Achei Sudoeste

16 Mai 2021 - 15:20h

Em mais uma ação firme de fiscalização contra o descumprimento do Decreto Municipal que proíbe a realização de eventos e aglomerações, como forma de prevenção à Covid-19 na cidade, a Polícia Militar de Guanambi, a 141 km de Brumado, interrompeu uma festa com mais de 100 participantes na noite deste sábado (15), em sua maioria jovens, que promoviam aglomeração, sem uso de máscara e fazendo uso de bebida alcoólica. Esta é a segunda ação semelhante no mesmo final de semana. Na noite de sexta (14), em ação conjunta, a Vigilância Sanitária e a PM interromperam uma outra festa clandestina, também com cerca de 100 pessoas, no centro da cidade (veja aqui). O local foi interditado e o responsável responderá judicialmente. Nesta ação, 28 pessoas foram conduzidas para a Delegacia Territorial de Guanambi por descumprirem a orientação da PM. Em razão do ocorrido, a Vigilância Sanitária compareceu no estabelecimento e notificou o proprietário da casa de eventos, para fins de aplicação das penalidades contidas na lei, conforme consta no Decreto Municipal 243/2021.

As ações de fiscalização da Vigilância Sanitária com o apoio da PM mantêm intensificadas em bares e restaurantes, através de Ronda Noturna, para conferir o cumprimento de Protocolos Sanitários em decorrência da Covid-19. Os estabelecimentos flagrados em descumprimento do Decreto Municipal e Portaria Municipal número 15 de 29/04/2021 e que já tenham sido notificados em fiscalizações anteriores, poderão sofrer punições que vão desde multa até interdição.  O cidadão pode colaborar, denunciando aglomerações, festas clandestinas e o descumprimento dos decretos municipais, ligando para a Polícia Militar no 190, ou para a Vigilância Sanitária em horário comercial de segunda à sexta no 3451-4261 ou no plantão nos finais de semana: (77) 99961-4362 / (77) 99976-2072. A identidade do denunciante será preservada.

16 Mai 2021 - 10:25h

Morreu neste domingo (16) o prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB). O gestor tinha 41 anos e lutava desde 2019 contra um câncer no sistema digestivo com metástase nos ossos e no fígado. Covas estava internado no Hospital Sírio-Libanês, na cidade de São Paulo, desde 2 de maio. Na sexta-feira (14), ele teve uma piora no quadro de saúde e a equipe médica informou que seu quadro havia se tornado irreversível e que trabalhavam para que ele ficasse confortável. Covas estava recebendo sedativos e analgésicos para não sentir dores.

16 Mai 2021 - 07:05h

Duas mochilas foram encontradas nas areias da praia de Pau Fincado, no município de Nova Viçosa, no sul baiano, com 46 tabletes de pasta base de cocaína, avaliados em pouco mais de R$ 1 milhão. O material pesa no total cerca de 52 quilos. As drogas apreendidas foram encaminhadas para a sede da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Teixeira de Freitas). A titular da 8ª Coorpin, delegada Valéria Fonseca Chaves, explicou que a apreensão do material e as informações estão sendo apuradas e servirão para dar continuidade às investigações. Segundo a comandante da 89ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Mucuri), a major Ana Paula Oliveira Calheiros, após a apreensão de 17 tabletes do mesmo entorpecente, em uma área de mata de difícil acesso, na última segunda feira, 10, e o auxílio de denúncias anônimas foram importantes meios para a descoberta dessa nova carga. “As informações iniciais apontam que essas drogas tenham sido dispensadas por traficantes, pelo mar, através de um navio cargueiro. Estamos dando prosseguimento ao patrulhamento na orla para capturar os suspeitos”, contou a oficial.

16 Mai 2021 - 07:00h

O governo do estado da Bahia decretou situação de emergência em quatro municípios. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (15), e é válido para Sítio do Mato, Tucano, Água Fria e Ubaíra. Para os municípios de Sítio do Mato, Tucano e Água Fria a medida foi motivada pelos danos causados pela estiagem, que atinge as atividades econômicas e a população. Já para o município de Ubaíra, o decreto visa minimizar as consequências trazidas pelas chuvas, que também afetam as atividades econômicas e os munícipes. Ainda segundo o decreto do governo estadual, a situação de emergência nestas cidades é válida por 180 dias.

16 Mai 2021 - 06:55h

Dois homens foram presos por suspeita de matar Maria Alves de Souza, de 52 anos, e a filha dela Juliana Souza Conceição, de 13, com golpes de faca no bairro Cidade Nova, em Aporá, no interior baiano. A informação é da Polícia Civil. De acordo com a polícia, um dos suspeitos foi localizado neste sábado (15), na cidade de Aporá, durante uma ação conjunta das Delegacias Territoriais de Aporá e Inhambupe. Com ele, foram apreendidas uma faca tipo punhal e uma pistola calibre .45 que, segundo a polícia, foram utilizadas no crime. Já o comparsa, foi preso na sexta-feira (14), por policiais militares. O crime aconteceu na última quinta-feira (13) e, de acordo com a polícia, a mulher e a filha foram vítimas de golpes de faca, sendo Juliana Souza atingida também por disparos de arma de fogo. A quantidade de tiros, no entanto, não foi detalhada. De acordo com o G1, a polícia ainda informou que o alvo do ataque era o filho de Maria Souza, que foi ferido a facadas e socorrido para uma unidade de saúde. Os suspeitos invadiram a casa das vítimas, localizada na Rua da Piedade. As armas apreendidas foram encaminhadas para a perícia e a dupla está à disposição da Justiça. Uma equipe do Serviço de Investigação (SI) da 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Alagoinhas deu apoio na ação.

16 Mai 2021 - 06:50h

A Polícia Militar e a Vigilância Sanitária de Guanambi, a 141 km de Brumado, encerraram uma festa com mais de 100 pessoas na noite de sexta-feira (14). O município tem 100% de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. A fiscalização aconteceu depois que a PM e a Vigilância Sanitária receberam denúncias de que o evento estava acontecendo em um espaço de festas na cidade. Ao chegarem no local, a aglomeração foi constatada, com muitas pessoas sem máscaras e fazendo uso de bebidas alcoólicas. Os donos do estabelecimento foram autuados e o espaço interditado. De acordo com a prefeitura da cidade, Guanambi tem 25 pessoas internadas por causa da Covid-19, com uma média móvel de 40 novos casos por dia.

15 Mai 2021 - 23:00h

Neste sábado, 15 de maio, o município de Brumado registra 8344 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19303. Entre os diagnósticos: 13 internações, 170 óbitos, 224 pacientes em tratamento e 7950 recuperados. No momento, 87 ainda aguardam resultado laboratorial e 10504 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

15 Mai 2021 - 08:00h

Uma operação conjunta entre a 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), resultou na apreensão de 78 pássaros silvestres, na quinta-feira, 13, na cidade de Poções, na região sudoeste da Bahia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os policiais chegaram na localidade, após uma denúncia revelar o comércio ilegal em um imóvel, no bairro de Lagoa Grande. No local indicado foram apreendidas 78 aves aprisionadas em gaiolas e alçapões. Conforme o comandante da 79ª CIPM, major Alécio Marques de Andrade, os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, na cidade de Vitória da Conquista, onde passaram por avaliação. O homem acabou conduzido à Delegacia Territorial (DT) da cidade.

15 Mai 2021 - 05:40h

Um idoso de 70 anos foi preso suspeito de estuprar quatro netas na sexta-feira (14), na cidade de Cândido Sales, no sudoeste da Bahia. As investigações começaram há três anos. Segundo o delegado Hélder Andrade dos Santos, titular da cidade, os estupros começaram quando as netas tinham 6 anos e se estenderam até a adolescência. Segundo a polícia, o suspeito, que não teve a identidade revelada, foi preso dentro de um ônibus, quando saía da cidade. Ele foi levado para a delegacia e depois, transferido para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista. O idoso responde por estupro de vulnerável. A pena para o crime pode ir de 8 a 15 anos e depende da sentença do juiz, que vai analisar a reincidência.

14 Mai 2021 - 20:15h

Após apresentar piora no estado de saúde, o quadro clínico do prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), é irreversível, de acordo com boletim médico divulgado pelo portal G1. “O Prefeito Bruno Covas segue internado no Hospital Sírio-Libanês recebendo medicamentos analgésicos e sedativos. O quadro clínico é considerado irreversível pela equipe médica. Neste momento, encontra-se no quarto acompanhado de seus familiares”, diz boletim divulgado na noite desta sexta. Covas está internado desde o dia 2 de maio no Hospital Sírio-Libanês para tratar câncer no sistema digestivo com metástase nos ossos e no fígado.

14 Mai 2021 - 20:10h

Nesta sexta-feira, 14 de maio, o município de Brumado registra 8338 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 19303. Entre os diagnósticos: 13 internações, 170 óbitos, 218 pacientes em tratamento e 7950 recuperados. No momento, 103 ainda aguardam resultado laboratorial e 10504 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

14 Mai 2021 - 16:30h

Um caminhão frigorífico que transportava vacinas da Pfizer ficou “preso” em um alagamento, nesta sexta (14), na Avenida Recife, na Zona Oeste da cidade. Segundo o governo, 5,1 mil unidades seriam enviadas, de avião, para Petrolina, no Sertão, para serem usadas na imunização de grávidas e de mulheres que estão no período de pós-parto (puérperas). A distribuição do imunizante sofreu atraso. De acordo com o G1, o caminhão trafegava entre a sede do Programa Estadual de Imunização (PNI), na Zona Norte do Recife, onde as vacinas estavam armazenadas, e o Aeroporto Internacional Guararapes/ Gilberto Freyre, na Zona Sul. A Avenida Recife é um dos pontos de alagamento mais conhecidos da cidade. Desde quinta (13), a Região Metropolitana do Recife enfrenta problemas provocados por fortes chuvas, que já causaram deslizamentos e mortes. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que o veículo “ficou impossibilitado de transitar na Avenida Recife, na manhã desta sexta”. Ainda de acordo com a SES, foram acionadas equipes do Corpo de Bombeiros e da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) para fazer o “resgate com segurança” dos insumos. O governo informou, ainda, que as vacinas estavam “devidamente conservados em Nitrogênio Líquido Refrigerado”. Por causa de transtorno, as doses de vacina da Pfizer tiveram que retornar para a sede do Programa Estadual de Imunização, “na temperatura adequada”, de acordo com a SES. O problema afetou o envio das doses para a imunização em Petrolina. Segundo o governo, não há voos disponíveis, na tarde desta sexta, para o município, distante mais de 700 quilômetros do Recife. Por isso, elas vão permanecer na sede do Programa Estadual de Imunização, “nas condições ideais para posterior uso”. As unidades seguirão para o Sertão no sábado (15), de acordo com o governo do estado.

14 Mai 2021 - 16:00h

Através do Decreto nº 004, de 12 de março de 2021, o presidente José César Wanderley Brito (PP), o César do Povo, resolveu suspender a Sessão Ordinária, bem como o expediente externo da Câmara Municipal de Ituaçu, a 98 km de Brumado, no período de 12 a 31 de maio deste ano. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a medida leva em consideração o agravamento da pandemia no país, o aumento do número de novos casos relatados nos boletins epidemiológicos fornecidos pela Secretaria de Saúde do município e a necessidade de conter a propagação do vírus. No decreto, a presidência frisou que, por natureza, o Poder Legislativo constitui ambiente de larga circulação e aglomeração de pessoas, que boa parte dos vereadores se enquadram no “grupo de risco” e que alguns servidores testaram positivo, estando com vírus ativo. Também pontuou que, quanto mais preventivamente forem adotadas as medidas de proteção, mais eficiência haverá no combate à transmissão e à propagação do coronavírus.

14 Mai 2021 - 15:30h

A produção mineral nacional apresentou um crescimento de 15% em toneladas no primeiro trimestre de 2021, e garantiu um investimento de R$200 milhões, que devem ser distribuídos por mineradoras pelo país até 2025. A maior parte desses investimentos está destinada à Bahia, com cerca de R$70 bilhões sendo aplicados em cerca de 28 municípios. Os dados são do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o valor representa 35% dos aportes catalogados pelo órgão em todo país. O destaque para a Bahia está relacionado ao crescimento significativo na produção de minerais no estado. Nos três primeiros meses de 2021, o faturamento baiano bateu a marca dos R$10,5 bilhões, contra o índice de R$5,8 bilhões atingido no mesmo período do ano passado, representando um crescimento de 94% na receita. Antonio Carlos Tramm, presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM),  reconhece a valorização do produtor da mineração, em especial do minério de ferro, e a desvalorização do real como alguns dos fatores responsáveis pelo incremento no faturamento das mineradoras. “Este aumento no volume de investimentos confirma que a mineração irá ocupar cada vez uma posição de destaque no desenvolvimento econômico da Bahia, na geração de empregos e de tributos”, afirma. Os 92 projetos que integram o portfólio das mineradoras para receber os aportes estão situados na área de influência regional de mais de 81 municípios, em vários estados, e vão contribuir para movimentar a economia a médio e longo prazo, com promoção a negócios em extensas cadeias produtivas, geração de empregos e aumento da arrecadação tributária, entre outros benefícios socioeconômicos, como a geração de mais renda. Segundo o IBRAM, no 1º trimestre do ano a indústria da mineração recolheu quase 102% a mais em tributos totais do que no 1º trimestre de 2020: R$ 24 bilhões ante R$ 12 bilhões. O saldo de empregos do setor também teve saldo positivo neste trimestre, com 11 mil novos postos diretos. As vagas diretas abertas nas mineradoras geram empregos indiretos da ordem de 1 para 11 ao longo das cadeias produtivas, informa o IBRAM.

14 Mai 2021 - 15:00h

O serviço de oncologia, iniciado em Caetité em novembro do ano passado, teve de ser interrompido em janeiro de 2021 em virtude da pandemia. Em anúncio feito pelo secretário de saúde da Bahia, Fábio Villas Boas, ele garantiu que o atendimento oncológico será retomado no município. A partir da próxima terça-feira (18), a Unacon, que atualmente vem sendo usada como centro de referência no tratamento contra a Covid-19, poderá voltar a realizar cirurgias em pacientes com câncer. Além disso, o secretário também afirmou que, até o mês que vem, a unidade poderá ativar o serviço de quimioterapia. Hoje, a Unacon dispõe de 20 leitos de UTI. Os recursos para sua manutenção são oriundos do Governo do Estado (90%) e do município de Caetité (10%).

14 Mai 2021 - 14:30h

Uma nova remessa com 629.350 doses de vacinas contra a Covid-19 chegou à Bahia nesta sexta-feira (14). Os dois aviões que trouxeram os imunizantes pousaram no aeroporto de Salvador por volta das 9h40 e 11h10. Do total, 438.750 foram produzidas pela Fiocruz/AstraZeneca/Oxford e 190.600 pelo Butantan/Sinovac. Todas as vacinas serão destinadas para a segunda aplicação, completando o esquema vacinal de quem já recebeu a primeira dose. Todos os municípios estão aptos a receberem os imunobiológicos. Os imunizantes começarão a ser enviados ainda nesta sexta-feira para as regionais de saúde em aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador, após conferência da equipe da Coordenação de Imunização do Estado. Quando as vacinas chegam nas regionais de Saúde, elas serão distribuídas para todos os seus municípios de abrangência, completando assim a entrega para os 417 municípios do estado da Bahia. Com esta nova carga, a Bahia chega ao total de 5.683.440 doses de vacinas recebidas, sendo 2.984.800 da Coronavac, 2.602.700 AstraZeneca/Oxford e 95.940 da Pfizer. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas ressalta que, em virtude do anúncio do Instituto Butantan de falta de insumos e paralisação da produção de vacinas a partir de hoje, mesmo com a chegada de novas doses, o cenário é muito preocupante. “Caso seja necessário, teremos que adotar um plano de contingência emergencial para garantir as segundas-doses de quem fez uso da Coronavac”, pontua.

14 Mai 2021 - 14:00h

Faleceu na noite desta quinta-feira (13) um dos médicos ginecologistas mais competentes e dedicados da cidade de Guanambi, Ginaldo Cerqueira Gomes, 84 anos, devido a complicações da Covid-19, o novo coronavírus. Natural de Irará, Ginaldo era apaixonado por Guanambi, cidade que adotou e atuou a maior parte de sua carreira. Nos mais de 52 anos de atuação profissional, o médico deixou um legado imensurável na saúde, sempre sensível às necessidades, principalmente dos mais carentes. De forma voluntária, foi o primeiro secretário municipal de saúde na primeira gestão do prefeito Nilo Coelho, no ano de 1982, e também por um período, na gestão do ex-prefeito Ariovaldo Boa Sorte. A Polimeg foi criada por Gomes, quando da transformação do Hospital Santo Antônio em clínicas de especialidades, sendo diretor geral por várias oportunidades. Além de ampla atuação na saúde pública, tinha consultório particular, onde realizava um trabalho social relevante. Em 18 de outubro de 2018, no Dia do Médico, no Salão Nobre do Othon Palace Hotel em Salvador, o médico recebeu do Conselho Federal, através do Conselho Regional de Medicina (CRM-BA), o Diploma de Mérito Ético Profissional. A prefeitura de Guanambi externou profundo pesar pelo falecimento de Cerqueira, decretando luto oficial de 3 dias na cidade. O corpo será sepultado no Cemitério Jardim Juliana, no sábado (15).

14 Mai 2021 - 12:00h

Três esgotos estão estourados em pontos diferentes na Travessa Edésio José da Silva, em Brumado. Os moradores têm sofrido com os inúmeros transtornos causados em decorrência da situação, inclusive o mau cheiro. Ao site Achei Sudoeste, a dona Naiara informou que o problema já dura mais de 3 meses sem que a prefeitura ou a Embasa tome providência para consertar a rede. “Uma fica jogando pra outra e não temos solução de nenhuma das duas. A Embasa alegou que os bairros mais antigos são responsabilidade da prefeitura”, afirmou. Diante do impasse, a moradora entrou com uma ação no Ministério Público acionando a prefeitura e a Embasa. “Eles disseram que estão aguardando o promotor”, pontuou. Os moradores informaram que novos buracos estão abrindo na via e o problema tende a piorar.

14 Mai 2021 - 11:30h

Uma mulher foi presa com sete rádios comunicadores e drogas, nesta quarta-feira, 12, no bairro residencial José Ivo, na cidade de Itapetinga, na região sudoeste da Bahia. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), integrantes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) faziam rondas na região, quando foram informados sobre uma mulher comercializando drogas, em um imóvel localizado, na rua I, Quadra J. Ainda conforme a SSP, após seguir até o endereço da denúncia os policiais flagraram os sete rádios comunicadores, carregadores para os rádios, uma fonte de energia, uma balança e 78 pedras de crack. A ocorrência foi registrada na 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Itapetinga.

14 Mai 2021 - 11:00h

Colaborada na Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Brumado, a dona Elza Maria acabou se ferindo com uma agulha durante a seleção dos materiais coletados nas ruas para reciclagem. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela relatou que a agulha estava na seringa dentro de uma caixa. “Coloquei a caixa no colo e a agulha feriu a minha perna”, contou. A catadora acredita que a agulha tenha sido descartada no lixo, irregularmente, por alguma farmácia ou clínica, tendo em vista a rua onde foi coletado. Após o incidente, ela procurou ajuda, realizou alguns exames, mas foi informada que deveria ir até a cidade de Vitória da Conquista tomar um antiviral. “Não fui porque não tive condições de comprar as passagens. Não tomei ainda”, disse, bastante emocionada. A catadora pede um auxílio da comunidade para obter os recursos necessários a fim de se deslocar ao município vizinho. Vale frisar que objetos perfurocortantes devem ser descartados de forma segura no lixo como, por exemplo, dentro de uma garrafa.