Brumado

Mães de crianças autistas protestam contra falta de estrutura em escola municipal de Brumado

Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Mães de crianças autistas protestam contra falta de estrutura em escola municipal de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mães que fazem parte de uma ONG em prol de crianças autistas protestaram na última quinta-feira (30), na porta da Escola Sheila Barreto, em Brumado. Com cartazes, elas denunciaram que a escola, para aonde foram encaminhados os estudantes, não oferece estrutura para atender as necessidades das crianças. Em entrevista ao site Brumado Notícias as mães relataram que o ruído das obras na escola perturba os filhos, que têm hipersensibilidade auditiva. Além disso, a escola não possui espaço lúdico recreativo, não conta com banheiros adequados para as necessidades dos alunos especiais e falta acompanhante nas salas de aula. “Dia desses, me ligaram para eu comparecer aqui na escola para trocar meu filho porque a unidade ainda não dispõe de profissional habilitado para lidar com a situação”, reclamou uma das mães. “Como a secretaria não se atentou a isso? São crianças especiais que precisam de atenção especializada. Se a unidade, que ainda está em obra, é inadequada para receber alunos comuns, como vai dar conta de crianças que precisam de atenção redobrada?”, questionou outra mãe. 

Mães de crianças autistas protestam contra falta de estrutura em escola municipal de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Diante da situação, várias mães não aceitaram a mudança imposta da Secretaria Municipal de Educação e retiraram seus filhos da unidade de ensino. “Se o município não estava pronto para receber os nossos filhos, então nos desse um aviso antecipado que entenderíamos melhor e teríamos mais paciência para aguardar as melhorias prometidas. Da forma como foi feito, sem um debate prévio com os pais, foi uma falta de respeito conosco e com os nossos filhos que são carentes dessa associação com outras crianças”, pontuaram as manifestantes. Nossa reportagem ouviu a Secretária Municipal de Educação, Edinéia Ataíde, e a mesma declarou que realizou uma audiência com as mães na tarde da última quarta-feira (29) para tratar do assunto. Segundo ela, embora ainda haja resistência de muitos, vários pais aceitaram a proposta de reformulação da educação com remanejamento dos alunos. A secretaria afirmou que é cedo para reclamações, uma vez que a prefeitura está realizando as adequações na unidade de ensino. Ela deixou claro que os pais que estiverem insatisfeitos podem pedir a transferência dos seus filhos para unidades de ensino que acharem mais convenientes.

Comentários

    Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Comentar notícia

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google podem ser aplicáveis.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013