Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
17/Set/2018 - 00h00

Dom Basílio projeta explorar turismo ecológico na Serra das Éguas

Dom Basílio projeta explorar turismo ecológico na Serra das Éguas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com as obras de limpeza e desassoreamento das três barragens na região da comunidade Alto do Rosário, a administração do município de Dom Basílio está projetando a exploração futura do turismo ecológico no percurso de 06 km de estrada aberta na Serra das Éguas. Com a ajuda do guia Antônio Rosário e da engenheira Débora Pereira, a equipe de reportagem do site Achei Sudoeste percorreu parte do trecho que está sendo avaliado para a exploração do turismo dentro da extensa vegetação de caatinga, apelidada carinhosamente de “estrada do Pastim”. São vários atrativos e uma grande biodiversidade de flora e fauna regional, como pássaros, cobras e até o raro cachorro do mato, bem como os belos cactos floridos e lindas cachoeiras.

Dom Basílio projeta explorar turismo ecológico na Serra das Éguas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O guia apresentou também uma histórica rota, ou estrada comercial, construída pelos desbravadores da região há mais de 150, anos. O percurso conta com cerca de pedras, que, além de orientar o caminho, também servia para demarcar as propriedades, mantendo os animais dentro dos limites de terra de cada produtor. Seu Rosário revelou que o trecho de cerca de pedras também foi muito utilizado pelos cangaceiros para fugir da polícia da caatinga, no período conhecido como ‘tempos dos revoltosos’. O prefeito Roberval Galego, que também acompanhou a nossa equipe de reportagem pelo aventureiro rali, confirmou a intenção de explorar o turismo ecológico na localidade, porém o projeto só ganhará maior projeção após a conclusão das obras de limpeza das barragens que abastecem o município.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo