Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Dom Basílio: Delegado frisa importância da nova delegacia para atender a segurança pública Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O delegado coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Arilano Botelho, participou da entrega de um complexo policial na cidade de Dom Basílio nesta quinta-feira (04), durante a visita do governador Jerônimo Rodrigues. O complexo agrega também uma delegacia de Polícia Civil. Ao site Achei Sudoeste, o delegado destacou que o local foi totalmente equipado para atender a demanda de segurança no município e possibilitar que a Polícia Civil desempenhe um trabalho ainda melhor em prol da sociedade. “É uma felicidade imensa. Tudo correndo para o bem da sociedade e para uma Polícia Civil mais organizada, prestando um serviço melhor para população. É uma estrutura que já vem com computadores, câmeras de monitoramento, rádio comunicador... é uma estrutura totalmente diferenciada e que estamos muito felizes de estar inaugurando aqui”, afirmou. Para Botelho, além de proporcionar mais segurança para Dom Basílio, a nova delegacia também valoriza a segurança pública na região como um todo.

'Mais uma conquista', diz Fabrício Abrantes sobre serviços da Justiça Federal em Brumado Foto: Divulgação

O Posto de Inclusão Digital (PID), órgão do que facilitará para a população o acesso à Justiça Federal, foi inaugurado nesta sexta-feira (05), no município de Brumado.  A chegada do PID, aconteceu através de um pedido do pré-candidato a prefeito, Fabrício Abrantes (Avante), viabilizado pelo deputado federal José Rocha (União Brasil), junto ao Desembargador Federal, Carlos Pires Brandão, coordenador dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região, auxiliado pelo Juiz Federal João Paulo Pirôpo de Abreu. “Trabalho diariamente para conquistar benfeitorias de urgência para nosso povo. Saúde, educação, justiça, infraestrutura são pontos fortes e carentes no município. Escutar a população é o primeiro passo para entender o que o povo precisa. E tenho feito. O PID é mais uma conquista para o povo de Brumado. A parceria da OAB de Brumado e o Município de Brumado foram fundamentais nessa implantação”, afirmou Abrantes. De acordo com José Rocha o ponto ou sala digital tem por objetivo maximizar o acesso à Justiça sem a necessidade de se deslocar para Vitória da Conquista para atos processuais nas ações que tramitam na Justiça Federal. “É um ganho extraordinário para Brumado, com a realização também depoimentos de partes, testemunhas, e outros colaboradores da justiça, por sistema de videoconferência aqui no município e também a realização de pericias”.

Brumadense desaparece após sair para trabalhar em perfuração de poço artesiano Foto: Divulgação/Polícia Civil

Edinilton Cruz dos Santos 23 anos, natural da cidade de Brumado, desapareceu após sair de casa para trabalhar como perfurador de poço artesiano, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Segundo informou a Polícia Civil ao site Achei Sudoeste, ele estava acompanhado de mais duas pessoas, no Povoado do Jiló, na Fazenda Japonês. De acordo com a ocorrência registrada na Delegacia Territorial, a equipe chegou ao local por volta das 18h30, da última terça-feira (02). Durante a madrugada, Edinilton, teria acordado por duas vezes pedindo para voltar para a sua cidade natal. O responsável pela equipe, pediu a ele que aguardasse um pouco que levaria ele de volta para sua residência. Após a última conversa na madrugada, Cruz não foi mais visto. O responsável pela equipe foi informado de que Santos teria pego uma carona com destino a Brumado. Até o momento, ele não chegou em sua residência. A família solicita que qualquer informação, ligue para a Polícia Civil, através do 197.

Eleições 2024: Subsecretário e mais quatro secretários de Guanambi se afastam dos cargos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por força da legislação eleitoral e para cumprimento dos prazos pertinentes, o prefeito Arnaldo Pereira de Azevedo (Avante), o Nal, realizará mudanças em seu secretariado em razão do afastamento de secretários que pretendem se candidatar no pleito de 6 de outubro. O subsecretário de educação Fausto Azevedo e os secretários Edileno Oliveira (Governo), Jairo Magalhães (Planejamento), Fabrício Lopes (Desenvolvimento Econômico) e Vanderlei de Ceraíma (Agricultura) entregaram os cargos nesta sexta-feira (5). As publicações informando sobre os afastamentos foram publicadas no Diário Oficial do Município. Os substitutos serão anunciados pelo prefeito municipal ao longo dos próximos dias.

Vitória da Conquista: PRF recupera veículo clonado na BR-116 Foto: Divulgação/PRF

Na última quarta-feira (03), policiais rodoviários federais recuperaram mais um veículo clonado. Dessa vez a ação aconteceu no mm 830 da BR-116, trecho do município de Vitória da Conquista. Durante uma abordagem a um Hyundai/HB20 de cor preta, os policiais constataram que o veículo estava com os elementos identificadores adulterados. Após uma análise minuciosa, foi possível identificar que se tratava de um veículo clonado. Diante dos fatos a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil local para adoção das medidas cabíveis.

Tito Eugênio renuncia ao cargo de prefeito de Riacho de Santana Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Na tarde desta sexta-feira (5), o prefeito do município de Riacho de Santana, Tito Eugênio Cardoso de Castro (PP), renunciou ao cargo para o qual foi eleito em 2020. A renúncia foi oficializada em documento enviado à Câmara de Vereadores do Município, o qual o site Achei Sudoeste teve acesso com exclusividade. O presidente do legislativo, Gilmar Ribeiro da Cruz (PP), o Jacaré, já convocou sessão para a próxima segunda-feira (8), para dar posse ao vice, o médico João Vitor Martins Laranjeira (PSD), pré-candidato de Tito para as eleições 2024. Fontes ligadas ao grupo do prefeito apostam que a renúncia é uma estratégia para ganhar as eleições deste ano. Segundo a fonte, Tito deseja o Partido dos Trabalhadores (PT) como vice do seu pré-candidato, considerada uma chapa para ganhar as eleições, mas caso o partido insista com a candidatura própria do advogado Rone Amaral, o ex-gestor estaria em condições para assumir a vice, garantindo a força necessária para derrotar a oposição, que sequer tem candidatura oficializada.

Justiça mantém condenação de 50 anos a ex-deputada Flordelis Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) negou, por unanimidade, recurso de apelação da ex-deputada federal Flordelis e manteve sua condenação a 50 anos de prisão. Ela foi considerada culpada pela participação no assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. As condenações de Flordelis são por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio duplamente qualificado, uso de documento falso e associação criminosa armada, segundo o TJRJ. Os desembargadores também decidiram manter as condenações, pela participação no mesmo crime, de Simone dos Santos Rodrigues, filha biológica de Flordelis; de Adriano dos Santos Rodrigues, filho biológico da ex-parlamentar; e de Carlos Ubiraci Francisco da Silva, filho afetivo. A 2ª Câmara Criminal também decidiu anular a absolvição, pelo Tribunal do Júri de Niterói, de outras três pessoas acusadas de participar do crime: Rayane dos Santos, neta biológica da ex-deputada; Marzy Teixeira e André Luiz de Oliveira, ambos filhos adotivos. Eles serão submetidos a novo julgamento pelo júri.

Jovem de 25 anos é alvejado com seis tiros e sobrevive em Ibicoara Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um jovem de 25 anos foi socorrido consciente na cidade de Ibicoara depois de ser atingido por seis tiros. O incidente ocorreu no Distrito de Cascavel, na noite da última quarta-feira (03). Ele foi levado para ao Posto de Saúde, de onde foi transferido em estado grave para o Hospital de Barra da Estiva. À Polícia Militar, a vítima relatou que foi abordada por duas pessoas, que começaram a disparar em sua direção. Apesar da gravidade dos ferimentos, o jovem sobreviveu e pode dar a sua versão dos fatos aos militares. Ele falou que não estava envolvido em conflitos e desconhece o motivo pelo qual foi alvejado. O caso foi registrado como tentativa de homicídio e está sob investigação da Delegacia de Ibicoara.

Bahia Farm Show chega à 18ª edição com expectativa de movimentar R$ 8 bilhões Foto: Divulgação/BFS

Acontece entre 11 e 15 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste, a Bahia Farm Show, considerada a maior feira de agronegócio do Norte e Nordeste. Em 2024 será a 18ª edição do evento, que espera chegar a R$ 8 bilhões em movimentação financeira. A feira, que neste ano traz o tema “Agro: a herança do Brasil”, vai ocupar uma área de 242 mil metros quadrados, um incremento de 9% em relação à edição passada. A infraestrutura vai abrigar 420 expositores, distribuídos em uma área externa e três galpões cobertos. Estarão presentes cerca de mil marcas, entre elas, tradicionais revendas de máquinas, veículos e implementos agrícolas, mas também tecnologias de irrigação, drones, softwares, aviões e estruturas como silos e armazéns. Também estarão presentes na Bahia Farm Show bancos e agentes financeiros, para permitir crédito com juros e condições facilitadas para quem for comprar na feira. A programação da feira agrícola ainda conta com palestras e oficinas com nomes do setor que vão trazer discussões e informações sobre pesquisas e tecnologias, além do lançamento de novos produtos, leilão de gado e o tradicional Fórum de abertura com o tema Agro: a herança do Brasil. O Complexo Bahia Farm Show contará ainda com uma capela na praça central com estrutura de 40 m² e paisagismo totalmente remodelado.

Maetinga: Mulher desarma ex-marido após o mesmo ameaçá-la com espingarda Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última quarta-feira (03), um homem tentou ameaçar a ex-companheira com uma espingarda na cidade de Maetinga, mas acabou desarmado. Segundo informou o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, a mulher de 44 anos, moradora da comunidade rural Mundo Novo, entrou em luta corporal com o ex-marido e conseguiu tomar do mesmo a arma. Segundo a vítima, ele fugiu correndo do local depois de perder a espingarda. A PM foi acionada e recolheu a arma tipo chumbeira. Também orientou a vítima a buscar uma medida protetiva de urgência contra o ex-marido devido às ameaças que vem sofrendo. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Maetinga.

Pindobaçu: Homem de 51 anos morre soterrado enquanto trabalhava em garimpo Foto: Divulgação/PM

Um homem de 51 anos morreu soterrado em um garimpo na cidade de Pindobaçu, no norte da Bahia. As informações são do G1. O acidente aconteceu na quinta-feira (4), mas o corpo de Cleiton Oliveira de Souza só foi retirado do local na manhã desta sexta-feira (5), com ajuda de outros garimpeiros. De acordo com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros da cidade e a Guarda Municipal de Pindobaçu foram acionados para atender a ocorrência, mas precisaram do auxílio dos garimpeiros para conseguir retirar o corpo da vítima. Ainda conforme informou a PM, o resgate foi complicado porque o desabamento ocorreu no subsolo do garimpo. Ainda não se sabe o que causou o acidente. O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Senhor do Bonfim.

Tanhaçu: Morre o Secretário de Agricultura José Wanderley aos 71 anos Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O secretário de agricultura do município de Tanhaçu, José Wanderley Amorim Chaves, 71 anos, morreu na tarde desta sexta-feira (05). Ex-vereador da cidade, a causa da morte de Wanderley Buri, como era conhecido o secretário, não foi divulgada. A Câmara de Vereadores divulgou nota de pesar pelo falecimento do ex-parlamentar tanhaçuense. “A Câmara Municipal expressa as mais sinceras condolências, rogando a Deus que conforte os corações enlutados da família, amigos e colegas”, diz a nota. O horário de velório e sepultamento de Wanderley não foram divulgados.

Programa 'Voa Brasil' começa a operar este mês, anuncia governo Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho anunciou nesta quarta-feira (3) que o programa Voa Brasil, que garantirá passagens aéreas a preços especiais, começará a operar neste mês de abril. De acordo com o titular da pasta, serão oferecidas 5 milhões de passagens com valores até R$ 200 para um público-alvo já definido: aposentados do INSS que recebem até dois salários mínimos e estudantes do Programa Universidade Para Todos. A expectativa é que cerca de 2,5 milhões de pessoas sejam beneficiadas nesta primeira etapa. Quem voou nos últimos 12 meses não terá acesso ao benefício. Além disso, Costa Filho explicou ainda que os bilhetes serão oferecidos ao longo de todo o ano, com foco especial na “baixa temporada”. Anunciado pela primeira vez em março do ano passado, pelo ex-titular do Ministério dos Portos e Aeroportos Márcio França, atual ministro do Empreendedorismo, o Voa Brasil tinha lançamento previsto para janeiro de 2024, mas foi adiado e passou por uma reformulação. A iniciativa não vai contar com verba da União e, como contrapartida para as companhias aéreas, o governo reduziu o valor do combustível de aviação em 19%.

Brumado: Ação da PM no Campo Seco I resulta em prisão de casal com drogas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última terça-feira (02), durante uma ação da Polícia Militar na comunidade do Campo Seco I, zona rural de Brumado, um casal foi preso com drogas. No local, uma equipe da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto), com o apoio de motociclistas do Pelotão Carcará do 24º BPM, fazia patrulhamento pela região quando avistou os indivíduos. Segundo a polícia, um dos indivíduos fugiu com um objeto que aparentava ser uma arma; já o casal suspeito foi contido com quase 300 gramas de cocaína pura. Com ele, além da cocaína, foram encontrados uma balança de precisão, embalagens plásticas, documentos pessoais e uma moto com placa de Goiânia. Ainda de acordo com a PM, o foragido é reincidente no crime e pertence a uma facção paulista. O casal foi detido e encaminhado para a Delegacia Territorial de Brumado.

Criança é flagrada com arma de fogo dentro de escola em Feira de Santana Foto: Divulgação/PC

Uma criança foi flagrada com uma arma de fogo dentro de uma escola na cidade de Feira de Santana. O caso aconteceu na quinta-feira (4). De acordo com o jornal Correio, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana informou que a arma que estava em posse de um aluno foi apreendida pela guarda municipal. Ainda de acordo com a Prefeitura, a direção da escola encaminhou o caso para o Conselho Tutelar, e a Polícia Civil já está investigando o ocorrido. “Para garantir a segurança de todos os alunos e funcionários, a Prefeitura está reforçando as medidas orientadas e definidas com o apoio da Promotoria e do Ministério Público”, diz o comunicado. Por fim, a Prefeitura ressalta que “a segurança dos alunos é a sua prioridade e que está trabalhando para garantir um ambiente escolar seguro e acolhedor para todos”.

'Cheguei para somar', garante Zé Ribeiro ao confirmar filiação no Avante em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ex-vereador do município de Brumado, José Ribeiro Neves, confirmou ao site Achei Sudoeste nesta quinta-feira (04) a sua filiação ao Avante, liderado pelo empresário e pré-candidato a prefeito, Fabrício Abrantes. De acordo com Ribeiro, um evento foi realizado na noite desta quarta-feira (03), durante o qual assinou a sua ficha no novo ninho político. “Cheguei para somar”, garantiu. Zé Ribeiro chegou a ser questionado sobre a possibilidade de encabeçar a chapa ao lado de Fabrício ou disputar uma vaga na Câmara Municipal de Brumado. “Não tenho vaidade”, assegurou.

PRF intercepta carga de cigarros eletrônicos em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta terça-feira (02), 62 cigarros eletrônicos e mais 10 insumos/essências durante fiscalização no Km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista. O fato aconteceu após os policiais abordarem um ônibus de viagem que fazia a linha São Paulo (SP) a Itapetinga (BA). Durante a fiscalização do compartimento de cargas, foi encontrada uma caixa contendo cigarros eletrônicos e insumos (essências) que estavam desacompanhados de documentação fiscal. Desta forma, a ocorrência foi encaminhada, juntamente com toda a mercadoria apreendida, para a Receita Federal. O ônibus foi liberado para seguir viagem. Vale ressaltar que o crime de contrabando acontece quando se trata de um produto cuja produção e comércio são proibidos no país, como é o caso dos cigarros eletrônicos.

Coronel Ivanildo destaca investimentos na segurança no sudoeste da Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (04), o comandante da Polícia Militar no Sudoeste da Bahia, Coronel Ivanildo da Silva, prestigiou a inauguração do Complexo Policial na cidade de Dom Basílio. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele destacou que os investimentos feitos pelo Governo do Estado na área de segurança pública na região sudoeste têm sido muito satisfatórios, o que se reflete na melhoria dos índices de criminalidade na região. “Temos a melhor região da Bahia pra se morar, melhor porque temos os menores índices de violência no estado”, afirmou. Uma obra como a realizada em Dom Basílio, segundo o Coronel, reflete na melhoria da segurança não só na cidade, mas para toda população da região. Com relação a Brumado, o Coronel adiantou que tem buscado meios junto à Secretaria Estadual de Segurança para prover o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) da estrutura policial necessária em termos de efetivo.

Endividamento aumenta entre as famílias em março Foto: Marcos Santos/USP

O endividamento das famílias brasileiras cresceu em março. No mês, 78,1% das famílias afirmaram ter dívidas a vencer, o que representa um aumento de 0,2 ponto percentual (p.p.) em relação a fevereiro. Em comparação com março de 2023, porém, o índice ficou 0,2 p.p. abaixo. É o que aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O percentual de consumidores considerados “muito endividados” registrou aumento de 0,1 p.p, interrompendo a queda contínua dos últimos quatro meses. Por outro lado, cresceu, em 0,2 p.p., o número de famílias consideradas “pouco endividadas”. A quantidade de famílias com dívidas atrasadas também aumentou, em 0,5 p.p., após cinco meses em queda, alcançando 28,6% das famílias. Entretanto, o indicador manteve-se abaixo do registrado em março de 2023 (29,4%).

Guanambi: Denúncia aponta pedido de propina de esposo de servidora do setor de licitações Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Empresários da cidade de Guanambi fizeram graves denúncias contra uma servidora comissionada do setor de licitações da Prefeitura Municipal e seu esposo. Eles denunciaram que o esposo da servidora, que trabalha há vários anos no município, estaria cobrando propina de empresários para estes obterem vantagens e conseguirem êxito nas licitações. Ambos alegam ter gravações que mostram o marido da referida servidora exigindo o pagamento dessas propinas. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, durante pronunciamento na sessão legislativa, o vereador Paulo Costa (PCdoB) cobrou explicações do secretário municipal de administração, Anderson Ribeiro, com relação à grave denúncia. Ele reforçou que o papel da Câmara é fiscalizar e buscar meios para elucidar a questão. “Não dá pra assistirmos isso e nós, enquanto vereadores, não tomarmos nenhuma providência. O assunto é grave e atinge um dos setores que é a espinha dorsal da administração, a licitação”, apontou. O parlamentar informou, na oportunidade, que encaminhou um requerimento ao secretário de administração pedindo explicações sobre o assunto e o mesmo tem até 20 dias para resposta. Em entrevista à imprensa, o prefeito Arnaldo Pereira de Azevedo (Avante), o Nal, disponibilizou o próprio número de telefone para que os denunciantes entrem em contato a fim de detalhar o caso. Também afirmou que já acionou o secretário de administração para apurar a denúncia. Caso as informações sejam verídicas, o gestor assegurou que a servidora responsável será exonerada. “Não tem nenhuma denúncia protocolada na prefeitura, não recebi nada do Ministério Público, então peço aos empresários para me informar qual é a servidora. Não aceito e não vou admitir nenhum tipo de conduta dessa dentro da prefeitura. Se for configurado isso mesmo o servidor não ficará nem dois minutos, será exonerado. Não trabalhamos dessa forma”, declarou. Em nota, a prefeitura, através da Secretaria de Administração, afirma que não compactua com qualquer ilicitude praticada por quem quer se seja, de seus colaboradores. “A gestão tem instrumentos legais para apuração e responsabilização diante de eventuais ilicitudes praticadas. Diante das graves acusações, a gestão se coloca à disposição dos denunciantes, para receber as informações que facilite uma apuração rigorosa dos fatos e identificação de supostos envolvidos. Após isso, sendo pertinente a denúncias e identificação de responsáveis, fornecerá todas as informações necessárias às autoridades competentes, colocando-se à disposição dos órgãos de controle para esclarecimentos que se façam necessários”. Por fim, a Administração Municipal reafirmou seu compromisso com a transparência e a legalidade, repudiando qualquer prática ilícita. “Quem cometer qualquer ato ilegal, deverá ser punido na forma da lei”.

Brasil supera 1 mil mortes por dengue este ano Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Brasil superou mais de 1.000 mortes por dengue de janeiro até esta quarta-feira (3). As informações são da Agência Brasil. De acordo com o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, foram registrados 1.020 óbitos pela doença no país. Ao longo de 2023, o número de mortes por dengue chegou a 1.079. Conforme o painel, 1.531 mortes estão sob investigação e os casos somam 2,6 milhões. Nessa terça-feira (2), o ministério informou que oito unidades federativas brasileiras estão com tendência de queda no número de casos de dengue. São eles: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Roraima e Distrito Federal. “Os estados que estão com queda foi onde houve o início da epidemia. Para esses, a gente pode dizer que o pior já passou”, disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, em entrevista coletiva. Outros sete estados ainda permanecem com tendência de aumento: Alagoas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em 12 estados, os números estão estáveis. Apesar do cenário, o Ministério da Saúde diz que é preciso continuar a vigilância contra a doença.

Secretária de Saúde aponta Dom Basílio como referência nacional na atenção básica Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante a inauguração de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) em Dom Basílio, a secretária de saúde do estado, Roberta Santana, enalteceu o atendimento em atenção primária na cidade. Segundo Santana, Dom Basílio é referência para o Brasil quando se trata de atenção básica. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a secretária afirmou que o município é a prova de que o Sistema Único de Saúde (SUS) realmente funciona. Fruto de um convênio com o Governo do Estado, a UBS foi construída com investimento de R$ 1.2 milhões. A proposta, de acordo com Santana, é fortalecer ainda mais a atenção primária em Dom Basílio, tendo em vista a sua importância e efetividade. “Um município que tem 100% de atenção primária e mais de 96% em todos os indicadores de vacinação é um orgulho. A gente fica muito feliz de poder fazer essa entrega aqui. Que a população possa usufruir desse equipamento”, declarou.

CBF define primeiras rodadas do Brasileirão, com início em 13 de abril Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As partidas das primeiras nove rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro já estão definidas.   A CBF publicou a tabela detalhada de jogos, horários e locais nesta quinta-feira (4). A abertura da primeira rodada será em 13 de abril, às 18h30 (horário de Brasília), com dois confrontos concomitantes: Internacional x Bahia, no estádio Beira-Rio, no Rio Grande do Sul; e Criciúma x Juventude, no Heriberto Hulse, em Santa Catarina. A final do campeonato está prevista para 8 de dezembro. Entre as novidades do Brasileirão 2024 está a comunicação ao público presente as decisões a respeito de lances revisados pelo VAR. Os árbitros de vídeo darão explicações ao público por meio de anúncios feitos pelo microfone. A novidade – testada na final da Supercopa Feminina deste ano – foi aprovada pela Fifa. Outra inovação é a entregado Troféu Roberto Dinamite ao artilheiro do Brasileirão. Criada este ano em homenagem ao ex-jogador e ídolo do Vasco, também será concedida nas próximas edições do torneio.

Prefeito espera visita do governador para inauguração de obras em Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito da cidade de Malhada de Pedras, Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, marcou presença na passagem do governador Jerônimo Rodrigues (PT), em Dom Basílio, nesta quinta-feira (04). Ao site Achei Sudoeste, o gestor adiantou que espera a visita do governador e de sua comitiva nos próximos trinta dias em Malhada de Pedras para inaugurar várias obras. “Com fé em Deus não vai demorar muito. Malhada de Pedras estará recebendo o nosso governador com muita honra para inaugurar nossas obras”, afirmou. Segundo o prefeito, as obras de construção de um Colégio Municipal e a ampliação do Colégio Estadual na cidade, feitas em parceria com o Governo Estadual, estão sendo concluídas com excelência e qualidade espetacular. “Nosso povo vai ganhar muito”, destacou.  

Clubes europeus preparam oferta de R$ 1 bilhão para tirar Vinicius Junior do Real Madrid Foto: Divulgação/Real Madrid

Grandes clubes europeus demonstram interesse em Vinicius Jr. e uma possível saída do Real Madrid começa a ser especulada. Paris Saint-Germain, Liverpool e Chelsea preparam oferta de 200 milhões de euros (R$ 1,09 bilhão, na cotação atual) pelo atacante brasileiro. Os franceses estão na frente para contratar Vini, segundo informações do jornal espanhol Sport. Caso a negociação seja realizada nesse montante, o camisa 7 do Real se tornaria o segundo jogador mais caro de todos os tempos, atrás apenas de Neymar, que acertou com o PSG por 222 milhões de euros em 2017. Vini tem contrato com clube merengue até 2027. E o brasileiro manifestou a vontade de permanecer no clube, apesar das especulações. Ele afirmou em coletiva na seleção brasileira que pensou em deixar o clube após ataques racistas, mas decidiu permanecer para não dar “o que querem aos racistas”. “Vou seguir lutando e jogando no melhor do mundo, ganhando títulos e fazendo muitos gols, para que vejam cada vez mais a minha cara”, disse.

Arquivo