Achei Sudoeste




‘Vem Pra Rua Brumado’: Manifesto foi pacífico do início ao fim

20 Jun 2013 - 23:05h

Centenas de brumadenses, em sua maioria jovens, realizaram uma manifestação pacífica na noite desta quinta-feira (20). A concentração aconteceu na Praça Coronel Zeca Leite, de onde os manifestantes seguiram em passeata por duas das maiores avenidas da cidade, a Otávio Mangabeira e a Mestre Eufrásio. O protesto foi marcado por palavras de ordem, acompanhamento de carro de som, apitaço e cartazes com frases cobrando o fim da corrupção e pedindo melhorias na saúde, educação, segurança, cultura, esporte e lazer. 

Alguns baderneiros tentaram tumultuar o manifesto explodindo bombas, mas foram vaiados e logo encerraram as cenas de vandalismo. Os manifestantes também cobraram do prefeito e dos vereadores a redução dos seus respectivos salários. Em um ato simbólico, os jovens pararam em frente à prefeitura e viraram as costas. Nessa posição, além de gritar palavras de ordem, os manifestantes cantaram o Hino Nacional. O encerramento do movimento ocorreu no anfiteatro da Praça Coronel Zeca Leite, onde os cartazes foram colocados no centro. No local, os participantes fizeram um círculo e dançaram o ‘pisa ligeiro’. 

O capitão da Polícia Militar Wagner Rocha disse em entrevista ao Brumado Notícias que os manifestantes brumadenses deram um show de civilidade e realizaram um protesto pacífico, que deve ser copiado por outros manifestantes. O capitão parabenizou os organizadores do evento por terem conduzido o manifesto de maneira ordeira. O movimento “Vem Pra Rua Brumado” convoca os populares a estarem presentes em uma outra manifestação que será realizada na próxima quarta-feira (26). (Veja Fotos).