Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "01/2014"

31 Jan 2014 - 18:00h

Somente neste final de semana, a concessionária Brumauto, em Brumado, está realizando uma ação de vendas imperdível. Dando continuidade à comemoração dos 27 anos de liderança no mercado, o novo Gol 2014 está sendo comercializado a taxa de juros de 0,27% ao mês e as três primeiras parcelas saem por apenas R$ 27. Não perca esta chance, é somente neste final de semana - sexta, sábado e domingo. Adquira um dos veículos mais comerciais do mercado e com as melhores condições de pagamento. A Brumauto fica localizada na Avenida Centenário, 893. Para mais informações sobre a campanha, ligue (77) 3441-5000.

31 Jan 2014 - 17:40h

Entre os dias 27 e 31 de janeiro, profissionais da rede municipal de ensino de Caculé participaram da Jornada Pedagógica 2014. Com o tema “Inovar é praticar a arte da transformação”, a jornada visa neste ano discutir alternativas inovadoras de ensino no ambiente escolar, além de focar na saúde e bem-estar dos profissionais da educação. A abertura do evento aconteceu na última segunda-feira (27), na Câmara de Vereadores, onde os professores puderam assistir a um show de acrobacia realizado pelo grupo de teatro Flor de Mandacaru. Na oportunidade, a fonoaudióloga Iris Andrade Brito, a fisioterapeuta Betânia Junqueira Mota e a médica do trabalho/Ergonomista Juliane Marques de Castro falaram sobre a importância de um tratamento multidisciplinar em prol da saúde dos funcionários. 

O evento ainda contou com a contribuição do Coordenador do Instituto Alfa e Beto, Robério Fernandes Dias, e do Padre Gilvan, que abençoou os presentes. Ao longo da semana, foram realizadas reuniões com o objetivo de discutir o tema da Jornada e de avaliar os obstáculos e avanços acompanhados em 2013, além do planejamento de metas. A Secretária Municipal de Educação, Adailde Teles, disse que “a semana trouxe a possibilidade de um novo encontro para novas ideias de ensino”. Adailde ainda destacou os avanços já alcançados para 2014 como a aquisição de todo o material do Alfa e Beto e do Projeto Movimente-se e Eduque, desenvolvido pela fisioterapeuta Bethânia, que visa garantir a saúde do trabalhador da educação, beneficiando seu desempenho na sala de aula.

31 Jan 2014 - 16:40h

Ontem (30), foi realizado em Salvador o Planejamento Estratégico da Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia (Fetag/BA 2014). O evento contou com a presença de coordenadores de Polos e Delegacias Sindicais e Assessores Internos e Externos da entidade, além do vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Aldenes Meira (PCdoB). O parlamentar, que já foi presidente da entidade, participou do encontro a convite do atual presidente, Cláudio Bastos. O planejamento apresenta as diretrizes a serem desenvolvidas neste ano e os avanços do ano anterior em relação aos valores institucionais e os objetivos estratégicos, bem como as metas, os indicadores e as iniciativas para garantir o cumprimento da missão e o alcance da visão de futuro. Meira ressaltou a importância da instituição como entidade de classe na luta pelos direitos dos trabalhadores rurais do estado.

31 Jan 2014 - 11:40h

Representantes da Rede de Sustentabilidade, partido criado pela ex-senadora Marina Silva, estiveram em Brumado na última quinta-feira (30). Em entrevista ao site Brumado Notícias, eles declararam que o governador Jaques Wagner (PT) rejeitou as indicações dos partidos aliados ao apresentar Rui Costa (PT) como candidato a sua sucessão nas próximas eleições. Para os ativistas políticos, o governador está tentando eternizar o partido no poder. O coordenador financeiro da Rede, Juvêncio Rui, disse que isso é uma incoerência. “Wagner optou por um candidato do PT e não deu oportunidade para os partidos aliados indicarem um candidato. A impressão que ele nos passa é de que só o PT sabe governar e que tem que se perpetuar no poder, mas não é só o PT que sabe governar”, afirmou o coordenador. O ex-prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), também concorda que tem de haver uma alternância no poder. Fazendo referência a senadora Lídice Mata, Vasconcelos disse que o Partido dos Trabalhadores (PT) é passado. “Entramos em 2014, o 13 é passado e temos que repensar o momento que a Bahia está passando”, avaliou o ex-prefeito.

31 Jan 2014 - 11:15h

Os municípios de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora foram selecionados para participar do projeto Inventar com a Diferença e as inscrições já estão abertas para escolas e professores da rede pública. Promovido pelo curso de cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) e pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, o projeto prevê a realização de oficinas de áudio e vídeo para professores em fevereiro; e encontros com alunos entre os meses de março a maio deste ano. O projeto visa a formação e o acompanhamento de educadores para realização de trabalhos audiovisuais com crianças e adolescentes em torno da temática do cinema e dos direitos humanos. Os professores interessados devem procurar a direção da escola onde atuam até o dia 05 do próximo mês a fim de efetuar a inscrição. Em Livramento e Rio de Contas, 10 escolas participarão do projeto - 2 professores por escola e cerca de 250 alunos. Os vídeos elaborados pelos alunos participantes serão exibidos na 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos que acontece hoje em todas as capitais do país e em mais de 500 pontos de exibição no interior. Os professores participantes receberão um certificado emitido pela UFF. O projeto Inventar com a Diferença acontece em 27 estados do país com a participação de mais de 270 escolas e quase 3.000 alunos.

31 Jan 2014 - 10:55h

A empresa japonesa de lingerie “Ravijour” acaba de lançar no mercado um sutiã “inteligente”. Segundo a empresa, a peça se abre apenas em casos de amor verdadeiro ou desejo sexual. Ela conta com sensores que analisam o ritmo cardíaco da mulher. Os sinais recebidos pelo sensor são enviados via Bluetooth para que um aplicativo em um dispositivo móvel interprete os batimentos cardíacos e o nível de excitação. Caso a curva seja correspondente ao desejo sexual, o fecho do sutiã, que se encontra entre os seios da usuária, pisca e a peça se abre. O produto foi criado para uma campanha de marketing em comemoração aos 10 anos da marca. “Queríamos realizar uma campanha que não só incentive a divulgação de nossos produtos, mas que também contribua para esquentar o ambiente romântico entre homens e mulheres” explicou Yuka Tamura, porta-voz da empresa. As informações são da AFP.

31 Jan 2014 - 10:30h

Em Caetité, no sudoeste baiano, uma estudante da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) foi assaltada quando seguia para universidade por volta das 10h da última quinta-feira (30). Segundo informações da polícia, a jovem foi abordada por dois homens em uma motocicleta, que a atingiram com um golpe na cabeça. Ela desmaiou com a pancada e os bandidos levaram cartões, dinheiro e documentos, além da bolsa da estudante. Homens que trabalhavam em uma construção vizinha avisaram o vigia da universidade, que socorreu a vítima. De acordo com Caetité Notícias, a polícia foi acionada e a jovem encaminhada à UPA 24h, onde recebeu atendimento médico. Apesar do susto, ela passa bem.

31 Jan 2014 - 10:22h

O prazo para a matrícula dos selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tem início nesta sexta-feira (31) e se encerra no dia 4 de fevereiro. De acordo com a Agência Brasil, para se matricular, o candidato deve verificar o procedimento adotado, o local e o horário na instituição de ensino em que foi aprovado. O estudante selecionado na primeira opção de curso que não fizer a matrícula será automaticamente eliminado do processo. Se você ainda não foi selecionado em nenhuma das chamadas do Sisu ou foi selecionado na segunda opção de curso, independentemente de ter feito a matrícula, poderá participar da lista de espera. A participação pode ocorrer apenas na primeira opção de vaga do candidato. A adesão à lista pode ser feita até 7 de fevereiro, no site do Sisu. Os estudantes serão convocados a partir do dia 11 de fevereiro.

31 Jan 2014 - 10:02h

Nas primeiras horas da madrugada desta sexta-feira (31), um ônibus da empresa Novo Horizonte, que saía de Brumado com destino à cidade de Vitória da Conquista, foi interceptado por dois elementos armados ainda no perímetro urbano da BA-262, próximo à rotula de entroncamento do anel rodoviário. Os marginais renderam o motorista e obrigaram o mesmo a desviar o percurso, seguindo sentido ao distrito de Sussuarana, em Tanhaçu. Em depoimento à polícia, o motorista contou que, logo que entrou no ônibus, um dos meliantes perguntou se havia algum policial no coletivo, mas ele não soube responder. Enquanto um bandido mantinha a arma apontada para o motorista, o outro obrigou o cobrador a pegar a bolsa de uma passageira e recolher os pertencer dos demais ocupantes do veículo. 

Para azar dos bandidos, um policial a paisana dormia nas últimas poltronas e, quando um dos meliantes se aproximou, ele o rendeu com a ajuda de um passageiro. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o marginal resistiu e tentou tomar a arma do soldado, que efetuou um disparo contra a perna do bandido. Ao perceber a situação, o comparsa atirou contra o policial, mas não acertou. Ele fugiu em seguida para dentro de um matagal. O policial pediu reforço da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e o elemento baleado, de prenome Romário, foi conduzido ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde passou por uma cirurgia para retirada do projétil. O ônibus, que ficou com as marcas dos tiros e um vidro quebrado, foi encaminhado à delegacia para ser periciado. Ele foi liberado na manhã desta sexta-feira (31). O meliante alvejado encontra-se detido à disposição da justiça.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

31 Jan 2014 - 09:39h

Através de investigações prévias, policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) detiveram um casal por estarem comercializando maconha em um bar localizado no Bairro São Jorge, em Brumado. A ação da polícia aconteceu durante à tarde da última quinta-feira (30). Além do entorpecente, também foram apresentados na delegacia quatro maços de cigarro, um aparelho de som automotivo e R$ 500 em espécie. O casal foi ouvido pelo delegado e está detido à disposição da justiça.

31 Jan 2014 - 08:10h

Os Centros de Formação de Condutores terão 90 dias para se se adequem à Resolução n° 444/2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Essa lei determina o uso do Simulador de Direção Veicular para obtenção da categoria ‘B’ nos processos de primeira habilitação, reinício de processo ou adição de categoria. A portaria com a determinação foi publicada pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial do Estado.  Até o momento, somente a Escola Pública de Trânsito do Detran possui o aparelho na Bahia. Segundo apurou o site Brumado Notícias, com essa medida, o futuro condutor deverá realizar cinco aulas no simulador, com duração de 30 minutos cada, que poderão ser ministradas no mesmo dia, desde que tenham intervalo mínimo de 30 minutos. A fiscalização das aulas acontecerá por meio de simuladores conectados à internet. Esse recurso vai ligar o Sistema de Monitoramento de Aulas no Simulador de Direção Veicular (SMAS) ao sistema do Detran, permitindo a transmissão das aulas em tempo real. Antes de iniciar as aulas, o aluno será reconhecido por identificação biométrica. A decisão surpreendeu e não agradou os donos de Centros de Formação de Condutores (CFC) da Bahia. O governo da Bahia chegou a cogitar a possibilidade de revogar essa lei, afirmando que o estado e as auto escolas não tinham interesse no simulador.

30 Jan 2014 - 23:15h

Já era início de noite nesta quinta-feira (30) quando dois bandidos invadiram uma papelaria localizada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, em frente ao escritório regional do Derba, em Brumado. Armados, os marginais anunciaram o assalto e limparam o caixa do estabelecimento. A dupla de criminosos ainda levou celulares dos clientes que estavam no local. 

Na fuga, os bandidos reconheceram um policial rodoviário a paisana, que estava estacionando seu carro, e começaram a atirar. O soldado revidou, mas os meliantes conseguiram fugir. Em diligências realizadas a fim de capturar os marginais, uma guarnição do Pelotão Especial da Polícia Militar deteve um rapaz que foi visto ajudando os assaltantes a fugir. A motocicleta que o mesmo utilizava também foi apreendida. A polícia continuou as buscas, mas não conseguiu encontrar os criminosos. 

No local do confronto, ficaram as marcas dos tiros que atingiram a vidraçaria de uma farmácia de manipulação, o para-brisa e a porta do carro do policial, além de outro veículo estacionado na via. O Samu 192 foi acionado para socorrer uma funcionária da papelaria, que ficou em estado de choque. Na fuga, os marginais deixaram para trás uma motocicleta que haviam roubado na última terça-feira (28) e que também foi utilizada no assalto a um mercadinho no Bairro Jardim Brasil.

30 Jan 2014 - 20:10h

A senadora Lídice da Mata (PSB) gostou de ter visto as obras que estão sendo realizadas no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. No entanto, ela ouviu do Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Feres, um apelo para que possa intervir junto aos governos federal e estadual na alocação de recursos para a manutenção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A senadora disse que irá negociar com o prefeito para que as obras na lavanderia da unidade hospitalar sejam aceleradas. Enquanto isso, ela tentará alavancar apoio dos governantes para manutenção da UTI. “A instalação da UTI é uma prioridade para o município, por isso, me colocarei à disposição do prefeito para ver de que maneira poderemos ajudar a viabilizar essa necessidade a fim de que Brumado possa cumprir seu papel de liderança regional. Essa cidade precisa ser dotada de serviços de saúde e educação de qualidade para atender a necessidade de toda a região”, afirmou a senadora.

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário reforçou que o município não conseguirá manter sozinho a UTI e que será necessário unir forças com o estado e com a União. “A UTI não é um sonho nosso, mas uma necessidade que atenderia a uma demanda do estado. Porém, já é notório que não conseguiremos manter a UTI funcionando apenas com recursos próprios e nem apenas com recurso da União. Precisaríamos da ajuda das três esferas de governo. O programa Mais Médicos tem ajudado as prefeituras no que diz respeito à atenção básica, o que começa a gerar uma zona de conforto. No entanto, para achar profissionais especializados nas áreas mais críticas de atendimento em uma UTI, ainda estamos muito longe dessa realidade”, esclareceu Feres. Ele destacou que, sem a ajuda das outras esferas de governo, a UTI poderá virar um ‘elefante branco’. “O município não tem como manter essa UTI sem a ajuda do estado, com isso corre o risco sim dessa UTI virar um elefante branco para nós”, concluiu o secretário.

30 Jan 2014 - 19:30h

Absolvida em um dos processos de cassação tramitava no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a vice-prefeita de Brumado, Cristina Gondim (PSDB), conversou com o site Brumado Notícias na manhã desta quinta-feira (30). Gondim demonstrou muita alegria por ter sido absolvida do processo juntamente com o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD). Mesmo com o resultado positivo, a vice-prefeita esperava uma votação mais folgada - ambos foram absolvidos por três votos favoráveis e dois contrários. “Deveríamos ter ganhado com mais folga, porque não teve lógica um processo como esse, em que as acusações foram improcedentes. Foram apontados como motivos as obras inauguradas pelo ex-prefeito Eduardo Vasconcelos, mas enfim fomos vitoriosos”, declarou Gondim. A partir de agora, segundo ela, o prefeito se concentrará ainda mais no trabalho em prol do município. “O prefeito agora irá trabalhar mais tranquilo e sem impedimentos. Acabou esse desgaste de ter que estar sempre indo a Salvador responder ao processo, o que causou muito stress também à população”, disse a vice-prefeita. Embora tenham sido absolvidos desse processo, Aguiberto e Gondim ainda terão mais duas batalhas judiciais pela frente. No entanto, Cristina acredita que o pior já passou. “Esse foi o processo mais difícil, pesava mais, os outros considero que serão mais tranquilos. Depois desse com certeza iremos passar pelos outros”, assegurou a vice-prefeita.

30 Jan 2014 - 19:02h

Através de denúncia anônima, a Caesg prendeu Luana Angélica de Jesus, 19 anos. A jovem foi detida com 250 gramas de pasta base de cocaína na garagem da Novo Horizonte, na noite da última quarta-feira (29), em Brumado. A mulher foi presa e a droga apreendida. Além disso, também foi detido durante a operação o rapaz que levou a traficante até o ponto de embarque em uma motocicleta.

30 Jan 2014 - 17:50h

Até o final deste ano, podem ser geradas um total de 6 milhões de novas vagas emprego no Brasil - 3,5 milhões já foram criadas. A informação foi divulgada hoje (30) pelo ministro do Trabalho, Manoel Dias. Coincidentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou mais cedo que o desemprego no país é o menor nos últimos 11 anos. De acordo com o IBGE, o desemprego no país caiu em 2013. A taxa média foi de 5,4%, um pouco menor do que o percentual de 2012 (5,5%). O rendimento do trabalho subiu para R$ 1.966 em dezembro do ano passado, 3,2% acima do resultado do mesmo mês de 2012. As informações são da Agência Brasil.

30 Jan 2014 - 17:20h

O Ministério da Saúde acaba de lançar o aplicativo E-SUS Samu. Através dele, usuários de todo país vão poder solicitar atendimento por meio de smartphones. O sistema é integrado ao Facebook. O aplicativo funciona de maneira simples: a partir do momento em que o usuário aciona o botão de emergência do aplicativo, uma notificação é enviada à pessoa indicada pelo próprio usuário como primeiro contato; em seguida - a depender das permissões configuradas - o chamado pode ser publicado no mural do paciente. O sistema envia os dados para a central de atendimento e aciona uma ligação para o 192. Durante a espera, o paciente poderá acompanhar o trajeto da ambulância e saber em quanto tempo ela chegará ao local. O Ministério da Saúde acredita que o E-SUS Samu vai diminuir a incidência de trotes, já que a identificação do solicitante do aplicativo é muito mais evidente.

30 Jan 2014 - 16:50h

Apostando na popularidade do ex-prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), a senadora Lídice da Mata (PSB) reforçou o convite para que Vasconcelos seja candidato a deputado federal na eleições 2014. “Aproveito para apelar mais uma vez para que Eduardo Vasconcelos seja um representante do partido na disputa à Câmara dos Deputados. Ele tem um histórico que atende aos anseios não apenas do município, mas de toda a região, o que faria um bem muito grande para o nosso estado”, reiterou a senadora. Lisonjeado, Vasconcelos agradeceu mais uma vez o convite, porém disse que saiu pobre da prefeitura de Brumado e está sem recursos para campanha. “Tenho capital político, mas me faltam recursos financeiros. No tempo que eu tive de vida pública, tive uma perda muito grande de patrimônio. Saí em uma condição muito inferiorizada economicamente. Não tenho como bancar uma campanha dessas. Esse é o grande nó da questão, mas, se a senadora me convencer de que há como viabilizar isso, poderemos chegar a um consenso”, concluiu o ex-prefeito.

30 Jan 2014 - 16:25h

A senadora e pré-candidata ao governo do estado, Lídice da Mata (PSB), esteve na cidade de Brumado nesta quinta-feira (30). Ela foi recepcionada por uma comitiva composta pelo ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), pela vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB), assim como pelos vereadores Márcio Moreira (PSB) e Castilho Viana (PSB), além de outras lideranças políticas do município e da região. A senadora visitou o Hospital Professor Magalhães Neto, onde pode conferir o andamento das obras da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da UTI Neonatal e as obras da lavanderia. Através de emendas conquistadas pela parlamentar, foi adquirido todo o maquinário deste último local. 

Em seguida, a senadora lançou o livro “Convivendo com o Semiárido”, de sua própria autoria. A obra é uma síntese do seu trabalho como parlamentar. Na sequência, Lídice almoçou com membros do partido, ocasião em que foram debatidas as metas de trabalho visando às disputas eleitorais do mês de outubro. Ao site Brumado Notícias, a senadora destacou pontos positivos em sua visita ao hospital. “Fiquei impressionada com a estrutura física do hospital. Conheço hospitais no estado inteiro, tanto públicos como privados, e comparando, em termos de estrutura física, o hospital de Brumado não deixa nada a desejar aos bons hospitais do restante do estado”, concluiu a senadora.

30 Jan 2014 - 15:35h

Uma mulher compareceu ao Hospital Professor Magalhães Neto na manhã desta quinta-feira (30) para fazer exames por conta de uma surra que levou no último final de semana. Ele teria sido espancada pela amante do companheiro. Ao site Brumado Notícias, a mulher contou que foi atrás do companheiro para pedir que o mesmo comprasse leite para as crianças, quando foi surpreendida pela dona da casa em que ele estava e seu filho. Eles a agrediram com pauladas, deixando-a com vários hematomas. “Ela [a amante] estava bêbada e me chamou de vagabunda. Depois me atacou com pedra e um pau. Eu acabei desmaiando e fui socorrida pelo Samu 192”, relatou a vítima, que reside no Bairro Urbis II. A mulher disse que está com medo, pois, segundo ela, foi ameaçada de morte pela amante do marido. “Apanhei e ainda estou sendo ameaçada. Estou com medo por mim e por meus filhos, pois não sei o que aquela mulher pode fazer”, desabafou. A vítima já registrou queixa na delegacia.