Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Associação dos Astrônomos Amadores da Bahia (AAAB) está criando clubes de astronomia no interior do estado.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Fernando Munareto, presidente da AAAB, explicou que o projeto teve início pelas cidades de Monte Santo, Canudos e Uauá, onde, juntamente com a direção do planetário da Ufba, representantes da associação estiveram em fevereiro deste ano para verificar o potencial estratégico do céu do semiárido na região. “Foi então que surgiu o projeto de criar clubes de astronomia nessas cidades”, destacou.
Representantes dos municípios já estiveram em Salvador para realização de um treinamento para gestão dos clubes.
A direção da Ufba doou um telescópio para cada um desses três clubes que serão criados. Com a consultoria da AAAB, Munareto afirmou que os locais estão funcionando muito bem, com uma ampla programação de atividades envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos. “Foi uma grande bola dentro que a gente deu com esse projeto”, avaliou.
Na segunda fase do projeto, o presidente detalhou que novos centros serão implantados na região da Chapada Diamantina, mais especificamente nas cidades de Morro do Chapéu, Lençóis, Andaraí e Mucugê. “Daqui, vamos seguir para outras regiões do estado”, adiantou.
Os critérios para escolha dos locais contemplados levam em consideração aspectos técnicos e potenciais relacionados à astronomia.