Tag

#notícias

28000 notícia(s) encontrada(s)
Iuiu
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem invade culto em Iuiu, diz ser foragido da Justiça e mobiliza a PM Foto: Divulgação/Polícia Militar

Uma situação inusitada mobilizou a Polícia Militar neste domingo (21), no município de Iuiu. Policiais do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) foram acionados pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) por volta das 10h30 para averiguar uma denúncia em uma igreja evangélica situada na Praça Emiliano Montalvão, no Centro da cidade. O chamado indicava que um homem havia entrado no templo afirmando ser foragido da Justiça.

Ao chegarem ao local, os militares foram recebidos pelo solicitante, um homem de 31 anos, que apontou o suspeito, de 50 anos, que estava no interior do templo assistindo ao culto religioso. Durante a abordagem policial, os agentes constataram que o homem apresentava falas desconexas e possuía diversas escoriações pelo corpo. Questionado sobre os ferimentos, ele relatou aos policiais que as lesões haviam sido causadas por uma queda de motocicleta sofrida cerca de dois dias antes.

Após realizarem uma busca detalhada nos sistemas de segurança e nos bancos de dados criminais, os policiais militares constataram que não havia nenhuma ordem de prisão, mandado em aberto ou restrição judicial contra o homem. Diante da situação e do aparente estado de confusão mental do indivíduo, os policiais o orientaram a voltar para casa. O homem acatou a recomendação prontamente e deixou o local sem causar novos incidentes.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Estudo aponta que 85% dos brasileiros vão participar de festas juninas Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Pesquisa do Instituto Locomotiva sobre os festejos juninos apontou que 85% dos brasileiros maiores de 18 anos pretendem participar das comemorações de São João neste ano. O número é superior aos 81% de adultos interessados em ir a uma festa junina em 2025, mas próximo da margem de erro do levantamento, que é de 3%.

O estudo seguiu os parâmetros da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) e foi realizado entre 29 de abril e 6 de maio.

A pesquisa também investigou qual é o tipo de festa preferido do público. As festas juninas de rua e gratuitas lideram e foram mencionadas por 44% dos brasileiros. Os arraiais na casa de amigos ou familiares serão o destino de 39% dos entrevistados, enquanto as festas em igrejas ou quermesses são destino para 37%. Os entrevistados poderiam mencionar mais de um tipo de evento que pretendem participar.

“Festa junina é uma das expressões mais bonitas de como o Brasil transforma cultura em encontro. A pesquisa mostra que essa celebração atravessa o país de jeitos diferentes, muda conforme a região, o território e a forma de viver de cada comunidade, mas preserva uma força comum: reunir pessoas em torno da tradição, da comida, da música e do pertencimento”, comentou Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.   

Entre as regiões, a população do Nordeste aparece como a mais apaixonada pelo São João que acontece em eventos públicos. Cerca de 51% dos entrevistados pretendem ir a festas juninas de rua e gratuitas, o maior índice entre as regiões. No Sudeste, esse percentual chega a 44%, enquanto no Norte é de 43%. Já no Sul, a principal intenção é participar de festas na casa de amigos ou familiares, mencionada por 43%. No Centro-Oeste, as festas em igrejas ou quermesses aparecem como principal atividade, com 42%.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Prisão domiciliar de Jair Bolsonaro chega ao fim nesta semana Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prazo da prisão domiciliar temporária do ex-presidente Jair Bolsonaro termina na próxima quinta-feira (25). A continuidade da medida dependerá de uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do caso.

A domiciliar foi concedida em março por um período de 90 dias. Na ocasião, Moraes considerou o quadro de saúde do ex-presidente, que havia sido internado com broncopneumonia, para autorizar o cumprimento da pena em casa. A medida também contou com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A defesa solicitou ao STF autorização para a realização de novos exames médicos. Segundo os advogados, os procedimentos são necessários para acompanhar problemas respiratórios e gastrointestinais apresentados por Bolsonaro nos últimos meses.

Relatórios médicos anexados ao processo apontam que o ex-presidente segue com episódios recorrentes de soluços, além de queixas de fadiga e cansaço. Por outro lado, os médicos afirmam que o quadro cardiológico permanece estável.

Além das questões de saúde, Moraes também deverá analisar o comportamento do ex-presidente durante o período de prisão domiciliar. Um dos pontos em avaliação é a apreensão de uma pistola registrada em nome de Bolsonaro durante uma abordagem policial no Distrito Federal. O caso levou o ministro a solicitar esclarecimentos à defesa.

Bolsonaro cumpre pena desde novembro do ano passado após condenação relacionada à tentativa de golpe de Estado em 2022. Atualmente, ele permanece em prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica e sujeito a restrições determinadas pelo STF.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Na contramão do Brasil, Bahia amplia número de produtores orgânicos Foto: Divulgação/Lucas Gama

Enquanto o Brasil registra a primeira queda no número de produtores orgânicos desde o início da série histórica, em 2013, a Bahia aparece entre os estados que seguem expandindo a produção certificada. Dados do Observatório do Brasil Orgânico mostram que o estado ganhou 209 novas unidades produtivas em 2026, desempenho que o coloca entre os principais destaques nacionais do setor.

O avanço baiano ocorre em um cenário de retração nacional. Segundo o levantamento, o país passou de 25.178 para 23.728 unidades de produção orgânica certificadas, uma redução de 5,7%, equivalente à saída de 1.450 produtores do cadastro oficial. Trata-se da primeira diminuição registrada em 13 anos de monitoramento.

Apesar do resultado negativo no Brasil, a queda ficou concentrada principalmente no Pará e no Maranhão, estados que perderam juntos mais de 1.800 registros. De acordo com os pesquisadores, o movimento está relacionado à saída de grandes grupos de extrativistas ligados às cadeias do açaí e do babaçu, cujas certificações coletivas abrangiam centenas de produtores.

Na direção oposta, a Bahia reforçou sua posição como uma das principais forças da agricultura orgânica nacional. O crescimento foi impulsionado pela diversificação produtiva e pelo avanço de culturas como o algodão orgânico, além da expansão de modelos de certificação voltados à agricultura familiar.

O desempenho também consolida o estado entre os líderes brasileiros do setor. Atualmente, a Bahia figura entre os cinco estados com maior número de produtores orgânicos cadastrados, atrás apenas de Paraná e Rio Grande do Sul e à frente de importantes polos agrícolas do país (São Paulo e Pará).

Outro dado que chama atenção é a mudança no perfil da certificação. Pela primeira vez, os Sistemas Participativos de Garantia (SPG) superaram a certificação por auditoria em número de unidades produtivas. O modelo, bastante utilizado por pequenos agricultores organizados em associações e cooperativas, tem ganhado espaço por reduzir custos e facilitar a inserção de produtores no mercado de orgânicos.

Especialistas avaliam que os números indicam uma reorganização geográfica da produção orgânica brasileira. Enquanto estados do Norte enfrentam perdas ligadas ao extrativismo certificado, regiões do Nordeste vêm ampliando sua participação no setor e conquistando maior protagonismo na produção sustentável de alimentos e fibras.

Polícia Militar
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
29ª CIPM apreende imitação de revólver no São João em Souto Soares Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Polícia Militar apreendeu uma imitação de arma de fogo neste domingo (21), na zona urbana do município de Souto Soares, localizado na Chapada Diamantina. A ação foi realizada por uma guarnição da 29ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) durante o patrulhamento no São João da cidade.

Os policiais militares foram acionados para conter uma briga que acontecia nas proximidades do circuito da festa. A denúncia inicial apontava que um dos homens envolvidos na confusão estava armado, o que mobilizou a equipe de segurança para evitar uma possível tragédia no local.

Ao chegarem ao endereço indicado, os agentes realizaram a abordagem dos suspeitos e encontraram um objeto com características idênticas às de uma arma real. No entanto, após uma análise detalhada, os militares constataram que se tratava de um simulacro de revólver.

Com o flagrante, todos os envolvidos na briga e o material apreendido foram encaminhados pela guarnição à Delegacia Territorial de Seabra, responsável pela região. A autoridade policial registrou a ocorrência e adotou as medidas cabíveis para o caso.

Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é preso em Vitória da Conquista enquanto cobrava dívida do tráfico de drogas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite desta quarta-feira (17), por volta de 21h30, guarnições da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionadas após denúncias de populares informando que um indivíduo estava em frente a uma residência na cidade de Vitória da Conquista realizando cobrança de dívida relacionada ao tráfico de drogas.

De posse das informações, os policiais militares deslocaram-se imediatamente ao local indicado, onde realizaram a abordagem do suspeito. Durante a busca pessoal, foram encontradas mais de 30 petecas de substância análoga à cocaína, dois aparelhos celulares, a quantia de R$ 500,00 em espécie e uma motocicleta.

Ao ser questionado sobre sua presença no local, o indivíduo confessou que estava realizando a cobrança de uma dívida proveniente do tráfico de drogas e informou que o entorpecente encontrado seria destinado à comercialização.

Diante dos fatos, o suspeito e todo material apreendido foram apresentados no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde a ocorrência foi registrada.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jaques Wagner nega propina do Master e explica dólares e apartamento no Horto Florestal Foto: Reprodução/TV Band

O senador Jaques Wagner (PT), líder do governo Lula no Senado, negou nesta quinta-feira (18) ter recebido qualquer dinheiro do Banco Master após ser alvo da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal.

Em entrevista à TV Band, o senador afirmou que os US$ 49 mil encontrados pela PF são referentes a diárias recebidas do Congresso Nacional para viagens ao exterior.

“O dinheiro, várias vezes viajei pro exterior. Mandei até levantar: de diária eu recebi 70 mil dólares. Eu fui viajar e comprei via Banco do Brasil. Então não tenho nada para esconder desse dinheiro. Do ponto de vista do dinheiro, estou absolutamente tranquilo”, disse Wagner.

O senador também comentou sobre um apartamento avaliado em R$ 2,5 milhões no Horto Florestal, em Salvador. Segundo ele, não houve transferência de patrimônio.

Wagner afirmou que queria dar o imóvel à filha e pediu ao empresário Augusto Lima, a quem chama de “Guga”, que comprasse o apartamento com a intenção de recomprá-lo depois.

“Nunca recebi dinheiro do Master ou de Augusto Lima. Sobre o apartamento, eu tinha interesse de dar à minha filha um apartamento desse. Falei com o Guga: você pode comprar e depois eu recomprar? Não tem nenhuma transferência de patrimônio para mim”, declarou.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Nova lei garante atestado para pais acompanharem filhos doentes Foto: Josep Suria/Shutterstock

A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (16), o projeto de lei que obriga a emissão de atestado para justificar a ausência ao trabalho de responsável legal por criança menor de 12 anos cuja doença demande assistência direta. A proposta segue para votação no Senado.

De acordo com o texto, a emissão do atestado será obrigatória sempre que for recomendado repouso à criança e houver necessidade de acompanhamento direto durante o período de recuperação.

O afastamento do ambiente de trabalho não implicará, necessariamente, uma folga. O texto prevê que as atividades sejam realizadas, sempre que possível, por meio de teletrabalho, compensação de jornada e outras modalidades previstas em lei ou em negociação coletiva.

Além dos dados de identificação, o atestado deverá conter o período recomendado de repouso e a declaração expressa da necessidade de acompanhamento pelo responsável legal. Caso não haja impedimento ético ou médico, o diagnóstico também deverá ser informado pelo médico assistente da criança.

Ibipitanga
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
TCM pune prefeito de Ibipitanga por atrasar dados de folhas de pagamento Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) julgaram procedente a denúncia e puniram com advertência o prefeito de Ibipitanga, Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira, por causa de irregularidades na disponibilização das folhas de pagamento no Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (SIGA), do TCM-BA, no exercício financeiro de 2022 e 2023.

A denúncia aponta que as autoridades descumprem a obrigatoriedade das administrações direta e indireta municipais enviarem regularmente dados e informações de gestão pública ao TCM-BA. De acordo com o relato, a prefeitura informado com atraso dados relacionados à folha de pagamento.

De acordo com o prefeito, o denunciante teria feito alegações genéricas, sem solicitar administrativamente as informações que alegou ausentes. O gestor afirmou que o eventual atraso decorreu da mudança da empresa responsável pelo lançamento das informações, e que a situação teria sido regularizada posteriormente.

Em seu voto, o relator do processo, conselheiro Plínio Carneiro Filho, afirmou que é notório que as justificativas de defesa não afastam o descumprimento das obrigações normativas impostas ao gestor. Ele votou pela procedência da denúncia e impôs advertência ao gestor, para que adote as providências necessárias ao fiel cumprimento das normas relativas à alimentação do SIGA.

Cabe recurso da decisão.

Caetanos
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
MP-BA busca barrar gastos de R$ 1,3 milhão com festejos juninos em Caetanos Foto: Joá Souza/GOVBA

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ingressou com representação no Tribunal de Contas (TCM) para proibir a realização de pagamentos de cachês a artistas nos festejos juninos que ultrapassem a média dos valores cobrados em 2025. O promotor de Justiça Ruano Leite pede decisão liminar que evite prejuízos aos cofres públicos, já que os eventos estão previstos para ocorrer entre 30 de maio e 14 de junho deste ano, sem que as irregularidades tenham sido corrigidas até o momento.  

Segundo o promotor, foram identificados contratos com valores superiores aos parâmetros de mercado e às orientações dos órgãos de controle. Um dos exemplos citados é o da banda Trio Parada Dura, com diferença estimada em mais de R$ 20 mil acima da média atualizada do ano anterior. Já a possível contratação do artista Silvanno Salles apresenta acréscimo superior a R$ 109 mil.  

O Ministério Público também verificou que o total previsto para contratações artísticas chega a pelo menos R$ 1,37 milhão, valor acima do teto estimado de R$ 1,04 milhão com base em critérios técnicos, como a recomposição inflacionária. Além disso, foram apontadas falhas na transparência e ausência de justificativas adequadas para a elevação dos valores, mesmo após recomendações expedidas pelo órgão para revisão e adequação dos contratos.

Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Adolescentes são apreendidos após onda de furtos em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na madrugada desta terça-feira (26), dois adolescentes envolvidos em atos infracionais análogos a furto qualificado, ocorridos na região central de Vitória da Conquista, foram apreendidos pela 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

Após tomar conhecimento do arrombamento de uma loja localizada na Avenida Régis Pacheco, as guarnições intensificaram o policiamento na área e localizaram dois suspeitos transitando pelo centro da cidade.

Durante a abordagem, os policiais encontraram em posse dos menores seis aparelhos celulares, um drone e produtos alimentícios. Foi constatado que parte do material recuperado também possuía relação com outro arrombamento ocorrido em um estabelecimento comercial da região central.

As vítimas compareceram ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) e reconheceram os materiais apreendidos como sendo provenientes dos furtos registrados durante a madrugada.

Os adolescentes foram conduzidos e apresentados à autoridade policial competente para adoção das medidas legais cabíveis. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhamento da ocorrência.

Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jovem é encontrada morta após ser retirada à força de casa em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/G1

Uma jovem de 25 anos foi encontrada morta, na madrugada deste domingo (24), em Vitória da Conquista. De acordo com o G1, o principal suspeito do crime é o ex-companheiro dela, que é procurado.

Segundo a Polícia Civil (PC), Yasmim da Silva Santos foi vista com vida pela última vez ao ser retirada à força da casa de um parente pelo homem. Horas depois o corpo foi localizado em uma estrada vicinal, às margens da BA-262, com marcas de tiros.

Conforme apurou a TV Sudoeste, afiliada da Rede Bahia na região, familiares apontam que o suspeito, que não teve o nome divulgado, não aceitava o fim do relacionamento.

Até a última atualização desta reportagem, o homem ainda não tinha sido localizado. O caso é apurado pela Delegacia de Homicídios de Vitória da Conquista, onde foi registrado como feminicídio. Ainda não há detalhes sobre o sepultamento de Yasmim. A jovem deixa um filho de 6 anos.

Educação
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Estudantes de Serra do Ramalho usam mel para desenvolver produtos de higiene e cuidado pessoal Foto: Jurema Sodré/Secti

Alimento natural produzido pelas abelhas, o mel é comumente usado como fonte de energia e de alívio para tosse e dor na garganta. Para além do uso tradicional, as estudantes Elorrane Pabrine e Jamile Pereira, do Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral Cleonice Olegário dos Santos,  no município de Serra do Ramalho, localizado no Território do Velho Chico, ne região oeste da Bahia, utilizaram o mel e outros dois produtos apícolas (própolis e cera de abelha) para criar dois tipos de sabonetes e um esfoliante.

A professora Tamires Lopes, orientadora do projeto, explica que a equipe valorizou matérias-primas abundantes na região. “A ideia nasceu da observação da riqueza da apicultura local e da busca por alternativas sustentáveis no setor de beleza. Ao perceber que ingredientes como mel, cera e própolis possuem propriedades científicas valiosas (antioxidantes e cicatrizantes), decidimos agregar valor à matéria-prima, transformando-a em produtos de higiene e cuidado pessoal com base tecnológica”, diz.

Seguindo um protocolo científico que envolve pesquisa bibliográfica, formulação, testes laboratoriais e avaliação sensorial, as jovens cientistas desenvolveram sabonetes em barra, com foco em hidratação e firmeza, sabonetes líquidos, com propriedades antibacterianas e pH controlado, e esfoliantes corporais, utilizando a cera para renovação celular e proteção da barreira cutânea.

As jovens Elorrane e Jamile destacam, entusiasmadas, o compromisso com a sustentabilidade. “Nós evitamos conservantes sintéticos agressivos e nos concentramos em criar fórmulas biodegradáveis que possuem uma alta concentração de ativos naturais, todos provenientes da nossa região. Dessa forma, valorizamos a produção local de maneira inovadora, promovendo um ciclo que beneficia tanto o meio ambiente quanto a comunidade”, afirmam.

O projeto, que tem coorientação da professora Inaiara Alves e apoio dos professores Josiel Amaral e José Augusto Santos (in memoriam), tem como próximo passo a expansão do portfólio de ativos naturais, estendendo a pesquisa para outros produtos com propriedades medicinais facilmente encontrados na região. “O objetivo é criar uma linha completa de cosméticos que explore o potencial fitoterápico da flora local, unindo novos benefícios dermatológicos à base apícola já estabelecida”, diz a professora.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
PGR denuncia Romeu Zema por calúnia contra Gilmar Mendes Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou na sexta-feira (15) o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pelo crime de calúnia contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

A denúncia faz menção a uma série de vídeos publicados por Zema em suas redes sociais, intitulados “Os intocáveis”. Os vídeos trazem sátiras que relacionam Mendes e outros ministros da Corte com o caso do Banco Master.

O crime de calúnia é caracterizado pela imputação falsa de um ato que é considerado crime.

Zema é pré-candidato à presidência da República e passou a trocar farpas com Gilmar após uma entrevista concedida pelo ministro à imprensa.

Além de criticar os vídeos publicados pelo ex-governador, Mendes caçoou do sotaque do político e disse que ele “governou Minas com liminares do STF”, se referindo a decisões que suspenderam o pagamento da dívida do estado com a União.

No auge do embate, Gilmar pediu a inclusão de Zema no inquérito das Fake News, relatado por Alexandre de Moraes.

 Em nota à imprensa, Zema declarou que “intocáveis não aceitam críticas”.

“Os intocáveis não querem prestar contas de seus atos. Os intocáveis se julgam acima dos demais brasileiros. Não vou recuar um milímetro”, declarou.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
STF valida lei que garantiu igualdade salarial entre homens e mulheres Foto: Antônio Augusto/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (14) validar a lei que garantiu igualdade salarial entre homens e mulheres. As informações são da Agência Brasil.

Por unanimidade, a Corte reconheceu a constitucionalidade da Lei 14.611 de 2023, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para obrigar as empresas a garantir a igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função.

A norma alterou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para definir que as empresas deverão pagar multa de dez vezes o valor do salário em caso de discriminação salarial por motivo de gênero.

Além disso, a lei determina a divulgação semestral de relatórios de transparência salarial por empresas com mais de 100 empregados.

Os ministros julgaram três ações: uma ação declaratória de constitucionalidade (ADC), protocolada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) para garantir a aplicação da lei, e duas ações diretas de inconstitucionalidade (ADI), impetradas pela Confederação Nacional de Indústria (CNI) e pelo Partido Novo contra a norma.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Família faz apelo para tratar jovem com síndrome rara em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em Brumado, a família de Islane Cristina Dias de Oliveira está mobilizando uma campanha para angariar recursos para o tratamento da jovem. Ela sofre com a Síndrome de Stevens-Johnson (SSJ), que é uma reação alérgica rara, grave e potencialmente fatal, geralmente causada por medicamentos, como antibióticos e anticonvulsionantes, ou infecções.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Glesia Milena Lima relatou que, no início do mês de abril, a jovem descobriu que era portadora da síndrome rara após um quadro de convulsões. Ela chegou a ir parar na sala vermelha do Hospital Municipal devido à gravidade do seu caso. “O médico passou um remédio pra não convulsionar mais e disse que tinha de passar no neuro. No outro dia, deu alta e ela passou a tomar o remédio em casa”, afirmou.

No dia seguinte, segundo Glesia, a jovem passou a apresentar outros sintomas relacionados à Síndrome de Stevens-Johnson, como dor de garganta e ardências nos olhos. Ela voltou ao hospital, onde foi novamente medicada e liberada. O caso se agravou e Islane teve uma grave reação alérgica, com muitas manifestações pelo corpo e rosto. “É uma reação de ‘queimadura’ causada pelo próprio remédio. O mais atingido são os olhos, a boca e a parte genital”, explicou Glesia.

Quando foi mais uma vez levada ao Hospital Municipal, Islane teve o diagnóstico da síndrome. Hoje, ela encontra-se internada na UTI em estado estável, com suporte avançado. Glesia disse que o tratamento é longo e exige apoio com diversos especialistas, incluindo dermatologista.

Como a família não tem condições de arcar com os custos de todo acompanhamento, a família pede a ajuda da comunidade. Quem quiser colaborar, pode doar qualquer quantia através da chave pix (77) 99857-0165.

Iuiu
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem agride companheira com chutes e foge com filho de 3 anos em Iuiu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma mulher de 41 anos foi vítima de uma violenta agressão cometida pelo próprio companheiro, de 47 anos, na tarde da última sexta-feira (8), no município de Iuiu. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, o crime ocorreu na Rua Inocêncio Nascimento, situada no bairro Jardim Castália, e mobilizou uma guarnição após o acionamento via central de rádio.

De acordo com o relato da vítima aos policiais, o episódio de violência teve início após uma discussão entre o casal. Durante o desentendimento, o agressor desferiu diversos chutes contra a mulher, chegando a derrubá-la ao solo. A situação tomou contornos ainda mais graves quando, após o ataque físico, o homem fugiu do local levando o filho do casal, uma criança de apenas 3 anos de idade.

Aos militares, a vítima revelou que esta não foi a primeira vez que sofreu agressões por parte do companheiro, indicando um histórico recorrente de violência doméstica. Diante da gravidade do relato e do desaparecimento da criança, a guarnição realizou rondas intensivas por toda a vizinhança e diligenciou em endereços onde o suspeito poderia estar escondido. Apesar do esforço das equipes, o autor não foi localizado até o fechamento desta ocorrência.

A mulher recebeu suporte inicial da Polícia Militar e foi devidamente orientada sobre os procedimentos legais previstos na Lei Maria da Penha. Os policiais reforçaram a urgência do registro formal da queixa na Delegacia de Polícia para que medidas protetivas sejam aplicadas e as investigações para localizar o paradeiro do pai e do filho sejam conduzidas pela Polícia Civil.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Desigualdade na Bahia atinge menor nível histórico sob gestão Jerônimo Rodrigues Foto: Divulgação/GOVBA

A Bahia alcançou, em 2025, o menor índice de desigualdade social já registrado na série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE. O Índice de Gini da renda domiciliar caiu de 0,470 para 0,466, consolidando, durante o governo Jerônimo Rodrigues, a maior redução da desigualdade no estado nos últimos anos.

O deputado estadual Niltinho comemorou os números e atribuiu o resultado às políticas públicas voltadas para inclusão social, geração de emprego e fortalecimento da economia.

“Essa é uma conquista importante para a Bahia e mostra que o governo Jerônimo Rodrigues tem trabalhado para melhorar a vida do povo baiano. Reduzir desigualdade significa ampliar oportunidades e garantir mais dignidade para quem mais precisa”, assinalou.

Os dados divulgados pelo IBGE também mostram que o rendimento médio mensal domiciliar per capita na Bahia chegou a R$ 1.452 em 2025, maior valor dos últimos 14 anos e 4,2% acima do registrado em 2024. Este é o quinto ano consecutivo de crescimento da renda média no estado.

Com o resultado, a Bahia passou a ter a menor desigualdade do Nordeste e a quinta menor do país. Apesar do avanço, os 10% mais ricos ainda concentram 36,8% da renda domiciliar estadual. “Estamos construindo a Nova Bahia e continuaremos trabalhando para reduzir as desigualdades em nosso estado”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Livramento de Nossa Senhora
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Livramento de Nossa Senhora inicia planejamento para o São João 2026 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O comando da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, foi o local de uma importante reunião estratégica na quinta-feira (7). O objetivo central do encontro foi o alinhamento antecipado do planejamento para o “Arraiá do Amor 2026”, um dos eventos mais aguardados do calendário cultural da região. Liderada pelo major Wagner Rocha, a discussão reuniu a comissão organizadora dos festejos e representantes de diversos setores essenciais para a viabilidade do evento.

A mesa de trabalho contou com uma composição multisetorial, incluindo membros das secretarias municipais de Administração, Mobilidade Urbana e Obras. Também estiveram presentes representantes do Conselho Municipal de Segurança Pública, integrantes da GASA e profissionais da segurança pública municipal. Essa diversidade de atores reforça a intenção da gestão em realizar uma festa que integre infraestrutura robusta com um atendimento eficiente ao cidadão.

Dentre os temas debatidos, a segurança pública e o ordenamento do trânsito ganharam destaque. Foram discutidas diretrizes para o planejamento operacional, logística de acessos e a atuação integrada entre os órgãos para garantir que o fluxo de turistas e moradores ocorra sem incidentes. A pauta também incluiu o desenho da infraestrutura que será montada, visando otimizar o espaço físico e oferecer conforto ao público durante os dias de festa.

O foco principal desta articulação é fortalecer a cooperação entre as instituições, garantindo que o São João do Amor 2026 seja marcado pela organização e pela paz. Ao antecipar o cronograma de ações, a Prefeitura Municipal e as forças de segurança buscam blindar o evento contra eventuais gargalos logísticos, reafirmando o compromisso de valorizar as tradições juninas com responsabilidade e tranquilidade para toda a população de Livramento de Nossa Senhora e visitantes.

Caetité
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
'Veículo virou arma': Comandante da 94ª CIPM faz apelo após morte de jovem em Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A região de Caetité registrou nos últimos trinta dias um aumento no número de acidentes de trânsito. Nesta terça-feira (05), um atropelamento na cidade tirou a vida de uma jovem de 21 anos, consternando toda população.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o Tenente Coronel Roberto Suarez, comandante da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), destacou que os números são assustadores. “As pessoas estão cometendo imprudência em cima de imprudência. O veículo se transformou numa arma nas mãos de alguns. Isso tem chamado muita atenção e nos preocupado”, afirmou.

O comandante alertou que os motoristas devem exercer a direção defensiva no trânsito. “Você tem que estar sempre preocupado com a sua segurança. Uma ultrapassagem errada, em faixa contínua e com excesso de velocidade, pode provocar um grave acidente. É melhor perder 5 minutos, 10 minutos no trânsito do que perder a vida. Todo cuidado é pouco”, ressaltou.

Especialmente no que se refere às motocicletas, o Tenente Coronel pediu atenção redobrada, vez que se tratam de veículos menores, rápidos e sobre os quais os condutores estão mais vulneráveis. “É preciso ter consciência”, reforçou.  

Embora a 94ª CIPM esteja intensificando a fiscalização nas vias, Suarez acredita que a população, principalmente os jovens, em colaboração com os Poderes Executivo e Legislativo, também têm de fazer a sua parte para promoção de um trânsito mais seguro.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Câmara de Brumado apresentará 2 indicações e 1 Projeto de Resolução nesta quarta-feira (06) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na pauta da sessão legislativa ordinária desta quarta-feira (06), a Câmara de Vereadores de Brumado colocará em apresentação 1 Projeto de Resolução e 2 indicações.

Estas últimas versam sobre diversos temas, entre os quais a construção de uma praça no Bairro Santa Tereza, entre as Ruas Nice Públio da Silva Leite e Armênio da Silva Leite e as Avenidas Gertrudes Inácio Pereira e Diácono Cotrim Risério; e a necessidade de providenciar a instalação de lixeiras nas imediações da Praça João Romão, localizada no Bairro Dr. Juracy.

O Projeto de Resolução nº 004/2026 concede o Título de Cidadão Brumadense ao Senhor Roberto Carlos Souza.

Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Vitória da Conquista: Suspeito de matar homem em abrigo é preso em mata densa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem foi preso em flagrante no final da tarde deste domingo (3), suspeito de cometer um homicídio por arma branca no interior da instituição “Casa do Andarilho”, em Vitória da Conquista. A captura ocorreu após uma operação de busca em uma área de vegetação densa nas proximidades do local do crime.

A guarnição da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) logo após o crime. Ao chegarem à instituição, os agentes foram informados de que o autor havia fugido imediatamente após o ataque. Com base em informações sobre a rota de fuga, os policiais iniciaram uma varredura tática na região.

O suspeito foi encontrado escondido em meio à mata fechada. Após a localização, a guarnição logrou êxito na captura, sem que houvesse nova resistência. O homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia competente da região, onde a autoridade policial lavrou o auto de prisão em flagrante.

O indivíduo permanece à disposição da Justiça e passará pelas medidas legais cabíveis. Até o momento, a motivação do crime dentro da instituição de acolhimento não foi divulgada oficialmente pelas autoridades.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Manuel Rocha destaca trajetória vitoriosa do pai e projeta futuro na Câmara Federal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O deputado estadual Manuel Rocha reafirmou o compromisso de dar continuidade à trajetória política de seu pai, o deputado federal José Rocha, um dos parlamentares mais longevos do país. Durante a inauguração da requalificação da Avenida Ana Lídia Viana Cardoso, em Brumado, Manuel comentou ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, a declaração do pai, que afirmou estar pronto para “passar o bastão” ao filho, a quem classificou como um bom aluno da escola política baiana.

Para o deputado estadual, a transição é vista com naturalidade, mas com o peso de manter um histórico de sucesso nas urnas e no trabalho parlamentar. “É um orgulho. O Zé Rocha é uma referência política, minha principal referência, claro. É um homem que me incentivou a entrar na vida pública e que me ajudou muito enquanto fui prefeito de Coribe”, destacou Manuel, lembrando a parceria administrativa que transformou o município do oeste baiano.

Com 12 mandatos consecutivos na bagagem, Zé Rocha é o conselheiro de cabeceira de Manuel, que não esconde a admiração pela resiliência do veterano. “A responsabilidade é grande de trilhar o caminho do deputado Zé Rocha, um caminho vitorioso. São 12 eleições consecutivas, um dos deputados mais longevos de todo o Brasil. Mas quem gosta de trabalhar não teme nada. A gente está na política porque gosta de fazer pelo bem do povo”, pontuou.

Sítio do Mato
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é morto com tiro na cabeça após causar tumulto na zona rural de Sítio do Mato Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um homem, conhecido preliminarmente apenas pelo apelido de “Val”, foi assassinado com um tiro na cabeça na madrugada deste sábado (2), na zona rural de Sítio do Mato, no oeste baiano. O crime ocorreu por volta das 2h30, em um estabelecimento comercial na comunidade de Gameleira.

Segundo informou a 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, testemunhas relataram que a vítima estaria provocando um tumulto entre os frequentadores do local. No meio da confusão, um homem ainda não identificado sacou uma arma e disparou contra a cabeça de Val, que morreu antes da chegada do socorro médico.

A guarnição da PM isolou a área do crime até a chegada das equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Até o início da manhã, nenhum familiar da vítima havia comparecido ao local e o homem permanecia sem identificação oficial, uma vez que não portava documentos no momento do ocorrido.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Bom Jesus da Lapa. A Polícia Civil assumiu o caso e trabalha para identificar o autor do disparo, bem como esclarecer as circunstâncias que levaram ao homicídio.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Ex-candidato a vereador é morto a tiros em Luís Eduardo Magalhães Foto: Reprodução/G1

O ex-candidato a vereador de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, Francisco de Assis Santos, de 62 anos, conhecido como Cizinho do Moto Táxi, foi morto a tiros na noite de quinta-feira (30). O crime aconteceu na mercearia que ele mantinha com a esposa, no bairro Santa Cruz.

Segundo informações de testemunhas repassadas à Polícia Militar, Cizinho do Moto Táxi foi morto por um homem que chegou ao local e efetuou sete disparos contra ele. Em seguida, o suspeito fugiu com a ajuda de um comparsa, em uma motocicleta.

O caso é investigado pela Delegacia Territorial (DT) de Luís Eduardo Magalhães. Até o momento, não há informações sobre a autoria e a motivação do crime.

Cizinho do Moto Táxi se candidatou a vereador do município nas eleições de 2024 pelo Partido Liberal (PL), recebeu 59 votos e ficou como suplente. Ele morava em Luís Eduardo Magalhães há 36 anos e teve um filho morto a tiros em fevereiro deste ano. Ainda não há informações sobre se os crimes têm relação. As informações são do G1.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013