Achei Sudoeste


Brumado está formando equipe para captação de córneas
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma equipe formada por seis profissionais da saúde do município de Brumado participou nesta semana de uma capacitação para captação de córneas na cidade de Vitória da Conquista. A coordenadora de enfermagem do Hospital Professor Magalhães Neto, Iana Daiane Farias da Silva, que também participou da capacitação, explicou ao site Brumado Notícias que se trata de um treinamento para coleta do globo ocular para doação das córneas. É um trabalho rápido, mas minucioso, que deve ser feito em menos de seis horas a partir do momento do óbito do doador. Segundo Iana, o mesmo deve ter entre 2 a 71 anos de vida. A coordenadora esclareceu que após a captação o material segue para o banco de olhos na capital do estado. O curso foi administrado na Universidade Federal da Bahia (Ufba) com o intuito de se formar equipes na região sudoeste.

Brumado está formando equipe para captação de córneas
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O trabalho já é feito em Guanambi, Jequié e Vitória da Conquista. Brumado tenta formar o primeiro grupo, o que representa mais um avanço na medicina local. A coordenadora disse ainda que o maior desafio é a conversa com a família no momento da perda do ente querido para que seja feita a doação. “Se fizermos uma pesquisa, 90% das pessoas vão falar que gostariam de receber uma doação caso precisassem, mas as mesmas pessoas talvez não estejam dispostas a fazerem a mesma doação e é daí que parte o grande desafio em conseguir a aprovação dos familiares para ceder as córneas do ente querido”, explicou ela. Até o final deste mês, Alana Freire Lopes, coordenadora do curso de captação de córneas, estará em Brumado, onde se reunirá com o secretário de saúde, Cláudio Feres, e o grupo capacitado a fim de formalizar a concretização da equipe.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.