Tag

#ÁguaTratada

3 notícia(s) encontrada(s)
Macaúbas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
PGP: Jerônimo Rodrigues ouve demandas da Bacia do Paramirim em Macaúbas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Macaúbas sediou, neste sábado (23), mais uma edição do Plano de Governo Participativo (PGP), uma iniciativa que visa descentralizar a gestão estadual e colher diretamente da população as demandas prioritárias de cada região da Bahia. O governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior e o senador Jaques Wagner, marcaram presença no evento para dialogar com prefeitos, vice-prefeitos, lideranças locais, movimentos sociais e a juventude. O encontro faz parte de uma rodada de 27 plenárias que serão realizadas até o fim de julho, consolidando propostas nas áreas de saúde, educação, segurança e infraestrutura para compor as diretrizes dos próximos anos.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudeoste no Ar, o governador destacou o caráter estratégico dessas agendas. “Cada uma delas fazendo uma escuta muito especial, que é o que cada região tem com demanda na área de saúde, na área de educação, de infraestrutura”, explicou Jerônimo, que deu atenção especial ao diálogo com os jovens na véspera do evento. “É uma demanda por universidade federal ou estadual nessa região. É uma demanda por mais equipamentos de esportes, para que eles possam fazer prática. É a chance de escolas, para que eles possam ter oportunidade de emprego. Então, cada demanda dessa, a gente vai fazendo um processo seletivo”, detalhou.

Entre as principais bandeiras defendidas pelos prefeitos da região estão a ampliação do acesso à água tratada na zona rural por meio de barragens, o fortalecimento do potencial agrícola de frutas e o aproveitamento da energia eólica e solar. Jerônimo destacou que a região tem vocação para atrair novos negócios nos próximos meses. “Ao longo dos 30, 40, 50 anos, algumas regiões foram ficando vazias, no vácuo. Por exemplo, na área de barragens, de oferta de água, para que não só a sede dos municípios, mas zonas rurais, povoadas e distritos, tenham direito à água tratada. Então, esse é um tema de infraestrutura”, pontuou o governador, lembrando que a região possui aeródromos e um forte potencial para a produção frutífera.

PGP: Jerônimo Rodrigues ouve demandas da Bacia do Paramirim em Macaúbas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Para viabilizar as demandas que extrapolam o orçamento estadual, o governo baiano aposta em um forte alinhamento com a esfera federal. Jerônimo Rodrigues anunciou que um documento consolidado será entregue diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Nós dividimos o programa de governo da gente: tem uma parte que é nossa, do governo do Estado, e nós vamos separar algumas que dizem respeito ao governo federal. E entregaremos ao Lula um documento, ao final desse processo, de propostas que dizem respeito a investimentos federais. Repito, uma universidade federal aqui, ou um campus, diz respeito ao governo federal”, afirmou. Ele mencionou ainda que, em conversas com os prefeitos locais, surgiram pedidos específicos como creches, postos de saúde e pontes, além de temas regionais que envolvem segurança pública e estradas.

O vice-governador Geraldo Júnior reforçou o impacto social do PGP e celebrou a consolidação do que chamou de verdadeiro pacto federativo, unindo os municípios, o Estado e a União. Ele ressaltou que a presença física do governo nos territórios contrapõe a política feita exclusivamente à distância. “É a escuta popular, é a participação efetiva da vida das pessoas, é sair do gabinete, sair das redes sociais e ouvir o que a população pensa, o que a população quer”, defendeu. “Ninguém mora na União, ninguém mora no Estado. As pessoas moram nas suas cidades, moram nos seus municípios. E esse momento aqui é fundamental”, completou.

Geraldinho também celebrou os avanços na educação em tempo integral e a prioridade dada aos novos líderes. “As pessoas costumam muito dizer que a juventude é o futuro. Não, a juventude é o presente. A juventude quer expectativa, a juventude quer sonhar. A juventude quer oportunidades, quer a geração de emprego e renda”, afirmou o vice-governador, citando que o Estado já conta com mais de 650 escolas em tempo integral e mencionou melhorias estruturais em andamento em cidades como Paramirim, Érico Cardoso e Ibipitanga.

Livramento de Nossa Senhora
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
R$ 50 milhões em investimentos: Livramento de Nossa Senhora vira canteiro de obras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O site Achei Sudoeste e o programa Achei Sudoeste no Ar estiveram no município de Livramento de Nossa Senhora neste sábado (02) para acompanhar de perto o andamento de diversas intervenções e realizar uma série de reportagens especiais. A cidade vive um momento de transformação urbana e rural impulsionado por um pacote de investimentos que soma quase R$ 50 milhões em execução. Com frentes de trabalho espalhadas por diversas localidades, unindo recursos próprios e parcerias estratégicas com o Governo do Estado e o Governo Federal, a prefeita Joanina Sampaio detalhou os investimentos que estão transformando a cidade em um verdadeiro “canteiro de obras”, abrangendo desde a pavimentação de ruas, construção de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), escolas, creches, complexos esportivos e abastecimento de água. Entre os destaques anunciados pela gestão, está o forte investimento em infraestrutura esportiva. A comunidade do Nado receberá uma arena avaliada em R$ 1,4 milhão, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), enquanto a Lagoa da Estocada ganhará um novo espaço esportivo comunitário.

A disse que o déficit habitacional também é alvo da administração, que confirmou a construção de 25 casas populares em Taquarí e São Miguel, além de um projeto já aprovado para outras 100 unidades. Na zona urbana, a Praça da Jurema e o asfalto das ruas adjacentes, além da aguardada Praça do Benito Gama, estão no cronograma imediato. A prefeita ressaltou que o volume de realizações é fruto de articulação política. “Os deputados estão se empenhando bastante para ajudar o município. Nós temos uma gratidão muito grande pelos governos do Estado e Federal, pelos nossos deputados, que estão pensando de uma maneira muito especial da nossa população”, afirmou.

Um dos pontos mais sensíveis tem sido o abastecimento de água. Segundo a prefeita, o cenário de escassez está sendo substituído por redes modernas em parceria com a Embasa e a Cerb. Comunidades que antes dependiam de carros-pipa agora possuem água encanada. “A nossa gestão tem melhorado bastante a crise hídrica. Praticamente sanamos a maior parte dessa região que vai para Iguatemi. Todas as comunidades estão tendo água de qualidade, que tanto faltava em Livramento”, destacou a gestora, citando ainda o projeto de R$ 8 milhões para levar água tratada à Barrinha.

Joanina Sampaio projeta ainda mais movimentação nas ruas e no interior do município, focando na valorização das comunidades. A prefeita reforça que a gestão está “destravando a máquina” para garantir benefícios diretos aos moradores. “Livramento vai ter grandes surpresas por esses dois meses. Livramento, eu digo, vamos ampliar ainda mais esse canteiro de obras. Isso tudo é para melhorar ainda mais a qualidade de vida do nosso povo”, concluiu a gestora, enfatizando que o trabalho segue em ritmo acelerado em todas as localidades do município.

Sudoeste Baiano
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Cerb frisa ações de convivência com a seca e destaca barragens em Brumado e Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Jayme Vieira Lima, que está à frente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), falou a respeito da construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, em Brumado.

A Embasa está capitaneando esse processo em parceria com o Município. Vieira disse que, enquanto a obra não tem início, a Cerb tem auxiliado a prefeitura através de ações para suprir a demanda hídrica na zona rural. “A gente tem sempre se colocado à disposição nas comunidades rurais com dificuldade de acesso à água fazendo convênio com a prefeitura para avançar na instalação de sistemas de abastecimento comunitário. Estamos avançando a cada dia”, afirmou.

O superintendente explicou que a Cerb atua em ações permanentes de convivência com a seca, a exemplo da perfuração de poços artesianos. A proposta é garantir o acesso à água tratada e potável para todas as famílias, de forma contínua e perene. “Temos trabalhado muito nisso. No ano passado, a gente entregou quase 1 mil sistemas de abastecimento onde não tinha acesso a água potável”, pontuou.

Em Guanambi, Vieira citou que uma nova barragem foi autorizada pelo Governo do Estado. Os investimentos giram em torno de R$ 3 milhões para solucionar uma grande demanda na região. “Estamos trabalhando diuturnamente para resolver todos os problemas”, assegurou.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013