Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

21/Mar/2022 - 00h00

Com 1086 notificações de arboviroses, Brumado tem investigação lenta e poucas ações de controle

Com 1086 notificações de arboviroses, Brumado tem investigação lenta e poucas ações de controle Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O boletim epidemiológico aponta 1.086 notificações suspeitas de arboviroses em Brumado, sendo 4 do Zika, sem nenhuma confirmação, 125 para dengue com 77 casos em investigação, 11 confirmados e 37 descartados. A Chikungunya registra um quadro elevado com 957 notificações, dos quais 153 já confirmados e 34 descartados. 770 amostras ainda estão em investigação, o que mostra que, além do grande número de casos suspeitos, há também lentidão nas análises. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a Secretaria Municipal de Saúde também lida com as subnotificações, pois dezenas ou, talvez, centenas de pessoas infectadas apenas compareceram a alguma unidade de saúde com sintomas, porém não recolheram amostras junto ao Lacen. A pasta já solicitou junto à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) a liberação do carro fumacê para realizar o bloqueio geral na sede do município, mas o pedido ainda não foi atendido e a cidade vive uma infestação do mosquito transmissor, o aedes-egypti. Outro agravante são as muitas caixas d'águas descobertas nas residências, terrenos baldios acumulando mato e muito lixo com água acumulada. Em muitas farmácias, falta repelente para proteger principalmente crianças e grávidas diante da grande procura. Para piorar, a população ainda convive com esgotos estourados a céu aberto e grande acúmulo de água com dejetos - boa parte restos de matéria orgânica, que servem de alimento para o mosquito e suas larvas. Mesmo com o atual momento crítico, há um déficit no contingente de agentes de endemias para cobrir o território, seja com o depósito dos larvicidas ou com orientações aos munícipes. Há anos que as comunidades rurais não recebem a visita dos agentes de endemias, o que deixa o meio rural totalmente vulnerável. Hoje, Brumado está entre os mais afetados com arboviroses no interior do estado.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo