Achei Sudoeste

17 Set 2018 - 11:30h

No próximo dia 26, a Turma da Disciplina Direito e Movimentos Sociais, da Uneb/Brumado, realizará uma Mesa Redonda com bacharéis em Direito, militantes de Movimentos Sociais, que se formaram pela Turma Elizabeth Teixeira - Pronera/UEFS. Será um momento de discussão sobre a política pública educacional e sobre a vivência prática, desafios e resultados alcançados. As Turmas Especiais de Direito para Beneficiários da Reforma Agrária são resultados da luta dos movimentos sociais do campo, em torno do acesso à educação e respeito à cultura camponesa. O resultado foi a criação do Pronera - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Decreto nº 7352/2010), que institucionalizou e apontou diretrizes para todos os níveis da educação, com enfoque no público da Reforma Agrária. As inscrições serão feitas no local, a partir das 13h30, devendo ser entregue 1 kg de alimento, que será destinado para entidade filantrópica da cidade. Os debatedores são: Edelson Silva Moreira - Bacharel em Direito, Militante do MPA  (Movimento dos Pequenos Agricultores); Elieli Nunes Rodrigues - Advogada, Militante do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores); Rosalvo José dos Santos – Bacharel em Direito, Militante do MST e Salviano Lima Sousa - Bacharel em Direito, Militante do MST. 

17 Set 2018 - 11:00h

Ignorando ao atual momento de crise que assola os municípios, os vereadores de oposição de Boquira, a 237 km de Brumado, exigiram na justiça que sejam elevados os seus próprios salários para R$ 7.596,68, baseados em uma lei aprovada no final do mandato passado. Os quatro vereadores da bancada de oposição não deram crédito aos apelos dos colegas e até do presidente da Casa, que, juntamente com a assessoria, procurou convencê-los de que o aumento seria danoso, podendo inclusive provocar a demissão de servidores da Câmara. Isso porque a porcentagem dos recursos a serem destinados à folha de pessoal e subsídios dos edis não pode ser maior que 70% do duodécimo repassado pela prefeitura. De acordo com o O Eco, a indignação da comunidade vem desde que foi aprovada a Lei Municipal 659/2016, que, baseada no limite máximo de 30% dos salários dos deputados estaduais, estipulou a elevação desproporcional à realidade da Câmara de Boquira. Apesar de apresentar a real situação, o presidente foi intimado no último dia 12 a efetuar o pagamento atualizado de R$ 7.596,68 a cada vereador. O presidente afirma que não há outra saída senão demitir funcionários contratados e rescindir contratos de prestações de serviços, essenciais ao funcionamento da Casa, para que não incorra em irregularidades. Nas redes sociais, a situação tem repercutido negativamente.

17 Set 2018 - 10:30h

Em Brumado, o Plaza Super Hortifruti é um hortifruti, mercado e padaria que funciona na Rua Dr. Mário Meira, 266, ao lado do Bradesco, no coração da cidade. No local, são vendidos produtos orgânicos certificados, que significam mais saúde e qualidade nos seus alimentos. Faça uma visita e conheça o Plaza Super Hortifruti, onde tem preço baixo todo dia.

17 Set 2018 - 10:00h

Cerca de 80 profissionais estrangeiros e brasileiros, inseridos no programa Mais Médicos, do governo federal, estiveram reunidos na sexta-feira (14), no auditório do campus do Instituto Federal da Bahia (Ifba), em Brumado, onde participaram de mais uma de três etapas de capacitação anual. Médicos cubanos, bolivianos e brasileiros, das regiões de Brumado e Guanambi, compareceram ao evento, que ainda contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, bem como dos supervisores regionais e da tutora. A médica brumadense e supervisora do Programa Mais Médicos do Brasil, Márcia de Castro, disse em entrevista ao site Achei Sudoeste que o encontro é, na verdade, uma capacitação pedagógica seguida de uma avaliação anual das atividades desenvolvidas por cada profissional em sua unidade básica de atuação.

A supervisora destacou que o programa vem atingindo seu objetivo de levar o profissional médico às regiões onde outrora havia carência de um profissional de saúde para atender, principalmente nas comunidades rurais de difícil acesso. O diferencial nos últimos anos, conforme observado pela supervisora, tem sido o interesse de médicos brasileiros de ingressarem, quebrando algumas barreiras de resistência ao programa. Já a tutora, a argentina Maria Caputo, reforçou que a capacitação visa debater temas voltados a endemias pouco conhecidas pelos médicos estrangeiros, que, no entanto, são bastante comuns em território nacional. Desde 2003 atuando na região de Paramirim, a cubana Maira Leila resumiu um pouco da sua atuação na localidade. “É um povo carente de atenção médica, porém muito acolhedores. Me graduei com os ensinos de anos vividos na minha unidade de atuação”, pontuou. O diretor do Ifba, Rui Santana, recepcionou os profissionais durante a abertura dos trabalhos do dia, que deram sequência com as palestras ilustradas com slides.

17 Set 2018 - 09:30h

Quer cuidar do seu sorriso e ter dentes saudáveis e bonitos? O Consultório Odontológico Dentes Claros dispõe de equipamentos modernos e materiais de alta qualidade para lhe proporcionar o melhor tratamento especializado. Entre os procedimentos realizados na Dentes Claros, estão: clareamento dental, estética, limpeza, restauração, cirurgia, prótese dentária, raio-x, botox, tratamento de canal, além de aparelhos fixos e removíveis. Atendimento em crianças e adultos. Marque agora mesmo uma avaliação pelos telefones: (77) 3441-0099 ou (77) 99829-6326 e agende o seu atendimento. O consultório fica localizado na Rua Coronel Tibério Meira, 126-A, 1º Andar, em Brumado. Fernanda Cardoso - CRO-BA 12.430 é a dentista responsável.  Consultório odontológico Dentes Claros, seu sorriso faz a diferença!

17 Set 2018 - 09:00h

Instalado há trinta anos na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, o Grupo Valdir Saraiva construiu um império empreendedor que gera cerca de 700 empregos diretos, o que muito vem colaborando com o crescimento na região. O empresário Valdir Saraiva recebeu a equipe de reportagem do site Achei Sudoeste em seu escritório na empresa referência do grupo, a Dimacol. Durante a entrevista, o diretor presidente detalhou que o grupo conta com um posto de combustíveis, um hotel, a transportadora e uma fazenda com produção de uma das cachaças mais comercializadas no país, a Poço da Pedra. Com a Dimacol, o grupo se expandiu atendendo 40% do estado de Minas Gerais e 100% dos municípios da Bahia e do Sergipe. Natural de Licínio de Almeida, Saraiva disse que sua veia empreendedora herdou do pai, que era comerciante em sua terra natal. Com o passar do anos com a intenção de expandir o legado do pai, o empresário se mudou para Caculé, onde, segundo narrou, encontrou muita inspiração para levar adiante o seu ambicioso projeto. Perseverança é a palavra dominante do vocabulário do empresário quando se fala em manter as portas abertas na frágil economia nacional.

“Quem quer empreender no Brasil tem que ter muita força de vontade, coragem e perseverança. Não é nada fácil manter um negócio em nosso país. Há uma desconfiança muito grande do mercado internacional no que tange a investir em nosso país e essa desconfiança gera negatividade e instabilidade comercial, o que muito prejudica os interesses comerciais internos, principalmente para o empreendedor. Já enfrentei diversas crises, várias moedas e projetos econômicos que não deram muito certo para nós, porém só sobrevivemos a essas turbulências da nossa frágil economia por causa da nossa insistente perseverança”, declarou. Em seguida, ele fez um agradecimento emocionado às 700 famílias por ele empregadas, a quem prefere chamar de parceiros e colaboradores. “Falo sempre que sinto no meu coração que até já poderia ter diminuído o ritmo e parado de trabalhar já há alguns anos. No entanto, a gratidão das 700 famílias que aqui trabalham, ou melhor, que aqui se dedicam como parceiros colaboradores nos dá cada vez mais energia e força para continuarmos. A gratidão dessa famílias é o nosso maior lucro e fonte de energia para continuarmos”.

17 Set 2018 - 08:30h

Com o objetivo de promover um estilo de vida leve, a Praticook possui um extenso catálogo de produtos saudáveis, com opções integrais, diet, light, low carb, detox, sem glúten e sem lactose. A loja trabalha com refeições congeladas, práticas e acessíveis, que têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, além de lanches saudáveis para te ajudar a emagrecer sem sacrifícios. O conceito da marca Praticook busca incentivar o maior número de pessoas a seguir um estilo de vida saudável, com praticidade e sabor. Tudo para tornar o seu dia a dia e sua vida melhores. Nossos produtos são preparados com ingredientes selecionados e sem adição de conservantes. A ideia é comer bem para viver bem. Praticook, a sua loja de produtos saudáveis: vem ser saudável com a gente! A loja está localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, centro de Brumado. Para maiores informações e disk-entrega ligue: (77) 3441-0687 / (77) 99961-0687.

17 Set 2018 - 08:00h

De portas abertas para a comunidade, o campus do Instituto Federal da Bahia (Ifba) tem conseguido expandir a sua atuação no município de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor Rui Santana destacou que o fato do Ifba ter aberto espaço para atender alguns eventos locais tem atraído cada vez mais o interesse da comunidade local pelas atividades desenvolvidas na instituição e, dessa forma, os jovens, como público-alvo mais desejado para formação nas áreas técnicas ofertadas, estão cada vez mais buscando ingresso nos cursos profissionalizantes disponíveis no campus. 

O diretor detalhou que o reflexo é sentido no recorde de inscrições para o processo seletivo que já está perto de 1000 inscrições, a maior procura em todo o estado. Com isso, o campus vem buscando ampliar a sua oferta de ensino, tanto que é aguardado o início da segunda etapa das obras de construção do galpão para aulas práticas de engenharia de minas e mineração, já orçada em R$ 400 mil, e que tão logo deverá entrar no edital de publicação, na expectativa de que a execução das obras se inicie até o mês de novembro.

17 Set 2018 - 00:00h

Com as obras de limpeza e desassoreamento das três barragens na região da comunidade Alto do Rosário, a administração do município de Dom Basílio está projetando a exploração futura do turismo ecológico no percurso de 06 km de estrada aberta na Serra das Éguas. Com a ajuda do guia Antônio Rosário e da engenheira Débora Pereira, a equipe de reportagem do site Achei Sudoeste percorreu parte do trecho que está sendo avaliado para a exploração do turismo dentro da extensa vegetação de caatinga, apelidada carinhosamente de “estrada do Pastim”. São vários atrativos e uma grande biodiversidade de flora e fauna regional, como pássaros, cobras e até o raro cachorro do mato, bem como os belos cactos floridos e lindas cachoeiras.

O guia apresentou também uma histórica rota, ou estrada comercial, construída pelos desbravadores da região há mais de 150, anos. O percurso conta com cerca de pedras, que, além de orientar o caminho, também servia para demarcar as propriedades, mantendo os animais dentro dos limites de terra de cada produtor. Seu Rosário revelou que o trecho de cerca de pedras também foi muito utilizado pelos cangaceiros para fugir da polícia da caatinga, no período conhecido como ‘tempos dos revoltosos’. O prefeito Roberval Galego, que também acompanhou a nossa equipe de reportagem pelo aventureiro rali, confirmou a intenção de explorar o turismo ecológico na localidade, porém o projeto só ganhará maior projeção após a conclusão das obras de limpeza das barragens que abastecem o município.

16 Set 2018 - 10:00h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A matriz da clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265. Já a sua filial, na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.

16 Set 2018 - 08:05h

Policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prenderam um homem armado que ameaçava pessoas na cidade de Aracatu, a 36 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, o fato foi registrado na tarde do último sábado (15), na Rua Sebastião Partes.  No local, os policiais se depararam com o acusado, que ao avistar a guarnição tentou empreender fuga e arremessou a arma sobre o muro de um galpão. Entretanto, foi alcançado, imobilizado e desarmado. O homem foi encaminhado para 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, onde foi apresentado. As vítimas também foram conduzidas a unidade policial para registro da ocorrência. A arma que estava em posse do elemento foi apreendida.

15 Set 2018 - 21:10h

Durante um patrulhamento ostensivo em Brumado, uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Sudoeste), apreendeu drogas, celular e dinheiro na Rua José Mariano da Silva, no bairro Esconso. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, a ocorrência foi registrada na tarde deste sábado (15). Um suspeito foi conduzido a delegacia de Brumado, após dispensar a sacola com o produto ilícito. Durante a abordagem, os policiais verificaram que dentro da sacola havia sete pinos de substância análoga a cocaína.

15 Set 2018 - 20:45h

Um homem de prenome Tiago morreu na noite deste sábado (15), na BA-142, no trecho que liga os municípios de Tanhaçu e Ituaçu, na região sudoeste da Bahia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a vítima estava conduzindo sua motocicleta, quando foi surpreendido por uma picape S10 com placa policial de Tanhaçu. O piloto da motocicleta é natural da cidade de Barra da Estiva, morreu na hora. Sem prestar socorro, o motorista da picape fugiu do local do acidente. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência e controlou o trânsito na rodovia. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado foi acionado e realizou a perícia. O corpo de Tiago foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsado.

15 Set 2018 - 19:20h

O brumadense Vilson Lima de Oliveira, 41 anos, morreu na tarde deste sábado (15) vítima de afogamento no Balneário da Gruta da Mangabeira, em Ituaçu, a 115 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a vítima estaria passeando no local, quando resolveu nadar nas águas do Balneário, se afogando em seguida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas quando chegou ao local já encontrou o homem sem vida. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado já realizou a perícia. O corpo será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Polícia de Ituaçu.

15 Set 2018 - 17:50h

O litro da gasolina foi reajustado para R$ 5,18 neste final de semana, nos postos de revenda do município de Brumado. Esse já é o quarto reajuste desde o final da paralisação dos caminhoneiros, que ocorreu no mês de maio. Logo após as manifestações, o litro da gasolina era vendido a R$ 4,799; com o primeiro reajuste pós-paralisação, em junho, os consumidores passaram a pagar R$ 4,899. Em julho, o valor foi de R$ 4,959. No final de agosto elevado para R$ 5,079. Já em setembro, o preço do litro do combustível disparou e está sendo comercializado a R$ 5,18.

15 Set 2018 - 11:00h

Se a fé cristã acredita que Jesus Cristo viveu de novo ao terceiro dia, o mesmo se pode dizer da pequena Maria Sofia, que após três dias de nascida, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, foi picada por um escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), espécie mais letal desse aracnídeo, e sobreviveu. Maria Sofia está entre as 15.082 pessoas que foram vítimas de picadas de escorpião de 1º de janeiro até 11 de setembro, na Bahia. Esses 15 mil casos dão uma média de 55 registros por dia. Em todo o ano passado, a média foi 58. A recém-nascida, hoje com 12 dias de vida, foi picada cinco vezes, segundo a família e o laudo médico, assinado pela pediatra Silvia Patrícia Ledo, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde a menina ficou internada após ser atendida no Hospital Municipal Esaú Matos. De acordo com o jornal Correio, o animal foi encontrado preso ao coto umbilical da criança, escondido dentro da fralda. Antes de ir para essas unidades, Maria Sofia ainda passou por um posto de saúde e ninguém viu o escorpião. O fato ocorreu na manhã do feriado de 7 de setembro, no conjunto habitacional Campo Verde, do programa federal Minha Casa, Minha Vida, no bairro Campinhos, periferia da cidade.

15 Set 2018 - 10:20h

Uma mulher foi presa, nesta sexta-feira (14), suspeita de envenenar um casal na cidade de Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu na segunda (10) e uma das vítimas, a mulher, é prima da suspeita. Conforme a polícia, Edna Cortes de Araújo Rego teria cometido o crime para roubar o dinheiro da aposentadoria do casal. Edna foi vista fazendo compras na cidade após a morte das vítimas. Dalila Rodrigues dos Santos, de 57 anos, Heliodorio Felipe dos Santos, de 74 anos, passaram mal, quase simultaneamente, e morreram com os mesmos sintomas, informou a polícia. Dalila era prima de Edna. De acordo com o G1, as investigações apontam que o casal foi envenenado por Edna após fazer o saque da aposentadoria. Ainda de acordo com a Polícia Civil, imagens de câmeras de segurança de uma loja flagraram a suspeita oferecendo um suco para o casal. Após beber o suco, Dalila e Heliodoro passaram mal, na rua. Segundo a Polícia Civil, Dalila Santos teve o mal-estar em uma loja que fica próxima à delegacia da cidade. Ela foi socorrida pela polícia e levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas chegou ao local sem vida. Heliondro Santos passou mal de forma quase simultânea, na frente de um hotel da cidade. O idoso foi socorrido por outra equipe da Polícia Civil, mas também chegou sem vida à UPA. Edna Rego teve o mandado de prisão preventiva cumprido e vai ser encaminhada para o sistema prisional. O caso segue em investigação.

15 Set 2018 - 09:45h

Apresentado oficialmente como o candidato substituto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano, Fernando Haddad (PT) alcançou o segundo lugar em uma nova pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14). O ex-prefeito de São Paulo foi de 9% para 13% no novo estudo e empatou com o segundo colocado, Ciro Gomes (PDT). O candidato do PSL, Jair Bolsonaro, ainda lidera as intenções de voto com 26%. Empatado numericamente com Ciro e Haddad, o tucano Geraldo Alckmin (PSDB) oscilou de 10% para 9%. Em curva francamente descendente, Marina Silva (Rede) caiu de 11% para 8% e hoje tem metade das intenções de voto que tinha quando sua candidatura foi registrada em agosto. O levantamento do Datafolha foi feito entre quinta-feira (13) e sexta (14), ouvindo 2.820 eleitores em 187 cidades, com uma margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela Folha e pela Rede Globo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) BR 05596/2018. Os resultados da pesquisa foram os seguintes: Jair Bolsonaro (PSL): 26%; Ciro Gomes (PDT): 13%; Fernando Haddad (PT): 13%; Geraldo Alckmin (PSDB): 9%; Marina Silva (Rede): 8%; Alvaro Dias (Podemos): 3%; Henrique Meirelles (MDB): 3%; João Amoêdo (Novo): 3%; Cabo Daciolo (Patriota): 1%; Guilherme Boulos (PSOL): 1%; Vera Lúcia (PSTU): 1%; João Goulart Filho (PPL): 0%; Eymael (DC): 0%; Branco/nulos: 13%; Não sabe/não respondeu: 6%.

15 Set 2018 - 09:05h

A caminhada com o governador e candidato a reeleição, Rui Costa (PT), em Brumado, provocou um princípio de incêndio em uma residência na Avenida Doutor Antônio Mourão Guimarães. Durante a passagem do evento político pelo local, fogos soltados durante o ato do governador e sua comitiva teriam causado o princípio de incêndio à residência na altura do número 109. A reportagem do site Achei Sudoeste flagrou o exato momento do fato. De acordo com testemunhas, a residência está fechada e sem moradores. Populares que acompanhavam o ato político entraram no local e controlaram às chamas.