Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A cidade de Guanambi registrou 2241 cirurgias eletivas neste ano de 2025 na rede municipal de saúde.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o secretário municipal de saúde, Edmilson Júnior, destacou que foram intensificadas as ações na área cirúrgica desde o início da atual gestão. “Graças a Deus, no início do ano, pudemos iniciar as atividades no nosso centro cirúrgico do Hospital Municipal. Com o apoio do prefeito Nal Azevedo e de emendas parlamentares, pudemos comprar os equipamentos e fazer a reestruturação desse centro cirúrgico”, afirmou.
Essa reestruturação possibilitou, segundo o secretário, a retomada das cirurgias eletivas de forma segura.
Para 2026, a projeção é de que esse número aumente ainda mais, visto que a fila de espera era um problema real na cidade. “As cirurgias eletivas eram um gargalo para gente por conta do tempo de espera. O pessoal estava com até 1 ano de espera na fila e conseguimos diminuir consideravelmente esse tempo para o período adequado, de 30 a 40 dias”, completou.
Para as cirurgias de histerectomia (retirada do útero) e de vesícula, praticamente não há fila de espera.
Júnior ressaltou que se trata de um avanço significativo que reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas.
No próximo ano, o Município também pretende contratar mais cirurgiões em diferentes especialidades, como nas áreas de ortopedia e vascular, a fim de atender de maneira ampla as necessidades da população.