Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "10/2013"

30 Out 2013 - 18:23h

A cidade de Brumado já começa a se preparar para o natal, que terá como tema este ano a reciclagem. De início estão sendo preparadas três arvores de natal com garrafas pet – cada uma terá de 7 metros de altura.  As árvores vão servir para enfeitar Praça da Igreja Matriz, a Praça Coronel Zeca Leite e a Praça Saldino Lopes, na Vila Presidente Vargas. Na tarde desta quarta-feira (30) a reportagem do site Brumado Notícias esteve na Vila Presidente Vargas e acompanhou parte dos trabalhos de montagem para a ornamentação natalina, que está sendo produzido pelos professores, alunos e pais de alunos da Escola Sá Teles, sob a coordenação do diretor André Luiz. “Será uma ornamentação como a Vila nunca teve e ao mesmo tempo será uma ornamentação educativa, de conscientização ecológica. Vamos unir a educação ao natal e ao bem estar do meio ambiente”, comentou o diretor.  André Luiz aposta no sucesso da campanha, que contará também com o apoio da Associação de Moradores da localidade. A expectativa é que as ornamentações comecem a ser instaladas nos primeiros dias de dezembro. 

30 Out 2013 - 18:13h

Os brumadenses que não possuem parabólicas em suas casas, além de ter imagens ruins da maioria dos canais de TV, ainda tiveram que ficar sem o sinal de duas emissoras nos últimos dias, a Band e a Rede TV. Para esclarecer a situação, o site Brumado Notícias entrevistou o diretor do setor de Telecomunicações e Informática da prefeitura local, Milton Caires. De acordo com ele, o problema aconteceu por causa das constantes quedas de energia ocorridas na cidade, as quais provocaram danos aos equipamentos de retransmissão das emissoras. “Os equipamentos já passaram por manutenção e os canais devem voltar ao ar até a próxima sexta-feira (01)”, garantiu. Caires disse ainda que, além da sede, a região do distrito de Ubiraçaba também voltará a receber o sinal normal da Rede Globo e do SBT. Mas a novidade que deve realmente empolgar os brumadenses é a implantação do sinal digital da TV Sudoeste, emissora afiliada à Rede Globo. “Entrei em contanto com o núcleo de engenheira da emissora e fui informado de que antes da copa de 2014 o sinal digital estará disponível no sudoeste baiano, proporcionando melhor qualidade de imagem durante o maior evento do futebol mundial”, anunciou Caires.

30 Out 2013 - 18:03h

Em 2012, durante o mandato do então prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, as escolas municipais de Brumado passaram por amplas reformas e receberam laboratórios de informática, com aproximadamente 15 computadores em cada. Na mesma época, também foi inaugurado o Tele Centro na Vila Presidente Vargas. Todas essas melhorias fazem pacote do projeto de inclusão digital nas escolas. No entanto, o site Brumado Notícias apurou nesta quarta-feira (30) que nem os laboratório e nem o Tele Centro estão funcionando. Os diretores das unidades escolares não permitiram que nossa equipe de reportagem fizesse fotos das salas de inclusão digital e também não se dispuseram a falar sobre o assunto. A mesma negativa foi dada pela secretária de Educação do município, Acácia Gondim, que ainda na recepção da Prefeitura se negou a esclarecer o questionamento. “Hoje eu não tenho nada a declarar, nem eu nem o prefeito, nós não temos nada a declarar para vocês”, declarou a secretária, virando as costas para a nossa equipe. Em seguida chegou o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), que também preferiu não gravar entrevista, mas garantiu que há algumas pessoas passando pelo exame de psicotécnico para assumir as aulas nos laboratórios.

30 Out 2013 - 16:00h

João Novais Prado, de 80 anos, estava sozinho em sua casa, na Rua Lauro Flores, em Belo Campo, no sudoeste baiano, quando morreu durante um incêndio no local. Era por volta de 01h30 da madrugada desta quarta-feira (30) quando a polícia local foi acionada sobre a ocorrência. Segundo os vizinhos, João, morava sozinho. O corpo do idoso foi carbonizado e a suspeita é que tenha acontecido um vazamento de gás. A hipótese de ter sido algo criminoso ainda não está descartada, pois os vizinhos disseram aos policiais que ouviram barulhos na residência e quando foram verificar o que aconteceu, o quarto de João já estava pegando fogo. O corpo de João Novais foi levado para o Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista.

30 Out 2013 - 15:40h

A emocionante história de Wallas Pereira, o jovem que pediu para ser preso com o objetivo de se livrar das drogas, virou tema para uma matéria na TV Sudoeste, afiliada da Rede Globo. Na manhã desta quarta-feira (30), a equipe de reportagem da TV visitou Wallas em Brumado e o entrevistou. A repórter, o jovem contou ter ido à delegacia porque não suportava mais a vida de escravo que vivia por causa das drogas. Com mais de 15 dias internado no Centro de Recuperação Metanóia, entidade mantida pela Igreja Missões do Evangelho Pleno, Wallas já demonstrou mudança em seu comportamento e agradeceu o apoio de todos nessa luta por ficar livre de entorpecentes. A matéria da TV, que tem como foco servir de exemplos para outros jovens na mesma situação, deve ir ao ar no telejornal da noite de hoje, ou em algum dos telejornais de amanhã – BATV ou Bahia Meio Dia, dia 31.

30 Out 2013 - 15:21h

No próximo dia 07 será realizada mais uma Audiência Pública sobre a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) em Brumado, com tema Críticas, sugestões e compensações sociais. O evento será promovido pela Comissão Especial da Fiol da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e acontecerá na Câmara Municipal de Brumado, a partir das 14 horas. De acordo com a presidente da Comissão, deputada estadual Ivana Bastos (PSD), é preciso, além de apoiar a obra, ouvir as críticas e sugestões da população sobre a ferrovia. “Não temos dúvida que a ferrovia vem para transformar de maneira significativa a economia e o comércio do nosso estado. Mas, além de apoiar esta grande obra, é preciso ouvir a população, coletar as críticas e sugestões, para que a ferrovia chegue trazendo benefícios reais para as comunidades que estão vivenciando a sua chegada. Precisamos garantir que os baianos vão ter mais do que só o barulho do trem”, defendeu a deputada. Para a audiência é esperada a participação de um representante da empresa Valec Engenharia, que responsável pela obra no lote 4, em Brumado. Ainda antes do encontro, às 11 horas, Ivana Bastos irá visitar o canteiro de obras no município, acompanhada de outros deputados.

30 Out 2013 - 11:00h

Mais de 980 consultas resultaram em agendamentos para realização de mamografias durante o Outubro Rosa, em Brumado, que aderiu pela primeira vez à campanha de prevenção contra o câncer de mama. Os resultados da conscientização foram bastante comemorados pela Secretaria de Saúde (Sesau). Segundo dados da Central de Marcação, a procura por atendimento mais que dobrou durante o mês de campanha no município comparado ao mês de agosto, quando foram feitos 368 atendimentos nas clínicas que fazem mamografia na cidade. Com o sucesso da campanha, a Sesau já começou a pensar na campanha Novembro Azul, que visa conscientizar os homens no combate ao câncer de próstata. O secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres, disse que ficou satisfeito com os resultados obtidos com a campanha. “Ficamos satisfeitos com o empenho de todo o corpo da saúde municipal em se envolver na campanha Outubro Rosa. Também estamos felizes pelos resultados obtidos, pois houve o dobro de adesão à campanha. Agora teremos um desafio maior pela frente, que é o de conscientizar os homens a quebrarem a barreira do preconceito e aderirem ao Novembro Azul. Esperamos que ao final da campanha possamos ter números de atendimento tão positivos”, afirmou Feres. O secretário relembrou que, mesmo com o encerramento da campanha Outubro Rosa, a realização da mamografia continua à disposição na rede pública de saúde e as mulheres devem se prevenir o ano inteiro. Feres adiantou que o ponto de partida da campanha Novembro Azul no município será a iluminação na cor azul da fachada da prefeitura a partir da próxima sexta-feira (1º) e em outros logradouros da cidade.

30 Out 2013 - 10:30h

Ao lado do ex-prefeito Manoel Rubens, de vereadores e demais lideranças, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) esteve no município de Palmas de Monte Alto no último sábado (26). A comitiva visitou a feira livre local e o Mercado Municipal Aurelino Rodrigues Porto. Depois, a deputada foi recebida pelo ex-prefeito em sua casa. Para Bastos, a visita foi uma oportunidade de rever amigos e reforçar o compromisso com o grupo político do município. “Palmas de Monte Alto sempre esteve presente na minha luta. Sei da força do nosso grupo e do líder Manoel Rubens”, ressaltou a deputada. Ivana Bastos também destacou a aprovação de todas as oito contas do ex-prefeito, elogiando o seu caráter e integridade. “Manoel Rubens saiu da prefeitura pela porta da frente e reconhecido por todos. Essas aprovações certificam que o trabalho foi feito com seriedade”, considerou Ivana.

30 Out 2013 - 10:00h

No dia 08 de novembro, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), estará no município de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, onde irá inaugurar obras realizadas pelo estado em parceria com a prefeitura da cidade. Na Praça Monsenhor Antônio Fagundes, Wagner participará da cerimônia de inauguração da própria praça e da Adutora de Cristalândia. O chefe do executivo estadual estará ao lado do prefeito Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará. A construção da adutora totalizou investimentos superiores a R$ 2 milhões. A adutora tem 25 km de extensão e atende a mais de nove mil pessoas.

30 Out 2013 - 09:45h

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) intensificou a realização de blitz durante o último final de semana por conta da Operação Muzuá. Em apenas dois dias, a polícia apreendeu dez motocicletas que estavam com a documentação irregular. Os veículos ainda se encontram no pátio da companhia aguardando a regularização dos documentos frente à 18ª Ciretran. Segundo dados fornecidos ao site Brumado Notícias pelo Tenente Francisco, oficial que coordenou as guarnições, foram realizadas centenas de abordagens em pontos estratégicos de grande fluxo na cidade. A operação terá continuidade, pois, de acordo com o Tenente, a mesma visa um trabalho de prevenção no combate à violência, ao tráfico de drogas e orientação educativa aos condutores.

30 Out 2013 - 09:30h

A prefeitura municipal de Tanhaçu realizou no último sábado (26), no distrito de Suçuarana, o 1º Seminário da Cultura do Algodão. O evento foi promovido através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Adab, Ebda, Abapa, Ministério da Agricultura e Fundação Bahia. Durante o seminário, várias palestras foram realizadas com o intuito de incentivar e orientar o pequeno produtor rural no plantio e manejo do algodão. Com a presença do prefeito João Francisco Santos (PT), do vice-prefeito, vereadores, chefe da Ebda, secretários, presidente do Sindicato dos Produtores e Pequenos Produtores Rurais, presidente de associações e mais de 250 produtores. O município de Tanhaçu já foi um grande produtor de algodão com 04 usinas de beneficiamento funcionando.

30 Out 2013 - 09:15h

Por conta do risco de incêndio, a Chevrolet anunciou na última terça-feira (28) um recall de 43.971 exemplares da nova geração da S10 nas versões equipadas com motorização flex, fabricadas entre 13 de junho de 2011 e 11 de outubro de 2013. Os veículos são modelos 2012, 2013 e 2014, com relação de chassis de CC400001 a EC416094. Segundo a marca, a nova Chevrolet S10 com bloco 2.4 litros bicombustível pode apresentar danificações na tubulação de combustível devido a um atrito com a presilha que separa as mangueiras de aquecimento e/ou com o chicote elétrico do sensor de pressão de ar. Caso haja vazamento de combustível no compartimento do motor, há risco de incêndio. De acordo com o site Notícias Automotivas, os proprietários dos veículos com tais características devem levar os carros à rede de concessionárias a partir do dia 31 de outubro para fazer os reparos necessários. Não haverá nenhum custo. O reparo consiste no reposicionamento da presilha e/ou do chicote, além de eventual substituição da tubulação de combustível. 

30 Out 2013 - 08:30h

29 Out 2013 - 21:50h

Diversas ruas do Bairro Novo Brumado ficaram sem energia no início da noite desta terça-feira (29) por conta da derrubada de um poste por uma carreta. O motorista do veículo fez uma manobra na Avenida Centenário e acabou atingindo o poste de energia derrubando o mesmo e partindo outro ao meio. O ponto da batida é próximo a um posto de distribuição de gás e de um posto de combustíveis. Muitos fios de alta tensão ficaram espalhados na calçada. Entre os locais atingidos pelo blecaute estão a 34ª CIPM, que ficou totalmente às escuras, e a Praça da Igreja São Cristóvão. Bares e lanchonetes da Avenida Centenário também ficaram no escuro. Até o momento não se sabe a identificação da carreta e nem quem a dirigia, já que nenhuma testemunha conseguiu certificar a informação. Até o momento em que a reportagem do site Brumado Notícias registrou o caso, a equipe de reparos de eletrificação ainda não havia chegado ao local.

29 Out 2013 - 20:24h

O Ministério da Educação divulgou o gabarito oficial da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas foram realizadas no sábado (26) e domingo (27). Os documentos referentes a cada cor de prova estão disponíveis para download no site do Enem. O resultado individual das provas, que inclui a correção e nota da redação, deve ser divulgado na primeira semana de janeiro de 2014. Os participantes podem acessar os resultados individuais mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no site do Enem. Clique aqui e confira! 

29 Out 2013 - 20:00h

O site oficial da prefeitura de Brumado, que ficou fora do ar por mais de três dias, retornou nesta terça-feira (29). Ontem a assessoria de comunicação do órgão emitiu uma nota justificando que a suspensão da página aconteceu por causa de problemas técnicos. Com a volta, os principais links da homepage já estão disponíveis, a exemplo da emissão de nota fiscal eletrônica, serviço que as empresas do município não estavam conseguindo realizar.

29 Out 2013 - 19:05h

Faltam exatamente dois meses para a festa mais aguardada de Brumado: o show de Ivete Sangalo. A musa do axé vai se apresentar pela primeira vez na cidade no dia 29 de dezembro, no Parque de Exposições Santa Inês. E para os ansiosos de plantão, a novidade: o primeiro lote dos ingressos já está sendo vendido. Ivete vai cantar para os brumadenses em cima de um trio elétrico e o evento terá uma mega estrutura. A festa terá a participação da Banda Sem Limite que arrasta multidões por onde passa. Não perca tempo e adquira logo seu ingresso! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-7374.

29 Out 2013 - 18:46h

Como forma de reconhecimento por sua contribuição cultural ao país, a artista caculeense Rosa Maria dos Santos Alves vai receber diretamente da presidente Dilma Rousseff (PT) a Ordem do Mérito Cultural 2013. Mais conhecida como Rosinha, a homenageada nasceu em Natal (RN), numa barraca de circo, se tornando artista circense ainda criança. Rosa passou a ser filha de Caculé quando o circo de seus pais chegou ao município, onde ela decidiu se fixar e constituir família com o mecânico João Alves (Ferrugem). Enquanto ainda era adolescente, a artista foi considerada a melhor rumbeira da região e hoje ministra palestras em escolas sobre a vida no circo. Atualmente Rosinha também participa dos Reis das ciganas, da quadrilha junina Busca-pé, faz artesanato e é membro da Companhia Teatral Flor de Mandacaru, da qual suas filhas são coordenadores. Para chegar ao maior prêmio da cultura nacional, a caculeense disputou com 300 pessoas e grupos do país e ficou entre os 37 escolhidos. A Ordem do Mérito Cultural de 2012 homenageou artistas renomados no cenário nacional, como Elba Ramalho, Alceu Valença, Fafá de Belém e Regina Casé, o apresentador Sílvio Santos e o autor de novelas Aguinaldo Silva. A solenidade de entrega da Ordem irá acontecer no próximo dia 05 de novembro, em São Paulo, data que comemora o Dia Nacional da Cultura.

29 Out 2013 - 17:51h

Nesta quarta-feira (30) é comemorado o Dia do Comerciário, uma data nacional instituída pela presidente Dilma Rousseff (PT) ao sancionar a Lei Federal 12.790, que versa sobre a regulamentação da profissão. A lei entrou em vigor no dia 14 de março de 2013 e tem beneficiado mais de 12 milhões de brasileiros que atuam no comércio. Para ter os benefícios da categoria, é preciso que os trabalhadores tenham sua função especificada na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), com jornada de trabalho de 8 horas diárias e/ ou 44 horas semanais. Para o trabalho realizado em turnos de revezamento, a jornada de trabalho admitida é de seis horas, desde que não haja perda salarial e o empregado atue em apenas um turno. É por todas essas e outras conquistas da classe que a Diretoria do Sindicato dos Comerciários de Brumado, Poções, Macarani e Região, parabeniza a todos os comerciários. O dia 30 de outubro é mais que uma data, é a vitória de toda a categoria, pois agora ser comerciário é uma profissão.

29 Out 2013 - 16:05h

Começou no último dia 27 o 3º Torneio de Futebol de Campo da Comunidade do Boi Morto, distrito de Ubiraçaba. A solenidade de abertura teve a presença do ex-vereador Léo Vasconcelos, do presidente da Associação de Samambaia, Edilson Avelar de Souza, e outras lideranças rurais. Além do ex-vereador, os deputados Marquinho Viana (PV) e Arthur Maia (SDD) também apoiam o evento. “Estou muito feliz em poder realizar este torneio, que conta com as comunidades de Boi Morto, Samambaia, Tamboril, Lagoa de São João, Lagoa do Leite, Represo, Ubiraçaba e Riachão fazendo uma integração entre as localidades rurais”, comentou Vasconcelos, que atualmente ocupa a diretoria de biodiversidade no Inema. Léo fez questão de falar sobre a organização do torneio, que teve o custo de 5 mil reais. “Esse valor vai servir para o pagamento do árbitro, dos uniformes, bolas, premiação e ainda para a animação da final, que vai ter o show do cantor Ed Rossi”, contou Vasconcelos. A final acontecerá no dia 15 de dezembro, na Lagoa de São João.