Achei Sudoeste

20 Jan 2022 - 21:20h

Elza Soares morreu aos 91 anos nesta quinta-feira (20), no Rio de Janeiro. “É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”, diz o comunicado enviado pela assessoria da cantora. “Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação”. “A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”. O corpo da cantora será sepultado no Jardim da Saudade Sulacap, na tarde de sexta-feira (21), depois do velório no Theatro Municipal do Rio.

20 Jan 2022 - 17:00h

A Polícia Militar de Rio do Pires, a 184 km de Brumado, prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas nesta quarta-feira (19). Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, no fato foi flagrado na comunidade de Poço d’água, zona rural da cidade. De acordo com a PM, o acusado foi visto tentando vender os entorpecentes. Com o homem, a polícia localizou 7 pinos e 18 trouxinhas de droga. O homem foi conduzido para a Delegacia Territorial de Brumado, onde se encontra custodiado até ulterior deliberação do Poder Judiciário.

20 Jan 2022 - 16:30h

Uma boa oportunidade para os contribuintes neste início de ano é realizar o pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 com desconto de 20% oferecido pelo Governo do Estado para quem quitar o tributo de forma integral até 10 de fevereiro. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), em comparação com os exercícios anteriores, o percentual de abatimento para quem pagar logo o imposto dobrou: até 2021, o desconto no início do ano era de 10% para o pagamento antecipado. Quem deixar para fazer a quitação integral do IPVA na primeira cota do parcelamento, cuja data varia de acordo com o número final da placa do veículo, também terá o dobro de desconto em comparação aos anos anteriores. O abatimento, que neste caso era de 5%, em 2022 será de 10%. Para realizar o pagamento do IPVA 2022 com o desconto máximo, basta informar o número do Renavam em um dos três bancos credenciados: Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob. No BB e no Bradesco, é possível também fazer o pagamento on-line. O abatimento é concedido de forma automática no valor do imposto quitado dentro do prazo para o desconto. Já para aproveitar o desconto de 10% quitando o imposto em cota única até a data estipulada no calendário do IPVA para cada placa, o procedimento é o mesmo. Basta observar o cronograma e realizar o pagamento dentro do prazo nas instituições credenciadas e o desconto será aplicado automaticamente no valor do imposto.

20 Jan 2022 - 16:00h

O Governo do Estado reconheceu o Decreto Municipal nº 5.625, de 28 de dezembro de 2021, emitido pelo prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), para declarar Situação de Emergência, pelo prazo de 180 dias, nas áreas comprovadamente afetadas pelas chuvas no município. Através do Decreto nº 21.045, de 14 de janeiro de 2022, o Governador Rui Costa (PT) realizou a referida homologação, que leva em consideração as informações prestadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e os danos causados pelas chuvas intensas que afetaram as atividades econômicas e a população de Brumado. O decreto tem seus efeitos retroagidos até o dia 28 de dezembro de 2021, vigendo pelo prazo de 180 dias. 

20 Jan 2022 - 15:30h

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou, por meio de sequenciamento genético, 49 amostras da variante ômicron no estado. Esse total representa 76,5% dos 64 sequenciamentos realizados em amostras coletadas no mês de janeiro. Segundo informações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), além da identificação da ômicron, foram detectadas 12 amostras da variante delta e as outras três ainda estão em análise. Os casos da variante ômicron foram identificados nos municípios de Adustina, Belmonte, Cândido Sales, Dias D'Ávila, Eunápolis, Feira de Santana, Firmino Alves, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itiruçu, Lauro de Freitas, Prado, Ruy Barbosa, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santo Antônio de Jesus, Uibaí e Vitória da Conquista. De acordo com a Sesab, são 21 homens e 28 mulheres, sendo o mais novo com 5 meses e o mais velho com 87 anos. A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, alerta que o avanço da ômicron tem provocado crescimento expressivo do número de casos ativos, atualmente em mais de 13 mil. Entre os meses de setembro e novembro do ano passado, a média era de 2 mil. Em paralelo ao crescimento do número de casos, há uma tendência de elevação nas hospitalizações, sobretudo, em pacientes que não se vacinaram ou que estão com esquema vacinal incompleto.

20 Jan 2022 - 15:00h

A delegada Sarah Bomfim, natural do município de Dom Basílio, e um investigador da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), cujo nome não foi divulgado, estão sendo acusados de favorecer um esquema criminoso de jogos de azar na capital maranhense. As inforomações são do Meio Norte. Ambos foram presos na última segunda-feira (17), após mandados de prisão expedidos e cumpridos pela Superintendência de Prevenção e Combate à Corrução (Seccor). Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou que a operação segue em sigilo para tentar identificar outros suspeitos. Sarah Bomfim é delegada titular do 13º Distrito do Bairro Cohatrac, em São Luís.

20 Jan 2022 - 14:30h

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou na tarde desta quarta-feira (19) uma portaria de apoio financeiro de mais de R$ 104,6 milhões para ações na área da Saúde para os 155 municípios baianos que estão em situação de emergência ou estado de calamidade pública devido às das fortes enchentes no final do ano passado. “Agora mais um reforço de R$ 100 milhões para o fortalecimento da atenção primária, porque passada a emergência da chuva, das enchentes, nós precisamos cuidar das pessoas que estão ali”, disse o ministro. O ministro não detalhou quando o apoio será enviado para as cidades e como será o processo de divisão da quantia por município. De acordo com o Ministério da Saúde, o cálculo do repasse aos municípios foi feito com base nos dados de dezembro do ano passado, enviados ao Sistema de Informação de Atenção Básica (Siab). Conforme o órgão, os prefeitos dos 155 municípios precisam estar atentos, pois a transferência excepcional será deduzida das parcelas a serem transferidas no último quadrimestre do exercício financeiro de 2022. As prefeituras poderão manifestar interesse pelos percentuais de dedução mensal mediante formalização, por meio de ofício, que deve ser encaminhado para o e-mail: [email protected], após término da situação de emergência ou estado de calamidade pública decorrente de desastres. Além do apoio financeiro, desde o início das enchentes, 182 novos profissionais vinculados ao Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) iniciaram atividades no estado. Outra medida adotada foi a publicação da nota técnica que permitiu o remanejamento dos profissionais bolsistas de outro municípios baianos.

20 Jan 2022 - 14:00h

O decreto estadual referente à realização de eventos na Bahia passa por uma nova mudança nesta quinta (20). O governador Rui Costa (PT) anunciou, durante a entrega de tratores para associações de produtores rurais e prefeituras no Parque de Exposições, a redução do público em eventos de 3 mil para 1.500 pessoas. “Queremos diminuir a propagação do vírus. A velocidade e a contaminação dessa variante (Ômicron) são muito mais superiores que a anterior. Então o contágio, como vocês podem ver, está acontecendo de forma muito exponencial, com inclinação muito alta. Eu só quero lembrar que não estamos com o mesmo volume de testagem que estávamos no ano passado, o que nos leva a crer que esse número de 13 mil (contaminados) pode estar subnotificado. Em função disso e desse risco, tomamos a decisão de reduzir para 1.500 pessoas. E reforçamos nossa prioridade de cuidar da vida humana”, declarou o governador. O decreto será assinado pelo governador e passará a valer a partir de sexta-feira (21), com validade de 15 dias. Com a redução, será mantida a regra de ter até 50% da lotação do espaço.

20 Jan 2022 - 12:00h

Nesta quarta-feira (19), uma operação conjunta entre o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e a Cipe Sudoeste Caesg resultou na apreensão de drogas na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Nas imediações da Rua Coronel Cajaíba, em frente a um bar, os policiais visualizaram um traficante já bastante conhecido da polícia entregando um pacote a um transeunte. Ao perceber a presença das guarnições, o indivíduo fugiu, ficando no local um comparsa. Com ele, foram encontradas 07 cocadas de substância análoga à maconha embaladas e prontas para comercialização. Prosseguindo com as buscas no interior do estabelecimento, foi encontrado um tablete pesando aproximadamente 300g da mesma substância. Indagado acerca de mais drogas, o comparsa resolveu assumir que em sua residência teria mais certa quantidade do entorpecente. No local, os policiais militares encontraram aproximadamente 300g da mesma substância. Diante das evidências, foi dada voz de prisão ao conduzido, um homem de 54 anos. 

20 Jan 2022 - 11:30h

Um casal foi preso na madrugada desta quarta-feira (19), na cidade de Conceição do Coité, no interior da Bahia. A dupla, que estava com uma criança de colo no momento da prisão, transportava 14 quilos de maconha divididos em tabletes, além de 968 trouxas de cocaína. Equipes do batalhão da Polícia Militar de Serrinha realizavam rondas nas proximidades no bairro de Terra Nova, durante uma operação para coibir roubos contra instituições financeiras, quando avistaram o veículo onde estava o casal. De acordo com o comandante do batalhão, Michel Alexander Muller, o motorista ficou nervoso durante a abordagem. “Quando os policiais se aproximaram, perceberam que no veículo havia uma mulher com uma criança de colo. O motorista disse que ela era sua companheira, e estavam de passagem pela cidade. Durante a busca veicular, encontramos uma grande quantidade de drogas”, disse o policial. Segundo o militar, o homem teria confessado que levava a droga de Feira de Santana para a cidade de Cansanção, no norte da Bahia. O casal foi levado para a delegacia de Serrinha. De acordo com o delegado Edemir Antonio Luchini Junior, o homem foi autuado por tráfico de drogas. Já mulher foi ouvida e liberada, já que afirmou não saber da existência dos materiais ilícitos. “O condutor informou que receberia R$ 2 mil para realizar o transporte da maconha e da cocaína”, contou o delegado. O veículo também foi apreendido, pois não foi devolvido à locadora de veículos dentro do prazo estabelecido no contrato.

20 Jan 2022 - 11:00h

Em rondas pela cidade de Ituaçu, a 98 km de Brumado, uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Central) avistou um indivíduo em atitude suspeita em frente a um estabelecimento comercial. Ele tentou fugir ao perceber a aproximação da guarnição, porém foi alcançado. Com o homem, foram encontrados: 01 pedaço grande de substância análoga à maconha, pesando aproximadamente 350 gramas; 02 pedaços grandes de substância análoga à cocaína, pesando aproximadamente 200 gramas; 11 porções de substância análoga à cocaína, pesando aproximadamente 30 gramas; 01 balança de precisão digital e 01 smartphone. O indivíduo e todo material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Brumado.

20 Jan 2022 - 10:30h

O Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (SINDPOC) aprovou o estado de greve da categoria, além de um ato que foi chamado de “Lockdown Semanal”, que deve ser realizado todas as quintas-feiras, a partir da próxima semana, em delegacias do estado. A medida foi tomada após uma assembleia virtual realizada na noite de terça-feira (18). Dentre as pautas de reivindicações estão salário de nível superior para os servidores com formação acadêmica, reestruturação da carreira, além da exigência de apresentação do cartão de vacinação para a população ter acesso às delegacias do Estado. O “Lockdown Semanal” vai funcionar durante 24 horas. Segundo o sindicato, haverá suspensão de todos os serviços como investigações, operações e diligências. De acordo com o Sindpoc, os agentes estarão nas unidades, mas não atenderão o público. Os serviços que serão prestados serão apenas flagrantes e levantamentos cadavéricos. Além do “Lockdown Semanal” e o estado de greve dos servidores da Policia Civil, terá continuidade a “Operação Padrão”, iniciada no dia 1° de janeiro, com atos semanais nas delegacias. Por fim, ficou definida uma Assembleia Geral Presencial, na Praça do Campo Grande, no dia 10 de fevereiro, com caminhada até a Sede da Polícia Civil, para entrega das horas extras e chefias.

20 Jan 2022 - 10:00h

O aumento do número de casos ativos em Paramirim, a 129 km de Brumado, também refletiu na contaminação de muitos profissionais de saúde do município. Para se ter uma ideia da situação, no Hospital Aurélio Rocha, apenas neste ano de 2022, 18 trabalhadores testaram positivo para a doença, uma média de um infectado por dia. Hoje, a unidade possui 14 profissionais infectados, sendo 6 técnicos, 3 enfermeiros, 1 do setor de farmácia e 4 do setor administrativo. Todos estão afastados com sintomas leves. Em Paramirim, praticamente todos os profissionais de saúde já estão imunizados com a terceira dose. Em nota, a prefeitura informou que o hospital segue operando mediante a organização de uma nova escala de trabalho a fim de atender as demandas da população.

20 Jan 2022 - 09:30h

Uma adolescente de 16 anos foi morta a facadas dentro da casa onde morava, na cidade de Veredas, no sul da Bahia. As informações são do G1. Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu na noite de terça-feira (18) e o ex-namorado é o principal suspeito. A vítima foi identificada como Amanda Santarosa. Ela foi encontrada por vizinhos que ouviram gritos com pedido de socorro. O suspeito fugiu do local. Segundo familiares, Amanda teria terminado o relacionamento de quatro anos com Gabriel Costa dos Santos, de 20 anos, na última segunda-feira (17). Ainda de acordo com a família, Gabriel era ciumento com a adolescente. O Serviço de Atendimento Móvel de urgência (SAMU) chegou a ser acionado, mas a vítima morreu no local. De acordo com a Polícia Civil, as guias periciais e de remoção do corpo foram expedidas. Os policiais escutam testemunhas e o suspeito está sendo procurado.

20 Jan 2022 - 09:00h

Trinta e cinco quilos de maconha, duas balanças e embalagens para o comércio de entorpecentes foram apreendidos por equipes da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), na cidade de Itapetinga, na região sudoeste da Bahia. Três pessoas foram presas em flagrante, na ação realizada na segunda-feira (17).  Após denúncias realizadas através do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), de que um homem havia levado os entorpecentes para a cidade, as guarnições foram até o endereço indicado no bairro de Primavera verificar as informações, como explica o comandante da unidade, major Vandilson Santos Araújo. “Quando chegamos quatro suspeitos correram para os fundos de uma residência. No primeiro momento, apenas um foi alcançado e, em seguida, informou onde os materiais estavam escondidos na casa. Dando continuidade a diligência, as equipes capturam mais dois traficantes”, disse o oficial. O trio e os entorpecentes foram encaminhados para a Delegacia Territorial (DT) do município. De acordo com o titular da unidade, delegado Irineu Alves Andrade, eles foram autuados por tráfico de drogas e seguem à disposição da Justiça.

20 Jan 2022 - 08:30h

A organização do Festival de Inverno Bahia (FIB) 2022 anunciou o cantor Dilsinho, a banda Os Paralamas do Sucesso e o DJ Alok como atrações do evento. Os shows irão acontecer entre os dias 26 e 28 de agosto deste ano. Dilsinho irá se apresentar na noite de sexta-feira, 26 de agosto, e trará a marca característica de suas apresentações: muito romantismo. No sábado, 27 de agosto, Os Paralamas do Sucesso estarão de volta ao Parque Teopompo de Almeida. O grupo sobe ao palco com o show "Paralamas Clássicos", que reúne sucessos das quase quatro décadas de carreira do grupo, em um total de 31 canções. Quem também se apresenta no sábado é a cantora Maria Bethânia. Esta será a primeira vez da baiana de Santo Amaro da Purificação na festa. No domingo, 28 de agosto, é a vez do DJ Alok comandar a festa. No repertório, o artista colocou um de seus lançamentos mais recentes, a música “Un Ratitto”, composição gravada em parceria com Juliette, campeã do Big Brother Brasil 2021. Depois de dois anos sem acontecer por conta da pandemia da covid-19, o FIB terá a sua 16ª edição este ano.

20 Jan 2022 - 08:00h

A presidente da Câmara de Brumado, vereadora Verimar Dias da Silva Meira (PT), confirmou na noite desta quarta-feira (19), que testou positivo pela terceira vez para a Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a última vez que a petista havia confirmado infecção pela doença foi em agosto de 2021 (veja aqui). “Passando aqui pra dizer que depois que passou os sintomas de dor abdominal e vômito, eu comecei com nariz entupido e sintomas gripal, como sempre tive minha consciência tranquila em me precaver e transmitir esse sentimento para todos, vim fazer o teste para Covid, e mais uma vez me decepcionei com o resultado, testei positivo pela terceira vez com as duas doses de vacina em dia, só peço a Deus que nos abençoe e proteja, e que vocês me  coloque em suas orações, um forte abraço, a Covid quer me levar a todo custo, mas Deus e minha fé é mais forte que esse vírus maldito”, postou a presidente do legislativo em uma rede social.

20 Jan 2022 - 07:30h

Nas últimas 24h, a Bahia registrou 4.887 novos casos conhecidos de Covid-19, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nesta quarta-feira (19). O estado também contabilizou mais 16 óbitos pela doença. A Bahia também atingiu 13.262 casos ativos da Covid-19. A Sesab informou que os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. O boletim também traz dados da ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado. Em Salvador, por exemplo, a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria para crianças está em 90%. Dos 1.299.156 casos de Covid-19 confirmados desde o início da pandemia, 1.258.183 são considerados recuperados e 27.711 morreram. Além disso, 1.717.796 casos foram descartados e 284.849 estão em investigação. Na Bahia, 54.132 profissionais da saúde tiveram exames com resultado positivo para Covid-19. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta quarta-feira.

20 Jan 2022 - 07:00h

A Bahia passa por uma nova onda de Covid-19 e, quando se trata do número de casos ativos, Guanambi, a 141 km de Brumado, se torna líder em novos infectados pelo vírus no início deste ano, no interior do estado. De acordo com o jornal Correio, há três dias o município tem estado no topo do ranking de casos ativos, sem contar Salvador e região metropolitana. De acordo com a secretaria de saúde de Guanambi, a cidade tem 913 casos ativos de coronavírus.  Moradora do município e médica psiquiatra, Maria Elisa Lima, 35 anos, percebeu a alta de casos no trabalho. “Estava de recesso e voltei a atender na sexta passada. Tivemos uns cinco pacientes que não puderam vir por estarem com covid. Antes desse aumento, não estava tendo remarcações”, conta ela, explicando que o volume de pacientes cancelando consulta só foi parecido em outros momentos de alta nas infecções pelo vírus. De acordo com Brisa Barros, médica e coordenadora do hospital de campanha da Covid-19 em Guanambi, a demanda por atendimentos nunca foi tão grande como agora. “O número de casos aumentou exponencialmente. Mesmo no ano passado, nas outras ondas, não tínhamos um número de atendimentos tão volumoso como agora. Nosso máximo era 180 por dia. Agora, todo dia quebramos recorde, chegando a 280 atendimentos diários”, fala a coordenadora. Além da aplicação da restrição de eventos válida para toda a Bahia, a gestão ampliou o atendimento para arcar com a demanda de infectados. No hospital de campanha, antes ficava um médico de plantão. Agora, são dois profissionais no pronto-atendimento por turno, e uma unidade de retaguarda vai ser reaberta para ampliar a atenção nas urgências.

20 Jan 2022 - 00:00h

Na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado, uma adolescente de 14 anos, moradora da zona rural, foi vítima de estupro e escondeu o crime dos pais. Ela teria sido abusada por duas vezes no ano passado, quando tinha 13 anos. A menor ficou grávida e os pais só descobriram tudo no último sábado (15) porque a adolescente realizou um parto forçado no banheiro de casa. A criança já nasceu morta. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, os pais da menor registraram um boletim de ocorrência, em que alegaram que só descobriram os abusos e a gravidez em virtude do parto. A adolescente precisou de atendimento no Hospital Municipal Nossa Senhora Santana, mas já recebeu alta. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Caetité.