Achei Sudoeste


Professores têm carga horária acima da média em Brumado e APLB apela na Câmara
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e da APLB/Sindicato estiveram na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado na noite da última segunda-feira (22). Na ocasião, o delegado e coordenador do núcleo regional da APLB, Cézar Nolasco, fez uso da tribuna livre para anunciar o início das negociações com a administração municipal acerca da reformulação do plano de carreira e reajuste salarial da categoria. O motivo principal da presença dos sindicalistas na casa legislativa foi para cobrar esclarecimentos da secretaria municipal de educação sobre o limite nacional de carga horária de alguns professores. Nolasco explicou que a lei nacional, que passou a vigorar em 2008, proíbe o pagamento de horas extras e com isso o professor não pode passar 13 horas em serviço em uma sala de aula. 

Professores têm carga horária acima da média em Brumado e APLB apela na Câmara
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Existe um desentendimento entre os professores e a administração com relação à carga horária. Esperamos começar este ano já cumprindo a lei do piso, mas não houve esse entendimento por parte da gestão, que quer aplicar entre 14 e 15 horas, desrespeitando a lei que já vigora há oito anos”, afirmou o líder sindical, apontando ser uma ação isolada do município de Brumado, tendo em vista que nos demais municípios do estado a lei de carga horária é devidamente cumprida. Mesmo com a insatisfação dos professores, Nolasco descartou qualquer indicativo de greve por enquanto. “Um problema de fácil resolução que não precisa chegar a uma paralisação ou greve”, definiu ele. No entanto, o representante da APLB não descartou totalmente um movimento grevista neste primeiro semestre do ano, uma vez que ainda estará em negociação o piso salarial e a reformulação do plano de carreira. O indicativo de greve só poderá ser pronunciando após assembleia com a categoria. 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.