conhecido por Toni. Filho do ex-vereador Afrânio Gonçalves, irmão da vereadora Simone Silva Gonçalves de Sousa (PP), a Simone Martins e cunhado do vice-prefeito Eronilson Marins de Souza (PP), o Son Martins.

01 Dez 2020 - 12:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito eleito em Caetité, Valtécio Neves Aguiar (PDT), denunciou que o Hospital Oncológico de Caetité foi inaugurado apenas três dias antes das eleições com fins políticos, mas encontra-se fechado. “Foi uma questão eleitoreira para tentar angariar votos. Mesmo assim não surtiu efeito para a atual gestão conquistar mais um mandato”, criticou. A unidade atendará a 48 municípios e o gestor eleito garantiu que procurará o Governo do Estado, bem como todas as alternativas possíveis, para possibilitar o seu pleno funcionamento. “Temos a consciência de que assim que colocarmos a Unacon para funcionar será de grande valia para os nossos irmãos que precisam do tratamento contra o câncer. Isso será uma prioridade”, assegurou. 

01 Dez 2020 - 11:30h

A Bahia deve começar a sentir os reflexos e consequências do período eleitoral nos próximos dias. O secretário da Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, afirmou nesta segunda-feira (30), que a pasta já identifica elevação do número de casos e ainda de pessoas internadas em todas as regiões da Bahia, com um agravante: “internadas de forma mais grave do que aconteceu no começo”, acrescentou o titular da Saúde. “Estamos com números que remontam ao início da pandemia. Essa elevação era previsível, nós estávamos enxergando uma flexibilização totalmente fora de controle em todo país, com carreatas, festas”, citou Vilas-Boas em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia. O secretário em seguida acrecentou que o que chama de “fenômenos pré-eleitorais” podem alavancar os números da panemia em todo o país. “É possível que ao longo das próximas semanas possa começar a ver aumento da taxa de mortalidade”, admitiu. Outra análise do secretário é de que esse momento da pandemia se aproxima do início em números, mas a situação é diferente. Segundo ele há agora a coexistência entre doenças tradicionais e a Covid-19, o que deixa o sistema de Saúde “duplamente pressionado”. Vilas-Boas exemplifica citando acidentes de carro, moto, AVC, e o retorno de cirurgias eletivas.

01 Dez 2020 - 11:00h

Na última sexta-feira (27), após denúncia, a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizou patrulhamento na Rua Benjamin Santos, no Bairro São Félix, em Brumado, onde haveria movimentação de tráfico de drogas. No local, a guarnição encontrou com um indivíduo pequenas porções de maconha. Em sua residência, os PMs localizaram 83 porções de maconha. Seguindo a diligência em outro endereço, foram encontradas 30 petecas de cocaína, 09 cocadas de maconha e uma balança de precisão. Todo o material apreendido e os indivíduos foram encaminhados para a delegacia.

01 Dez 2020 - 10:30h

A Rússia liberou o primeiro lote de vacinas da Sputinik V contra a Covid-19 para aplicação da população em um hospital na Zona Sul de Moscou, de acordo com anúncio feito nesta segunda-feira (30) divulgado pela agência Reuters. O Domodedovo Central City Hospital, local onde chegaram as primeiras doses, informou que os médicos residentes interessados em receber a vacina precisaram se registrar em um site do governo russo com antecedência e trazer um teste de Covid-19 com resultado negativo. As primeiras pessoas, de acordo com o comunicado, receberam a imunização ainda na semana passada. Na terça-feira (24), o governo do país anunciou que a Sputnik V tem 95% de eficácia após a segunda dose. Os resultados, no entanto, não foram publicados em revistas científicas e analisados por outros pesquisadores. A Rússia foi o primeiro país a registrar uma vacina contra a Covid-19 no mundo, em agosto. O anúncio gerou preocupação entre cientistas, entre outros motivos, por causa do anúncio dos testes de fase 3 e da vacinação em massa de forma simultânea. O governo russo também firmou uma parceria com o governo do Paraná para produção da Sputnik V em solo brasileiro. No mês passado, o fundo russo que financia o desenvolvimento da vacina anunciou que o Brasil poderia começar a produzi-la em dezembro.

01 Dez 2020 - 10:00h

Eleito com 13.118 votos, na cidade de Caetité, o prefeito Valtécio Neves Aguiar (PDT) garantiu que buscará alinhamento com os municípios vizinhos a fim de fomentar o desenvolvimento regional. Ao site Achei Sudoeste, ele adiantou que manterá o diálogo aberto com os prefeitos das cidades circunvizinhas com o objetivo de assegurar a sustentabilidade da região sudoeste. “Temos uma localização privilegiada. Somos uma cidade tradicional, com mais de 200 anos. Temos muito amor por Caetité. Queremos o desenvolvimento não só de Caetité, mas de toda região sudoeste e da Bahia. O consenso, a união e o desenvolvimento só com a participação dos municípios circunvizinhos”, defendeu.

01 Dez 2020 - 09:30h

A área desmatada na Amazônia foi de 11.088 km² entre agosto de 2019 e julho de 2020, de acordo com números oficiais do governo federal divulgados nesta segunda-feira (30) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De acordo com o Inpe, trata-se de um aumento de 9,5% em relação ao período anterior (agosto de 2018 a julho de 2019), que registrou 10.129 km² de área desmatada. É a maior área desde 2008, quando o Prodes apontou 12.911 km² desmatados.

01 Dez 2020 - 09:00h

No próximo sábado (05), a Ordem dos Ministros Evangélicos e Eclesiásticos em Brumado (Osmeb) realizará um culto de ação de graças na Câmara Municipal de Vereadores para abençoar e celebrar a vitória dos parlamentares da bancada evangélica, bem como de todos os eleitos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o pastor Clóvis Fraga, que preside a Osmeb, convidou toda a comunidade para participar do culto. “Fomos muito bem sucedidos, elegemos 3 vereadores e 1 que ficou na suplência. Convidamos todos os evangélicos e a sociedade de Brumado para prestigiar esse culto de adoração ao senhor e de agradecimento”, afirmou. Representando 1/5 da Câmara Municipal, o pastor frisou que os vereadores da bancada evangélica trabalharão não só em função da comunidade evangélica, mas em prol de todos os brumadenses. “Evidente que eles terão um olhar especial para os evangélicos que os conduziram a esse posto”, acrescentou. 

01 Dez 2020 - 08:30h

Dois irmãos morreram e um homem ficou gravemente ferido durante uma batida entre duas motos na BA-001, altura de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). De acordo com o G1, o acidente ocorreu em um trecho entre Arraial D'Ajuda e Trancoso, destinos turísticos da cidade, na noite de sábado (28). Não há informações sobre o que provocou a batida. Emanuel Ferraz e Giovana Rosa Ferraz, de 16 e 19 anos, morreram no local do acidente. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). O condutor da outra moto foi levado para uma unidade de saúde com ferimentos graves. Não há informações sobre o estado de saúde deles.

01 Dez 2020 - 08:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito eleito na cidade de Caetité, Valtécio Neves Aguiar (PDT), fez diversas críticas à gestão do gestor Aldo Gondim (PSD). Segundo ele, o município encontra-se em um triste momento, totalmente abandonado. Aguiar criticou que a educação da cidade, que já foi referência nacional, e a saúde foram largadas durante os últimos quatro anos. Ele apontou ainda que os serviços públicos foram sucateados nesse período. “Faremos uma administração em prol de Caetité”, garantiu.

01 Dez 2020 - 07:00h

Na segunda-feira (30), a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, lançou a Operação “Fim de Ano em Paz”, cujo objetivo é a intensificação do policiamento ostensivo durante o final de ano, na área comercial dos 09 municípios de abrangência. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o foco é combater ações delituosas como: furtos e roubos a pessoas e veículos, extorsões e arrombamentos e vias de fato, as quais costumam acontecer nos finais de ano, quando há uma maior circulação de pessoas nos municípios. A partir da segunda semana de dezembro até o dia 31/12, o policiamento da 46ª CIPM será fortalecido com patrulhamento em viaturas e motocicletas, além do policiamento a pé, principalmente nos dias de maior movimento comercial e feiras livres. O lançamento da operação nesta segunda-feira contou com a presença de autoridades públicas e representantes do comércio dos municípios de Livramento, Dom Basílio, Rio de Contas e Jussiape. Na próxima quinta-feira (03), será a vez de lançar a Operação Fim de Ano em Paz no município de Paramirim.