Tag

#salvador

755 notícia(s) encontrada(s)
Polícia Civil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é preso após cometer atos obscenos em residência estudantil de Salvador Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem de 55 anos foi preso em flagrante após uma denúncia de práticas obscenas em uma residência estudantil no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, neste domingo (21). As informações foram confirmadas pela Polícia Civil e pela Guarda Civil Municipal (GCM) da capital, que atendeu à ocorrência.

Por meio de nota, a GCM informou que uma equipe realizava um patrulhamento na região quando foi abordada por um grupo de moradores da residência estudantil. Eles relataram que um homem havia exposto as partes íntimas e proferido insinuações de cunho sexual contra uma das moradoras.

Diante disso, os guardas localizaram o suspeito. Com o suspeito, cujo nome não foi revelado, foram encontrados materiais relacionados ao uso de drogas. Ainda conforme a GCM, o celular do homem também foi apreendido diante da possibilidade de armazenamento de conteúdo obsceno.

O suspeito e a vítima foram conduzidos à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) da Casa da Mulher Brasileira, onde o caso foi registrado. A situação é investigada pela Polícia Civil.

Conforme informações apuradas pela TV Bahia, o caso aconteceu na Casa de Estudante Paulo Afosno (CEPA), que é gerida pela Prefeitura de Paulo Afonso, cidade do norte da Bahia. Por meio das redes sociais, a gestão municipal se manifestou sobre a situação, afirmando que a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) tomou providência imediatas no momento que soube da denúncia.

Eles informaram ainda que o suspeito de cometer o crime era um estudante residente da CEPA e que o afastamento cautelar dele já foi realizado, conforme regulamento interno de funcionamento da instituição.

“Paralelamente, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Cidadania (SMPMC) já acompanha o caso diretamente para oferecer todo o suporte necessário à estudante envolvida, articulando a rede de apoio psicossocial e garantindo a defesa de seus direitos”, enfatiza.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Iniciativas da Sesab para o São João garantem prevenção e assistência na Bahia Foto: Leonardo Rattes/Saúde GovBA

Com 21.213 testes rápidos para detecção de Infecção Sexualmente Transmissíveis (ISTs) realizados durante o período junino até este sábado (20), a Bahia tem se tornado destaque em levar este serviço para grandes festas. A iniciativa de montagem de postos de testagem faz parte das ações do Governo do Estado na área da saúde para o São João.

Nos municípios de Alagoinhas, Amargosa, Brumado, Camaçari, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Eunápolis, Guanambi, Ibicuí, Irecê, Itabuna, Itapetinga, Seabra, Senhor do Bonfim e Serrinha o serviço oferta exames para HIV, sífilis e hepatites B e C. Além disso, há distribuição de preservativos e oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós Exposição (PEP).

Do total de testes realizados, 234 tiveram resultados positivos, sendo 214 reagentes para sífilis, 6 para HIV, 7 para hepatite B e outros 7 para hepatite C.

Pra garantir a assistência para quem está aproveitando as festas em Salvador, o Governo do Estado montou dois postos para atendimento às urgências e emergências, com um em Paripe e outro no Pelourinho. Nos dois dias de funcionamento (sexta e sábado), foram registradas 44 entradas, sendo a maioria por conta de cefaleia (8) e dor abdominal (6).

Os hospitais da rede da Secretaria da Saúde do Estado também estão preparados para ocorrências de maior complexidade. Na sexta (19) e no sábado (20) foram atendidas cinco pessoas no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, e uma no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, por conta de ocorrências relacionadas às festas juninas.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Governador da Bahia anuncia concurso para PM e Bombeiros com mais de 3,3 mil vagas Foto: Divulgação/20ºBBM

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, na manhã desta sexta-feira (19), a realização de novos concursos públicos e convocações para reforçar as forças de segurança da Bahia. Os editais serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (20). O anúncio foi feito durante a cerimônia de formatura dos 1.441 novos policiais militares, realizada na Vila Militar do Bonfim, em Salvador.

Ao todo, serão abertas 2.500 vagas para soldados da Polícia Militar e 200 para oficiais da corporação. Para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, serão ofertadas 600 vagas para soldados e 60 para oficiais. O governador também anunciou a contratação de 124 profissionais para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

Além disso, serão convocados mais 72 policiais militares da reserva remunerada para atuação no Serviço de Telecomunicações (Stelecom), reforçando o grupo de 400 reservistas já convocados pelo Governo do Estado.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
IBGE abre seleções com quase mil vagas temporárias na Bahia e salários de até R$ 5,2 mil Foto: Divulgação/IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou os editais de dois processos seletivos simplificados para a contratação de profissionais temporários. Na Bahia, são oferecidas 969 vagas para atuação no 12º Censo Agropecuário e no Censo de População em Situação de Rua.

As oportunidades contemplam candidatos com níveis Médio e Superior, com remunerações que chegam a R$ 5.255,40, além de benefícios expressivos. Os contratos têm duração inicial de até 12 meses, com possibilidade de prorrogação.

O maior volume de vagas é destinado ao Censo Agropecuário, com 876 oportunidades na Bahia (40 em Salvador e 836 distribuídas por 114 municípios do interior). Todas exigem Ensino Médio completo. Os salários variam de R$ 2.128 a R$ 4.008, a depender da função, e três delas exigem CNH na categoria B. As inscrições já estão abertas e vão até 1º de julho, pelo site do IBFC, com taxa de R$ 53. A prova objetiva está prevista para setembro, e o resultado final sai em dezembro de 2026.

O segundo processo seletivo oferece 93 vagas em Salvador, divididas em duas funções: Analista Censitário (54 vagas): Exige Ensino Superior em áreas como agronomia, assistência social, ciências sociais, jornalismo ou TI. O salário é de R$ 5.255,40. Agente Censitário de Qualidade (39 vagas): Exige Ensino Médio completo e tem remuneração de R$ 2.932,00. As inscrições para essa segunda seleção começam às 10h desta quarta-feira (17) e vão até 15 de julho, pelo site do Instituto Avalia. As taxas custam R$ 37,50 para analista e R$ 41,76 para agente. A prova será em agosto, com resultado em novembro de 2026.

Independentemente do processo seletivo, todos os contratados receberão auxílio-alimentação de R$ 1.192,00, além de auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias e 13º salário proporcionais. Ambos os certames contam com reserva de vagas para pessoas com deficiência, pretas ou pardas, indígenas e quilombolas. Os editais completos estão disponíveis nos sites das bancas organizadoras e no portal do IBGE.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jaques Wagner nega propina do Master e explica dólares e apartamento no Horto Florestal Foto: Reprodução/TV Band

O senador Jaques Wagner (PT), líder do governo Lula no Senado, negou nesta quinta-feira (18) ter recebido qualquer dinheiro do Banco Master após ser alvo da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal.

Em entrevista à TV Band, o senador afirmou que os US$ 49 mil encontrados pela PF são referentes a diárias recebidas do Congresso Nacional para viagens ao exterior.

“O dinheiro, várias vezes viajei pro exterior. Mandei até levantar: de diária eu recebi 70 mil dólares. Eu fui viajar e comprei via Banco do Brasil. Então não tenho nada para esconder desse dinheiro. Do ponto de vista do dinheiro, estou absolutamente tranquilo”, disse Wagner.

O senador também comentou sobre um apartamento avaliado em R$ 2,5 milhões no Horto Florestal, em Salvador. Segundo ele, não houve transferência de patrimônio.

Wagner afirmou que queria dar o imóvel à filha e pediu ao empresário Augusto Lima, a quem chama de “Guga”, que comprasse o apartamento com a intenção de recomprá-lo depois.

“Nunca recebi dinheiro do Master ou de Augusto Lima. Sobre o apartamento, eu tinha interesse de dar à minha filha um apartamento desse. Falei com o Guga: você pode comprar e depois eu recomprar? Não tem nenhuma transferência de patrimônio para mim”, declarou.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Traficante é preso dentro de maternidade durante nascimento do filho em Salvador Foto: Reprodução/TV Bahia

Um homem identificado como Jeamerson dos Santo Serafim, 32 anos, e investigado por envolvimento com o tráfico de drogas foi preso dentro de uma maternidade de Salvador enquanto acompanhava o nascimento do filho, segundo a TV Bahia. Ele foi localizado por equipes da Operação Gênesis, deflagrada nesta terça-feira (16), que mira uma organização criminosa investigada por tráfico e homicídios nos bairros de Águas Claras e Cajazeiras V.

Jeamerson foi o 16º alvo capturado durante a operação. No momento da prisão, ele estava em uma unidade de saúde localizada no bairro do Pau Miúdo. As investigações, conduzidas há cerca de dois anos, apontam que o grupo não mantinha ligação com facções criminosas, mas atuava de forma estruturada e com alto grau de violência.

A organização é suspeita de ordenar pelo menos 15 assassinatos de rivais entre 2025 e 2026, consolidando sua atuação inicialmente em Águas Claras e expandindo as atividades para Cajazeiras V. Ainda de acordo com as investigações, a atuação do grupo ultrapassou as fronteiras da Bahia e alcançou os estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina. Além das 16 prisões, outros cinco mandados foram cumpridos contra investigados que já estavam detidos, sendo três em unidades prisionais da Bahia e dois em Santa Catarina.

As ações ocorreram simultaneamente em Salvador, Lauro de Freitas, Macaé (RJ), Balneário Camboriú e Itapema (SC), com a participação de mais de 300 policiais. Durante o cumprimento dos mandados, dois suspeitos reagiram à abordagem policial e morreram após confronto.

Ao todo, também foram executados 29 mandados de busca e apreensão. Na operação, os agentes recolheram armas de fogo, porções de drogas, aparelhos celulares, documentos e outros equipamentos eletrônicos. Todo o material apreendido será submetido à perícia e deve auxiliar no aprofundamento das investigações sobre a atuação da organização criminosa.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Capitão da PM é condenado a 21 anos de prisão por corrupção e peculato em Santa Cruz Cabrália Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Justiça Militar acatou denúncia oferecida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e condenou, no último 10, o capitão da Polícia Militar Fabrício Carlos Santiago dos Santos pelos crimes de corrupção passiva e peculato-desvio. Os crimes ocorreram de forma continuada entre julho de 2023 e março de 2024 em Santa Cruz Cabrália, sul do estado. Foi determinada a manutenção da prisão preventiva, além da perda dos direitos políticos após condenação definitiva.

Segundo a ação penal, ajuizada pela Promotoria de Auditoria Militar, o oficial recebia valores para direcionar policiamento, da 4ª Companhia de Santa Cruz Cabrália, a interesses privados e áreas particulares, entre elas uma fazenda. A sentença fixou pena total de 21 anos, 1 mês e 27 dias de reclusão, em regime fechado, além da perda do cargo, posto e patente. Ele já havia sido condenado por corrupção, inclusive com perda do cargo, em 2025, por cobrar propina para liberar “paredões” na mesma região. O oficial atualmente está preso na Coordenação de Custódia Provisória da Corregedoria da PM. A decisão de setembro último ainda não transitou em julgado.

De acordo com a sentença da 1ª Vara de Auditoria Militar de Salvador, o oficial praticou corrupção passiva por nove vezes, ao solicitar e receber vantagens indevidas para favorecer um particular, e peculato-desvio, ao utilizar viaturas, combustível e policiais em serviço para segurança patrimonial privada. Foi identificada a presença de policiamento ostensivo em uma fazenda privada, com viaturas estacionadas no local, fotografadas pelo próprio policial para comprovar ao contratante a execução do serviço. A investigação apontou ainda que não houve solicitação formal de policiamento junto ao batalhão.

A condenação se baseou em provas técnicas, documentais e testemunhais. Segundo as investigações, o réu negociava o envio de guarnições e viaturas e recebia o pagamento via Pix. Foram identificadas transferências para as contas do ex-militar e de empresa vinculada à sua família, conforme relatório técnico elaborado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e Investigações Criminais (Gaeco) do MPBA. O capitão recebeu pelo menos R$ 17 mil em valores comprovados documentalmente, além de outras transferências indicadas em conversas, totalizando cerca de R$ 21,5 mil vinculados às práticas ilícitas.

Foi destacado que o próprio réu admitiu a autenticidade das mensagens e dos comprovantes financeiros, embora tenha alegado que os valores seriam apoio operacional. Para a Justiça, o conjunto probatório revela um “esquema mercantilizado de segurança pública”, com utilização da estrutura estatal em benefício privado mediante pagamento.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Estudantes criam carrinho de lego que faz limpeza autônoma de praias Foto: Gabriel Pinheiro/Secti

A preocupação com o meio ambiente e o ecossistema marinho levou quatro estudantes do Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella, localizado no bairro do Cabula, em Salvador, a criarem um carrinho autônomo, de peças de lego, que recolhe o lixo acumulado nas areias das praias.

Orientados pelos professores Alex Fonseca e Sâmara Azevedo, os estudantes Guilherme Oliveira, Laís Barreto, Vitória Barreto e Yasmym Andrade, fazem parte do clube de ciências da escola. Eles aproveitam as aulas de robótica para desenvolver projetos que causem impacto positivo à comunidade.

Vitória e Yasmym contam como surgiu a ideia de criar o carrinho. “Fizemos uma pesquisa sobre como os lixos jogados nas praias podem ficar décadas boiando”, dizem. “Como nossa escola já possuí o laboratório completo de robótica, pensamos em, com o conhecimento que tínhamos, usar o material Lego Technic para a confecção do protótipo”, complementam.

 A montagem mobilizou os jovens cientistas, unindo curiosidade e inovação. “Fizemos desenhos de como poderia ser o protótipo e usamos nossa criatividade e conhecimento para montar os motores e as bases dele em lego. Também adaptamos as rodas do carro com esteira para facilidade de locomoção em solo arenoso”, afirma Vitória.

 Com foco na sustentabilidade, já que não precisa de combustíveis fósseis para seu funcionamento, o carrinho está em fase de desenvolvimento. “Nós já concluímos o mecanismo do protótipo, mas o próximo passo é criar um casco pra ele utilizando a impressora 3D fornecida pelo colégio no laboratório maker”, destaca Guilherme Oliveira.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Casal morre após batida entre moto e dois carros em Salvador Foto: Reprodução/G1

Um homem e uma mulher morreram após um acidente envolvendo uma motocicleta e dois carros na manhã desta segunda-feira (15), no bairro de Cajazeiras VIII, em Salvador.

As vítimas foram identificadas como Daniel Conceição de Jesus, de 19 anos, e Rafaela Belo dos Santos, de 18. Segundo informações apuradas pela TV Bahia, os dois eram um casal e a jovem estava grávida.

A batida aconteceu na Rua Herculano Menezes, na localidade conhecida como Ladeira do Pinicão. Com o impacto da batida, Daniel e Rafaela foram arremessados da motocicleta e morreram ainda no local.

Por causa do acidente, uma das faixas da via ficou parcialmente interditada, o que provocou lentidão no trânsito da região.

Em nota, a Polícia Militar informou que equipes do 22º Batalhão foram acionadas para atender a ocorrência. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constataram as mortes no local.

Ainda segundo a PM, equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) foram acionadas para realizar os procedimentos necessários.

A Polícia Civil informou que o caso foi registrado pela 13ª Delegacia Territorial (DT/Cajazeiras) como acidente de trânsito. As circunstâncias do ocorrido serão investigadas.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Prefeito de Brumado articula linha aérea direta para Salvador Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Brumado deu um passo importante para encurtar as distâncias com o principal centro político e econômico da Bahia. O prefeito da cidade, Fabrício Abrantes, iniciou uma série de tratativas estratégicas com o Governo do Estado e com a empresa Azul Linhas Aéreas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o objetivo principal da articulação é a inclusão do município na rota da aviação estadual, garantindo voos comerciais diretos de Brumado para Salvador.

A iniciativa atende a uma demanda antiga de empresários, comerciantes e da população local e regional, que hoje dependem das rodovias ou de aeroportos vizinhos, como o de Vitória da Conquista e Guanambi, para se deslocarem até a capital baiana. A chegada de uma linha aérea regular promete não apenas facilitar o trânsito de passageiros, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico de toda a microrregião, atraindo novos investimentos e fortalecendo o turismo de negócios.

O projeto foca inicialmente em uma rota direta ligando o aeroporto local ao Aeroporto Internacional de Salvador. Para que o plano saia do papel, o município deve alinhar conversas com a empresa detentora do aeroporto local visando garantir todas as exigências de segurança e logística que a aviação comercial de passageiros demanda. Não é descartada a construção de um novo aeroporto para a capital do minério. As negociações seguem em ritmo avançado, e a expectativa é que um cronograma de viabilidade técnica seja apresentado nos próximos meses.

Livramento de Nossa Senhora
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Avião com ACM Neto perde altitude durante voo para Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O avião que transportava o ex-prefeito de Salvador ACM Neto e uma comitiva de parlamentares baianos passou por momentos de intensa tensão na noite desta segunda-feira (8). A aeronave sofreu uma despressurização repentina e precisou perder altitude de forma brusca enquanto voava em direção à região sudoeste do estado. Além de ACM Neto, a bordo estavam os pré-candidatos ao Senado Angelo Coronel e João Roma, a deputada federal Roberta Roma e o deputado estadual Nelson Leal. Apesar do susto e do pânico generalizado entre os passageiros, o piloto conseguiu controlar a situação e ninguém ficou ferido.

De acordo com relatos dos próprios tripulantes, o incidente ocorreu quando faltavam cerca de dez minutos para o pouso programado em Brumado, de onde o grupo seguiria de carro para cumprir agenda política em Livramento de Nossa Senhora. O senador Angelo Coronel descreveu o momento como uma sensação de “queda livre” detalhando que as máscaras de oxigênio caíram automaticamente e o piloto foi obrigado a reduzir a altitude de 30 mil para 13 mil pés rapidamente, uma manobra padrão para garantir que todos pudessem respirar sem o suporte do sistema de pressurização.

Diante do problema técnico e da visibilidade reduzida pela noite, o comandante optou por abortar o pouso no interior e retornar imediatamente para a capital baiana. Foram cerca de 30 minutos de voo sob forte apreensão até que a aeronave tocasse o solo em Salvador em total segurança. Nas redes sociais, ACM Neto tranquilizou os apoiadores, agradeceu pelas mensagens de carinho e orações, e confirmou que todos os ocupantes passam bem após o contratempo técnico que forçou a interrupção da agenda no interior.

O governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se solidarizou com ACM Neto, juntamente com João Roma, Roberta Roma e Nelson Leal, que passaram por um pouso forçado do avião em que estavam. “Graças a Deus, todos que estavam a bordo estão bem”, escreveu o chefe do executivo estadual nas redes sociais.

De acordo com Rodrigues, quem faz política sabe dos riscos das viagens, e momentos como esse nos lembram que as vidas valem muito. “Que a disputa se dê sempre no campo do debate, das ideias e das propostas. Que todos sigam com saúde e segurança. Que Deus nos abençoe”, finalizou.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Bebê de 10 meses morre em UPA de Salvador e polícia investiga estupro de vulnerável Foto: Alan Oliveira/G1

Um bebê de 10 meses morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento de Salvador (UPA), no sábado (6). A suspeita é de que a criança tenha sofrido uma violência sexual.

De acordo com o G1, a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (DERCCA) instaurou inquérito para investigar uma denúncia de estupro de vulnerável.

A Polícia Militar foi acionada e a ocorrência indica que a bebê foi admitida em uma unidade de saúde no bairro de Santo Inácio, e posteriormente evoluiu para óbito.

Responsável pela investigação, a Polícia Civil está ouvindo testemunhas e realizando diligências para elucidar o caso.

Conforme a PM, os responsáveis pela criança foram identificados e direcionados à Polícia Civil para a adoção das medidas legais cabíveis.

Até a última atualização desta reportagem, o corpo do bebê seguia no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, no bairro dos Barris, em Salvador.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lamentou a morte do bebê e informou que os fatos estão sendo apurados pelas autoridades competentes.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Bahia reduz mortes violentas em mais de 20% de janeiro a maio de 2026 Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

Entre janeiro e maio deste ano, a Polícia registrou uma queda de 20,3% dos crimes graves contra a vida (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) em toda a Bahia. A capital baiana apresentou diminuição de 30,7%, enquanto Camaçari contabilizou queda de 41,8%, Feira de Santana fechou com redução de 12,9 e, em Juazeiro, as mortes violentas recuaram 49%. No Extremo Sul da Bahia, a Polícia registrou redução de 58,6% em Eunápolis e, na região do Médio Rio de Contas, diminuição de 28,6% no município de Jequié.

“A integração entre as Forças Policiais, atuando orientadas pela inteligência, garantido um combate permanente contra as facções, além das ações transversais do Programa Bahia Pela Paz foram fundamentais neste processo contínuo de diminuição das mortes violentas”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

O Bahia pela Paz, Programa estratégico do Governo da Estado para prevenção e redução da violência letal, voltado a crianças, adolescentes e jovens, em situação de alta vulnerabilidade social, e suas famílias é uma das iniciativas que vem se consolidando e já tem contribuído para a queda dos índices de criminalidade.

As cidades de Senhor do Bonfim, São Sebastião do Passé, Acajutiba, Nova Soure e Igrapiúna apresentaram reduções de 100% das mortes violentas entre janeiro e maio de 2026. Ações integradas das Forças Estaduais e Federais da Segurança Pública resultaram em zero crime letal nos municípios.

Completam a lista das 30 cidades baianas com maiores quedas de mortes violentas em 2026: Dias D’Ávila, Paulo Afonso, Santo Amaro, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Ibotirama, Camamu, Valença, Ilhéus, Candeias, Alcobaça, Cachoeira, Iaçu, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Capim Grosso, Coaraci, Correntina e Serrinha.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Bebê de um ano morre após ser baleado enquanto estava no colo de homem em Camaçari Foto: Divulgação/Polícia Militar

Um bebê de um ano morreu após ser baleado na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, na noite do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (4). A vítima foi atingida enquanto estava no colo de um homem.

De acordo com a Polícia Militar, o homem também ficou ferido e foi socorrido para uma unidade de saúde, que não teve o nome divulgado. Não há informações sobre o estado de saúde dele.

Ainda não há informações sobre a identidade da criança, nem sobre as circunstâncias do crime.

A autoria dos disparos está sendo investigada pela Polícia Civil e agentes da Polícia Militar fazem buscas na região para encontrar o suspeito de cometer o crime.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Cerca de 975 kg de alimentos impróprios para consumo são apreendidos em Lauro de Freitas Foto: Divulgação/Polícia Civil

Cerca de 975 quilos de carnes, queijos e outros produtos de origem animal considerados impróprios para o consumo foram apreendidos na quarta-feira (3), no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

A apreensão aconteceu durante a Operação Procedência, deflagrada em conjunto pela Polícia Civil da Bahia e pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

A PC e Adab constataram irregularidades sanitárias em estabelecimentos comerciais localizados no bairro de Itinga, investigados por produzir e comercializar alimentos sem a devida autorização dos órgãos competentes.

Em sequência, as equipes retornaram às inspeções e fiscalizaram outros dois estabelecimentos que funcionavam na mesma localidade.

Nessas novas ações, técnicos da Adab identificaram outra grande quantidade de produtos de origem animal sem comprovação de procedência, com indícios de utilização de registros sanitários falsificados, além de alimentos armazenados em condições inadequadas de conservação e higiene.

Segundo a Polícia Civil, as medidas administrativas cabíveis foram adotadas para a inutilização e o descarte do material.

A ação contou com a participação de policiais civis da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), fiscais e médicos-veterinários da Adab, além do apoio da Polícia Militar da Bahia, por meio da 49ª Companhia Independente da Polícia Militar (49ª CIPM).

Conforme a Polícia Civil, as investigações seguirão, com o objetivo de apurar a responsabilidade dos envolvidos e a eventual caracterização de infrações penais e administrativas relacionadas à comercialização clandestina de alimentos.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é condenado a 54 anos de prisão por matar companheira a facadas em Salvador Foto: Reprodução/G1

O homem acusado de matar Lindiane Rufino Soares, a facadas, foi condenado a 54 anos de prisão, nesta quarta-feira (3), no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador. De acordo com o G1, o crime ocorreu em 5 de janeiro de 2025, em um apartamento localizado na Estrada do Mandu, no bairro de São Marcos.

Gilmar Correia da Silva, um suboficial da Marinha Mercante apontado como autor do feminicídio, era companheiro de Lindiane. Ele confessou o crime durante o julgamento.

Os dois mantinham um relacionamento de 19 anos e tinham uma filha de 10 anos à época. Segundo a família da vítima, o casal estava brigado após uma discussão durante um passeio, dias antes do assassinato.

Lindiane foi atingida com 44 golpes de faca. O número foi confirmado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que citou o laudo de exame necroscópico, detalhando as perfurações em diferentes órgãos da vítima.

Conforme o TJ-BA, o debate entre acusação e defesa se sustentou, principalmente, em convencer os sete jurados se houve causas para aumento de pena ou não.

Os jurados, então, decidiram que o crime foi cometido no contexto de violência doméstica e familiar - o que configura feminicídio - e que houve duas causas: meio cruel e recurso que impossibilitou ou dificultou a defesa da vítima.

Além disso, o juiz reconheceu como agravante o motivo torpe, alegado pelo representante do Ministério Público na ocasião.

Acidentes
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Acidente na BR-116 mata 16 pessoas da mesma família em Santa Terezinha Foto: Blog do Valente

As dezesseis pessoas que morreram após uma batida frontal entre um caminhão e uma van, na tarde de domingo (31), na BR-116, em um trecho de Santa Terezinha, eram da mesma família. De acordo com o G1, elas moravam em Salvador e retornavam à capital baiana após participarem de uma festa de aniversário na cidade de Amargosa, no interior do estado.

Segundo informações apuradas pela TV Bahia, as vítimas moravam no bairro de Fazenda Coutos, no subúrbio ferroviário de Salvador. Os nomes delas não foram divulgados.

Outras quatro pessoas ficaram gravemente feridas e estão internadas. Uma delas precisou passar por cirurgia.

O motorista do caminhão foi socorrido para o Hospital Municipal de Itatim e, posteriormente, transferido para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, onde permanece custodiado. Ele foi autuado por homicídio doloso na condução do veículo.

Ainda não há informações sobre a causa do acidente. Segundo a polícia, há indícios de que a colisão aconteceu depois que o caminhão invadiu a contramão.

Sete corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus, enquanto outros nove foram levados para a unidade de Feira de Santana.

Por causa do acidente, o trecho da BR-116 ficou interditado nos dois sentidos por cerca de 12 horas. O tráfego foi totalmente liberado por volta das 4h desta segunda-feira (1º).

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Advogado sofre AVC em Brumado e família faz apelo por transferência urgente Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Familiares e amigos do advogado Diego Antônio Vieira dos Santos iniciaram uma mobilização intensa nas redes sociais para cobrar das autoridades de saúde a transferência imediata do paciente para Salvador. Diego está internado no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, localizado em Brumado, no sudoeste da Bahia, após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico grave. A campanha busca sensibilizar os órgãos responsáveis para que o processo de regulação seja agilizado.

Segundo o comunicado divulgado pela família, a estrutura hospitalar da capital baiana é indispensável neste momento, pois dispõe de recursos de alta complexidade e suporte neurológico especializado necessários para o tratamento do caso. O apelo destaca que o quadro clínico do advogado é delicado e exige uma intervenção rápida, visto que o tempo é um fator crucial na recuperação de pacientes que sofreram um AVC.

Diante da urgência, os parentes também pedem que a população e os colegas de profissão compartilhem amplamente as publicações para dar maior visibilidade ao caso e pressionar por uma resposta célere do sistema de regulação do estado. Até o fechamento desta reportagem, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a direção do hospital municipal não haviam divulgado informações oficiais sobre a previsão de transferência ou atualizações detalhadas a respeito do quadro clínico do advogado.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Setre oferece vagas temporárias com salários de R$ 3,8 mil em Brumado Foto: Dandara Melo/Saeb

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) está com inscrições abertas para um processo seletivo com três vagas temporárias em Salvador e Brumado, no sudoeste do estado.

As inscrições serão realizadas exclusivamente no site do Governo da Bahia, até a sexta-feira (29). Os salários são de R$ 3.810,40, para uma carga horária de 40 horas semanais.

Das vagas ofertadas, uma é destinada à função de Técnico Nível Superior, na área de Supervisão de Ações de Intermediação, no município de Brumado. Para concorrer, é necessário possuir diploma de curso superior em qualquer área de formação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

As outras duas vagas são para Técnico Nível Superior, na área de Supervisão de Monitoramento, em Salvador. Neste caso, os candidatos devem possuir graduação em Administração, Economia ou Estatística.

O processo seletivo será composto por etapa única de Avaliação Curricular, de caráter eliminatório e classificatório.

Além da remuneração, os selecionados terão auxílio-refeição e auxílio-transporte. Os contratos terão duração de até 36 meses, com possibilidade de renovação por igual período, uma única vez.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é preso por invadir casa pelo telhado e matar ex a facadas em Salvador Foto: Reprodução/Correio 24h

O homem suspeito de invadir uma casa pelo telhado para matar Iana Silva Santos, de 25 anos, foi preso nesta quarta-feira (27), em Salvador. Jonathan dos Santos Moreira, 29, matou a ex-companheira com golpes de faca, no bairro de Alto de Coutos, segundo as investigações. Ele já tinha tentado tirar a vida dela em fevereiro deste ano.

Jonathan dos Santos se apresentou no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde   teve o mandado de prisão preventiva cumprido. Segundo a Polícia Civil, ele possui histórico de violência doméstica contra a vítima e já havia tentado matá-la em 13 de fevereiro deste ano. Ele e Iana tiveram um relacionamento por dez anos.

Ele foi preso pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam/Periperi), em 20 de fevereiro, mas foi colocado em liberdade, no mês de maio, por decisão judicial. Ele permanece à disposição da Justiça.

O ataque aconteceu por volta das 6h da última quinta-feira (21), depois que o suspeito invadiu o imóvel pelo telhado. Iana foi socorrida e encaminhada para o Hospital do Subúrbio, mas não resistiu aos ferimentos.

Em uma publicação nas redes sociais, a irmã da jovem lamentou o crime. “Sempre lembrarei de ti assim, como neste dia em que esta foto foi tirada. Eu te amo, minha irmã”, escreveu Ilana na legenda de uma foto em uma celebração familiar.

Iana trabalhava na área de manutenção da OT-Trans. Em nota, o Sindicato dos Rodoviários de Salvador lamentou a morte da jovem. “Que sua história não seja esquecida e sirva de alerta na luta contra a violência contra a mulher”, disse. As informações são do Correio 24h.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Eleições 2026: ACM Neto lança 'Sua voz é nossa voz' e abre canal para sugestões Foto: Arisson Marinho/Correio 24h

Com a proposta de coletar sugestões da população baiana e utilizá-las na construção de seu programa de governo, o pré-candidato a governador da Bahia ACM Neto (União Brasil) lançou, nesta quarta-feira (27), o movimento de participação popular “Sua voz é nossa voz”. As informações são do Correio 24h.

O movimento percorrerá municípios de diferentes regiões da Bahia ao longo dos próximos meses. A primeira parada será em Jacobina, no centro-norte do estado, onde ACM Neto e sua comitiva política estarão na próxima terça-feira (2) para um encontro com moradores e lideranças locais. A atividade será realizada na Associação Comercial e Industrial de Jacobina.

“O ‘Sua voz é nossa voz’ vai ser um programa de ampla escuta popular Nós pretendemos alcançar todos os 417 municípios do estado da Bahia”, ressaltou ACM Neto, durante entrevista coletiva.

Além dos encontros presenciais nos municípios, a população poderá enviar propostas e sugestões por meio do site do movimento e também via WhatsApp. Nos locais onde os eventos forem realizados, haverá ainda um QR Code que direcionará os participantes para os canais digitais de contribuição.

ACM Neto fez questão de diferenciar o movimento “Sua voz é nossa voz” da iniciativa promovida pela pré-campanha do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Segundo o ex-prefeito de Salvador, a principal diferença entre os dois projetos é que, no caso do Programa de Governo Participativo (PGP) do grupo petista, muitas das propostas apresentadas pela população não são efetivamente colocadas em prática após a eleição.

“Não posso admitir que o governador Jerônimo tenha coragem de voltar a uma cidade na qual, há quatro anos, fez uma promessa que estava no PGP e vá lá fazer a mesma promessa de novo, como se não tivesse sido candidato há quatro anos e como se não tivesse tido tempo suficiente para cumprir aquela promessa”, criticou Neto.

ACM Neto afirmou ainda que, no caso do Programa de Governo Participativo, os resultados são “manipulados”.

“O PGP deles é uma coisa que é feita ali em quatro paredes. Toda manipulada para ter um resultado que interesse a eles. Tudo feito e manipulado pelas pessoas dos partidos e do centro do governo. Nós queremos fazer uma coisa ampla. Quero dar voz a todos os baianos, sobretudo, aos que não têm uma identificação partidária imediata. Não têm uma militância. Não têm como chegar na gente. Eu não quero fazer uma coisa maquiada”, frisou o pré-candidato do União Brasil.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Ex-vereadora Leo Kret é alvo de operação contra desvios de recursos em Salvador Foto: Divulgação/MP-BA

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) deflagrou na manhã desta terça-feira (26), a “Operação Sponsor”, que investiga crimes de peculato, fraudes em processos licitatórios e desvios de recursos públicos que deveriam ser entregues a entidades carnavalescas e organizadores de Paradas LGBTI+ em Salvador. As informações são do G1.

Segundo o MP-BA, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em um órgão público, uma associação e endereços ligados a cinco pessoas, entre elas servidores da Prefeitura de Salvador.

A TV Bahia apurou que entre os alvos da operação está a ex-vereadora e a diretora-geral da Secretaria Municipal de Reparação (Semur), Léo Kret (PDT). Ela foi afastada da função. Não houve prisões.

Por meio de um vídeo publicado em uma rede social, Léo Kret relatou que acionou os advogados e que deve se posicionar em breve.

“Meu nome apenas foi mencionado em uma investigação com um contrato que eu nem assino. Todo mundo sabe, a Bahia toda sabe do meu caráter, da minha índole, sabe do meu trabalho com a população”, pontuou.

A Justiça determinou ainda os afastamentos do Presidente da associação Showriso Ação Social (ASAS), Paulo César Vieira da Silva;

Diretor-geral da ASAS, Rômulo Lima Fontoura; Gerente de Promoção de Direitos e Igualdade LGBTQIAPN, Camila do Nascimento Carmo.

Palmas de Monte Alto
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Palmas de Monte Alto: Briga em bar termina com homem espancado com soqueira Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (25), por volta de 11h, uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionada após um homem de 25 anos ser vítima de tentativa de homicídio em um bar localizado no Bairro Nova Palmas, em Palmas de Monte Alto.

Segundo informou a unidade ao site Achei Sudoeste, a vítima foi agredida por outro homem, também de 25 anos, com diversos golpes na cabeça após um desentendimento enquanto ambos ingeriam bebidas alcoólicas. O autor teria utilizado um objeto contundente tipo “soqueira” para aplicar os golpes.

A vítima sofreu traumatismo craniano e hemorragia interna no ouvido, sendo socorrida ao Hospital Municipal e, posteriormente, transferida em estado grave para Salvador.

Após diligências, a guarnição localizou o suspeito e realizou a sua condução à Delegacia Territorial de Palmas de Monte Alto para adoção das medidas cabíveis. O objeto utilizado na agressão não foi localizado.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi une forças em fórum contra o abuso sexual infantil Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (25), por volta de 11h, uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionada após um jovem de 25 anos ser vítima de tentativa de homicídio em um bar localizado no Bairro Nova Palmas, em Palmas de Monte Alto.

Segundo informou a unidade ao site Achei Sudoeste, a vítima foi agredida por outro jovem, também de 25 anos, com diversos golpes na cabeça após um desentendimento enquanto ambos ingeriam bebidas alcoólicas. O autor teria utilizado um objeto contundente tipo “soqueira” para aplicar os golpes.

A vítima sofreu traumatismo craniano e hemorragia interna no ouvido, sendo socorrida ao Hospital Municipal e, posteriormente, transferida em estado grave para Salvador.

Após diligências, a guarnição localizou o suspeito e realizou a sua condução à Delegacia Territorial de Palmas de Monte Alto para adoção das medidas cabíveis. O objeto utilizado na agressão não foi localizado.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Seleção Sub-15 de Brumado vence zonal regional e garante vaga na fase final da Copa 2 de Julho Foto: Divulgação/PMB

Na última sexta-feira (23), a Seleção Sub-15 de Brumado garantiu vaga na fase final da 16ª edição da Copa 2 de Julho após conquistar o título do zonal regional disputado na cidade de Guanambi.

A equipe brumadense venceu o selecionado de Caetité por 2 a 1 na semifinal e superou Guanambi, novamente por 2 a 1, na grande final da competição regional. Com o resultado, Brumado assegurou o direito de disputar a fase decisiva da Copa 2 de Julho, em Salvador, onde estarão reunidas as melhores equipes classificadas nos zonais realizados em diversas regiões da Bahia.

Os atletas e membros da comissão técnica foram premiados pelo desempenho alcançado. A equipe está sob o comando do técnico Jeferson Santos e conta com atletas do Ajax, reforçados por jogadores da escolinha América, fruto de uma parceria entre os projetos esportivos.

A delegação agradeceu o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secult), responsável pelo suporte no transporte dos atletas durante a competição.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013