Achei Sudoeste

11 Jan 2018 - 15:00h

Na última quarta-feira (10), uma passeata mobilizou a população de Caculé com o objetivo de chamar a atenção dos governantes para a necessidade de medidas que promovam a segurança na cidade. A manifestação, articulada pelo Movimento “Juntos pela Paz”, representado por diversos segmentos da sociedade, foi convocada pelas redes sociais. De acordo com o Informe Cidade, os manifestantes saíram em caminhada da Praça Miguel Fernandes e seguiram por algumas ruas da cidade, com “apitaço”, balões brancos e faixas pedindo paz, em direção à Praça Deoclides Cardoso. No local, foram feitos discursos que tiveram em comum o pedido de paz e mais segurança. Um dos idealizadores do evento, o médico Charles Martins, diretor do Hospital Nossa Senhora Aparecida, destacou que com a força do povo a situação da cidade irá melhorar.

11 Jan 2018 - 14:30h

Na última quarta-feira (10), o deputado federal Waldenor Pereira esteve presente no 1º Fórum Regional de Debate sobre os avanços e lutas das categorias dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, que aconteceu em Guanambi. O evento reuniu lideranças nacionais e estaduais. Waldenor compôs, como titular, uma comissão especial na Câmara dos Deputados que emitiu parecer sobre o projeto que dispõe sobre as atribuições dos agentes comunitários de saúde e de endemias da Atenção Básica (PNAB). O parlamentar é um dos signatários do decreto legislativo do Congresso Nacional que visa barrar a portaria ministerial do governo Temer. Na última segunda-feira (8), o presidente Michel Temer sancionou, com muitos vetos, a lei que reformula a carreira de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. O deputado Waldenor garantiu, durante o evento, que vai lutar para mudar a situação. “Esses vetos vão ser derrubados, eu não tenho nenhuma dúvida. Conversei com o líder do PT, Paulo Pimenta, lá na Câmara dos Deputados e ele me autorizou a dizer que a nossa bancada vai votar para derrubar os vetos do governo federal”. Ainda durante o evento, o parlamentar foi homenageado com uma placa pela aprovação da Lei Ruth Brilhante, que define as atribuições da categoria.

11 Jan 2018 - 14:00h

Cerca de 2 mil proprietários de terras que foram beneficiados com o recadastramento gratuito promovido em junho de 2017, em Brumado, pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), através do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais, estão sendo convocados para refazerem o procedimento por conta de uma falha no sistema digitalizado via satélite. O sistema teria apresentado margem de erro nos limites das propriedades. O site Achei Sudeste apurou junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) que o mapeamento apresentou alguns equívocos na medição territorial das propriedades e, dessa forma, o sistema está rejeitando o cadastro realizado, obrigando os proprietários a buscarem um novo recadastramento até o dia 31 de maio. Os donos de terras devem refazer o cadastro no tempo determinado a fim de que não sejam penalizados com perda de benefícios.

11 Jan 2018 - 12:30h

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. No site www.acheitour.com.br.

11 Jan 2018 - 12:00h

Na última quarta-feira (10), foi realizada a primeira sessão de retomada das atividades do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Brumado (CMDRS). A reunião contou com a presença de vários líderes comunitários rurais, representantes sindicais, agentes financeiros, representantes da secretaria municipal de agricultura e a primeira secretária legislativa, Ilka Abreu, representando a Câmara de Vereadores. A sessão, articulada pelo presidente Federico Neves, debateu vários temas, como a viabilização da instalação de sistemas de captação de energia solar nas comunidades, correção do cadastro territorial rural, corte da operação pipa nas comunidades que contam com dessalinizadores, cobranças da taxa de energia das bombas d’água e ações do comitê do Rio das Contas no combate à construção da barragem do agronegócio. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Federico Neves destacou que foi uma sessão bastante produtiva. Segundo ele, o conselho retoma suas atividades com novos membros e planejando articular parcerias de interesse e investimentos para o crescimento da agricultura familiar. Neves disse ainda que buscará uma aproximação maior com a Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos e os demais agentes que corroboram com as ações de desenvolvimento rural a fim de somar forças para o crescimento da agricultura e renda familiar das comunidades e para os pequenos produtores do meio rural brumadense.

11 Jan 2018 - 11:30h

No próximo dia 14, o cantor Lázaro Jacarine participará do “Programa Edelson Moura”, da Rede Família. Em sua página no Facebook, o cantor convidou o público para assistir ao programa e prestigiar a sua participação. “Eu, Lázaro Jacarine, neste domingo, estarei me apresentando no Programa Edelson Moura na TV na Rede Família (7h30min por conta do Horário de Verão). Espero que vocês assistam e gostem da minha participação! Forte abraço a todos!”, escreveu o cantor.

11 Jan 2018 - 11:00h

Por 13 votos favoráveis e 03 contrários para o município de Livramento de Nossa Senhora, a cidade de Brumado receberá as instalações da Policlínica Regional de Saúde. A eleição foi realizada durante uma reunião entre os prefeitos dos municípios que formam o Consórcio Regional da Microrregião, a qual aconteceu no gabinete da prefeitura de Brumado, na última quarta-feira (10). A estrutura ofertada com a chegada da UTI, bem como a perspectiva de receber a Escola de Medicina, foram preponderantes para decisão final dos prefeitos que participaram do encontro. Tão logo foi dado o resultado da votação, a assessoria de comunicação da prefeitura brumadense informou ao gabinete do governador Rui Costa sobre a decisão. A expectativa agora é pela confirmação do retorno do governador a Brumado no mês de fevereiro a fim de assinar a ordem de serviço para o início das obras. Na oportunidade, o governador também deverá anunciar outras obras envolvendo o sistema de captação e tratamento de esgoto e a segunda etapa da Barragem de Cristalândia, além da inauguração do Centro Integrado de Comunicação (Cicom).

11 Jan 2018 - 10:00h

Na última terça-feira (9), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) certificou a Vara Criminal da Comarca de Brumado, sob a titularidade do Juiz de Direito Genivaldo Alves Guimarães, com o Selo Ouro. A premiação é entregue às unidades judiciais criminais mais produtivas do Poder Judiciário do Estado da Bahia. A Vara Criminal Brumadense possui uma taxa de congestionamento de 67%. A taxa mede a efetividade da vara em um determinado período, levando-se em conta o total de casos novos que ingressaram, os casos baixados e o estoque pendente. A premiação busca incentivar e reconhecer o esforço de magistrados e servidores, bem como os resultados alcançados.

11 Jan 2018 - 09:00h

Pelo menos quatro arrombamentos foram registrados na madrugada desta quarta-feira (10), em Brumado. Todos os alvos são lojas comerciais, sendo três nas imediações da Praça Capitão Francisco de Souza Meira, a Praça da Matriz, e uma na Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães. Nas ações praticadas próximo à Praça da Matriz, o elemento destelhou uma loja de confecções e tentou levar uma mochila com várias peças de roupas, porém acabou deixando a mercadoria no forro do estabelecimento. Em uma lanchonete, o meliante construiu uma escada improvisada amontoando bancos e cadeiras para alcançar o teto do recinto. 

Já em uma casa de biscoitos, o bandido utilizou uma travessa e uma colher para arrombar o caixa, de onde subtraiu a quantia de R$ 35. Não houve subtrações relevantes nos estabelecimentos. Os proprietários disseram que o prejuízo maior se deve aos danos causados pelos marginais para ter acesso ao interior dos estabelecimentos. Já na ação registrada na Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães, o alvo foi uma loja de joias. A polícia ainda apura o ocorrido. Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional, da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), fez o levantamento nos locais arrombados e constatou o mesmo modo de agir. A suspeita das ações delituosas recai sobre um adolescente de 12 anos, que deve ser recolhido nas próximas horas para ser ouvido pela autoridade policial.  

11 Jan 2018 - 08:30h

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

11 Jan 2018 - 08:00h

Os agentes de endemias do município de Brumado alertam a comunidade quanto ao crescimento assustador da infestação do mosquito aedes-aegypti, transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya. Embora nem a coordenação de endemias da Vigilância Epidemiológica (Vigep) e tampouco a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) tenham se manifestado sobre um levantamento oficial, o trabalho de campo tem apontado uma elevação considerável nas áreas cobertas pelos agentes. Em localidades como o Bairro São Félix e adjacências, bem como o Bairro Dr. Juracy, foram coletadas várias amostras da larva do mosquito já em estado de pupa, prontos para eclodir. Além disso, as condições climáticas nos últimos dias têm favorecido a elevação da infestação do mosquito. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, os agentes disseram que uma ação emergencial imediata precisa ser adotada pelo núcleo da saúde local, pois está desenhado o cenário para uma epidemia que poderá acometer grande parcela da população. O setor de combate à dengue na cidade conta apenas com 22 agentes de endemias, quando o município carece de mais de 60 para cobrir a sede e as comunidades rurais. Com apenas 1/3 da força operacional, vários bairros estão sem a cobertura de controle do setor de endemias. A situação é ainda pior nas comunidades rurais, que há anos não recebem uma visita dos agentes de combate a endemias. Além das cobranças de investimentos, os agentes clamam por ações práticas de conscientização da população brumadense. “Podemos ter mil agentes de campo, mas se não houver um comprometimento da própria comunidade com a causa todo esforço terá sido em vão, pois os principais agentes de combate ao mosquito são os próprios moradores. Quem tiver amor por seus familiares e vizinhos com certeza vai entender a mensagem e agir”, disse um dos agentes.  

11 Jan 2018 - 07:30h

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

10 Jan 2018 - 21:25h

Brumado registra o primeiro homicídio de 2018 nesta quarta-feira (10). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a vítima, Sueido Silva, 18 anos, estava jogando videogame dentro de sua casa na Rua Isaura Caíres Meira, no Bairro Malhada Branca, no momento em que três indivíduos chegaram no local e dispararam vários tiros. O motivo ainda é desconhecido. A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento do local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado já está realizando a perícia. O corpo do jovem será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A Polícia Civil vai apurar o caso.

10 Jan 2018 - 17:00h

A Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, nomeou o juiz Francisco Moleda de Godoi para a Comarca de Ituaçu, a 115 km de Brumado. O Juiz era titular da Vara de Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais, Fazenda Pública e Registros Públicos da Comarca de Itanhém, sendo removido por antiguidade para a Comarca de Ituaçu, ambas de entrância inicial.

10 Jan 2018 - 16:30h

O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, afirmou nesta quarta-feira (10) que a corporação pretende concluir até o fim deste ano as mais de 200 investigações sobre políticos e autoridades em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF). A meta foi anunciada à imprensa após uma reunião do diretor com a presidente da Corte, Cármen Lúcia. No encontro, Segovia confirmou a ampliação, de 9 para 17, do número de delegados que atuam nos inquéritos. De acordo com o G1, ele informou ainda que os inquéritos da polícia em andamento no STF não são só da Operação Lava Jato. “A gente espera no menor prazo possível concluir essas investigações. Não são só inquéritos relativos à Lava Jato, são mais de 200 inquéritos hoje no STF, metade relativo à Lava Jato. Hoje já foram convocados 17 delegados para auxiliarem nessas investigações. A gente espera não só concluir os inquéritos no Supremo da Lava Jato, mas também todas as outras investigações que correm. A nossa meta é concluir todos os inquéritos hoje que estão no STF até o final deste ano”, afirmou Segovia.

10 Jan 2018 - 16:00h

A jovem Laís Borges, de apenas 17 anos, faleceu vitima de anemia falciforme em Boquira, a 238 km de Brumado. Segundo informações do Boquira em Ação, Laís residia em São Paulo, mas estava em Boquira, no Povoado de Palmeirinha, a passeio com familiares. No último domingo (7), a jovem passou mal e foi levada para a unidade de saúde do município, onde foi internada. Na segunda-feira (8), seu estado de saúde se agravou, sendo transferida na Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Apesar dos esforços de todos os profissionais de saúde envolvidos, a jovem não resistiu e faleceu no município de Anagé. O sepultamento será realizado nesta quarta-feira (10), em Boquira.

10 Jan 2018 - 15:30h

O Subtenente Paulo Souza, que esteve no comando do Tiro de Guerra de Brumado por três anos, se despede do município. O Subtenente formou três turmas de atiradores, além de ter dirigido diversos projetos sociais voltados para área esportiva e educacional. Também foi desenvolvido no TG o projeto Turma de Garra, em parceria com a Secretaria de Educação do Município e a Escola Municipal Scheilla Barreto Spínola Costa. Em suas palavras de despedida, o Subtenente disse que foi um privilégio estar à frente do TG por três anos. Ele agradeceu a Deus, a sua família, ao Exército, a mídia, ao município e ao povo brumadense por tê-lo acolhido e apoiado na condução e formação dos jovens atiradores e nos projetos desenvolvidos pelo TG. O Subtenente expressou a sua profunda gratidão às três turmas de atiradores que ele formou, bem como aos seus pais e familiares, aos professores dos projetos que de forma voluntária dedicaram tempo em favor dos alunos, a cada atleta e estudante dos projetos, ressaltando que leva no coração cada um daqueles que de alguma forma fizeram parte de sua vida, contribuindo para o seu crescimento.

10 Jan 2018 - 15:00h

Através da Secretaria Municipal de Educação, a prefeitura concedeu a todos os profissionais do magistério do Município reajuste salarial de 6,81%. O mesmo será aplicado sobre o Piso de 2017 e será pago a partir deste mês de janeiro. A secretária municipal de educação, Ednéia Ataíde, destacou que essa é mais uma ação da gestão "Educar para libertar" que reafirma o respeito pela categoria e pela legislação, em particular a Lei n° 11.738, de 16/07/2008, que estabelece o Piso Nacional Salarial dos Professores, bem como a Portaria n° 1.595, de 28/12/2017, que atualiza o valor do piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica para o exercício de 2018.