Achei Sudoeste


Aguiberto recebe vereador para preservação de patrimônio cultural
Weliton Lopes esteve acompanhado do professor José Walter Pires para tratar sobre a necessidade da preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na última terça-feira (23), o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) recebeu em seu gabinete o vereador Weliton Lopes (PR) e o professor, sociólogo e cordelista José Walter Pires para tratar sobre a necessidade da preservação do patrimônio histórico e cultural de Brumado, especialmente no que diz respeito ao tombamento do Condado, área que se encontra nas proximidades da Vila de Catiboaba. Lopes falou sobre a importância da preservação da história da cidade para que as futuras gerações tenham acesso à cultura local. Na oportunidade, o vereador lembrou da Lei nº 1597, de 13 de maio de 2010, que dispõe sobre a preservação do patrimônio natural e cultural do município de Brumado, cria o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural, Paisagístico e Ambiental do município e institui o Fundo de Proteção do Patrimônio Cultural de Brumado. Embora a lei tenha sido sancionada, Lopes salientou que não foi criado o Conselho, o que é necessário para que se possa realizar qualquer ação para o tombamento de casas históricas como o Condado. O prefeito mostrou-se sensível à questão. “Sabemos que sem a nomeação dos 18 membros do Conselho a Lei não tem força e temos todo o interesse em iniciar as ações que viabilizem a preservação de nossa cultura e história. Temos outros casarões que merecem toda nossa atenção”, destacou, observando que no mês de junho será encaminhado à Câmara o projeto de criação da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a qual será direcionada para essas áreas.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.