Foto: Bonny Silva Por volta das 19h30 da última terça-feira (19), dois marginais invadiram uma residência na cidade de Guanambi e executaram uma mulher grávida. Segundo informações do radialista Bonny Silva, Iramélia Prates Batista, de 39 anos, grávida de oito meses do décimo filho, foi morta com três tiros - no abdômen, tórax e braço. Jaqueline Lima Teixeira, de 29 anos, que também estava na casa no momento do ocorrido, foi atingida com um tiro na panturrilha, mas foi hospitalizada e passa bem. A polícia informou que no local funcionava um ponto de venda de drogas. O delegado plantonista Nilo Ebrhaim está à frente das investigações, realizando algumas diligências para identificar os autores do homicídio. Policiais militares que estavam nas imediações chegaram logo em seguida ao local do crime e por pouco não prenderam os criminosos.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias A movimentação das polícias civil e militar no Hospital Professor Magalhães Neto (HPMN), em Brumado, foi grande na última terça-feira (19). No local, a polícia apurava os detalhes acerca da entrada de dois jovens baleados na unidade. Eles teriam sido alvejados por disparos de arma de fogo na noite da última segunda-feira (18). A polícia informou ao site Brumado Notícias que os jovens estavam na calçada de uma casa, no Bairro Dr. Juracy, quando dois homens chegaram em uma motocicleta. Armado, o carona efetuou os disparos e as vítimas não tiveram tempo de reagir. Ambos, um deles menor de idade, foram conduzidas ao hospital, onde passaram por procedimento cirúrgico para retirada dos projeteis. De acordo com a polícia, a justiça já havia expedido o mandado de apreensão do menor, pois o mesmo é apontado como autor de vários delitos no município. Ao receber alta hospitalar, o adolescente será conduzido a uma casa de acolhimento e recuperação para menores.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Em Brumado, a Dalmóbile está renovando o seu showroom e liquida seu estoque com ofertas incríveis. Compareça e comprove o que há de mais moderno em móveis planejados em 100% de MDF, que atende a um elevado padrão de qualidade. Os clientes mais exigentes do mercado vão aprovar. A Dalmóbile está localizada na Rua Barão de Vila Velha, no Bairro das Flores. Para maiores informações, ligue: (77) 3453-1822.
Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Com o objetivo de aumentar a sua variedade e atender melhor seus clientes, a Suprema Refrigerações agora também está trabalhando com a venda de eletrodomésticos, eletroportáteis, móveis, automotivos, brinquedos, instrumentos musicais, celulares, informática, esporte e lazer. Quer conferir de perto toda linha de produtos da Suprema, então faça uma visita a loja, que fica localizada na Praça Armindo Azevedo, 466, em Brumado. A Suprema divide as suas compras em até 10 vezes no cartão. Para maiores informações, ligue (77) 3441-1786.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Durante o último final de semana, a quadra de esporte Moisés da Silva Meira, no Colégio Municipal Professora Nice Públio, foi palco do II Campeonato Regional de Surdos de Brumado. Oito cidades da região estavam representadas na competição promovida pela APDEMB, com o apoio da secretaria municipal de esportes. O time de Barra do Choça sagrou-se campeão ao vencer na final o Vitória da Conquista por 2x1. Já a seleção de Brumado ficou com o terceiro lugar ao derrotar o time de Guanambi com a goleada de 10x2. As equipes finalistas e os jogadores receberam a premiação em troféus e medalhas.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Como gerente e porta voz da InterCement e representando o Instituto Camargo Correia, além do Comitê de Desenvolvimento Comunitário, Chander Lima utilizou a tribuna livre da Câmara de Vereadores de Brumado na noite da última segunda-feira (18) para fazer o lançamento da II Semana do Bebê no município. O evento acontecerá entre os dias 25 e 31 de maio. Na oportunidade, Chander apresentou os benefícios do programa, que já faz parte do calendário municipal, e tem o apoio dos poderes executivo e legislativo. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o gerente explicou que o projeto visa mobilizar a população local e os órgãos públicos e privados no que se refere ao atendimento das carências da primeira infância. Chander destacou ainda que, durante a primeira semana realizada em 2014, mais de 500 pessoas foram diretamente beneficiadas com o projeto.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Segundo ele, o programa tem uma proposta educativa, levando à população informações acerca dos cuidados com as crianças. “As ações desenvolvidas na semana contribuem para um novo olhar em relação ao bebê e à criança, quanto às mudanças nas estruturas municipais em suas bases, na saúde e na educação. O objetivo é ampliar a atuação intersetorial, buscando o envolvimento das famílias, o aumento do aleitamento materno e o acesso ao pré-natal, proporcionando a diminuição da taxa de mortalidade infantil e o aumento da taxa de registro de nascimento, além de reduzir a gravidez na adolescência”, destacou Lima.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Através de uma iniciativa do lutador de MMA João Isidoro e do seu irmão, o professor de boxe Edmundo Isidoro, foi fundado em Brumado o projeto Juventude em Ação Boxe. O projeto conta com a colaboração do Clube Corinthians, do estado de São Paulo. Além disso, a iniciativa se destacou e ganhou mais apoiadores, dentre os quais empresários e a prefeitura local, além de uma parceria social com a APAE, que tem cedido sua sede para as atividades do projeto. Em troca, pelo menos uma vez por mês os boxeadores interagem com os alunos, realizando atividades recreativas na associação. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o professor Edmundo apontou que, dentro da proposta de propagar o esporte no município, a maioria dos interessados são mulheres, que buscam no boxe um meio de se defender e melhorar o corpo, já que, segundo ele, o boxe é um esporte que envolve toda estrutura corporal. No intuito de conseguir mais repercussão para o projeto, professores e alunos compareceram à sessão legislativa para que os parlamentares também possam comentar as atividades e difundir a iniciativa.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Nesta quarta-feira (20), às 19h, será realizada uma reunião no campus do Ifba, em Brumado, para discutir a atual conjuntura da greve dos servidores do instituto. A diretoria geral do Ifba explanará na ocasião a pauta de reivindicações apresentadas pelo sindicato dos docentes e técnicos administrativos. Também será divulgada e esclarecida a contraproposta apresentada pela Reitoria e Colégio de Dirigentes aos servidores frente as suas demandas. No último dia 12, a reitoria se reuniu com os representantes do Colégio de Dirigentes e do Comando Estadual de Greve. Na reunião foram discutidos o retorno do INTRAIFBA; reuniões do Colégio de Dirigentes; resolução CONSUP nº 46/2014; flexibilização da Jornada de Trabalho dos TAEs (30h); e ponto eletrônico.
O ex-secretário de Educação de Ibiassucê, o advogado André Yuri, que foi exonerado no último dia 30 de abril, postou um vídeo em seu perfil pessoal no Facebook relatando possíveis desvios na administração municipal. A cidade do sudoeste baiano é administrada pelo prefeito Manoel Adelino Gomes de Andrade (PT), o Neto. Segundo apurou o site Brumado Notícias, André atuou por onze meses na pasta da Educação e também já tinha gerido a Secretaria de Saúde. “Eu me dediquei, tentei ao máximo fazer valer o dinheiro do povo. Eu fiz uma investigação sobre os gastos que estavam sendo feitos com a educação e percebi que havia desfalques. Fui confrontar com algumas pessoas ligadas a gestão a respeito desses fatos e nesse momento me foi dita a seguinte frase: ‘ou você é um laranja, ou você pede para sair’”, disse. Segundo ele, após ter ouvido a declaração, por uma atitude honrada, deixou a pasta. Yuri ainda revelou no vídeo que foi humilhado e chamado de ‘laranja’. Outras pessoas também deixaram o trabalho pelo mesmo motivo, segundo o denunciante. O advogado ficou bastante exaltado no vídeo ao cobrar moralidade e honestidade com o dinheiro público. A prefeitura de Ibiassucê ainda não se manifestou sobre o caso.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias O vereador brumadense Castilho Viana (PSB) surpreendeu a plenária da Câmara em seu pronunciamento na sessão da última segunda-feira (18) ao denunciar que pode estar ocorrendo invasão e comercialização irregular no Loteamento Santa Inês, localizado à margem da BA-148, na entrada da cidade. O terreno de 350 hectares é da União e, segundo o parlamentar, já havia sido permitida a posse de lavradores sem terra em parte da área, que agrega ainda o Parque de Exposições, o Cemitério Jardim Santa Inês e o local onde será construído o parque da cidade. No entanto, ele denunciou que, além dos posseiros, empresários da cidade tem invadido o local.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Viana explicou que, ao se apossarem dos terrenos, eles começaram a abrir loteamentos para serem comercializados. O vereador apresentou ainda um mapa territorial em que a própria prefeitura aponta a irregularidade dos lotes recém abertos na localidade. Ele adiantou que irá entrar com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) para que sejam apuradas as denúncias.
A presidenta Dilma Rousseff (PT) estuda a possibilidade de abrir novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) este ano. A intenção foi manifestada à presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Vic Barros, durante encontro com Dilma esta noite no Palácio do Planalto. Segundo Vic, a presidenta afirmou que “o governo está estudando a possibilidade de abrir novos contratos” no segundo semestre de 2015. No início do mês, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse que não há dinheiro para a assinatura de novos contratos este semestre. Este ano, as normas do programa foram alteradas no sentido de aumentar o rigor da seleção dos candidatos e das universidades escolhidas pelo MEC. De acordo com a presidenta da UNE, a organização estudantil concorda com as medidas que o governo federal vem implementando quanto ao controle das mensalidades e da qualidade dos cursos. “Achamos que o Fies precisa ser ampliado no nosso país e que no segundo semestre possam ser abertos novos contratos. Além disso, [o governo precisa] assegurar neste semestre que todos os estudantes que já têm Fies tenham seu contrato auditado. É fundamental que ela [Dilma] siga essa política de expansão porque muita gente depende disso para continuar na universidade”, declarou.
Foto: Divulgação O Tiro de Guerra de Brumado está sempre participando de ações e atividades que visam contribuir de alguma forma para o bem estar da sociedade. Pensando nisso, nesta terça-feira (19), os integrantes do TG auxiliaram a Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano na limpeza e manutenção da pista. No local, diariamente, diversos brumadenses costumam realizar caminhadas e corridas.
Desaparecidas há quatro dias, três garotas foram encontradas na casa de um homem de 58 anos em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Durante a abordagem, realizada em uma residência no Bairro Candeias, a polícia encontrou fotos e vídeos de meninas seminuas, armazenadas em um tablet. Os investigadores suspeitam que as adolescentes tenham sido abusadas pelo bancário de 58 anos, que ainda não foi encontrado. Elas têm 13, 15 e 16 anos - a mais velha sofre de transtornos mentais. Segundo a polícia, a denúncia foi feita por uma amiga das meninas. O capitão da polícia militar, Helderim Tomaz, disse ao G1 que festas costumam ser promovidas na residência, nos finais de semana. As adolescentes negaram que tenham sido abusadas sexualmente. Uma delas relatou que bebia cerveja e uísque na casa do suspeito e que elas mesmas gravavam os vídeos. Uma outra, que também teve a identidade preservada, contou à reportagem que frequenta o imóvel do suspeito há mais de um ano. O homem tem cinco passagens pela polícia por casos como porte ilegal de arma e por dirigir embriagado. Depois de prestar depoimento, as adolescentes voltaram para a casa dos pais.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Um homem de 46 anos foi encontrado morto dentro de sua casa, localizada na cidade de Aracatu. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Wilson de Jesus Maia morava sozinho e os vizinhos que o encontraram já sem vida. A polícia militar foi acionada e o local foi isolado. Peritos inspecionaram a casa e o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal de Brumado. Só depois da necropsia é que as causas da morte serão apontadas.
Em um cenário incerto com relação ao fim do fator previdenciário e a mudanças nas regras da aposentadoria aprovadas na semana passada pela Câmara, quem quiser programar um futuro que não dependa somente da Previdência Social pode encontrar na previdência privada uma alternativa de investimento para garantir tranquilidade financeira após anos de trabalho. Os planos de previdência privada funcionam como uma espécie de poupança “forçada” a longo prazo, como explica o economista e especialista em Previdência Privada, Pedro Gomes. “As pessoas, cada vez mais, têm se interessado pelo o planejamento dos seus gastos e da sua vida financeira, principalmente os que batalham para ter uma vida mais confortável lá na frente”. A faixa de contribuição mínima para quem pretende aderir a um plano de Previdência Privada varia entre os bancos, mas podem chegar a média de R$ 25 a R$ 70 por mês. De acordo com o economista Pedro Gomes, a idade ideal para se iniciar um plano de previdência complementar é entre os 18 aos 20 anos. “Vai permitir uma rentabilidade maior por conta de uma maior quantidade de tempo de contribuição”. Gomes chama atenção para a diferença entre os dois tipos de previdência privada ofertadas pelo mercado, o Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) e o Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL). O PGBL é recomendado para quem já está com 30 anos, como explica o especialista. “Isto porque ele vai ter um temo menor de contribuição, o resgate vai acontecer em um prazo menor”. A maior vantagem está também na declaração do Imposto de Renda. “Ele vai poder deduzir o valor total. O Imposto só vai ser descontado quando for resgatar a Previdência Privada”. O VGBL é válido para quem vai demorar um tempo maior para resgatar. “Não haverá dedução do imposto de renda, mas em compensação, quando for receber lá na frente, não vai ser descontado Imposto de Renda do valor total do benefício resgatado”. As informações são do Correio.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Neste ano, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) completou 15 anos de existência. Ao longo desses anos, a PRE garantiu a segurança de condutores e passageiros nas rodovias que cortam o estado. Diariamente, 624 policiais atuam nos nove mil quilômetros de estradas que são de responsabilidade do órgão, realizando abordagens aos veículos. Durante as blitze, além das vistorias nos automóveis, documentos do veículo e do condutor são verificados como forma de reduzir o risco de acidentes e combater o tráfico de drogas e de pessoas. O comandante da PRE, tenente-coronel Alfredo Nascimento, falou sobre o trabalho da instituição. “Nós temos como diretriz para o trabalho a educação, o trânsito e o enfrentamento - o ETE. Orientamos, fiscalizamos para que a estrada seja um lugar mais seguro. Realizamos diversas campanhas educacionais para que as pessoas não cometam infrações que venham a comprometer a vida”, explicou ele. Segundo dados do órgão, as principais ocorrências registradas são as colisões de veículos, das quais mais de 70% dos casos são provocados pela falta de atenção do condutor. De acordo com a capitã Maria Aparecida Vieira, além das ações desenvolvidas pelo órgão, a solução para a redução dos acidentes é a conscientização do próprio motorista. “É necessário que o condutor reavalie suas próprias atitudes. Não é o suficiente os equipamentos, as fiscalizações, se não houver uma mudança de concepção. Em maio fazemos o Maio Amarelo, por exemplo, para que condutor passe a enxergar a gravidade de cometer infrações”, afirmou a capitã.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Na sessão legislativa da última segunda-feira (18), o vereador José Santos (PTC), o Santinho, usou o plenário da Câmara para defender os funcionários das empresas terceirizadas prestam serviços para o governo estadual no município. Ele cobrou providências quanto ao pagamento dos trabalhadores e pediu respeito aos mesmos. “Temos informações de que há mais de quatro meses funcionários da LOCSERV e PST estão com os salários atrasados. Já encaminhei ao deputado estadual Luciano Ribeiro a informação sobre o que vem ocorrendo em Brumado, pedindo que ele relate o caso e cobre na Assembléia Legislativa para que providências sejam tomadas. Caso não seja resolvido este desrespeito por parte destas empresas voltaremos a cobrar em outras oportunidades”, frisou o vereador.
Cerca de 14 milhões de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família vão receber um conversor de TV digital com grande capacidade de interatividade. O equipamento foi apresentado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo André Barbosa, superintendente Executivo de Relacionamento da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), responsável pelo Brasil 4D, projeto-piloto que permite a alguns beneficiários do Bolsa Família, a decisão inaugura a possibilidade de uma TV que não apenas disponibilize bons programas, mas também serviços, por meio de aplicativos e vídeos para as pessoas. Barbosa explicou que, com o conversor acoplado à televisão, o beneficiário poderá fazer consultas sobre vagas de emprego, capacitação profissional, serviços públicos nas áreas de saúde, educação, segurança e transporte, além de serviços bancários, cursos técnicos e de educação financeira. O preço do conversor deve ficar, segundo ele, em torno de R$ 130, incluindo a antena. Uma licitação será feita para a aquisição dos equipamentos, que começarão a ser instalados no próximo ano, gratuitamente, nas casas dos beneficiários do Bolsa Família residentes das capitais e, até 2018, em todo o país, informou.
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mais de 28 mil consumidores reclamaram por ficar sem energia elétrica no ano passado. A Aneel ainda apontou que a Coelba é considerada uma das concessionárias com mais problemas relatados pelos consumidores. A diretoria da agência já comunicou que as empresas que tiveram baixo rendimento podem ser multadas e até perder a concessão. O diretor da Aneel, Romeu Rufino, destacou que a distribuidora é obrigada a prestar o serviço dentro de um padrão adequado de qualidade e que as empresas do setor pagam muito mais caro pelo período que não prestaram o serviço do que por aquele que deveria prestar. “Então, ela é punida no sentido de compensar o consumidor por aquela falha na prestação de serviço", disse Rufino.
Foto: Camila Queiroz A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o prefeito da cidade de Dom Basílio, João Careca (PMDB), se reuniram com o Secretário de Saúde do Estado, Fábio Villas Boas, para verificar a situação do convênio que visa equipar o Hospital Maternidade de Dom Basílio. Na audiência, que também contou com a presença do deputado federal Sérgio Brito (PSD), o secretário garantiu que vai honrar todos os acordos firmados com as prefeituras. Ele disse ainda que o pagamento da primeira parcela do convênio, no valor de R$ 202 mil, está sendo programado para os próximos meses. Orçado em aproximadamente R$ 690 mil, o convênio prevê a aquisição de 24 equipamentos e materiais hospitalares permanentes para o hospital. Bastos destacou após a reunião que a cada dia mais um passo é dado para o desenvolvimento do município. “Com a aquisição desses equipamentos será garantido à população um hospital mais moderno e com melhores condições de atendimento”, afirmou ela.
Foto: Divulgação Nos dias 13, 14 e 15 deste mês de maio, em Brasília/DF, foi formada a primeira turma de facilitadores do Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos, promovido pelo Ministério da Cultura, por intermédio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), Secretaria da Economia Criativa (SEC) e o Senac-DF. O curso se desenvolveu ao longo de quatro etapas, totalizando uma carga horária de mais de 200 horas. A oficina contou com a participação de 200 alunos formandos. Na Bahia, de mais de 2000 inscritos somente 40 se credenciaram “facilitadores de projetos culturais”, entre os quais o assessor parlamentar do vereador Castilho Viana (PSB), Marcos de Aguiar Porto.
Foto: Divulgação Segundo ele, o curso objetiva fomentar a elaboração de projetos culturais e empreendimentos criativos através da intermediação dos facilitadores. Esses profissionais vão, de acordo com ele, além de produzir, analisar os projetos da iniciativa privada e pública para encaminhá-los ao Ministério da Cultura. O assessor fez questão de agradecer aqueles que o ajudaram a participar do programa. “Agradeço ao prefeito Aguiberto Lima Dias, a vice-prefeita Cristina Gondim, ao Secretário de Administração Raimundo Lima Dias, ao vereador Castilho Viana, ao médico José Clemente, e aos amigos Sérgio Mauro e Paulo Marques pelo apoio concedido ao longo desses dois anos de curso”, disse ele.
Foto: Reprodução De acordo com dados do Ministério da Saúde, 14,5 milhões de brasileiros receberam a vacina contra a gripe. A campanha teve início no dia 4 de maio e se encerra na próxima sexta-feira (22). A meta do governo é atingir ao menos 80% do total previsto, ou seja, 39,7 milhões de pessoas até o final da campanha. Devem ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional, além da população indígena. A dose protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. No ano passado, 1.794 pessoas foram internadas em decorrência de complicações da gripe e 326 morreram. A cepa H1N1 foi a que provocou o maior número de óbitos (163), seguido do H3N2 (105).
Foto: Reprodução Na última segunda-feira (18), o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que o governo efetuará cortes no Orçamento Geral da União e que a ordem de grandeza vai estar entre R$ 70 bilhões a R$ 80 bilhões. Segundo ele, o montante será “o necessário para atingir a meta” do superávit primário (poupança para pagar os juros da dívida pública). O anúncio do bloqueio de verbas deve ocorrer na próxima quinta-feira (21). Em referência às medidas de ajuste fiscal que estão sendo votadas pela Câmara e pelo Senado, como as medidas provisórias que alteram o acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários, o ministro disse que o valor exato do contingenciamento ainda está sendo examinado e será definido conforme a avaliação das receitas e o direcionamento das votações.
