Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Faleceu nesta terça-feira (20), em Brumado, a empresária Belaniza Moura Matos, aos 96 anos, mais conhecida como Dona Bela. A causa da morte não foi divulgada.
Muito conhecida na capital do minério, Dona Bela era proprietária do Hotel Moura, um dos mais tradicionais do município. Belaniza é mãe do auditor fiscal Luís Carlos Moura Matos, o Carlinhos, do professor aposentado Genival Moura Matos e do empresário Manoel Moura Matos, o Lim.
O velório está sendo realizado em sua residência, na Rua Olavo Bilac, no bairro Campo de Aviação. O corpo seguirá às 12h, para a Várzea D’água, comunidade rural de Livramento de Nossa Senhora, onde será sepultado às 15h.
Foto: Divulgação/PCDF Três técnicos de enfermagem foram presos suspeitos de três assassinatos em um hospital de Taguatinga, no Distrito Federal, em novembro e dezembro do ano passado. As mortes foram registradas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Anchieta.
Em coletiva de imprensa, o delegado Wisllei Salomão, da Coordenação de Repressão a Homicídios e Proteção à Pessoa (CHPP), afirmou que o principal suspeito, de 24 anos, escondeu um medicamento dentro do jaleco para aplicá-lo em pacientes da UTI. A substância, quando administrada fora de protocolos médicos, pode causar parada cardíaca em minutos.
Além do homem de 24 anos, são investigadas duas técnicas, de 22 e 28 anos. Ainda não se sabe a motivação do crime. O medicamento foi administrado em três vítimas específicas, sendo duas no dia 19 de novembro e uma no dia 1º de dezembro.
As vítimas foram identificadas como sendo o servidor da Companhia de Abastecimento de Água e Esgoto (Caesb) João Clemente Pereira, de 63 anos; o servidor dos Correios Marcos Moreira, de 33, e uma professora aposentada, de 75, que ainda não teve a identidade revelada.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Uma mulher natural de Brumado e seu marido morreram em um acidente de trânsito, do tipo colisão, envolvendo uma caminhonete Ranger e um veículo de passeio Palio registrado nesta segunda-feira (19), na BR-101, no Povoado de São João do Monte, no município de Itabela, no sul da Bahia.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) as vítimas fatais estavam no Pálio, não resistiram aos ferimentos e morreram no local do acidente. Os nomes ainda não foram divulgados.
Quatro ocupantes da caminhonete ficaram feridos e foram atendidos pelo Samu 192 e encaminhados para unidades de saúde da região. O estado de saúde dos feridos não foi detalhado até o momento.
As causas do acidente ainda são desconhecidas. A Polícia Civil de Itabela já abriu um inquérito e investiga o caso.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. Os corpos das vítimas fatais foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) em Eunápolis.
Foto: Divulgação/Polícia Civil Um homem, de 36 anos, foi preso em flagrante no domingo (18), no município de Santa Maria da Vitória, na região oeste da Bahia. Ele é investigado pela prática do homicídio contra Gilberto Tavares Lima, de 41 anos, morto durante a madrugada do mesmo dia.
O crime aconteceu nas proximidades da residência da companheira do investigado, no povoado de Montevidinha, zona rural do município. A vítima foi alvo de agressões físicas efetuadas com um pedaço de madeira e, segundo testemunhas, os homens possuíam um histórico de desentendimentos.
De acordo com as investigações conduzidas por equipes da 1ª Delegacia Territorial, o suspeito teria arrastado o corpo da vítima até a área externa de um estabelecimento comercial, tentando simular que a morte teria ocorrido naquela localidade.
Ele foi localizado após retornar ao local do crime, enquanto era realizado o levantamento cadavérico por servidores da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
O comportamento do homem chamou a atenção dos policiais, que o conduziram até a sede da delegacia. O suspeito segue custodiado, à disposição do Poder Judiciário.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na última sexta-feira (17), por volta de 15h30, uma guarnição da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada para averiguar a informação de disparos de arma de fogo na Avenida Juscelino Kubitschek, na cidade de Poções, com a possível existência de uma vítima.
Ao chegar ao local, a equipe constatou a veracidade dos fatos, encontrando um homem caído ao solo sem sinais vitais, com perfurações provocadas por arma de fogo.
Segundo informou a 79ª CIPM ao site Achei Sudoeste, a vítima foi identificada como Lucas de Jesus Silva, de 20 anos, residente no Bairro Primavera. De imediato, a guarnição realizou o isolamento e a preservação do local do crime.
De acordo com testemunhas, dois indivíduos a bordo de uma motocicleta aproximaram-se da vítima e efetuaram os disparos, evadindo-se logo após a ação.
A guarnição permaneceu no local até a chegada das equipes da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que ficaram responsáveis pelos procedimentos periciais e pela remoção do corpo.
A Polícia Civil investiga o caso.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na tarde desta segunda-feira (19), por volta de 15h, policiais da 94ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) prestaram apoio ao Samu 192 em uma ocorrência grave de tentativa de feminicídio no Bairro Prisco Viana, em Caetité.
Segundo informou a corporação ao site Achei Sudoeste, a guarnição foi acionada após informações de que uma adolescente de 15 anos havia entrado em uma residência na Rua Vereador Ovídio Rochael, apresentando múltiplas lesões provocadas por arma branca.
A moradora do imóvel relatou que a vítima chegou ao local ferida, ensanguentada e em estado de choque após ser atacada pelo companheiro. Ela teria pulado o muro da residência onde ocorreu a agressão.
Segundo relatos colhidos no local, o autor já teria praticado outras agressões contra a vítima e havia medida protetiva de urgência em vigor em seu desfavor. A vítima também informou que, além dos golpes de faca, sofreu tentativa de asfixia durante a agressão.
A equipe do Samu 192 realizou os primeiros atendimentos, encaminhando a vítima à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caetité. Nela, foram constatadas lesões por arma branca na região do pescoço, próximas às carótidas, e no tórax. Apesar da gravidade, a adolescente encontra-se em estado clínico estável.
Populares disseram que o suspeito fugiu do local em um veículo de passeio. Rondas ostensivas foram imediatamente iniciadas e seguem em andamento com o objetivo de localizar e prender o autor da tentativa de feminicídio.
Foto: Lyon Santos/MDS Em janeiro, um total de 2.305.368 famílias em todos os 417 municípios da Bahia estão contempladas com o Bolsa Família. Para isso, o investimento do Governo do Brasil no estado supera R$ 1,5 bilhão. O valor garante um benefício médio de R$ 678,74. O cronograma de pagamentos tem início nesta segunda-feira, 19 de janeiro, e segue até o dia 30, de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS).
Em 29 municípios do estado o pagamento será unificado nesta segunda (19). A medida é adotada para cidades incluídas nas ações de enfrentamento a desastres, como enchentes, inundações e períodos longos de seca e estiagem.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na última quinta-feira (16), um homem morreu após o carro que conduzia cair em um canal no centro da cidade de Maetinga. A vítima trabalhava como pedreiro na cidade.
O veículo trafegava pelo trecho conhecido como Alto da Salgada quando, por razões ainda desconhecidas, o condutor perdeu o controle da direção e acabou despencando no canal. Com o impacto da queda, a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O acidente foi registrado por volta de 13h06.
Testemunhas acionaram o Samu 192, mas a equipe pode apenas constatar o óbito da vítima. A área foi isolada para realização dos trabalhos periciais. O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado.
As circunstâncias do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes.
Foto: Divulgação/MP-BA O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) recomendou ao presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Correntina, no oeste baiano, que promova a reorganização do quadro de pessoal do órgão, reduzindo o número de cargos em comissão.
No documento, expedido no último dia 13 de janeiro, a promotora de Justiça Suelim Braga registra que as modificações devem ser feitas para que seja assegurada a devida proporcionalidade entre o número de cargos comissionados com o número de efetivos.
A promotora de Justiça recomendou que os servidores comissionados excedentes sejam exonerados até que se alcance uma proporcionalidade razoável, “considerando-se que número de cargos em comissão superior a 50% dos números efetivos configura violação à excepcionalidade constitucional, conforme jurisprudência do Supremo Tribunal Federal”.
De acordo com Suelim Braga, a Câmara Municipal informou ao MPBA que, atualmente, existem na estrutura do órgão 47 cargos efetivos, sendo 42 providos, e 87 cargos em comissão, com 74 providos. “O número de cargos em comissão corresponde a quase o dobro do número de cargos efetivos”, destacou a promotora de Justiça, pontuando que há uma “flagrante desproporcionalidade”.
Também foi recomendado ao presidente da Câmara que sejam extintos os cargos em comissão cujas atribuições tenham natureza técnica, operacional ou burocrática, como os relacionados ao controle interno, atividades contábeis e de tecnologia da informação, dentre outras atividades técnicas incompatíveis com o regime de livre nomeação e exoneração. Que ele encaminhe projeto de lei à Câmara Municipal definindo, de forma clara e objetiva, as atribuições de cada cargo em comissão remanescente, demonstrando que tais atribuições se limitam exclusivamente às atividades de direção, chefia e assessoramento, dentre outras medidas.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Um acidente de trânsito foi registrado na noite deste domingo (18), na Rua Francisco Manoel da Cruz, no Bairro São José, em Brumado.
Segundo apurou o site Achei Sudoeste, era por volta de 22h quando um veículo Creta bateu contra um poste de luz nas proximidades do Instituto Federal da Bahia (Ifba). A colisão foi tão violenta que o poste caiu sobre o carro.
Acionada, uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) deslocou-se ao local, onde constatou que não havia ocupantes no veículo. O carro estava fechado e vazio. Segundo testemunhas, os ocupantes teriam deixado a área antes da chegada das autoridades.
Com o impacto e a queda do poste, fios de alta tensão ficaram espalhados pela via, oferecendo risco à população.
A área foi imediatamente isolada pela PM para evitar novos acidentes e uma equipe do Samu 192 confirmou a ausência de vítimas.
A Coelba realizou os procedimentos necessários para a estabilização da rede elétrica e a contenção dos riscos provocados pelos cabos energizados.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste No final da tarde deste domingo (18), guarnições da Rondesp Meio Oeste realizava patrulhamento rural no município de Iuiu, com foco no enfrentamento aos crimes violentos, letais e intencionais, quando visualizou uma motocicleta com três ocupantes.
Segundo informou a corporação ao site Achei Sudoeste, eles fugiram ao perceber a presença da viatura caracterizada. O condutor conseguiu evadir, porém os outros dois ocupantes foram alcançados e abordados.
Com eles, foram apreendidas 39 petecas (50 g) de substância análoga à cocaína, 99 petecas (300 g) de substância análoga à maconha, R$ 140,00 em espécie; 10 frascos de substância análoga à lança perfume; 1 balança de precisão; e 1 celular da marca IPhone.
O material foi encaminhado para 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Guanambi.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O presidente da Câmara Municipal de Brumado, vereador Rubens Araújo (PP), defendeu a universalização da educação e da saúde pública como caminho para o desenvolvimento social do município. A declaração foi feita nesta sexta-feira (16) durante as inaugurações da Creche Municipal Professora Maria Sônia Pereira de Oliveira e da Praça de Alimentação Ícaro Gabriel da Silva.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o edil destacou a importância de serviços públicos de qualidade para toda a população.
Rubens afirmou ser um defensor intransigente do serviço público e ressaltou que tanto a educação quanto a saúde devem atender a todos, independentemente da condição financeira. “O serviço público tem que ser ofertado com qualidade. Educação e saúde são serviços que universalizam o acesso, do mais graduado ao mais humilde, garantindo as mesmas condições para quem pode pagar e para quem não pode”, afirmou.
Ao relatar sua trajetória pessoal, o presidente da Casa Legislativa lembrou as dificuldades enfrentadas na infância, quando foi alfabetizado na zona rural por uma professora leiga.
Órfão de mãe, ele contou que precisou percorrer longas distâncias a pé para estudar, em condições adversas. “Saía de casa às seis da manhã e caminhava mais de três quilômetros para estudar”, recordou.
Rubens Araújo destacou que, apesar dos avanços ao longo das últimas décadas, a melhoria da educação no município ocorreu de forma lenta.
Ele fez questão de reconhecer a contribuição do ex-prefeito Edmundo Pereira Santos, que, segundo ele, promoveu um marco importante ao profissionalizar o ensino na zona rural. “Antes da gestão do ex-prefeito Edmundo Pereira Santos, todos os professores do interior eram leigos. A primeira providência que ele tomou na educação foi tirar os professores leigos da sala de aula, direcionou para outra atividade e de imediato abriu um concurso público, onde todas as professoras do interior do município, como também da sede, eram todas professoras concursadas”, contou.
O vereador afirmou que seu maior sonho, como pai, vereador e presidente da Câmara, é ver Brumado alcançar um alto nível de atendimento em educação e saúde públicas. “Que Brumado atinja o ápice, não só Brumado, da Bahia, do Brasil, para que se torne de fato uma educação, uma saúde de primeiro mundo, trazendo dentro do serviço público”, finalizou.
Foto: Divulgação/PRF A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na última sexta-feira (16) 64 produtos eletrônicos de origem irregular durante fiscalização na BR-116, no trecho do município de Vitória da Conquista.
A ação ocorreu por volta de 9h30, durante comando direcionado à verificação do cumprimento da Lei do Descanso (Lei nº 13.103/2015). Na abordagem a um veículo de carga, os policiais realizaram entrevista técnica com o condutor sobre o transporte de volumes no interior da cabine.
Inicialmente, o motorista afirmou transportar encomendas para terceiros, alegando desconhecer o conteúdo das embalagens. Diante das contradições, a equipe solicitou a abertura de um dos volumes, quando foi constatada a presença de aparelhos eletrônicos novos, entre os quais smartphones, notebooks e tablets, em grande quantidade.
Com a suspeita de ocultação de mais mercadorias, os policiais realizaram uma busca minuciosa no compartimento de descanso do veículo, onde localizaram outros volumes escondidos na cabine.
Ao todo, foram apreendidos diversos smartphones, notebooks e tablets, totalizando 64 itens eletrônicos. No momento do flagrante, o condutor não portava documentação fiscal que comprovasse a regularidade da carga.
Após a apreensão, o motorista apresentou notas fiscais, que demonstraram irregularidades, como emissão posterior ao início da fiscalização e divergência entre a quantidade de produtos descrita e o total efetivamente encontrado.
Também foi constatado que as mercadorias possuíam rotulagem em idioma estrangeiro, em desacordo com a legislação brasileira. Os produtos foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal para as providências cabíveis nas esferas penal e tributária.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Um policial lotado na 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), foi flagrado agredindo uma mulher durante um evento no Distrito de Açude em Macaúbas.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento da agressão, registrada na noite do último sábado (17). Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, uma confusão generalizada teve início no “Esquenta da Cavalgada”.
O policial realizou um disparo para o alto e, em seguida, agrediu uma mulher que já estava imobilizada. Mesmo sem reagir, ela teve os cabelos puxados pelo militar. A conduta provocou revolta na população.
Em nota, a corporação informou que os registros audiovisuais que circulam nas redes sociais serão analisados pelos setores competentes. A apuração vai avaliar as circunstâncias da ocorrência, os procedimentos adotados e a atuação dos policiais, de acordo com os protocolos operacionais e a legislação vigente.
A PM-BA afirmou ainda que seus integrantes atuam orientados pelos princípios da legalidade, da proporcionalidade e do respeito aos direitos e garantias fundamentais.
“A Corporação ressalta que seus integrantes atuam orientados por normas técnicas, princípios da legalidade, da proporcionalidade e do respeito aos direitos e garantias fundamentais, sendo a apuração o instrumento adequado para o completo esclarecimento dos fatos. A PMBA reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência institucional, a ética profissional e a permanente proteção da sociedade”, diz a nota.
Foto: Reprodução/G1 Uma professora de 40 anos foi assassinada a facadas, no sábado (17), na cidade de Iguaí. De acordo com o G1, o companheiro dela é apontado como principal suspeito do crime.
Segundo informações apuradas com a Polícia Militar (PM) pela TV Sudoeste, o feminicídio teria ocorrido após uma discussão do casal. Depois da ação, o homem fugiu.
A vítima foi identificada como Ivone Rocha dos Santos Teixeira. O corpo dela foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da região. Não há detalhes sobre o sepultamento.
A professora atuava na rede municipal de Educação de Iguaí. Em nota compartilhada nas redes sociais, o prefeito Dr. Davi (Avante), lamentou o crime e se solidarizou com familiares e amigos da vítima, além da comunidade escolar.
“Que sua memória seja honrada com respeito, justiça e compromisso no combate à violência contra a mulher”, diz um trecho do comunicado.
Conforme informou a Polícia Civil (PC), o caso é apurado pela Delegacia Territorial de Iguaí.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o secretário municipal de cultura, José Ribeiro Neves, falou sobre a expectativa e confirmou a realização do Carnaval 2026 na cidade de Brumado. Ribeiro disse que, desde o ano passado, a gestão começou a planejar a festa.
Em fevereiro de 2025, embora houvesse imensa vontade de promover o evento, ele justificou que o prefeito Fabrício Abrantes (Avante) e a equipe de governo entenderam que não era o momento, visto que a sua administração estava no início e havia outras prioridades.
Hoje, após um ano de gestão, ele garantiu que está sendo tudo preparado para promoção de uma grande festa. “O layout está pronto, a formatação da estrutura já foi pensada. Com relação ao projeto junto ao Governo do Estado, já fomos credenciados e o governo está disponibilizando o valor de R$ 700 mil. Também estamos buscando outros recursos através de parcerias com os nossos deputados e a iniciativa privada para que essa festa possa realmente acontecer”, adiantou.
Após a Cavalgada dos Santos Reis, o secretário afirmou que a pasta está voltada totalmente para o carnaval e mais detalhes da festa momesca serão divulgados posteriormente. “Independente do tamanho do nosso evento, Brumado não pode mais perder esse que foi e sempre será um dos maiores eventos do município”, completou.
Como spoiler, Ribeiro apontou que algumas atrações já foram contactadas, porém a grade oficial do Carnaval 2026 será divulgada pelo prefeito municipal em momento oportuno.
Foto: Reprodução/G1 Uma criança de 3 anos morreu após se afogar na piscina da casa onde morava, no bairro Antônio Figueiredo de Almeida, no município de Gandu, localizado no sul da Bahia.
Segundo informações da Polícia Civil, o menino se chamava Emmanuel Argolo da Silva. De acordo com o G1, os pais não teriam percebido o ocorrido de imediato e, quando notaram a situação, a criança já estava se afogando.
Emmanuel chegou a ser socorrido e levado para o hospital da cidade, mas não resistiu. O velório e o sepultamento do menino aconteceu neste domingo (18), em Gandu.
Foto: Divulgação/Polícia Civil Dois homens, de 29 e 32 anos, foram autuados em flagrante neste sábado (17), pela Delegacia Territorial de Poções, com apoio da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), pelo crime de receptação. A ação resultou na recuperação de 41 caixas d’água adquiridas com recursos públicos e doadas pelo governo federal, avaliadas em R$ 120 mil.
A operação ocorreu em um galpão localizado na BR-116, no bairro Lagoa Grande, após denúncia anônima. No local, foram encontradas caixas d’água de 5.000 litros com parte das inscrições apagadas com solvente. O responsável pelo espaço informou que recebia pagamento para realizar o serviço e fazer a entrega na zona rural de Manoel Vitorino.
De acordo com as investigações, os suspeitos chegaram em seguida ao local e, durante as oitivas, confessaram ter adquirido cinco das caixas pelo valor de R$ 7.500,00, negociadas com um parlamentar municipal de Manoel Vitorino dias antes da operação. Segundo eles, o vereador também teria solicitado a remoção das identificações, incluindo a marca do governo, prática que já teria sido realizada em outras unidades. Ainda conforme os relatos, as demais caixas seriam distribuídas a moradores do distrito de Salgado, indicados pelo parlamentar.
Durante a ação, dois celulares foram apreendidos e apresentados, juntamente com os investigados, na DT de Poções, onde passaram pelos exames legais e permanecem à disposição da Justiça. As caixas d’água recuperadas foram devidamente apresentadas e recolhidas.
As investigações seguem em andamento para apurar a veracidade das declarações dos suspeitos e identificar todos os envolvidos no esquema.
Foto: Layla Lima Ayub/Instagram O Ministério Público de São Paulo (MPSP) faz, na sexta-feira (16) a Operação Serpens, para investigar o envolvimento da delegada de polícia Layla Lima Ayub suspeita de ter envolvimento com a facção criminosa do Primeiro Comando da Capital (PCC). Empossada no cargo em dezembro passado, ela está presa.
Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em São Paulo e Marabá, e dois mandados de prisão temporária.
Segundo informações divulgadas pelo próprio MPSP, a delegada mantinha ligação pessoal e profissional com integrantes do PCC. Ela usava seu cargo de maneira irregular em audiências de custódia de presos da facção criminosa.
Junto do MPSP nesta ação estão também o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), a Corregedoria-Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo e Gaeco do Pará.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo (Secult), promoveu neste domingo (18) a 1ª Cavalgada dos Santos Reis.
O evento teve início com um desfile de cavaleiros e amazonas, que saiu do Bairro Esconso até o Parque de Exposições Gilson Brito.
Cerca de 1 mil cavalos desfilaram pelas ruas da cidade sob a emoção da população que comemorava a valorização da cultura popular. O prefeito Fabrício Abrantes (Avante), a primeira-dama Abiara Dias e o vice-prefeito Marlucinho Abreu (Avante) participaram da montaria e foram ovacionados pelo público presente.
O ponto alto do desfile foi quando o cortejo parou em frente à Igreja de São Cristóvão para pedir as bençãos de Deus e Nossa Senhora Aparecida para proteger cada cavaleiro e amazonas durante todo evento.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Para incluir a festa no calendário cultural da capital do minério, a gestão municipal montou uma estrutura histórica, que contou com camarote da acessibilidade, praça de alimentação, espaço kids e muita animação com shows das bandas Trio Parada Dura, Arreio de Ouro, além dos cantores Jorginho dos Teclados, Serginho Cardoso e Ed Rossi.
Conforme divulgado pelo site Achei Sudoeste, a expectativa se confirmou e 15 mil pessoas curtiram a programação especial preparada pela gestão “Nossa gente, nossa riqueza”.
“Brumado volta a sorrir com um evento que nasce grande, feito para o povo e com o povo”, declarou Abrantes.
A prefeitura também assegurou a tranquilidade para o público presente através da Guarda Civil Municipal (GCM), da Superintendência Municipal de Trânsito e Transites (SMTT), da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), de segurança privada, do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e da Rondesp Sudoeste.
Foto: Antônio Augusto/TSE O ministro Alexandre de Mores, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de um novo inquérito para apurar o suposto vazamento de dados fiscais de ministros da Corte por meio de órgãos como o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e a Receita Federal.
O inquérito, relatado pelo próprio Moraes, foi aberto sem a provocação da Procuradoria-Geral da República (PGR) ou da Polícia Federal (PF), procedimento incomum, embora previsto no Regimento Interno do Supremo.
A existência da investigação, que corre sob sigilo, foi revelada pelo portal Poder 360 e confirmada pela Agência Brasil.
A apuração surge após a imprensa revelar ligações entre familiares de ministros do Supremo e o Banco Master, instituição envolta em um escândalo de fraude financeira e cuja investigação tramita na própria Corte, sob relatoria de Dias Toffoli.
Entre as revelações está a que irmãos e primos de Toffoli venderam uma participação em um resort no Paraná a um fundo ligado a Fabiano Zettel, cunhado e sócio de Daniel Vorcaro, dono do Master.
Os dois já foram alvo de mandados de busca e de prisão temporária proferidas no inquérito relatado pelo próprio ministro.
Ainda em dezembro, o jornal O Globo revelou que o escritório de advocacia administrado por Viviane Barci, esposa de Alexandre de Moraes, fechou um contrato de R$ 129 milhões para representar o Banco Master conforme a demanda, antes do escândalo de fraude financeira vir à tona.
Moraes tem a suspeita de que essas informações foram vazadas do Coaf ou da Receita.
De acordo com ministro do STF, reuniões realizadas com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, trataram exclusivamente da Lei Magnitsky, aplicada pelo governo dos Estados Unidos contra o magistrado.
O Banco Central também confirmou que as reuniões trataram dos efeitos da lei.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O Carnaval da Diversidade está se aproximando na cidade de Caetité e a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) já está atuando de forma preventiva para evitar transtornos durante a festa.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o Tenente Coronel Roberto Suarez informou que, desde a semana passada, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a PM tem intensificado o policiamento no centro comercial.
Além disso, a 94ª CIPM realizou um mapeamento a fim de combater a prática de roubos e furtos nos dias da festa. “Já tiramos de circulação drogas, sete celulares oriundos de furtos e roubos, além de duas motocicletas que chegaram na cidade. Estamos ligados em tudo. Temos nossos informantes e denúncias anônimas e trabalhamos em cima disso aí. Nosso trabalho é antes, durante e depois”, salientou.
Neste ano, o policiamento no Carnaval da Diversidade será feito com maior número de patrulhas.
Foto: Raul Santana/Fiocruz A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou a morte de um homem por dengue na cidade de Nova Guataporanga, na região Oeste do estado, próxima de Presidente Prudente, área de divisa com o estado do Mato Grosso do Sul. Trata-se da primeira morte pela doença este ano.
Embora os sintomas tenham iniciado no dia 3 de janeiro a data é computada como 2025 para fins epidemiológicos, por ser a semana iniciada no ano passado.
Em 2025, o estado de São Paulo teve 881.280 casos confirmados, 1122 óbitos confirmados e 56 em investigação, além de 1461 casos de dengue grave.
Em 2026, o estado já registra 971 casos confirmados e 3.389 em investigação, dentre os quais dois óbitos. Há até o momento três casos de dengue graves confirmados em território paulista.
As regiões de Araçatuba e Presidente Prudente, no Oeste do estado, têm as maiores taxas de incidência, respectivamente com 13,58 e 8,57 casos por 100 mil habitantes.
Segundo o Ministério da Saúde os casos de dengue no país, em 2026, somam 9.667 casos prováveis com três óbitos em investigação.Em 2025 foram 1.665.793 casos prováveis e 1780 óbitos.
O período de maior incidência da dengue no Brasil nos últimos dois anos foi entre o começo de março (oitava semana) e o final de maio (vigésima semana). As informações são da Agência Brasil.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Moradores da comunidade do Barreirinho e adjacências, na zona rural de Brumado, estão há anos às escuras.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Maxuel da Cruz Silva disse que as lâmpadas dos postes que atendem a região estão todas queimadas.
Apesar dos insistentes apelos da população local, o setor de iluminação pública não realiza a troca das lâmpadas. “Eles não respondem o pessoal. Não respondem nada. Estamos sofrendo com a escuridão”, denunciou.
Ao todo, segundo Maxuel, são quase 600 lâmpadas queimadas sem que o Poder Público intervenha para resolver o problema a fim de garantir a assistência adequada aos moradores das localidades.
A escuridão impede as pessoas de circularem à noite e causa um clima de total insegurança entre os moradores.
As comunidades esperam que, após a denúncia vir à tona, a prefeitura tome uma providência urgente com relação ao caso.
Foto: Divulgação/Polícia Civil A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Iguaí, apreendeu, na sexta-feira (16), um veículo com suspeita de restrição de furto/roubo, possivelmente clonado.
O automóvel estava estacionado em via pública, no Centro do município, quando foi identificado pela equipe, que já possuía registro de ocorrência relacionado à placa adulterada.
Um homem de 25 anos, que se apresentou como proprietário declarou ter adquirido o veículo na cidade de Nova Canaã e alegou não ter conhecimento de qualquer irregularidade.
O carro foi apreendido e encaminhado para perícia, que deverá confirmar a adulteração e identificar o verdadeiro proprietário.
