Na última terça-feira (31), a cidade de Brumado fechou o seu Boletim Epidemiológico com 237 notificações suspeitas de coronavírus e 4 casos confirmados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, ressaltou que essas quatro confirmações são uma falha do sistema de saúde. “Dessas 237 notificações, nós só testamos até agora 17 pacientes. Então, quem me garante que não tem mais ou mesmo que eu já não peguei? Tem gente que é assintomático”, frisou. Para ele, nenhum país está preparado para uma pandemia. “Os EUA, que são uma potencial mundial, está reciclando a máscara N95. Isso não é permitido pela Anvisa, mas nos EUA está sendo dessa forma. O que eu quero dizer com isso: não temos exames para testar todos os pacientes suspeitos no momento”, asseverou.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, no final da tarde desta terça-feira (31), mais 41 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado. Com isso, o total de casos confirmados no estado totaliza 217, o que representa 3,7% do total de casos notificados (5.899). A primeira morte no estado foi registrada no domingo (29). E a segunda morte no estado ocorreu na segunda-feira (30). Até o momento, 1.393 (23,7%) casos foram descartados. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta terça-feira (31). Permanecem em investigação epidemiológica 4.279 (72,7%) casos. Ao todo, 17 pessoas estão curadas e 42 estão internadas. Ainda de acordo com a Sesab, de 27 a 31/03, 149 pacientes com suspeita de COVID-19 estão internados em hospitais do estado. No boletim de segunda-feira, esse número correspondia a 92. Já no domingo, eram 46 pacientes internados. O aumento de pessoas internadas com suspeita de Covid-19 em 48h é cerca de 223%. Os casos confirmados estão distribuídos em 30 municípios do estado. As cidades de Barra, Catu, Candeias, Coaraci, Itajuípe e Medeiros Neto tiveram o primeiro caso confirmado nesta terça-feira. Já as cidades de Alagoinhas, Feira de Santana, Camaçari, Brumado, Ilhéus, Itabuna, e Salvador tiveram aumento no número de casos, com maior proporção para a capital baiana, que passou de 117 para 132.
Em reunião realizada na última segunda-feira (30), em Guanambi, a 141 km de Brumado, os prefeitos que fazem parte do Consórcio Alto do Sertão decidiram manter as medidas de enfrentamento ao coronavírus até o dia 6 de abril. Assim, o comércio permanecerá fechado até a referida data – antes da reabertura, uma nova reunião irá avaliar a situação. No entanto, o comércio nas feiras livres foi liberado mediante a adoção de medidas de segurança, como o distanciamento entre as barracas, bem como demais barreiras sanitárias e de higiene. As cidades de Lagoa Real, Caculé, Jacaraci, Caetité, Carinhanha, Ibiassucê, Iuiú, Guanambi, Matina, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Urandi, Candiba, Tanque Novo, Mortugaba, Feira da Mata, Malhada, Palmas de Monte Alto, Igaporã e Licínio de Almeida fazem parte do consórcio.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, explicou a importância de intensificar o isolamento social, especialmente nos primeiros quinze dias do mês de abril, considerado o período crítico de maior proliferação do vírus. Segundo ele, uma pessoa infectada com a influenza (gripe comum) transmite a doença, em média, para 1,5 pessoas; já uma pessoa infectada com coronavírus consegue transmitir, em média, para 3 pessoas, ou seja, o dobro. “Então, qual é a grande preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias mundiais: que, com o contato direto e as aglomerações, essa transmissão seja exacerbada e sem controle”, afirmou.
Feres afirmou que, embora 85% dos casos não vai passar de uma gripe, o problema é o volume de pessoas doentes. “Se eu tiver em Brumado em torno de 10 mil pessoas infectadas e amanhã me aparece 100 pessoas precisando de respirador e UTI, o que vai acontecer? Sete palmos do chão. Não só em Brumado, como em qualquer cidade do país. Não existe sistema de saúde que suporte”, completou. Por fim, o secretário elogiou a estrutura do Hospital Municipal, que hoje conta com 33 respiradores, além de 133 leitos, entre os quais de UTI - adulto e neonatal. “Poucas cidades na Bahia tem o privilégio de ter um serviço hospitalar como o de Brumado”.
Após ter liberado, nesta terça-feira (30), o Boletim Epidemiológico diário, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu, no início desta noite, novas informações do Laboratório Central (Lacen). Conquista atesta seu primeiro caso para a Covid-19. Trata-se de um homem, de 27 anos, que estava sob monitoramento. De acordo com o Blog do Anderson, o boletim com os novos dados vai ser liberado em instantes pela Secretaria de Saúde do Município.
A secretaria de saúde da Bahia (Sesab) divulgou um novo boletim de casos de Covid-19, o novo coronavírus no estado. De acordo com a publicação, 217 casos estão confirmados no estado. Segundo a Sesab, o município de Brumado conta com quatro notificações confirmadas (Clique aqui e veja). A última atualização da secretaria municipal, apontava a cidade com três. Ainda de acordo com a secretaria municipal, 237 casos suspeitos notificados do vírus, com oito descartados e seis aguardando resultado. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.
A Justiça Federal em Brasília condenou o ex-ministro Geddel Vieira Lima por improbidade administrativa. De acordo com a decisão judicial, divulgada nesta terça-feira (31), Geddel terá suspensos os direitos políticos por cinco anos e deverá pagar multa. O ex-ministro foi alvo de ação civil pública apresentada pelo Ministério Público. O MP acusou Geddel de pressionar o ex-ministro Marcelo Calero para obter parecer favorável à liberação de um empreendimento por parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na época, tanto Calero quanto Geddel eram ministros do governo do ex-presidente Michel Temer. O ato ilícito teria sido cometido em junho de 2016. Geddel Vieira Lima, segundo a acusação, queria o aval do Iphan para a liberação da construção de um prédio de alto padrão em Salvador (BA). Desde a denúncia, Geddel nega as acusações de ter pressionado pela liberação do Iphan. A defesa pode recorrer da decisão ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região. "Destarte, as provas dos autos são fartas e suficientes para comprovar que o então Ministro Geddel Quadros Vieira Lima pressionou de forma desproporcional e ilícita, pessoalmente e por meio de terceiros, o então Ministro Marcelo Calero Faria Garcia a fim de que este solucionasse favoravelmente ao acusado o caso do Edifício La Vue, no qual possuía apartamento no 23º andar", afirmou a juíza Diana Vanderlei, da 5ª Seção Judiciária da Justiça Federal em Brasília. A sentença prevê: suspensão dos direitos políticos por cinco anos; pagamento de multa de 10 vezes o valor da remuneração que Geddel recebia quando era ministro; proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais por três anos.
Dois homens e uma mulher foram presos e 100 kg de maconha foram apreendidos na madrugada desta terça-feira (31), na BR-242, trecho da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a polícia, o trio saiu de Ponta Porã (MS) com a droga, que seria levada para ser comercializada no estado do Piauí. A PRF detalhou que a maconha estava guardada em tabletes, mas não detalhou o número de pacotes. A droga estava espalhada sobre o assoalho, bancos e portas do carro que tem placas de Teresina (PI). O flagrante ocorreu durante fiscalização da PRF no Km-800 da rodovia. A polícia informou que, ao abordar o carro e solicitar os documentos pessoais e do veículo, percebeu nervosismo por parte do condutor e passageiros. Durante a entrevista, os policiais notaram também contradições e informações desencontradas em relação ao motivo da viagem, o que levou a equipe a fazer a fiscalização no veículo. Em seguida foi realizada vistoria minuciosa no automóvel, foi quando os policiais encontraram os 100 quilos de maconha, embaladas em tabletes, escondidas em vários locais dentro do carro. Aos policiais, o passageiro de 31 anos, disse que receberia uma certa quantia em espécie pelo serviço. Os presos, o veículo e o entorpecente foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Barreiras.
A primeira quinzena do mês de abril é considerada, de acordo com os especialistas, o período crítico de maior disseminação do coronavírus no Brasil. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, reforçou a recomendação para a população manter o isolamento social. “Sabemos que alguns municípios no país acabaram baixando a guarda, flexibilizando os seus decretos, mas aqui nós estamos trabalhando para evitar ao máximo esse contato entre as pessoas e as aglomerações. A sociedade médica e os infectologistas dizem que, a partir do dia 10, será o pico da doença”, declarou. Segundo o secretário, o objetivo é achatar o máximo possível a curva de progressão do vírus para que o sistema de saúde consiga absorver a demanda e, consequentemente, atender a quem precisa de internação hospitalar. O último boletim epidemiológico apontou que existem 219 notificações suspeitas no município, um aumento significativamente desde os primeiros informes. Nesse sentido, Feres explicou que, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, o Município está notificando qualquer síndrome gripal. “O município está monitorando essas pessoas. O serviço de informação da Covid-19 tem feito um brilhante trabalho. As notificações não param e vão continuar aumentando. Vamos aguardar e, para o bem de toda comunidade, manter o isolamento social”, reiterou. Por fim, o secretário alertou que toda pessoa com sintomas de gripe deve ficar em casa isolada, juntamente com os seus familiares, por 14 dias. “É pelo bem de todos", frisou.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, confirmou mais dois casos de Covid-19, o novo coronavírus, em Brumado. De acordo com Feres, uma médica que atende na Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaquim de Castro Donato, no Caic, testou positivo, em exame realizado na capital do minério. A profissional também exercia a sua profissão no município de Caetité. A médica, segundo Cláudio, atendeu na UBS nos dias 16, 17, 18, 19 e 23 de março. “Depois do dia 23 a profissional não mais atendeu na unidade básica de saúde, pois ela já estava em isolamento domiciliar”, garantiu. Para Soares, o momento é de muita calma e respeito. “É uma grande profissional. O vírus está aí e qualquer pessoa pode pegar. É inevitável, todos um dia vai ter contato com o vírus. Ainda não sabemos como ela pegou o vírus e qual local”, disse. O segundo caso, o secretário de saúde não confirmou, mas a nossa reportagem apurou que é de um (a) paciente que teve contato com o primeiro caso já confirmado na cidade. Agora, o município tem três casos confirmados da doença. A pasta está fazendo todo o monitoramento e quaisquer dúvidas podem ser tiradas pela Central de Atendimento pelos seguintes números: (77) 99961-0131 / (77) 99961-0115 / (77) 99961-0131 / (77) 99961-0107 / (77) 99961-0110 / (77) 99961-0128 / (77) 99961-0402 / (77) 99961-0118.
A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE), divulgou nesta terça-feira (31), uma médica plantonista da UPA 24h teve resultado positivo para o novo coronavírus (Covid-19). Residente na cidade de Brumado, a médica realizou plantão médico na UPA de Caetité do dia 20 para 21 de março e a manifestação de sintomas ocorreu no dia 23. Diante do fato a Secretaria Municipal de Saúde está adotando as medidas emergenciais necessárias, tais como: higienização sanitária da UPA; monitoramento dos funcionários da Unidade de Pronto Atendimento; identificação e monitoramento dos pacientes atendidos pela médica, dentre outros. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, as pessoas que foram atendidas pela médica, bem como todas as pessoas atendidas do dia 20 para o dia 21 de março, devem permanecer em isolamento e entrar em contato com a Central de Atendimento Covid-19 imediatamente para que sejam monitoradas e recebam as informações necessárias. Os números para contato são: (77) 99213-3442 / (77) 99951-8012 (77) 99864-0707 / (77) 99840-1800. A Secretaria solicita a população para somente procurar a UPA em situação de urgência e/ou emergência médica a fim de evitar aglomerações e sobrecarga do sistema. Reitera-se a importância do isolamento social para conter a proliferação do vírus, e a Prefeitura está adotando todas as medidas recomendadas pelas autoridades em saúde para enfrentamento da crise. Desse modo, é necessário que sejamos mais rígidos ainda com as medidas de contenção da Covid-19.
No último domingo (29), dois indivíduos atearam fogo em um homem identificado como Jeziel Batista no Bairro Gerais, na cidade de Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado. De acordo com a polícia, os criminosos pularam o muro da residência e jogaram gasolina sobre o corpo da vítima enquanto a mesma dormia. Em seguida, atearam fogo. Jeziel foi encaminhado para o Hospital Áureo Mendes, de onde foi transferido para o Hospital Geral de Guanambi (HGG) devido à gravidade do caso. A polícia segue as investigações para apurar a motivação do crime.
A ministra Rosa Weber divulgou, um comunicado afirmando que as eleições municipais de outubro irão acontecer. Ela diz que a certeza de que as eleições não serão adiadas é compartilhada pelo ministro Luís Roberto Barroso, que assumirá a presidência da Corte em maio. “Os graves impactos da pandemia do coronavírus na saúde pública têm acarretado múltiplas dificuldades em todas as áreas. Não é diferente no âmbito da Justiça Eleitoral. No entanto, neste momento é prematuro tratar de adiamento das Eleições Municipais 2020”, explica a presidente do TSE, no comunicado.
Na tarde da última segunda-feira (30), a Cipe Sudoeste recebeu a informação de que um indivíduo estaria plantando maconha na zona rural de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, bem como cometendo assaltos na região – ele também é acusado de um crime de natureza sexual contra uma adolescente. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, no local, usando técnica de patrulhamento rural, a guarnição foi recebida por disparo de arma de fogo, necessitando revidar. Cessando os disparos e, após varredura no local, foi verificado ao solo o agressor, juntamente com a arma calibre 32 e duas espingardas de fabricação caseira. Na localidade, foram encontrados ainda diversos pés de maconha, um saco com sementes prontas para o plantio, um saco de maconha seca pronta para consumo e uma moto com restrição de roubo. O indivíduo foi levado até o Hospital Susy Zanfretta, onde a equipe médica constatou o óbito.
O Senado aprovou nesta segunda-feira (30), em sessão virtual, um projeto que autoriza o envio direto das merendas escolas a pais de alunos matriculados em escolas públicas de educação básica. O projeto prevê que a medida terá caráter excepcional, em situações de emergência ou calamidade pública. O objetivo da proposta é assegurar que estudantes recebam a alimentação no período de suspensão das aulas em razão da pandemia do novo coronavírus. O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados na semana passada e seguirá para sanção do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com defensores da proposta, o projeto, além de assegurar a merenda aos estudantes, evitará que os alimentos já adquiridos pelas redes escolares percam a validade sem serem consumidos.
O produtor rural Inaldo Santos, da comunidade do Sucuruiu, interrompeu o isolamento social e esteve, na manhã desta segunda-feira (30), no Mercado Municipal de Brumado em busca dos produtos que estão faltando em casa, entre os quais itens de limpeza e remédios. “Viemos buscar o que está faltando na roça”, disse ao site Achei Sudoeste. Segundo ele, para os produtores têm sido difícil trazer as mercadorias para comercializar na cidade, tendo em vista que não há transporte para tanto. “Só estamos vindo buscar o necessário, o resto fica por lá mesmo. A gente troca com os vizinhos a produção. Uma mão lava a outra. Vamos levando assim, mas com fé em Deus vamos vencer”, relatou.
O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta segunda-feira (30) conceder prisão domiciliar ao ex-ministro Geddel Vieira Lima. Os advogados pediram o benefício no dia 18, argumentando que o ex-ministro se enquadra nas condições de risco em relação ao novo coronavírus - é idoso e tem doenças crônicas. Geddel foi condenado, junto com o irmão Lúcio Vieira Lima, por lavagem de dinheiro e associação criminosa. A condenação está relacionada ao caso dos R$ 51 milhões encontrados em malas de dinheiro e caixas em um apartamento em Salvador em 2017. Na decisão, o ministro Fachin afirmou que recebeu informações do juiz responsável pela execução da condenação de Geddel em relação às condições da prisão onde está o ex-ministro. No documento, o magistrado afirmou que Geddel está em “cela individualizada” e apresentou todas as providências tomadas para a prevenção da transmissão do coronavírus no local.
Um homem suspeito de tráfico de drogas foi morto a tiros após confronto com a polícia em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo a Polícia Militar, arma, munições, meio tablete de maconha e uma pedra de crack foram apreendidos na ação. De acordo com a PM, o caso ocorreu por volta das 18h de domingo (29), após uma denúncia de que um homem portava uma arma e estava comercializando drogas na localidade de Campinhos. A guarnição chegou ao local e houve troca de tiros. O suspeito, de identidade não revelada, foi atingido e socorrido para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo dele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Conforme a PM, o suspeito tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas e homicídio.
O Senado aprovou nesta segunda-feira (30) em sessão virtual, por 79 votos a zero, o projeto que prevê o repasse de R$ 600 mensais a trabalhadores informais. A aprovação foi motivada pela pandemia do novo coronavírus, e o texto prevê o pagamento por três meses. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados na semana passada segue para a sanção do presidente Jair Bolsonaro. Segundo o projeto, o pagamento do auxílio será limitado a duas pessoas da mesma família. O projeto do governo previa R$ 200 por mês. No Congresso, os parlamentares aumentaram o valor para R$ 600. Pelo texto, a trabalhadora informal que for mãe e chefe de família terá direito a duas cotas, ou seja, receberá R$ 1,2 mil por mês, durante três meses. A proposta estabelece uma série de requisitos para que o autônomo tenha direito ao auxílio, apelidado por alguns parlamentares de “coronavoucher”. Segundo o projeto, o trabalhador precisa ter mais de 18 anos, cumprir critérios de renda familiar e não pode receber benefícios previdenciários, seguro desemprego nem participar de programas de transferência de renda do governo federal, com exceção do Bolsa Família. De acordo com a Instituição Fiscal Independente (IFI), ligada ao Senado, o auxílio emergencial, nos três meses de pagamento, representará cerca de R$ 59,8 bilhões.
Unindo-se ao combate ao novo coronavírus, a RHI Magnesita prepara a doação de mais de 2.500 máscaras para o Hospital Municipal de Brumado, onde a empresa possui unidade. “Essa pandemia que estamos vivendo atinge todos os indivíduos, nossos funcionários, nossos clientes e nossas comunidades. Por isso, a RHI Magnesita decidiu adaptar o apoio às comunidades, focando seus recursos neste momento no combate ao vírus”, afirmou o presidente na América do Sul, Francisco Carrara. Além das medidas para ajuda externa, a RHI Magnesita tem adotado uma série de ações internas para minimizar a possibilidade de transmissão entre seus funcionários e familiares. A empresa criou um Comitê Gestor para a América do Sul que define as medidas que devem ser criadas ou intensificadas, visando minimizar o risco de transmissão do vírus. A empresa ajustou a operação de suas fábricas às medidas de prevenção comunicadas pelo Ministério da Saúde e orientadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Foram, também, implantadas novas rotinas e um protocolo alinhado às orientações dos órgãos de saúde.
A Bahia registrou, na noite desta segunda-feira (30), a segunda morte pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas. O paciente era um idoso de 64 anos, saudável, que estava internado no Hospital Aliança, unidade particular da capital baiana. O secretário detalhou que o paciente era diabético e hipertenso. Por meio de nota, o Hospital Aliança informou que o idoso estava internado na unidade desde o dia 17 de março. A primeira morte foi registrada no domingo (29), também em Salvador.
Embora o Mercado Municipal de Brumado esteja aberto, o movimento caiu bastante após o decreto de contenção do coronavírus publicado pela prefeitura. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o administrador do local, Manoel Gonçalves Neto, popular Manoel Patinha, disse que a situação está bastante difícil para os feirantes e comerciantes. “O mercado está aberto, mas 90% das lojas estão fechadas. O negócio complicou de uma vez por todas. Nunca esperava ver o mercado nessa situação que se encontra hoje. Travou tudo”, asseverou. As vendas, segundo ele, caíram consideravelmente e as mercadorias já adquiridas pelos comerciantes não estão tendo saída. Além disso, por conta da situação, os produtos estão com preços inflacionados. “É um prejuízo muito grande para todos nós. Virou um medo e insegurança total. Está dando dó. As pessoas estão trabalhando por amor e porque precisam”, destacou. O administrador adiantou que, por decisão conjunta com o Município, o mercado deverá ser fechado, ao menos, nos finais de semana.
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou nesta segunda-feira (30) um pedido de afastamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à Procuradoria Geral da República (PGR). De acordo com o jornal Correio, Marco Aurélio é o relator da notícia-crime protocolada na semana passada pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), que acusa Bolsonaro dos crimes de omissão e difusão do coronavírus. De acordo com o pedido divulgado pela revista Fórum, a peça lista episódios em que o presidente minimizou o surto da pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus – detalhando uma série de adjetivações usadas pelo ex-capitão – e aponta que ele “incentivou ostensivamente o descumprimento das medidas de isolamento recomendadas pela Organização Mundial da Saúde e pelo próprio poder executivo”. Caso a PGR aceite a notícia-crime, Câmara será consultada para autorizar ou não o seguimento da Ação Penal e, em caso positivo, Bolsonaro será afastado por 180 dias. Em caso de crime transitado em julgado, o presidente perde o mandato. Também nesta segunda-feira (30), partidos de oposição protocolaram outra queixa-crime contra Bolsonaro pelo “passeio” que o presidente deu no Distrito Federal, no último domingo (29). Na ação, são apontados diversos crimes que Bolsonaro pode ter cometido ao sair às ruas mesmo estando sob suspeita de ter contraído coronavírus.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Mário Cabral, informou que a PM desarticulou, neste final de semana, o ‘Corona Fest’, evento que seria realizado em pleno isolamento social em Brumado. Quase trinta pessoas se reuniram para a comemoração. “Estamos com essa parceria com a secretaria de saúde na intenção de fazer com que esse vírus não se alastre. As pessoas, na contramão dessa situação, começam a promover eventos, mesmo sabendo dos riscos que podem ocorrer após um encontro como esse. Uma pessoa contaminada pode contaminar boa parte das outras. Não queremos enterrar parentes e amigos por uma irresponsabilidade de pessoas que não atentam para uma questão de saúde pública”, afirmou. O Major disse ainda que a polícia já realizou várias intervenções fora da sede do município no intuito de impedir esse tipo de aglomeração, principalmente em bares na zona rural. “Todas as situações que estão chegando ao nosso conhecimento estamos indo averiguar. Vamos ter que conduzir as pessoas por desobediência”, completou.
O município de Brumado, de acordo com a secretaria de saúde, já tem 219 casos suspeitos notificados do Covid-19, 0 novo coronavírus. De acordo com o boletim divulgado nesta segunda-feira (30), a cidade tem de um caso confirmado, oito aguardando resultado e cinco descartados. Mais um exame realizado com um paciente suspeito testou negativo. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço da pandemia, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.