Foto: Divulgação/Polícia Civil Um homem atuante no tráfico de drogas na região foi preso em flagrante no bairro São Judas Tadeu_ Porções de cocaína e maconha foram apreendidas, e um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na tarde de quinta-feira (27), na cidade de Jequié.
As diligências ocorreram no âmbito da Operação Narke 5, conduzida pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI/SENASP/MJSP).
Policiais da 11ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Jequié), com o auxílio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Jequié), da Delegacia Territorial (DT) e do Núcleo de Homicídios (NH), cumpriram mandados de busca e apreensão nas localidades de Joaquim Romão, Jequiezinho e São Judas Tadeu, onde um suspeito atuava na comercialização de entorpecentes e foi alcançado.
Durante a ação, foram apreendidas porções de maconha e cocaína tipo premium, uma balança de precisão, uma maquineta de operações bancárias e um aparelho celular.
Com essa prisão, a 11ª DTE/Jequié atinge dez prisões relacionadas à Operação Narke 5 apenas neste mês, reforçando a continuidade das ações de enfrentamento ao narcotráfico na cidade.
O material apreendido foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para perícia.
O investigado passou por exames de corpo de delito e segue custodiado, à disposição do Poder Judiciário.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Divulgado pela Prefeitura de Caetité, o Decreto nº 338, de 26 de novembro de 2025, assinado pelo prefeito Valtécio Neves Aguiar (PDT), dispõe sobre a concessão de uso do Hospital Municipal Dr. Ricardo de Tadeu Ladeia ao Estado da Bahia. O imóvel fica localizado na Rua Cynthia Lopes Abreu Marques, s/n, no Rancho Alegre. A presente concessão de uso vigorará pelo prazo de 15 anos.
O termo de concessão de uso de bem imóvel que o Município de Caetité celebrou com o Estado da Bahia fixa os termos do contrato que rege a concessão.
Esta destina-se à prestação de serviços de assistência médico-hospitalar para funcionamento da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).
O decreto considera o dever da Administração Pública Municipal, em seu âmbito e competência, de garantir a regular e contínua prestação dos serviços públicos de saúde, bem como de avaliar e controlar a execução de convênios e contratos celebrados pelo Município com entidades privadas prestadoras de tais serviços, bem como o princípio da continuidade dos serviços públicos, que se reflete na necessidade de que os serviços de saúde prestados junto à referida unidade continuem a beneficiar toda a população regional.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na quarta-feira (26) e quinta-feira (27), a 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizou as solenidades de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nos municípios de Presidente Jânio Quadros e Maetinga, dando continuidade ao ciclo de formaturas do programa referentes aos dois semestres de 2025.
As cerimônias reuniram alunos, professores, familiares e autoridades locais, celebrando o resultado de um trabalho contínuo de prevenção e promoção de valores.
A comandante da 79ª CIPM, Major Paula Fagundes, esteve presente, parabenizando as equipes do Proerd, os alunos e toda a rede de apoio pelo compromisso e dedicação ao programa. Em 2025, o programa formou 1.460 alunos, resultado da parceria entre Polícia Militar, escolas e comunidade educativa.
O programa foi aplicado nos seguintes municípios: Bom Jesus da Serra, Maetinga, Presidente Jânio Quadros, Aracatu e Planalto.
As formaturas representam o compromisso da PM-BA com a construção de ambientes escolares mais seguros, reforçando valores, fortalecendo vínculos e incentivando escolhas conscientes entre crianças e adolescentes.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na noite desta quinta-feira (27), um grave acidente de trânsito foi registrado na BR-122, em Guanambi.
Um caminhão e um carro de passeio se envolveram em uma colisão na rodovia. Uma equipe do Departamento de Fiscalização de Trânsito (DFT), da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRan), esteve no local.
O motorista do caminhão ficou preso às ferragens, sendo necessário o auxílio do Corpo de Bombeiros.
Ele foi levado às pressas para o Hospital Geral de Guanambi (HGG), assim como o motorista do Uno. Ambos apresentavam diversos ferimentos.
O condutor do caminhão carregado com frios seguia para Candiba, mas é natural de Lauro de Freitas. Já o motorista do carro de passeio trabalha como crediário e reside no estado do Ceará. Ele retornava da cidade de Urandi e seguia para Guanambi.
A Polícia Civil vai apurar as circunstâncias do acidente.
Foto: Divulgação Um homem de 55 anos, suspeito do crime de feminicídio, teve um mandado de prisão preventiva cumprido na quarta-feira (26), em Itororó, por policiais da Delegacia Territorial (DT) do município, nas proximidades de um posto de combustível, no centro daquela cidade.
A vítima, identificada como Joana D’Arc Vieira da Silva, de 51 anos, era companheira do investigado e foi enforcada em sua residência no distrito de Bandeira do Colônia, em Itapetinga.
Equipes da 1ª Delegacia Territorial (DT) do município estiveram no local e iniciaram as investigações.
Segundo informações de oitivas, o crime foi motivado por desentendimentos entre o casal, uma vez que o homem já havia agredido a mulher e apresentava comportamento agressivo.
A autoria do feminicídio foi confirmada após o investigado confessar o crime em mensagens de áudio enviadas do celular da vítima.
Ele foi conduzido para a unidade policial, onde passou por exames de corpo de delito, e segue custodiado, à disposição do Poder Judiciário.
O aparelho telefônico usado no envio dos áudios também foi apreendido.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Um homem de 47 anos morreu na cidade de Ituaçu, na Chapada Diamantina, na última terça-feira (25), com suspeita de intoxicação por bebida contendo metanol.
A Polícia Civil está investigando o caso, classificado como “morte a esclarecer”.
Morador do Povoado da Cobra, zona rural do município, Adalberto Brito dos Santos havia ingerido uma cachaça comprada em um bar da região.
Segundo relatos, o irmão da vítima também teria morrido de forma repentina cerca de oito dias antes, após supostamente consumir a mesma bebida.
O corpo de Adalberto foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde passou por perícia.
Amostras do líquido consumido e material biológico extraído do intestino da vítima foram enviados ao IML em Salvador para análise laboratorial.
O laudo pericial irá apontar se há ligação direta entre as duas mortes e o possível consumo de bebida adulterada com substância tóxica.
O Bahia garantiu classificação para a Copa Libertadores da América de 2026. A vaga na principal competição continental foi assegurada após a goleada do Fluminense sobre o São Paulo por 6 a 0, na noite desta quinta-feira (27), em jogo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025, disputado no Maracanã.
Com gols de Canobbio (2), Martinelli, Nonato, John Kennedy e Serna, o time carioca bateu o Tricolor Paulista, resultado que minou as chances do São Paulo de alcançar a pontuação do Esquadrão de Aço na tabela.
Com 56 pontos na tabela, o Bahia não pode mais ser alcançado pelo São Paulo (que tem dois jogos a disputar) mesmo que perca as três partidas restantes (Juventude, Sport e Fluminense), garantindo matematicamente a classificação.
Este feito é inédito na história do clube: é a primeira vez que o Bahia se classifica para a Copa Libertadores por dois anos consecutivos. Com a vaga assegurada para 2026, o Tricolor baiano contabiliza sua sexta participação no torneio.
Com as seis participações, o Bahia consolida-se como o time nordestino com o maior número de presenças na história da Copa Libertadores da América.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Acontece nesta sexta-feira (28), no Fórum Dra. Leonor Abreu, na cidade de Brumado, o Júri Popular de Marta Dias Barros, de 32 anos, apontada como mandante do assassinato do próprio marido, o lavrador Regimalco dos Santos Mirante. O crime ocorreu em julho de 2017.
O corpo do lavrador foi encontrado na região de Umburanas, zona rural de Brumado, apedrejado e parcialmente queimado. Familiares e amigos compareceram para acompanhar o júri vestidos de preto e com uma camisa estampando a foto do lavrador.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, mãe de Regimalco, a dona de casa Maria Novaes Mirante espera que a justiça seja feita após oito anos. “Só peço justiça porque meu filho era inocente e muito querido. Ele morreu em uma emboscada. Queremos justiça pra ver se o coração acalma um pouquinho”, disse.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Jussara Mirante garantiu que o irmão era uma boa pessoa e muito trabalhador. “A saudade dói, mas a injustiça dói muito mais. O que ela fez foi maldade. O que nós todos queremos aqui hoje é justiça. Estamos dilacerados. Vivemos porque temos que viver”, completou.
Abalada, Jussara afirmou que o julgamento fez a família reviver todo o sofrimento da época do crime. Muito emocionada, Maria de Lourdes, tia de Regimalco, relatou que a família está sofrendo muito. “Só Deus para confortar o coração da gente”, apontou.
O casal residia na comunidade de Paris Matias, em Aracatu.
O autor do homicídio teria sido o amante de Marta, que ainda é procurado pelo polícia.
Vale salientar que a acusada não compareceu ao júri no dia de hoje.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Por volta de 2h desta sexta-feira (28), durante rondas no Bairro Lagoa Azul, em Vitória da Conquista, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), visualizou um indivíduo que, ao notar a aproximação da equipe, tentou fugir.
O suspeito foi alcançado e submetido à abordagem, sendo encontrados em sua posse: 211 pedras de substância análoga ao crack; 57 trouxinhas de substância análoga à cocaína; e 1 aparelho celular.
O conduzido era menor de idade e relatou que estaria comercializando os entorpecentes a mando de uma mulher, supostamente responsável pela gerência do tráfico na localidade.
Diante dos fatos, o menor infrator e todo material apreendido foram apresentados na delegacia para as medidas cabíveis.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na noite desta quinta-feira (27), o prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (Avante), recebeu em seu gabinete a nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), eleita para o biênio 2026/2028. A presidente Denise Milhazes, o vice-presidente Karlos Rodrigues de Oliveira e demais membros da entidade foram recepcionados pelo gestor, que reafirmou o compromisso do município com a instituição.
Na oportunidade, Abrantes parabenizou a nova diretoria e destacou a importância de trabalharem em conjunto para o fortalecimento do comércio local. “Nós sabemos da importância da CDL para o município. Não falo apenas como prefeito, falo como comerciante, filiado desde a época da Brumauto. A gente sempre acreditou que a CDL é uma entidade importante, que desenvolve, gera emprego e dialoga com outras instituições, principalmente com o poder público”, disse.
Durante o encontro, o prefeito também apontou a necessidade de união e reconstrução do ambiente associativo. “Temos uma importante missão, como vocês colocaram: resgatar esses associados e dialogar com o meio para que possamos buscar o aquecimento da nossa economia”, completou.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta quinta-feira (27) para reconhecer a existência do racismo estrutural no país e determinar a criação de um plano nacional de enfrentamento à questão no prazo de 12 meses.
Apesar do entendimento, o julgamento foi suspenso e será retomado em uma data que ainda será agendada. Na ocasião, os ministros vão definir as diretrizes que vão nortear a elaboração do plano.
O debate está travado na questão sobre o reconhecimento do chamado estado de coisas inconstitucional. Parte dos ministros entende que algumas medidas já foram tomadas nos últimos anos para combater o racismo e não há omissão do atual governo. Não há consenso sobre esse ponto, e o placar está 5 votos a 3 contra o reconhecimento.
O Supremo julga a ação na qual a Coalizão Negra por Direitos, entidade que reúne representantes do movimento negro, e sete partidos políticos (PT, PSOL, PSB, PCdoB, Rede , PDT e PV) pedem reconhecimento do "estado de coisas inconstitucional" em relação ao racismo estrutural no país.
Os processos foram protocolados no Supremo em maio de 2022, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste No Ifba em Brumado, a professora Monique Evelise, que leciona Língua Portuguesa na unidade, falou ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar sobre um projeto desenvolvido como parte da disciplina no campus.
A proposta associa a importância da Literatura com outros formatos literários, especificamente a partir da música brasileira. “Os alunos tiveram a oportunidade de fazer escolhas de metodologia e linguagens diferentes para apresentar o trabalho. Eles decidiram fazer uma apresentação sobre teatro musical”, relatou.
O objetivo, conforme destacou, é expressar as riquezas da musicalidade brasileira. Cada turma vai apresentar um tema distinto, com abordagens sobre o tropicalismo e as diferenças de musicalidade por região.
Para a professora, o projeto é relevante porque possibilita que os alunos vejam a Literatura por outro aspecto, entendendo a disciplina em um contexto mais amplo.
Os alunos também estão arrecadando alimentos para doação a instituições beneficentes da cidade.
Além de acadêmico, trata-se de um projeto social, que busca contribuir com as famílias mais carentes.
Os interessantes em assistir o musical preparado pelas turmas devem doar 1 kg de alimento não perecível. “É uma forma de garantir a participação no evento e, ao mesmo tempo, poder ajudar. É um trabalho muito bonito que os meninos estão executando”, afirmou Monique.
As apresentações acontecerão na próxima quinta-feira (04).
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Após o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) recomendar a desfiliação partidária de 84 policiais militares da ativa, lotados em unidades da região oeste do estado, o Comando-Geral da PM ampliou para todo o estado as medidas sobre desfiliação partidária de policiais militares da ativa. A corporação também estabeleceu que diretores, comandantes e chefes promovam levantamento interno para identificação de possíveis irregularidades.
A recomendação do MPBA foi motivada por levantamento do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que identificou a permanência de policiais militares da ativa filiados a partidos políticos, situação considerada incompatível com normas constitucionais e com o Estatuto dos Policiais Militares da Bahia. O documento encaminhado no último dia 6, listou 84 militares nessa situação na região oeste e foi dirigido ao Comando de Policiamento da Região Oeste (CPR-O), à Companhia Independente de Policiamento Tático da Região Oeste (CIPT-O) e à Companhia Independente de Policiamento Especializado do Cerrado (Cipe Cerrado).
A recomendação destacou que a filiação partidária de policiais militares em exercício viola princípios de hierarquia, disciplina e neutralidade política. O MPBA orientou os comandos a notificarem os profissionais para que promovam a desfiliação em até 15 dias, sob pena de instauração de procedimento administrativo disciplinar. Também determinou a adoção de rotinas de verificação junto à Justiça Eleitoral e o envio, em até 45 dias, de relatório detalhado das medidas implementadas. O Comando-Geral da PM definiu ainda que, em todos os pleitos eleitorais, comandantes e diretores acompanhem a participação de policiais como candidatos, assegurando a regularização funcional ao término do mandato, quando eleito, ou imediatamente após o retorno à atividade, quando não eleito.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O Ministério da Educação (MEC) lançou o Mapa de Experiências Inspiradoras em Educação Integral, uma ferramenta interativa e dinâmica que reúne relatos, vídeos, imagens e informações sobre práticas bem-sucedidas de implementação e fortalecimento da política de educação em tempo integral em escolas públicas e secretarias de educação de todo Brasil.
Ao todo, 738 experiências foram selecionadas para compor o Mapa. Entre elas, destaca-se a iniciativa do município de Brumado, com a experiência intitulada “Educação em Tempo Integral e Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos”, reconhecida como referência na área.
O prefeito Fabrício Abrantes destacou que, para o próximo ano, no ato da matrícula, o Município irá disponibilizar ferramentas para identificar as comorbidades que afetam o alunado.
Segundo a secretária municipal de educação, Ana Cristina, o objetivo é buscar, junto com os pais ou responsáveis, soluções para prestação do melhor serviço educacional. “Assegurar uma educação de qualidade perpassa pela garantia de direitos e pelo combate a qualquer forma de violência ou discriminação. Essas ações nós só construímos em rede, assegurando aos nossos estudantes condições dignas e seguras de desenvolvimento pessoal e acadêmico”, destacou.
Foto: Divulgação/Abam O azeite de dendê é um dos principais ingredientes para preparo do acarajé, quitute tão apreciado em toda Bahia. O estado já chegou a ter 40 municípios que faziam o plantio de dendê, porém hoje o número caiu para 7.
Presidente da Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam), Ria Santos informou que, há cerca de 20 dias, a Secretaria Estadual de Agricultura deu posse à Câmara Temática do Dendê.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Santos disse que já existia no estado a Câmara Temática do Cacau, do Café e das Oleaginosas, restando apenas a contemplação do dendê, tendo em vista a sua importância para a Bahia.
O órgão é constituído por 33 entidades representativas. “Agora, vamos sentar com o governo do estado para falar sobre o nosso dendê, principalmente aquele trazido pelos homens e mulheres escravizados no Brasil”, afirmou.
Com a criação desse comitê, a presidente acredita que haverá dendê de qualidade no estado para atendimento da demanda das baianas de acarajé, dos terreiros de candomblé, dos restaurantes de comida a quilo, das baianas de outros estados e da sociedade em si.
A ideia é fabricar o dendê próprio do estado, que tem potencial para produzir o melhor produto do país. “Só precisamos do apoio do governo”, ressaltou Rita.
Foto: Divulgação Natural da cidade de Seabra, na Chapada Diamantina, o rapper John Belik acaba de lançar o seu novo álbum musical, denominado Letra.
Em pleno mês da consciência negra, o projeto expõe o racismo e a desigualdade social.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Belik revelou que o álbum foi produzido durante a pandemia, quando estava em um momento de muita introspecção. “É um álbum que nasce muito de um mergulho em mim mesmo, que nasce daquele momento de introspecção, de estar fora desse contato com o externo”, afirmou.
Inspirado, ele disse que conseguiu colocar nas canções as suas próprias inflexões e trajetória artística no rap. “Sintetizei toda a minha caminhada no rap dentro desse álbum. Tem uma mensagem de denúncia contra o racismo e a desigualdade social”, completou.
Nas faixas “Na minha pele” e “Olhai por nós”, o artista afirmou que essa mensagem de combate está presente de forma mais forte.
O projeto tem tido uma repercussão muito positiva nas plataformas digitais e John está curtindo a intensidade e carinho dos fãs nas ruas.
Para ele, as pessoas se conectaram mais com esse álbum devido a sua diversidade e mensagem de luta por igualdade e justiça social.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Durante a Operação Força Total na manhã desta quinta-feira (27), na Praça Norberto Aurich, em Vitória da Conquista, a 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) efetuava abordagens preventivas quando deu ordem de parada a um veículo Voyage, cor branca, ano 2013/2014.
Na busca veicular, os policiais localizaram no interior de uma mochila preta 13 smartphones da marca iPhone de modelos variados, além de um notebook Asus e a quantia de R$ 1.070,00 em espécie.
Ao ser questionado sobre a origem dos produtos e a apresentação das notas fiscais, o condutor não soube justificar a procedência do material.
Diante do flagrante indício de contrabando, o motorista e toda a mercadoria apreendida foram conduzidos e apresentados na Delegacia Territorial de Vitória da Conquista para as medidas cabíveis.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Durante a Operação Força Total, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) deslocou-se ao Distrito de Brejinho das Ametistas, em Caetité, para intensificar rondas, abordagens e ações de fiscalização.
Ao se aproximar de um estabelecimento comercial, um indivíduo empreendeu fuga pelos fundos ao perceber a chegada da guarnição policial.
As buscas foram realizadas, porém o suspeito não foi encontrado.
No local, foram apreendidos dois rifles adaptados para o calibre 22, além de um facão e uma faca.
A guarnição também identificou duas motocicletas com documentação irregular, que foram removidas.
As armas apreendidas foram apresentadas na Delegacia Territorial de Guanambi para adoção das medidas cabíveis.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na noite desta quinta-feira (27), o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionada pelo Samu 192 para atender a um acidente de trânsito com vítima na cidade de Urandi.
No local, constatou-se que um condutor de 17 anos apresentava escoriações nos membros inferiores, sendo atendido pela equipe socorrista e encaminhado ao Hospital Municipal, onde foi assistido pelo médico plantonista. Ele permanece em observação.
Os demais envolvidos foram identificados, sendo três homens de 45, 30 e 30 anos. Todos os condutores estavam sem habilitação.
Devido à indisponibilidade de guincho, os veículos - uma CG 50 Titan, cinza, e uma Belina II L, cinza - foram liberados aos proprietários, sendo extraídas as notificações referentes às irregularidades.
O registro de acidente de trânsito foi elaborado.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na tarde desta quinta-feira (27), uma chuva forte provocou alagamentos em diferentes pontos do município de Livramento de Nossa Senhora.
Moradores e motoristas foram surpreendidos pela força da água, que avançou rapidamente pelas vias formando uma grande enxurrada.
Vídeos registrados por populares mostram a velocidade com que a água tomou conta das ruas. Um posto de combustíveis ficou completamente alagado.
Em outros pontos da cidade, a enxurrada cobriu toda a área de circulação, dificultando o tráfego de veículos.
O temporal obrigou motoristas e motociclistas a redobrarem a atenção. Moradores também relataram dificuldades para transitar a pé devido ao risco de quedas e arrastamento pela força da água.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Nesta quinta-feira (27), durante o início da Operação Força Total, um indivíduo compareceu voluntariamente ao quartel informando ter sido ameaçado por outro na Avenida Francisco Costa, na cidade de Seabra, na Chapada Diamantina.
A guarnição deslocou-se até o local informado, onde encontrou o suspeito em frente a um estabelecimento comercial sob sua responsabilidade. Foi realizada busca pessoal, não sendo constatada irregularidade.
Ao solicitar seu documento de identificação, o indivíduo afirmou que o mesmo estaria no interior do estabelecimento, autorizando a entrada da guarnição.
Em buscas no local, foram encontradas 12 máquinas caça-níquel e um caderno com anotações relacionadas ao jogo do bicho.
Diante do flagrante de contravenção penal, o material apreendido e o suspeito foram apresentados na Delegacia Territorial de Seabra para as medidas cabíveis.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Nesta quinta-feira (27), durante o leilão da primeira rodada do Programa AmpliAR, realizado na B3, em São Paulo, o Aeroporto de Guanambi foi o único terminal baiano que não recebeu ofertas.
O objetivo principal da iniciativa federal é modernizar, ampliar e fortalecer a aviação regional por meio de investimentos privados.
Os terminais baianos serão administrados pela Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., que se sagrou vencedora do certame.
O evento de concessão contou com a presença de autoridades, incluindo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o secretário de Infraestrutura da Bahia em exercício, Saulo Pontes.
Entre os 19 aeroportos ofertados, 13 receberam propostas no programa, que tem a expectativa de movimentar um total de R$ 1,25 bilhão em investimentos.
Estes serão destinados a melhorias estruturais e operacionais dos aeroportos concedidos, impulsionando o desenvolvimento da aviação no Nordeste e na Amazônia Legal.
Foto: Reprodução/TV Bahia Uma mulher apontada como advogada de uma facção criminosa foi presa em Salvador, nesta quinta-feira (27), com R$ 190 mil em dinheiro. As informações são do G1.
De acordo com a Polícia Civil, ela manteve relacionamento íntimo com o chefe do grupo, que atualmente está preso no Presídio de Segurança Máxima de Serrinha, cidade a cerca de 190 km da capital baiana.
A advogada foi identificada como Poliane França Gomes. Segundo a Polícia Civil, ela era responsável por transmitir ordens estratégicas, reorganizar territórios, articular cobranças e manter comunicação direta entre internos do presídio e lideranças externas.
De acordo com informações apuradas pela TV Bahia, o chefe da facção com quem ela tinha envolvimento amoroso é Leandro de Conceição Santos Fonseca, conhecido como “Shantaram”.
A prisão faz parte da Operação Rainha do Sul, deflagrada pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). O objetivo é desarticular o núcleo financeiro e a coordenação de uma organização criminosa, que tem atuação na Bahia e ligações com facções do Rio de Janeiro e São Paulo.
Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil - Sessão Bahia (OAB-BA), afirmou que o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB vai analisar o caso da advogada.
Foto: Reprodução/TV Sudoeste Pecuarista na comunidade da Lapinha, na zona rural de Boquira, João Batista Lopes perdeu boa parte do rebanho em virtude de uma descarga elétrica.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, ele relatou que era por volta de 15h30 desta quarta-feira (26) quando uma forte chuva, com relâmpagos e trovões, foi registrada na cidade.
Quando o temporal passou, ele foi até o local onde as vacas e os bois ficavam na propriedade. “Cheguei e encontrei a bagaceira: um monte de cabeça de gado morto na beira da cerca. Fiquei sem chão, sem saber o que fazer”, contou.
Com a ajuda do irmão e de um primo, João conseguiu entender o que havia acontecido, constatando a dimensão do prejuízo.
Do rebanho, restaram apenas duas cabeças da raça Nelory. O pecuarista lamentou a perda significativa. “Para gente que é criador pequeno dá um impacto danado. Foi muito tempo batalhado para conseguir isso”, lamentou.
Nenhum episódio semelhante já havia ocorrido na região.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Nesta quinta-feira (27), o Governo Federal reconheceu a situação de emergência no município de Brumado em virtude das fortes chuvas registradas na região.
A medida foi oficializada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, e publicada no Diário Oficial da União.
Com o decreto, a administração municipal passa a ter acesso facilitado a recursos federais destinados a ações de resposta e assistência à população afetada.
Entre as ações previstas estão a aquisição de cestas básicas, água mineral, refeições para equipes de trabalho e voluntários, além da distribuição de kits de limpeza residencial, higiene pessoal e dormitório.
Os pedidos de recursos devem ser encaminhados pelas prefeituras por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.
Após o envio dos planos de trabalho, a documentação é analisada por técnicos da Defesa Civil Nacional, que avaliam as metas e os valores solicitados.