Tag

#clinefro

7 notícia(s) encontrada(s)
Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Sesau abre sindicância após pacientes passarem mal em hemodiálise em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após o incidente envolvendo pacientes da Clínica de Hemodiálise de Brumado (Clinefro), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) decidiu abrir uma sindicância para apurar o ocorrido. Na última sexta-feira (12), quatro pacientes manifestaram reações alérgicas durante o tratamento de diálise e três tiveram de ser socorridos pelo Samu 192 ao Hospital Professor Magalhães Neto.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o médico Danilo Menezes, secretário municipal de saúde, informou que, como se tratou de um quadro de anafilaxia (reação alérgica), é necessária uma investigação detalhada, inclusive com realização de perícia nos insumos e equipamentos utilizados, para entender o que, de fato, aconteceu.  

De antemão, como profissional de saúde, o secretário acredita que não ocorreu nenhuma negligência, superdosagem ou mau uso dos insumos. No entanto, somente a apuração, conforme salientou, irá identificar quais foram os fatores causais. “Como são pacientes portadores de comorbidades, que evoluíram com quadro de insuficiência renal necessitando da terapia dialítica, são pessoas bem sensíveis. No meu entender, uma reação alérgica súbita e múltipla em vários pacientes está relacionada a algum fator causal que pode ser a água ou outro insumo”, pontuou.   

Menezes garantiu que todos os protocolos de segurança foram ativados para socorrer os pacientes e fazer a devida apuração dos fatos. As manifestações alérgicas foram revertidas com medicação e os pacientes encontram-se bem.

Segundo o secretário, a empresa que, no momento, administra a Clinefro também atua em outros municípios e tem expertise na área, apresentando-se com responsabilidade e dentro das normas de saúde e segurança. “Não há nada que pese até o momento. Porém é precoce afirmar que houve ou que não houve nenhuma falha na assistência da terapia dialítica. Todas as possibilidades serão avaliadas”, asseverou.

Após o episódio, os protocolos de segurança na clínica foram aperfeiçoados e as condições de assistência à saúde dos pacientes estão sendo adequadas para garantir o melhor atendimento e evitar que situações como essa voltem a ocorrer.  

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Pacientes passam mal durante diálise e precisam ser encaminhados ao Hospital de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em contato com o site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, um paciente renal crônico que faz tratamento na Clínica de Hemodiálise de Brumado (Clinefro) denunciou que ele e outros pacientes passaram mal na unidade na última sexta-feira (12). O paciente, que preferiu não se identificar, contou que todos apresentaram sintomas como sufocamento, amargo e quentura na boca, formigamento nos pés e queda súbita da pressão arterial. “Comecei com a pressão de 15 por 8, mas minha pressão caiu para 8 por 3. A tendência era cair mais se não tivesse tirado (da diálise)”, relatou.

O Samu 192 teve de ser acionado para prestar socorro a alguns pacientes de outros municípios da região, que apresentaram quadro emergencial. Segundo o denunciante, um deles precisou até mesmo fazer uso de oxigênio. Ao todo, três pacientes foram encaminhados ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. “No meu caso, consegui ser estabilizado ainda na clínica”, pontuou.

O denunciante disse ainda que a diálise foi suspensa na Clinefro após o ocorrido, demonstrando preocupação com o andamento dos tratamentos. Ele acredita que a situação tenha sido causada pela má higienização dos capilares. “Por mais um pouco, se a máquina continuasse instalada, a gente poderia ter perdido cinco vidas”, completou. O cidadão irá provocar o Ministério Público para apurar o ocorrido, alegando que as condições na Clinefro permanecem precárias mesmo com a mudança na administração.

Em nota, a Santa Casa de Misericórdia de Brumado informou que a interrupção temporária nos atendimentos da unidade ocorreu em decorrência da suspensão do fornecimento de água pela Embasa devido a oscilações de tensão elétrica nas bombas de captação da Barragem de Cristalândia, conforme comunicado oficial da própria concessionária. Com a suspensão, a Clinefro teve de ser abastecida com carro-pipa.

A direção da clínica alegou que a decisão teve caráter preventivo e protocolar após o início de reações pontuais em alguns pacientes. “Realizamos todos os testes protocolares e preventivos para evitar problemas causados pela presença elevada do nível de cloro. A interrupção foi uma medida de segurança adotada preventivamente pela equipe, em conformidade com os protocolos de proteção à saúde dos pacientes renais crônicos, que exigem padrões rigorosos de qualidade da água utilizada no processo de diálise”, escreveu, na nota.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: Paciente esperançoso com atendimento humanizado na Clínica de Hemodiálise Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a prefeitura municipal assumiu temporariamente a gestão da Clínica de Hemodiálise (Clinefro) e o advogado Neris Júnior, que é paciente renal crônico na unidade, está esperançoso com a mudança.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, ele disse que, embora seja precipitado fazer qualquer análise, os pacientes já percebem uma diferença na gestão da unidade. “É muito cedo para apontar melhorias, até porque acredito que ainda estejam fazendo os levantamentos das irregularidades que eram inúmeras, mas já é possível notar uma diferença. A expectativa dos pacientes é que melhore de fato e que pelo menos o básico seja tratado com muita seriedade”, afirmou.

Neris considera fundamental depois dessa mudança seguir as normas regulamentadoras da diálise, as quais estruturam como se deve funcionar uma clínica que fornece esse tipo de tratamento, e respeitar os direitos dos pacientes assistidos na unidade. “Queremos que haja uma triagem criteriosa dos funcionários a fim de que o tratamento se torne realmente humano, algo que não acontecia de forma alguma, por mais que houvesse o empenho de alguns profissionais. Havia no local uma ingerência crônica, uma situação catastrófica que gerava mortes, prejuízos e danos físicos”, apontou.

Com a intervenção da prefeitura em momento crucial, o advogado espera que o atendimento possa ser mais humano e que a transição para uma nova administração seja feita de forma benéfica para os pacientes. Além disso, Neris pediu que a prefeitura possa continuar fiscalizando quem quer que venha a gerir a clínica no futuro. “Nós, pacientes, estamos esperançosos. O clima é de otimismo. Esperamos que esse otimismo se transforme em realidade”, finalizou.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Prefeitura de Brumado intervém em clínica de hemodiálise por risco de morte a pacientes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Brumado realizou uma intervenção direta e a requisição administrativa da Clinefro, unidade responsável pelo serviço de hemodiálise no município, na noite deste sábado (11). A medida foi tomada após a constatação de graves irregularidades na prestação do serviço, que até então estava sob a gestão da Fundação Gonçalves e Sampaio. De acordo com nota enviada ao site Achei Sudoeste, as falhas identificadas em fiscalizações representavam um risco efetivo de morte aos pacientes que dependem do tratamento renal.

A ação foi motivada pelo descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado da Bahia. Entre os problemas relatados pela prefeitura estão condições sanitárias inadequadas, redução indevida do tempo de tratamento de diálise, ausência de profissionais essenciais na equipe e diversas falhas estruturais. O governo local informou que, mesmo após sucessivas tentativas de regularização junto à fundação responsável, os problemas persistiram, tornando o encerramento do vínculo necessário para a proteção da vida dos usuários.

A operação de intervenção foi coordenada pelo secretário municipal de Saúde, Danilo Souza Menezes, e pelo procurador-geral do município, Clauber Rossi Silva Lobo. A ação contou com o suporte técnico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Vigilância Sanitária, além do acompanhamento do promotor Gustavo Pereira Silva, do Ministério Público da Bahia (MP-BA). Para garantir a segurança durante a transição da gestão, forças de segurança das polícias Militar e Civil também deram apoio à diligência no local.

A partir de agora, o serviço de hemodiálise passa a ser integralmente conduzido pelo município de Brumado. A prefeitura garantiu que não haverá interrupção nos atendimentos e que os pacientes continuarão sendo recebidos no mesmo local, porém agora sob novos protocolos técnicos e sanitários. Na nota, a gestão municipal reforçou que o objetivo central da intervenção é assegurar a continuidade do tratamento com dignidade e responsabilidade, reiterando o compromisso de que nenhum paciente ficará desassistido durante o processo de transição administrativa.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Sesau, MP-BA e Estado debatem troca de prestador de hemodiálise em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O secretário de saúde de Brumado, Danilo Menezes, se manifestou publicamente após as inúmeras denúncias de pacientes com relação às péssimas condições de atendimento na Clínica de Hemodiálise (Clinefro).

A situação já vem sendo acompanhada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) desde o ano de 2024, tendo se agravado com o passar do tempo.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Menezes confirmou que as reclamações relacionadas ao serviço prestado na unidade são de longa data. “São queixas dos pacientes, dos acompanhantes, dos colaboradores. São múltiplas queixas, das mais variadas situações, da qualidade do serviço, da instalação física, da remuneração dos prestadores, etc”, relatou.

A Vigilância Sanitária Municipal realizou uma fiscalização na clínica, através da qual constatou algumas incompatibilidades no serviço de saúde. A Vigilância Sanitária Estadual também promoveu uma inspeção na unidade, corroborando todas as alterações identificadas pelo órgão do município.

O secretário esclareceu que a Clinefro não é um serviço de saúde administrado pelo Município, sendo executado de forma autônoma. Cabe à gestão apenas a fiscalização e acompanhamento da prestação do serviço na unidade, bem como o repasse do recurso estadual.

Diante das múltiplas e graves reclamações, Menezes informou que tem trabalhado junto com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e o Ministério Público para que, no menor tempo possível, o atual prestador do serviço seja substituído por outro que atenda às necessidades dos pacientes e colaboradores com qualidade. “Estamos trabalhando para corrigir e sanar todas as deficiências apontadas”, concluiu.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Servidores da limpeza param e Clínica de Hemodiálise suspende atendimentos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Pacientes da Clínica de Hemodiálise de Brumado enfrentaram uma situação crítica nesta quarta-feira (29), devido à paralisação dos serviços de higienização da unidade. De acordo com os pacientes, os profissionais do setor estão há dois meses sem receber salário, o que resultou na suspensão dos atendimentos. Um dos pacientes afetados, relatou ao site Achei Sudoeste e ao programa Achei Sudoeste no Ar que os funcionários da limpeza paralisaram suas atividades por falta de pagamento e que até o momento não receberam nenhuma previsão de quando a situação será normalizada. “A médica nos informou que, se continuar assim, todos ficarão sem tratamento”, alertou Marcos André. O problema levou os próprios pacientes a considerarem custear do próprio bolso os salários dos profissionais para garantir o atendimento. “Não podemos ficar sem tratamento. É uma questão de vida ou morte”, destacou o paciente, explicando que os procedimentos de hemodiálise são vitais e devem ser realizados regularmente, três vezes por semana, com duração de quatro horas cada sessão. A diretoria da unidade não se pronunciou sobre o caso. A Clínica de Hemodiálise, que gerida pela Fundação Terra Mãe, atende 21 municípios do Sudoeste Baiano, Sertão Produtivo, Bacia do Paramirim e Chapada Diamantina.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: Clínica de nefrologia nega denúncias e prefeito quer que população valorize serviço Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Participando da live do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), a diretora da Clínica de Hemodiálise de Brumado (Clinefro), Ana Maria, disse que a Fundação Gonçalves e Sampaio, que faz a gestão da unidade, tem a missão de ampliar os serviços de nefrologia no município e proporcionar uma assistência de qualidade ao doente renal crônico, que é um problema de saúde grave devido à alta taxa de mortalidade. Maria falou que a fundação recebeu a clínica bastante defasada e hoje, com novas aquisições de equipamentos e insumos, tem conseguido mudar esse cenário. “Também contamos com um item crucial, que é a engenharia clínica. Para uma boa diálise, além de equipamentos bons, tem que ter um tratamento de água qualificado”, afirmou. A diretora rebateu que as acusações feitas por alguns pacientes são infundadas e sem argumentos plausíveis (veja aqui). Ela garantiu que nenhum paciente ficou sem dialisar ou sem assistência médica especializada. “Em nenhum momento, ficamos sem médico nefrologista. Dr. Thiago era nosso responsável técnico. Ele estava na clínica todos os dias. Por motivos pessoais, ele pediu desligamento e, a partir desse momento, Dra. Roberta, que é nefrologista, assumiu a clínica. Ela comparece na unidade de dois a três dias por semana. Nos demais dias, temos médicos capacitados. São clínicos, mas com experiência em diálise”, afirmou. Na live, o prefeito falou que, antes, quando não havia a disponibilização do serviço de hemodiálise na cidade, os pacientes tinham de se deslocar três vezes por semana para Vitória da Conquista para dialisar em péssimas condições de saúde. Hoje, mesmo com o serviço, segundo ele, as pessoas continuam reclamando. “Querem sempre mais e uma performance melhor do serviço. É natural e até compreensível. A gente só espera que reflitam porque a saúde em Brumado é uma referência regional e, às vezes, as pessoas só valorizam quando perdem”, argumentou.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013