Achei Sudoeste

08 Jul 2018 - 14:00h

A guerra deflagrada entre o desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e o juiz federal Sérgio Moro, levou o presidente da Corte regional, Thompson Flores, a buscar socorro superior. De acordo com o site O Antagonista, o desembargador presidente do TRF4 ligou para a chefe do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, pedindo que ela coloque uma ordem na guerra jurídica. O impasse começou depois que Favreto determinou a soltura do ex-presidente Lula e Moro ordenou que o mandado judicial não fosse cumprido pela Polícia Federal. Após a decisão de Moro, Favreto reiterou sua decisão que manda soltar o ex-presidente. A presidente do STF conversou com Raquel Dodge, procuradora-geral da República, que pode formalizar recurso.

08 Jul 2018 - 13:50h

Uma informação divulgada no início da tarde deste domingo (8) pelo site O Antagonista mostra como os ânimos estão exaltados entre os magistrados envolvidos no caso do ex-presidente Lula. O petista obteve um alvará de soltura expedido pelo desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), mas o juiz federal Sérgio Moro ordenou que a decisão do plantonista não fosse cumprida. Em seguida, Favreto reiterou sua ordem de soltura. Segundo a publicação do site, Favreto ligou aos berros para o superintendente da Polícia Federal no Paraná, Maurício Valeixo, mandando que soltasse Lula. O magistrado ouviu Valeixo dizer pacientemente que não poderia atender ao pedido porque Moro havia determinado que o ex-presidente permanecesse preso.

08 Jul 2018 - 13:00h

O site Antagonista obteve em primeira mão que p juiz federal Sérgio Moro acaba de emitir despacho à Polícia Federal contra a ordem de soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o juiz, o desembargador Rogério Favreto não tem competência para decidir no caso, atropelando o Supremo Tribunal Federal (STF) e desconsiderando o relator Gebran Neto. De acordo com a Revista Veja, Favreto, foi filiado ao PT por 20 anos. Ainda de acordo com a decisão, ele foi filiado ao PT de 1991 a 2010, quando virou juiz. Em 2011, ele foi nomeado por Dilma Rousseff ao TRF-4.

08 Jul 2018 - 12:30h

Em decisão divulgada neste domingo (8), o desembargador federal Rogério Favreto do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), com sede em Porto Alegre, decidiu conceder liberdade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso desde 7 de abril deste ano em Curitiba. Lula foi condenado na Operação Lava Jato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O despacho determina a suspensão da execução provisória da pena e a liberdade de Lula. “Cumpra-se em regime de urgência nesta data mediante apresentação do Alvará de Soltura ou desta ordem a qualquer autoridade policial presente na sede da carceragem da Superintendência da Policia Federal em Curitiba, onde se encontra recluso o paciente”, diz trecho da decisão. Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele é o primeiro ex-presidente do Brasil condenado por crime comum. De acordo com o G1, o desembargador sustenta que, já que o cumprimento ocorrerá em um domingo, que não é dia útil, se dispensa o exame de corpo de delito, se for de interesse de Lula.

08 Jul 2018 - 09:30h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

08 Jul 2018 - 09:00h

Um acidente foi registrado no último sábado (07), na BA-262, nas proximidades da entrada da cidade de Caraíbas, a 68 km de Brumado, ceifou a vida do caminhoneiro Waldenor Soares, de 56 anos, natural da cidade de Vitória da Conquista. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o motorista perdeu o controle da direção do veículo e desceu a ribanceira na rodovia. Waldenor não resistiu aos ferimentos e morreu na hora. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local controlando o trânsito e registrou a ocorrência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista realizou a perícia e encaminhou o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado.

08 Jul 2018 - 08:40h

Uma colisão entre dois carros de passeio, no cruzamento da Avenida Siqueira Campus com Avenida São Geraldo, no final da noite do último sábado (07), deixou nove pessoas feridas, no centro da cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Testemunhas relataram ao Blitz Conquista, que um dos veículos subia a Avenida São Geraldo, quando foi atingido pelo carro que trafegava pela Avenida Siqueira Campus. Com a força do impacto, um dos automóveis foi lançado contra um poste de metal. Os dois carros tiveram perda total. Algumas vítimas ficaram presas nas ferragens. Elas foram resgatadas e atendidas por equipes dos Bombeiros e Samu 192, sendo encaminhadas a hospitais da cidade. Mesmo com a gravidade do acidente, nenhuma vítima corre risco de morte.

07 Jul 2018 - 17:50h

Enfim, a Rússia caiu em casa. Após empate por 2 a 2 nos 120 minutos, a Croácia venceu a seleção anfitriã por 4 a 3 nos pênaltis, em Sochi, e, agora, enfrentará a Inglaterra na semifinal com a oportunidade de igualar ou superar o seu melhor resultado na história da Copa do Mundo. No tempo regulamentar, Cheryshev e Mario Fernandes marcaram para os russos, mas Kramaric e Vida empataram para a Croácia. Nos pênaltis, Subasic defendeu a primeira cobrança de Smolov, que tentou uma cavadinha. Brozovic converteu para a Croácia, assim como fez Dzagoev para a Rússia. De acordo com o Uol Esporte, Kovacic desperdiçou seu pênalti, e Mario Fernandes chutou para fora. Modric quase errou, mas a bola bateu na trave e entrou. Ignashevich converteu, e Vida também. Com muita pressão em suas costas, Kuzyaev marcou. Rakitic, que fez partida apagada durante os 120 minutos, marcou e classificou a Croácia. Até o momento, a melhor campanha croata da história ainda é a de 1998, quando terminou na terceira posição. Ou seja, se conseguir vencer os ingleses na semi, a Croácia automaticamente poderá comemorar sua melhor Copa, aconteça o que acontecer na final. O confronto entre Inglaterra e Croácia acontece na quarta-feira (11), às 15. Ao eliminar a seleção anfitriã, o time de Modric, Rakitic e companhia impediu que a inimizade política entre ingleses e russos fosse testada no futebol.

07 Jul 2018 - 13:30h

Uma guarnição do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da polícia militar da Bahia removeu um explosivo deixado por criminosos após a explosão de um caixa eletrônico do Banco Bradesco, na cidade de Igaporã, a 164 km de Brumado. De acordo com Vilson Nunes, os assaltantes não conseguiram levar o dinheiro, mas deixaram para trás um artefato explosivo que não detonou preso ao caixa eletrônico. O posto de autoatendimento do banco fica em frente ao Pelotão da Polícia Militar de Igaporã.

07 Jul 2018 - 13:00h

Cada vez mais, a Inglaterra está fazendo sua torcida voltar a sonhar com a conquista de uma Copa do Mundo após o título em casa de 1966. Com uma vitória por 2 a 0 sobre a Suécia neste sábado (7), a seleção britânica carimbou sua vaga na semifinal de um Mundial pela primeira vez desde 1990, quando terminou na quarta colocação. Maguire e Dele Alli, de cabeça, fizeram os gols. De acordo com o Uol Esporte, o jogo ainda contou com uma atuação espetacular do goleiro Pickford, que fez três defesas cruciais no segundo tempo para segurar o ataque sueco. A equipe escandinava voltou a fazer uma partida de muita organização e empenho, mas acabou superada pelo forte jogo aéreo inglês e pelo dia iluminado do camisa 1 rival. Agora, a Inglaterra aguarda o vencedor do duelo entre Rússia e Croácia, que se enfrentam ainda neste sábado, às 15h (de Brasília), em Sochi, para conhecer seu adversário na semifinal. O jogo que valerá uma vaga na decisão da Copa acontece na próxima quarta-feira (11), também às 15h, em Moscou.

07 Jul 2018 - 12:50h

Segundo a polícia civil, Gildásio de Jesus, de 55 anos, confessou ter matado a ex-esposa, Zilma Lima Bernardes, 51 anos, na última quinta-feira (05) em Brumado. A informação foi divulgada no G1. Zilma foi morta a facadas dentro de sua residência, na Rua Ruy Barbosa, no Bairro Dr. Juracy. A polícia não tem detalhes do tempo em que eles estavam separados, entretanto, informou que não há qualquer registro na delegacia, por parte da vítima, contra Gildásio. Testemunhas ainda serão ouvidas. O sepultamento de Bernardes foi realizado no Distrito de Itaquaraí, zona rural da cidade. Gildásio de Jesus permanece preso na delegacia de Brumado à disposição da Justiça.

07 Jul 2018 - 09:00h

O badalado grupo teatral Galpão irá se apresentar na Praça Coronel Zeca Leite, a Praça da Prefeitura, em Brumado, neste final de semana, com o aclamado espetáculo “De tempo somos”, um sarau musical que já percorreu os principais centros de cultura do país. O espetáculo tem direção de Lydia Del Picchia e Simone Ordones e conta com 17 artistas na dramatização. Em entrevista ao Achei Sudoeste, a atriz e diretora Simone Ordones disse que o grupo está há 35 anos percorrendo o país com vários musicais que trazem uma mensagem impactante com diversos ingredientes que prendem a atenção e emocionam o público. Acompanhada do agente cultural Paulo Esdras, a diretora do espetáculo acompanhou de perto os preparativos para os dois dias de apresentação neste sábado (07) e domingo (08).

07 Jul 2018 - 08:30h

Paulo Fernandes da Silva pôde encontrar parte de seus familiares paternos após mais de quatro décadas, na Comunidade de Palmital (Santa Luzia), zona rural do município de Caetité, a 100 km de Brumado. Órfão de mãe aos sete anos, e sem nunca ter tido oportunidade de conhecer seu pai, o mesmo foi amparado e criado pelo abrigo de Caetité. Paulo, natural de Palmital, foi embora de sua cidade natal ainda adolescente, na busca por uma vida mais digna, promissora e autônoma, percorrendo por diferentes lugares até chegar ao Amazonas, onde morou por muitos anos e se casou.

Após mais de três décadas distante de sua terra natal, o mesmo decide retornar para Caetité e fixar residência. Paulo é filho do professor José Espedião Vieira, mais conhecido na região como Zé Leite, que mesmo não sendo natural de Palmital, morou por muito tempo na comunidade e teve forte influência na localidade. O momento foi marcado por muita emoção, principalmente por Paulo, que pôde conhecer um pouco de suas raízes.

06 Jul 2018 - 17:00h

Motivo de intermináveis discussões entre brasileiros nos últimos anos, a Bélgica e sua “ótima geração” encerraram o sonho do hexacampeonato na Rússia nesta sexta-feira (6), em Kazan. Com gols de Fernandinho, contra, e De Bruyne, todos no primeiro tempo, o Brasil foi derrotado por 2 a 1 e deixou a Copa do Mundo de 2018 bem antes que sua torcida imaginava. Renato Augusto foi o responsável pelo gol de consolação brasileiro. De acordo com o Uol Esporte, em dia de Neymar muito abaixo do normal e grande atuação de Lukaku, a Bélgica desmanchou a defesa brasileira, ressentida da ausência de Casemiro e com Fernandinho, quatro anos depois, em mais uma atuação trágica. O Brasil só encontrou esperança com Renato Augusto, que diminuiu o marcador, mas a semifinal contra a França ficará a cargo dos belgas em uma Copa que agora é só de seleções europeias. A eliminação contra um rival que tem jogadores em quase todas as grandes equipes da Europa se deu em noite atípica em quase dois anos da era Tite. O Brasil não havia sofrido dois gols em nenhum jogo sob seu comando e não havia perdido com time completo em campo até a fatídica eliminação em Kazan.

06 Jul 2018 - 13:00h

A França é a primeira semifinalista da Copa do Mundo de 2018. Em partida segura defensivamente e eficiente do outro lado do campo, a equipe comandada por Didier Deschamps derrotou o Uruguai pelo placar de 2 a 0, em Nizhny Novgorod, e assegurou passagem para a próxima etapa do Mundial. Raphael Varane, com desvio de cabeça certeiro no primeiro tempo, e Antoine Griezmann, após falha bizarra de Muslera, anotaram os gols da classificação. A equipe europeia se aproveitou da ausência de Edinson  Cavani, vetado pelo departamento médico uruguaio ao ser diagnosticado com um edema na panturrilha esquerda, e dominou praticamente todo o encontro. Somente em um único momento, no fim do primeiro tempo, Lloris precisou trabalhar de maneira mais incisiva para evitar ser vazado. O Uruguai, sem o companheiro de Neymar no PSG, perdeu força ofensiva e pouco ameaçou. Além da defesa segura, que anulou um isolado Luis Suárez, a França se apresentou de maneira eficiente no ataque, mesmo em uma tarde pouco iluminada de Mbappé. Na bola parada, justamente uma das principais forças uruguaias, Varane abriu o placar aos 40min da primeira etapa. A classificação acabou assegurada em chute de fora da área de Griezmann, que viu Muslera falhar na tentativa de defesa antes da metade do tempo final de jogo. Primeira a assegurar a vaga entre os quatro melhores na Rússia, a França aguarda o vencedor de Brasil e Bélgica, que duelam nesta sexta-feira, a partir das 15h (de Brasília), em Kazan. A atual vice-campeã europeia joga na terça, às 15h, em São Petersburgo, para tentar retornar a uma final de Copa após 12 anos.

06 Jul 2018 - 12:30h

O prefeito e o vice-prefeito de Anguera,  tiveram os mandados cassados pela Justiça Eleitoral da Bahia após suspeita de caixa dois na campanha das eleições de 2016, segundo informações divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) na quinta-feira (5). A decisão é da juíza Nartir Dantas Veber e cabe recurso. De acordo com a determinação, que foi expedida no dia 20 de junho, houve subfaturamento em diversas ações ocorridas durante a campanha, como na locação de equipamentos para um comício, no consumo de combustível em carreatas e na contratação de um locutor com carros de som não declarados. Além disso, na decisão, a juíza ainda aponta que, durante a campanha, houve também a distribuição de bebidas alcoólicas e comidas durante um churrasco, que foi realizado em uma fazenda que pertence a um dos dois políticos. O prefeito Fernando Bispo Ramos e o vice Moisés Couto Oliveira foram eleitos pela coligação PSD-PMDB-PSB-PV-PR e PT, em 2016. De acordo com a decisão, além da cassação dos mandatos, os dois deverão ficar inelegíveis por oito anos, contando a partir de 2016. Conforme o TRE, a sentença deve ser publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) na próxima semana. O advogado do prefeito e do vice, Guga Leal, informou à reportagem que os dois ainda não foram notificados sobre a decisão, mas nega que tenha havido irregularidades na campanha e disse que vai recorrer no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

06 Jul 2018 - 12:00h

A partir da próxima segunda (09), serão reabertas as inscrições para o concurso público da Câmara de Vereadores de Ituaçu. O certame visa ao provimento de vagas em cargo de nível elementar, médio e superior. Em razão de uma recomendação do Ministério Público, foi preciso alterar o número de vagas, bem como aprovar um Projeto de Lei autorizando a realização do concurso, e, por isso, o certame havia sido adiado. A Instituto Brasileiro Educar (IBEC), empresa organizadora do concurso, solicita que os candidatos que haviam se inscrito anteriormente compareçam ao Legislativo para receber o valor pago, podendo se inscrever novamente. Para receber o dinheiro de volta, o candidato deve procurar os representantes da empresa, na sede do legislativo municipal, até amanhã (06). Há vagas para: Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Portaria, Advogado, Analista Legislativo, Contador e Controlador Interno, com salários que variam de R$ 954,00 a R$ 2.290,00.

06 Jul 2018 - 11:30h

Na Bahia, 95% dos municípios onde há ônibus municipais não cumpriam, até o ano de 2017, a Lei nacional de acessibilidade, que estabeleu que toda a frota de veículos de transporte coletivo do país estivesse totalmente acessível desde 2014. O levantamento consta na Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC), referente ao ano passado, divulgada na quinta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme a pesquisa, das 120 cidades baianas onde há ônibus municipais, apenas cinco informaram em 2017 que toda a frota de ônibus era adaptada: Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Jacobina e Maragogipe. Segundo o G1, outras 36, incluindo Salvador, tinham a frota parcialmente adaptada e 79 não tinham nenhum veículo com acessibilidade.

06 Jul 2018 - 11:00h

O soldado Daniel Lopes, lotado na 34ª CIPM, é um dos 32 policiais militares especializados em patrulhamento tático móvel que se formaram em solenidade na manhã de quarta-feira (04). O policial está pronto para atuar em áreas com índices de criminalidade acima dos aceitáveis. Nos últimos 78 dias, o militar participou de 720 horas/aula de instrução do 3º Curso de Patrulhamento Tático Móvel (CPATAMO 2018), que foi realizado na região metropolitana de Salvador. O Major PM Souza Dias, comandante da 34ª CIPM, parabenizou o policial pela conclusão do curso, ressaltando o ideal de manter o efetivo da unidade atualizado, capacitado e treinado com vistas a ofertar um serviço de maior qualidade à sociedade.