O obstetrícia e ginecologista Guedes Grudzinskas defende a licença menstrual, pois acredita que as mulheres sofrem muito nesse período e que a folga iria aumentar a motivação e produtividade no trabalho. O médico defende que, assim com a licença maternidade, a menstrual deve ser de um a três dias a cada mês. A licença já é reconhecida em alguns países da Ásia, como o Japão e Indonésia. O conceito também está sendo discutido no Canadá. Defensores dos direitos humanos não aceitaram bem a ideia, alegando que existem outras formas de minimizar o problema, como por exemplo um bônus para as mulheres que trabalhem efetivamente no período.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Foi publicada no Diário Oficial do Estado na madrugada desta quarta-feira (18) a mudança de comando em todas as companhias independentes na capital e no interior da Bahia. Em Brumado, o Major Sílvio Berlink, que esteve à frente da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) por três anos, deixa o posto para assumir a 78ª CIPM, em Vitória da Conquista. Em seu lugar assumirá o Major Jocevã Oliveira, como já havia sido informado em primeira mão pelo site Brumado Notícias. O Major Jocevã já esteve à frente da companhia brumadense como subcomandante ao lado do Major Arthur Mascarenhas, no ano de 2012. Após nove meses, a dupla assumiu o comando da CIPE Sudoeste Caesg, com base em Vitória da Conquista. Jocevã também já atuou na 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPR). Sempre enérgico e com estilo operacional, ele declarou à nossa reportagem que tem enorme satisfação de retornar a Brumado e que buscará apoio para dar continuidade ao bom trabalho efetuado pelo Major Berlink no que se refere ao combate à criminalidade e ao tráfico de drogas na região.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Em resposta à denúncia de baixo efetivo e más condições de trabalho nos Correios, em Brumado, a assessoria de comunicação do órgão na Bahia enviou nota ao site Brumado Notícias esclarecendo os fatos. Segundo a diretoria regional dos Correios, não há déficit de mão de obra no local. Na nota, a assessoria admite que as instalações da unidade têm deixado a desejar, uma vez que, a princípio, foram projetadas para entregar cartas. Com o crescimento e diversificação da demanda dos clientes ao longo do tempo, surgiram dificuldades nesse sentido e o órgão diz que tem tentado superá-las com o objetivo de prestar um serviço de qualidade. “Estamos buscando nos adequar da melhor maneira possível às novas situações, apesar de os Correios, como empresa pública, esbarrarem em alguns entraves, a exemplo de realização de melhorias nos imóveis que a instituição ocupa”, destacou a diretoria regional, que fez questão de salientar que não houve denúncia no Ministério Público.
Foto: Divulgação O prefeito da cidade de Lagoa Real, Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, participou de audiências na Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e na Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa) com o objetivo de garantir apoio técnico financeiro para a Missa do Vaqueiro e Vaquejada. O artista plástico do município, Edilson Santana, responsável pelo projeto artístico do evento, também participou das audiências. A Missa do Vaqueiro e a Vaquejada acontecem entre os dias 05 e 07 de junho no município. Na Bahiatursa, ambos foram recebidos pelo presidente Diogo Medrado, que mostrou interesse do Governo do Estado em ajudar o evento. Já na Secult, foram recebidos por Luciano Pinheiro, chefe de gabinete do secretário Jorge Portugal. Os encontros demonstram a importância das manifestações culturais para a cidade e região.
Em Brumado, o Instituto Federal da Bahia (Ifba) divulgou a quarta chamada do Curso Técnico Subsequente em Edificações. A lista dos aprovados pode ser acessada no site www.brumado.ifba.edu.br. A matrícula deverá ser efetuada nos dias 23 e 24 deste mês, das 09h às 11h30 e das 16h às 20h, na Coordenação de Registros Escolares do campus de Brumado. Para efetivar a matrícula, os convocados devem apresentar os seguintes documentos: Documento de Identidade Oficial (original e fotocópia autenticada ou fotocópia com apresentação do original); Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente (Supletivo-2º Grau), acompanhado de Histórico Escolar completo (original e fotocópia autenticada ou fotocópia com apresentação do original); Certidão de Nascimento ou Casamento (original e fotocópia autenticada ou fotocópia com apresentação do original); 04 retratos 3X4 (recentes); Título de Eleitor com prova de quitação com a justiça eleitoral. (original e fotocópia autenticada ou fotocópia com apresentação do original - para maiores de 18 anos); Prova de quitação com o Serviço Militar (original e fotocópia autenticada ou fotocópia com apresentação do original), se for o caso; Comprovante de vacinação antitetânica; CPF (original e fotocópia autenticada ou fotocópia com apresentação do original); Declaração de Convalidação do Ensino Médio concluído no exterior, emitida pela Sec/Direc, quando for o caso. (original e fotocópia autenticada ou fotocópia com apresentação do original); e Ficha “Registro de Aluno” devidamente preenchida, fornecida pela Cores Coordenação de Registros Escolares dos Ifba.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Com o apoio do presidente do Sindicato dos Guardas Civis do Estado da Bahia (Sindguardas), Pedro de Oliveira Santos, os guardas municipais de Brumado conseguiram uma breve audiência com o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) no final da manhã da última terça-feira (17). Alegando agenda apertada e que estaria em outra reunião, o prefeito atendeu o grupo no corredor do prédio administrativo. Ele ouviu da categoria as reclamações quanto à falta de segurança ao saírem do trabalho no expediente entre 18h e 00h. Os guardas também cobraram a estruturação da categoria e treinamento para utilização de armas de fogo ou de choque, como já aprovado em lei.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Também foi falado sobre a apuração de excesso de horas extras para um servidor do órgão que trabalha apenas em horário administrativo. Após ouvir os apelos, o prefeito e o coordenador da Guarda Municipal, Paulo Marques, garantiram que vão providenciar medidas para melhorar a questão envolvendo as condições de segurança no horário especificado. O prefeito explicou que a prefeitura tem um déficit no contingente da GM por ter cancelado um contrato com uma empresa terceirizada, o que, segundo ele, provocou os horários apertados no cronograma de serviços do órgão.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Aguiberto adiantou que já entrou com um pedido no Ministério Público para que seja liberada uma contratação seletiva temporária para o setor. Sobre o armamento e treinamento dos guardas, o prefeito apontou o recesso econômico do poder público administrativo como principal entrave para atender ao apelo da categoria. Por fim, quanto às denúncias do excedente de horas extras, o gestor disse ao site Brumado Notícias que só ficou a par do assunto após as denúncias na mídia e que o assunto já foi encaminhado ao setor jurídico para ser apurado e tomadas as medidas cabíveis. O presidente sindical e a categoria ficaram satisfeitos com as declarações do prefeito e do coordenador da GM. Mesmo assim, uma nova audiência foi agendada para a manhã desta quarta-feira (18) a fim de debater mais amplamente as questões.
Foto: Reprodução No encontro na noite desta segunda-feira no Palácio da Alvorada, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tiveram uma conversa sincera. Lula aconselhou Dilma a partir para uma agenda positiva, com ações e obras, a fim de não limitar a pauta política ao ajuste fiscal. Foi então que Dilma disse que não havia condições financeiras neste momento para apresentar novas obras públicas. Lula então respondeu que, “se não tem verba, que se use o verbo”, numa referência à necessidade de melhorar a comunicação com a sociedade, a fim de se recuperar a popularidade do governo. As informações são do Blog do Camarotti.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Em sessão legislativa realizada na última semana, em Aracatu, no sudoeste baiano, a vereadora Fátima Messias (PSD) denunciou irregularidades na escola do povoado de Piabanha, que pertence à rede municipal de ensino. Segundo ela, os alunos estão sendo prejudicados com a falta de estrutura da escola. Messias chegou a dizer que a vigilância sanitária precisa fiscalizar a unidade, pois a água que é utilizada na escola vem de uma caixa d’água imunda. A parlamentar salientou que diversos insetos foram encontrados na caixa, colocando em risco a saúde dos alunos. Em seu discurso, Messias ainda destacou que os banheiros estão com as portas quebradas e sem condições de uso. A parlamentar também fez outra grave denúncia quanto à merenda que é servida aos alunos. Ela disse que os estudantes estão comendo pão seco com água. Indignada, a vereadora questionou para onde está indo o dinheiro da merenda escolar. A administração do prefeito Sérgio Maia (PV) ainda não se pronunciou sobre o caso.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Durante sessão legislativa da última segunda-feira (16), o vereador José Carlos dos Reis (PDT) falou sobre a segurança pública em Brumado, relembrando as últimas ocorrências envolvendo assaltos e arrombamentos no município. O parlamentar convocou a mesa direta e os demais vereadores para debaterem mais uma vez o assunto, vez que o legislativo votou em caráter de urgência a doação do terreno do município para que o estado construísse o presídio. No entanto, as obras estão paradas desde o mês de novembro do ano passado, quando dentro do cronograma já deveriam ter sido concluídas em dezembro. O parlamentar ressaltou que a custódia está com o triplo de sua capacidade e para piorar há centenas de mandatos de prisão expedidos pela justiça. Os mesmos não podem ser cumpridos por falta de espaço na cadeia local e até mesmo nos presídios dos grandes centros. Reis apontou ainda que há morosidade do estado em efetuar a instalação de água e energia no local onde será erguida a unidade prisional, o que tem emperrado o início das obras. “Votamos o projeto de doação do terreno em urgência, urgentíssima, e agora, com a crescente violência em nossa cidade, vamos pressionar o governo a construir o presídio também em caráter de urgência, urgentíssima”, destacou Zé Carlos.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias As discussões entre o vereador brumadense Weliton Lopes (SDD) e o prefeito de Guajeru, Gil Rocha (PT), a respeito da assistência à saúde nas cidades da microrregião se acirraram após o novo pronunciamento do parlamentar na noite da última segunda-feira (16). Durante sessão legislativa, Lopes disse que os gestores das cidades circunvizinhas têm sido irresponsáveis quanto à gestão da saúde em suas comunidades. Como o prefeito de Guajeru foi o único a se manifestar encaminhando um ofício ao legislativo exigindo uma retratação do vereador, o mesmo rebateu as declarações de Gil Rocha. Segundo Weliton, ele foi truculento no documento, pois está mal habituado com bajulações. Lopes disse ainda que “o prefeito é quem deveria se retratar perante seus munícipes por não estar investindo na saúde pública da cidade como deveria”. O vereador denunciou ainda que muitos pacientes, seguindo orientações das secretarias de saúde de seus municípios, estão ignorando o sistema de pactuação e regulação entre os municípios vinculados à microrregião de Brumado, superlotando o Hospital Professor Magalhães Neto. Exaltado, o parlamentar afirmou que levará o assunto ao Ministério Público Estadual. “Como os partos de Guajeru estão todos sendo realizados em Brumado, daqui a alguns anos a população daquela cidade será toda de brumadenses, ou seja, guajeruenses nascidos em Brumado, o que mostra um regresso na assistência à saúde daquele município, fruto de uma má administração”, disparou Lopes.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias O presidente do legislativo, Alessandro Lôbo (PSL), preferiu não comentar as declarações do prefeito vizinho, mas endossou as palavras do colega acrescentando que “é inadmissível que pacientes de cidade vizinhas precisando de atendimentos básicos oferecidos nos postos de saúde estejam migrando para serem atendidos no hospital regional”. Quem também entrou na discussão foi o prefeito Aguiberto Lima Dias, que nesta terça-feira (17) declarou que “Brumado está pagando saúde para os demais municípios pactuados”. Em números, o prefeito esclareceu ao site Brumado Notícias que com os cortes de repasse o município assumiu uma grande fatia das despesas do setor - enquanto que a Lei de Responsabilidade Fiscal orienta os gestores a gastarem 15% da arrecadação com a saúde, a prefeitura de Brumado chegou a 27,51%, perfazendo um total de R$ 8 milhões anualmente. “Para se ter uma ideia, em 2014 foram mais de 72 mil atendimentos no hospital, sendo que nossa população é de 68 mil habitantes. Concluímos então que ou população de Brumado passou 2014 doente ou realmente os pacientes vizinhos estão sobrecarregando os nossos serviços e onerando ainda mais as nossas despesas com a saúde”, destacou Aguiberto. O prefeito explicou ainda que os repasses da saúde não são reajustados desde 2010. “Aumenta-se o custo do profissional de saúde, dos medicamentos, água, luz, mas não se aumenta o repasse para o município. Brumado está pagando não só pela saúde de seus munícipes, mas também de populares de outros municípios pactuados”, reiterou o gestor.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Aos poucos, a prefeitura de Brumado começa a retomar as obras urbanas na área de infraestrutura, tendo como foco principal a pavimentação de vias públicas. Uma das obras mais aguardadas encontra-se na Rua Teodora de Castro Leite, no Bairro Santa Tereza, onde os operários estão retomando os trabalhos. O secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, declarou ao site Brumado Notícias que tudo está dependendo de muitos recursos a serem liberados pelo Ministério das Cidades. Segundo ele, o recesso orçamentário tem dificultado aos prefeitos em todo o país avançarem com as obras estruturantes nas cidades. “Estamos aproveitando cada centavo que é liberado para tocarmos o que já começamos, mas quando a verba não é liberada somos obrigados a parar as atividades”, pontuou Cardoso.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav-BA) recebeu notificação da Galvão Engenharia, nesta segunda-feira (16), de que 700 funcionários que trabalham na construção da Ferrovia Oeste Leste (FIOL) serão demitidos, devido aos atrasos nos pagamentos do governo federal. De acordo com o Sintepav, todos os lotes da obra passam por problemas financeiros que podem gerar a demissão de 5.868 trabalhadores. As empreiteiras envolvidas na construção apontam que a Valec Engenharia Construções e Ferrovias não realiza os pagamentos e que o governo não adota medidas necessárias para a superação da crise. Em nota enviada à imprensa, o sindicato cobra reação dos governos federal e estadual e afirma que a demissão dos trabalhadores "poderá aprofundar o quadro de pobreza da região.” Na última quinta-feira (11), o presidente do Sintepav Bahia, Bebeto Galvão se reuniu em Brasília com a direção da Valec para cobrar agilidade no andamento das obras. Os trabalhadores temem que, diante do cenário, não recebam nem mesmo as parcelas rescisórias.
Foto: Divulgação Treze escolas da rede municipal de ensino, da sede e da zona rural, estão sendo reformadas pela prefeitura de Caculé. A obra, orçada em R$ 500 mil, inclui reparos elétricos e hidráulicos, pintura, portas, janelas, fechaduras e melhorias na iluminação, telhados, calçada e contrapiso. O prefeito da cidade, Beto Maradona, destacou que as reformas visam oferecer melhores condições de trabalho para os educadores e tornar o ambiente mais apropriado para o aprendizado dos alunos. O governo municipal também investiu cerca de R$ 85 mil, com recursos próprios, na compra de novos mobiliários para as escolas, trocando alguns armários e carteiras de alunos e professores.
Foto: Divulgação De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Adailde Fernandes Cruz Teles, a obra ainda contribui para o entusiasmo dos alunos e profissionais da educação no desenvolvimento das atividades do ano letivo. “Além da melhoria na infraestrutura das escolas, estamos promovendo a elevação do nível do ensino com a aquisição do material completo do Programa Alfa e Beto, garantindo uma educação de qualidade”, disse ela. Além disso, a pasta pontuou que os investimentos têm elevado a estimativa do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) com avaliação acima da média nacional na última publicação.
Foto: Reprodução Um homem de 48 anos morreu afogado em uma lagoa localizada na Fazenda Gravatá, na zona rural da cidade de Contendas do Sincorá, no sudoeste baiano. O corpo do lavrador Deusdete Nogueira de Santana foi encontrado pelo irmão no último domingo (15) na lagoa, que fica nos fundos da residência da vítima. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os familiares acreditam que ele deve ter passado mal enquanto tomava banho no local. A polícia técnica periciou a área e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Brumado, onde passou por necropsia a fim de investigar as causas do afogamento. Deusdete era casado e tinha filhos. Ele também possuía uma residência na cidade de Tanhaçu.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias A sessão da Câmara Municipal de Vereadores da última segunda-feira, 16 de março foi aberta pelo presidente Alessandro Lôbo e Silva, que cumprimentou a todos informando que a mesma não seria transmitida em razão de problemas técnicos com o link da emissora. Dando continuidade solicitou que o vereador Weliton Lopes, secretário da mesa diretora realizasse a leitura da ata da sessão anterior que foi aprovada por unanimidade. O material do expediente de autoria dos Srs. Vereadores foram retirados de pauta.
O presidente franqueou a palavra para que os vereadores pudessem fazer suas considerações. Fizeram uso:
Édio da Silva Pereira – Comenta sobre o ocorrido na última sessão e diz que foram calunias proferidas sobre a sua pessoa. Diz que tudo se deu em razão da sua atividade como sindicalista. Fala que é um preço alto que se paga em função deste fato. Diz que não poderia falar que não faria a manifestação na empresa cujo irmão trabalhava. Frisa que é sindicalista para defender a classe trabalhadora que é explorada em todo país. Fala que continuará esse trabalho com o mesmo compromisso pois os trabalhadores confiaram o voto para defender os seus interesses e a luta não para. Observa que enquanto estiver no Sindicato defenderá os trabalhadores mesmo que estejam em jogo a sua família. Fala que processou a professora e se acaso perderem processará também o seu irmão para que esse fato não se torne uma constante na câmara. Fala que não quer receber um centavo e se forem penalizados será com penas alternativas. Informa que estará entrando com representação no Ministério Público para verificação da prática de cartel em Brumado sobre o preço do gás.
Jose Ribeiro Neves – Fala sobre a Semana Espírita. Faz considerações a respeito da questão do gás uma vez que há muito tempo que se discute essa questão e não se consegue chegar a uma denominação comum nesse assunto. Fala que chegou a ocorrer alguns entendimentos, mas logo depois voltou a prática dos preços altos. Fala sobre as estradas vicinais e o péssimo estado. Fala que espera que esses pedidos não fiquem na mesa do secretário. Fala sobre o assunto dos guardas municipais e que depois da denúncia estão sofrendo retaliações por parte de uma pessoa responsável pelas escalas. Fala que espera que essa situação seja resolvido. Destaca que acredita que o prefeito não deixe essa situação. Comenta sobre o evento realizado pelo Abracadabra.
Liu Vasconcelos – Fala sobre os problemas na área da saúde que ocorrem no país inteiro, mas Ubiraçaba está sem médico, sujo e abandonado. Fala que gostaria que o secretário de saúde olhasse pelas comunidades rurais. Fala que não está tendo nem água para beber em Lagoa Funda. Fala que as obras estão paradas em Brumado e as empreiteiras sem receber. Fala que não se vê nada no município e que são tanto obras do convênio quanto de recursos próprios. Tudo parado. Fala que acredita que os vereadores de situação também estão verificando isso. Fala que o prefeito precisa mostrar a cara. Fala que os vereadores é que estão junto ao povo e ouvindo as reclamações e carências. Fala que é difícil ser vereador em Brumado. Fala que não faz indicação porque não é atendida e os vereadores de situação também não estão sendo atendidos. Salienta que é necessário tomar uma atitude. Fala que o tempo urge. Fala sobre a denúncia da guarda e se faz necessária uma resposta pública. Fala sobre a questão do gás e diz que está comprando a 35 reais em Ubiraçaba.
Márcio Moreira – Fala que tem certeza que o prefeito está tomando providências sobre a denúncia dos guardas. Explica que perguntou se eram obras de convênio porque o país passa por uma situação difícil e os recursos não estão sendo liberados. Fala que gostaria de ter uma parceria com o vereador Édio na localidade de Lagoa de Areia. Passa o restante de seu tempo para o vereador Santinho – que faz uso da palavra para falar sobre o fato de que além de não ter dinheiro o prefeito tem que arcar com despesas relativas aos calçamentos e se não cumprir terá que devolver o dinheiro repassado. Fala que na época da licitação o valor era inferior ao de hoje. Fala que ou o município arca com os recursos para terminar as nove ruas ou devolve dinheiro. Fala sobre a viagem em Brasília e confirmaram o que já tinham conversado. Fala sobre uma emenda para construção de praça e também uma área para skate. Fala que chegou a hora de bater à porta dos deputados que foram votados em Brumado. Fala sobre as indicações e diz que estão atentos em relação a essas solicitações.
José Carlos dos Reis – Fala sobre as notícias que foram repassadas e sobre a falta de recursos e desta forma fica difícil reivindicar. Destaca que a respeito de obras realizadas no município que o município tem tido a sua participação. Destaca que o estádio dos Prazeres o município além da participação ainda fez aporte em torno de 50 mil para que as obras pudessem continuar. Fala sobre a necessidade de alargamento das estradas em razão do grande fluxo de veículos e para a segurança de todos. Fala sobre a saúde do município e dados chamam a atenção e diz que é de suma importância. Reforça que em 2014 foram atendidos 72.823 pessoas ou seja a população não chega a 70.000.
Weliton Lopes-Comenta sobre nota do prefeito de Guajeru e destaca a forma truculenta e diz que o prefeito não está acostumado a ser criticado e está raivoso. Faz a leitura de parte da nota. Fala que ao invés de fazer uma retratação quem deve fazer é o referido prefeito.Fala na condição de vereador e como defensor de Brumado tem a obrigação de dar opinião, pois o vereador não é só fiscalizar e denunciar e sim averiguar os fatos e buscar a solução. Fala que teve uma grata surpresa que está sendo investido mais e mais na saúde e só o hospital mais de 600 mil de recursos próprios fora o que vem do Ministério da saúde. Observa que a população não tem culpa, mas que escolheram mal seus representantes. Fala que não consegue aceitar que Brumado gaste só no hospital essa quantia exorbitante e esteja sustentando os habitantes de outros municípios. Informa que o município recebe 523 mil e três reais pela saúde plena. Fala que pacientes de Brumado não vão para outros locais sem regulação. Fala que o prefeito pode ficar com raiva e não tem medo de processo.
Alessandro Lôbo e Silva – Faz uso da palavra para complementar o discurso do vereador Weliton e que por mais que se reclame da saúde pública não se pode deixar de falar que Brumado oferece uma saúde de qualidade. Fala que Brumado vai para outros municípios em busca de procedimentos que são mais complexos e não os que são direcionados de outros municípios que deveriam ser atendidos na saúde básica. Fala que o que preocupa a sua pessoa são os atendimentos básicos que estão sendo realizados no hospital vindos de municípios vizinhos. Ressalta que o hospital é de média complexidade e o gasto com esses procedimentos impede que o município faça investimentos, como por exemplo a contratação de mais especialistas. Fala sobre o fato ocorrido e a Casa não vai permitir que fatos como esse aconteçam. Informa sobre o Campeonato do Espinheiro no próximo domingo.
Lideranças
Weliton Lopes – Lamenta o fato e diz de sua indignação e foi uma agressão não ao vereador e sim ao poder legislativo de Brumado, uma unidade secular da qual hoje são membros, mas a instituição continua. Fala que atingiu de forma violenta e que não tem nada para relatar no campo pessoal sobre o casal e os tem como exemplos de Brumado mas naquela noite falharam e tiveram uma atitude de ataque ao poder legislativo. Fala que o vereador ficou muito abalado. Fala que tem muita resistência sobre a IbarNodeste e as atitudes tomadas pela mesma.
Édio da Silva Pereira – Fala que foi em defesa intransigente dos trabalhadores e tem como obrigação defender os interesses dos trabalhadores e não dos familiares. Fala sobre a articulação de parceria para trazer mais obras para Brumado. Fala que será de suma importância a obra do Estádio que incrementará o esporte em Brumado – futebol. Fala sobre a obra da Cesta do Povo. Informa que já foi liberado aproximadamente um milhão e duzentos mil para a referida obra.
José Carlos dos Reis – Fala sobre a falta de água e energia para tocar a obra do presidio. Fala que o prefeito tem cobrado, mas sozinho não consegue. Fala sobre viagem a Salvador e Brasília. Fala que vai anunciar obras em beneficio de Brumado através de Aleluia.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Em entrevista ao site Brumado Notícias, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) declarou que a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) reativou a comissão que acompanha as obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) e do Porto Sul, em Ilhéus. Ivana disse que a AL-BA aprovou o plano de trabalho que visa aproximar os órgãos federais e estaduais no intuito de apresentar relatórios sobre o andamento da obra em todos os lotes espalhados ao longo do percurso de instalação da ferrovia. A deputada afirmou ainda que, depois de receber todo o prospecto panorâmico, a casa legislativa deverá formar uma caravana para ir diretamente à capital federal cobrar o aceleramento das obras. “Essa ferrovia será o grande marco diferencial para o escoamento de mercadorias que irá alavancar a economia de todo o estado. Não podemos deixar os trilhos da Fiol parados no meio do mato, vez que muito já se investiu e todo esse investimento terá de ser recompensado com as atividades sobre os trilhos”, destacou a parlamentar.
O medicamento darunavir 600mg comprimidos revestidos foi incorporado pelo Ministério da Saúde como terapia antirretroviral oferecida para adultos com HIV em tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida foi publicada em portaria do Diário Oficial da União, edição de hoje (17). O coeficiente de mortalidade por Aids caiu 13% nos últimos dez anos, passando de 6,4 mortes para cada 100 mil habitantes, em 2003, para 5,7 mortes, em 2013. A faixa etária onde a epidemia mais cresceu foi entre jovens de 15 a 24 anos. Dados do governo indicam que, entre 2005 e 2013, o total de brasileiros com acesso ao tratamento antirretroviral mais que dobrou, passando de 165 mil pra 400 mil. Atualmente, o SUS oferece 22 medicamentos para pacientes soropositivos. Desse total, 12 são produzidos no Brasil. Desde os anos 1980, foram notificados 757 mil casos de Aids no Brasil. A epidemia no país é considerada estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20,4 casos para cada 100 mil habitantes, o que representa cerca de 39 mil novos casos da doença todos os anos.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Três projetos de lei, um requerimento e doze indicações que seriam debatidos e votados durante sessão da Câmara de Vereadores na noite da última segunda-feira (16) foram retirados de pauta a pedido dos próprios parlamentares autores dos documentos. O ocorrido foi registrado devido a uma pane no sistema de transmissão da sessão via rádio. Esta é a segunda semana consecutiva que os debates parlamentares não são transmitidos. A direção da emissora responsável pela transmissão justificou que o equipamento instalado no legislativo ainda está em manutenção após apresentar falhas mecânicas. Ele precisou ser encaminhado à empresa que fará os reparos técnicos. Diante do impasse, a emissora vai retransmitir a gravação da sessão na noite desta terça-feira (17).
Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Os usuários do WhatsApp para Android comemoram a chegada do recurso de chamada de voz no mensageiro. A atualização ainda está em fase de testes e poucos usuários podem utilizar o recurso. Em decorrência disso, uma onda de usuários com a nova versão está se oferecendo para fazer chamadas de voz pelo aplicativo a outros donos de Android - única forma de conseguir o novo recurso. A situação chamou a atenção para divulgação dos riscos de divulgar o número do telefone na internet. O Especialista da Informação Digital da Symantec, Nelson Barbosa, explicou que existem diversas formas de usar o contato telefônico de alguém de forma mal-intencionada e que esta atitude pode trazer muitas dores de cabeça aos internautas. Segundo ele, os problemas vão desde os famosos trotes ou ligações de call centers até inconvenientes mais graves, como as ligações de falsos sequestros. Normalmente, os “sequestradores” descobrem alguns dados pessoais da vítima e usam as informações para a situação parecer mais real. O especialista alerta ainda que existe outra modalidade de golpe sendo divulgada pela Internet, em que os cibercriminosos enviam um link para o celular do usuário e pedem para acessá-lo, garantindo que assim ele vai conseguir baixar o recurso de chamada de voz do WhatsApp.
O dólar opera em alta em relação ao real nesta terça-feira (17) - a moeda abriu os negócios do dia cotado a R$ 3,25. Na máxima da sessão, atingiu R$ 3,2844, maior nível desde 2 de maio de 2003, quando foi a R$ 3,305. O quadro de apreensão tem levado investidores a adotar a filosofia de que notícias positivas podem gerar alívios pontuais. Para especialistas, é necessária uma mudança significativa no cenário político para reverter a atual trajetória de alta da moeda norte-americana. A principal preocupação dos investidores é com o impacto das turbulências políticas sobre o ajuste fiscal promovido pelo governo, que vem parecendo cada vez mais difícil. Nesse sentido, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, buscou na véspera apoio às medidas de reequilíbrio das contas públicas, mesmo diante da atividade econômica em contração e da inflação elevada. Analistas ressaltavam ainda que, mesmo no caso de um ajuste fiscal bem-sucedido, a percepção é que a economia brasileira precisa de um dólar forte para se recuperar. Autoridades do governo vêm dando sinais de que acreditam que as atuais cotações são mais próximas de um nível "justo".
Foto: Bonny Silva Na última segunda-feira (16), uma banana de dinamite foi encontrada dentro de um caixa eletrônico do Banco do Brasil na cidade de Urandi, no sudoeste baiano. Após localizar o explosivo, a gerência do banco acionou a polícia militar, que deslocou a Companhia de Operações Especiais (COE) do Batalhão de Choque de Salvador para desinstalar a bomba. A operação de retirada e desarme do artefato só terminou por volta das 20h. Esta não é a primeira vez que a agência é alvo de bandidos. A polícia está investigando o caso.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias O auditório da Igreja do Evangelho Quadrangular, no município de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, foi palco do 1º Seminário "Avanços, desafios e estratégias para a política de produção de alimentos e da convivência com o Semiárido", promovido pela Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia (Asfab). O evento teve como principal objetivo discutir a atual situação vivenciada pelos agricultores familiares e camponeses da região, bem como traçar metas que possam melhorar a realidades desses pequenos produtores rurais. Tudo isso por meio de um diálogo pautado em políticas públicas voltadas para o setor, integrando os seus principais atores: agricultores, associações e o poder público. Segundo Evânio Alves de Oliveira, coordenador do evento e diretor da Asfab, o Seminário foi pensado para discutir a agricultura familiar em uma visão muito maior. “Pensamos o evento para debater questões relevantes para esse importante segmento da nossa região, indo além do acesso à água. Mas para discutir e se pensar a agricultura familiar e camponesa em seu conjunto, os desafios, as perspectivas, a convivência com o semiárido, as estratégias de produção de alimentos, numa lógica mais ampla”, destaca Oliveira.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Com o Seminário, a Asfab promoveu um debate fundamental para o avanço das políticas direcionadas à agricultura familiar não só em um contexto regional, mas também a nível estadual. “Pensamos o evento para sair de uma discussão em um contexto microrregional e ir para uma amplitude maior. Mais de 50% do estado da Bahia é rural, munícipios como os da nossa região são totalmente rurais. Então, precisamos discutir a agricultura familiar como um todo e com todos”, enfatizou Marcio Aguiar, Coordenador de projetos da Asfab e um dos organizadores do evento. Com a participação de aproximadamente 500 pessoas, entre agricultores, técnicos, representantes de associações, movimentos sociais, cooperativas e do poder público regional e estadual, o Seminário esteve representado por 25 municípios, de 10 diferentes territórios de identidade da Bahia, e mostrou a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento econômico e social para a região do semiárido e para todo o estado.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias “Nós temos que parabenizar a Asfab por organizar um evento tão grandioso, envolvendo uma temática tão importante. Tivemos aqui um momento muito rico, de aprendizado e de formação, que muito contribuirá para a expansão de políticas públicas para o setor”, afirmou Marcelo Matos, Superintendente da Bahia ATER (Assistência Técnica Rural), e representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Além do representante da SDR, o evento contou com a presença do prefeito de Malhada de Pedras, Valdeci Alves Bezerra; do prefeito de Guajeru, Gil Rocha; do coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado da Bahia (Fetraf) Rosival Leite; da diretora do Fórum Baiano de Agricultura Familiar e da CUT Nacional, Elisângela Araújo; do Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Wellington Resende; do Secretário de Agricultura de Brumado, Frederico Maciel de Carvalho Neves e do representante da Articulação do Semiárido (ASA), Mário Augusto de Almeida Neto, o Jacó.
Foto: Reprodução De acordo com dados do “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), os contribuintes brasileiros já pagaram mais de R$ 400 bilhões em impostos federais durante 2015 - a meta foi alcançada na última segunda-feira (16). O presidente da entidade, Rogério Amato, destacou que em 2014 o número foi alcançado apenas no dia 24 de março, demonstrando um aumento da arrecadação no país. Para ele, esse aumento é resultado da elevação de preços e do fim de isenções fiscais. No final de 2014, o impostômetro bateu recorde ao alcançar R$ 1,8 trilhão, montante superior ao 1,7 trilhão arrecadado em 2013.
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR A presidenta Dilma Rousseff encarou as manifestações contra seu governo com aparente tranquilidade. Segundo ela, o governo tem que dialogar e saber do que se tratam os protestos. ”Ouvir é a palavra, e dialogar é a ação”, avaliou. Dilma diz que não quer consenso e que é preciso aceitar que “as vozes são diferentes”, principalmente em um país complexo como o Brasil. Apesar da posição de humildade, ela afirmou que “tem de haver responsabilidade com as instituições”, citando o Congresso, o Executivo e o Judiciário. Em discurso durante cerimônia de sanção do novo Código de Processo Civil, a presidente comentou os protestos em todas as regiões do país. “Ontem, quando eu vi centenas e milhares de cidadãos se manifestando, não pude deixar de pensar que valeu a pena lutar pela liberdade e pela democracia. Esse país está mais forte do que nunca”. Em seguida, em entrevista à imprensa, ela declarou que está aberta ao diálogo, porém destacou que o governo tem de ter uma postura firme naquilo que acha importante. Segundo Dilma, o governo federal tem dado respostas coerentes aos pedidos que vêm das ruas, como o pacote de medidas de combate à corrupção, que deve ser anunciado nos próximos dias. Em contrapartida, ela garantiu que o ajuste econômico é essencial, reconhecendo que as armas de combate à crise se esgotaram e que agora o governo precisa “iniciar outro caminho”.