Brumado

Sem estação de tratamento, despejo de esgoto em rio e riachos polui a natureza em Brumado

Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Sem estação de tratamento, despejo de esgoto em rio e riachos polui a natureza em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Rio do Antônio e seus afluentes que cortam a sede da cidade de Brumado foram mortos pela falta de comprometimento do poder público com o meio ambiente. Brumado não conta com um sistema de tratamento de esgoto e, desta forma, todos os dejetos que saem das residências, empresas, indústrias e unidades de saúde vão direto para os canais pluviais, que despejam nos riachos e no Rio do Antônio. Para piorar, parte da população joga todo tipo de lixo à margem e no leito do rio, que antes eram mananciais que abasteciam a cidade. Os riachos do Bate Pé e do Bufão, que abasteciam as fazendas de hortaliças da cidade, foram poluídos com o despejo de esgoto do Bairro Olho D’água. Assim, a sede do município perdeu mais de 60% da sua produção de hortaliças. Segundo apurou o site Brumado Notícias, nos últimos anos, algumas autoridades políticas e grupos ambientalistas vêm tentando levantar a bandeira da recuperação desses mananciais no intuito de conseguir a estação de tratamento de esgoto municipal. 

Sem estação de tratamento, despejo de esgoto em rio e riachos polui a natureza em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há muitas cobranças ao governo do estado e a Embasa quanto ao descaso com o rio e seus afluentes. Para os mais críticos, o problema se agravou devido a não apresentação de projetos e de ações programas por parte dos gestores públicos. “O lixo que foi jogado para debaixo do tapete, agora toma conta de toda a sala e ficou ainda mais custoso financeiramente para consertar. Não pensaram na gente hoje e muitos menos nos nossos filhos amanhã, quando fizeram essa maldade com os nossos mananciais, e agora tentam lançar a culpa em outros. O problema é muito mais nosso do que de quem está de fora. Lamentável como ainda elegemos políticos que não planejam o futuro da nossa cidade”, disse a técnica de enfermagem Norma Lícia Nunes Alves.

1 Comentário

  1. Luiz Carlos dos Santos Barreto comentou em 12/07/2016 / 09:25

    É realmente terrível o que fizeram com o rio que eu quando criança, adolescente nadei, pulei da ponte, era uma alegria. A irresponsabilidade de todos os gestores é incompreensível, agora é muito difícil, porém não muito tarde. Nasci e me criei em Brumado, hoje resido em São Caetano do Sul – SP e me entristeceu muito a reportagem.

Comentar notícia

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google podem ser aplicáveis.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

\

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013