Conheça os prós e contras da dieta cetogênica na Clínica Mais Vida

14 Mai 2019 - 07:30h

A dieta cetogênica propõe reduzir a quantidade de carboidratos consumidos e aumentar consideravelmente o consumo de gorduras e elevar um pouco a ingestão de proteínas. Estas mudanças são realizadas com o objetivo de perda de peso, isto porque os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo, já que por meio deles é obtida a glicose, quando isto é realizado o corpo precisa retirar a energia de outras fontes, a segunda opção é a reserva de gordura que o nosso corpo possui, quando esta reserva de gordura é queimada consequentemente a pessoa emagrece. No entanto, o problema é que essa queima de gordura também leva a liberação de substâncias chamadas de corpos cetônicos, que em excessos causam enjoos e náuseas. Como funciona?

A dieta cetogênica costuma ser composta por 10 a 15% de carboidratos, 50% de gorduras e 30% de proteínas. Mas devemos levar em consideração a qualidade desses macronutrientes presentes na alimentação. Alguns estudos feitos acreditam em sua eficácia com o tratamento do câncer, isso acontece devido ao fato de que enquanto células normais conseguem entrar em Cetose ou seja, usar ácidos graxos no lugar da glicose como fonte de energia, enquanto não há o consumo de carboidratos as células cancerígenas são incapazes de fazer o mesmo. Porém, por mais que o corpo não esteja ingerindo glicose via alimentação, ainda há produção de glicose pelas células e aparentemente as células cancerígenas conseguem viver e se reproduzir nessas condições. Por isso não há uma comprovação se esse tipo de dieta colabora para quem sofre com o câncer, e mais estudos maiores precisam ser conduzidos para se chegar em uma conclusão sobre o tema. Existem as vantagens e desvantagens em relação a dieta cetogênica. Vantagens: Emagrecimento rápido: a única vantagem da dieta cetogênica é que ela proporciona a perda de peso rápida. Isto porque ao reduzir drasticamente o consumo de carboidratos o corpo fica sem sua principal fonte de energia. Então, o organismo irá utilizar o glicogênio, pequena reserva de energia que fica no músculo e fígado. E isto leva consequentemente a perda de peso mais rápida. Desvantagens: Fadiga e dores de cabeça, dificuldade de concentração, afeta o humor, pode causar hipoglicemia, pode causar perda de músculos, e pode aumentar os níveis de colesterol. Porém nem todas as pessoas podem optar por esse tipo de dieta, precisa-se de uma avaliação individual e nutricional do indivíduo para melhor orientação, procure seu nutricionista para melhores informações e recomendações. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

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