Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2013
Fiol: Comissão Especial da AL-BA vai realizar audiência pública em Brumado Deputados da Comissão Especial da Fiol da Assembleia Legislativa da Bahia também vão visitar o canteiro de obras no município.

No próximo dia 07 será realizada mais uma Audiência Pública sobre a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) em Brumado, com tema Críticas, sugestões e compensações sociais. O evento será promovido pela Comissão Especial da Fiol da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e acontecerá na Câmara Municipal de Brumado, a partir das 14 horas. De acordo com a presidente da Comissão, deputada estadual Ivana Bastos (PSD), é preciso, além de apoiar a obra, ouvir as críticas e sugestões da população sobre a ferrovia. “Não temos dúvida que a ferrovia vem para transformar de maneira significativa a economia e o comércio do nosso estado. Mas, além de apoiar esta grande obra, é preciso ouvir a população, coletar as críticas e sugestões, para que a ferrovia chegue trazendo benefícios reais para as comunidades que estão vivenciando a sua chegada. Precisamos garantir que os baianos vão ter mais do que só o barulho do trem”, defendeu a deputada. Para a audiência é esperada a participação de um representante da empresa Valec Engenharia, que responsável pela obra no lote 4, em Brumado. Ainda antes do encontro, às 11 horas, Ivana Bastos irá visitar o canteiro de obras no município, acompanhada de outros deputados.

Brumado: Sesau encerra Outubro Rosa com sucesso e já lança campanha Novembro Azul O ponto de partida da campanha Novembro Azul no município será a iluminação na cor azul da fachada da prefeitura a partir da próxima sexta-feira (1º).

Mais de 980 consultas resultaram em agendamentos para realização de mamografias durante o Outubro Rosa, em Brumado, que aderiu pela primeira vez à campanha de prevenção contra o câncer de mama. Os resultados da conscientização foram bastante comemorados pela Secretaria de Saúde (Sesau). Segundo dados da Central de Marcação, a procura por atendimento mais que dobrou durante o mês de campanha no município comparado ao mês de agosto, quando foram feitos 368 atendimentos nas clínicas que fazem mamografia na cidade. Com o sucesso da campanha, a Sesau já começou a pensar na campanha Novembro Azul, que visa conscientizar os homens no combate ao câncer de próstata. O secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres, disse que ficou satisfeito com os resultados obtidos com a campanha. “Ficamos satisfeitos com o empenho de todo o corpo da saúde municipal em se envolver na campanha Outubro Rosa. Também estamos felizes pelos resultados obtidos, pois houve o dobro de adesão à campanha. Agora teremos um desafio maior pela frente, que é o de conscientizar os homens a quebrarem a barreira do preconceito e aderirem ao Novembro Azul. Esperamos que ao final da campanha possamos ter números de atendimento tão positivos”, afirmou Feres. O secretário relembrou que, mesmo com o encerramento da campanha Outubro Rosa, a realização da mamografia continua à disposição na rede pública de saúde e as mulheres devem se prevenir o ano inteiro. Feres adiantou que o ponto de partida da campanha Novembro Azul no município será a iluminação na cor azul da fachada da prefeitura a partir da próxima sexta-feira (1º) e em outros logradouros da cidade.

Palmas de Monte Alto: Ivana Bastos visita Mercado Municipal Deputada reforçou compromisso com o seu grupo político em trabalhar em prol da cidade. (Foto: Divulgação).

Ao lado do ex-prefeito Manoel Rubens, de vereadores e demais lideranças, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) esteve no município de Palmas de Monte Alto no último sábado (26). A comitiva visitou a feira livre local e o Mercado Municipal Aurelino Rodrigues Porto. Depois, a deputada foi recebida pelo ex-prefeito em sua casa. Para Bastos, a visita foi uma oportunidade de rever amigos e reforçar o compromisso com o grupo político do município. “Palmas de Monte Alto sempre esteve presente na minha luta. Sei da força do nosso grupo e do líder Manoel Rubens”, ressaltou a deputada. Ivana Bastos também destacou a aprovação de todas as oito contas do ex-prefeito, elogiando o seu caráter e integridade. “Manoel Rubens saiu da prefeitura pela porta da frente e reconhecido por todos. Essas aprovações certificam que o trabalho foi feito com seriedade”, considerou Ivana.

Jaques Wagner vai inaugurar obras em Malhada de Pedras O petista estará na cidade no dia 08 de novembro. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No dia 08 de novembro, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), estará no município de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, onde irá inaugurar obras realizadas pelo estado em parceria com a prefeitura da cidade. Na Praça Monsenhor Antônio Fagundes, Wagner participará da cerimônia de inauguração da própria praça e da Adutora de Cristalândia. O chefe do executivo estadual estará ao lado do prefeito Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará. A construção da adutora totalizou investimentos superiores a R$ 2 milhões. A adutora tem 25 km de extensão e atende a mais de nove mil pessoas.

Brumado: 34ª CIPM apreende dez motocicletas durante Operação Muzuá Os veículos estão no pátio da sede da PM aguardando a regularização dos documentos frente à 18ª Ciretran. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) intensificou a realização de blitz durante o último final de semana por conta da Operação Muzuá. Em apenas dois dias, a polícia apreendeu dez motocicletas que estavam com a documentação irregular. Os veículos ainda se encontram no pátio da companhia aguardando a regularização dos documentos frente à 18ª Ciretran. Segundo dados fornecidos ao site Brumado Notícias pelo Tenente Francisco, oficial que coordenou as guarnições, foram realizadas centenas de abordagens em pontos estratégicos de grande fluxo na cidade. A operação terá continuidade, pois, de acordo com o Tenente, a mesma visa um trabalho de prevenção no combate à violência, ao tráfico de drogas e orientação educativa aos condutores.

Tanhaçu: Prefeitura promove 1º Seminário da Cultura do Algodão Mais de 250 produtores do município participaram do evento no distrito de Suçuarana. (Foto: Divulgação).

A prefeitura municipal de Tanhaçu realizou no último sábado (26), no distrito de Suçuarana, o 1º Seminário da Cultura do Algodão. O evento foi promovido através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Adab, Ebda, Abapa, Ministério da Agricultura e Fundação Bahia. Durante o seminário, várias palestras foram realizadas com o intuito de incentivar e orientar o pequeno produtor rural no plantio e manejo do algodão. Com a presença do prefeito João Francisco Santos (PT), do vice-prefeito, vereadores, chefe da Ebda, secretários, presidente do Sindicato dos Produtores e Pequenos Produtores Rurais, presidente de associações e mais de 250 produtores. O município de Tanhaçu já foi um grande produtor de algodão com 04 usinas de beneficiamento funcionando.

Chevrolet S10 pode pegar fogo e é convocada para recall Risco de incêndio provoca recall de 43.971 caminhonetes. (Foto: Divulgação).

Por conta do risco de incêndio, a Chevrolet anunciou na última terça-feira (28) um recall de 43.971 exemplares da nova geração da S10 nas versões equipadas com motorização flex, fabricadas entre 13 de junho de 2011 e 11 de outubro de 2013. Os veículos são modelos 2012, 2013 e 2014, com relação de chassis de CC400001 a EC416094. Segundo a marca, a nova Chevrolet S10 com bloco 2.4 litros bicombustível pode apresentar danificações na tubulação de combustível devido a um atrito com a presilha que separa as mangueiras de aquecimento e/ou com o chicote elétrico do sensor de pressão de ar. Caso haja vazamento de combustível no compartimento do motor, há risco de incêndio. De acordo com o site Notícias Automotivas, os proprietários dos veículos com tais características devem levar os carros à rede de concessionárias a partir do dia 31 de outubro para fazer os reparos necessários. Não haverá nenhum custo. O reparo consiste no reposicionamento da presilha e/ou do chicote, além de eventual substituição da tubulação de combustível. 

Brumado: Confira as promoções da Quarta Verde do Supermercado Super Bom Preço Vem aí a super promoção do mês de novembro. Aguardem!
Brumado: Carreta derruba poste e causa blecaute em várias ruas da cidade O ponto da batida é próximo a um posto de distribuição de gás e outro de combustíveis. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Diversas ruas do Bairro Novo Brumado ficaram sem energia no início da noite desta terça-feira (29) por conta da derrubada de um poste por uma carreta. O motorista do veículo fez uma manobra na Avenida Centenário e acabou atingindo o poste de energia derrubando o mesmo e partindo outro ao meio. O ponto da batida é próximo a um posto de distribuição de gás e de um posto de combustíveis. Muitos fios de alta tensão ficaram espalhados na calçada. Entre os locais atingidos pelo blecaute estão a 34ª CIPM, que ficou totalmente às escuras, e a Praça da Igreja São Cristóvão. Bares e lanchonetes da Avenida Centenário também ficaram no escuro. Até o momento não se sabe a identificação da carreta e nem quem a dirigia, já que nenhuma testemunha conseguiu certificar a informação. Até o momento em que a reportagem do site Brumado Notícias registrou o caso, a equipe de reparos de eletrificação ainda não havia chegado ao local.

Brumado: Carreta derruba poste e causa blecaute em várias ruas da cidade Entre os locais atingidos pelo blecaute estão a 34ª CIPM, que ficou em totalmente às escuras. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
MEC divulga gabarito oficial do Enem 2013

O Ministério da Educação divulgou o gabarito oficial da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas foram realizadas no sábado (26) e domingo (27). Os documentos referentes a cada cor de prova estão disponíveis para download no site do Enem. O resultado individual das provas, que inclui a correção e nota da redação, deve ser divulgado na primeira semana de janeiro de 2014. Os participantes podem acessar os resultados individuais mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no site do Enem. Clique aqui e confira! 

Site oficial da prefeitura de Brumado está de volta O portal ficou fora do ar por problemas técnicos. (Foto: Reprodução).

O site oficial da prefeitura de Brumado, que ficou fora do ar por mais de três dias, retornou nesta terça-feira (29). Ontem a assessoria de comunicação do órgão emitiu uma nota justificando que a suspensão da página aconteceu por causa de problemas técnicos. Com a volta, os principais links da homepage já estão disponíveis, a exemplo da emissão de nota fiscal eletrônica, serviço que as empresas do município não estavam conseguindo realizar.

Ivete Sangalo em Brumado: Primeiro lote dos ingressos já está à venda Ivete vai cantar para os brumadenses em cima de um trio elétrico e o evento terá uma mega estrutura.

Faltam exatamente dois meses para a festa mais aguardada de Brumado: o show de Ivete Sangalo. A musa do axé vai se apresentar pela primeira vez na cidade no dia 29 de dezembro, no Parque de Exposições Santa Inês. E para os ansiosos de plantão, a novidade: o primeiro lote dos ingressos já está sendo vendido. Ivete vai cantar para os brumadenses em cima de um trio elétrico e o evento terá uma mega estrutura. A festa terá a participação da Banda Sem Limite que arrasta multidões por onde passa. Não perca tempo e adquira logo seu ingresso! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-7374.

Caculé: Artista receberá prêmio das mãos da presidente Dilma Rousseff Rosa Maria dos Santos Alves receberá a premiação no próximo dia 05 de novembro em São Paulo. (Foto: Divulgação).

Como forma de reconhecimento por sua contribuição cultural ao país, a artista caculeense Rosa Maria dos Santos Alves vai receber diretamente da presidente Dilma Rousseff (PT) a Ordem do Mérito Cultural 2013. Mais conhecida como Rosinha, a homenageada nasceu em Natal (RN), numa barraca de circo, se tornando artista circense ainda criança. Rosa passou a ser filha de Caculé quando o circo de seus pais chegou ao município, onde ela decidiu se fixar e constituir família com o mecânico João Alves (Ferrugem). Enquanto ainda era adolescente, a artista foi considerada a melhor rumbeira da região e hoje ministra palestras em escolas sobre a vida no circo. Atualmente Rosinha também participa dos Reis das ciganas, da quadrilha junina Busca-pé, faz artesanato e é membro da Companhia Teatral Flor de Mandacaru, da qual suas filhas são coordenadores. Para chegar ao maior prêmio da cultura nacional, a caculeense disputou com 300 pessoas e grupos do país e ficou entre os 37 escolhidos. A Ordem do Mérito Cultural de 2012 homenageou artistas renomados no cenário nacional, como Elba Ramalho, Alceu Valença, Fafá de Belém e Regina Casé, o apresentador Sílvio Santos e o autor de novelas Aguinaldo Silva. A solenidade de entrega da Ordem irá acontecer no próximo dia 05 de novembro, em São Paulo, data que comemora o Dia Nacional da Cultura.

Brumado: Sindicato parabeniza os Comerciários pelo seu dia Para a diretoria do sindicato, 30 de outubro é mais que uma data, é a vitória de toda a categoria, pois agora ser comerciário é uma profissão.

Nesta quarta-feira (30) é comemorado o Dia do Comerciário, uma data nacional instituída pela presidente Dilma Rousseff (PT) ao sancionar a Lei Federal 12.790, que versa sobre a regulamentação da profissão. A lei entrou em vigor no dia 14 de março de 2013 e tem beneficiado mais de 12 milhões de brasileiros que atuam no comércio. Para ter os benefícios da categoria, é preciso que os trabalhadores tenham sua função especificada na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), com jornada de trabalho de 8 horas diárias e/ ou 44 horas semanais. Para o trabalho realizado em turnos de revezamento, a jornada de trabalho admitida é de seis horas, desde que não haja perda salarial e o empregado atue em apenas um turno. É por todas essas e outras conquistas da classe que a Diretoria do Sindicato dos Comerciários de Brumado, Poções, Macarani e Região, parabeniza a todos os comerciários. O dia 30 de outubro é mais que uma data, é a vitória de toda a categoria, pois agora ser comerciário é uma profissão.

Brumado: Inicia torneio de futebol na Comunidade do Boi Morto A competição é organizada pelo ex-vereador Léo Vasconcelos e a associação de Samambaia. (Foto: Divulgação).

Começou no último dia 27 o 3º Torneio de Futebol de Campo da Comunidade do Boi Morto, distrito de Ubiraçaba. A solenidade de abertura teve a presença do ex-vereador Léo Vasconcelos, do presidente da Associação de Samambaia, Edilson Avelar de Souza, e outras lideranças rurais. Além do ex-vereador, os deputados Marquinho Viana (PV) e Arthur Maia (SDD) também apoiam o evento. “Estou muito feliz em poder realizar este torneio, que conta com as comunidades de Boi Morto, Samambaia, Tamboril, Lagoa de São João, Lagoa do Leite, Represo, Ubiraçaba e Riachão fazendo uma integração entre as localidades rurais”, comentou Vasconcelos, que atualmente ocupa a diretoria de biodiversidade no Inema. Léo fez questão de falar sobre a organização do torneio, que teve o custo de 5 mil reais. “Esse valor vai servir para o pagamento do árbitro, dos uniformes, bolas, premiação e ainda para a animação da final, que vai ter o show do cantor Ed Rossi”, contou Vasconcelos. A final acontecerá no dia 15 de dezembro, na Lagoa de São João. 

Brumado: CAPS I comemora 10 anos O evento aconteceu na própria sede do CAPS I e teve a presença de amigos e parentes dos usuários. (Foto: Divulgação).

Foi comemorado na noite ontem, segunda-feira (28), o aniversário de 10 anos do CAPS I – Centro de Atenção Psicossocial Amor, Monsenhor Antônio Fagundes em Brumado. O evento aconteceu na própria sede do CAPS I e teve a presença de amigos e parentes dos usuários e ainda do secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres. “O CAPS oferece grandes avanços aos pacientes e isso se deve aos funcionários que atuam nele. Agradeço a todos por proporcionarem atendimento carinhoso e humanitário aos pacientes do Centro”, falou Feres. A coordenadora da unidade, psicóloga Guita Abaliac Azevedo, também agradeceu ao secretário e comentou sobre a importância do CAPS para os que necessitam de uma assistência médica psicológica. “Agradeço o grande esforço de todos que trabalham no CAPS I. Esses funcionários se dedicam com extremo carinho e atenção aos pacientes. E quero dizer aos pacientes desta unidade e aos seus familiares para ter a certeza de que aqui, ao desenvolvermos nossas atividades profissionais, criamos um forte vínculo de afinidade com todos os nossos pacientes”, afiançou.

Livramento de Nossa Senhora: Embasa autoriza ampliação da rede de água O presidente da empresa atendeu uma solicitação do deputado estadual Marquinho Viana (PV). (Foto: Divulgação).

Empenhado em atender aos pedidos dos moradores da Rua do Areião e da Rua do Fogo, em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) se reuniu como o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira Filho, para solicitar a implantação da rede de abastecimento de água dos dois lugares. Aberlado Oliveira autorizou a obra e a Embasa já fez o levantamento técnico para confirmar a viabilidade da implantação, garantindo que o orçamento já está na gerência Embasa em Vitória da Conquista. “A rede atenderá 227 residências e será executada com os recursos do contrato existente na Unidade Regional”, explicou o presidente. Aberlado contou ainda que serão investidos R$ 2 milhões em Tanhaçu para a ampliação do sistema de água na sede do município. “A visita técnica a Aracatu para verificar a viabilidade de ampliação de rede de água para o povoado de Lagoa do Potraz também já está autorizada”, falou Abelardo. O deputado Marquinho Viana saiu bastante satisfeito da reunião.

Brumado recebe 80 toneladas de grãos para ração animal Os grãos recebidos pelo município serão distribuídos entre os 123 pequenos produtores rurais que se cadastraram na EBDA. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O galpão da usina de beneficiamento de leite, mantida pela Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Brumado, está lotado de grãos de milho para servirem de ração para o gado. As 80 toneladas de grãos recebidas pelo município serão distribuídas entre os 123 pequenos produtores rurais que se cadastraram na EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola). De acordo com o gerente interino do escritório regional da EBDA em Brumado, José Eunápio, cada produtor vai ficar com 2 mil quilos do alimento para proporcionar uma alimentação balanceada para os gados leiteiro e de corte. A entrega do milho é uma forma de amenizar a situação provocada pela seca na produção rural, mas Eunápio acredita que mesmo com a ração e com as recentes chuvas, os criadores ainda estão em más condições e muitos estão perdendo seus animais. “Ainda não está num estado catastrófico, mas é muito preocupante a situação, principalmente para os pequenos produtores que encontram mais dificuldade para alimentar o gado e acabam sofrendo com a perda dos animais. O caso é alarmante em nossa região”, alertou o gerente interino.

Brumado: Idosa sofre acidente em travessia de linha férrea e testemunhas cobram ações da prefeitura Moradores vizinhos da linha férrea contaram que já é o terceiro acidente no mesmo local em menos de cinco dias. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Ao tentar atravessar a linha férrea nas proximidades do Mercado Municipal, em Brumado, na manhã desta terça-feira (29), uma idosa acabou derrapando na ladeira de terra. A equipe do site Brumado Notícias registrou o momento em que a dona de casa, com suspeita de fratura em uma das pernas, estava sendo socorrida pelo Samu 192. O acidente causou revolta nas pessoas que testemunharam a cena da queda. Moradores vizinhos da linha férrea contaram que já é o terceiro acidente no mesmo local em menos de cinco dias, e até mesmo alguns agentes de saúde já caíram no trecho. “A prefeitura fez a obra de alargamento da Rua Virgílio Ataíde para poder ter estacionamento, mas fez apenas uma rampa de acesso para nós [pedestres]. Eles deveriam dar mais atenção a essa travessia aqui que está muito perigosa”, reclamaram os moradores da região. Por telefone, o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, esclareceu que realmente foi feita uma rampa de acesso e que ela está a cerca de 150 metros do local onde a mulher se acidentou. 

Brumado: Idosa sofre acidente em travessia de linha férrea e testemunhas cobram ações da prefeitura Segundo a Seinfra, a FCA não permitiu a construção da passagem no ponto onde estão ocorrendo os acidentes por questão de segurança. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“Mas a Ferrovia Centro Atlântica, responsável pela manutenção da linha férrea, não permitiu a construção da passagem no ponto onde estão ocorrendo os acidentes por questão de segurança, pois está mais próximo dos trilhos por onde passam as locomotivas”, justificou Cardoso. O secretário disse que também havia sido cogitada a possibilidade de construir uma passarela no local, mas isso seria muito dispendioso e pouco utilizado pelos moradores e iria aumentar ainda mais a distancia de travessia. “Se eles não estão andando 150 metros a mais para passarem pela rampa de acesso, também não iriam andar por uma passarela com cerca de 400 metros. Seria muito dispendioso construir algo para ficar como elefante branco, apenas enfeitando o local”, emendou Cardoso.

Chiclete com Banana: Saída de Bell Marques valoriza cachê da banda para últimos shows O valor de um show do grupo musical chega a 400 mil reais. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O anúncio de que o Carnaval 2014 será o último do cantor Bell Marques no Chiclete com Banana fez a cotação do cachê da banda disparar e o número de pedidos de shows aumentar bastante. De acordo com o Blog do Marrom, em publicação feita na última segunda-feira (28), o valor de um show do grupo musical chega a 400 mil reais. Com a ideia de que esses serão os shows de despedida de Bell, muitos promotores de eventos estão pagando o alto valor e vão realizar grandes festas para marcar o momento da banda.

Marco Civil da Internet deve ser votado pelos deputados nesta terça-feira Projeto estabelece regras para a web brasileira, prevendo direitos e deveres de cidadãos, provedores acesso e de serviços e também do governo. (Foto: Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados).

O Marco Civil da Internet é um projeto de lei que visa estabelecer regras para a web brasileira, definindo direitos e deveres dos cidadãos, dos provedores de acesso e serviços e do governo. De acordo com a Agência Câmara, os deputados devem votar o marco nesta terça-feira (29) e o projeto será destaque na sessão, pois tem urgência constitucional. A votação promete ser acalorada, já que existem pontos controversos no marco. Uma das discussões poderá ser em torno do artigo sobre neutralidade de rede, algo que impediria as empresas de telecomunicações de oferecer planos personalizados de acordo com o conteúdo acessado pelo usuário da internet. Outro ponto que pode ser bastante discutido é obrigação para que empresas como Google e Facebook armazenem os dados dos brasileiros em data centers instalados no Brasil. Se o presidente da Câmara, o deputado Henrique Alves (PMDB- RN), considerar como necessário discutir mais sobre o projeto de lei, é possível que a votação seja adiada para a próxima quarta-feira (31). Já o relator do marco, deputado Alessandro Molon (PT-RJ), quer que a votação aconteça mesmo sem o consenso dos demais integrantes da Câmara. Se o Marco Civil não for votado hoje, isso impedirá a votação de outros projetos que estão na Câmara. Caso a votação resulte em aprovação, o projeto irá para o Senado, que deve votá-lo em 45 dias. As informações são da Veja.

Brumado: Funcionários da Shalev ainda não receberam e cobram do Estado Há mais de um mês a secretaria de educação da Bahia prometeu pagar os funcionários. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O último salário que os funcionários da Shalev receberam pela prestação de serviços para a secretaria estadual de educação foi há quatro meses, o que tem gerado descontentamento na classe. A reivindicação contra isso foi feita e no dia 13 de setembro os servidores pararam as atividades como forma de protesto para cobrar os pagamentos atrasados. Na ocasião a secretaria de Educação do estado apresentou uma nota esclarecendo que a Shalev estava irregular em cláusulas contratuais com o governo estadual e por isso a própria secretaria assumiria o pagamento dos salários e direitos trabalhistas dos funcionários mediante o Ministério Público do Trabalho. Mas mesmo com a garantia do órgão, os funcionários contratados pela Shalev em Brumado ainda estão sem receber seus vencimentos. Alguns desses trabalhadores, por estar em dificuldade financeira, já até pediram demissão dos cargos com o intuito de conseguirem outro emprego. “Pedi auxílio de um advogado e fui pra rua procurar emprego, tenho esposa e filhos para sustentar e já fui diversas vezes na Embasa e na Coelba pedir para não cortarem nem a água e nem a energia de casa. São meus parentes que estão alimentado minha família porque eu como chefe da casa estou nesta situação humilhante de estar trabalhando e mendigando o meu salário de direito”, desabafou um terceirizado que pediu para não se identificar. Na sequência o trabalhador questionou: “Se o estado garantiu o nosso pagamento, porque está enrolando tanto?”.

Candidatos que faltaram ao Enem geraram prejuízo de R$ 58 milhões Cadernos de prova do Enem. (Foto: G1).

Cerca de 2 milhões de inscritos na edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não compareceram para fazer as provas durante os dias 26 e 27 de outubro. E de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da Educação, essa abstenção provocou um prejuízo de aproximadamente R$ 58 milhões para o país. O gasto maior com os faltosos foi na impressão das provas e dos cartões de respostas, que ficaram inutilizados. Além disso, a quantidade de inscritos também serviu de base para a contratação de pessoas para trabalhar no Enem, mais de 600 mil esse ano, número que poderia ter sido menor se esses dois milhões de alunos não tivessem feito a inscrição. “Isso representa um custo para o país e estamos trabalhando para reduzi-lo”, garantiu o presidente do Inep, que está estudando alternativas legais para reduzir a quantidade de abstenções nos próximos Enem. Para aqueles que fizeram o Exame, o gabarito deve ser publicado até a próxima quarta-feira (30) e resultado final deve sair na primeira semana de janeiro. Com informações do G1. 

Brumado: Brinquedos danificados faz população questionar qualidade dos equipamentos Segundo a empresa responsável pela realização da instalação, os brinquedos ainda estão passando por adaptações que impedirá o desgaste. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Apenas duas semanas se passaram desde que foi reinaugurado o parquinho infantil da Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado, e alguns brinquedos, especificamente os balanços, já estão danificados. Algumas pessoas relataram ao site Brumado Notícias que um dos motivos para os danos foi o uso dos balanços por adultos, candidatos do Enem que estiveram no município durante o final de semana e montaram nos aparelhos feito para crianças. Mas mesmo com tal denúncia, outros populares ainda questionam a qualidade dos equipamentos, pois os elos das correntes se romperam - conforme flagrou a nossa reportagem, algo que poderia provocar acidente em uma criança. “Não foram só os adultos [que danificaram], pois o elo principal que sustenta o balanço no tronco está bastante gasto. O aparelho também apresenta suas falhas, que deveriam ter sido observadas antes da instalação, porque há crianças mais gordinhas, com peso de adolescente ou até mais, que poderiam cair aí também”, comentou Ivan Alves, que acompanhava a filha no parquinho. O encarregado da empresa terceirizada responsável pela realização das obras de instalação dos aparelhos justificou, por telefone, que os brinquedos são entregues desta forma pelo fabricante. “Estão sendo feitas adaptações de rolamentos no engate da madeira, o que impedirá o desgaste das correntes como aconteceu com os balanços danificados”, disse.

Brumado: Centro Educacional Monteiro Lobato distribuiu água mineral para candidatos do Enem A hidratação que costuma ser um item esquecido por muitos alunos durante as provas foi lembrada pela direção da escola. (Foto:Divulgação).

A recepção aos candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi especial. Professores, colaboradores e direção do Centro Educacional Monteiro Lobato (CEML) entregaram aos estudantes no primeiro dia do Exame, sábado, 26, uma garrafinha de água mineral e desejaram boa sorte a todos. A hidratação costuma ser um item esquecido por muitos alunos durante as provas e foi esse o pensamento da diretoria do CEML, para que eles focassem apenas nas questões e não sofressem com a sede. “Passar no Enem requer atenção, confiança e resistência. Preparamos nossos alunos para isso. Hoje estamos aqui torcendo por eles”, disse a diretora Maria Pires. Os estudantes que não levaram água ficaram felizes e agradecidos pelo gesto da escola.

Arquivo