Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2013
fechar

Angélica Coelho: “Sem pressão Brumado ficará sem Defensoria” A Defensora garantiu que se não houver uma manifestação popular, a cidade poderá ficar sem o órgão. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Mesmo após ser anunciada a permanência do órgão na cidade, os debates quanto à Defensoria Pública Estadual em Brumado continuam. Do ponto de vista da defensora Angélica Coelho, para que a permanência seja confirmada, a população terá de pressionar os representantes políticos. “Depende do povo. A pressão popular é extremamente importante. As pessoas têm de entender que os políticos as representam, mas elas têm de manifestar o desejo. Tem que demonstrar sem sombras de dúvidas que têm um interesse efetivo na prestação dos serviços. As coisas só acontecem sob pressão. Os políticos têm de fazer a parte deles, que é cobrar e colaborar com a instituição ajudando a adquirir um orçamento maior, pressionando o governador a nomear mais defensores públicos”, declarou Angélica em entrevista Brumado Notícias. A defensora ainda alertou que, caso não haja essa manifestação popular, a cidade pode ficar sem sua Defensoria Estadual. “Se isso não acontecer, não virá mais a defensoria para Brumado e digo isso sem receio”, garantiu.

Lagoa Real: Zezinho reúne com a comissão da Vaquejada 2013 O gestor da cidade pediu o apoio de todos e da população de Lago Real para realizar um grande evento. (Foto: Divulgação).

O prefeito de Lagoa Real, Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, se reuniu na última sexta-feira (05) com a Comissão Organizadora da Missa do Vaqueiro e Vaquejada para dar início aos preparativos do evento, que está em sua 23ª edição. O objetivo é oferecer aos munícipes e visitantes uma grande festa, que é tradicionalmente conhecida como a Vaquejada de Lagoa Real. O evento está previsto para acontecer nos dias 31de maio e 1º e 02 de junho. Na reunião, o prefeito de Lagoa Real apresentou o cartaz da festa para comissão e pediu o apoio de todos.

Lagoa Real: Zezinho reúne com a comissão da Vaquejada 2013 O cartaz oficial do evento também foi apresentado pelo prefeito.
Liu: “O time que diziam estar ganhando e que não poderia mexer continua perdendo de goleada” Vereadora disse que os munícipes ainda não têm o que comemorar nos cem primeiros dias, pois a administração de Aguiberto está paralisada. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) concedeu entrevista ao Brumado Notícias na manhã desta quarta-feira (10) durante a qual fez uma avaliação dos cem primeiros dias de administração do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL). Segundo a vereadora, os munícipes ainda não têm o que comemorar, pois a administração municipal está paralisada. A comunista criticou a falta de infraestrutura no município. “As nossas ruas estão uma vergonha, em todo local que vamos são buracos para todos os lados. Obras paralisadas, as estradas vicinais continuam intransitáveis”, disse.  Ainda de acordo com a vereadora, a única coisa que o prefeito fez foi enviar para a Câmara Municipal o projeto para aumentar o valor de suas diárias. “Até o momento, não ouvimos da prefeitura municipal falar sobre o aumento dos servidores públicos”, questionou. Para Liu, a inoperância do governo quanto à seca que assola a zona rural é uma falta de respeito com o homem do campo. “Estamos atravessando uma seca jamais vista em nossa cidade e não estamos vendo nenhuma ação mais enérgica desta administração para ajudar o homem do campo”, cobrou. Por fim, Vasconcelos relatou que o prazo de ‘arrumar a casa’ já passou e que a população aguarda ansiosa por obras e investimentos para mudar o visual da cidade e a qualidade de vida do povo. “O gestor disse que está arrumando a casa, mas ainda não sabemos qual é a casa que ele está arrumando”, indagou, afirmando que suas cobranças são o mínimo que um gestor que diz conhecer a cidade poderia realizar.

Jaques Wagner confirma participação no Seminário sobre a Fiol O governador confirmou a sua presença ao evento em reunião com a deputada estadual Ivana Bastos (PSD). (Foto: Divulgação).

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) esteve no gabinete do governador Jaques Wagner (PT) na última segunda-feira (08), quando o mesmo confirmou a participação no seminário sobre a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), que será realizado no dia 26 de abril, em Barreiras. Além da presença da deputada, que é presidente da Comissão Especial da Fiol na Assembleia Legislativa, a reunião teve a participação do senador Walter Pinheiro (PT) e do deputado federal João Leão (PP), que são os principais idealizadores do evento, além do deputado estadual, Cacá Leão. A presidenta da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, também esteve presente, juntamente com diversos prefeitos da região pela qual a ferrovia passará; além de representantes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-BA). Durante a reunião, também foram discutidos os detalhes da organização do evento e mobilização para o mesmo.

Aguiberto acusa Marizete de manter falsa esperança em seus correligionários O prefeito ainda assegurou que as declarações da candidata derrotada é uma corriqueira estratégia política. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em nota enviada ao Brumado Notícias, o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PSL), acusou a candidata derrotada Marizete Pereira (PT) de alimentar falsas esperanças em seus correligionários políticos no que diz respeito à realização de novas eleições no município. Segundo Aguiberto, na Audiência de Instrução relativa à Ação de Investigação Judicial, promovida pela agremiação política da candidata derrotada e realizada na última segunda-feira (08), as acusações imputadas a sua pessoa e ao seu grupo político foram contestadas e devidamente esclarecidas. “As acusações proferidas pela candidatada da oposição e divulgadas pela mídia tratam-se de uma corriqueira estratégia política com o intuito de manter os seus correligionários alimentados pela falsa esperança da extremada hipótese de novas eleições. Vendem a ideia de cassação, mas compram também ilusões, desfeitas pela realidade de um judiciário técnico, imparcial, e rigorosamente justo”, afirmou. Para o prefeito, a ação tinha por objetivo apenas manter o grupo adversário politicamente ativo. Ao fim da nota, Aguiberto diz que a atitude da petista não se justifica. “A candidata ontem ofendeu-me na imprensa, insinuando ter havido “uso da máquina pública” em meu favor. Sua postura ignóbil e ofensiva não se justifica sob nenhum aspecto. Nem mesmo pelo seu aparente abalo emocional após a referida audiência, onde a verdade lhe doeu”, encerrou.

Mercadinho assaltado na noite desta terça (09) em Brumado Três bandidos armados renderam os funcionários, clientes, levando todo o dinheiro que havia nos caixas e uma motocicleta. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Segundo testemunhas, no início da noite desta terça-feira (09), três homens armados renderam funcionários e clientes de um Mercadinho, que fica localizado na Rua Sargento Antenor, no Bairro das Flores, em Brumado. De acordo com informações obtidas pelo Brumado Notícias, os marginais, que estavam de capacete, levaram o dinheiro que havia nos caixas e a motocicleta de um funcionário do estabelecimento. A polícia foi acionada e iniciou as buscas na tentativa de prender os assaltantes. O valor do dinheiro roubado ainda não foi revelado.

Marquinho Viana lidera grupo de gestores em audiência com o governador Wagner Prefeitos e lideranças políticas reivindicaram melhorias para os municípios. (Foto: Divulgação).

Nesta terça-feira (09), o deputado estadual Marquinho Viana (PV) levou um grupo de nove prefeitos, um vice-prefeito, uma ex-prefeita e um vereador para a primeira audiência com o governador Jaques Wagner (PT). O encontro aconteceu na governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Apresentados pelo deputado, os prefeitos relataram ao governador as principais reivindicações de seus municípios para melhoria do atendimento às comunidades urbanas e rurais. Estradas, obras de infraestrutura, sistemas de abastecimento de água para amenizar os problemas da seca que, na atualidade, constitui o maior drama dos municípios e melhoria na saúde e educação foram as principais solicitações. O governador conversou com os prefeitos e o deputado, prometendo atender a todos. Estiveram presentes os prefeitos Adriano Carlos Dias Pires, de Barra da Estiva; Albércio da Costa Brito Filho, de Ituaçu; o vice-prefeito de Ichu, Geraldo Carneiro, representando o prefeito Antônio George Ferreira Carneiro; Sérgio Silveira Maia, de Aracatu; Ueliton Valdir Palmeiras Souza, de Contendas do Sincorá; Manuel Azevedo Rocha, de Coribe;  Gilberto dos Santos Freitas, de Jussiape; Knoel Viana Cerqueira, de Guaratinga; José Messias Carneiro, de Tanque Novo; Sebastião Cardoso Pimentel, vice-prefeito de Tanque Novo; ex-prefeita Ana Lúcia Aguiar, de Barra da Estiva e o vereador Bico, de Barra da Estiva.

Brumado: Confira o resumo da sessão da Câmara Municipal Vereadores debateram diversos assuntos de interesse da população. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O presidente do legislativo, Alessandro Lôbo (PSL), abriu a sessão desta segunda-feira, 08, já em meio aos diversos temas de fundamental importância para o município de Brumado, abordados por todos os vereadores. Dentre indicações e defesas, alguns assuntos obtiveram mais comentários por parte dos parlamentares, como a resposta advinda da Magnesita aos ofícios enviados pela própria Câmara, solicitando o comparecimento de algum de seus representantes para dar explicações sobre a poluição causada pela empresa na Vila Presidente Vargas, resposta essa, que informa a presença do gerente de operações da empresa supracitada, Alex Belo, na sessão do dia 22/04/2013. 


A construção de uma pista para skatistas, pois, Brumado precisa disponibilizar opções gratuitas de lazer para os jovens. Foi também feita a sugestão para que seja firmada uma parceria entre a polícia militar e a prefeitura da cidade, a fim de que sejam realizadas “rondas rurais”, medida que já é utilizada com sucesso em Vitória da Conquista, já que o número de assaltos tem crescido consideravelmente em diversas localidades da zona rural de Brumado. Houve a retirada de pauta da indicação 147/2013, que sugeria a transferência de localidade do CIB – Centro Industrial de Brumado, da Av. Centenário (Rod. 262 – Brumado/Caetité) para a Rod. BA 148 (km 09 – Brumado/Livramento), para que seja discutida em um outro momento, assim como, o pedido para que o prefeito da cidade revogue a lei que diz que o CIB tem que existir onde está atualmente localizado. Fato também, foi a satisfação demonstrada por parte da oposição, o fato de o poder executivo ter recebido, depois de anos que isso não ocorria, a diretoria da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, em seu gabinete. A questão do atendimento da Embasa – Empresa Baiana de Águas e Saneamento – às comunidades rurais também foi bastante comentada, pois, o socorro devido à falta d’água, está sendo dado às famílias por meio de caminhões pipas.
 

Comentado também, foi o ganho para o município no que se refere à defensoria pública, que depois de muita luta, inclusive por parte de vários políticos, conseguiu manter-se em Brumado, representada pela pessoa da Sra. Vitória Bandeira. Ainda na abordagem de temas fundamentais para o município, a sessão tratou da falta de respeito dos bancos para com os seus clientes, que além de não cumprirem a lei que os obriga a dar atendimento às pessoas em 15 ou 30 minutos, de acordo com a ocasião, também estão realizando vendas casadas, ou seja, vinculado a aprovação de empréstimos à vendas de títulos de capitalização, sendo que em alguns casos, nem  cadeira, água ou sanitários são oferecidas ao povo. Foi aprovado também, em primeira discussão e votação, o projeto de lei 006/2013, que trata da concessão de um terreno para a construção da sede da ONG AUAU - adote um amigo único, abordada na sessão passada (01/04/2013). Outro tema de peso abordado, foi a questão da segurança na região do mercado municipal, em que a oposição defende uma maior necessidade de atuação dos guardas municipais atuantes naquele local, e a situação aponta que isso trata-se de segurança pública, responsabilidade do governo do estado, já que não há como os guardas conseguirem evitar tais ações de violência, como assalto, por exemplo.

CONTINUE LENDO
Brumado: Weliton indica construção do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico O vereador diz que o município tem que preservar o seu patrimônio natural e cultural. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O vereador Weliton Lopes (PR) propôs indicação ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) para que seja constituído, com as devidas indicações dos conselheiros, o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural, Paisagístico e Ambiental de Brumado (COMDEPHAAB), responsável pela defesa do patrimônio histórico, artístico, cultural, paisagístico e ambiental do município de Brumado, bem como a efetivação do já instituído Fundo de Proteção do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural, Paisagístico e Ambiental de Brumado (FUNPAC). Para Weliton, a criação do Conselho justifica-se vez que para que a Lei Municipal de nº 1.597, que dispõe sobre a preservação do patrimônio natural e cultural do município, cumpra sua plena eficácia é necessário que os conselheiros sejam nomeados, conforme prevê a aludida Lei. A principal atribuição desta é justamente o tombamento de bens imóveis, móveis ou imateriais que apresentem interesse histórico, artístico ou ambiental para o município, indiferente do bem a ser tombado ser público ou privado, podendo ainda, o tombamento ser de forma voluntária ou compulsória.

Zé Carlos Reis: “Aracatu está cooptando os filhos de Brumado” O vereador entrou na briga pelo território da capital do minério e disse que Aracatu está cooptando irregularmente os cidadãos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A disputa territorial entre os municípios de Brumado e Aracatu, que por um período foi travada entre os ex-prefeitos Eduardo Vasconcelos e Sílvio Maia, ganhou um novo capítulo. O vereador José Carlos Reis entrou na briga exigindo intervenção na lei para que o ele chama de “cooptação irregular de cidadãos”. Reis apresentou um mapa territorial com as fronteiras do município de Brumado durante a sessão do legislativo da última segunda-feira (08) e mostrou irregularidades que, segundo ele, são cometidas pelo município vizinho. “Temos encontrado em Aracatu uma resistência em se respeitar os limites territoriais. Comunidades como Mirante, Tabuleiro, Descoberta, Passo, Passagem do Lajedo, são localidades que estão sendo cooptadas, ocupadas indevidamente pelo município”, explicou. O parlamentar denunciou que, com a situação, os filhos e as terras de Brumado estão sendo registrados como sendo de Aracatu. “As pessoas nascidas nessas comunidades estão sendo registradas como filhos de Aracatu, embora nasçam no território de Brumado. Ao invés de serem registradas no município de Brumado, as terras estão registradas como terras de Aracatu. As pessoas estão tirando e renovando os títulos em Aracatu. Isso faz com que o resultado do senso seja distorcido, e a verbas de participação, como a da educação, estão indo para Aracatu”, disparou. 

Zé Carlos Reis: “Aracatu está cooptando os filhos de Brumado” O líder do prefeito cobrou uma postura do executivo para que a Lei Territorial seja respeitada pelo município vizinho. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Segundo Reis, além da distorção quanto às fronteiras territoriais, o ensino de Aracatu não obedece a lei federal, dada à precariedade do transporte escolar e do método de ensino. “Só em uma região são mais de 70 alunos conduzidos em cima de caminhão, carroças e carros desprotegidos para escolas com salas multisseriadas. Não podemos ficar omissos”, cobrou. O parlamentar solicitou uma ação do executivo municipal e da lei para que seja respeitada a Lei Territorial de Nº 12.564, de 10 de janeiro de 2012. “Queremos que o executivo encaminhe o nosso requerimento ao juiz responsável pela fiscalização dos cartórios de registros de nascimento, de títulos de documentos e ao cartório eleitoral. Não queremos tirar nada de Aracatu, queremos uma boa convivência, mas não podemos aceitar que haja uma interferência ou ingerência como a que vem acontecendo em nosso município”, concluiu Reis.

Brumado: Prefeitura entrega carnês do IPTU 2013 Os contribuintes que efetuarem o pagamento em cota única até o dia 10 de abril terão direito a um desconto de 10% no imposto. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Prefeitura de Brumado já iniciou a entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2013. Os contribuintes que efetuarem o pagamento em cota única até o dia 10 de abril terão direito a um desconto de 10% no imposto. Já quem optar pelo parcelamento do valor, poderá pagar em até quatro vezes. O vencimento da primeira parcela também será no dia 10 de abril e as demais parcelas na mesma data. O pagamento poderá ser feito em qualquer correspondente bancário do Bradesco. Em contato com o Brumado Notícias, um contribuinte questionou a data de entrega dos carnês. “Recebi o carnê na manhã desta terça (09), sendo que a cota única com desconto de 10% ou a primeira parcela já vence amanhã (10)”, criticou, cobrando mais agilidade da prefeitura na entrega dos carnês. O contribuinte ainda se queixou do valor cobrado. “Ano passado paguei pouco mais de R$ 140 de IPTU, já neste ano é R$ 306. Considero o aumento exorbitante”, declarou. Os carnês estão sendo entregues no endereço dos contribuintes.

Programa Momento Cidade chega a Brumado A estreia do programa será na próxima segunda-feira (15), a partir das 08h30 na Rádio Nova Vida FM. (Foto: Divulgação).

Na próxima segunda-feira (15), a partir das 08h30, estreia na Rádio Nova Vida FM o Programa Momento Cidade, que já é exibido no município de Macaúbas e é líder de audiência nas manhãs de sábado. O idealizador do projeto, Deocleciano Filho, além do jornalista Rodrigo Ferraz, visitaram a emissora e foram recebidos pelo diretor da emissora, Genilson Correia e por toda equipe. Na pauta do programa, tem música, informação, entrevistas, notícias e muito mais. “Já chegamos a Macaúbas com a marca Momento Cidade e esperamos que a aceitação também seja excelente no município de Brumado”, disse Deocleciano Filho. O diretor da Rádio brumadense revelou que a chegada do programa vai impulsionar ainda mais a audiência da emissora. “Conheci o projeto e pude acompanhar o programa de Macaúbas. Achei a ideia inovadora e tenho certeza de que os ouvintes de Brumado vão adorar”, garantiu Genilson.

Adolescente de Caetité é mantida em cárcere privado em São Paulo A adolescente de 14 conheceu o aposentado Edvaldo Marques Fernandes, 51 anos, no município de Caetité. (Foto: Reprodução/TV Record).

Uma adolescente baiana de 14 anos foi mantida em cárcere privado durante dois meses em São Paulo. Segundo a polícia, a jovem conheceu o aposentado Edvaldo Marques Fernandes, 51 anos, no município de Caetité, no sudoeste baiano, e aceitou o convite para ir a São Paulo com ele. Durante dois meses, a menina ficou trancada em um quarto e só recebia lanches para se alimentar. A adolescente aproveitou um descuido do aposentado e conseguiu fugir até uma base da Polícia Militar, onde pediu socorro. A garota contou aos policiais que era agredida e o homem tentou manter relações sexuais com ela. Detido, Edvaldo disse que pretendia adotar a garota. O aposentado foi preso por sequestro, cárcere privado e estupro de vulnerável. O Conselho Tutelar conseguiu localizar a família da adolescente. A mãe não sabia que ela estava em São Paulo e afirmou que esta é a segunda vez que a filha foge para a capital paulista. As informações são do Itapoan Online.

Castilho: “A justiça baiana está esbaldando em altos salários” O vereador relatou que a justiça baiana deveria estar lutando para dar dignidade a nossa população e não esbaldando em altos salários. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O vereador Castilho Viana (PSB) apresentou relatório da folha de pagamento dos servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) na sessão legislativa da última segunda-feira (08). Segundo o parlamentar, o próprio site do Tribunal aponta que uma escrivã recebeu em fevereiro deste ano R$ 25 mil e ainda há técnicos recebendo entre R$ 40 mil e R$ 60 mil. “É uma discrepância o valor dos salários dos servidores do Tribunal de Justiça da Bahia. É uma vergonha, um absurdo, é caso de parar o estado. Tem servidor ganhando mais do que o presidente da república ou um desembargador”, criticou. Viana disse ainda que a justiça se esbalda nos altos salários enquanto o estado perece carente de justiça. “É um absurdo o que a justiça baiana nos faz. Ao invés de estar lutando para dar dignidade a nossa população, a justiça está se esbaldando em altos salários e o nosso juizado de pequenas causas está com processos parados por não ter um juiz para julgar”, reforçou o vereador.

CSB: Começa o Campeonato de Futebol Society entre empresas O torneio reúne oito equipes com jogadores jovens e veteranos, em que campeão e vice serão premiados. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No último fim de semana, foi iniciada mais uma edição do Campeonato de Futebol Society entre empresas, que é realizado no Clube Social de Brumado. O torneio reúne oito equipes com jogadores jovens e veteranos, em que campeão e vice serão premiados. Os jogos estão sendo disputados nas noites de sábado e aos domingos. “O objetivo é promover mais uma opção de lazer e integração para os nossos desportistas e associados”, disse Sandral Viana, idealizador do evento.

Brumado: Secretaria de Desenvolvimento Social participa de Seminário de Habitação Rural (Foto: Divulgação).

O Plano Nacional de Habitação Rural (PNHR) é um programa componente do Minha Casa, Minha Vida, que visa reduzir o déficit habitacional rural, incentivando a manutenção da família no campo e oferecendo moradia digna por meio de reforma ou da construção de novas. Para efetivação do programa é necessária a participação direta do município, que conhece a realidade de sua população. Desta forma, no último dia 04 de abril, a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e o diretor de Planejamento Charles Granger participaram do 2º Seminário do Programa Nacional de Habitação Rural realizado na cidade de Vitória da Conquista. O evento aconteceu no Auditório de uma faculdade e contou com a presença de representantes da Caixa Econômica, Ministério das Cidades, Governo da Bahia/SEDUR, Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Superintendência Nacional de Habitação Rural, Gerência Nacional de Desenvolvimento Urbano, Gerência Nacional de Normas e Padrões e RF Des. Urbano e Rural de Vitória da Conquista. O seminário apresentou o PNHR e sua operacionalização no sudoeste da Bahia, sendo realizadas oficinas jurídico-operacional, trabalho social e engenharia/arquitetura. Poderão ser beneficiários do programa os produtores rurais familiares com renda bruta anual familiar de até R$ 60 mil.

Moema Gramacho é a nova secretária de Desenvolvimento Social da Bahia A posse será em data ainda a ser marcada. (Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias).

O governador Jaques Wagner (PT) anunciou, nesta segunda-feira (8), Moema Gramacho como nova titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Moema assume a Sedes que tem Maria Moraes como secretária em exercício. A posse será em data ainda a ser marcada. Natural de Salvador, Moema Isabel Passos Gramacho é formada em Química e Biologia pela Escola Técnica Federal, onde militou no movimento estudantil. Funcionária da antiga Tibrás, da qual esteve licenciada por 16 anos, foi deputada estadual por três mandatos e prefeita de Lauro de Freitas, em 2005, reeleita em 2008.

Brumado: Justiça realiza audiência sobre denúncias de crime eleitoral Réu no processo, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), demonstrou tranquilidade e diz confiar na justiça. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A audiência que busca investigar denúncia de crime eleitoral nas últimas eleições em Brumado durou mais de 9 horas. O evento teve início às 14h15 da última segunda-feira (08) e só se encerrou às 23h25. No Fórum Dr. Duarte Moniz, foram ouvidas dez testemunhas de defesa e acusação. Réus no processo, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), a vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB) e o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (Sem Partido) responderam as acusações de irregularidades no processo eleitoral de 2012, denunciadas pela candidata derrotada, Marizete Pereira (PT), e o seu vice, o médico Marlúcio Abreu (PP). 

Brumado: Justiça realiza audiência sobre denúncias de crime eleitoral O ex-prefeito Eduardo Vasconcelos diz que tem absoluta certeza da vitória. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os denunciados e os denunciantes consideraram a audiência tranquila e favorável. “Foi uma audiência bem conduzida. As testemunhas cumpriram seu papel assim como a justiça. Não temos nada a temer. Acreditamos na justiça. Tenho absoluta certeza na vitória”, declarou Eduardo Vasconcelos. Já o prefeito Aguiberto preferiu esperar o resultado final da audiência. “Vamos aguardar a decisão judicial. Antes disso, não vamos falar nada”, afirmou. 

Brumado: Justiça realiza audiência sobre denúncias de crime eleitoral Autora da ação, a candidata derrotada, Marizete Pereira (PT), ainda fez mais acusações contra o grupo situacionista que administra a cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Autora da ação que moveu a audiência, Marizete aproveitou a oportunidade para fazer mais acusações. “Talvez, eles estejam confiantes no processo que eles participaram, assim como eu estou confiante do processo que eu participei, com o voto livre e consciente. Não tive uso de máquina pública nenhuma e nem poder nenhum para poder barganhar votos. Então, esse voto limpo e consciente é que estou procurando para continuar fazendo política”, disparou. 

Brumado: Justiça realiza audiência sobre denúncias de crime eleitoral O juiz Genivaldo Guimarães afirmou que a audiência transcorreu com naturalidade e o processo está tendo regular tramitação. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A candidata derrotada ainda citou que esse processo é o marco da moralização da política no município. “Essa audiência foi o primeiro passo que demos. Continuamos ainda muito confiantes de que teremos um julgamento favorável, mas o que mais importa de tudo isso é a moralização da eleição, é o que eu mais espero que aconteça para que a gente possa continuar militando na política e acreditando que estamos fazendo parte de um processo sério”, concluiu Marizete. Em entrevista ao Brumado Notícias, o juiz eleitoral Genivaldo Guimarães esclareceu como será o andamento do processo. “A audiência transcorreu com naturalidade e o processo está tendo regular tramitação. A pedido das partes, concedi 48 horas para um eventual pedido de diligência. Em seguida, vamos dar prosseguimento ao processo. Após a manifestação das partes, em 48 horas saberemos quais serão os pedidos que   investigantes e investigados irão formular. Ao final, poderei deferir ou negar, após analisar se a prova será útil ao descobrimento da verdade”, explicou.

Brumado: Vanderlito Júnior comemora avanços no estado de saúde de seu pai De acordo com ele, não há mais risco de morte, mas o seu pai continua internado se recuperando. (Foto: Reprodução/Facebook).

Em sua página pessoal no Facebook, o filho do empresário Vanderlito Souza, Vanderlito Júnior, falou sobre o estado de saúde do pai desde o incidente ocorrido no dia 30 de março. Na data, Vanderlito foi atingido por uma pedrada e teve traumatismo craniano. Segundo Júnior, após uma cirurgia que durou duas horas e foi realizada no Hospital Samur de Vitória da Conquista, o quadro clínico do empresário foi estabilizado. A transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein ocorreu no dia 3 de abril, ocasião em que Vanderlito passou a ser monitorado por neurocirurgiões, que fizeram novos procedimentos e promoveram a evolução do quadro de saúde do paciente. De acordo com Júnior, não há mais risco de morte, mas o seu pai continua internado se recuperando. “Preciso aprender muito com o meu pai. Se nesta vida conseguir ser 30% do homem que ele é já me considero satisfeito”, disse.

ExpoBrumado é cancelada por causa da seca Luiz Martins, presidente da Coopmab, disse que não há clima para o evento, pois a seca está castigando os pecuaristas da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado (Coopmab), Luiz Martins, anunciou em entrevista ao Brumado Notícias que por conta da seca a ExpoBrumado 2013 foi cancelada. “Não tínhamos clima para evento, pois com tantos pecuaristas sendo castigados pela seca não iríamos ter êxito na realização do evento. Mesmo se trouxéssemos expositores de fora, não haveria compradores da região com a crise econômica que se abateu nos criadores. Seria um evento só para a Cooperativa e a exposição não é para a cooperativa e sim para as negociações entre os expositores”, explicou Martins. O presidente da Cooperativa disse ainda que há uma expectativa do retorno do evento em 2014, tendo em vista que as previsões meteorológicas são boas para a região no próximo ano.

Paraquedista de Guanambi morre em São Paulo durante salto Rubens de Jesus Teixeira, de 35 anos, morreu após um salto de paraquedas realizado na cidade de Campinas. (Foto: Reprodução/Facebook).

Por volta das 16h do último domingo (07), Rubens de Jesus Teixeira, de 35 anos, morreu após um salto de paraquedas realizado na cidade de Campinas, em São Paulo. Natural de Guanambi, Rubens morreu ao cair de uma altura de 3600 metros. Segundo informações da Polícia Civil, ele teria acionado o paraquedas principal com atraso, o que coincidiu com a abertura automática do equipamento reserva. De acordo com testemunhas, o paraquedista desceu em círculos em direção ao solo, com os dois equipamentos enroscados. Ele caiu em uma área do Aeroporto Pedro Morganti, em Piracicaba, onde normalmente ocorrem saltos aos finais de semana. No local, Rubens chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal e os equipamentos usados durante o salto foram periciados. O sepultamento será realizado em Guanambi, onde reside a família da vítima. Rubens é filho de Dona Jaci da Lavanderia, bastante conhecida na região, e possuía 15 irmãos.

Brumado: Linha de pipa com cerol causa queda de energia e queima aparelhos A Coelba informou que todos os prejudicados poderão comparecer ao escritório da empresa, pois todas as medidas cabíveis serão tomadas para reparar os danos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Cerca de cem famílias residentes nas Ruas Cleóbolo Meira Leite, Armindo Meira Leite, Maria Berlamina de Jesus e Ruy Barbosa, no Bairro Novo Brumado, tiveram seus eletrodomésticos danificados por conta de uma queda de energia ocorrida no último sábado (06). A princípio, os moradores foram informados por uma equipe de técnicos da Coelba que estiveram no local que o incidente teria sido causado por uma sobrecarga de energia na rede. “Um técnico particular que esteve no comércio falou que se alguém estivesse manuseando algum aparelho no momento do incidente, certamente teria recebido toda a carga e até morrido”, disse a comerciante Silvana de Barros. Segundo os moradores, todos os receptadores de antenas parabólicas, computadores, TVs, aparelhos de som e outros itens foram queimados. Por telefone, o gestor do escritório da Coelba, Jadir Batista, esclareceu a reportagem do Brumado Notícias que a causa do ocorrido foi uma linha de pipa com cerol que ficou enganchada entre os fios causando um curto circuito que atingiu a rede na localidade. “Os moradores podem nos procurar, que iremos tomar as medidas cabíveis para reparar os danos”, garantiu Batista. Apesar da gravidade da ocorrência, ninguém ficou ferido.

Brumado: Real perde na estreia no Campeonato do São Félix O Vitória do Bairro Dr. Juracy venceu o Real São Félix pelo placar de 1x0. (Foto: Luan Vinicius).

Na inauguração da nova Arena Fonte Nova, os rubro-negros venceram do Bahia pelo plarcar de 5 X 1. Já no jogo de estreia do campeonato de várzea do Bairro São Félix, o Vitória do Bairro Dr. Juracy venceu o Real São Félix pelo placar de 1 X 0. A secretária de Educação e Esportes, Acácia Gondim, deu o pontapé inicial da partida. O campeonato já faz parte do calendário esportivo do município e reúne oito equipes dos bairros e de comunidade rurais. A partir da próxima rodada da competição, haverá jogos aos sábados e domingos. No sábado, às 15h30, entram em campo Boleiros X P. Meira. No domingo, às 8h30, tem São José X Umburanas.

Brumado: Prefeito Aguiberto recebe representantes da SoWitec O engenheiro ambiental Pablo Crescêncio e a geógrafa Lícia Gabriela Reis apresentaram o andamento do projeto que está sendo desenvolvido no Distrito de Cristalândia. (Foto: Divulgação).

Nesta segunda-feira (08), o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) recebeu em seu gabinete o engenheiro ambiental Pablo Crescêncio e a geógrafa Lícia Gabriela Reis, da empresa SoWitec do Brasil – Energias Alternativas Ltda. O projeto de implantação de energia eólica na região de Cristalândia já vem sendo desenvolvido desde o final do ano de 2011, porém os representantes da empresa agendaram a visita a fim de apresentar o projeto ao novo gestor, aos secretários municipais e a vice-prefeita, informando sobre as etapas já desenvolvidas e as que estão se iniciando nesta nova fase. Os representantes da empresa explicaram que a fase de concessão da licença de localização já foi totalmente concluída junto ao órgão ambiental e neste momento estão sendo iniciadas as etapas para conseguir a licença de implantação do projeto. Nesta fase, se faz necessário a formação de uma comissão, composta por representantes do órgão público e dos diversos setores da sociedade civil e organizada, que irá fiscalizar a execução da obra, principalmente na questão relativa aos impactos causados ao meio ambiente.  Aguiberto observou que a implantação de energia eólica é de fundamental importância, pois é eficiente e é uma das fontes mais econômicas da nova geração de eletricidade. “Sem dizer que também gerará novos postos de empregos para nosso município e região”, concluiu.

AL-BA: Liu Vasconcelos solicita realização da Assembleia Itinerante em Brumado Para a parlamentar, nada melhor que os deputados estaduais virem ao município debater as problemáticas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Através de requerimento encaminhado à presidência da Casa Legislativa de Brumado, a vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) pediu ao presidente Alessandro Lôbo (PSL) que solicite ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), a realização de uma Assembleia Itinerante no município, a fim de debater as problemáticas locais. Segundo a parlamentar, “nada melhor que os deputados estaduais virem a Brumado debater os problemas da nossa cidade, como a seca, o esgotamento sanitário, a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, a transposição do Rio São Francisco para as comunidades de Ubiraçaba, Samambaia e comunidades vizinhas, a segurança pública, entre outras ações”.

Arquivo