Brumado

Sem UTI, pacientes com risco de morte esperam transferência no Hospital de Brumado

Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Sem UTI, pacientes com risco de morte esperam transferência no Hospital de Brumado Foto: Afonso Dias/Brumado Notícias

Sem uma Unidade de Terapia Intensiva – UTI – em Brumado, três pacientes – um adulto e duas crianças – esperam nesta quinta-feira (19) por uma vaga em alguma unidade do Sistema Único de Saúde – SUS – da Bahia. “Todas as UTI’s do Estado estão superlotadas, embora aqui no hospital os pacientes estejam com o quadro estabilizado, por estarem numa semi-intensiva, eles correm sim risco de morte, pois necessitam de atendimento especializado em suas áreas de risco, como a neurocirurgia”, alerta em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres. Nesta quinta, um paciente que se acidentou próximo ao terminal rodoviário na última quarta (18) foi transferido em uma UTI aérea para o Estado de Minas Gerais. “Tivemos a sorte de conseguir a transferência do meu tio para outro Estado, mas ficamos apreensivos pelas famílias que ainda não tiveram a mesma sorte e há dias esperam por uma vaga intensiva em outra unidade de saúde do Estado. Lamentável essa situação. Já ultrapassamos da hora de termos nossa UTI”, desabafou o auxiliar administrativo Afonso Dias. 

Sem UTI, pacientes com risco de morte esperam transferência no Hospital de Brumado Foto: Afonso Dias/Brumado Notícias

A necessidade da implantação da UTI no município já foi amplamente discutida. O prédio que agregará a unidade foi construído anexo ao Hospital Professor Magalhães Neto, e ainda aguarda as obras de acabamento para depois ser aparelhado. No entanto, a secretaria municipal de saúde aponta que o maior desafio não será concluir e equipar a unidade, mas sim a sua manutenção. Segundo o secretario, “Brumado necessita da mão do estado para implantação da UTI, só assim conseguirá avançar”. Cláudio Feres aponta que o município precisará, além do repasse da união, do apoio do Estado para que a UTI inicie suas atividades.

1 Comentário

  1. Robinson comentou em 19/02/2015 / 23:30

    Vejo com tristeza esta reportagem, pois lembro como agora as eleições de 2014. O nosso município apoiou com votos deputados estadual, federal, senador, governador e presidente, eleitos todos, como diz o ditado popular cabelo e barba. Pergunto agora cadê estes indivíduos que aparece aqui no momento oportuno para beneficiar de nossas armas (votos) com promessas e não cumprem. Precisamos ser mais positivos (nossos governantes municipais) e cobrar energicamente, e se preciso ameaçavelmente as nossas necessidades e carências atuais. Pois devemos urgente deixe de eternos coadjuvantes. Precisamos de crescer Brumadenses, chegar de assistir nossos vizinhos nos ultrapassar no desenvolvimento e mais criticarmos, pelo nosso comodismo e falta de representação política local.

Comentar notícia

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google podem ser aplicáveis.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

\

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013