Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Corrupção Ativa: Carreteiro de Brumado é preso na BA-131 na cidade de Jacobina Foto: Augusto Urgente

Um carreteiro da cidade de Brumado, foi preso na última quinta-feira (11), por corrupção ativa, na BA-131, na cidade de Jacobina, no norte da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o condutor seguia em uma carreta carregada com postes com destino à cidade de Mundo Novo. De acordo com o Augusto Urgente, ao ser abordado, o policial disse sobre a proibição de tráfego para veículos daquele porte. Questionado pelo oficial se possuía Autorização Especial de Trânsito (AET) que poderia autorizá-lo a transitar pela rodovia, respondeu que não possuía o referido documento e pediu para seguir viagem. Ao ser solicitado a apresentar os documentos da carreta, o brumadense inseriu uma quantia de R$ 10,00 entre os documentos. Ao lhe ser perguntado sobre o motivo daquele valor em espécie entre os documentos apresentados, respondeu que “era para vocês mesmo”, tendo diante disso, recebido voz de prisão e conduzido à Delegacia Territorial de Jacobina, sendo apresentado à autoridade policial para que seja adotada as medidas cabíveis.

Aluga-se sala comercial no centro da cidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma sala comercial confortavelmente mobiliada para escritório ou consultório médico está à disposição para aluguel na Rua Dr. Marcolino Moura, nº 168, no prédio do consultório pediátrico do médico Dr. Geraldo Azevedo (fundos do Bradesco), bem no centro da cidade de Brumado. Trata-se da primeira locação do espaço, que possui disponibilidade de secretária, serviço de limpeza, internet e telefone. 

Aluga-se sala comercial no centro da cidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O local pode ser alugado para escritório, consultório médico, odontológico, psicológico e outras áreas profissionais como: fisioterapia, fonoaudiologia, advocacia, contabilidade e etc. Os interessados podem ligar para os números (77) 3441-2687 (horário comercial) ou (77) 99914-2043 para maiores informações.

Aracatu: Secretarias de saúde e educação debatem protocolos para o retorno das aulas presenciais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Hérica Lima Coqueiro, secretária de saúde do município de Aracatu, a 36 km de Brumado, disse que a questão do retorno das aulas presenciais ainda está sendo discutido juntamente com a secretaria de educação. “É um tema polêmico que envolve várias nuances. A gente não tem ainda uma data ou um prazo estabelecido. Estamos em diálogo. Assim que novas informações e confirmações cheguem poderei falar melhor sobre”, disse. Nesse momento, conforme reiterou, ainda não há nada pactuado entre as duas secretarias. 

Brumado: CDL realiza certificação digital através de agendamentos

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado está realizando a certificação digital, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. A CDL alerta que o serviço é considerado essencial e, portanto, não pode parar. Com o certificado digital SPC, você confirma sua identidade e assina documentos digitalmente com mais segurança. O agendamento deve ser feito através dos telefones: (77) 3441-1222 ou (77) 99853-6601.

Protocolo adotado para retorno das aulas presenciais em Brumado torna-se modelo para demais municípios Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O protocolo de segurança elaborado pelo Município de Brumado para retorno das aulas presenciais já está sendo colocado em prática nas escolas da rede. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de educação, João Nolasco, garantiu que as unidades de ensino já estão equipadas com álcool gel, tapetes sanitários, secadores, refis com sabão líquido, máscaras protetivas, entre outros. “Nosso protocolo já está pronto, já foi discutido com os órgãos competentes. Hoje, quando se trata de protocolo, acredito que não temos mais nada pra incluir. Nosso protocolo está 100% pronto, esperando apenas que a macrorregião tenha uma redução menor que 70% na ocupação dos leitos de UTI Covid-19 para retomar as aulas presenciais”, ponderou. O secretário informou ainda que o documento elaborado por Brumado tem se tornado referência na região, dada a sua excelência. “Estamos abertos e disponíveis para quem precisar. O interesse é que o Brasil volte às aulas presenciais”, concluiu. 

Laboratório Exame realiza teste antígeno pra detecção do novo coronavírus em Brumado

Quando o assunto é inovação, o Laboratório Exame está sempre em primeiro lugar e trazendo mais novidades para o combate ao Covid-19. Já disponível o teste de antígeno pra detecção do novo coronavírus. O exame possui uma curva semelhante do RT-PCR, ou seja, colher a amostra entre 2 a 7 dias do início dos sintomas, preferencialmente entre o terceiro ao sexto dia. O exame foi desenvolvido para identificar proteínas virais, diferente do RT-PCR que identifica a presença do RNA vírus. A amostra para detecção do antígeno é realizada por swab nasofaríngeo e o resultado é disponibilizado no mesmo dia. Saiba mais informações através dos telefones: (77)3441-9286 / (77)99991-5757. Faça seus exames no Laboratório Exame.

Antigo opositor ferrenho, vereador Tiago Amorim é escolhido líder do prefeito de Brumado no legislativo Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O vereador Tiago de Souza Amorim (PP) foi escolhido para ser o líder do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), na Câmara de Vereadores. A escolha de seu antigo opositor ferrenho, foi feita pelo próprio gestor municipal, em ofício enviado para o presidente da Câmara, vereador José Carlos Marques Pessoa (PSB), o Zé Carlos de Jonas. De acordo com o comunicado, Amorim exercerá a liderança durante este ano de 2021.

Prefeito de Brumado quer atualizar IPTU, redefinir feriados e revogar lei do plano de cargos e salários da educação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No pacote de projetos encaminhados à Câmara de Vereadores de Brumado esta semana, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) incluiu também a tabela de atualização com reajuste do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU), redefinir os feriados, revogar o dispositivo da lei municipal, que institui o plano de carreira, cargos e salários dos profissionais da educação. A pauta bomba que será votada nesta segunda-feira (15), terá doze projetos de autoria do poder executivo, todos em regime de urgência urgentíssima (veja aqui). Nos bastidores do legislativo, alguns vereadores que compõem a base aliada do prefeito na câmara se mostraram insatisfeitos com os projetos a serem votados sem tempo hábil para debates. A bancada de oposição também articula reprovar propostas enviadas pelo prefeito de Brumado.

(Em Regime de URGÊNCIA URGENTÍSSIMA)

PROJETO DE LEI N° 003/2021

PROCEDÊNCIA: EXECUTIVO

Obriga as concessionárias de fornecimento de água e de energia que prestam serviço no Município de Brumado, a realizarem consulta à Prefeitura antes de autorizarem ligação nova em lotes/terrenos ou mudança de titularidade da conta, quando o requerente apresentar apenas documento comprobatório da posse do imóvel, conforme adiante se especifica e dá outras providências. 

PROJETO DE LEI N° 004/2021

PROCEDÊNCIA: EXECUTIVO

Revoga a Lei Municipal nº 1.893, de 22 de julho de 2020, que altera e acresce dispositivos na Lei Municipal nº 1.752, de 30 de junho de 2015, e dá outras providências. 

PROJETO DE LEI N° 005/2021

PROCEDÊNCIA: EXECUTIVO

Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Concessão de Direito Real de Uso de Imóvel com Estado da Bahia, para funcionamento da Base Regional de Saúde de Brumado, conforme adiante se especifica e dá outras providências. 

PROJETO DE EMENDA N° 006/2021 À LEI ORGÂNICA MUNICIPAL

PROCEDÊNCIA: EXECUTIVO

Dispõe sobre a revogação, in totum, da emenda à lei orgânica Nº 004/2020, com a supressão das alterações realizadas no art. 209, §2º, IX e retorno à redação anterior. 

PROJETO DE LEI N° 007/2021

PROCEDÊNCIA: EXECUTIVO

Revoga a Lei 1.895/2020 de 11 de agosto de 2020, conforme a seguir se especifica. 

PROJETO DE LEI N° 008/2021

PROCEDÊNCIA: EXECUTIVO

Revoga dispositivo da Lei Municipal nº 1.780 de 22 de Setembro de 2016, que instituiu o novo Plano de Carreira, Cargos e Salários dos Profissionais da Educação Pública Municipal de Brumado, conforme a seguir se especifica. 

PROJETO DE LEI N° 009/2021

PROCEDÊNCIA: EXECUTIVO

Redefine os feriados no âmbito do Município de Brumado.

PROJETO DE LEI N° 010/2021

PROCEDÊNCIA: EXECUTIVO

Estabelece nova formatação geográfica e redefine os limites dos bairros com respectivos logradouros da Cidade de Brumado, bem como fixa o perímetro urbano das vilas, sedes dos distritos, povoados e demais comunidades, conforme adiante se especifica. 

PROJETO DE LEI N° 11/2021

PROCEDÊNCIA: EXECUTIVO

Autoriza o Poder Executivo Municipal, a outorgar concessão dos serviços de gestão, operação, manutenção, exploração, revitalização e expansão dos cemitérios públicos, bem como da prestação dos respectivos serviços funerários, e dá outras providencias.

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N° 012/2021

PROCEDÊNCIA: EXECUTIVO

Dispõe sobre o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU e dá outras providências.

PROJETO DE LEI N° 013/2021

PROCEDÊNCIA: EXECUTIVO

Autoriza o Chefe do Poder Executivo a abrir Crédito Adicional Especial ao Orçamento do Exercício 2021 do município de Brumado na Lei Orçamentária nº. 1.900, de 30 de dezembro de 2020 para atender AÇÕES EMERGENCIAIS DE COMBATE AO CORONAVIRUS

(COVID-19) e dá outras providências.

PROJETO DE LEI N° 014/2021

PROCEDÊNCIA: EXECUTIVO

Autoriza o Chefe do Poder Executivo a abrir Crédito Adicional Especial ao Orçamento do Exercício 2021 do município de Brumado na Lei Orçamentária nº. 1.900, de 30 de dezembro de 2020 para atender AÇÕES EMERGENCIAIS DE COMBATE AO CORONAVIRUS (COVID-19) e dá outras providências.

CONTINUE LENDO
'Ex-gestor deixou Ituaçu sucateada', denuncia atual prefeito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Phellipe Ramonn Gonçalves Brito (PSD), prefeito na cidade de Ituaçu, a 98 km de Brumado, disse que recebeu o município do ex-prefeito Adalberto Alves Luz (PTB), em um momento delicado, completamente depredado. “As estruturas dos postos de saúde destruídas. Fiz uma visita técnica com o secretário de saúde e encontramos um verdadeiro descaso. Alguns lixos sendo descartados ao lado e no fundo do posto, cupim tomando conta de toda estrutura. Encontramos o município todo depredado. Recebi máquinas e veículos quebrados. A frota foi recebida toda zero em 2016 e recebemos tudo sucateado”, relatou. Por conta da situação, o gestor disse que os primeiros dias de trabalho estão sendo muito árduos e de muitos desafios. “Estamos trabalhando na força de vontade de atuar em prol do povo de Ituaçu”, ponderou.

Brumado zera lista de pacientes aguardando resultados para detectar Covid-19

Neste domingo, 14 de fevereiro, o município de Brumado registra 4634 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 12860 Entre os diagnósticos: 15 internações, 52 óbitos, 266 pacientes em tratamento e 4316 recuperados. No momento, 00 aguardam resultado laboratorial e 7670 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Após dez paradas cardíacas, menino de 9 anos com sequelas da Covid-19 tem alta em São Paulo Foto: Reprodução/TV Globo

Após 30 dias internado em um hospital na Zona Sul de São Paulo, dez paradas cardíacas e quase ter perdido as mãos e os pés, Arthur Nascimento dos Santos, de 9 anos, teve alta nesta sexta-feira (12). A internação foi para tratar as sequelas da Covid-19. Há pouco mais de um mês, quando o menino começou a sentir muita dor na barriga, os médicos suspeitaram de uma apendicite. Ele chegou a ser operado, mas nada foi encontrado. Apesar disso, o menino não melhorava. Um teste sorológico indicou que o Arthur tinha sido infectado pelo coronavírus e que estava com a síndrome pós-Covid. “Ele teve dez paradas cardíacas. Em uma quarta-feira no hospital. Um dos primeiros diagnósticos do médico vascular foi que ele provavelmente ia perder os quatro membros, as duas mãozinhas e os dois pezinhos. No decorrer dos dias seguintes viram que estava tendo uma melhora”, disse a mãe de Arthur, Ellen Sousa. De acordo com o G1, os parentes e os vizinhos começaram uma campanha nas redes sociais pedindo orações para o menino. Como é torcedor do Corinthians, ele começou a receber mensagens dos ídolos no hospital. Do time do coração, ele ganhou uma camiseta autografada pelo Fábio Santos, Mosquito, Casares e o técnico Xavier. “Pra mim foi muito gratificante”, disse Arthur. Para a mãe, a corrente de energia ajudou o menino a se recuperar.

Duas pessoas morrem em grave acidente na BR-101 em Esplanada Foto: Divulgação/CBMBA

Duas pessoas morreram em um grave acidente registrado entre carro de passeio e um caminhão, neste sábado (13), na BR-101, nas imediações do Posto Capebi, no município de Esplanada. Uma equipe de busca e salvamento do 19º Grupamento de Bombeiros Militar (19°GBM/Alagoinhas) retirou uma vítima que estava presa às ferragens. Quando os bombeiros chegaram, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já tinha constatado a morte da vítima. Outra vítima também não resistiu e morreu no local do acidente, cuja causa ainda não foi esclarecida. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para a realização e perícia no local e demais procedimentos. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) orienta que os motoristas mantenham a atenção redobrada em rodovias, respeitem o limite de velocidade e utilizem o cinto de segurança.

Brumado: Após pedido do MP, pai e filho são presos acusados de falso testemunho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A pedido do Ministério Público Estadual (MPE), pai e filho foram presos na última quinta-feira (11), no Fórum juíza Leonor da Silva Abreu, após acusação de falso testemunho, em Brumado. O pedido do MPE foi acatado pelo juiz da vara crime, Genivaldo Alves Guimarães. Ao expedir os mandados de prisão, Guimarães determinou o pagamento de fiança no valor de 10 salários mínimos para cada um. Pai e filho foram arrolados como testemunhas na apuração de um homicídio que ocorreu no ano de 2012 no bairro Baraúnas. Na ocasião, Alessandro Santos de Andrade, o Zorro, foi a óbito. Pai e filho estão presos na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). O MP ainda apura outras três pessoas qualificadas nos autos do processo, sobre acusação de falso testemunho. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na sexta-feira (12), o defensor público estadual, Guilherme Pereira, pediu a concessão de liberdade provisória sem fiança aos presos. Na defesa, Pereira disse que ambos são réus primários, portadores de bons antecedentes e não representam risco à sociedade, podendo responder ao processo pelo suposto falso testemunho em liberdade.

Covid-19: Bahia corre risco de ter colapso no sistema de saúde, diz Rui Costa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador Rui Costa (PT) fez um alerta sobre a situação da pandemia do coronavírus na Bahia neste sábado (13). Ele afirmou que o momento é muito grave e disse que vários hospitais estão com 100% de ocupação dos leitos. O governador pediu, mais uma vez, para que as pessoas respeitem as medidas contra o vírus e usem máscaras e frisou que “se continuar esse ritmo de crescimento da doença na Bahia, em duas ou três semanas nós podemos estar pior do que estávamos em julho do ano passado e corremos o risco de ter colapso no sistema de saúde”.

PGE pede suspensão da decisão judicial que determina retomada das aulas na Bahia até março Foto: Reprodução/TV Bahia

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) ingressou, na sexta-feira (12), com pedido de suspensão da decisão da Justiça que determina a retomada das atividades escolares presenciais na Bahia. As atividades estão suspensas deste março de 2020 por causa da pandemia da Covid-19. De acordo com o G1, a liminar foi proferida no dia 5 de fevereiro, pela juíza Juliana de Castro Madeira Campos da 6ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Salvador, que determinou a retomada das aulas no sistema de educação, público e privado, na Bahia até 1º de março. Segundo a magistrada, a suspensão das aulas viola o princípio constitucional da razoabilidade. No pedido dirigido ao Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a PGE sustenta que a decisão é ilegítima, por não ter observado as razões científicas que fundamentam a suspensão da atividade letiva. Além disso, segundo o governo do estado, foi demonstrado que a decisão impõe grave ofensa à saúde e ordem públicas, já que determina o retorno das aulas no momento em que se constata aumento da contaminação e óbitos por causa da Covid-19. 

Justiça autoriza bloqueio dos bens de prefeito de Candiba por furar fila da vacinação da Covid-19 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA), a Justiça Federal determinou o bloqueio de R$7 2.500,00 em bens do prefeito de Candiba, Reginaldo Martins Prado (PSB), por burlar os protocolos nacional e estadual e ser o primeiro a ser vacinado no município, mesmo sem integrar o grupo de prioridades da primeira fase (veja aqui). Os órgãos requerem, ainda, a condenação do gestor por ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública – princípios da impessoalidade e da moralidade. Na decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª região (TRF1), foi considerado que “ao ser o primeiro munícipe (cidadão do município) a receber dose de vacina contra a covid-19, (o prefeito) possuía pleno conhecimento de que não integrava os grupos prioritários de imunização contra a covid-19 definidos pelo Ministério da Saúde. Há, portanto, indícios fortes de ter o requerido (o prefeito), intencionalmente, ignorado o fato de a municipalidade ter recebido poucas doses de imunização, as quais atenderiam apenas 50 pessoas de um total de 14 mil habitantes do município de Candiba. Tais condutas encontram-se demonstradas pelas provas apresentadas pela parte autora (MPF e MP/BA), o que descortina (revela) os fortes indícios de improbidade administrativa que atentam contra os princípios da administração pública”. A ação de improbidade foi ajuizada pelos MPs no último 20 de janeiro, junto a outra ação civil pública, na qual os órgãos requerem que a Justiça determine ao prefeito Reginaldo Martins Prado: o impedimento de receber a segunda dose da CoronaVac até que chegue o momento de vacinação do grupo em que se enquadra; o impedimento de fornecer a vacina a qualquer outra pessoa que não se enquadre nos critérios da fase 1, em especial parentes e servidores municipais, sob pena de multa de R$ 10 mil por vacinação de pessoa vinculada ao gestor que não se enquadre no plano de vacinação; a imediata desvinculação de sua imagem de todos os atos da campanha de vacinação até sua finalização, indicando outro servidor municipal para representar a prefeitura; a obrigação de realizar retratação pública, reconhecendo a ilegalidade de seu ato e destacando a importância de a população respeitar a ordem oficialmente estabelecida; a apresentação, ao final de cada etapa da vacinação, do nome, qualificação e critério de cada pessoa vacinada; e confirmação definitiva dos pedidos de urgência e a condenação ao pagamento de R$50mil, a título de indenização pelos danos morais causados à coletividade.

Decreto que suspende a realização de shows e aulas presenciais na Bahia é prorrogado até 21 de fevereiro Foto: Elói Corrêa/GOVBA

O decreto que suspendeu a realização de shows e aulas presenciais em escolas das redes pública e privada foi prorrogado até o dia 21 de fevereiro pelo Governo da Bahia. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (13). O primeiro decreto da suspensão das aulas foi publicado em março do ano passado, e desde então vem sendo renovado cada vez que vence, como medida de prevenção da Covid-19. A última prorrogação ocorreu no final do mês passado. O decreto também proíbe execução de atividades com público acima de 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Já os shows e festas, sejam elas públicas ou privadas, seguem suspensos independentemente do número de participantes. No entanto, cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas com limite máximo de 200 pessoas. Porém, a realização de festas desses eventos segue suspensa.

Jair Bolsonaro envia projeto que prevê ICMS unificado para combustíveis no Brasil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Congresso Nacional nesta sexta-feira (12) um projeto de lei complementar que propõe mudanças no cálculo do ICMS sobre os combustíveis. Segundo o governo, a intenção é estabelecer uma “alíquota uniforme e específica” – ou seja, um percentual unificado em todo o país – para cada combustível com base na unidade de medida, de acordo com o G1. O projeto prevê, em linhas gerais: que o ICMS será recolhido uma única vez sobre gasolina, diesel, álcool, querosenes e óleos combustíveis, biodiesel, gás natural e gás de cozinha, entre outros produtos do tipo; que a alíquota de ICMS para cada combustível será uniforme em todo o país; que essa alíquota será definida por deliberação dos estados e do Distrito Federal; que o ICMS sobre lubrificantes e combustíveis de petróleo será recolhido na unidade da Federação onde houver o consumo final; que mudanças nessas alíquotas só terão validade após uma “carência” de 90 dias. O objetivo, de acordo com o Palácio do Planalto, é fazer com que o ICMS não varie mais em razão de mudanças no preço do combustível ou de variações do câmbio. De acordo com material divulgado pela Secretaria-Geral da Presidência, os governos estaduais e do DF terão de disciplinar o tema em leis complementares aprovadas pelas assembleias legislativas. O tema também será alvo de deliberação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne as secretarias de Fazenda dos estados. Segundo a proposta do governo, o imposto caberá ao estado de destino, ou seja, ao estado onde ocorrer o consumo do combustível. Se houver um aumento no valor do tributo, o novo montante somente entrará em vigor após 90 dias. No último dia 5, Bolsonaro se reuniu com ministros e com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, para discutir maneiras de conter a disparada dos preços de combustíveis no país. Na saída, disse que pretendia enviar um projeto ao Congresso para mexer na cobrança do ICMS. “Nós pretendemos ultimar um estudo e, caso seja viável, seja juridicamente possível, nós apresentaremos [um projeto] ainda na próxima semana, fazendo com que o ICMS venha a incidir sobre o preço do combustível nas refinarias. Ou um valor fixo para o álcool, a gasolina e o diesel. E quem vai definir esse percentual ou esse valor fixo serão as respectivas assembleias legislativas”, afirmou o presidente.

Agências bancárias são explodidas na cidade de Tanque Novo Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma quadrilha explodiu duas agências bancárias, nesta sexta-feira (12), na cidade de Tanque Novo, na região sudoeste da Bahia. Segundo informou a população local ao site Achei Sudoeste, quatro veículos foram utilizados pelos bandidos durante a ação, que explodiu as agências do Banco do Brasil e Bradesco. De acordo com moradores, o bando usava armas de grosso calibre e chegou na cidade por volta de 1h da madrugada. Durante a ação, os meliantes usaram explosivos para explodir os bancos. Até o momento, não foi informado o valor roubado. A 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a Cipe Sudoeste e a Rondesp realizam buscas no município de Tanque Novo e região, na tentativa de localizar os criminosos. Ninguém foi preso até o fechamento desta matéria.

Secretário de Saúde de Igaporã é acusado de furar fila da vacinação de Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O secretário municipal de Saúde de Igaporã, Márcio Fagundes Fernandes, foi acusado de improbidade administrativa em ação civil pública ajuizada na última quinta-feira (11), pelo Ministério Público Estadual (MPE). Segundo o promotor de Justiça Jailson Trindade Neves, o gestor furou a fila da vacinação contra Covid-19 ao ser vacinado mesmo sem fazer parte dos grupos definidos como prioritários pelo Ministério e Secretaria estadual da Saúde para a primeira fase da imunização. O promotor solicita à Justiça que impeça o secretário de receber a segunda dose da vacina e determine, como multa, a indisponibilidade dos bens dele até o valor de R$ 50 mil; a retratação pública de Márcio Fernandes reconhecendo a ilicitude do seu ato e ressaltando a importância da fila de prioridade ser respeitada pela população; e a desvinculação da imagem do gestor da campanha municipal de vacinação. Conforme a ação, o secretário de Saúde alegou que se vacinou porque estaria frequentando ambientes de risco para realizar a organização administrativa da Secretaria e estaria atendendo diversos cidadãos que procuravam o serviço do órgão. Além disso, segundo o documento, o secretário permitiu a vacinação de pessoas, em detrimento de grupos prioritários, como idosos. Entre os beneficiados estariam inclusive servidores jovens, como Márcio Fernandes, “que não estão mais expostos ao vírus que o restante da população pelo simples fato de atuarem na área administrativa de saúde”. O promotor aponta que, diferente do alegado, o secretário não se enquadra na estratificação recomendada pelas autoridades competentes para os trabalhadores de saúde. “Como as vacinas chegam gradativamente, em pequenas quantidades, sobretudo por se tratar de Município de pequeno porte no interior do estado, é imperioso que o Município desenvolva o seu Plano de Vacinação local, com parâmetros claros e objetivos, a fim de alocar adequadamente os recursos escassos dentro dos grupos prioritários. A lista dos vacinados até o momento revela que não foi isso que aconteceu”, afirmou Jailson Neves. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, houve sobras do primeiro lote de vacinas recebido, com 130 doses, que foi destinado aos profissionais de saúde da linha de frente, com o restante sendo aplicado em outros trabalhadores da área.

Livramento de Nossa Senhora e Boquira têm decretos de emergência reconhecidos devido à estiagem Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Devido à estiagem, seis municípios – cinco deles no Oeste e Sudoeste do estado – tiveram decretos de emergência reconhecidos pelo estado nesta sexta-feira (12). São eles: Paratinga, na região do Velho Chico; Boquira e Ibipitanga, na Bacia do Paramirim; Belo Campo, na região de Vitória da Conquista; Livramento de Nossa Senhora, no Sertão Produtivo; e Lajedo do Tabocal, no Vale do Jiquiriçá. De acordo com o Bahia Notícias, em todos eles, a condição vale por 180 dias, contados a partir da data do primeiro decreto, feito pela prefeitura correspondente. Segundo a Defesa Civil do Estado (Sudec), a estiagem ocorre quando um município passa um período [de abril a julho] sem chuvas. Na seca, a situação fica mais agravada. A cidade passa dois [de abril a julho e de novembro a fevereiro] períodos sem precipitações. Em uma das cidades, Boquira, a prefeitura local declarou que “a escassez de chuva, muitas vezes excessivamente prolongada, em todo o território municipal, tem causado nos últimos anos, grandes prejuízos econômicos e sociais, principalmente em razão dos danos humanos provocados pela falta de água para a população da zona rural, além disso, a falta das chuvas provocam também a morte de animais (Criações) e perda das plantações de subsistência que causam substanciais danos à população”, diz trecho do decreto de 7 de janeiro. Com a condição de emergência, o município deve receber ações de apoio, como o serviço de carro-pipa.

Acolhimento de gestores debate enfrentamento à Covid-19 e demais patologias na regional de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A temática das arboviroses e do enfrentamento ao coronavírus foi abordada com especial atenção durante o encontro de gestores regionais de saúde, realizado na Câmara de Vereadores de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Karoline Rebouças, coordenadora do Núcleo Regional de Saúde, pontuou que, na ocasião, a equipe técnica chamou a atenção dos gestores para o fato de que, apesar da pandemia, eles não podem fechar os olhos para as endemias. “Já começamos a discutir ações com os municípios para tratar da dengue, zika e chikungunya para que a gente consiga ter o ano de 2021 mais tranquilo com relação aos surtos em nosso território”, afirmou. Com relação à pandemia, Rebouças disse que o núcleo possui uma equipe extremamente capacitada para realizar o levantamento, diagnóstico e acompanhamento dos pacientes acometidos com a Covid-19. Além das orientações aos municípios, segundo frisou, o núcleo também tem uma equipe apenas para o acompanhamento do processo de vacinação contra a doença. “Conseguimos fazer as vacinas chegarem em tempo recorde aos municípios. Hoje, para um município receber uma nova remessa, ele precisa estar atingindo 75% de vacinação”, explicou. 

Bahia registra maior quantidade de mortes violentas pelo segundo ano consecutivo Foto: Manoel Neto/ TV Gazeta

A Bahia foi o estado brasileiro que registrou a maior quantidade de mortes violentas em 2020, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (12). É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Em números absolutos, ao todo, o estado baiano registrou 5.276 mortes violentas (homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte) em 2020. Destas, 5.107 foram enquadrados como homicídio doloso, 104 como latrocínio e 65 como lesão corporal seguida de morte. O estado com a segunda maior quantidade de mortes violentas em 2020 foi o Ceará, com 4.039 casos. Em seguida vieram Pernambuco (3.3.759) e Rio de Janeiro (3.653). Com relação à taxa por 100 mil habitantes, a Bahia ocupa a quinta colocação no país, com índice de 35,4. à frente da Bahia estão Ceará (44,2), Pernambuco (39,3), Rio Grande do Norte (39,2) e Alagoas (37,4). Em 2019, a Bahia também foi estado com maior quantidade de mortes violentas. Em comparação com os dados divulgados no último balanço, o estado teve um aumento de 3,5%, com 177 mortes violentas a mais em 2020. O estado baiano registrou em 2019, 5.099 casos, sendo 4.889 homicídios dolosos, 143 latrocínios e 67 lesões corporais seguidas de morte. O mês mais violento de 2020, conforme o Monitor da Violência, foi abril, com 534 crimes, seguido do mês de março, que contabilizou 525 mortes violentas. O aumento de mortes aconteceu mesmo durante a pandemia do novo coronavírus e, em todo o país, o aumento de 5% foi puxado principalmente pelo Nordeste, que teve um aumento expressivo nos assassinatos: 20%. É importante ressaltar que a região também foi a grande responsável pela queda de mortes nos últimos dois anos.

Governo da Bahia investe R$ 5,9 milhões e garante abastecimento de água em Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã desta sexta-feira (12), o governador Rui Costa (PT) vistoriou e descerrou a placa da obra, que beneficiou o povoado de Piabanha, em Aracatu, a 36 km de Brumado, e contou com um investimento de R$ 5,9 milhões em recursos estaduais. “Hoje foi um dia de entrega importante aqui no município. Além da inauguração do sistema de água, tivemos a oportunidade de anunciar uma nova escola estadual, com dez mil metros quadrados para atender a população, que contará com uma estrutura moderna e mais adequada”, afirmou o governador. Realizada pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (Sihs), via Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a construção dotou o Sistema de Abastecimento de estruturas como duas elevatórias, estação de tratamento de água, adutora e reservatório. Ao todo, 1.284 pessoas que residem em 401 domicílios do povoado de Piabanha passaram a contar com água tratada saindo das torneiras, após a execução da iniciativa.

Governo da Bahia investe R$ 5,9 milhões e garante abastecimento de água em Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A visita ao Colégio Estadual Cândido Silveira Santos também fez parte da agenda do governador. Rui verificou as instalações e, após reunião com professores e outros colaboradores, confirmou melhorias estruturais para a unidade, que pode até ser realocada para um novo espaço. “A escola estadual aqui de Aracatu atende aos padrões, mas, com o passar dos anos, ficou pequena para o que o governador Rui Costa quer desenvolver na Bahia: educação integral e profissional, além de área para práticas de esporte. Por isso, anunciou hoje uma nova unidade escolar para o município”, explicou o titular da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Jerônimo Rodrigues.

Renovação de outorga da VLI trará mais 30 anos de prejuízo para a logística baiana, diz CBPM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) se posiciona de forma contrária à tentativa da VLI Multimodal S.A de renovar sua outorga para operação da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), na Bahia. A empresa, que desde 1996 administra a ferrovia, busca obter o benefício de forma antecipada, atitude que indignou a entidade. “A pergunta que precisa ser respondida é: o que a VLI deixou de fazer pelo desenvolvimento da Bahia e o que ela pretende fazer para compensar todos esses anos de inação. No Porto de Aratu, por exemplo, a VLI não só tirou os trilhos como também os dormentes do ramal ferroviário”, criticou Antonio Carlos Tramm, presidente da CBPM. De acordo com ele, durante os 25 anos de concessão, a FCA/VLI não trouxe nenhum benefício para a economia baiana, mas sim uma piora do serviço, com redução contínua da malha ferroviária, do número de localidades atendidas e do tráfego de trens. A CBPM aponta que o destaque na Bahia passa longe da modernização e da melhoria no atendimento aos usuários, com foco na imagem de abandono e sucateamento da malha ferroviária, o que é reflexo direto da falta de manutenção por parte da VLI. Diante desse cenário, a entidade conta que os grupos interessados em ver a FCA voltar a ser uma opção real de logística para a Bahia já requereram à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que adie a decisão sobre a renovação da outorga para a VLI, promova um novo estudo de demanda da ferrovia e faça uma nova consulta pública sobre o tema. Uma alternativa defendida por empresários e políticos baianos seria retirar o corredor Minas/Bahia do contrato com a VLI e promover uma nova licitação do trecho. “O estado da Bahia, com toda sua dimensão espacial e socioeconômica, não pode ficar mais 30 anos sem um modal ferroviário que funcione de verdade”, defende Tramm.

APLB reprova retorno das aulas presenciais sem a imunização de professores e alunos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a APLB Sindicato se manifestou reprovando o retorno presenciais das aulas na rede municipal de ensino de Brumado, previsto para o dia 8 de março. No documento, a APLB cita a segunda onda da Covid-19 em todo país e número crescente de novos casos e óbitos em decorrência da doença. “Na Bahia, já chegamos aos números alarmantes de 3.450 novos casos de Covid nas últimas 24 horas e 10.496 mortes desde o início da pandemia. Neste cenário, ressaltamos a importância do isolamento físico, do uso da máscara, da higienização constante das mãos e da urgência da vacina para um retorno seguro às aulas”, escreveu. O sindicato citou o decreto de calamidade publicado pelo Município no dia 27 de janeiro em decorrência do agravamento da pandemia na cidade. “É contraditório que a mesma gestão que emite tal decreto, afirmando que o município ‘não dispõe de recursos financeiros e equipamentos na estrutura da rede pública de saúde suficientes para combate aos efeitos do coronavírus’, siga na contramão do documento, insistindo em reabrir as escolas e correndo o risco de contribuir para o agravamento do quadro”, declarou. O sindicato voltou a defender que o melhor para o momento é continuar com o ensino mediado por tecnologias, garantindo a segurança tanto de alunos, educadores e familiares, como da sociedade em geral. ‘Deixamos bem claro que, caso algum professor ou aluno venha a falecer por Covid em Brumado em decorrência da reabertura das escolas, levaremos a público os nomes dos responsáveis. Faremos questão de chamar a atenção da sociedade e da mídia para a ação criminosa de quem deveria, em primeiro lugar, zelar pela vida de alunos, professores e familiares”, finalizou. 

Corpo de Bombeiros em Brumado: Magnesita diz que diretriz global não permite doação direta à instituições públicas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) criticou a RHI Magnesita por não ter colaborado com o projeto para instalação da Brigada do Corpo de Bombeiros na cidade de Brumado (veja aqui). Em nota, enviada ao site Achei Sudoeste, a empresa esclareceu que suas áreas de foco da diretriz corporativa de investimento nas comunidades e políticas corporativa de compliance não permitem a doação direta à instituições públicas ou obras de construção civil voltados para entidades públicas. Frisou ainda que mantém diálogo aberto com a prefeitura do município e que sua atuação na cidade é pautada nos pilares do desenvolvimento social e econômico, com olhar atento voltado à comunidade. “Somente no último ano, a empresa investiu mais de R$ 2 milhões em ações de responsabilidade social no município”, pontuou.

Arquivo