Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
29/Out/2025 - 15h00

Rio de Contas: Barragem atinge nível crítico com apenas 22,24% de sua capacidade

Rio de Contas: Barragem atinge nível crítico com apenas 22,24% de sua capacidade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Localizada no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, a Barragem Luiz Vieira atingiu nível crítico, preocupando moradores e autoridades locais.

Imagens e vídeos registrados no último sábado (25) mostram o reservatório com 22.104.628 m³ de água, o equivalente a apenas 22,24% de sua capacidade total.

Considerando que o reservatório suporta até 99.351.357 m³, o cenário atual é alarmante e reacende o alerta sobre o abastecimento e a necessidade de uso consciente da água em toda região.

Diversos municípios dependem diretamente do reservatório para o consumo humano, a irrigação e outras atividades essenciais.

Desde novembro de 2024, o volume vem diminuindo gradativamente devido à escassez de precipitações e às altas temperaturas.

O último sangramento do reservatório - quando o nível da água ultrapassa o vertedouro - ocorreu em abril de 2007.

Em janeiro de 2022, a Luiz Vieira atingiu um de seus pontos mais altos de armazenamento dos últimos anos, atraindo centenas de curiosos que foram ao local observar a beleza e o impacto do volume expressivo de água.

Atualmente, a situação é grave e a Defesa Civil tem monitorado o local de perto. A expectativa é de que o período chuvoso previsto para os próximos meses traga alívio para a situação.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo