Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/Set/2013 - 20h50

Brumado: Seca castiga o Distrito de Itaquaraí

Brumado: Seca castiga o Distrito de Itaquaraí Segundo Edson Rocha Fagundes, presidente da Associação da Macambira, muitos agricultores estão sobrevivendo do Bolsa Família. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Nesta quinta-feira (12), o site Brumado Notícias esteve na região do Distrito de Itaquaraí, em Brumado, e registrou a situação de calamidade pela qual passa a comunidade por causa da seca prolongada que aflige o sertão. Por telefone, Edson Rocha Fagundes, presidente da Associação dos Produtores Rurais da Macambira, relatou à nossa reportagem que a aflição começa exatamente pela água fornecida pela Embasa – Empresa Baiana de Águas e Saneamento. “A água da Embasa chega a nossas torneiras com odor, aí a gente coa numa bacia, mas no outro dia ela apresenta uma cor escura parecendo ferrugem”, contou Edson. O morador do distrito disse ainda que a maioria das famílias está passando por dificuldades financeiras e se alimentando com a palma do gado. “Por falta do plantio, muitas famílias têm sobrevivido apenas com o Bolsa Família, e tem casas em que os moradores passam a semana toda se alimentando apenas da palma que plantaram para o gado e maxixe”, lamentou o produtor rural. Condição crítica para o homem e cruel para o gado, que tem morrido de fome e sede nas rocinhas e à beira das estradas na região, como foi flagrado pela nossa reportagem. “Nas rocinhas para dentro tem muito gado morrendo. Tem muitos produtores aqui sem saber o que fazer, pois já secaram todos os recursos e estão sendo obrigados a ver seus gados morrerem de fome e de sede”, finalizou Rocha.

Brumado: Seca castiga o Distrito de Itaquaraí Produtores são obrigados a ver seus gados morrerem de fome e de sede. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo