Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/Dez/2019 - 00h00

Diante de corte federal, Brumado não poderá contar mais com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família

Diante de corte federal, Brumado não poderá contar mais com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) pode ser extinto na cidade de Brumado. O programa, implantado desde 2008, beneficiava a população com atividades preventivas em saúde. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, explicou que o Governo Federal lançou uma nova portaria mudando o financiamento da Atenção Básica. “Hoje, em Brumado, temos 21 equipes da Atenção Básica, 18 credenciadas e três aguardando aplicação. A partir do ano que vem isso muda. O Ministério da Saúde passará a pagar por cadastro de pessoas”, afirmou. Para o secretário, é uma perda grande para o município, tendo em vista o excelente trabalho desenvolvido pelas equipes. “Dentro dessa nova roupagem de financiamento, o Ministério extinguiu o programa Nasf. Uma perda! Nossa equipe é composta por nutricionista, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e educador físico. Esse pessoal presta um excelente trabalho nas unidades, são três equipes. Infelizmente, o Ministério da Saúde, a partir do ano que vem, acaba com esse programa”, completou. Quanto à possibilidade de custeio das equipes pelo Município, o secretário declarou que se trata de uma decisão administrativa que cabe ao gestor.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo