Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: Prefeitura inicia instalação de placas solares para conter gastos com energia nas UBS Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Visando à contenção de gastos com energia, a prefeitura de Brumado iniciou a instalação de placas para captação de energia solar em alguns logradouros públicos. O projeto piloto esta sendo implantado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Liziane dos Santos Alves, agregado à quadra do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, que está recebendo 114 placas de captação de energia do sol. O projeto tornará a UBS a primeira repartição pública de saúde a gerar a própria energia. Em novembro de 2017, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse em entrevista ao site Achei Sudoeste que as despesas em torno de R$ 150 mil somente com energia nas repartições estão elevadas demais para os cofres públicos, sem levar em consideração a taxa de iluminação pública que tem uma parcela custeada pelos contribuintes.

Brumado: Prefeitura inicia instalação de placas solares para conter gastos com energia nas UBS Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na ocasião, o chefe do executivo declarou que, com a concretização do projeto, o município terá mais subsídios para investir nas áreas de saúde e infraestrutura. As primeiras placas começaram a ser instaladas esta semana e, a princípio, a medida deve atender as unidades básicas de saúde. Como o projeto ainda está em fase de elaboração e sua execução depende de fatores burocráticos externos, o prefeito ressaltou que contará com o empenho de terceiros, principalmente da Coelba, para a sua conclusão. Vale lembrar que Brumado já conta com um projeto para implantação de um parque de energia solar, o qual tramita em esfera federal. Em 2016, na gestão do então prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), o município disponibilizou uma área de 80 hectares para instalação do que poderá ser o Complexo de Energia Solar de Brumado. Por conta da incidência solar, que é seis vezes maior do que em outras regiões do país, o município foi incluso no programa do governo federal que incentiva os consumidores a gerarem energia renovável.

Brumado: Tiro de Guerra promove solenidade de matrícula dos novos atiradores Foto: Divulgação/TG

O Tiro de Guerra de Brumado realizou a solenidade de matrícula dos novos atiradores do corrente ano. O evento contou com a participação do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, do juiz Genivaldo Alves Guimarães, além de autoridades civis e militares, familiares e convidados. A solenidade marca o ingresso dos novos atiradores no Exército Brasileiro e o início oficial do ano de instrução. Em todo país, mais de 150 mil jovens foram incorporados no Exército e concluirão o ano de instrução no dia 30 de novembro. Na oportunidade, a turma ouviu do Diretor do TG 06-024, o prefeito do município, que o Exército Brasileiro será um divisor de água e que o serviço militar será o complemento de suas formações. Já o Chefe de Instrução, o Subtenente Edmundo de Souza Rocha, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Tiro de Guerra na formação dos atiradores, bem como o apoio prestado à sociedade em campanhas sociais.

Brumado: Consumidor cobra da Coelba talões de energia que não recebe desde dezembro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O consumidor Mariano Vasconcelos Meira, residente na Rua Osvaldo Cruz, no centro de Brumado, moveu uma ação contra a Coelba no Ministério Público Estadual (MPE), alegando que, desde o mês de dezembro de 2017, não recebe os talões de consumo de energia. O consumidor declarou ao site Achei Sudoeste que teme ter a energia cortada devido à falta de pagamento. Ele estranha o não recebimento do boleto de cobrança, uma vez que agora as leituras são feitas com equipamentos compostos de impressora móvel em que a fatura é emitida no momento que é aferida. Mariano disse ainda que já procurou a empresa para tratar do assunto e até solicitou que fosse gerada a segunda via dos boletos em atraso, porém a Coelba alegou que não podia gerar os documentos na ocasião em que foram solicitados. Ainda segundo o consumidor, a concessionária lhe enviou uma mensagem de texto pelo celular informando que encaminhou os boletos para seu e-mail, mas o reclamante afirma desconhecer o endereço eletrônico que aparece na mensagem.  “Espero que não venham a cortar minha energia por atraso de pagamento. Tenho feito minha parte, mas a Coelba não tem dado devida atenção ao problema”, disse. A audiência entre as partes para resolução do problema perante à Justiça está agendada para o mês de abril deste ano.

Modera participa de atividade de preparação de conferência infanto-juvenil pelo meio ambiente Foto: Divulgação

Atendendo convite para participar das atividades de preparação da Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, os coordenadores do Modera, Capitão Henrique Moreira Rocha e Jorge Valério Gomes, estiveram na Escola Municipal Clarice Morais, no último dia 9, respondendo a perguntas dos alunos com relação à água, esgotamento sanitário e ao Rio do Antônio. A conferência, uma iniciativa dos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação, está sendo editada pela quinta vez. Além deste primeiro momento na escola, a conferência ainda tem outros três: que são o Municipal e/ou Regional, o Estadual e Nacional. Pautados no tema “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”, os alunos indagaram os coordenadores de onde vem a água que abastece Brumado, como está a qualidade da água da cidade, quais são as iniciativas de reutilização da água no município, quais são as causas da poluição do Rio do Antônio, entre outras. A Escola Municipal Clarice Morais funciona em tempo integral e atende alunos do 6º ao 9º Ano.

Brumado: Prefeitura realiza poda emergencial na Praça João Romão para conter andorinhas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A alvorada e revoada dos pássaros nas praças públicas de Brumado têm sido um espetáculo à parte para os munícipes, que param para admirar um verdadeiro balé das aves em busca de árvores para pernoitar e construir seus ninhos. Porém, a grande quantidade de andorinhas não tem sido bem aceita pelos moradores vizinhos à Praça João Romão, no Bairro Dr. Juracy. Eles reclamam do odor deixado pelas aves que depositam suas fezes nos quiosques, bancos e no piso da praça. Alguns moradores da localidade disseram ao site Achei Sudoeste que, além do mau cheiro, as aves também estão atraindo piolhos. Popularmente conhecido como pixilinga, o piolho de andorinhas e pombos é apontado por estudiosos como causadores de anemia nas aves. O piolho pode levar a morte, já que debilitam e sugam os nutrientes dos animais. Como se não bastasse, eles também podem atingir os seres humanos, causando dermatite, uma coceira incontrolável que pode levar a lesões e erupções na pele. Além disso, esses parasitas são a porta de entrada para várias doenças. Diante da problemática, a prefeitura, através da secretaria de meio ambiente, realizou a poda das árvores a fim de inibir a presença das aves na localidade e promover a higienização da praça.

Presidente do STF diz que não cede a pressões para rever prisão após 2ª instância Foto: Divulgação/STF

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), disse na terça-feira (13), em São Paulo, que não se submete à pressão de políticos que querem que a Corte revise o entendimento sobre cumprimento da pena após condenação em segunda instância. “Eu não lido, eu simplesmente não me submeto a pressão”, declarou a ministra durante um evento do jornal “Folha de S.Paulo” sobre mulheres no poder. Em 2016, a maioria dos ministros do Supremo entendeu que a pena pode começar a ser cumprida após a condenação em segunda instância. Mas, atualmente, há ações em análise na Corte que pretendem mudar esse entendimento. Cabe à presidente do STF, Cármen Lúcia, definir sobre a inclusão do tema na pauta de julgamentos.

Brumado e Malhada de Pedras aderem ao projeto Adab na Escola Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto Adab na Escola, desenvolvido pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), chega aos municípios de Brumado e Malhada de Pedras. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gerente do escritório regional do órgão, Alexandro Arruda, disse que o projeto objetiva a distribuição de material didático aos alunos de 11 e 12 anos das escolas públicas e a capacitação dos professores a fim de inserir as informações do material fornecido durante o ano letivo. Uma minuta já foi apresentada à Secretaria de Educação de Malhada de Pedras, que já incluiu a Escola Rui Barbosa no projeto. Em Brumado, a secretária municipal de educação, Ednéia Ataíde, aprovou a proposta e até requisitou que todas as escolas do município sejam inclusas no programa, porém por questões de logística e de pessoal a Adab só poderá atender três unidades por período. Como o material educativo visa esclarecimentos sobre o abate e consumo de carne, processamento do leite e manuseio e descarte de produtos químicos e suas embalagens, a secretária indicou as unidades de ensino dos distritos rurais de Itaquaraí, Ubiraçaba e Cristalândia como as primeiras a serem beneficiadas com o projeto, que visa transformar os alunos em agentes multiplicadores das informações para melhor conscientizar os adultos acerca dos temas abordados. A prefeitura deverá entrar com uma pequena contrapartida de colaboração, envolvendo o transporte dos veterinários às referidas unidades escolares.

Ivana Bastos entrega ambulância para o município de Riacho de Santana Foto: Camila Queiroz

Uma ambulância foi entregue pelo governador Rui Costa (PT) e pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD) ao prefeito de Riacho de Santana, Alan Vieira (PSD). O veículo foi adquirido com recursos de emenda da parlamentar. Segundo a deputada, a ambulância vai facilitar o transporte de pacientes no município, auxiliando as ações de fortalecimento da saúde e melhorando a qualidade de vida da população. Bastos falou ainda sobre o empenho do Governo do Estado, aliado à gestão municipal, para levar benefícios para a comunidade. “O governador Rui Costa não tem medido esforços para assegurar investimentos para o município. Mas, para conseguirmos levar obras, serviços e equipamentos, como essa ambulância, por exemplo, precisamos de prefeitos comprometidos com o trabalho. O nosso mandato se orgulha muito de trabalhar com pessoas que lutam para fazer o melhor para o município”, considerou.

Projeto de multa contra trote ao Samu 192 passa por primeira votação na Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto nº 003/2018, de autoria da vereadora Ilka Abreu (PR), passou pela primeira votação durante a sessão da Câmara de Vereadores realizada na última sexta-feira (10). O projeto prevê a cobrança de multa a quem for identificado como autor de trotes contra o Samu 192. Antes da votação, o parlamento aprovou uma emenda modificativa que estabelece critérios a serem mais aprofundados pelos órgãos de segurança e privacidade da comunidade, além de estender as multas a quem for flagrado aplicando trote contra outras instituições públicas, dentre as quais a Polícia Militar. O projeto retorna para segunda e definitiva votação na sessão da próxima sexta-feira (16).

'Estou pronto para ser preso', diz Lula em livro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admite estar “pronto para ser preso”. A declaração foi dada em entrevista para o livro “A Verdade Vencerá - O povo sabe por que me condenaram”, que será lançado na sexta-feira (09), em São Paulo, com a presença do petista. De acordo com o jornal O Globo, na obra, da editora Boitempo, é reproduzida uma entrevista dada nos dias 7, 15 e 28 de fevereiro por Lula aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, para o professor de relações internacionais Gilberto Maringoni e para a editora Ivana Jinking. “Há duas instâncias superiores que a agente pode recorrer (STF e STJ) e vamos recorrer. Eles vão tomar a decisão, eu estou pronto para ser preso. É uma decisão deles”, diz o ex-presidente, na entrevista. Kfouri pergunta a Lula se ele está cogitando a hipótese de ser preso. O petista responde: “Estou. O que não estou é preparado para a resistência armada. Como sou um democrata, nem apreender a atirar eu aprendi. Então, isso está fora. O PT não nasceu para ser um partido revolucionário, nasceu para ser um partido democrático e levar a democracia até as últimas consequências”. Na mesma reposta, Lula acrescenta que não irá fugir do país. “Eu não vou sair do Brasil, não vou me esconder em embaixada, eu não vou fugir. A palavra “fugir” não existe no meu dicionário. Vou estar na minha casa, chegando em casa entre 20h e 21h, indo dormir às 22h, acordando às 5h para fazer ginástica”, disse.

Câmara aprova concessão título de cidadão brumadense ao promotor Ruano Fernando Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto de resolução nº 02/2018, de autoria do presidente da mesa diretora e do segundo secretário da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT) e José da Silva Santos (Sem Partido), respectivamente, que concede o título de cidadão brumadense ao Promotor Público Estadual Ruano Fernando da Silva Leite, foi aprovado por unanimidade pelo parlamento durante sessão legislativa realizada na última sexta-feira (10). O título é a maior honraria individual concedida pela câmara em homenagem a personalidades de outras localidades que colaboram com o desenvolvimento social, cultural, econômico, educacional, empresarial, esportivo e de diversos outros segmentos do município. Com as obras que estão sendo realizadas na casa legislativa e por conta do período de confecção das placas, a Câmara ainda não definiu a data para a solenidade de entrega dos títulos. O mais previsto é que ocorra no encerramento do ano legislativo em dezembro.

Brumado: Mulher cai em golpe pela internet e tem prejuízo de mais de R$ 5 mil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma moradora da cidade de Brumado caiu em um golpe pela internet e teve um prejuízo de R$ 5.500,00. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a vítima comprou um veículo através de um anúncio publicado em uma página do facebook. Nele, o vendedor se identificou como Fábio Manoel da Silva, proprietário de um veículo Palio, ano 2009/1010, de placa ELF-8728. A mulher fechou a compra do suposto veículo pelo WhatsApp e realizou o depósito do referido valor na última quinta-feira (9). Após a confirmação do pagamento, o autor da venda enviou um suposto contrato de compra e venda e ficou de enviar o carro, que estaria na cidade de Feira de Santana, no sábado (10). No entanto, no dia combinado, o golpista enviou uma mensagem à mulher informando que ela tinha sido vítima de um golpe e que o carro não existia. A polícia investiga o caso.

Brumado: Praticook funciona em novo endereço

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Jovem é agredido ao reagir durante tentativa de assalto na zona rural de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (12), um jovem foi espancado durante uma tentativa de assalto em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a vítima trafegava de motocicleta vindo da região do Araponga, quando foi abordado por dois indivíduos. Os assaltantes exigiram que ele entregasse o veículo, o que foi feito. A vítima apenas alertou que a moto possuía rastreador. Ao ser levado para um matagal, porém, o jovem reagiu e tentou fugir, mas foi agredido até desmaiar. Os bandidos fugiram sem levar a moto. A vítima foi encontrada no matagal depois de ligar para familiares, sendo conduzida ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. O jovem passa bem.

Achei Tour: A sua agência de viagens

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

Ibope: 44% estão pessimistas com eleição de 2018

Pesquisa Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta terça-feira (13), aponta que 44% dos eleitores se disseram “pessimistas” com a eleição presidencial deste ano. 20% dos entrevistados afirmaram estar “otimistas” com o pleito e outros 22% disseram não estar nem otimistas nem pessimistas. O levantamento ouviu 2 mil pessoas em 127 municípios entre os dias 7 e 10 de dezembro do ano passado. De acordo com o Ibope, a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança do levantamento é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. De acordo com o G1, dentre aqueles que se disseram pessimistas com a eleição, 30% apontaram, de forma espontânea, a corrupção como principal motivo. Outros 19% mencionaram a perda de confiança no governo e nos candidatos; 16% apontaram a falta de opções entre os pré-candidatos; e outros 11% citaram o fato de serem sempre os mesmos candidatos concorrendo, sem possibilidade de mudança ou de renovação. Já entre os que se disseram otimistas, o principal motivo apontado foi a possibilidade de mudança e renovação (32%). Outros 19% citaram a esperança no voto ou na participação popular.

Brumado é contemplado com o Programa Internet para Todos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na segunda-feira (12), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) esteve no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, a fim de participar da solenidade de assinatura do termo de adesão ao Programa Internet para Todos, do Ministério da Ciência e Tecnologia. O programa visa  disponibilizar internet banda larga para as regiões e municípios sem acesso ou com acesso precário à internet. A prefeitura indicará onde serão instaladas as antenas para distribuição do sinal de internet. Além disso, garantirá a segurança da área e custeará as despesas de energia elétrica. 200 antenas serão instaladas por dia. A previsão é de que as mesmas sejam entregues aos municípios beneficiados a partir do mês de maio.

Saiba quem são as vítimas do desabamento em Salvador; todas são da mesma família Foto: G1/BA

Os quatro mortos do desabamento de um prédio na comunidade do Alto do São João, no bairro do Pituaçu, em Salvador, na manhã desta terça-feira (13), já foram identificados. Sete pessoas estavam no imóvel no momento da tragédia, três foram resgatadas com vida. Todas são da mesma família. Os mortos foram identificados como: Rosemeire Pereira de Jesus, de 34 anos, os filhos, Arthur da Silva de Jesus, de 1 ano, e Robert de Jesus, de 12 anos, e o irmão dela, Alan Pereira de Jesus, de 31 anos. Todos moravam no primeiro andar no imóvel que desabou. De acordo com o G1, as três pessoas que moravam no andar de cima do prédio foram resgatadas com vida, mas não há detalhes do estado de saúde delas. Os feridos foram identificados como: Alex Pereira de Jesus, de 29 anos, a mulher dele, Beatriz, e a filha deles, um bebê, Sabrina Menezes, de 11 meses.

Estado precário da BA-940 coloca estudantes em risco em Lagoa Real Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

As péssimas condições de trafegabilidade da BA-940, no trecho que liga o município de Lagoa Real à BR-030, têm colocado em risco a vida dos usuários. Na tarde da última segunda-feira (12), um ônibus escolar que transportava dezenas de estudantes da comunidade Barreiro Branco por pouco não tombou na via. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, a quantidade de buracos e a falta de acostamento são os responsáveis pelos inúmeros acidentes registrados no trecho. Os motoristas são obrigados a realizar manobras arriscadas para desviar dos buracos, dificultando a trafegabilidade. Há a expectativa da visita do governador Rui Costa (PT) ainda neste mês de março, no município, para anunciar obras, dentre as quais a recuperação da referida rodovia.

Quatro atrações são confirmadas no Forró do Sítio Novo 2018

No dia 16 de junho deste ano, Brumado vai parar mais uma vez com o Forró do Sítio Novo, considerada a maior festa junina da região. Até o momento, as seguintes atrações foram confirmadas: Solange Almeida, Luan Estilizado e Donas Do Bar. Além destas, o forrozeiro Edgar Mão Branca, que está na grade de programação desde a primeira edição do evento, teve novamente a sua participação confirmada. Mão Branca é um dos forrozeiros de maior sucesso no estado e tem grande número de seguidores em toda a região. Não perca essa grande festa e marque na sua agenda o dia 16 de junho.

Anagé recebe o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama Foto: Divulgação/Sesab

A partir desta sexta-feira (16), as mulheres de 50 a 69 anos do município de Anagé poderão realizar mamografia, através do Saúde Sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, programa itinerante da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). De acordo com os dados da Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), em Anagé, cerca de 1.448 mulheres estão dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde para a realização do exame. A unidade móvel ficará estacionada na Praça Frei Adriano até o dia 23 deste mês. Para ser atendida, a mulher deve levar documento de identidade, Cartão do SUS e comprovante de endereço. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. O programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Saída de Otto Alencar pode levar Marizete Pereira ao Senado Federal em Brasília Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O pedido de licença do senador Otto Alencar (PSD-BA) pode levar a brumadense Marizete Lisboa Fernandes Pereira (PT) ao Senado Federal em Brasília. Otto vai pedir licença para assumir uma secretaria estadual no governo Rui Costa (PT) com o objetivo de coordenar a reeleição do petista. A princípio, quem assume a vaga é Abel Rebouças (PDT), ex-reitor da Universidade do Estado da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista. Fontes ouvidas pelo site Achei Sudoeste acreditam que Otto deve voltar ao mandato somente em 2019; existe a possibilidade real de Abel ficar em um período no mandato e, em seguida, passar para a brumadense Marizete Pereira, 2ª suplente ao cargo. Com isso, ela seria a primeira cidadã da capital do minério a ocupar um cargo no Congresso Nacional.  Na história política do município, o maior cargo até então ocupado por um brumadense foi a vice-governadoria da Bahia, entre 2007 e 2010, assumida pelo esposo de Marizete, Edmundo Pereira Santos (PT).

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. No site www.acheitour.com.br.

Brumado: Fórum Duarte Moniz realiza diversas audiências durante Semana da Justiça pela Paz em Casa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Seguindo as orientações do Conselho Nacional de Justiça e do Tribunal de Justiça da Bahia, o Fórum Duarte Moniz, em Brumado, aderiu à Semana da Justiça pela Paz em Casa. Somente nos dias 8 e 9 de março, foram realizadas 51 audiências na Vara Criminal e do Júri de Brumado. O juiz Genivaldo Alves Guimarães, o Promotor de Justiça Elias Silva Rodrigues, a Defensora Pública Ana Luísa Brito, além de servidores do cartório criminal, participaram da campanha. As audiências dizem respeito à violência doméstica e familiar contra a mulher. A campanha foi criada em 2015 como um esforço concentrado de julgamento de casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres realizado pelos 27 tribunais de justiça. As semanas marcam, respectivamente, três datas importantes em prol da igualdade de gênero: o Dia Internacional da Mulher (8 de março); a data de sanção da Lei Maria da Penha (7 de agosto); e o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro).

Arquivo