Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
15/Jun/2022 - 08h00

Após a pandemia de Covid-19, Rio de Contas retoma tradicional festa do Corpus Christi

Após a pandemia de Covid-19, Rio de Contas retoma tradicional festa do Corpus Christi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Interrompida desde 2019 por conta da pandemia, a tradicional festa do Corpus Christi será retomada na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado. Neste ano, as celebrações acontecem entre 15 e 16 de junho. O evento é considerado a festa religiosa mais importante do município. Os ritos e as tradições são mantidos desde que o Santíssimo Sacramento foi instituído padroeiro da cidade no século 18. Na noite de quarta-feira (15), na véspera da comemoração, as fachadas das casas do centro histórico são enfeitadas e iluminadas por lanternas confeccionadas com madeira e papel de seda, com ornamentos coloridos e estilizados. Na mesma noite acontece também o tradicional leilão no adro da Igreja Matriz. 

Após a pandemia de Covid-19, Rio de Contas retoma tradicional festa do Corpus Christi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Já na quinta-feira (16) é celebrada uma missa solene pela manhã. À tarde, uma procissão, cadenciada pelo som da Filarmônica Lira dos Artistas, arrasta uma multidão de fiéis pelas ruas da cidade. As calçadas das casas são decoradas com plantas. Toalhas de renda e crochê são postas nas janelas. O chão, por onde passa o cortejo, é atapetado com desenhos alusivos aos festejos. Estes são feitos de flores, cascas de arroz, serragem e tintas coloridas. Um cenário esplêndido e de beleza incomum.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo