Brumado

Alessandro Lôbo comemora retorno da abertura de editais de cursos de medicina para Brumado

Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Alessandro Lôbo comemora retorno da abertura de editais de cursos de medicina para Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A notícia de que o Ministério da Educação (MEC) havia liberado através do programa Mais médicos a abertura de novos cursos de medicina em estados da região Norte, Nordeste e Centro Oeste e que dentro desta perspectiva Brumado constava da lista do MEC trouxe uma grande expectativa para todos os estudantes brumadenses, que poderiam ter o sonho realizado sem mesmo sair de sua cidade. Com a finalidade de conquistar esse grande benefício o legislativo brumadense constituiu uma comissão que tinha como grande articulador o presidente da Casa, vereador Alessandro Lôbo e Silva (PRB), que como médico de profissão, conhece a grande importância da instalação do curso de Medicina em Brumado. Porém, após uma grande ação para que todos os ditames do MEC fossem cumpridos ocorreu em outubro do ano passado a suspensão dos editais para abertura dos novos cursos em função dos questionamentos de entidades médicas. Nesta quarta-feira (20) o Tribunal de Contas da União devolveu aos municípios selecionados o contentamento de poderem retomar o processo de instalação dos cursos de medicina. Para o presidente da Câmara, vereador Alessandro Lôbo essa é uma notícia que deixa a todos muito satisfeitos. “Foi com certeza uma das melhores notícias que poderíamos receber, pois a abertura desses novos cursos oportunizará a formação de novos profissionais que poderão atender a nossa maior carência que são nos interiores dos municípios e nos bairros que apresentam maiores carências. Como médico e como cidadão tenho essa grande preocupação de oferecer saúde de qualidade a toda nossa população. Temos que oferecer a medicina preventiva”, pontuou. 

1 Comentário

  1. Irineu Viana comentou em 24/07/2016 / 00:42

    Não é desmerecendo os demais cursos superiores, mas para se criar um curso de Medicina é necessário muito mais que boas intenções. Deve ser muito criterioso, afinal, o profissional lidará diretamente com vidas humanas! Quero que minha cidade natal, Brumado, cresça e desenvolva, principalmente no quesito educacional, com ampliação e melhorias nos ensinos fundamental, médio e superior. Mas, para Medicina, infelizmente, não temos a mínima estrutura! Sou contra a abertura de novos cursos de Medicina, independente onde seja o local, caso este não ofereça condições. E tais condições englobam um hospital-escola; professores médicos capacitados, de preferência especialistas das mais diversas áreas; uma quantidade mínima de mestres e doutores exigida pelo MEC; laboratórios capacitados; bibliotecas com livros e periódicos atualizados; acesso de qualidade à internet; um vínculo perfeito nas assistências primária, secundária e terciária à saúde; enfim, uma estrutura que requer um investimento grande e constante por parte da entidade mantenedora do curso. Lembro que não basta apenas criar o curso. É preciso mantê-lo! Já pensou na qualidade dos profissionais médicos formados nestes locais sem estrutura? A saúde da população estaria em riscos! Sou professor do curso de Medicina da UESB-Vitória da Conquista. Sei que os novos cursos de Medicina da UNEB-Salvador e UESB-Jequié vem sofrendo muito para sua manutenção, pelo parcos investimentos do governo estadual, principalmente no que é de mais básico: abertura de concursos públicos para novos professores! Com relação às faculdades particulares, nada é diferente... Portanto, não sejamos irresponsáveis! Curso superior, principalmente Medicina, é coisa séria!

Comentar notícia

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google podem ser aplicáveis.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

\

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013