Com quadro reduzido de agentes de endemias, várias áreas do município de Brumado estão descobertas, sem a necessária assistência da Vigilância Epidemiológica (Vigep). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Vanderlei Bastos Miranda (PDT), popular Boca, informou que, pelo porte da cidade, deveria haver, pelo menos, 70 agentes no quadro de servidores, porém, hoje, a Vigep conta com, no máximo, 20. Para se ter uma ideia da gravidade da situação, o parlamentar denunciou que a zona rural não é coberta pelos agentes de endemias há 8 anos. “A única coisa que foi feita, no ano passado, foi a borrifação costal. Tem lugar da zona rural que o trabalho educativo tem mais de 8 anos que não é feito. Os próprios moradores podem confirmar. E, na sede, tem lugar também que está descoberto”, pontuou. Segundo Boca, o prefeito e o secretário de saúde têm pleno conhecimento do número insuficiente de agentes para atender toda a cidade. “A gestão não gosta de funcionários concursados”, afirmou. Diante do quadro, o vereador colocou em dúvida os relatórios que são enviados pela pasta ao Ministério da Saúde.
A Caixa deve lançar no mês que vem um programa destinado a implantação de energia solar nas residências brasileiras. O Caixa Energia Renovável vai financiar a aquisição de placas solares com juros de 1,17% ao mês, disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, ao programa Brasil em Pauta. “É a menor taxa de crédito”, disse Guimarães. O financiamento poderá ser contratado por meio do celular, pelo aplicativo Caixa Tem. Ele terá carência de seis meses e cinco anos para o pagamento. O presidente da Caixa falou de outra iniciativa voltada à sustentabilidade: o Caixa Florestas. Por meio desse programa o banco pretende investir R$ 150 milhões para patrocinar a plantação de 10 milhões de árvores em cinco anos. Segundo o presidente da Caixa foram selecionados quatro projetos. Serão 4 milhões de árvores, 5 mil nascentes, e 4 milhões de pessoas sendo beneficiadas. “Quando nós mantemos as florestas ou as nascentes, a população que vive no entorno [dessas áreas] se beneficia diretamente”, disse o presidente da Caixa. Pedro Guimarães também falou sobre a abertura de 268 agências da Caixa no interior do Nordeste. Ele destacou que o banco vai na contramão dos demais, que estão fechando postos, porque abre agências em locais de difícil acesso, onde nenhuma instituição chega. Também comentou sobre o crescimento da Caixa no agronegócio, sobretudo no segmento de baixa renda, no caso o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “Não vamos focar nas grandes empresas, que não precisam da Caixa”, disse.
O Ministério Público do Estado da Bahia recomendou ao Município de Brumado que suspenda ou revogue o Decreto nº 5.584/2021, que desobrigou o uso de máscara facial contra a Covid-19 em todo território municipal (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) destacou que a recomendação só confirma o projeto de decreto legislativo, de sua autoria, que visa sustar os efeitos do referido decreto do Executivo. “Mesmo que a prefeitura não respeite a casa legislativa, ela tem que respeitar a lei. Quero parabenizar a promotora Paola, que fez essa recomendação”, afirmou. Bomfim frisou que a recomendação se baseou na inexistência de base científica para desobrigar o uso da máscara nesse momento. “2021 não foi fácil pra nós. Sofremos muito, são quase 200 óbitos. Espero que o Município possa acatar essa recomendação o mais rápido possível e que possa atender o Ministério Público. O prefeito não pode pegar a sua opinião e colocar pra toda população. É preciso ter base científica”, acrescentou.
Alguns países da Europa voltaram a impor restrições para controlar a pandemia da Covid-19. A epidemia do coronavírus se agravou no continente nas últimas semanas, aumentando o contágio até mesmo em pessoas vacinadas. O Centro Europeu de Controle de Doenças (ECDC), agência sanitária europeia, declarou, na sexta-feira (12), que dez países estão em situação “muito preocupante” e outros dez “preocupante”. m sua última avaliação de risco, o Centro Europeu de Controle de Doenças (ECDC) afirmou que a situação epidemiológica no bloco europeu é de um rápido e significativo aumento dos casos e uma lenta baixa na taxa de mortalidade. Com a progressiva alta dos contágios desde o início da temporada mais gelada no continente, o quadro deve sofrer alterações em breve. “Espera-se que os casos, hospitalizações e mortes aumentem durante as próximas duas semanas”, diz a agência.
O secretário de esportes de Brumado, Wagner Moreira, informou ao site Achei Sudoeste que o Município repassou o Ginásio Antônio Imbassahy para o Governo do Estado desde o mês de janeiro. O local está abandonado, sendo limpo pelos próprios jovens da comunidade para prática de futsal (veja aqui). “Essa quadra não faz mais parte da pasta do Município. Como está tendo energia e água no local, já estamos providenciando o seu desligamento total do Município. A responsabilidade não é mais nossa”, confirmou. Moreira adiantou que uma equipe do Estado esteve na cidade fazendo a análise da área para futura construção de uma Escola Olímpica. Para a região, o Município tem projetos para construção de uma quadra esportiva. “Ainda não temos data prevista. Estamos em fase de planejamento”, concluiu.
As vendas de veículos eletrificados no Brasil de janeiro a outubro de 2021 chegaram a 27.097 unidades, que equivalem a um aumento de 74% sobre os emplacamentos do mesmo período de 2020 (15.565). De acordo com o Tribuna da Bahia, só em outubro, as vendas de eletrificados totalizaram 2.823 veículos, ou 24% a mais do que em outubro de 2020 (2.273). Em relação a setembro de 2021 (2.749), as vendas de outubro cresceram 2,7%. Esses números confirmam a previsão da Associação Brasileira do Veículo Elétrico de que os emplacamentos de veículos eletrificados no Brasil passará das 30 mil unidades em 2021, batendo um novo recorde. Em 2020, que já tinha sido o melhor ano da eletromobilidade no Brasil, o total de vendas no segmento de eletrificados alcançou 19.745 unidades.
O projeto de lei nº 059/2021, de autoria do Legislativo, dispõe sobre a gravação em áudio e vídeo dos processos licitatórios, bem como sobre sua transmissão ao vivo, por meio da internet, no Portal da Transparência Municipal. No projeto, a Câmara defende a transmissão em tempo real das licitações dos órgãos da administração pública municipal a fim de garantir a transparência necessária aos processos. A gravação abrangerá os procedimentos de abertura dos envelopes, verificação da conformidade de cada proposta, bem como todas as fases pertinentes. As gravações em áudio e vídeo deverão ser arquivadas na repartição competente pelo prazo de 8 anos. O projeto de lei leva em conta o princípio da publicidade, o fortalecimento do controle social e a maior participação da população.
Ruth Moreira, mãe de Marília Mendonça, revelou ao Fantástico a decisão da família de não falar sobre a morte da cantora ao filho da artista, o pequeno Léo, que em dezembro completa dois anos. Em sua primeira entrevista após a morte da sertaneja, Ruth contou que o neto acha que a mãe está em uma viagem a trabalho. A notícia será dada aos poucos para a criança. “Ele ainda não entende o que está acontecendo. Para ele, a mãe foi trabalhar, como a gente sempre falou para ele: 'A mãe está trabalhando'. Porque se ele olhar a porta do quarto dela fechada, ele fala 'mamãe'. Ele quer ir lá, quer bater, quer entrar. Às vezes eu entrava com ele, falava: 'Mãe não está aqui, não, mamãe está trabalhando”. Ruth, que tenta ser forte pelo neto, disse que evita chorar na frente de Léo. “Eu chorei muito dois dias, depois não. Porque eu tenho meu neto, e se ele me vê chorando vai se desesperar, né? Nos primeiros dias eu corria lá em cima e chorava, chorava. Urrava, sabe? Gritava por dentro. E aí lavava o olho e ia brincar e cantar com ele as musiquinhas dele, cair no chão, jogar bola... E ele morre de rir. Quando tem esse tempinho assim, que eu começo a ficar triste, falo: 'Agora não. Agora é a hora de eu brincar com ele'”. Ao lado de João Gustavo, irmão de Marília, e do padrasto da cantora, a família revelou o que mais sente falta após a partida da sertaneja: “Ela sempre ria alto. Tudo dela era muito intenso. A gente consegue ouvir a risada dela no coração da gente, porque ela está aqui em todo canto dessa casa. Ela está aqui, todo pedacinho lembra muito ela”, disse.
A Câmara de Brumado vota nesta terça-feira (16), o Projeto de Lei nº 060/2021, de autoria dos vereadores Amarildo Bomfim (PSB) e Rubens Araújo (Podemos), que revoga o inciso III do artigo 1º da Lei Municipal 1793, de 23 de setembro de 2017, o qual extingue o cargo de Guarda Municipal que se encontrem vagos e que se tornarem vagos. Em sua justificativa, os parlamentares, alegaram que a extinção do cargo se deu apenas na teoria, pois, na prática, os servidores efetivos do cargo atuam normalmente até hoje no âmbito do Município. “Assim, fica evidente que o cargo de Guarda Municipal ainda é integrante do quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Brumado, necessitando de revogação do desconexo dispositivo instituído pela Lei nº 1793, que desarranjou a conjuntura jurídico-administrativa desse cargo”, escreveram. Ademais, os vereadores frisaram que os guardas municipais fazem parte do Sistema Único de Segurança Pública, têm competências específicas e são peça importante da proteção da sociedade.
Um homem morreu eletrocutado enquanto instalava uma fiação de internet, no domingo (14), no município de Itambé, no sudoeste da Bahia. Ele foi identificado como William Pereira de Souza e era conhecido a região como William Net. De acordo com o G1, não há informações de como ele recebeu a descarga elétrica, já que os fios de internet e de energia eram separados. Segundo informações apuradas pela TV Sudoeste, funcionários terceirizados da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) estiveram no local para ajudar na remoção do corpo da vítima. O corpo de William foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itambé. Não há informações sobre o sepultamento dele.
A Câmara de Brumado vota nesta terça-feira (16), o Projeto de Lei nº 057/2021, de origem do Executivo Municipal, que dispõe sobre a doação de terreno para construção de hospital particular. Segundo o projeto, a prefeitura quer doar um terreno, localizado na Avenida Duarte Moniz, no Bairro Santa Tereza, para à Medical Consult - Serviços Médicos Ltda para construção de um hospital particular na cidade. A empresa é sediada em Vitória da Conquista, tem capital social de R$ 8 mil e 33 sócios. A área do terreno equivale a 10.551,93 m². Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o imóvel tem avaliação de mais de R$ 5 milhões. A donatária terá prazo de dois anos, contados a partir da publicação da lei, para finalizar a obra. Em sua justificativa, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) pontuou que o hospital fornecerá serviços nas mais diversas áreas da saúde, bem como irá gerar 173 empregos diretos. “Ressalta-se ainda que, além dos atendimentos e convênios particulares, o hospital atenderá demandas de alta complexidade que serão credenciadas ao SUS”, afirmou. Segundo informou o secretário de saúde do município, Cláudio Soares Feres, ao site Achei Sudoeste, a empresa vai investir R$ 35 milhões para a construção do empreendimento, que terá 23 especialidades médicas.
O fornecimento de energia na cidade de Brumado, foi normalizado no final da tarde desta segunda-feira (15). Moradores e comerciantes ficaram sem luz por 15h, após um incêndio atingir um dos geradores da subestação de energia do município. O fogo começou na madrugada, por volta das 2h desta segunda. Um clarão provocado pelas chamas foi avistado de diversas partes da cidade. De acordo com a Coelba, empresa responsável pela subestação, as chuvas e ventos fortes podem ter contribuído para o problema nos geradores, mas ainda não há confirmação do que ocorreu. A Coelba informou ainda que mais de 50 profissionais atuaram, desde a madrugada para restabelecer o fornecimento de energia na região (veja aqui). Por volta das 16h40, foram feitos testes de retorno e às 17h, houve a retomada gradativa. Às 19h, a luz já havia sido restabelecida totalmente.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vereador Vanderlei Bastos Miranda (PDT), popular Boca, denunciou o baixo contingente no setor de endemias do município de Brumado. Segundo o parlamentar, o Município não dá nenhum tipo de suporte à categoria. “Nos últimos anos, essa gestão truculenta não pensa no funcionário de forma nenhuma. Essa categoria se esforça bastante, trabalha de sol a sol. Até quando está chovendo, os agentes são obrigados a trabalhar”, pontuou. Boca também denunciou que está havendo muito assédio moral na Vigilância Municipal Epidemiológica. “Os agentes trabalham de maneira incansável para evitar um surto de dengue e o Município não faz nada quanto a isso e nem dá suporte nenhum. Tem mais de 8 anos que a categoria recebeu um fardamento. Como você bate na porta de um morador sem nenhum tipo de credencial? Não temos apoio”, cobrou. O vereador já reivindicou do secretário de saúde mais atenção para a categoria, porém sem êxito.
Mãe de Marília Mendonça, Ruth Dias Moreira denunciou, por meio das redes sociais, que golpistas criaram um perfil falso no nome dela e estão usando a morte da cantora para pedir dinheiro às pessoas. A publicação foi feita por uma página de fãs da artista e divulgada pela mãe dela. “Não vamos aceitar isso. Um golpista está se aproveitando de um momento de fragilidade pedindo PIX para pessoas se passando pela tia Ruth Moreira”, lê-se no post. De acordo com o G1, o cantor Murilo Huff, que é ex da Marília e pai do filho dela, também passou por algo parecido há alguns dias. Ele denunciou, também por meio das redes sociais, que teve a foto e o nome usados por criminosos para pedir dinheiro por meio das redes sociais.
Uma van capotou no final da tarde deste sábado (13), na BR-030, no distrito de Susuarana, em Tanhaçu, a 74 km de Brumado. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). De acordo com a polícia, o condutor perdeu o controle da direção após o pneu do veículo estourar na rodovia, capotando em seguida. O automóvel ficou bastante danificado. Sete pessoas que estavam na van sofreram ferimentos. Todas as vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas para o Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. A unidade não informou sobre o estado de saúde das vítimas.
O governo começa a pagar no próximo dia 17 de novembro o Auxílio Brasil – programa que substitui o Bolsa Família - que tem como público-alvo famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. A Caixa Econômica Federal (CEF) confirmou o calendário de pagamentos. Beneficiários do Bolsa Família migrarão automaticamente para o Auxílio Brasil. Os cartões e senhas utilizados para saque do Bolsa Família continuarão válidos e poderão ser utilizados para o recebimento do Auxílio Brasil, informou a Caixa. De acordo com a Caixa, as famílias que recebem o Bolsa Família pelo aplicativo Caixa TEM, em conta Poupança Digital, receberão o Auxílio Brasil na mesma modalidade de pagamento e poderão continuar movimentando seu benefício pelo aplicativo. A Caixa informou ainda que os canais para saque dos benefícios e consulta de informações permanecem os mesmos: aplicativo Caixa TEM, terminais de autoatendimento, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, além das agências da Caixa, que voltam ao horário normal de funcionamento no dia 23 de novembro. Também será lançado um aplicativo chamado Auxílio Brasil, que substituirá o aplicativo Bolsa Família.
Na última sexta-feira (12) a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apreendeu R$ 150 mil de produtos sem nota fiscal no Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, a 50 km de Brumado. Segundo informou a PRE ao site Achei Sudoeste, a apreensão ocorreu na BR-030 e foi realizada pelo Tático Ostensivo Rodoviário (TOR). A guarnição fez uma abordagem de rotina em um ônibus interestadual que fazia linha a linha de São Paulo para Campina Grande, na Paraíba. Ao verificar o bagageiro do veículo foram encontradas 65 caixas contendo centenas de mercadorias diversas sem documento fiscal obrigatório. Toda mercadoria, bem como o condutor do veículo foram encaminhados para a delegacia territorial de Brumado, para adoção das medidas legais cabíveis.
Devido a problemas no fornecimento de energia elétrica decorrente de pane elétrica na subestação 1 da Coelba, em Brumado, o fornecimento de água está temporariamente interrompido, desde a madrugada de hoje (15), em Malhada de Pedras e na sede de Brumado, além de algumas localidades rurais do município, incluindo Vila Presidente Vargas. A Coelba já foi acionada, mas a energia que alimenta os sistemas da Embasa ainda não foi restabelecida. Após o reparo na rede elétrica, será iniciada a retomada gradativa do abastecimento, com expectativa de plena regularização nas 72 horas seguintes. Até a normalização completa, recomendamos o uso econômico da água disponível no reservatório domiciliar.
Nesta terça-feira (16), às 8h, será levado a julgamento no Fórum Eliezer Rodrigues de Souza, no município de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, o réu Edvan Santos Silva. De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), que será representado pelo promotor de justiça George Elias Gonçalves Pereira, o réu assassinou a tiros as vítimas Itamara Santos Caires e Iranildo Ribeiro Santos, fato esse ocorrido no dia 18 de abril de 2019, no Povoado da Cachoeirinha, na zona rural de Barra da Estiva. Após, mais de 9 anos, um júri popular volta a ser realizado na cidade. Os protocolos de segurança serão obrigatórios. De acordo com a justiça local, o júri não terá plateia, como medida preventiva, em decorrência da pandemia do coronavírus e da necessidade de se manter o distanciamento social. A sessão de julgamento será presidida pela juíza Mirã Carvalho Dantas.
O preço da gasolina vendida ao consumidor?subiu 84,1% nos últimos cinco anos. Na cidade de São Paulo, a mais populosa do País, o valor médio do litro passou de?R$ 3,40 em outubro de 2016?para?R$ 6,26 em outubro de 2021. No mesmo período, o salário mínimo foi reajustado em 25% e a?inflação acumulada?(IPCA) é de 27%. Para se ter uma ideia, em 2016 era possível viajar da Praça da Sé, em São Paulo, até a Praia do Boqueirão, em Santos, gastando pouco menos de R$ 20 em gasolina para um trajeto de 80 quilômetros. Hoje, se o consumidor abastecer o carro com o mesmo valor, irá chegar a Capivari, bairro da zona rural de São Bernardo do Campo, rodando pouco mais de 43 quilômetros. Para fazer a mesma viagem até Santos, o motorista gasta hoje cerca de R$ 36. Os preços são para um carro que roda 14 quilômetros com um litro de gasolina — média do?INMETRO?para veículos compactos e médios. O principal aumento aconteceu nos últimos 12 meses. O valor médio do litro da gasolina na cidade de São Paulo?passou de R$ 4,23 em outubro de 2020?para?R$ 6,26 no mesmo mês de 2021?— um aumento de 48%. Nesse período, a inflação acumulada é de 11,62%. Em outros municípios, o valor da gasolina é ainda mais alto. Bagé, no Rio Grande do Sul,?tem a gasolina mais cara do País. O litro do combustível custa em média R$ 7,99 na cidade, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). As razões para o forte aumento, segundo especialistas, são a valorização do barril de petróleo e a depreciação do real frente ao dólar. O?preço do barril do petróleo tipo Brent passou de US$ 37 em outubro do ano passado para US$ 84 no mesmo mês deste ano. Já o valor do dólar disparou no início da pandemia e se manteve em alta, ficando na casa dos R$ 5,60 em outubro.?Em 2019, a moeda americana valia cerca de R$ 4. As informações são do Tribuna da Bahia.
O Conselho Estadual de Saúde (CES) divulgou, nesta sexta-feira (12), uma autorização da realização do Carnaval de 2022 na Bahia, desde que cumpridas recomendações sanitárias indicadas no documento. No entanto, a decisão definitiva não cabe ao órgão. Entre as cinco recomendações do conselho estão: recomendar às autoridades sanitárias, aos gestores públicos municipais e ao governador do Estado da Bahia que observem critérios técnicos-sanitários e indicadores de monitoramento dos riscos de aumento de casos de infecção da Covid-19, para autorizar a realização do Carnaval de 2022. Entre os critérios estão: média móvel semanal de casos por 100.000 habitantes; fila de espera de pessoas por dia para os casos; percentual de testes positivos durante os últimos 15 dias que antecederem a data de realização da festa; números proporcionais de novos casos de Covid-199 e a taxa de transmissão no município de realização do Carnaval 2022 por um período de 15 dias; além da cobertura vacinal contra a Covid-19 no Brasil, no Estado da Bahia e nos municípios de realização do Carnaval 2022. A decisão do CES ainda recomenda o reforço junto à população da importância dos protocolos de segurança sanitária, a exigência da comprovação da vacinação contra a covid-19, e a não utilização dos recursos públicos da saúde para o custeio do Carnaval. O CES é um órgão deliberativo e fiscalizador, que auxilia o secretário de saúde na formulação de políticas de saúde no âmbito estadual. Ele é formado por entidades da sociedade civil, e tem entre as representações, sindicatos, trabalhadores da saúde e órgãos gestores. O CES conta com 64 representações. A secretária estadual de Saúde Tereza Paim é a atual vice-presidente do conselho. A gestora não se manifestou após a divulgação da recomendação. Atualmente o CES é presidido por Marcos Antônio Almeida Sampaio, que é representante da sociedade civil.
Invisalign é um aparelho premium de última geração, que alinha seus dentes muito mais rápido sem alterar sua aparência, é removível e muito fácil de higienizar. A Dom Odontologia Premium dedicou especialmente o mês de novembro para dar a você a oportunidade de mudar de vida com os alinhadores invisíveis Invisalign. Agende sua avaliação e venha conhecer o que há de mais tecnológico na ortodontia mundial, faça o escaneamento 3D com nosso scanner iTero e veja como ficará seu sorriso após o tratamento. A Dom Odontologia Premium está localizada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 570 - 1º andar. Os telefones são (77) 3441-0728 e (77) 98108-8430.
Após a pane elétrica na subestação da Coelba que afetou o fornecimento de energia elétrica no município de Brumado (veja aqui), 50 profissionais estão trabalhando no local. Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a Coelba informou que através de manobras automatizadas na rede elétrica, parte dos consumidores já estão normalizados. Ainda de acordo com a empresa, devido à complexidade do serviço, as equipes seguem mobilizadas para recompor o sistema elétrico e normalizar todos os clientes afetados. A Coelba não informou um horário para o término do serviço na subestação e o restabelecimento no fornecimento de energia.
Um homem foi preso nesta sexta-feira (12) após agredir um servidor público na cidade de Igaporã, a 149 km de Brumado. Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, a agressão aconteceu na sede da prefeitura municipal. Ainda segundo a polícia, o autor invadiu a prédio público e após proferir ameaças contra os funcionários, lançou chá quente em um deles que teve queimaduras na região do pescoço. Na última semana, o agressor já havia sido conduzido para a delegacia por promover tumulto impedindo o andamento do trabalho no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município. Os envolvidos foram apresentados na delegacia territorial de Igaporã para adoção das medidas cabíveis.
Em Brumado, a Criative Fotografia agora dispõe de um estúdio fotográfico para acompanhamento infantil, de gestante, famílias, trabalhos publicitários, entre outros. Totalmente estruturado, o estúdio fica localizado na Rua Oflávio Silveira Torres, 27 (ladeira do antigo cinema). Agende as suas fotos através do WhatsApp (77) 99962-8241. Criative Fotografia é a garantia de qualidade e um olhar fotográfico sensível.