Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Um potro foi resgatado com vida na noite do último sábado (17) após cair em um poço abandonado com cerca de oito a nove metros de profundidade, no município de Livramento de Nossa Senhora.
A ocorrência mobilizou integrantes dos Guardiões Ambientais da Serra das Almas (Gasa), que atuaram na retirada do animal.
Segundo o presidente da entidade, Antônio Carlos Oliveira, conhecido como Carlos Bananinha, o poço está localizado em um terreno particular e não era de conhecimento dos proprietários, já que a área encontrava-se tomada por vegetação alta, o que dificultava a visualização da estrutura.
De acordo com informações da Gasa, o potro caiu no poço e sofreu diversos ferimentos. Para viabilizar o resgate, os voluntários montaram um sistema de rapel com uso de tripé, roldanas e equipamentos de segurança.
Um dos integrantes desceu até o interior do poço, realizou a amarração do animal e, com o apoio da equipe na superfície, conseguiu efetuar a retirada com segurança.
Após o resgate, o potro apresentava um corte profundo na boca, com significativa perda de sangue, além de escoriações pelo corpo.
Apesar da gravidade dos ferimentos, não foram constatadas fraturas. O animal conseguiu sair caminhando do local por conta própria. Ainda conforme a equipe de resgate, o potro foi encaminhado para atendimento veterinário.
O estado de saúde é considerado estável, e o animal não corre risco de morte.
