Achei Sudoeste

16 Abr 2018 - 08:15h

O corpo do delegado Marco Antônio Torres do município de Barra da Estiva, na região sudoeste da Bahia, foi enterrado no último domingo (15) na cidade de Governador Valadares, no interior de Minas Gerais. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Marco tinha mais de 30 anos de profissão com forte atuação pelas polícias da Bahia e de Minas Gerais, foi enterrado com muita emoção e homenagens. Familiares e amigos marcaram presença no último adeus ao oficial que era lotado na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) em Brumado. Durante as homenagens as delegacias decretaram luto oficial. O delegado estava desaparecido desde a última quinta-feira (12), quando viajava de Barra da Estiva até Vitória da Conquista. Já na sexta-feira (13), o veículo de Torres e seu corpo foram encontrados na BA-142, no trecho entre o distrito de Sussuarana, em Tanhaçu e a cidade de Anagé.  “A última homenagem feita pelas Policias Civis da Bahia e Minas Gerais foi emocionante. Ele dedicou 30 anos de sua vida a essas duas Instituições e o fez com paixão e competência”, declaro muito abalado o coordenador da 20ª Coorpin, delegado Leonardo Rabelo.

16 Abr 2018 - 08:00h

A morte do delegado Marco Torres, lotado na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, e delegado titular de Barra da Estiva, virou uma questão de honra para a polícia. O caso é tratado como prioridade pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Há suspeitas de que o crime tenha tido a participação de quadrilhas especializadas em roubo a bancos, muitas das quais agem na região de Barra da Estiva. Por meio de nota enviada à imprensa, o delegado Leonardo Rabelo, coordenador da 20ª Coorpin, disse que as medidas adotadas pela polícia judiciária já estão sendo tomadas. Policiais de várias cidades, inclusive de Minas Gerais, foram mobilizados para ajudar nas investigações.

16 Abr 2018 - 07:30h

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens: www.acheitour.com.br.

15 Abr 2018 - 12:15h

O sertanejo Felipe Araújo, 22 anos, uma das grandes sensações da música brasileira, é a segunda atração do Arraiá de Caculé 2018. Felipe iniciou sua carreira solo em 2015 atendendo a um pedido do pai. Ainda no mesmo ano, o cantor lançou seu primeiro álbum solo, intitulado “Com você”.  No ano seguinte, Felipe Araújo gravou seu primeiro DVD em Goiânia, intitulado “1dois3”, que contou com a participação de grandes nomes como Henrique e Juliano, Jorge & Mateus e o pai, João Reis. O destaque da gravação vem dos sucessos A Mala é Falsa, que já conta com mais de 180 milhões de views no YouTube, e Chave Cópia, canção com mais de 41 milhões de acessos no YouTube. O crescimento do cantor Felipe Araújo no meio sertanejo é inegável. No final de setembro, Felipe emplacou mais um hit com o lançamento de “Amor da Sua Cama”. Após 17 dias de lançamento, a música Amor da Sua Cama já contava com mais de 10 milhões de visualizações, e o lançamento nas rádios no dia 16 de outubro também foi um sucesso. A música fechou o dia em primeiro lugar em todo Brasil no ranking Crowley e em primeiro lugar na lista da Conectmix pelo ranking por praças. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o show do artista será na Praça Deoclides Cardoso, no dia 23 de junho. A publicação do contrato será realizada nas próximas horas no Diário Oficial do Município. A banda Chiclete com Banana já foi confirmada na grade oficial do São João 2018.

15 Abr 2018 - 09:00h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

15 Abr 2018 - 08:30h

Um idoso de 61 anos morreu com a gripe H1N1 na cidade de Serrinha, no interior da Bahia. De acordo com Edy Gomes, coordenador do Núcleo de Saúde de Feira de Santana, que também atende ao município onde a vítima estava internada, a morte ocorreu na quarta-feira (11) e o resultado do exame que acusou H1N1 saiu na sexta-feira (13). Outro paciente está internado em Serrinha com a doença. O Núcleo Regional de Feira engloba 72 municípios. Segundo Edy Gomes, em Feira de Santana há uma morte confirmada, foi a de um bebê de um ano, que veio a óbito na terça-feira (10). No entanto, segundo o coordenador do Núcleo de Saúde, a criança não era morada do município. Portanto, o caso é considerado importado. Segundo o G1, duas crianças que são de Feira de Santana estão internadas em um hospital particular de Salvador com H1N1 confirmada, informou Edy Gomes. Outro caso da região, ocorrido na cidade de Coração de Maria, é investigado. É o de uma mulher de 21 anos. A Bahia tem, ao menos, 6 mortes por H1N1 confirmadas até agora. No entanto, o último boletim divulgado pela pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), traz os dados coletados até o dia 7 de abril, e aponta, até a data, 4 mortes confirmadas pela doença em todo o estado. Três foram em Salvador e uma em Lauro de Freitas, na região metropolitana.

15 Abr 2018 - 08:10h

Uma pesquisa do Instituto Datafolha foi divulgada neste domingo (15) pelo jornal “Folha de S.Paulo” com índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2018. Foram feitas 4.194 entrevistas entre 11 e 13 de abril, em 227 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Lula (PT): 31%; Jair Bolsonaro (PSL): 15%; Marina Silva (Rede): 10%; Joaquim Barbosa (PSB): 8%; Geraldo Alckmin (PSDB): 6%; Ciro Gomes (PDT): 5%; Alvaro Dias (Podemos): 3%; Manuela D'Ávila (PC do B): 2%; Fernando Collor de Mello (PTC): 1%; Rodrigo Maia (DEM): 1%; Henrique Meirelles (MDB): 1%; Flávio Rocha (PRB): 1%; Em branco / nulo / nenhum: 13%; Não sabe: 3%.

15 Abr 2018 - 08:00h

A maioria da população brasileira (57%) considera que o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso e condenado na Operação Lava Jato, é culpado dos crimes atribuídos a ele. O País, porém, está dividido em relação à prisão do petista: 50% são a favor e 46% são contra. Os dados são de pesquisa do instituto Ipsos. Ainda de acordo com o levantamento, 95% da população acha que as investigações da Lava Jato devem continuar após a prisão do ex-presidente. “Os resultados mostram que a Lava Jato continua com alto suporte da população e que a prisão de Lula não encerra esse anseio”, disse o diretor do Ipsos, Danilo Cersosimo. “Além disso, a polarização do País em torno da figura de Lula segue alta”. Para 52% dos entrevistados, não é correto afirmar que “a Lava Jato está investigando todos os políticos”. Outros 41% estão de acordo com essa avaliação. A percepção de que “a Lava Jato está investigando todos os partidos” atingiu o mínimo histórico da série de pesquisas Ipsos no fim de semana da prisão de Lula. Apenas 43% dos eleitores manifestaram concordância com a frase, e 47% disseram o contrário. É a primeira vez, em dois anos, que aparece como minoritária a parcela da população que compartilha da avaliação de que todos os partidos são investigados. Em abril de 2016, 66% da população via a Lava Jato como empenhada em investigar todas as legendas – 23 pontos porcentuais a mais do que agora. Na pesquisa, os entrevistadores do Ipsos leem uma série de frases e perguntam se há ou não concordância em relação a elas. O levantamento começou no sábado em que o ex-presidente foi preso e se estendeu até a segunda-feira passada. Foram ouvidas 1.200 pessoas. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

14 Abr 2018 - 14:33h

Faleceu na tarde deste sábado (14) a empresária Maria Lúcia Lourenço do Bonfim, 65 anos, mais conhecida como Dona Lúcia do Dimontão. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Dona Lúcia sofreu uma parada cardiorrespiratória e veio a óbito no Hospital IBR em Vitória da Conquista. Natural do estado do Paraná, a empresária radicada em Brumado, possuía uma rede de lojas de confecções em vários municípios da região sudoeste da Bahia. Dona Lúcia deixa 3 filhos.

13 Abr 2018 - 17:00h

Agentes investigadores do Serviço de Investigação da Polícia Civil prenderam um indivíduo identificado como Diego Leon Alvarez Marin, de 32 anos, de nacionalidade colombiana, acusado de agiotagem. O suspeito mora no Bairro São Francisco, na cidade de Guanambi. Segundo informações da polícia, em poder do indivíduo foram apreendidas a quantia de R$ 10 mil em espécie, uma pochete de cor preta com várias agendas de anotações de empréstimo de dinheiro, vários cartões de pagamentos de juros dos empréstimos, várias cópias de possíveis clientes que contrataram os empréstimos, diversas notas promissoras, cadernetas de anotações, um saco com borrachinhas e uma caixa com a quantia de R$ 91,25 em moedas. O acusado foi apresentado na unidade policial e autuado pelo crime de usura.

13 Abr 2018 - 16:30h

Segundo comunicado da Embasa, o abastecimento de água em bairros e localidades rurais de Brumado e na cidade de Malhada de Pedras foi restabelecido no início da noite de ontem (12), após a correção de um vazamento na adutora que conduz água bruta para a Estação de Tratamento (ETA II). Na manhã desta sexta (13), o abastecimento encontra-se em regularização gradativa nas localidades afetadas, que são: Avenida Coronel Santos, Praça Lauro Farani, Rua Dr. Otávio Perez; bairros: São Jorge, Brisas I, II, III e IV, Maria Nilza Azevedo Silva, São Félix, Cidade das Esmeraldas, Irmã Dulce (antigo Malhada Branca), Jardim de Alá, Urbis II, III e IV, Loteamento Malhada Branca, Loteamento Bom Jesus, Loteamento Umbuzeiros; Vila Presidente Vargas, Campo Seco Velho, Espinheiro, Campo Seco I e II, Barrinha, Jurema, Passagem de Pedra, Fundão, Cachoeira, Canudos, Tocassu, Lagoa Redonda, Queimada Grande, Rasta Pé, Arrecifinho, Boa Vista, Lagoa do Julião, Pebas, Frutuoso, Pompéia e a cidade de Malhada de Pedras.

13 Abr 2018 - 16:00h

Caso confirme a pré-candidatura do ex-vereador Márcio Moreira (PSB) a deputado estadual em 2018, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) estará se despedindo da base aliada do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, aliados do deputado estadual Vitor Bonfim (PDT), principal liderança do partido na cidade, já começaram a se articular e deixar de fazer parte do governo municipal. Na Câmara de Brumado, o partido tem a presidência do vereador Leonardo Vasconcelos, além de Lia Teixeira, Wanderley Amorim e Glaudson Dias Lima. Com isso, enquanto alguns políticos estão preocupados com o pleito eleitoral deste ano, muitos de Brumado estão visando as eleições 2020.

13 Abr 2018 - 15:30h

Na última terça-feira (10), no Fórum Elemar Klinger Spínola, a OAB-BA, através da 21ª Subseção de Brumado, representada por seu Presidente Osvaldo Laranjeiras, realizou uma reunião com o Juiz Titular da Vara Cível de Livramento de Nossa Senhora, Antônio Carlos do Espírito Santo Filho. Na solenidade, estiveram presentes cerca de 40 advogados que militam na Comarca de Livramento. Foram discutidas ideias para oferecer uma melhor prestação jurisdicional à população. De acordo com o Portal Livramento, o juiz foi muito receptivo às propostas apresentadas pelos advogados e pela OAB. Perguntado sobre a data de funcionamento do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos, instaurado no mês de novembro de 2017, o magistrado respondeu que o órgão está em fase de implantação e, em breve, deve estar atendendo aos jurisdicionados.

13 Abr 2018 - 15:00h

Após ter assumido a Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri), o deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) deixou de lado o município de Brumado e foi ao encontro de novas bases políticas, usando do prestígio estadual junto ao governador Rui Costa (PT). Diante desse cenário, o seu principal aliado, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), não estaria disposto a bancar a sua reeleição na capital do minério, de acordo com fontes próximas do gestor ouvidas pelo site Achei Sudoeste. Sumido e apagado no cenário político brumadense, Bonfim não teve a mesma eficácia de articulação política de seu pai, o ex-deputado e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), João Bonfim, que sempre teve a sua base aliada nas mãos. Já pensando nas eleições de 2020, na qual provavelmente Vasconcelos não deve disputar a reeleição, o nome do ex-vereador Márcio Moreira (PSB) segue sendo o principal e mais elogiado pelo chefe do executivo, o que sinaliza uma possibilidade real de lançamento de pré-candidatura a deputado estadual. Moreira já teria recebido convites de alguns partidos e teria o aval de Eduardo para aceitar o desafio. Márcio, que é conhecido por ser um grande articulador e muito criterioso, já sonda lideranças políticas para buscar apoio, caso decida embarcar nesse novo desafio.

13 Abr 2018 - 14:30h

O presidente da Câmara de Petrópolis, Paulo Igor Carelli (MDB), foi preso na operação contra crimes de fraude em licitação e peculato na quinta-feira (12). O vereador Luiz Eduardo Francisco da Silva, o Dudu (PEN), também é alvo de mandado de prisão, mas não foi encontrado. A Operação Caminho do Ouro é realizada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Delegacia Fazendária (DELFAZ). Na casa do presidente da Câmara foram apreendidos R$ 155 mil e 10.300 dólares. O dinheiro estava escondido na bomba da banheira de hidromassagem, em uma gaveta da mesa de cabeceira e dentro de um carro. De acordo com o G1, os valores estavam separados e com bilhetes com nomes e iniciais. A polícia vai investigar quem são as pessoas e se elas estariam envolvidas no esquema. Paulo Igor foi preso em casa e levado para a Polinter, no Rio de Janeiro. Ele vai passar por exame de corpo de delito antes de ser encaminhado ao presídio. A equipe também esteve na casa do vereador Dudu, mas não havia ninguém no imóvel. A operação, encerrada por volta das 11h, cumpriu ainda cinco mandados de busca e apreensão na Câmara, nas residências do presidente da Câmara, na casa de um empresário, onde apreendeu R$ 238 mil, e na empresa Elfe Soluções em Serviços Ltda.

13 Abr 2018 - 14:00h

O ano letivo foi iniciado com a semana de jornada pedagógica no Ifba em todo Estado. Na cidade de Brumado, na quarta-feira (11), o corpo docente recebeu a pró-reitora estadual de ensino, Jaqueline Souza de Oliveira, que debateu com a classe o tema: Ensino Técnico Integrado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a pró-reitora declarou que a jornada pedagógica do Ifba tem por finalidade ajudar os educadores a fazerem uma auto reflexão de suas práticas de ensino com conteúdos que extraiam mais participação e aprendizado dos alunos. A pró-reitora destacou a motivação, questionamentos e envolvimento como características positivas no corpo docente brumadense. Como novidade para este ano, Jaqueline Souza apontou a prática articulada das disciplinas, que levará os alunos a terem uma vivência do exposto nas salas de aula, sendo transportados ao campo de trabalho na construção dos projetos desenvolvidos pelos próprios estudantes. O que se espera é um ano ainda mais dinâmico, tanto na absorção teórica, quanto na execução prática dos cursos aplicados.

13 Abr 2018 - 13:30h

Fotos enviadas por internautas do site Achei Sudoeste mostram o veículo do delegado Marco Antônio Torres incendiado, na BA-142, trecho entre o Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu e Anagé, no sudoeste da Bahia. Marco é mineiro e estava desaparecido desde à tarde de quinta-feira (12), quando saiu com o veículo transportando uma motocicleta na carroceria do mesmo, rumo à cidade de Vitória da Conquista, onde faria baldeação para Minas Gerais.

Em uma das imagens mostra uma motocicleta na carroceria do veículo, o que deixa praticamente confirmada a morte do delegado. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista já fez a perícia no local. Agentes e investigadores da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, já investiga o caso.

13 Abr 2018 - 12:30h

Familiares do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o visitaram pela primeira vez na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba, nesta quinta-feira (12). De acordo com o G1, estiveram na sede da corporação os filhos Luís Cláudio da Silva, Fábio Luís da Silva e Lurian Cordeiro da Silva e um neto do ex-presidente. Eles compareceram ao local acompanhados pelo advogado Cristiano Zanin Martins por volta das 10h e deixaram o prédio por volta das 13h. Por questões de segurança, segundo a PF, as visitas a Lula foram transferidas para quinta-feira (12), diferente dos outros presos da Polícia Federal, que recebem visitas às quartas-feiras. Lula está preso na sede da corporação desde a noite de sábado (7), e está cumprindo a pena de 12 anos e um mês de prisão pela condenação no caso do triplex em Guarujá (SP).

13 Abr 2018 - 12:00h

A proposta operacional do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) ganhou a total aprovação do comandante da 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (34ª CIPM), o Major Adriano Souza Dias, que, em entrevista ao site Achei Sudoeste, destacou que o órgão, mesmo antes de entrar em funcionamento, já se tornou um divisor de águas para o policiamento e proposta de maior operacionalidade da segurança regional. Com o Cicom, a central de radiopatrulha da companhia brumadense ganhou maior alcance, tornando possível a comunicação direta via rádio com outros municípios. A radiopatrulha da polícia militar ganhou espaço de instalação da repetidora entre as torres de transmissão no topo da Serra das Éguas, dando maior amplitude de alcance ao comando da 34ª CIPM, que pretende o mais breve possível mudar a central de radiopatrulhamento, com o serviço do 190, para o Cicom, antes mesmo de sua inauguração. “A comunicação é fundamental nas atividades policiais e o Cicom já está interligando todos os 12 municípios da nossa área de cobertura mediante o sistema de radiopatrulha. Daí apontamos o divisor de águas que o centro integrado já nos proporciona”, frisou o Major Adriano Souza Dias.

13 Abr 2018 - 11:30h

Na sessão da última quarta-feira (11), o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas do prefeito da cidade de Tanque Novo, José Messias Carneiro, relativas ao exercício de 2016, em razão do descumprimento do disposto no artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal. O conselheiro Fernando Vita, relator do parecer, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor e imputou multa no valor de R$ 5 mil. Também foi determinado o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$ 20.384,00, com recursos pessoais, referente à ausência de processo de pagamento, que teve como credor a empresa Auto Posto Olinda. A relatoria constatou que os recursos deixados em caixa pelo gestor, no montante de R$ 1.605.312,50, não foram suficientes para cobrir as despesas com restos a pagar e de exercícios anteriores, o que resultou em um saldo negativo no valor de R$ 794.987,33. Além de contrariar a LRF, a irregularidade configura a existência de desequilíbrio fiscal nas contas públicas e compromete o mérito das contas. Cabe recurso da decisão.