Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

26/Ago/2025 - 17h00

Brumado: Creas Chico Xavier endossa combate a violência contra a mulher

Brumado: Creas Chico Xavier endossa combate a violência contra a mulher Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (25), a psicóloga Gabriela Carvalho, do Creas Chico Xavier, utilizou a tribuna livre da Câmara de Vereadores de Brumado para falar sobre o combate à violência contra a mulher. Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Carvalho disse que é essencial usar todos os espaços possíveis para falar sobre o tema, especialmente durante a campanha Agosto Lilás, quando é comum o número de denúncias aumentar na cidade. “Depois desse tipo de momento, as pessoas se encorajam e as denúncias explodem. As pessoas que estão com medo e intimidadas de alguma forma, ou que não tenham a informação sobre onde procurar ajuda, se aproveitam dessas informações e se encorajam”, afirmou. Segundo a psicóloga, no ano passado, foram registrados em Brumado 59 casos de violência doméstica. Neste ano, até o dia de hoje, foram contabilizados 20 casos. 

Brumado: Creas Chico Xavier endossa combate a violência contra a mulher Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na cidade, de acordo com levantamento do Creas, as violências mais praticadas são a física e a psicológica. A profissional salientou que, apesar dos números, estamos diante de uma realidade oculta, em que há muitos casos subnotificados por medo de denunciar. “Queremos que as mulheres falem e procurem ajuda”, destacou. Carvalho acredita que a criação do Conselho Municipal da Mulher e a realização da Conferência Territorial da Mulher em Brumado dão visibilidade para a pauta e concedem protagonismo às mulheres nesse cenário. “Quanto mais as mulheres forem valorizadas e respeitadas, a sociedade vai ficando mais justa e igualitária. O objetivo é que as mulheres ocupem o mesmo nível de protagonismo dos homens”, defendeu. Para denunciar casos de violência doméstica, a população pode entrar em contato com o Creas pelo número (77) 99803-3032. O órgão fará todos os encaminhamentos necessários, inclusive com o acolhimento e proteção da vítima.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Arquivo