Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste A 1ª Semana de Engenharia de Minas da Uneb em Caetité - I Semeg reuniu profissionais, docentes e estudantes em um dos eventos mais relevantes da região para discutir inovação, segurança e perspectivas futuras da mineração.
Entre os pontos altos da programação, a AMEAG-BA (Associação de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências da Bahia) se fez presente por meio da atuação da Engenheira de Minas Camila Reis, vice-presidente da entidade e referência regional na pauta dos minerais estratégicos e meio ambiente.
Reis, que também integra o conselho fiscal da Associação Baiana de Engenheiros de Minas, ministrou a palestra sobre ”Minerais Estratégicos e Sequestro de Carbono: Perspectivas Tecnológicas e Desafios”.
Em sua exposição, enfatizou a importância dos minerais críticos para a transição energética e tecnológica, ressaltando o papel essencial da engenharia de minas no enfrentamento das mudanças climáticas. Abordou ainda iniciativas emergentes de sequestro mineral de carbono.
A participação de Camila reforçou o compromisso da AMEAG-BA com a promoção do protagonismo feminino no setor mineral, ampliando as discussões sobre inovação, sustentabilidade e representatividade profissional.
O evento também contou com a participação do presidente do CREA-BA, Engenheiro Agrimensor Joseval Carqueija, que abordou a importância da atuação do conselho profissional na garantia da ética, da fiscalização e do fortalecimento do exercício da Engenharia no estado.
Com forte presença institucional, técnica e formativa, o I Semeg consolidou Caetité como um local de debates sobre mineração no sudoeste baiano, reafirmando a importância dos conselhos e entidades de classe.