Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2013
fechar

Aguiberto vai para o Partido da Solidariedade e diz que Toninho Olívio é uma pessoa desqualificada O Prefeito Municipal disse que quando recebeu o PSL, ele estava todo irregular, om documentação atrasada, então nós regularizamos tudo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Assim que o prefeito municipal de Brumado, Aguiberto Lima Dias, manifestou seu desejo de sair do Partido Social Liberal (PSL), o presidente da sigla na Bahia, Toninho Olívio, demonstrou ter ficado profundamente insatisfeito com a desfiliação do brumadense. As críticas de Olívio foram todas rebatidas por Aguiberto nesta terça-feira (22), em entrevista a uma rádio local. Sobre o presidente estadual do PSL ter dito que o prefeito de Brumado estava saindo do partido para atender ordem do governador Jaques Wagner, Dias foi enfático: “Isso não existiu”. “A minha vontade de sair do PSL vem de muito tempo. Quando recebemos o PSL, ele estava todo irregular, com documentação atrasada, então nós regularizamos tudo e mandamos para a sede em Salvador os nomes que iam compor a provisória do partido”, declarou Aguiberto. 

Aguiberto vai para o Partido da Solidariedade e diz que Toninho Olívio é uma pessoa desqualificada Aguiberto disse que não iria ficar no PSL por conta da estirpe do presidente estadual da sigla, Toninho Olívio. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

De acordo com o ex-PSL, até o momento de mandar a lista da provisória, seu nome ainda estava como presidente do partido. “Para minha surpresa, me tiraram da presidência e colocaram outro nome. E essa lista, que serviria para a regularização do meu registro de candidatura, só nos foi liberada no último dia permitido para registrar a candidatura”, reclamou. Outro ponto levantado por Aguiberto para motivar sua saída foi sobre quem ‘manda’ no PSL em Brumado. “Maurício Trindade (ex-PR e atual PROS) é quem manda no PSL em Brumado, hoje e antes também. Ele não faz parte da base aliada ao governo do estado e eu estou na base do governo de Jaques Wagner”, emendou, dizendo que não estava se sentindo no PSL por causa disso e preferiu sair. Sobre a sua nova filiação, o prefeito de Brumado contou que foi procurado pelo PROS – Partido Republicano da Ordem Social, e pelo Partido da Solidariedade (SDD). “Eu preferi o Partido da Solidariedade e estamos providenciando documentação de filiação”, afirmou. No tocante exato às críticas de Toninho Olívio, o qual disse que Aguiberto é mentiroso e está torcendo para ele ser cassado, o gestor brumadense alegou não ter lido a matéria ainda. “Mas essas afirmações não vão me atingir em nada, porque o que vem de baixo não me atinge. Essas declarações de Toninho mostram a pessoa desqualificada que ele é, e eu não vou ficar em um partido que o presidente é da estirpe do senhor Toninho”, resumiu. 

Aguiberto vai para o Partido da Solidariedade e diz que Toninho Olívio é uma pessoa desqualificada O gestor confirmou a sua ida para o SDD e ainda conseguiu conquistar os vereadores Weliton Lopes e Romar Pereira. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

E junto com Aguiberto, dois vereadores governistas também deixaram suas legendas para ingressar no SDD – Manoel Romar (ex-PSB) e Welinton Lopes (ex-PR). “Quando declarei que iria filiar no Partido da Solidariedade, os vereadores Romar e Welinton também quiseram filiar. Nós os aceitamos de braços abertos, assim como outras pessoas, e até mesmo vereadores, que quiserem filiar no SDD serão bem vindos”, falou. Um dos aliados de Aguiberto Lima Dias na Câmara Municipal, o vereador e presidente do Legislativo, Alessandro Lôbo e Silva, ainda faz parte do PSL, tendo em vista que ele é amigo do deputado licenciado Maurício Trindade e não tem demonstrado intenção de mudar a sigla.

Presidente da Câmara de Brumado nega convite para participar de Associação do Sudoeste Alessandro Lôbo ainda sugeriu a criação de uma associação das Câmaras no leito do Rio das Contas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O presidente da Casa Legislativa Brumadense, Alessandro Lôbo (PSL), deixou claro na sessão da última segunda-feira (21) que a Câmara não recebeu convite para fazer parte do projeto de criação da Associação dos Vereadores das Câmaras Municipais do Sudoeste Baiano (AVCMSB). Lôbo garantiu que só ficou sabendo da criação da associação através de matéria publicada no site Brumado Notícias, em que o presidente da Câmara de Vitória da Conquista, Fernando Jacaré (PT), afirmou que o convite havia sido estendido ao parlamento brumadense. Segundo o presidente do Legislativo de Brumado, em contato com Jacaré, o mesmo teria dito que houve falha de comunicação. “Eu tive conhecimento do convite pela internet. Entrei em contanto com Fenando Jacaré, presidente da Câmara de Vitória Conquista, e ele disse que houve falha da sua assessoria em enviar o convite. Chegou sim um fax para Câmara em nome do vereador Édio Pereira e eu até pensei que fosse um convite individual”, explicou Lôbo. Alessandro disse que irá assistir uma reunião da comissão a fim de entender melhor a proposta e se a mesma condiz com os mesmos interesses da Câmara local. “Nós poderemos criar também uma associação das Câmaras no leito do Rio das Contas com o intuito de lutar pelos nossos interesses aqui, ao invés de lutar pelos interesses de cidades mais próximas a Vitória da Conquista. Temos um risco iminente com uma possível construção de uma barragem na nascente do Rio das Contas, em Piatã, o que iria prejudicar toda a região e nós poderemos criar uma associação para lutar contra essa barragem. Isso sim é do nosso interesse”, reforçou o vereador.

Brumado: Coelba avisa sobre desligamento programado na zona rural Segundo a empresa, o desligamento será necessário para o melhoramento na rede elétrica.

Na próxima quinta-feira (24), o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido, das 07h às 12h, na Fazenda Amargosa, Fazenda Cachoeira, Fazenda Malhadinha, Fazenda Traíras, Fazenda Zuca, Povoado Formosa, Povoado Jurema e Povoado Roça Velha, todas localidades da zona rural de Brumado. O aviso foi feito pela Coelba, que garantiu que o desligamento é necessário para que sejam realizados com segurança serviços de melhoramento na rede elétrica. Para evitar acidentes, a empresa recomenda que os equipamentos elétricos devem ser retirados das tomadas e a chave geral deve ser desligada durante o período de interrupção.

 Contas de 2012 da Câmara de Brumado foram aprovadas pelo TCM As contas foram de responsabilidade do ex-presidente do Legislativo, Aguiberto Lima Dias. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As contas da Câmara Municipal de Brumado relativas ao exercício financeiro de 2012, sob responsabilidade do ex-presidente do Legislativo, Aguiberto Lima Dias, foram aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) na última quarta-feira (16). A decisão do conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto foi divulgada nesta terça-feira (22).  As ressalvas levaram o TCM a multar ex-presidente em R$ 1 mil reais, mas a decisão ainda cabe recurso.

Dilma Rousseff sanciona lei do Mais Médicos A presidente cumprimenta médicos antes da sanção da lei que institui o Programa Mais Médicos, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR).

Já aprovada pela Câmara e Senado desde o início do mês, a medida provisória do programa Mais Médicos foi sancionada nesta terça-feira (22) pela presidente Dilma Rousseff (PT). O objetivo do programa é levar médicos brasileiros e estrangeiros para atuar no atendimento em municípios do interior do país e em áreas carentes das periferias de grandes cidades. Dilma considera ser esse um dos programas mais importantes do seu governo e agradeceu à Câmara e ao Senado por terem aprovado que o Mais Médico pudesse virar lei. “Quer agradecer porque, mais uma vez, à Câmara e ao Senado por terem sido sensíveis aos grandes problemas nacionais e por compartilhar com o Executivo decisões que são cruciais e importantes para o país”, declarou a presidente durante a sanção. Como existem atualmente 196 médicos estrangeiros contratados pelo Mais Médicos que estão sem poder atuar no país por causa da falta de registro, a publicação da lei no Diário Oficial da União vai fazer com que o Ministério da Saúde possa emitir tais documentos a partir da próxima quarta-feira (23), independente dos Conselhos de Medicina. Com informações do G1.

Enxaqueca: Estudos comprovam a eficácia da Acupuntura para se livrar dessa dor Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1269.
Brumado: Léo Vasconcelos assume importante diretoria no governo baiano A posse do ex-vereador de diretor de Biodiversidade no Inema foi acompanhada pelo secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e a Diretora Geral do órgão, Márcia Telles. (Foto: Divulgação).

Neste mês de outubro, o ex-vereador brumadense Leonardo Quinteiro Vasconcelos assumiu a Diretoria de Biodiversidade do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Na cerimônia de posse estiveram presentes o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e a Diretora Geral do Inema, Márcia Telles. Vasconcelos disse que assumir a diretoria do Inema será um desafio que ele pretende cumprir com afinco para o desenvolvimento do setor no estado. O novo diretor também falou sobre as atribuições da diretoria. “Tem projetos importantes sendo executados, como a implantação de viveiros de mudas florestais com entidades sem fins lucrativas e prefeituras; recuperação de nascentes e áreas degradadas; incentivo a criação e manejo de abelhas sem ferrão com convênio já assinado com a EBDA no valor de R$ 371 mil reais; incentivo ao manejo de produtos da floresta não madeireiros, entre muitos outros ações”, afirmou Vasconcelos, que recebeu o apoio  do deputado estadual Marquinho Viana (PV).

Brumado: Polícia prende três jovens e apreende menor travesti por tráfico de drogas O grupo atuava a mando de um traficante que está sendo procurado pela polícia no Bairro Urbis II. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No final da manhã desta terça-feira (22), a polícia civil de Brumado promoveu uma ação coordenada pelos delegados Leonardo Rabelo e Arilano Botelho, durante a qual três jovens foram presas e um menor travesti apreendido. O grupo atuava no Bairro Urbis III. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Rabelo esclareceu que, após inúmeras investigações, o grupo que repartia e embalava drogas dentro da casa de uma das jovens presas foi localizado. Toda a ação era comandada por um traficante que ainda está sendo procurado. Junto com o grupo foram encontradas várias embalagens para drogas, três cartuchos de arma de fogo - dois de 9 mm e um de 38 - uma balança de precisão, uma lâmina, centenas de pedrinhas de crack e um pedaço maior do mesmo entorpecente. O delegado disse ainda que os traficantes estão aliciando menores e mulheres, pois a princípio os mesmos não despertam suspeita. O material foi apresentado na delegacia, onde foi lavrado o flagrante por associação ao tráfico e porte de munição de arma de fogo. 

Brumado: Polícia prende três jovens e apreende menor travesti por tráfico de drogas A polícia ainda apreendeu várias embalagens para drogas, três cartuchos de arma de fogo, uma balança de precisão e diversos outros objetos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: Esgoto estoura e jorra no centro da cidade A secretaria de infraestrutura informou que uma equipe foi acionada para atuar no local ainda nesta terça-feira (22). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Desde a chuva do último domingo (20) a rede de esgoto na Rua Marcolino Moura, no centro comercial, em Brumado está estourada e minando lama. A situação tem causado desconforto a comerciantes, consumidores e moradores da localidade por conta do mau cheiro exalado do esgoto. O problema no local é antigo, pois em períodos de chuva a rede que é interligada com a drenagem pluvial recebe uma sobrecarga e acaba vazando. Por telefone, a secretaria de Infraestrutura informou ao site Brumado Notícias que uma equipe foi acionada para atuar no local ainda nesta terça-feira (22).

Bahia: Candidatos do Enem devem ficar atentos ao horário de verão No Estado, que não participa do horário de verão, os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h. (Foto: Inep).

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Bahia serão realizadas no próximo sábado (26) e domingo (27). Com o início do horário de verão no último domingo (20), os estudantes devem ficar atentos aos horários de início das provas. Na Bahia, que não participa do horário de verão, os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h. Assim como no estado, em mais 18 unidades da federação os estudantes farão as provas em horário diferente do de Brasília - o que representa 3.528.114 de candidatos do total de 7.173.574 inscritos. A organização do concurso chama a atenção dos candidatos para o conhecimento prévio do local de realização da prova e para a chegada antecipada no lugar. Na última sexta-feira (18) se encerrou o prazo para recebimento via correio do cartão de confirmação de inscrição que contém as informações sobre o endereço do local de prova. Se você não recebeu o cartão, acesse a página do Inep e confira essas informações.

Alessandro Lôbo apresenta projeto para proibir uso de capacete em locais públicos e privados O presidente da Câmara Municipal argumentou que o capacete se tornou uma “ferramenta de camuflagem” para a prática de assaltos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Alessandro Lôbo (PSL), apresentou durante a sessão legislativa da última segunda-feira (21) um projeto que proíbe o uso de capacete em estabelecimentos públicos e privados do município. Lôbo argumentou que o capacete se tornou uma “ferramenta de camuflagem” para a prática de assaltos na cidade. O projeto deve ser votado na próxima sessão. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Alessandro declarou que o objetivo é inibir a ação dos assaltantes. “Eles sabem que muitos estabelecimentos comerciais e públicos contam com câmeras de segurança e por isso não retiram os capacetes para não serem identificados. O projeto que estou apresentando visa coibir esse tipo de ação e se tornar uma ferramenta a mais no auxílio à segurança pública”, esclareceu o parlamentar.

Alessandro Lôbo apresenta projeto para proibir uso de capacete em locais públicos e privados O Juizado de Pequenas Causas já expõem cartazes e placas com o aviso de proibição do uso do capacete. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Vários estabelecimentos públicos e privados da cidade, a exemplo do Juizado de Pequenas Causas, já expõem cartazes e placas com o aviso de proibição do uso do capacete. Os comerciantes apelam para que a Câmara aprove o projeto. “O capacete é um amigo de quem está na moto, mas se tornou um inimigo da segurança pública, pois esconde quem faz mau uso dele. Temos que tomar medidas preventivas quanto a isso e esse projeto vem para reforçar a campanha que já é feita em vários estabelecimentos do município”, disse um empresário a nossa reportagem.

Castilho Viana entrega prêmio a criança do Bairro Dr. Juracy junto com o Grupo Comunitário Débora Cristina Santos Ramos, moradora do bairro, foi a criança contemplada no sorteio de uma bicicleta. (Foto: Divulgação).

Juntamente com o grupo comunitário do Bairro Dr. Juracy, o vereador Castilho Viana (PSB) participou do ato de entrega do prêmio de Dia das Crianças na última sexta-feira (18), na localidade. No dia 12 de outubro, uma festa em comemoração à data foi realizada no local, com a participação do parlamentar. Além de distribuição de brinquedos, cachorro quente, doces e pipoca, uma bicicleta foi sorteada entre as crianças da comunidade. Débora Cristina Santos Ramos, moradora do bairro, foi a criança contemplada com o prêmio. A avó da jovem agradeceu ao grupo comunitário pela realização do evento e disse que o bairro agora tem um representante político, referindo-se ao vereador Castilho.

Petistas brumadenses prestigiaram a Plenária do Reencantar em Vitória da Conquista A plenária foi convocada a fim de apresentar os candidatos apoiados pelo Coletivo na disputa do PED de 10 de novembro. (Foto: Divulgação).

No último dia 12 de outubro, militantes representantes do coletivo de petistas históricos de Brumado estiveram na plenária do Coletivo Reencantar em Vitória da Conquista. O presidente do PT municipal, Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho, marcou presença no evento ao lado dos membros da Executiva, Jorge Valério Rocha Gomes e Márcio Aguiar dos Santos, bem como do petista Edmilson Santos Costa, militante no movimento sindical dos Ferroviários. A plenária foi convocada a fim de apresentar os candidatos apoiados pelo Coletivo na disputa do PED de 10 de novembro. Na oportunidade, o coletivo “Reencantar PT” e a tendência “Mensagem ao Partido” apresentaram os candidatos a Presidente do Diretório Municipal do PT de Conquista, Rudival Maturano; a Presidente do Diretório Estadual da Bahia, Everaldo Anunciação; e a Presidente do Nacional, Paulo Teixeira, além de vereadores e militantes petistas de Conquista, bem como das regiões Sudoeste e Serra Geral. Teixeira disse em seu discurso que “até janeiro de 2013, o PT estava com uma pauta do passado. Depois das manifestações de junho, o PT precisa ter uma pauta do futuro, pois os jovens não se contentam somente com distribuição de renda e aumento do consumo”.

A arrecadação de impostos e contribuições federais cobrados pela Receita Federal atingiu R$ 84,21 bilhões em setembro. O resultado é recorde para meses de setembro. Houve alta real — com correção da inflação oficial, pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) — de 1,71% em relação a setembro de 2012. Em relação a agosto deste ano, a arrecadação de setembro apresentou uma queda real de 0,04%. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (22), a arrecadação das chamadas receitas administradas somou R$ 82,26 bilhões. As demais receitas (taxas e contribuições recolhidas por outros órgãos) foram de R$ 1,94 bilhão. No acumulado do ano até setembro, a arrecadação soma R$ 806,44 bilhões, alta real de 0,89% sobre o mesmo período de 2012. A Receita prevê crescimento da arrecadação de 3% no ano. As informações são do Estadão.

Brumado: Aguiberto Lima Dias vai comandar o Partido da Solidariedade Prefeito O prefeito venceu a disputa com o seu principal desafeto, o ex-vereador Leonardo Vasconcelos, que tinha a intenção de comandar o partido. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias, vai comandar o Partido da Solidariedade (SDD) na cidade. A confirmação foi feita ao gestor na noite da última segunda-feira (21) pelo deputado federal Marcos Medrado. Aguiberto mostrou força e venceu a disputa com o seu principal desafeto político, o ex-vereador Leonardo Vasconcelos (Sem Partido), que tinha a intenção de comandar o partido juntamente com o deputado federal Arthur Maia. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, além de Aguiberto, a comissão provisória do partido, que deve ser anunciada até a próxima quarta-feira (23), será formada pelos vereadores Weliton Lopes do Nascimento, Manoel Romar Pereira, o advogado Kléber Lima Dias e Glaudson Lima Dias.

Brumado: Presidente Estadual do PSL 'metralha' Aguiberto e diz que torce pela sua cassação Toninho Olívio assegurou que o partido não aceita o retorno do prefeito municipal e que “a porta de saída é serventia da casa”. (Foto: Reprodução).

O presidente do Partido Social Liberal (PSL) da Bahia, Toninho Olívio, demonstrou profunda insatisfação com o pedido de desfiliação do prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias, do partido. Aguiberto deve se filiar nos próximos dias ao Partido da Solidariedade (SDD) ou ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Em contato telefônico com o site Brumado Notícias na noite desta segunda-feira (21), Toninho não poupou criticas ao chefe do executivo da capital do minério e disse que “a porta de saída é serventia da casa”. “Apenas fico chateado porque quando ele entrou no partido foi pela porta da frente e agora está saindo pela porta dos fundos, sem conversar comigo”, disse. Olívio ainda acusou o prefeito municipal de usar o nome do governador Jaques Wagner (PT) sem a devida autorização ao afirmar que o petista solicitou a sua ida para outro partido. Toninho chamou Aguiberto de mentiroso por tais declarações. “Ele usou o nome do governador em vão dizendo que Wagner pediu isso a ele. É mentira! Ele está faltando com a verdade, pois o governador não se envolve com essas questões de partido”, reiterou. O presidente estadual da sigla disse em seguida que não aceita mais o retorno do gestor ao PSL. “Ele já pediu para se desfiliar e se desfiliou. É um direito que assiste a ele, mas eu também tenho o direito de correr atrás das coisas que acho justas. O partido não vai pedir o mandato dele, mas o Ministério Público eu sei que vai. Vou comunicar ao Diretório de Brumado a minha decisão. O partido da cidade vai dar o ok quanto à desfiliação dele”, garantiu Toninho, que ainda fez mais acusações e assegurou que o prefeito brumadense não honra seus compromissos, pois estaria devendo ao partido. Olívio encerrou a entrevista dizendo que torce pela cassação de Aguiberto. “Espero que ele caia. Vamos estar aqui de cima dando risada dele”, alfinetou.

Roberto Frank é empossado desembargador do TJ-BA A posse ocorreu após o STF, deferir uma liminar cassando a decisão do CNJ que alegava que Frank não reunia as exigidas condições de elegibilidade. (Foto: Divulgação).

Nesta segunda-feira, Roberto Maynard Frank foi empossado desembargador da Corte baiana pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), desembargador Mário Alberto Hirs. A posse ocorreu após o ministro Ricardo Lewandowski, do Superior Tribunal Federal (STF), deferir uma liminar cassando a decisão do conselheiro Gilberto Valente, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que alegava que o candidato não reunia as exigidas condições de elegibilidade. Lewandowski considerou não existir fatos seguros que pudessem confirmar o impedimento. O novo desembargador afirmou que a justiça foi feita, vez que a decisão preservou os princípios constitucionais. O advogado Roberto Maynard Frank foi eleito na sessão do Tribunal Pleno de 18 de setembro para compor a lista tríplice, ao lado dos advogados Pedro Barachisio Lisbôa e Custódio Lacerda Brito. A vaga em questão é reservada ao Quinto Constitucional, que destina um quinto dos lugares dos Tribunais dos Estados a membros do Ministério Público e advogados com mais de dez anos de carreira, indicados em lista sêxtupla pelos respectivos órgãos de classe. A lista sêxtupla foi votada em sessão plenária e reduzida a três candidatos. A lista tríplice resultante foi enviada ao governador Jaques Wagner (PT), que escolheu Roberto Maynard Frank para compor a Corte do Poder Judiciário da Bahia.  

Brumado: Aguiberto entrega pedido de desfiliação do PSL Uma reunião nesta noite irá definir o novo partido do prefeito e vereadores da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias, protocolou na tarde desta segunda-feira (21) o seu pedido de desfiliação do Partido Social Liberal (PSL). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o gestor ainda não definiu o seu novo ninho político, mas para ele haveria apenas duas alternativas: o Partido da Solidariedade (SDD) ou o Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Além do vereador Romar Pereira, que se desligou do PSB, Weliton Lopes também pediu a sua saída do Partido Republicano (PR). Uma reunião nesta noite irá definir o novo partido dos vereadores e do prefeito brumadense. Aguiberto, Romar e Weliton têm até a próxima quinta-feira (24) para definir as novas legendas, período em que se encerra o prazo de trinta dias de criação dos partidos SDD e PROS. Assim, o trio evita sofrer pedido de cassação e eventual perdas dos mandatos.

Brumado: Aguiberto entrega pedido de desfiliação do PSL Weliton Lopes já não faz mais parte do Partido Republicano (PR). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: Secretaria de Saúde alerta para o perigo da dengue após período de chuva Esvazie recipientes que possam acumular água e fique de olho na proliferação de larvas do mosquito. Faça sua parte!

Embora os índices de infestação do mosquito da dengue no município de Brumado sejam altos, ainda estão dentro do considerado tolerável pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, os últimos ciclos têm deixado as autoridades sanitárias em estado de alerta, pois há risco de uma nova epidemia. Segundo a vigilância epidemiológica, o período chuvoso aumenta consideravelmente os riscos de proliferação do mosquito. Nos últimos anos, a cidade teve surtos da doença, inclusive com registro de sua forma mais grave, que é a hemorrágica, e vítima fatais. Para a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o quadro demonstra a gravidade da falta de combate ostensivo por parte da população. Por isso, a Sesau reforça a necessidade de medidas preventivas, já que para ser efetiva a luta contra a doença precisa da colaboração de todos. Se você tem conhecimento da existência de terrenos baldios que precisam ser limpos, ligue para o setor de Vigilância Sanitária através do número (77) 3441-2757 e denuncie. Esvazie recipientes que possam acumular água e fique de olho na proliferação de larvas do mosquito. Faça sua parte!

Brumado: Vereador Romar Pereira pede desfiliação do PSB O parlamentar deve se filiar ao Partido da Solidariedade (SDD) ou ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Nesta segunda-feira (21), o vereador Romar Pereira encaminhou pedido de desfiliação partidária ao presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Brumado, o vereador Márcio Moreira, solicitando o cancelamento de sua filiação do partido e a imediata comunicação da decisão à Justiça Eleitoral. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o vereador deve se filiar ao Partido da Solidariedade (SDD) ou ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Moreira disse que respeita a decisão do amigo e deseja a ele a continuidade do seu mandato.

Deputado Lúcio Vieira Lima comenta sobre interação com internautas nas redes sociais Por onde passa o peemedebista faz registro em fotos e vídeos para postar no facebook e twitter. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Com publicações bem humoradas sobre diversos temas – até mesmo futebol, os perfis no Facebook e Twitter do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) são bastante movimentados. E o peemedebista garante: “É o canal que eu faço diretamente, sem assessores, até porque esse é meu estilo.” Para Vieira Lima, essa é a maneira dele ficar em contato com o povo, já que nem sempre pode fazer isso pessoalmente. “Coisa que gosto muito é ficar em contato com o povo, já que não posso fazer isso toda hora, as redes sociais atuam como se fosse um contato diário”, explicou o deputado, dizendo ainda que além de utilizar as redes sociais para interagir com os internautas, usa também para prestar contas, ouvir queixas e sugestões. Sobre os assuntos do seu cotidiano que leva ao público em suas postagens, o deputado considera que essa é uma forma de o povo sentir que “não tem essa história de deputado” e que é igual a todos. “Eu estou deputado. Nós [políticos] não nascemos deputado, eu vou morrer e feder igual a todo mundo. E além disso, eu posso deixar de ser deputado daqui dois anos e o povo não me eleger ou sair da política, então quero ter o mesmo respeito [nas mídias sociais] que eu tenho dos meus amigos, quer seja no Facebook ou no Twitter”. Lúcio ainda destacou que são os amigos que levamos da vida, não o dinheiro nem o poder. “O que nós levamos é o respeito das pessoas e a convivência fraterna e sincera aqui nesse mundo que vivemos, que é transitório. Iremos depois para onde está nosso Deus”, argumentou.

Facebook: Falha é detectada na rede social mais acessada pelos brumadenses Ao que parece, uma pane atingiu os servidores da rede social. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em Brumado, os usuários mais viciados da rede social Facebook reclamam que não estão conseguindo realizar compartilhamentos, postagens e nem mesmo curtir e comentar as publicações dos amigos. Ao que parece, uma pane atingiu os servidores da rede social. A falha na rede mais acessada pelos brumadenses foi detectada durante a madrugada e ainda não foram divulgadas informações sobre o que pode ter ocasionado o problema.

Brumado: Homem que morreu atropelado por trem era irmão de secretário municipal Estendes Ribeiro dos Santos, 59 anos, era irmão do secretário da Fazenda, João Ribeiro dos Santos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O homem que morreu atropelado por um trem da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) na noite do último domingo (20), em Brumado, foi identificado como sendo Estendes Ribeiro dos Santos, 59 anos, irmão do secretário municipal da Fazenda, João Ribeiro dos Santos. Segundo a polícia militar, Estendes estava bastante embriagado quando se sentou na linha férrea, que fica próximo à ponte que liga o centro comercial ao Bairro São Félix. Embora a locomotiva estivesse em velocidade reduzida por estar em perímetro urbano, os maquinistas não conseguiram frear a tempo ao avistarem o homem, que morreu na hora. O corpo de Estendes foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), onde foi necropsiado, está sendo velado na casa dos pais, na Rua 1º de Maio, no Bairro São Félix e o sepultamento será às 16h no Cemitério Jardim Santa Inês.

Brumado: Zé Walter participará da Bienal do Livro em Salvador O evento será realizado entre os dias 08 e 17 de novembro, o Centro de Convenções, em Salvador.

Entre os dias 08 e 17 de novembro, a 11ª Bienal do Livro da Bahia será realizada no Centro de Convenções, em Salvador. Durante o evento literário acontecerá a Praça da Poesia, uma mostra de poesias contemporâneas que contará com a participação de vários poetas, entre os quais o brumadense José Walter Pires. O mesmo marcará presença na Bienal no dia 10 de novembro, às 18h.  Serão três sessões de poesia por noite, das 18 às 21 horas. Cada sessão terá a participação de três poetas e duração de 1 hora.

Futsal: Feirense goleia em partida de estreia do Campeonato Baiano Jogando dentro de casa, o clube, que é atual campeão do Zonal do Campeonato Baiano de Futsal, goleou a equipe da cidade de Encruzilhada por 11 x 5. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A equipe de futsal do Feirense, da cidade de Brumado, fez sua partida de estreia no Campeonato Baiano de Futsal na noite da última sexta-feira (18), no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro. Jogando dentro de casa, o clube, que é atual campeão do Zonal do Campeonato Baiano de Futsal, goleou a equipe da cidade de Encruzilhada pelo incrível placar de 11 x 5. Com o resultado, o Feirense já garantiu vaga no zonal semifinal da competição.

Arquivo