Tag

#aabb

5 notícia(s) encontrada(s)
Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: SMTT implantará sentido único na rua da AABB para melhorar fluidez do trânsito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A partir da próxima quinta-feira (04), será implantado o sistema de sentido único de circulação na Rua Manoel M. Amorim, conhecida como Rua da AABB, em Brumado. Com a mudança, os veículos passarão a trafegar exclusivamente no sentido da Avenida Centenário em direção à Avenida João Paulo I.

A nova sinalização vertical e horizontal será instalada pela equipe da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) antes da entrada em vigor da alteração.

Atualmente, a via já possui restrição de estacionamento em um dos lados. Com a implantação do sentido único, será possível autorizar o estacionamento em ambos os lados da rua, proporcionando mais vagas para motoristas e maior organização do espaço urbano.

A decisão foi tomada após estudos técnicos realizados pela SMTT, que identificaram a necessidade de melhorar a fluidez do tráfego em uma das regiões mais movimentadas da cidade. O local registra intenso fluxo de veículos, especialmente em razão da proximidade com a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), que frequentemente recebe eventos esportivos, sociais e recreativos.

De acordo com a SMTT, a alteração busca aumentar a segurança viária, reduzir conflitos entre veículos em sentidos opostos e garantir melhores condições de circulação para moradores, visitantes e frequentadores da área.

A SMTT orienta os condutores a redobrarem a atenção durante o período de adaptação, observando a nova sinalização e respeitando as normas de trânsito. Agentes de trânsito estarão presentes no local para orientar os usuários da via e assegurar uma transição segura para o novo sistema de circulação.

A colaboração da população é fundamental para o sucesso da medida e para a construção de um trânsito mais seguro, organizado e eficiente para todos.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Seleção de Brumado se classifica para a fase final do 23º Campeonato Sudoeste de Futsal Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Seleção de Brumado foi classificada para a fase final do 23º Campeonato Sudoeste de Futsal após uma excelente participação no semifinal da competição, disputada neste último final de semana, na cidade de Aracatu.

No sábado (16), Brumado venceu a equipe de Barra do Choça pelo placar de 6 a 0, mostrando força e organização dentro de quadra. Já no domingo (17) pela manhã, a equipe acabou sendo superada pelo Ágil Ferro de Aracatu pelo placar de 5 a 3, em um confronto bastante disputado.

Na decisiva partida da tarde de domingo, valendo a vaga para a fase final da competição, a Seleção de Brumado venceu a AABB de Vitória da Conquista pelo placar de 3 a 1, garantindo presença entre as seis melhores equipes do Sudoeste Baiano.

A fase final do 23º Campeonato Sudoeste de Futsal será realizada nos dias 30 e 31 de maio, na cidade de Mortugaba, reunindo grandes equipes na disputa pelo título regional.

A campanha reforça a tradição e a força do futsal brumadense, destacando o empenho e a entrega dos atletas em jogos bastante acirrados e de alto nível técnico.

A Seleção de Brumado conta com o apoio total da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secult), que segue incentivando e fortalecendo o esporte no município.

Chapada Diamantina
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Parceria entre AAAB e UFBA está criando clubes de astronomia no interior da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Associação dos Astrônomos Amadores da Bahia (AAAB) está criando clubes de astronomia no interior do estado.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Fernando Munareto, presidente da AAAB, explicou que o projeto teve início pelas cidades de Monte Santo, Canudos e Uauá, onde, juntamente com a direção do planetário da Ufba, representantes da associação estiveram em fevereiro deste ano para verificar o potencial estratégico do céu do semiárido na região. “Foi então que surgiu o projeto de criar clubes de astronomia nessas cidades”, destacou.

Representantes dos municípios já estiveram em Salvador para realização de um treinamento para gestão dos clubes.

A direção da Ufba doou um telescópio para cada um desses três clubes que serão criados. Com a consultoria da AAAB, Munareto afirmou que os locais estão funcionando muito bem, com uma ampla programação de atividades envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos. “Foi uma grande bola dentro que a gente deu com esse projeto”, avaliou.

Na segunda fase do projeto, o presidente detalhou que novos centros serão implantados na região da Chapada Diamantina, mais especificamente nas cidades de Morro do Chapéu, Lençóis, Andaraí e Mucugê. “Daqui, vamos seguir para outras regiões do estado”, adiantou.

Os critérios para escolha dos locais contemplados levam em consideração aspectos técnicos e potenciais relacionados à astronomia.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: Vandalismo de placas de sinalização na rua da AABB vira caso de polícia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a via de acesso à AABB, identificada como Rua Manoel M. Amorim, vinha apresentando diversos problemas de estacionamento. Ao site Achei Sudoeste, Maxuel Barreto, presidente da entidade, relatou que a rua é estreita e, como o estacionamento se dava nos dois sentidos da via, muitos acidentes estavam sendo registrados no local. Muitos associados do clube foram prejudicados diante das ocorrências. Barreto solicitou da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) uma intervenção no sistema viário para minimizar as ocorrências de trânsito na referida rua. Em parceria com a instituição privada, a SMTT instalou placas de trânsito no local proibindo o estacionamento de veículos de um dos lados da via. “A ação deu bastante fluidez no trânsito da rua”, afirmou. No entanto, na madrugada do último sábado (19), as placas foram vandalizadas e caminhões estacionaram de modo irregular na via. Barreto registrou um boletim de ocorrência na delegacia e notificou a SMTT acerca do problema. Coordenador de educação na SMTT, Jansen Ricardo lamentou o ato de vandalismo e destacou que esse tipo de problema é recorrente no município. Segundo informou, diversos casos da mesma natureza já foram registrados na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). “Vandalismo e dano ao patrimônio público é crime”, alertou.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: 'Chega, já basta', dispara presidente da AABB após atleta sofrer racismo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Brumado, Maxuel Barreto, falou ao site Achei Sudoeste sobre o episódio de racismo sofrido por um atleta brumadense, de 20 anos, durante uma partida de futsal entre Brumado e Santa Maria da Vitória, disputada no último sábado (13). Barreto detalhou que as ofensas aconteceram em partida válida pelos Jogos da Jornada Esportiva Regionais, realizada entre AABBs. Segundo relatou, ao final do jogo em que a equipe de Brumado ganhava por 5 a 1, um atleta da equipe adversária se exaltou e partiu pra cima do atleta brumadense. “Nesse momento, o rapaz tocou na pele dele e disse que não era pra tocar nele porque a pele do jogador era preta. Aí virou aquele clima ruim. O atleta ficou abalado”, afirmou. Revoltado, o presidente acionou a Polícia Militar para conduzir o agressor, visto que esse tipo de crime não pode ser tolerado. “É um crime terrível, que hoje é inafiançável. Tive que tomar as medidas legais pra que isso nunca mais se repita dentro do esporte”, destacou. Ambos, agressor e vítima, foram encaminhados para a delegacia, onde um boletim de ocorrência foi registrado. O agressor foi preso em flagrante por crime de racismo. Para Maxuel, o racismo está sendo muito debatido nos últimos anos e a sociedade já teve tempo suficiente para se adequar e saber que isso é inadmissível. “Isso deixa marcas na alma das pessoas pra sempre. Depois de tanta divulgação, chega um tempo que basta, chega. Aconselho que qualquer pessoa que seja vítima de racismo ou presencie um episódio de racismo não se cale. É crime. Não dá mais pra tolerar esse tipo de coisa, não cabe”, acrescentou.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013