Achei Sudoeste

15 Jan 2019 - 08:00h

Um veículo federal vinculado ao Programa de Aceleração do Crescimento (Pac), em Brumado, teve sua placa clonada no estado do Pará e a multa chegou à prefeitura municipal. O Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes, André Cardoso, confirmou ao site Achei Sudoeste que uma caçamba do programa no município teve a placa clonada e a prefeitura recebeu uma multa por excesso de velocidade. Cardoso explicou que pela multa foi possível constatar que se trata de um caminhão cegonha do estado do Pará. “Estamos trabalhando para fazer a defesa da autuação e também iremos fazer um boletim de ocorrência”, disse. Vale ressaltar que o veículo do Pac tem jurisdição para prestar serviço apenas no município.

15 Jan 2019 - 07:35h

Em Brumado, a loja da Dalmóbile localizada na Rua Barão de Vila Velha, 210, no Bairro das Flores, está contratando montador de móveis. Os interessados precisam ter experiência, capacidade de organização e responsabilidade, além de disponibilidade imediata. Os currículos devem ser enviados para o e-mail: [email protected] Para maiores informações, ligue: (77) 3453-1822.

15 Jan 2019 - 07:30h

A partir das 19 horas do dia 11 de abril, a organização do festival Rock in Rio vai dar início à venda de ingressos para a edição 2019 do evento. O público vai poder adquirir os bilhetes de entrada no site oficial do evento. No final do ano passado, o Rock in Rio chegou a realizar uma venda antecipada de ingressos. Foram 198.000 Rock in Rio Cards vendidos em apenas duas horas. O bilhete dá acesso a um dia de festival, numa data a ser escolhida posteriormente pelo comprador. O preço cobrado em novembro foi de 495 reais, a inteira. O preço do ingresso comum do Rock in Rio para a venda que se inicia em 11 de abril ainda não foi divulgado. Este ano, o Rock in Rio será realizado nos dias 27, 28 e 29 de setembro e em 3, 4, 5 e 6 de outubro. Por enquanto, apenas as atrações da segunda semana do Palco Mundo foram reveladas. No dia 4, se apresentam Iron Maiden, Scorpions, Megadeth e Sepultura. Dia 5, se revezam P!nk, Black Eyed Peas e Anitta. No dia 6, encerrarão o festival Muse, Imagine Dragons, Nickelback e Os Paralamas do Sucesso. No palco secundário, o Sunset, já foram confirmados os nomes de Seal, Jessie J, Slayer e Charlie Puth. O evento, em 2019, terá outras áreas com atrações especiais. O Espaço Favela vai apresentar artistas descobertos nas comunidades do Rio de Janeiro, como a banda Canto Cego, Tuany Zanini, o pianista Jonathan Ferr e a dupla de funkeiros Cidinho e Doca. O espaço Rota 85, criado em referência à famosa rodovia Rota 66, nos Estados Unidos, vai relembrar o primeiro ano de Rock in Rio, com decoração vintage, uma borracharia, um bar com memorabilia dos 34 anos de evento, um posto de gasolina e mais atrações.

15 Jan 2019 - 07:00h

Uma audiência pública será realizada pela Embasa para apresentar ainda neste mês o projeto de esgotamento sanitário da cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Adélia Andrade, que integra a assessoria de comunicação da Embasa, disse que o projeto já foi apresentado em duas seleções do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac), mas não foi contemplado. No entanto, segundo Andrade, a empresa decidiu, com recursos próprios, executar a obra. A audiência faz parte do processo de elaboração e finalização do projeto para licitação. No mês de maio, a Embasa realizará a referida licitação. “É um investimento de R$ 82 milhões que tem como objetivo colocar Brumado no eixo das cidades saneadas no estado da Bahia”, destacou. O gerente de projetos Ricardo Azevedo explicou que, hoje, o projeto para o município está na fase de estudo de concepção e viabilidade, com a finalidade de se chegar na melhor alternativa para implantação do sistema. Esse estudo, segundo ele, será apresentado à população durante a audiência para que a mesma possa opinar e definir acerca das melhores opções. A estimativa, conforme informou, é de que sejam implantados 250 km de rede coletora, na sede e na Vila Presidente Vargas, além de 07 estações elevatórias. A obra deverá ser iniciada no mês de junho.

15 Jan 2019 - 00:00h

Indagado pelo site Achei Sudoeste a respeito do posicionamento do governo estadual, que solicitou da União uma ajuda de R$ 61 milhões anuais para manutenção das unidades das policlínicas regionais, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), se disse desacreditado que o governador Rui Costa (PT) atenda ao anseio da microrregião brumadense de construir a unidade local. O gestor culpou o seu antecessor, Aguiberto Lima Dias (PDT), e aos demais prefeitos que se acomodaram no período quente para consolidação do consórcio regional de saúde, entre os anos de 2013 e 2016, e não se alinharam para a concretização da aliança regional. Com isso, segundo ele, Brumado foi ficando a revelia diante do governo estadual. “A coisa errada veio lá de trás, do meu antecessor, perderam o tempo e, agora, do orçamento que existia para o projeto, restou apenas a raspa do balde. Então, quem levou, levou, quem não levou, não leva mais”, destacou. O prefeito ainda argumentou que algo parecido aconteceu com o presídio, que Brumado seria o primeiro da lista a receber a unidade prisional, porém a câmara da época atendeu aos clamores dos moradores da Lagoa Funda e da Vila Presidente Vargas, que não aceitaram o empreendimento nas proximidades das comunidades, retardando assim o processo.

Dessa forma, a unidade brumadense foi a última da lista de 11, já concluída há mais de dois anos, sem ser utilizada pela força da justiça, ficando apenas como um elefante branco no meio do mato. Do ponto de vista do prefeito brumadense, faltou entendimento dos vereadores, que, no final das contas, aprovaram o presídio quase que dentro da sede do município, onde atualmente está sendo construído um novo condomínio. “Olha os cabeças de bagre que tomam a decisão, e eu pergunto pra que servem?”, indagou o alcaide acerca do parlamento que na época criou o impasse da localização do presídio. Vale ressaltar que, dentro daquela formação, estava o atual vice-prefeito, Édio Pereira, o Continha. O gestor também criticou a atual legislatura, que não entendeu a necessidade de aprovar a atualização da arrecadação do IPTU, e do que ele classifica como IPTU ecológico. Para o prefeito, sem a atualização do imposto predial, o município ficará estagnado em sua arrecadação, o que irá gerar um efeito devastador aos cofres públicos e muito afetará a saúde financeira da cidade. “Só posso lamentar”, pontuou.

14 Jan 2019 - 19:21h

Valdívio Pereira Freire, o Del, 52 anos, foi preso na sexta-feira (11), suspeito de estuprar as próprias netas, duas meninas de 11 e sete anos. O crime teria acontecido no município de Jucuruçu, no Sul da Bahia, na mesma cidade em que ele foi preso. De acordo com o Correio, a denúncia foi feita por familiares das duas crianças em setembro do ano passado. As vítimas disseram para a polícia que sofreram os abusos por diversas vezes e não contaram aos pais, na época, porque eram ameaçadas de morte pelo avô. Valdívio segue preso, à disposição da Justiça.

14 Jan 2019 - 19:10h

O cantor Gusttavo Lima tem uma apresentação marcada para o próximo domingo (20), no Holiday Folia, em Salvador, na capital do estado. A confirmação do evento foi divulgada no site oficial do cantor nesta segunda-feira (14). O horário do show não foi divulgado na postagem. No mesmo dia, a cidade de Brumado também consta na agenda do cantor, mas sem horário na agenda. Na capital do minério, 20 de janeiro, é feriado de São Sebastião, e de acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), a previsão é de chuva. (veja aqui). A temperatura mínima será de 23°C e a máxima de 32°C, com a previsão de 10 mm de chuva.

14 Jan 2019 - 19:05h

Um professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) foi preso em flagrante neste domingo sob a suspeita de estupro de vulnerável. Segundo a instituição, o homem, que pertence ao quadro de funcionários da área de Informática, estava em um hotel no município de Tamandaré, onde teria abusado sexualmente de uma menina de 9 anos. O suspeito foi encaminhado pela polícia nesta segunda-feira ao fórum de Palmares, a 77 quilômetros de distância, para realização de audiência de custódia. De acordo com informações preliminares, o professor responderá pelo crime em liberdade. De acordo com o Extra, a UFRPE não emitiu ainda uma nota oficial sobre o caso, mas informou que está apurando a situação, ocorrida fora das dependências da universidade. Após averiguação dos fatos pela Justiça, deve ser divulgado um posicionamento.

14 Jan 2019 - 19:00h

O morador de rua Raimundo Nonato dos Santos, mais conhecido como Raimundão, de 64 anos, um ícone na história da cidade de Carinhanha, a 184 km de Brumado, foi encontrado morto no domingo (13), em uma construção situada na Avenida Santo Antônio. De acordo com o Alerta Bahia, o corpo do morador de rua, também muito conhecido em toda a região, foi localizado por um popular, que acionou a Polícia Militar. Raimundão andava pelas ruas de Carinhanha mancando e com vários cachorros. Segundo a polícia, a causa da morte foi atestada como infarto.

14 Jan 2019 - 18:55h

O suspeito de balear e matar o garoto Joelson Neto França de Oliveira, de 8 anos, na cidade de Eunápolis, no sul da Bahia, foi morto a tiros por homens que invadiram a casa onde ele estava escondido, na madrugada desta segunda-feira (14). Segundo informações da Polícia Civil, cerca de oito homens invadiram a casa onde o jovem estava escondido, levaram ele para o lado de fora do imóvel e o mataram com cerca de 20 tiros. Ele foi identificado como João Vitor Fonseca Cardim, de 20 anos. O caso está sob investigação da Polícia Civil, que informou que a morte de João Vitor pode ter sido uma represália por ele ter matado o garoto Joelson, ou o crime pode se tratar de uma “queima de arquivo”. Após matar o menino de 8 anos, João Vitor chegou a acompanhar o velório da criança.

14 Jan 2019 - 18:50h

Uma briga entre dois ciganos, que são irmãos, terminou com um morto e outro ferido, no fim da tarde deste domingo (13), na rua São Mateus, no bairro São Vicente, em Palmas de Monte Alto, a 183 km de Brumado. De acordo com Vilson Nunes, a vítima fatal foi identificada como André Mendes Oliveira, conhecido por Rony Cigano, de 36 anos, morto com vários tiros em frente à sua residência. Na troca de tiros, o suspeito do crime, Cosme Oliveira Dourado, de 45 anos, também foi atingido e deu entrada na emergência do Hospital Regional de Guanambi com ferimento no tórax - ele não corre risco de morte. Após ser atendido, ele foi preso por uma guarnição do 17º BPM e apresentado na Delegacia Territorial de Guanambi. O menor filho de Cosme, que também teria se envolvido na confusão, evadiu-se do local. As armas utilizadas no crime não foram encontradas e a Polícia Civil está apurando o caso. Cosme já responde processo criminal por envolvimento na morte de um policial militar no município de Guanambi.

14 Jan 2019 - 15:30h

O consumo regular de couve pode trazer diversos benefícios para a saúde. De acordo com um estudo realizado na Universidade Rush, nos Estados Unidos, uma única porção de folhas verdes escuras por dia pode rejuvenescer o cérebro. Os testes realizados como metodologia para o estudo demonstraram que, em média, os participantes que comeram com frequência os vegetais verdes escuros folhosos tiveram declínio mental 11 anos mais tarde que quem dispensava esses alimentos. A couve ajuda também no processo de emagrecimento, pois possui fibras, antioxidantes e baixo teor calórico. Além disso, as vitaminas E, K e C e os minerais cálcio, magnésio, fósforo, selênio e ferro, presentes na couve-manteiga, fazem com que esse vegetal se torne uma importante arma para auxiliar na prevenção de doenças como câncer, crônico-degenerativas, auxiliar no trânsito intestinal e no combate a úlceras gástricas e anemia. As informações são do site Vix.

14 Jan 2019 - 15:00h

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, até às 18h desta segunda-feira (14) serão divulgadas todas as informações referentes às matrículas de alunos na rede municipal de ensino para 2019. Todas as 30 unidades de ensino que compõem a rede municipal funcionarão em tempo integral, atendendo à Lei nº 13.005/2014, do Plano Nacional de Educação. “Não há necessidade de se formar filas em porta de escola já que neste momento trata-se apenas das inscrições para o sorteio eletrônico, podendo as mesmas serem feitas em qualquer escola da rede, independente de qual seja a escolhida pelos pais”, informou a Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

14 Jan 2019 - 14:30h

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (14) pelo jornal Folha de S. Paulo aponta que 84% das pessoas que responderam à enquete são favoráveis à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Segundo a pesquisa, 14% são contrários à alteração da lei, 2% são indiferentes ou não opinaram. Segundo o jornal, a pesquisa foi feita entre 18 e 19 de dezembro de 2018 e ouviu 2.077 pessoas em 130 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A alteração da idade mínima para que uma pessoa possa ser presa por um crime é alvo de projetos em tramitação no Congresso. Atualmente, infratores entre 12 e 18 anos vão para os sistemas de cumprimento de medida socioeducativa, geridos pelos governos estaduais.

14 Jan 2019 - 14:00h

No final da tarde do último sábado (12), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), em patrulhamento pelo Bairro Olhos D’água, abordou um estabelecimento comercial que funciona como bar na Avenida Horácio José dos Santos, em Brumado. No local, os policiais encontraram um indivíduo com duas “trouxinhas” contendo substâncias análogas à maconha e certa quantia em dinheiro em notas de pequeno valor. Ao ser indagado, o jovem relatou que no interior de sua residência teria mais entorpecentes. A guarnição então se deslocou ao local situado na Rua Celestino Francisco dos Santos e, com autorização da proprietária, realizou buscas no imóvel, onde encontrou mais 14 trouxinhas contendo uma erva similar a maconha, 04 invólucros de papel alumínio acondicionando substâncias semelhantes ao crack, 03 invólucros de plástico com um pó branco análogo à cocaína, 05 aparelhos celulares, 01 relógio de pulso, além de R$ 302 em espécie. O indivíduo e todo material encontrado foram conduzidos para a sede da delegacia local, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante por tráfico de entorpecentes.

14 Jan 2019 - 12:30h

A videolaringoscopia é um exame endoscópico que avalia as estruturas anatômicas da garganta (faringe e da laringe). Desse modo, é valiosa no diagnóstico de lesões fonotraumáticas nas pregas vocais (“cordas vocais”) como nódulos (”calos”), pólipos, cistos, granulomas e até tumores de laringe. Entre outros diagnósticos ainda temos paralisia de pregas vocais, doença do refluxo gastroesofágico, laringite, papilomatose laríngea, laringotraqueomática, etc. Realizado no consultório do médico otorrinolaringologista é um exame indolor, feito com ou sem anestesia local, no qual o paciente entra e sai como uma consulta de rotina, não havendo restrições as suas atividades. E de grande importância para profissionais que têm alta necessidade de usar a voz, como professores, oradores, palestrantes, telefonistas e cantores, que devem realizar esse exame periodicamente para preservar seu principal instrumento de trabalho: a voz. Rafael Hora, otorrinolaringologista, que realiza a videolaringoscopia na Clínica Mais Vida, chama a atenção para pacientes que apresentam rouquidão persistente há mais de 15 dias, principalmente os que fazem parte do grupo de fumantes, devem realizar o exame prontamente. Portanto, previna-se. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

14 Jan 2019 - 12:00h

A Comunidade de São José, localizada no Bairro Lagoa de Cima, está se mobilizando para realização de uma rifa para arrecadar fundos que possam contribuir com a instalação da cobertura da igreja que está sendo reconstruída. O objeto a ser rifado é um terreno com 180 m² no Loteamento Rocha, entre a Rua Clementina de Jesus e o Bairro Jureminha. As obras de reconstrução da igreja tiveram início em abril de 2018 e todo o dinheiro gasto até então são provenientes de doações e das ações da igreja. O Padre Reinaldo, responsável pela paróquia, pede a colaboração de todos para que possa ser dada continuidade às obras da igreja. Os bilhetes da rifa, que custa R$ 10, poderá ser adquirido através de representantes da comunidade. Ainda não há uma data definida para o sorteio. A festa de São José acontece no dia 19 de março.

14 Jan 2019 - 11:30h

A inflação oficial de 2019 ficou em 3,75%, abaixo da meta do Banco Central para 2018. No entanto, o resultado positivo não necessariamente foi sentido pelo consumidor. Isso porque os alimentos, que tem peso maior no orçamento das famílias, subiram mais. Durante todo o ano passado, a alta foi de 4,04%. O grupo representa cerca de um quarto dos gastos dos brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  A tangerina e o tomate foram os itens do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) com maior alta no ano passado: 76,1% e 71,4%, Entre os quinze itens que tiveram maiores aumentos de preço em 2018, doze são alimentos. O gerente da pesquisa no IBGE, Fernando Gonçalves, explicou que as altas se devem à queda na produção de alimentos no ano passado. A greve dos caminhoneiros também puxou os preços para cima e afetou o resultado do índice no ano. Os alimentos consumidos em casa ficaram 4,53% mais caros no ano, enquanto os preços dos alimentos consumidos fora de casa (em bares e restaurantes, por exemplo) subiram 3,17%. Os produtos alimentícios que tiveram maior impacto na inflação de 2018 foram o tomate (71,76% mais caro), frutas (14,1%), refeição fora de casa (2,38%), lanche fora (4,35%), leite longa vida (8,43%) e pão francês (6,46%).

14 Jan 2019 - 11:00h

A situação na Avenida Cleóbolo Meira Leite, no Bairro Esconso, em Brumado, é caótica por conta da quantidade de buracos. Em 2018, vários mutirões foram realizados pelos próprios moradores para pavimentar a via e melhorar a trafegabilidade. Segundo apurado pelo site Achei Sudoeste, uma empresa do estado chegou a iniciar uma obra na avenida, mas a mesma parou no meio do caminho e o local continua em péssimas condições. O morador Marquito Gomes disse que uma verba de quase R$ 700 mil foi destinada, para o trabalho de recapeamento asfáltico da via. No entanto, segundo ele, a empresa vencedora da licitação, não fez praticamente nada. Procurado pelo morador, a empresa afirmou que daria continuidade à obra em momento oportuno, o que ainda não aconteceu. “Já se passaram quatro meses da oficialização dessa verba. Acho que falta um pouco de conscientização dessa empresa. A gente fica preocupado de a verba retornar para o estado”, completou. O morador ainda relatou que a situação da via piorou devido as últimas chuvas, que aumentaram os buracos já existentes. O local tem uma trafegabilidade grande e o serviço precisa ser feito urgentemente.

14 Jan 2019 - 10:30h

Em 2018, o Brasil registrou 141.400 acidentes com escorpiões, segundo informações do Ministério da Saúde, divulgadas nesta sexta-feira. Esse número, que ainda é preliminar, representa um crescimento de 11,5% em relação a 2017. Na comparação com 2016, o aumento é ainda maior: 64,8%. Não se sabe o número de mortos, já que esse dado só é calculado dois anos depois do ano de referência. Por enquanto, foram 115 óbitos em 2016 e 88, em 2017. De acordo com o ministério, o período do verão (dezembro a março) favorece o aparecimento dos escorpiões, que gostam de climas úmidos e quentes. A vulnerabilidade para acidentes é maior no caso de trabalhadores da construção civil, de madeireiras, transportadoras e distribuidoras de hortifrutigranjeiros por manusearem objetos ou alimentos onde o animal pode se alojar. Crianças e pessoas que passam longos períodos dentro de casa, nos arredores ou quintais também estão em maior risco. A pasta destaca também que, no Brasil, a espécie de escorpião que mais causa acidentes é a Tityus serrulatus, uma vez que tem facilidade para se reproduzir e colonizar novos ambientes, mesmo em áreas em que não é normalmente encontrada. Essa espécie é muito comum nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e partes do Centro-Oeste.

14 Jan 2019 - 10:00h

Depois de cinco meses de sua inauguração, a nova Delegacia Territorial de Polícia Civil de Caetité, a 100 km de Brumado, ainda não foi utilizada. A unidade foi construída no Bairro Prisco Viana, com custo acima de R$ 1 milhão. O local conta com alojamento para os policiais, sala de audiência e duas celas com duas camas cada uma. Segundo a Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, houve problemas de viabilidade técnica para adequação à rede de fibra óptica da empresa prestadora dos serviços e a conexão com a internet é necessária para o acesso à intranet. O problema já está sendo solucionado.

14 Jan 2019 - 09:30h

Das 8.517 vagas abertas após a saída dos cubanos do programa Mais Médicos, 842 sequer tiveram inscritos após a abertura de dois editais de seleção voltados para profissionais com registro no Brasil. Dessas vagas sem nenhuma manifestação de interesse, a maioria (85%) está em cidades das regiões Norte e Nordeste — metade delas no Amazonas e Pará. Os números mostram ainda que um em cada quatro postos sem inscritos está em distrito sanitário indígena. Elas estão espalhadas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Nenhuma vaga no sudeste ficou sem interessado. Já na região Sul, 62 vagas no Rio Grande do Sul não tiveram inscritos. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, 17% das 8.517 vagas ofertadas após a saída de médicos cubanos do programa não foram ocupadas até agora. As 1.462 vagas remanescentes serão abertas para médicos brasileiros ou estrangeiros formados nos exterior. Na nova etapa, os brasileiros graduados em instituições estrangeiras poderão escolher as vagas remanescentes nos dias 23 e 24 de janeiro. Para os estrangeiros formados lá fora, o prazo será nos dias 30 e 31 de janeiro. Na última quinta-feira (10), encerrou-se o prazo para que profissionais com registro nos conselhos regionais de medicina se apresentassem nas localidades escolhidas após a inscrição na segunda chamada do programa — 1.087 médicos compareceram aos novos locais de trabalho.

14 Jan 2019 - 09:00h

O município de Abaíra, a 170 km de Brumado, completou cinco anos sem registros de homicídio. A última ocorrência desse tipo foi registrada no dia 4 de janeiro de 2014. Os números se devem ao trabalho de prevenção desenvolvido através de uma parceria entre a 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra) e a 29ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Segundo a polícia, as rondas e abordagens em áreas rurais e urbanas são consideradas umas das principais ações que evitam delitos contra a vida. Além disso, bares, pessoas e veículos são constantemente alvos de revistas preventivas.

14 Jan 2019 - 08:30h

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

14 Jan 2019 - 08:00h

Na próxima terça-feira (15), a Embasa realizará uma audiência pública para apresentação do Projeto Básico do Sistema de Esgotamento Sanitário do Município de Brumado com o objetivo de implantar o mesmo. O evento acontece no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (CEEP), às 17h.