Achei Sudoeste


Famílias mantém a tradição do São João em Brumado
O que se via eram ruas fechadas com bandeirolas, famílias confraternizando em volta das fogueiras em homenagem ao santo mais celebrado no sertão. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Por falta de uma grande festa junina na cidade, muitos brumadenses viajaram na noite do último domingo (23) para curtir o São João em cidades vizinhas, como Caculé e Tanhaçu. Mas aqueles que ficaram em Brumado também tiveram como se divertir: mesas fartas com leitoa assada, licor e outras iguarias típicas tomaram conta de alguns locais da cidade. Em uma volta pela cidade o que se via eram ruas fechadas com bandeirolas, famílias confraternizando em volta das tradicionais fogueiras em homenagem ao santo mais celebrado no sertão. Em uma rua do Bairro Santa Tereza teve até apresentação de quadrilha com direito à casamento  na roça. Na Rua que leva o nome do santo, São João, no Centro da cidade, várias fogueiras estavam acesas, em um bonito ‘arraiá’ que teve uma grande mesa com diversos pratos levados pelos moradores. O clima junino também tomou conta da Rua Crescêncio José Gomes, onde brincadeiras como dança da laranja, corrida de saco, corrida de ovo na colher e estouro da bexiga animaram os residentes. E animação dos brumadenses continuou na manhã desta segunda-feira (24), com as famosas visitas acompanhadas da frase ‘o São João passou aqui’. E além de toda essa comemoração, o povo de Brumado pôde se alegrar ainda mais com a chuva que ocorreu na madrugada, e o tempo que deve se manter parcialmente nublado durante toda a manhã de hoje, com previsão de chuva a qualquer hora, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Alessandro
Foi bom de mais reviver essa grande tradição genuinamente do povo sertanejo junto com a galera do Bairro Olhos D'água.