Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2013
fechar

Caetité: Prefeito reconhece falta de estrutura da polícia e pede reforço para combater a violência Zé Barreira pediu o apoio da Cipe/Sudoeste que estará no município na próxima semana. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O prefeito José Barreira (PSB), de Caetité, no sudoeste baiano, anunciou na última sexta-feira (17) que já solicitou do Major Mascarenhas o apoio da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Sudoeste da Bahia (CIPE/Sudoeste), a antiga Caesg, para ajudar a polícias civil e militar a combater a violência na cidade, que cresceu assustadoramente nos últimos dias.  A partir da próxima semana, homens e viaturas do policiamento especializado irão fazer rondas em todo o município. Barreira enalteceu o trabalho que vem sendo feito pela polícia, mas reconheceu a falta de estrutura e deficiências no contingente. “Nós precisamos unir forças. A Caesg também tem seu papel importante, a Polícia Militar tem feito um trabalho digno, à altura, e é claro com muitas deficiências em função de falta de equipamentos, de viaturas, elemento humano e a Polícia Civil da mesma forma. Desde o momento que percebi o aumento da violência aqui no nosso município, tomamos várias providências em colaborar, em fazer com que nós pudéssemos dar uma resposta a altura da nossa população”, relatou o prefeito.  As polícias trabalham em parceria no município, mas a falta de efetivo e estrutura de trabalho vem impedindo uma ação mais enérgica e eficaz.

Magnesita: Funcionários apelam pela revitalização do Estádio; Vereadora busca doação para município Trabalhadores e populares elaboraram uma carta com o tema “Campo de Futebol da Magnesita, ainda há solução” e enviaram a direção da empresa. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após matéria do Brumado Notícias denunciando o abandono do Estádio Wilson Ribeiro Gonçalves, que era mantido pela Magnesita, populares e os próprios funcionários da empresa elaboraram uma carta apelando para revitalização do estádio. Com o título “Campo de Futebol da Magnesita, ainda há solução”, a carta apela para a sensibilidade da direção da empresa, tendo em vista que o campo favorece a prática esportiva e a integração social. O documento ainda aponta que os usuários do estádio pagavam uma taxa no valor de um salário mínimo à empresa, o que ajudava na manutenção. “Não façam esse tipo de crime, principalmente com os funcionários que trabalham todos os dias em busca de metas e mais metas a serem cumpridas. Até quando vamos viver com esse tipo de coisa e nos fins de semana não termos um ponto de distração para podermos jogar para fora o cansaço físico e mental do dia a dia? Por favor, apelamos para a sensibilidade da gerência da empresa para que juntos possamos achar uma solução para o campo da Magnesita”, pediram os funcionários e populares na carta. 

Magnesita: Funcionários apelam pela revitalização do Estádio; Vereadora busca doação para município Liu Vasconcelos fez uma indicação para que o prefeito da cidade solicite à Magnesita a doação do Estádio Wilson Ribeiro Gonçalves ao poder público. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Sensibilizada com a questão, a vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) elaborou uma indicação a ser apresentada na próxima sessão legislativa, através da qual indica ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) que solicite à Magnesita a doação do Estádio Wilson Ribeiro Gonçalves ao poder público municipal. A parlamentar justifica sua indicação em razão do estado precário em que se encontra o estádio. Ao final, Liu apela aos demais parlamentares para que aprovem sua indicação. “Por tudo exposto é que peço o apoio dos nobres para entrarem junto nesta luta pela retomada do esporte tão abandonado no nosso município, seja por parte dos poderes públicos como de uma grande empresa que deveria incentivar a prática esportiva”, relatou a parlamentar em sua indicação.

CDL de Brumado sorteia prêmios de campanha A CDL continuará promovendo mais sorteios, pois ainda restam duas motos, nove notebooks e dois tablets a serem sorteados. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Quatro clientes do comércio brumadense foram contemplados na última sexta-feira (17) com os prêmios da campanha de Dia das Mães, Dia dos Namorados e São João, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado. Edvaldo Merquiades dos Santos, do Bairro Baraúnas, ganhou um notebook; Devanisa Silva, do Bairro das Flores, foi contemplada com um notebook; Manoel Cardoso Gonçalves também ganhou um notebook e Antônio Francisco da Silva ganhou uma moto Suzuki 0 km. A CDL continuará promovendo mais sorteios, pois ainda restam duas motos, nove notebooks e dois tablets a serem sorteados. Por isso, continue comprando no comércio de Brumado, preencha seu cupom e concorra ao show de prêmios da CDL.

Castilho visita Lídice em busca de campus de universidade federal para Brumado Vereador disse com a senadora da importância de investimentos na educação superior no município. (Foto: Divulgação).

O vereador brumadense Castilho Viana (PSB) esteve na capital federal e, entre outros compromissos, visitou a senadora Lídice da Mata (PSB). No encontro, Viana apresentou a senadora alguns projetos e solicitações para o município, a exemplo da possibilidade de Brumado receber um campus de uma universidade federal. “A senadora disse que no momento talvez não seja possível o governo federal direcionar uma universidade para Brumado, porém há uma possibilidade de se adquirir uma extensão da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Aí eu até citei os cursos de Geologia ou Tecnologia de Minas tendo em vista o fato de a nossa cidade ser um pólo mineral”, relatou Castilho. O vereador ainda afirmou que mesmo com o bom momento que a educação de base vive na cidade, a educação superior precisa de investimentos maiores. “Há uma necessidade dessa implantação em nosso município que está em franco crescimento, o que favoreceria não só na educação, mas também na parte econômica, pois o município que abriga um campus universitário obtém grande valor territorial, populacional e econômico”, destacou Viana. 

Lagoa Real: Cidade em clima de vaquejada O clima já tomou conta da cidade e população aguarda ansiosa o início dos festejos. (Foto: Divulgação).

A Prefeitura Municipal e a Comissão Organizadora da Festa do Vaqueiro e Vaquejada de Lagoa Real estão fazendo os preparativos finais para realização do evento que é tão tradicional. A comissão garantiu que a festa é uma iniciativa de amor, fé e liberdade, que busca proporcionar ao visitante muita alegria. O prefeito fez questão de convidar a todos para prestigiar esse grande projeto. “Todos estão convidados a participar e a fazer esse movimento bonito nesse sertão baiano que é tão sofrido, mas que não perde a alegria de viver”, disse o prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho em entrevista ao Brumado Notícias.

Lagoa Real: Cidade em clima de vaquejada O Parque do Vaqueiro já foi completamento reformado para receber o público de toda região. (Foto: Divulgação).

A Vaquejada terá início no dia 31 de maio. Na sexta-feira (31), tem Mazinho dos Teclados, Arreio de Ouro e Página Virada. Já no sábado (01), as atrações são Banda Massupylame, Milionário e José Rico e Cangaia de Jegue. Para fechar o evento com chave de ouro, no domingo (02), a Banda Forró do Brasil fará a alegria do público presente. A Vaquejada, que é já tradição no município e está em sua 23ª edição, atrai pessoas de toda a região. Você também está convidado a participar desta grande festa!

Brumado: Nova queda no sinal da Oi Velox Essa já é a segunda queda no sinal da operadora apenas neste mês de maio.

O serviço de internet Oi Velox encontra-se sem sinal em Brumado desde as 16h desta sexta-feira (17). Essa já é a segunda queda no sinal da operadora apenas neste mês de maio. O centro comercial da cidade foi o local mais afetado com a inoperância, que gerou muita reclamação dos clientes da operadora. Diversos serviços do comércio local foram afetados devido à necessidade do uso da internet para efetuar processamentos de dados. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, inúmeros usuários do serviço já acionaram a operadora Oi, mas até o momento não houve nenhuma previsão para a normalização do serviço.

Barra da Estiva: Operadora Vivo é alvo de muitas críticas A cidade está enfrentando diversos problemas de sinal, o qual tem estado muito instável, e com a conexão 3G da operadora, que está muito lenta.

A cidade de Brumado não é a única que sofre com a péssima qualidade dos serviços prestados pela operadora Vivo. Na tarde desta sexta-feira (17), o internauta do Brumado Notícias, Airan Rocha, da cidade de Barra da Estiva, no sudoeste baiano, também criticou a falta de compromisso da Vivo com seus clientes. De acordo com o usuário, Barra da Estiva está enfrentando diversos problemas de sinal, o qual tem estado muito instável, e com a conexão 3G da operadora, que está muito lenta. Ainda segundo o morador, as constantes quedas nas ligações e a rede da operadora sempre ocupada têm deixado a população bastante irritada. “Já ligamos para a central de atendimento da Vivo e até mesmo para a Anatel, mas até o momento nada foi resolvido”, disse o internauta, comunicando que a Vivo é a operadora mais usada na cidade.

 

O leitor Airan Rocha enviou informações ao Brumado Notícias. Participe você também do Internauta Repórter. Envie-nos fotos, fatos e vídeos para nossa redação. Nosso e-mail: [email protected].

Forró da Cabritinha neste sábado (18) no Haras Silveira em Brumado O primeiro lote de camisas já está sendo vendido e cada abadá custa R$ 35.

Vem aí o 1º Forró da Cabritinha com Ed Rossi e Saliva Doce. Dia 18 de maio você tem um encontro marcado com a alegria no Haras Silveira, Campo Seco, às 16h. Com cerveja free e churrasco à vontade das 16h às 18h, você não pode perder esse forrozão. O primeiro lote de camisas já está sendo vendido e cada abadá custa R$ 35. Corre logo e garanta já a sua, porque esse primeiro lote, nesse valor, é limitado. Para mais informações, ligue (77) 9997-0764. Vem se esbaldar no Forró da Cabritinha!

Departamento de Trânsito inicia campanha educativa em Brumado A medida visa alertar a população no intuito de se diminuir o índice de ocorrências no município. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU) iniciou durante esta semana uma campanha de conscientização e educação para o trânsito. Através de vários banners espalhados pela cidade, condutores e pedestres são informados de algumas regras básicas que ajudam na segurança e no melhor fluxo do trânsito. A medida visa alertar a população no intuito de se diminuir o índice de ocorrências no município.

Caminhada contra violência e abuso de crianças e adolescentes em Brumado Órgãos ligados à defesa da criança e do adolescente promoveram uma caminhada de conscientização nesta sexta-feira (17). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é lembrado no dia 18 de maio, vários órgãos ligados à defesa da criança e do adolescente em Brumado promoveram na manhã desta sexta-feira (17) uma caminhada de conscientização. O ponto de encontro foi na Praça da Matriz e, em seguida, os manifestantes percorreram todo o corredor comercial, fazendo uma parada no Mercado Municipal. Representantes do CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, COMDICA, DTTU, Secretaria de Desenvolvimento Social, Polícia Militar, estudantes, Projovem, Profamília, populares e representantes da Prefeitura marcaram presença no evento. Em entrevista ao Brumado Notícias, a coordenadora do CREAS Chico Xavier, Maria Niceia, declarou que a caminhada serve de alerta para a população, tendo em vista que a violência praticada contra crianças e adolescentes é crescente no município, com o agravante de que os próprios familiares são os que mais praticam abusos. “Os números são preocupantes sim, e das centenas de casos acompanhados pelo CREAS desde sua criação em 2009, 50% das ocorrências são contra crianças e adolescentes, com grande índice de casos de abuso sexual. Os dados apontam que a maioria dos abusos e violência praticados contra as crianças e adolescentes acontecem no âmbito familiar”, relatou Niceia. A coordenadora ainda apontou que o que mais preocupa é que os números só não são maiores porque muitos casos não são denunciados. Se você sabe de algum caso de abuso, ligue para o Disque Denúncia 100, da Central Nacional, que encaminha as denuncias aos órgãos de defesa.

Mais uma vez saindo na frente, a Ótica do Futuro traz para seus clientes produtos de qualidade, bom gosto apurado e preços atrativos. A coleção 2013 está recheada de modelos lindos e com uma marca diferenciada, que é a marca da qualidade. São óculos solares e de grau, na linha adulto e infantil. Os óculos solares são importantes, pois protegem os olhos dos raios solares nocivos, agindo como “filtro solar”. Na linha de receituário, óculos confortáveis, de beleza e qualidade superiores, além de lentes conceituadas que proporcionam conforto e excelente adaptação. Atendimento excelente, marcas conceituadas, bom gosto e crediário próprio; vem pra Ótica do Futuro que aqui tem o que você procura. A loja fica na Rua Coronel Paulino Chaves, 180. Para mais informações, ligue (77) 3441-6724. Visite seu oftalmologista periodicamente. Ótica do futuro: vem pra você ver!


Fotos: Divulgação

Proler movimenta a Uneb em Brumado O encontro contou com várias atividades de incentivo a leitura, educadores, leitores e artistas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Está em andamento desde a última quinta-feira (15), no Campus XX da Uneb, em Brumado, o Programa Nacional de Incentivo a Leitura (Proler), que existe há 20 anos no Brasil e é coordenado pela Biblioteca Nacional. Este é o primeiro encontro do comitê do Proler de Brumado, que conta com várias atividades de incentivo a leitura, educadores, leitores e artistas. A coordenadora do comitê brumadense, Daniela Galdino, falou sobre as atividades do Programa ao Brumado Noticias. “A experiência está sendo muito proveitosa, pois o campus está bem movimentado. A nossa avaliação é bem positiva”, disse. Além do Proler, o projeto Tessitura, que está em sua primeira edição, oferece aos estudantes oficinas em parceria com o programa nacional. 

Proler movimenta a Uneb em Brumado O encerramento do encontro acontece nesta sexta-feira (17). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“O Tessitura é o projeto que promove o intercâmbio cultural. A integração é a palavra chave, pois nesse semestre estamos trabalhando a parceria do diálogo com a música e, no segundo semestre, já trabalharemos o diálogo com o cinema, a literatura e a fotografia”, explicou a coordenadora. Além do corpo do docente e alunos, populares e representantes culturais e demais órgãos também estão prestigiando o evento. O encerramento do encontro acontece nesta sexta-feira (17). No evento, haverá sarau de músicas e poesias atestando o resultado final das oficinas realizadas no campus, contando ainda com a participação dos artistas locais e do estado do Pernambuco. O sarau será aberto ao público. 

Brumado: Criança e avó ficam na mira de revólver durante assalto Um dos assaltantes gritou várias vezes para que seu comparsa matasse a criança e atirasse na avó, que felizmente não foi atendido pelo parceiro. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma mercearia localizada na Avenida João Paulo I, no Bairro Parque Alvorada, em Brumado, foi assaltada na noite da última quinta-feira (16). Segundo a proprietária do estabelecimento, dois homens que chegaram em uma motocicleta anunciaram o assalto. “Nessa hora, eu ignorei e ainda disse para eles pararem de brincadeira. Foi aí que um deles se irritou, sacou a arma, apontou para a cabeça do meu neto de 4 anos, e ameaçou atirar. Aí me faltou o chão e as pernas sumiram”, contou a vítima ao Brumado Notícias. Após limparem o caixa e roubarem bebidas e cigarros, um dos assaltantes gritou várias vezes para que seu comparsa matasse a criança e atirasse na avó. “Atira na cabeça da criança e mata a velha! Atira neles”, teria gritado o bandido, que felizmente não foi atendido pelo parceiro.

Marquinho Viana saúda Santa Luzia e Mucugê Deputado protocolou moção de congratulações na AL-BA em homenagem a mais um ano de emancipação político-administrativa dos municípios. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em homenagem a mais um ano de emancipação político-administrativa dos municípios de Santa Luzia e Mucugê, comemorado nos dias 9 e 17 de maio, respectivamente, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) apresentou moção de congratulações na Assembleia Legislativa. Viana destacou trechos da história dos municípios e características políticas, econômicas e culturais de cada localidade. Emancipada em 9 de maio de 1985, Santa Luzia também participa da economia do cacau e, segundo Marquinho Viana, atualmente, tem sua economia baseada no seguinte tripé: serviços, agropecuária e indústria. Atrações ecológicas também são um destaque no município, onde os "13.344 habitantes desfrutam de sua bela paisagem marcada por rios, cachoeiras, poços, lagoas e sítios ecológicos que fez a Unesco considerá-la ‘Sítio Patrimônio Mundial Natural’". O deputado reconhece, no município de Mucugê, grandes influências da cultura portuguesa através da arquitetura de seus casarões e o estilo bizantino preservado pelo cemitério de Santa Isabel. Assim como o município de Santa Luzia, as riquezas naturais são destaque na região. Montanhas, cânions e cachoeiras fazem a diversão de moradores e turistas. Já Mucugê, diz o deputado, ainda conta com uma bacia hidrográfica formada com vários rios, incluindo o Paraguaçu, que abastece toda a cidade e sua economia está sedimentada na agricultura empresarial, altamente mecanizada, nos serviços e na indústria. "Diferentemente de outros municípios baianos, Mucugê tem uma população urbana (4.180) menor que a rural (6.365), contrariando a tese da migração campo cidade", observou o parlamentar, que felicita todos os munícipes dos locais.

Brumado: Homem foi baleado na Urbis II Seis disparos contra a vítima, um jovem de 22 anos, mas apenas dois projéteis o atingiram. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um homem foi baleado com dois tiros na noite da última quinta-feira (16), no Bairro Urbis II, em Brumado. Segundo informações da Polícia Militar, foram efetuados seis disparos contra a vítima, um jovem de 22 anos, mas apenas dois projéteis o atingiram. De acordo apurou o Brumado Notícias, as balas acertaram a perna e a mão do rapaz, que recentemente cumpriu pena na delegacia. Dois homens que estavam em uma motocicleta teriam sido os autores dos disparos de acordo com relato de testemunhas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado, mas os próprios populares conduziram a vítima ao Hospital Professor Magalhães Neto. Quando a equipe do Samu chegou ao local, foi vaiada por manifestantes, que alegaram demora no socorro. 

Grandes promoções na Loja Autorizada da Vivo em Brumado Você pode dividir suas compras em até 10x no cartão, sem juros! (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Pensando cada vez mais em seus clientes, a Loja Autorizada da Vivo, em Brumado, irá sortear outra linda Câmera Digital 12 mega pixels no Dia dos Namorados, em 12 de junho, para você presentear a pessoa que mais ama. Além do sorteio e de vários brindes em especial a data mais romântica do ano, algumas marcas e modelos de celulares estão em promoção na loja. Você pode dividir suas compras em até 10x no cartão, sem juros! Promoção assim é só na Loja Autorizada da Vivo, que fica situada na Praça Armindo Azevedo, 122. Confira os regulamentos da Loja e concorra. Não perca tempo!  Para maiores informações, ligue: (77) 3441-0993.

Igaporã: TSE manda Rosana Cotrim reassumir prefeitura da cidade Liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconduziu a republicana ao cargo nesta quinta-feira (16).

A ministra Laurita Vaz, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acatou a ação cautelar com pedido de liminar que foi protocolada por Rosana Cotrim de Carvalho Melo (PR) e seu vice José Suly Fagundes Netto (PMDB). A liminar, que foi publicada nesta quinta-feira (16), suspendeu a cassação do seu registro de candidatura, que havia sido interposta pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Rosana Cotrim substituiu o ex-prefeito e ex-candidato Deusdete Fagundes (PSB) a menos de 24 horas das eleições municipais de outubro do ano passado. Na época, Deusdete teve o pedido de registro de candidatura indeferido e esperou até as vésperas das eleições para indicar a substituta. Para a ministra, “a concessão da liminar pretendida é medida que se impõe, a fim de evitar a perda, ainda que temporária, do exercício do mandato eletivo. Isso porque o exame perfunctório das razões do recurso especial endossa a afirmação da Autora quanto à existência de plausibilidade jurídica, mormente no que tange à observância das normas que autorizam a substituição da candidatura majoritária antes da realização do pleito”. Com a decisão, Laurita deferiu o pedido de liminar e Cotrim foi reconduzida ao cargo de prefeita de Igaporã. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, o clima na cidade é de muita euforia por parte dos correligionários políticos da republicana. O impasse jurídico parece que somente terá o seu fim após o julgamento do mérito pelo pleno do Tribunal Superior Eleitoral.

João Bonfim afirma que Wagner garantiu total apoio a administração de Aguiberto Deputado ainda assegurou a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia e a luta pela aprovação do projeto do Esgotamento Sanitário local. (Foto: Mateus Pereira).

Em contato telefônico com o Brumado Notícias na noite desta quinta-feira (16), o deputado estadual João Bonfim (PDT) disse estar satisfeito com o resultado da audiência que teve com o governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL). De acordo com o deputado, o governador demonstrou mais uma vez o seu interesse em trabalhar em prol dos seus pleitos. “Reiteramos diversos pedidos que já tínhamos encaminhado ao governador e já tivemos respostas positivas de diversas obras que vão melhorar a qualidade de vida da população de Brumado”, declarou Bonfim assegurando que  Wagner garantiu a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia e a luta pela aprovação do projeto do Esgotamento Sanitário local. O parlamentar ressaltou ainda que o governador garantiu total apoio a administração do prefeito brumadense. “Wagner nos garantiu apoio incondicional para desenvolvermos uma ampla parceria com a administração do prefeito Aguiberto, o que significa que novas obras e grandes projetos serão realizados para alavancar ainda mais o progresso de nossa cidade”, afirmou. Por fim, Bonfim ressaltou que outros prefeitos de municípios os quais representa também participaram da audiência com o governador baiano.

Brumado: Reforma no Estádio dos Prazeres pode parar por falta de verba Na última semana funcionários foram dispensados, e os que ainda estão em atividade só não foram demitidos porque a empresa está utilizando os próprios recursos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em visita realizada na obra do Estádio dos Prazeres na tarde desta quinta-feira (16), o Brumado Notícias foi informado pelo encarregado da reforma, Jair Leite, que as obras podem parar caso o governo federal não efetue o repasse da verba. Segundo o empreiteiro, durante a última semana funcionários foram dispensados, e os que ainda estão em atividade só não foram demitidos porque a empresa está utilizando os próprios recursos para dar continuidade à reforma. “Ainda estamos trabalhando com recursos próprios, com o dinheiro que ainda temos em caixa, por isso que estamos tocando o serviço, mas assim que o nosso dinheiro acabar, se a verba não tiver chegado, a obra irá parar”, alertou o encarregado, que conta apenas com 50% do efetivo operacional. A obra é uma parceria do Ministério dos Esportes com a Prefeitura de Brumado, cujo orçamento está estimado em mais de um milhão e meio de reais. A reforma, que teve início no dia 28 de junho de 2012, tinha previsão de término para o dia 28 de dezembro de 2012, mas por conta de falta de repasse, a entrega da obra está atrasada.

Vereador Weliton Lopes solicita moção de aplausos a Agnelo Azevedo A solicitação se justifica pelo exemplo de figura humana que o homem de 105 anos representa para a cidade e, em especial, para a juventude. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O vereador Weliton Lopes (PR) solicitou uma Moção de Aplauso e Congratulações em homenagem ao Senhor Agnelo dos Santos Azevedo. Segundo Lopes, a solicitação se justifica pelo exemplo de figura humana que o homem de 105 anos representa para a cidade e, em especial, para a juventude brumadense. Nascido em 14 de maio de 1908, em Bom Jesus dos Meiras, Agnelo é o último da prole dos filhos do casal Casimiro Pinheiro de Azevedo e Filomena dos Santos Azevedo. Em 12 de abril de 1932, casou-se com Celcina Azevedo, e com ela teve 10 filhos. “Sr. Agnelo Azevedo, aos 105 anos, é um homem lúcido, consciente do dever cumprido, estribado no exercício pleno da cidadania, atento ao convívio social, civil e político, de invulgar qualidade moral e ilibada conduta. Orientou sua vida na direção dos bons exemplos de dignidade, fazendo prevalecer a justiça, o equilíbrio e a sensatez, sendo incapaz de ferir alguém. Preserva e honra a família a quem ama com a força que lhe brota do coração”, afirmou Lopes, que baseou-se na reputação exemplar do centenário para prestar a referida homenagem.

Monteiro Lobato realiza missa em homenagem às mães Durante a missa, os alunos também fizeram apresentações especialmente para todas as mães presentes. (Foto: Divulgação).

No último domingo (12), o Centro Educacional Monteiro Lobato comemorou o Dia das Mães com uma missa celebrada na Igreja Matriz. Pais, funcionários e alunos cantaram e louvaram em homenagem às mamães, em uma celebração marcada pela emoção e alegria. Durante a missa, os alunos também fizeram apresentações especialmente para todas as mães presentes. Clique aqui para visualizar as fotos da cerimônia.

Comar parabeniza todos os profissionais da limpeza neste 16 de maio A Comar parabeniza aos garis da cidade por levantarem cedo todos os dias e retirarem o lixo das ruas tornando-as mais belas e limpas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Viver em uma cidade de ruas limpas e conservadas é desejo de todos os cidadãos. Neste dia 16 de maio, Dias dos Garis, a Comar aproveita a oportunidade para parabenizar todos os profissionais que trabalham na empresa e agradece a todos pelo empenho e dedicação com que realizam seu trabalho diário. A Comar parabeniza aos garis da cidade por levantarem cedo todos os dias e retirarem o lixo das ruas tornando-as mais belas e limpas. 

Brumado: Poeta Merion lança nesta sexta-feira (17) o livro Nostalgia Esse é o terceiro trabalho do poeta e música que é uma homenagem a sua falecida mãe, Antônia Marcele. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O poeta e músico Merion Alvares irá lançar na próxima sexta-feira (17) o livro Nostalgia, seu terceiro trabalho como escritor, que é uma homenagem a sua falecida mãe, Antônia Marcele. O lançamento acontecerá no Clube do Sindicado dos Mineradores de Brumado. Em entrevista ao Brumado Notícias, Merion disse que o livro é baseado em uma poesia de sua autoria, chamada Saudade Eterna, escrita após o falecimento de sua mãe. A publicação também fala sobre solidão, paixão e amor, com espaço para críticas à política moderna e a falta de incentivo à cultura. “Doei 31 anos da minha vida com trabalho voluntário com a fanfarra, tive muitas alegrias e também muitas decepções. Já fui campeão baiano no segmento em 2002. O que eu pude fazer eu fiz. Parei mais por uma decepção: a falta do apoio cultural”, completou. Alvares escreve poesias desde os 14 anos de idade e seu primeiro trabalho foi patrocinado por um amigo. Mesmo com o apoio de algumas empresas no custeio do lançamento do livro Nostalgia, Merion adiantou que a publicação terá uma tiragem reduzida. “Agradeço as empresas pelo apoio no lançamento desse exemplar, mas, se tivéssemos mais incentivo a nossa cultura, com certeza poderíamos nos desenvolver melhor nos diversos segmentos da nossa arte”, reafirmou. No lançamento, que acontecerá às 19h, 400 exemplares do livro de 52 poesias estarão à disposição do público. Futuramente, o escritor pretende lançar a publicação via internet.

Clínica Maná: Acupuntura é muito mais que um mero tratamento para dor Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1269.
Brumado: Após visita, preso tentou entrar na cela com celular nas costas Detento tentou entrar na custódia com um celular preso nas costas com esparadrapo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Tentando burlar a segurança da delegacia de Brumado, um preso tentou entrar na custódia com um celular preso nas costas com esparadrapo, após ter recebido uma visita na última quarta-feira (15). Ao passar pela revista antes de retornar para a cela, os investigadores descobriram o aparelho, que era encoberto pela camisa do detento. Os policiais tentam agora descobrir quem passou o celular ao custodiado. A cadeia de Brumado tem capacidade para 16 pessoas, mas está abrigando 47 detentos.

Arquivo